Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Denúncias Utilidades

'Reportagem da Folha sobre gripe suína é totalmente furada; uma irresponsabilidade’

Atualizado em 23 de julho de 2009 às 22:29 | Publicado em 22 de julho de 2009 às 08:37

por Conceição Lemes

 

Domingo, 19 de julho, capa da Folha de S. Paulo:
Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses 

 
Domingo, 19 de julho, caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo:
Gripe pode afetar até 67 milhões de brasileiros em oito semanas

SC_26.jpg

Difícil o cidadão comum ler essas manchetes, e não se apavorar. Quem ainda tem na memória a epidemia midiática de febre amarela de 2008, é impossível não se indignar. Um verdadeiro crime contra a saúde pública foi cometido pela mídia corporativa. O pânico desencadeado pela combinação de má-fe e incompetência  de grande parte da imprensa levou milhões de pessoas a se vacinar inutilmente e a correr riscos desnecessários devido aos efeitos colaterais. Duas morreram estupidamente.
 
Fazer política com notícias de saúde pode matar.  E a julgar pela matéria de domingo passado sobre influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, parece que a lição não foi devidamente aprendida.
 
Ao descer os olhos pela reportagem descobre-se que:

A pandemia de gripe provocada pela nova variante do vírus A H1N1 poderá atingir entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros ao longo das próximas cinco a oito semanas. De 3 milhões a 16 milhões desenvolverão algum tipo de complicação a exigir tratamento médico e entre 205 mil e 4,4 milhões precisarão ser hospitalizados.

Esses cenários estão na terceira versão do documento "Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza", publicado em abril de 2006 pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um modelo matemático estático criado por epidemiologistas com base no perfil de pandemias anteriores.

Por ser um esquema genérico e não um estudo específico para o atual vírus, são necessários alguns cuidados ao extrapolá-lo para o presente surto.
É possível que alguns dos pressupostos contidos no modelo não valham para o H1N1, cujos parâmetros de transmissão e morbidade ainda não são bem conhecidos, como explicou Eduardo Hage, diretor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério.

Será que depois do terror da manchete e do primeiro parágrafo alguém da população em geral vai atentar para o restante? 

Por que se usou 35 milhões na capa e 67 milhões na chamada interna? Se o jornalista acreditava tanto nos seus cálculos por que não expor aos leitores os dois números juntos? Receio de que o dado pareceria mais inverossímel tamanha a diferença? Ou ficar com os pés nas duas canoas, para uma desculpa estratégica?

Quantos da população em geral sabem um modelo estatístico não significa que isso vá ocorrer na prática?
 
Se o estudo não é específico para o vírus H1N1, por que forçar a barra? Ter chamada na primeira página? Ou algo mais por trás? Uma das hipóteses: tirar o foco de São Paulo e Rio Grande do Sul, estados governados pelo PSDB e onde há maior número de casos, e jogá-lo no governo federal, já a Folha é tucana-serrista.Que cuidados seriam então necessários para extrapolar o estudo de 2006 para a gripe suína?

Para colocar os pingos nos is, o Viomundo entrevistou o médico epidemiologista Eduardo Carmo Hage, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde. É o mesmo citado na reportagem da Folha. 

                                                                                    Eduardo_Hage_2.jpg

Viomundo – Domingo, quando li na Folha Online que a pandemia de "gripe suína afetar até 67 milhões de pessoas nas próximas cinco a oito semanas", pensei na “epidemia” de febre amarela. Só que, agora, o terrorismo midiático pode levar a uma corrida aos hospitais. Por isso vamos direto ao x da questão: a reportagem da Folha procede ou não?

Eduardo Hage – Não. Há um erro capital na matéria, e o jornalista foi alertado. Mesmo assim, ele utilizou parâmetros do estudo para o vírus H5N1 [responsável pela gripe aviária] para calcular quantas pessoas poderiam ser infectadas pelo H1N1 [causador da gripe suína], quantas precisariam de cuidados médicos e quantas seriam internadas por complicações da doença. Os parâmetros utilizados pela Folha de S. Paulo são totalmente furados. Não têm base epidemiológica, estatística, científica. Foi um chute a quilômetros de distância do alvo.
 
Viomundo – O que realmente a Folha perguntou ao Ministério da Saúde?

Eduardo Hage -- O jornalista perguntou se estávamos trabalhando com algum modelo matemático como o feito para preparação da pandemia de H5N1 e se os parâmetros utilizados naquele modelo serviam para esta pandemia. Fui taxativo: o Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não estão trabalhando com modelo estatístico para essa pandemia. 
 
Viomundo -- Por quê?

Eduardo Hage – Hoje, não existe nenhuma estimativa suficientemente válida para calcular a taxa de ataque, que o jornalista da Folha usa no texto dele. Existe somente um estudo realizado no início da pandemia em La Gloria,  localidade pequena, isolada, no México. Qualquer estatístico com boa formação sabe que não dá para extrapolar esses dados para doença disseminada, como a influenza A. Portanto, por prudência, o Ministério da Saúde e a OMS não construíram ainda modelos matemáticos para a presente pandemia.

Viomundo -- O que é taxa de ataque?

Eduardo Hage – É o percentual de pessoas que vai se infectar pelo vírus entre aquelas sem imunidade contra a doença. São as pessoas suscetíveis. Suponhamos que num grupo de 100 pessoas suscetíveis 50 se infectem. A taxa de ataque seria de 50%. Também não há o dado sobre transmissibilidade. Ou seja, a partir de um caso, quantas pessoas poderão se infectar.

Viomundo -- O Ministério da Saúde não dispõe desse número?

Eduardo Hage – Nem nós nem ninguém. Não há nenhuma publicação válida hoje que forneça os parâmetros básicos para se construir um modelo matemático. Por isso ele não existe. Chamei ainda a atenção do jornalista de que as estimativas para H5N1 basearam-se nas pandemias de 1918, da gripe asiática e na de Hong-Kong, e que não eram válidas para esta pandemia de gripe. 
 
Viomundo – Mas o texto dá a entender que sim, ressalvando que alguns pressupostos contidos no estudo do H5N1 podem não valer para o vírus da gripe suína.

Eduardo Hage -- Os parâmetros do estudo do vírus H5N1 NÃO VALEM para a gripe suína. Foi isso que eu disse.  
 
Viomundo – Então a reportagem da Folha é furada?

Eduardo Hage -- Totalmente.  Não há nenhum artigo em que o jornalista da Folha possa se sustentar para fazer os cálculos que fez. É pura ilação, sem qualquer base científica.
 
Viomundo – O que há por trás desses cálculos equivocados? 

Eduardo Hage -- Eu espero que não seja a tentativa de gerar desinformação na população, como aconteceu na febre amarela, que você citou. 

Viomundo – Traduzindo.

Eduardo Hage – Eu vejo duas tentativas de uso mal intencionado da informação. Primeira: a reportagem diz que até 4,4 milhões de pessoas precisarão ser internadas nas próximas cinco a oito semanas. Como os números, ao final dessa pandemia, estarão distantes dos mostrados, podem gerar desconfiança desde já: ou de que o Ministério da Saúde está omitindo ou vai omitir dados. Segunda: já que a pandemia pode atingir até 67 milhões de pessoas, será uma pandemia totalmente fora de controle. Ambas não tem base científica e não irão se sustentar.  
 
Viomundo -- É possível estimar o número de pessoas que serão infectadas?

Eduardo Hage – Atualmente, não. É irresponsabilidade. Mas é possível afirmar, sim, que não serão os números da reportagem da Folha. Serão bem menores.  Os próprios números da OMS mostram que não são suficientes para implicar em mudanças das medidas em vigor. Afinal, estamos tratando de uma gripe com características semelhantes à da gripe comum em relação à gravidade e à letalidade.  Portanto, não tem sentido buscar identificar todos os casos de gripe pelo H1N1; não vai alterar em nada as medidas que o Brasil e demais países do mundo estão adotando. Discutir se serão 35 milhões ou 67 milhões de infectados é desviar o foco do que é realmente importante: identificar as pessoas que tem fator de risco para evoluir para a doença grave e oferecer atenção adequada e imediata para evitar a morte. 
 
Viomundo – Ou seja, se todo mundo com algum sintoma gripal correr para os hospitais, eles ficarão sobrecarregados; em vez do foco das equipes de saúde estar voltado às pessoas com maior risco, a atenção se dispersará; aí, sim, mais pessoas podem morrer. É isso? 
 
Eduardo Hage – Exatamente. Como tirar de uma fila de atendimento de 100, 200, 400 pessoas aquelas com fator de risco de ter a doença na sua forma grave? Não tem como, a não ser examinando todas.  E essa demanda excessiva pode fazer com que pessoas com maior risco, não sejam atendidas e hospitalizadas rapidamente. Mais de 95% dessas pessoas vão ter gripe comum, que não precisa de atendimento em hospital de referência. Por isso, a orientação do Ministério da Saúde é esta. Está com sintomas de gripe? Procure o médico da unidade de saúde mais próxima, de posto, do programa de saúde da família, do convênio ou o seu particular. 
 
Viomundo – Raramente a gente vai ao médico quando tem gripe. No caso da gripe suína, como fica?

Eduardo Hage – O ideal é que você procure o médico sempre que tiver febre ou algum sintoma de doença infecciosa. Às vezes algum sinal de agravamento pode passar desapercebido para a própria pessoa. Por exemplo, falta de ar, que é o sintoma mais importante da gripe A. À vezes só “escutando” os pulmões, o médico identifica a pneumonia.  Já tem casos que somente vão dar sinais quando a doença estiver avançada.  Mas por meio do exame clínico ou, quando necessário, do raio X, se consegue identificar a pneumonia e definir que tipo de tratamento o paciente precisa.  Hospital é para quando há agravamento de caso ou fator que favoreça. 
 
Viomundo – O Ministério tem reiterado que os sintomas da gripe comum, sazonal, são os mesmos da Influenza A, a gripe suína. Não dá mesmo para distingui-los?

Eduardo Hage – Não. Por isso, você tendo febre alta (acima de 38º), indisposição, tosse ou dor de garganta, ocasionalmente diarréia, procure um serviço médico.  
 
Viomundo – Das pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, quantos por cento precisarãode cuidados especiais?

Eduardo Hage – Pelo o que temos observado em outros países com maior número de casos e afetados antes do Brasil – por exemplo, Estados Unidos, México, Argentina e Chile --, no máximo 5%. Ou são casos graves ou tem fator de risco que favorece o agravamento. 
 
Viomundo – Quais as situações que implicam maior risco?

Eduardo Hage – Têm maior risco de desenvolver as formas graves da doença: crianças menores de dois anos de idade; pessoas acima de 60 anos; gestantes; pessoas com imunodepressão (por exemplo, pacientes com câncer, em tratamento de aids ou em uso regular de corticosteróides), hemoglobinopatias (doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como a anemia falciforme), diabetes, cardiopatia, doença pulmonar ou renal crônica e pacientes com obesidade mórbida. Nesses casos, dependendo da condição clinica do paciente, pode ser indicado o exame laboratorial e uso do antiviral.

Viomundo – A letalidade está em quanto?

Eduardo Hage – Em 0,45%. 
 
Viomundo – Nos últimos dias, teve quem dissesse que a letalidade no Brasil passou  para 1% devido ao aumento dos óbitos. É 1% ou 0,45%?

Eduardo Hage – A letalidade é de 0,45%. O cálculo de 1% não está correto. Eu explico. A letalidade só pode ser calculada enquanto se contam todos os casos. E como já sabemos que a grande maioria dos casos será leve, não é mais indicado esse cálculo. O foco agora são os pacientes já com quadro grave ou com fator de risco para doença grave. Logicamente, nesse grupo teremos mais óbitos. Portanto, não pode servir como parâmetro para comparação. Você terá a falsa impressão de que a situação está se agravando, quando não está. 
 
Viomundo – O senhor citou o Chile e a Argentina. Por que a pandemia de gripe suína  chegou mais cedo nesses países do que no Brasil?

Eduardo Hage – Principalmente por causa das condições climáticas. Chile e Argentina têm inverno muito mais rigoroso que o Brasil.  Não à toa o estado com maior número de casos e óbitos, em termos relativos,  é o Rio Grande do Sul. Isso não é novidade. Todos os anos o Rio Grande do Sul tem a maior proporção de casos internados por influenza e pneumonia que os demais estados. Portanto, esse aumento de casos já era esperado. Além disto, julho no Brasil é o mês em que há maior número de casos todos os anos.

Viomundo –  Este ano, além da gripe sazonal, teremos que enfrentar a suína também?

Eduardo Hage – Pelo o que tem se observado em vários países, como Argentina e Chile, não necessariamente. O vírus da influenza A está "afastando" outros vírus respiratórios.
 
Viomundo – Como assim?

Eduardo Hage -- Em alguns países, 90% dos vírus causadores de gripe em circulação é o novo H1N1. O que pode haver é somente a substituição de vírus sem aumentar o número de casos graves e óbitos. Isso só poderemos avaliar no final dessa fase da pandemia.  Mas pelo que temos observado até agora o padrão é muito semelhante ao da gripe comum. A maior ocorrência é nos estados do sul do Brasil e a intensificação, no mês de julho. A única novidade é o vírus. O da vez é o novo H1N1. 
 
Viomundo – Há estimativa de quantos casos de influenza há no Brasil por ano?

Eduardo Hage -- Nós temos dados de internações e óbitos. Mas sempre usamos juntos os de influenza e pneumonia, pois em muitas situações a pessoa teve pneumonia associada à gripe, ou a partir da gripe, ela desenvolveu uma pneumonia. Aí, se registra o diagnóstico de pneunomia. Em 2007, tivemos 44.200 óbitos por pneumonia e influenza. Em 2008, um pouco menos, mas o número ainda não está fechado. Quanto às internações, houve 723 mil por influenza e pneumonia.  Se incluirmos bronquite -- outra doença freqüentemente associada à gripe -- o número de internações sobe para 909.819 e o de óbitos para 77 mil.O mês de julho foi responsável pelo maior número tanto para internação quanto para óbito. 

 Viomundo – Ou seja, todo ano nessa época há normalmente aumento dos casos de gripe. Só que este ano vai ser de influenza A?

Eduardo Hage – Exatamente.
 
Viomundo – O fato de coincidir com as férias escolares não seria um fator que ajudaria a conter a transmissibilidade? 

Eduardo Hage -- Não necessariamente. Para crianças e adolescentes, sim, pois diminui  o contato na escola. Mas para adultos, não; é um período em que viajam mais, se expõem mais. Então os números acabam se contrabalançando.  
 
Viomundo – O que o senhor ressaltaria ainda?

Eduardo Hage – Enfatizar o que já disse antes. A influenza tem características muito semelhantes à gripe comum que acontece todo ano no inverno. A abordagem, portanto, é a mesma que se deve ter em relação à gripe comum. Com maior cuidado com aqueles que podem vir a desenvolver a forma grave. Pandemia, por si só, não significa maior risco de as pessoas adoecerem e morrerem.  Significa apenas que a adoença está disseminada em todo o mundo.  E a conduta a ser adotada é exatamente a que recomendamos para os sintomas da gripe comum; na presença deles, procure a unidade de saúde mais próxima. 
 
Viomundo – E as medidas de prevenção?

Eduardo Hage -- O vírus da gripe suína, como já dissemos, é transmitido da mesma forma que o da gripe sazonal: por gotículas que são expelidas quando a pessoa infectada fala, espirra ou tosse. E as medidas de prevenção são as mesmas para o controle e prevenção da gripe sazonal e de outras doenças respiratórias. Por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, principalmente as individuais, pois evitam que uma pessoa doente transmita o vírus para outra. Questão de respeito com a saúde do outro. Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar; é para evitar que gotículas atinjam os que estão próximos. Lave frequentemente as mãos com água e sabonete. Faça isso, pelo menos: depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz. Evite compartilhar pratos, talheres e alimentos.  Evite colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca após pegar mexer com dinheiro, pegar produtos no supermercado ou ter contato com superfícies que não estejam devidamente higienizadas. Procure ter hábitos saudáveis, como alimentação adequada, ingestão de líquidos e atividade física.

Viomundo – E para quem está com sintomas de gripe, o que senhor recomenda?

Eduardo Hage – Evite freqüentar locais fechados, com pouca ventilação. O ideal é permanecer em casa enquanto estiver com tosse, febre e outros sintomas, pois evita a disseminação no trabalho, na escola. Aí, claro, de acordo com a avaliação médica, que vai indicar ou não a adoção de outras medidas. No mais, levar a vida normalmente.  Todos os anos, no mundo inteiro, enfrentamos epidemias de gripes que têm características de pandemia. Em 2009, não será diferente. Não há nenhum risco a mais do que enfrentamos nos anos anteriores. 
 

PS. Quem tiver alguma dúvida sobre a Influenza A ou gripe suína, deixa-a em comentários. Um técnico do Ministério da Saúde ira respondê-las.

 
 


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Carlos (12/12/2009 - 04:26)
É mais um instrumento de controle neoliberal. Infelizmente muitos o perpetuam por ingenuidade, desinformação ou estratégia política duvidosa.

Operação Pandemia: http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM

Marcelino Antonio Ramos da Silva (21/10/2009 - 18:07)
Foi susto para a umanidade, ainda bem que as medidas preventiva foram capaz de conter oa avanço da temida gripe (A1M1).

leticia r. iorio (15/09/2009 - 12:44)
acho que a gripe suina não tem nenhum sentido e até hoje a mioria dos brasileiros não tem ideia de onde surgiu esse viros e atraves de um pouco de conhecimento e mais esplicações acho que ajudaria mais e também através de reportagens como essa podemos ter mais conhecimentos e podemos saber realmente o que é a gripe !

GILVAN CEARÁ-MIRIM NATAL/RN (09/09/2009 - 19:24)
PARABÉNS PELAS SUAS REPORTAGENS!!!

Mariana Moraes de Oliveira (24/08/2009 - 11:54)
Gostaria de saber se um colega pode transmitir o virus dessa gripe mesmo que não demonstre o menor sinal de gripe?

Jose Alexandre Cipolli (20/08/2009 - 17:28)
Parabéns pela reportagem! Esclarecedora, clara e sem devaneios! Sou médico e constantemente me indigno com as reportagens sobre a gripe H1N1, que na grande maioria são mal elaboradas e só trazem mais desinformação, o que deveria ser uma vergonha para o jornalista que a escreve, até porque trata-se de uma pessoa "letrada".

leticia (14/08/2009 - 10:27)
como aturar o remedio indicado podem me responder??

Alexsandra (07/08/2009 - 15:59)
Se a gripe suína mata tanto quanto à gripe comum, por que tanto alarde em torno dela?

Manuela (01/08/2009 - 14:40)
Uma pessoa gestante que contrair a nova gripe, necessariamente vai ter compliacações mais graves? Estou muito preocupada, pois a minha irmã está grávida de 7 meses.

Desde já obrigada pelo esclarecimento.

Paulo Cesar (31/07/2009 - 12:52)
Uma pessoa com HIV com CD4 71 células, carga viral de 150.000 cópias, plaquetas 59.000, Hepatite C (figado e baço alterado) e pedra nos rins. Essa pessoa já teve pneumonia carini, Herpes Zoster. Tem suores noturnos, aftas, feridas brancas e herpes na boca.
Essa pessoa tem a profissão de vendedor autônomo (Vendedor externo).
Quais os riscos para ela?
Ela deve parar de trabalhar?
Ela se enquadra no quadro de inválida?
Grato

Sylvia (29/07/2009 - 20:54)
Eu tenho uma duvida sobre a H1N1.Pessoas saudaveis e sem estarem no grupo de risco,se pegarem a gripe podem sofrer complicacoes e morrer?Estou vendo que o numero de mortes so cresce,e muitas pessoas eram saudaveis e nao tinhao outros problemas.Nos telejornais soh se fala nisso,estao tratando essa gripe como se ela fosse uma ameaca mortal.Ela realmente eh?Estao deixando as pessoas realmente assustadas,eu por exemplo,ja estou comecando a entrr em panico por causa dessa gripe!!Ah,parabens pelo teu blog,muito bom mesmo viu.Agradeco desde ja.

Ministério da Saúde (29/07/2009 - 12:13)
Prezada CRistiana,
Complementando o dissemos ontem, gostaríamos de frisar.

NO Brasil, a vacina será desenvolvida pelo Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo e com co-financiamento do Ministério da Saúde, como já acontece com a vacina para gripe comum, sazona. Ela estará disponível no próximo ano. Além de desenvolver a vacina, o Ministério, se necessário e houver disponibilidade mundial, irá adquirir vacinas prontas de outros fabricantes. Como certamente, não haverá vacina para toda a população mundial, serão priorizados grupos populacionais com maior risco de desenvolver forma grave e os profissionais de saúde que atuarão na proteção da população. O Ministério aguarda as recomendações da OMS para identificar públicos prioritários.

Sobre as aulas, aualquer decisão sobre a calendário escolar a decisao caberá às autoridades de saúde e de educação dos municípios e dos estados.

Não há nenhuma recomendação para adiamento da volta às aulas em todo o país, até mesmo porque as realidades em relação ao calendário escolar e a ocorrência da nova gripe são muito diferentes entre as regiões do país.

Ministério da Saúde (29/07/2009 - 11:51)

Prezado Rafael Silva

Você fez duas perguntas: 1) uma pessoa com boa imunidade sendo infectada, após vencer o vírus, terá anticorpos em seu sangue? 2) Seu sangue poderá ser usado como vacina ou soro?

Respondendo à primeira pergunta,a resposta é sim; a pessoa desenvolve imunidade contra este vírus. À segunda pergunta, a resposta é não. O sangue dessa pessoa não pode ser utilizado como soro para proteger outra pessoa que está com a doença.



Lucio M.Santos (28/07/2009 - 18:03)

É impressionante o descaso e a negligencia que os diretores do ministerio da saude possuem em relação a
população brasileira e na resolução de problemas.
Tais elemento ao meu modo de entender se baseiam nesta nova variante do virus da inluenza tomando como base um calculo matematico frio compartaivo com o numero de obitos da gripe comum. É mais ou menos assim, todos os anos tal numero de pessoas morrem pela gripe comum,

MInistério da Saúde (27/07/2009 - 21:34)
Continuação da resposta para a Cristina --

3) Sobre as aulas, a recomendação é para que alunos (de qualquer idade) com sintomas de gripe não frequentem as aulas. Os pais ou responsáveis devem levá-los ao serviço de saúde mais próximo (ou seu médico particular) e seguir as recomendações do profissional de saúde, como já acontece com a gripe comum. Qualquer decisão de alterar o cronograma escolar deve ser discutida caso a caso, com as autoridades de saúde e de educação dos municípios e dos estados. Não há nenhuma recomendação para adiamento da volta às aulas em todo o país.


MInistério da Saúde (27/07/2009 - 21:32)
Cara Cristiana,
Vamos por partes:

1) Sobre as vacinas, o Instituto Butantan, em São Paulo, é responsável no Brasil por desenvolver as vacinas contra a gripe comum e estará à frente também do desenvolvimento da gripe contra a influenza A (H1N1). A vacina a ser produzida no Brasil estará disponível no próximo ano. O Ministério avaliará, junto ao Butantan, também a necessidade de comprar vacinas prontas de outros fabricantes. Ainda não há definição dos públicos que serão vacinados. O Ministério aguarda as recomendações da Organização Mundial da Saúde para identificar os públicos prioritários.

2) É importante manter a calma. Não há motivo para pânico. A nova gripe, até o momento, tem características muito parecidas com as da gripe comum. É muito importante que se preste atenção nisso: no mundo e no Brasil, hoje, a grande maioria das pessoas que pega a nova gripe tem sintomas leves e se recupera rapidamente. A diferença entre a gripe comum e a nova gripe é que são doenças causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, nesta época do ano, quando ocorre a maioria dos casos de gripe, não faz diferença para o paciente saber se o que ele tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é: ao ter alguns desses sintomas, alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde.

Continua

Cristiana (24/07/2009 - 16:34)
Gostaria de saber sobre as vacinas. Em quanto tempo estarão prontas? Vão ser vandidas para particulares? Tenho um filho de 4 anos e estou um pouco apavorada com tudo q tenho lido, ouvido e visto. Todas as pessoas terão essa gripe ou posso ter esperança de não te-la? Penso em não levar meu filho ao colégio durante o tempo q eu achar necessário nesse segundo semestre. Gostaria muito de poder estar tranquila ... mas esta muito difícil! Tenho medo de precisar usar um hospital, por esse ou outro motivo e não conseguir.
Enfim ... A fé me faz otimista de mais! Só assim tento levar uma vida QUASE normal.

Rafael Silva (24/07/2009 - 16:17)
Para nós, massa ignara, saber a diferença entre soro e vacina já é uma distância, imagina só o seguinte: Uma pessoa com boa imunidade sendo infectada, após vencer o vírus, terá anticorpos em seu sangue. Seu sangue poderá ser usado como vacina? Soro?
Estamos só começando.
Singelo e fraterno abraço.
Rafael Silva. Porto Alegre - RS (Capital da GRipe Suína)

Ministério da Saúde (24/07/2009 - 13:20)
Luiz, fazem parte do grupo de risco, pessoas com doenças crônicas, crianças até dois anos, idosos, gestantes, pessoas em tratamento de câncer, AIDS, diabetes.



Ministério da Saúde (24/07/2009 - 13:14)
Cici, toda as orientações de prevenção, forma de ação em caso de suspeita de contágio e protocolo de atendimento são passadas às Secretarias de Saúde Estaduais e também divulgadas através de nossas campanhas. Quanto às aulas, o adiamento do reinícios das mesmas é decisão das autoridades sanitárias locais, em parceria com a vigilância epidemiológica.

http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (24/07/2009 - 11:59)
http://www.youtube.com/watch?v=wkiclMWy3Ns&eurl=http%3A%2F%2Fwww.wariscrime.com%2F2009%2F07%2F15%2Fvideo%2Fswine-flu-is-a-hoax-dont-have-the-vaccine%2F&feature=player_embedded

http://www.wariscrime.com/2009/07/15/video/swine-flu-is-a-hoax-dont-have-the-vaccine/

Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves%u2026os noticiários mundiais inundaram-se de noticias%u2026
Uma epidemia, a mais perigosa de todas%u2026Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.
Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos%u202625 mortos por ano.

A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.
Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de
lucro.
-Antes com os frangos e agora com os porcos.

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque%u2026 Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.
Assistam o filme nos links acima. Sinto muito, sou grato!

Otaciel de Oliveira Melo (24/07/2009 - 11:37)
Lendo os comentários, dá pra notar que a matéria inescrupulosa da Folha conseguiu apavorar um bocado de gente. É o tal ditado: água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Está sendo assim com a tentativa do Estadão em defenestrar o Sir Ney. O interessante é que a mídia tupiniquim saudou, em grande estilo, o enterro da CPMF, dinheiro que o governo empregaria exclusivamente na saúde do povo brasileiro. Agora, chegou a gripe suína, um refresco comparado ao que poderá acontecer com a devastação provocada por outra doenças no futuro. A humanidade está desprotegida. A filosofia do neo-liberalismo econômico do "cada um por si e o resto do mundo que se exploda", está nos levando a situações cada vez mais perigosas. Aproveitemos a oportunidade para refletir sobre o óbvio: sem saúde pública não existe saúde. As pragas não selecionam vítimas.

Ministério da Saúde (24/07/2009 - 10:00)
Mauricio, O uso do Tamiflu é indicado até 48h após o surgimento dos sintomas, em casos graves ou de pessoas que façam parte do grupo de risco. Ainda não existem remédios que previnam o contágio pela Influenza A (H1N1)(no Brasil, possuimos laboratório em busca da vacina contra o vírus e, caso outro país a encontre, já estamos em contato para negociar sua compra).Quanto à tomar o remédio, no caso de um paciente com o vírus HIV (estes incluidos no grupo de risco), pedimos que procurem o médico que acompanha o tratamento, pois ele saberá qual a melhor medicação para o quadro, ressaltando que o uso do Tamiflu só é válido 48h após o início dos sintomas.

Ministério da Saúde (24/07/2009 - 09:47)
mm, o Tamiflu não foi retirado das farmácias. Em uma medida para evitar a automedicação, o Ministério da Saúde solicitou ao seu fabricante, que não fizesse a reposição no mercado. Porém, temos, até o início de agosto, estoque de 150 mil tratamentos prontos para uso, para serem distribuidos entre os Estados. Cabe ressaltar, que os sintomas leves da Influenza A (H1N1) podem também ser tratados com outras medicações, a serem prescritas por um médico. Quanto aos hospitais de referência, estes atendem aos casos graves e grupo de risco. Para isso, caso surjam sintomas da gripe, pedimos que procure seu médico de confiança ou posto de saúde, onde será feito o diagnóstico e orientado o tratamento correto.

estudante (Faculdade Assiz Gurgacz) (24/07/2009 - 09:22)
não há motivo de pânico....essa gripe praticamente c equivale a outra gripe...e a mascara tambem acho uma besteira...ônibos, carros, portas...todos esses locais são de transmição...(parabens pela reportagem)

Cici Barbosa (24/07/2009 - 08:50)
DÚVIDA

O Ministério da Saúde em conjunto com o da Educação já passaram alguma orientação aos estabelecimentos de ensino?
Tenho filhos e o número de crianças com alguns sintomas de gripe na escola está alto, como não há como saber que tipo de vírus é fico preocupada, inclusive porque até o momento a escola não se manifestou, nem mesmo com orientações básicas de higiene. Reclamei na coordenação, questionando inclusive se havia alguma orientação do governo, me disseram que não.

Flavia (24/07/2009 - 01:17)
Desde que este mundo existe, as grandes organizações se tornam grandes sob um pretexto de utilidade falacioso (não digo falso, apenas falacioso). Qual seja: O pretexto do terror. Um exemplo: Que a corrida espacial é útil para o conhecimento em geral e para o desenvolvimento de tecnologias em específico nunca foi um argumento falso. Que se adicione a isso o argumento do terror - a saber, que os vermelhos vão chegar lá antes e que isto constitui uma ameaça à segurança pública é não só o tipo de argumento que realmente angaria recursos para que a NASA cresça, mas também parcialmente verdadeiro, parcialmente falso, portanto, falacioso.

Os sistemas interligados de saúde mundial que se desenvolveram a partir do argumento de que as pandemias tem que ser diagnosticadas contém esta perversão. Que as pandemias tem que ser conhecidas é argumento razoável do ponto de vista do conhecimento das doenças e de como elas se desenvolvem no tempo na população. Para isso é necessário que se desenvolva um sistema mundial interligado que seja capaz de receber dados do médico médio (como sintomas de gripe um pouco diferentes, fora do período - season - normal da gripe comum, por exemplo, que poderiam apontar para uma nova mutação do vírus comum e ajudar nas pesquisas sobre como a mutação do vírus ocorre - o que ainda é desconheci

continua aqui: http://algodao.algumlugar.net/2009/07/a-gripe-suina-o-panico-e-o-terror-como-instrumentos-de-crescimento-de-um-novo-leviata-da-saude/

osvaldo (24/07/2009 - 00:11)
Augusto da Fonseca, vá se tratar, voce é doente.

Leandro Pereira (24/07/2009 - 00:11)
A população de SP já começa a usar mascara cirurgica. Acho q estão achando bonito. abs.

mm (23/07/2009 - 23:18)
Gripe suína:E o governo diz que não há motivo para pânico.O medicamento está nas mãos do governo. O Tamiflu foi retirado das farmácias. O Relenza não é comercializado no Brasil. Só resta buscar o hospital de referência, horas de sofrimento.E morrer de gripe!NÃO QUERO CARIDADE, QUERO ACESSO AO MEDICAMENTO!

Ricardo Hage (23/07/2009 - 23:13)
Parabens pela exclente entrevista. Podemos afirmar que temos profissionais no BR de alto nivel analisando as declaracoes do Dr. Eduardo Hage.
Parabens Eduardo.
Prabens Brasil.

Otaciel de Oliveira Melo (23/07/2009 - 19:53)
MEU INSTINTO SUICIDA - FINAL

Foram 7 dias (a conta do mentiroso) de uma certa tensão entre Buenos Aires e a Vila Angostura (próxima de Bariloche). Agora, uma vez em casa, estamos todos em estado de auto-observação. Só voltaremos a trabalhar na próxima semana e, até agora pelo menos, nenhum sintoma da gripe do porco. Acertamos que se acontecer alguma coisa a um dos componentes da equipe (febre, tosse, garganta inflamada, ou seja, os sintomas de uma gripe comum), recorreremos todos a ANVISA, em seus respectivos Estados. Mas não acho que é desta vez que o criador vai me levar. Ele quer que eu morra aos poucos, de raiva, com reportagens escrotas como esta publicada pela Folha de São Paulo sobre a propagação da gripe suína.

Otaciel de Oliveira Melo (23/07/2009 - 19:27)
MEU INSTINTO SUICIDA 3

Achávamos que o governo argentino tinha pisado na bola e, ao contrário do governo brasileiro, na pessoa do competente ministro José Gomes Temporão, tinha deixado a gripe correr frouxa, pelo menos no começo. Mas tinhamos a certeza de que, mesmo que fôssemos infectados, não morreríamos, pois éramos pessoas vitaminada e bem alimentadas. Combinamos que se um de nós fôsse contaminado, os outros três ficariam na Argentina até o problema ser sanado. Seríamos os 4 mosquiteiros: um por todos e todos por um. Mas aí sugiu uma dúvida para a qual não encontramos resposta: e se um de nós fosse infectado, de onde viria o dinheiro que manteria os outros três na Argentina por mais alguns dias? Sabíamos que, ao contrário do Senador Arthur Virgílio, não encontraríamos nenhum Agaciel Maia disposto a nos emprestar 10 mil reais a fundo perdido. Não adiantaria, portanto, telefonar para Brasília, apesar do voo da Tam, no percurso Fortaleza-Porto Alegre, ter feito escala naquela cidade. Carregamos essa dúvida durante toda viagem e, quando chegamos em Bariloche, tivemos uma ótima notícia na qual não acreditamos: alí não existia essa tal de gripe porcina, segundo o motorista de taxi que nos levou ao Hotel 7 de Febreiro. E logo perguntei aos meus botões: por quê, de toda a Argentina, só Bariloche escaparia? Porém, observamos de imediato uma coisa: o uso de álcool em gel pelos donos dos restaurantes e hoteis de Bariloche ocorria às toneladas. Nos pratos, talheres, mesas,etc.

Madalena Lima (23/07/2009 - 18:35)
Lula é dotado de um olhar estratégico inteligente muito amplo. É da sua natureza. É o que lhe permite acertar quase de olhos fechados nas grandes questões. O governo federal, via Ministério da Saúde, sabia o valor ilimitado de que era preciso fincar bem o pé na prevenção na área da saúde. É obra deste governo que tem a frente um operário quase iletrado: Vigilância epidemiológica estruturada desde 2003 para enfrentar a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), consubstanciada no Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia Infuenza (2005): 54 centros de referência para tratamento; 192 Centros de Vigilância Epidemiológica Hospitalar; 22 centros da Rede CIEVS (Centro de Informações estratégicas de Vigilância em Saúde, 2006).
Os estados do país que estão perdidos nesta epidemia, apenas dizem ao seu povo que não fizeram a lição de casa. Sejamos francos. Não é que o Influenza A H1N1 tem partidos, é que ele de algum modo respeita os governos quem fizeram a lição de casa.

Madalena Lima (23/07/2009 - 18:27)
O nó é que essa gente escolhe não admitir a competência estratégica do governo federal

DECRETO DE 24.10.2005
Institui Grupo Executivo Interministerial para os fins que especifica...
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição...

D E C R E T A:
Art. 1º. Fica instituído Grupo Executivo Interministerial com a finalidade de
acompanhar e propor as medidas emergenciais necessárias para a implementação do PLANO DE CONTINGÊNCIA BRASILEIRO PARA A PANDEMIA DE INFLUENZA, visando a sua prevenção e controle no território nacional (...)
Art. 3º. Compete ao Grupo Executivo Interministerial:
I - acompanhar a execução das ações preventivas para evitar a introdução do vírus
responsável pela gripe aviária no território nacional;
II - promover as articulações necessárias para a eficaz implementação das ações de
prevenção, preparação e enfrentamento, inclusive com Estados e Municípios;
III - atuar nas restrições identificadas para implementação das medidas integrantes
do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza de que trata o art. 1º.;
IV - acompanhar a alocação dos recursos orçamentário-financeiros necessários para
implementação das ações; e
V - elaborar relatórios mensais para encaminhamento aos titulares dos órgãos nele
Representados (...)
Art. 5º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de outubro de 2005; 184º. da Independência e 117º. da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
José Agenor Álvares da Silva

Roberto (23/07/2009 - 18:08)
A fsp se transformou em um tablóide sensacionalista.

Vicente de Paula Chicoli (23/07/2009 - 17:25)
Sinceramente Azenha, o poder de credibilidade da FSP eh zero.
O PIG guardião dos opressores elitistas, está com os dias contado, 2010 será o grande trunfo. Dilma presidente e o PIG inexistente!.Adeus elite branca, adeus Demotucanalhas!

Maurício Félix (23/07/2009 - 17:04)
Gostaria de saber se tomando o remédio Tamiflu,mesmo não estando com a gripe "Suína",ele o remédio previne a gripe.?E se um soropositivo pode tomar esse remédio mesmo não tendo a gripe?e sim como uma prevenção.felixseva@hotmail.com

Maria Izabel L. Silva (23/07/2009 - 16:33)
Excelente matéria, excelente entrevista, serviço de primeira.

Fernando Vugman (23/07/2009 - 15:16)
Quando vi a manchete na falha, com os tais 67 milhoes de brasileiros à beira da morte, lembrei-me de outra manchete, num antigo jornal de humor, o planeta diario: filho de deputado nasce com duas cabeças e tres empregos!
Hahaha! Esse pessoal nao sao mesmo uns pandegos!? Pena que tem tao pouca gente lendo...

Estudante (23/07/2009 - 14:12)
Azenha,
Primeiro queria te parabenizar pelo blog, pois é um portal para todos pensadores colocarem suas idéias.
Ontem vi o ministro da saúde, numa entrevista com jornalistas de vários meios de comunicação, e me tranqüilizou muito,pois ele passou tranqüilidade e seriedade com o caso da gripe,os jornalistas tentaram apelar para a estrutura do nosso sistema frágil de saúde, e ele mencionou que o problema não é no Brasil e sim no estado do Rio de Janeiro onde eles andam na contra mão do processo, concentrando os atendimentos nos hospitais e não em postos de saúde.Achei bárbaro as colocações dele


ricardo silveira (23/07/2009 - 14:04)
Parabéns, Azenha, pela bela entrevista. E agora, a quem cabe processar a Folha? Cabe ao Ministério Público, ao Ministério da Saúde, ao Procurador da República, a quem? Ou será que antes de processar os responsáveis por esse jornal que virou um lixo, e que atenta, seguidamente, contra a população brasileira precisa olhar a biobrafia do responsável por esse jornaleco?

Ministério da Saúde (23/07/2009 - 13:08)
Roberto, entraremos em contato com o setor jurídico do Ministério da Saúde para sabermos como está a situação apresentada por você.

EFE (23/07/2009 - 13:06)
"Então a reportagem da Folha é furada?" Claro que sim.
Reportagem é um conjunto de suposições publicada por um jornalista que acho que entende do assunto, só porque conversou 10 minutos com o especialista da área.
Jornalista não é especialista em nada. Tudo que ele escreve é baseado no "ouviu dizer", no acHismo, ou seja, é um papagaio.
Bobo é quem acredita em reportagem.
Lembram quando Bial circulou o Brasil com um ônibus?? NÃO CONHECEU NADA. SÓ PASSOU POR LÁ; SÓ OUVIU DIZER...

Ministério da Saúde (23/07/2009 - 13:05)
Henrique, não há motivo para pânico. A única diferença encontrada até o momento entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1) é o maior poder de transmissão, já que as pessoas ainda não tem imunidade à ele, por isso a precaução ao lidar com a doença.

Otaciel de Oliveira Melo (23/07/2009 - 12:40)
MEU INSTINTO SUICIDA 2

Perguntei a aeromoça se alguma amiga de profissão tinha contraído a gripe suína. Resposta: "até agora, não". Chegamos em Buenos Aires por volta das 22:45. O Aeroporto Internacional (EZEIZA) estava completamente vazio. Puxei conversa com o motorista da van que estava nos esperando para nos levar a um hotel próximo do Obelisco, centro da capital portenha. Ele foi enfático: "o quadro é sério, o negócio é lavar as mãos com álcool gel sempre que pegar em dinheiro, e se o governo não aconselhou o uso de máscara é porque ela protege pouco, ou então porque na Argentina não existe máscaras suficiente para todo mundo". No dia seguinte constatamos: 1)pouquíssimos estrangeiros em Buenos Aires; 2) uma confusão generalizada, nos jornais, sobre o número de casos da gripe verdadeiramente suína e da nossa "boa" e conhecida gripe sazonal; confusão também com relação ao número de óbitos. 3) apesar do terrorismo midiático, os Argentinos se comportando com naturalidade diante da gripe porcina; 4)em plena alta estação, a taxa de ocupação dos hotéis em torno de 35% (disse um dos atendente); 4) hotéis 4 estrelas a preço de banana; ficamos no República pagando R$ 160,00 por apartamento duplo com o café da manhã. Começamos a discutir sobre o impacto da gripe na economia argentina: 1 ponto percentual a menos no PIB? Diante de quadro tão caótico, e conhecendo tão bem o comportamento da mídia tupiniquim e sulamericana, começamos a ficar mais tranquilos e relaxados. Continua.

Henrique (23/07/2009 - 12:35)
DÚVIDA SOBRE A GRIPE SUÍNA: Se a gravidade e a letalidade da nova gripe é semelhante às gripes sazonais, por quê tanta preocupação no mundo e no Brasil ?

Otaciel de Oliveira Melo (23/07/2009 - 11:53)
MEU INSTINTO SUICIDA 1

Acabo de chegar de viagem à Argentina. Foram quatro, os viajantes. Passamos inicialmente pela Serra Gaúcha e de lá acompanhamos passo à passo a evolução do quadro da gripe "porcina" em Buenos Aires. Pensamos em desistir da Argentina. Mas as notícias eram tão alarmantes, principalmente as publicadas por alguns jornais gaúchos, que percebemos claramente que havia muitos interesses envolvidos neste terrorismo midiático. Por exemplo, a Serra Gaúcha (muito bonita, vale a pena conhecer) concorre com Bariloche (que perde para a Villa Angostura situada a uns 80 km em direção ao Chile). No penúltimo dia para o cancelamento das resevas na Argentina, nos reunimos e pesamos todas as "informações". Algumas delas eram verdadeiramente ridículas, como aquela que dizia que a prefeitura de Bariloche havia cancelado o recebimento de turistas por alguns dias. Apesar de termos consciência do terrorismo midiático, não foi fácil a decisão: 3x1. Perguntamos a pessoa que votou contra a continuação da viagem se ela queria voltar para casa. No dia seguinte ela disse "não". Já vinhamos tomando vitamina C há alguns dias e resolvemos comprar álcool gel para passar nas mãos, principalmente quando pegávamos em dinheiro. E lá fomos nós para Porto Alegre pegar um avião da Gol, que tinha 40 pessoas a bordo (contando com nós quatro), em direção a Buenos Aires, o foco da gripe suína. No avião, algumas pessoas de máscara. Perguntei a aeromoça se ela conhecia uma amiga de profissão que..

Markito (23/07/2009 - 11:38)
Inacreditável, o pig fêz de novo. É um misto de soberba, arrogância, irresponsabilidade e má-fé.

Fábio (23/07/2009 - 11:37)
Azenha, permita-me corrigir meu comentário anterior. Jornal cujos articulistas se dizem "moscas", o conteúdo só pode ser "merda"!

Fábio (23/07/2009 - 11:34)
Um dos pré-candidatos à presidência da República foi ministro de saúde. 2010 está aí. Junte o fato do jornal dar integral apoio ao possível canditado e...bingo. Temos aí a manchete de um dos programas de campanha eleitoral. Trocando em miúdos, jornal que escreve merda, apóia candidato lixo!

Marcos Lima (23/07/2009 - 11:09)
Então a reportagem da Folha é furada?

Eduardo Hage -- Totalmente. Não há nenhum artigo em que o jornalista da Folha possa se sustentar para fazer os cálculos que fez. É pura ilação, sem qualquer base científica.

Isto chama-se terrorismo. Pergunto? Quem vai tomar providências contra este tipo de notícias? Isto pode cuasar o caos na saúde, será qe nenhuma autoridade percebeu?

Ministério da Saúde (23/07/2009 - 10:28)
Cícero, nós levamos a sério o problema da Influenza A (H1N1) no Brasil. Recebemos R$ 102,4 milhões para aplicar em ações de prevenção, preparação e enfrentamento da pandemia do vírus. Destes, R$ 1,4 milhão, foi repassado a Anvisa, que já aplicou 70% do valor (R$ 980 mil) na fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), recebeu R$ 60 milhões, que serão usados para a aquisição de medicamentos. A Assessoria de Comunicação recebeu R$ 25 milhões e já utilizou 80% (R$ 20 milhões), em ações para orientar a população. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) recebeu R$ 16 milhões, que aguarda a realização de processo licitatório para a aquisição de equipamentos de proteção individual. Até setembro, teremos cerca de um milhão de tratamentos, para uso imediato, para serem distribuidos entre os hospitais de referência, de acordo com a demanda. Até o início de agosto, serão 150 mil. Ou seja, estamos agindo de todas as formas possíveis para cercar a doença e, junto à população (orientada sobre as formas de previnir o contágio). diminuir o número de casos no país.


http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/ (23/07/2009 - 09:36)
"Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo%u2026 -Só a gripe porcina, a gripe dos porcos%u2026
-E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um "galo"%u2026 ¿ atrás dos porcos%u2026 não haverá um "grande porco"?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque%u2026
Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde. (LEIA O TEXTO COMPLETO EM http://infinitoaldoluiz.blogspot.com/)
SINTOMUITO, SOU GRATO!

jose carlos lima (23/07/2009 - 05:45)
Os golpistas brasileiros do imprensalão estão em festa por causa de uma gravação adquirida de forma criminosa, onde Sarney faz intermediação para contratar o namorado da neta. Na época Sarney não era presidente do Senado. Nestes anos todos ninguém fez isso, somente Sarney. Os jornalistas salafrários não dizem que FHC intermediou para que a filha fosse contratada ganhando 5 vezes mais que o namorado da neta de Sarney. Falando nisso, ela vai devolver a grana? É que durante estes anos todos a filha de FHC nunca pôs os pés no Senado para trabalhar.

E o iFHC torrou milhões de reais de verbas públicas para digitalizar 3 fotografias do ex-presidente?

Até agora o Arthur Virgílio não acionou o Conselho de Ética contra si mesmo por causa dos quase 1 milhão de reais que ele (AV) surrupiou do Senado. Já o coitado do Sarney nem descansar pode na ilha de Curupuru. Decansa Sarney, e volta a todo vapor para desmascarar estes hipócritas, um a um. Não ficará pedra sobre pedra.


Luiz de copacabana - RJ ( 01:50 Horas ) (23/07/2009 - 01:51)
Como é que está havendo óbito de pessoas mais Jovens de adolecente por exemplo, será que elas estão como pessoas de alto risco? Se o ministério da saúde fala quer só as crianças abaixo de dois anos, e pessoas acima dos sessenta anos é que estão em risco? Mais nós estamos vendo pelos meios de comunicação que está havendo mais óbito com pessoas mais jovens, estranho isso não? quem será que está falando a verdade,afinal?

Henrique (23/07/2009 - 00:29)
DÚVIDA SOBRE A GRIPE SUÍNA: Se a gravidade e a letalidade da nova gripe é semelhante às gripes sazonais, por quê tanta preocupação no mundo e no Brasil ?

Carlos K Barbosa (23/07/2009 - 00:01)
Há muito o que leio de jornal é por meio de comentários dos jornalistas internetionais. É por onde me informo sem exarcerbar-me em cuidados pelos becos e buracos das matérias. Ainda assim navego com atenção aos bancos de areia.

Mas é inegável que sítios e blogues independentes têm feito uma minuciosa dissecação na "grande" imprensa e mostrado que ali já não há cérebro nem medula espinhal que já não estejam esclerosados. Parece surreal, mas ali, exceto as contrações intestinais, tudo parece morto de verdade.

Ah, também leio emails e carta, a Capital.

Ana Bednarski (22/07/2009 - 23:26)
Nossa eles insistem nesta formula!!!Quando eles vão perceber que não é por ai!

Fabio Passos (22/07/2009 - 23:14)
É impressionante a péssima qualidade deste jornaleco.

E o "jornalista" (ir)responsável pela matéria foi alertado... e fingiu que não ouviu?!?

Como pode?

E agora que foi desmascarado?

É por isso que a credibilidade da mídia-corporativa é zero.

Roberto Locatelli - São Paulo (22/07/2009 - 22:53)
Já entrei no site do Ministério da Saúde e mandei mensagem:

Prezado Sr. Ministro da Saúde
José Gomes Temporão

Em 2008 tivemos o alarmismo da mídia em relação a uma suposta epidemia de febre amarela. Resultado: gastos enormes do Ministério com vacinas desnecessárias e, pelo menos, duas mortes de pessoas que tiveram reação adversa à vacina.

O Movimento dos Sem Mídia fez representação junto ao Ministério Público contra jornais e tvs por crime de alarma social.

Só que o processo está parado pois o Ministério da Saúde não responde aos pedidos de informação do MP. Aparentemente vosso Ministério não está interessado em punir os responsáveis pelo alarmismo absurdo E PARTIDÁRIO.

Os mesmos veículos, felizes em ver que o governo não reagiu à agressão sofrida, voltaram a carga: a Folha de São Paulo, no último dia 19, no caderno chamado Cotidiano, fez uma "reportagem" em que alerta que milhões de brasileiros poderão ser internados nas próximas semanas por conta da gripe A H1N1.

Sr. Ministro, dê as informações que o MP está pedindo, por favor! Senão, quem acabará pagando pelos crimes da mídia golpista será o povo brasileiro.

Para mandar mensagem, o link é http://200.214.130.90:9443/ouvidorsus_producao/CadastroDemandaPortal.do

Rodrigo Prado (22/07/2009 - 22:31)
O jornalista usou o mesmo sistema de estatisticas do Data Folha que mostra o Serra na frente na eleição para presidente..

Roberto Locatelli - São Paulo (22/07/2009 - 21:48)
O Ministério Público tem que meter processo criminal em cima da Folha de Serra.

Marisa Bernardes (22/07/2009 - 21:47)
Cícero, você está desinformado quanto a atitude do governo brasileiro sobre a epidemia. Ou faz de conta que está. O Brasil foi um dos países mais ágeis na atenção à doença, em todo o mundo. Daí porque a mortalidade até agora tem sido baixa. O Brasil foi o único país da América Latina que adotou de imediato as medidas cabíveis e o fez porque estava preparado. Havia investido muito e seriamente para atender à uma anunciada gripe aviária em 2005 e não desmontou o esquema. ESTAVA PRONTO PARA RESPONDER QUANDO A GRIPE SUÍNA CHEGOU. Claro que ainda há muita coisa por vir, mas até agora merece aplausos a atitude do Brasil. Vamos dar a Lula o que é de Lula.

Aldo (22/07/2009 - 21:45)
Faltou perguntar se alguma medida será tomada contra esse jornaleco TERRORISTA!!!

Vicente Vaz (22/07/2009 - 21:34)
Sou médico de um hospital de referência em Pernambuco e concordo na maior parte da entrevista que o Dr. Eduardo Hage do Ministério da Saúde deu ao blog, entretanto há algumas informações das quais discordo. Uma delas é que é impossível estimar o número de pessoas infectadas. A própria OMS estima que 1/3 da população mundial poderá ser contaminada caso a epidemia continue no ritmo em que está ( e este ritmo não é lento). Até o momento a gravidade dos casos é baixa e a quantidade de pacientes internados deverá se manter muito baixa, a menos que o vírus se torne mais virulento numa segunda ou terceira onda. A pergunta feita sobre férias escolares é muito pertinente na minha opinião e acredito que acontecerá um aumento do número de casos com o retorno às aulas. Quanto à pergunta se teremos de enfrentar a gripe sazonal e a suína este ano, devo dizer que já estamos enfrentando as duas e tanto é verdade que o próprio ministério recomenda as mesmas medidas independentemente da origem dos sintomas, levando em conta que o quadro clínico é indistinguível entre as duas doenças. Não acredito na teoria de que o vírus da gripe suína esteja afastando outros vírus. Estamos convivendo com os dois e, sendo assim, quanto mais doentes, mais provavelmente teremos formas graves das duas doenças. O percentual é pequeno mas diante de um grande número absoluto poderá ser muito expressivo. Respeito o Dr. Eduardo Hage e ele é competente mas gostaria de fazer estas ressalvas.

Julio Oliveira (22/07/2009 - 21:29)
e o Serra chega como salvador da pátria rsrs

Anonimo (22/07/2009 - 21:13)
O que chama atenção é o Brasil tem os maiores estatísticos do mundo. Agora mesmo o MEC vai usar um estudo desses, TRI, pelo qual só olhando o cartão resposta determina-se tudo que fez cada neurônio do candidato para saber se ele acertou por que sabia ou apenas chutou. Além disso, vale a máxima nassifiana: huove pestes mais terríveis no séc. VIII e o PIG nunca disse nada.

Karandiru (22/07/2009 - 21:07)
Sr. Cicero,
Explicar, qualquer um pode. Mas inteligência, só Deus que pode dar. GRIPE é GRIPE desde que o mundo nasceu. No nosso pais tropical, NÓS SOMOS ATACADOS a cada instante por uma infinidade de vírus (as famosas viroses), portanto, automaticamente, como foi dito naquele filme do Tom Cruise (A guerra dos mundos), a nossa luta na terra contra as doenças NOS CREDENCIARAM a viver neste planeta.
Só alguém alarmista como a folha acharia que o governo não tenha suas medidas de contra-ataque. Desculpe-me de novo, mas o mal de nossa direita é achar que todo mundo é burro.
EM tempo: o que faria FHC? No mínimo talvez baixasse um decreto proibindo a gripe suina no Brasil, é claro, depois de pedir algum conselho ao FMI.

Eduardo Guimarães (22/07/2009 - 20:56)
E já vai pra nove meses que o MPF pediu ao MS a confirmação do estudo que você me conseguiu, Conceição, e o MS não responde. O MPF já reiterou o pedido pela terceira vez. Taí o resultado da tibieza do governo Lula.

Cicero (22/07/2009 - 20:48)
Tenho acompanhado desde o início na mídia do exterior a evolução da doença visto que em nosso país até pouco tempo as informações do que vinha ocorrendo em outros países não era veiculada, não se dando ao assunto em questão a devida importância. Com base em tudo que apurei, muito embora concorde com você que a divulgação da Folha, ainda que ateste a verdade, se prende a fins meramente expeculativos - posso afirmar: o que foi divulgado é um fato. Prognósticos como este têm sido feitos em muitos países. Bem verdade é que, se o nosso governo fosse competente, não deixaria vazar tais informações, porém, através de ações, protegeria e passaria segurança para a população. Contudo, não é isso o que se vê. Já são 29 mortos e não há ainda um plano claro nem mesmo para as escolas que constituem um dos principais meios de transmissão como também abrigam a faixa etária que é o maior alvo da gripe. Se não há quem cuide de mim, prefiro, portanto, ter acesso a informações reais e fazer da melhor forma possível a minha parte para me resguardar bem como a minha família. Não concorda que, quando não há alguém competente que o provenha, lhe será muito útil que lhe informem sobre os riscos que está correndo?

Celio Mendes (22/07/2009 - 20:34)
O que me espanta não é a manchete alarmista de um dos mais notórios membros do PIG pois isso ja era de se esperar, quem não se lembra do famoso "alerta amarelo" que levou tantos incautos a se vacinar inutilmente contra uma epidemia que só vicejou nas páginas da midia alarmista, o que me espanta mesmo é a passividade do governo Lula, esse eterno abaixar a cabeça para cada novo ataque da midia sem esboçar qualquer reação, fosse um governo acuado e sem respaldo popular até se poderia entender mas de um governo com a maior aprovação verificada em tempos recentes não há justificativa.

Marcio Gaspar (22/07/2009 - 20:03)
Furada?!? Furada que nada, eh criminosa. Reincidente. O historico demonstra.

Frederico Porto de Souza (22/07/2009 - 18:22)
O Ministério da Saúde adverte: "Informação contaminada pode matar"

MoyKana (22/07/2009 - 18:17)
Vejam este link e notem como a grande mídia trata dos assuntos referentes à saúde pública:
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/06/12/materia.2009-06-12.9201425075/view

Alfredo Caseiro (22/07/2009 - 18:14)
Fiquem tranquilos, está provado que a nova gripe não pode ser disseminada por moscas. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!
A Mosca de S.Paulo quer tornar o H1N1 mais devastador que o vírus da Gripe Espanhola. Inseticida neles!

Ricardo Medeiros - Formiga - MG (22/07/2009 - 18:14)
A FSP comete crime de ALARMA SOCIAL ao dar uma falsa noticia dessa ???

Fabiano (22/07/2009 - 17:32)
Será que o Min. da saude tera que fazer um blog da gripe suina ja que nao temos jornais com um minimo de responsabilidade nesse país?!

Cidadã indignada (22/07/2009 - 17:28)
O PRESIDENTE LULA TEM QUE SE PRONUNCIAR.

Apesar dos exageros apontados, o fato é que a população está assustada e o atendimento nas redes públicas, em sua maioria, é precário. A essa altura do campeonato, o ÚNICO que pode ajudar a acalmar as coisas é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, falando em cadeia nacional de TV e rádio.

Augusto da Fonseca (22/07/2009 - 17:25)
Conforme venho denunciando e alertando em meu blog "FBI - Festival de Besteiras da Imprensa", há um intuito político-eleitoral das Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) de desgastar o Governo Lula.
Após a "crise" que não passou de marola, a natimorta "CPI da Petrobrax" e o fracassado "Fora Sarney", agora é a vez do "Apagão da Saúde".
Primeiro passo: criar uma situação de pânico pela desinformação, para que a população acorra, em massa, aos hospitais, gerando uma situação de caos, que possibilitará pedir a cabeça do Temporão, a instalação da CPI da Gripe Suína e, finalmente, o impeachment do Lula.
Está tudo lá no meu blog (http://festivaldebesteirasdaimprensa.blogspot.com/)


Renato (22/07/2009 - 17:21)
Já não é de hoje que eu não assisto TV, em certos horários... Telejornal, então, nem se fala. É o mesmo que telenovela. Para mim, já passou da hora de meter um processo nessa mídia gorda e porca (Pig). Quem não se lembra daquele absurdo do Jornal Nacional, com a Fátima Bernardes citando os nomes dos mortos pela dengue no RIO, enquanto a tela da TV era bombardeada com os mesmos nomes por escrito...

O Lula tá muito manso.
Dilmão deveria já chegar distribuindo... Mas já vi que, se ela não processou a Folha, por causa da ficha falsa, não será por esse tipo de matéria que ela o fará...
Quem sabe o Ciro não consegue nublar 2010...???

Sanzo (22/07/2009 - 16:49)
Até agora, segundo contagem oficial da OMS, morreram aproximadamente 700 pessoas no mundo todo em decorrência da gripe suina.
O percentual de mortes está dentro dos padrões esperados para qualquer gripe sazonal, por volta de 0,45% de óbitos entre os que contrairam a gripe.
Se as projeções da Folha estiverem corretas podemos esperar um número de mortos, só no Brasil, entre 157.500 e 301.500 pessoas nas próximas 5 a 8 semanas.
Acho que isso é mais do que o número de leitores do dito cujo jornal.

Stella (22/07/2009 - 16:44)
Agora aparecem os oportunistas de plantão: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3887647-EI6578,00-Brasil nao tem vigilancia adequada para gripe A.html A "Dra" em questão contradiz as palavras apresentadas aqui na matéria do Viomundo e aproveita para insinuar que o Ministério da Saúde tentou "economizar" recursos. Eu ouvi de um médico bastante conceituado e em quem confio bastante mais ou menos o descrito aqui na mantéria do VIOMUNDO. Entre a Dra. Fulana de tal e o médico que conheco há anos e o Ministério da Saúde, fico com os dois últimos. Entre o VIOMUNDO e o TERRA fico com o VIOMUNDO. A Folha para mim não passa de panfleto partidário; nem levo em consideração.

walter thadeu (22/07/2009 - 16:32)
IDEM "MAROLINHA"

Paulo (22/07/2009 - 16:01)
Eu tenho uma dúvida! Minha irmã voltou nesta terça da Argentina e do Chile, mas não apresenta sintomas de gripe. Devo tomar algum cuidado especial mesmo assim?

Tuca Pereira (22/07/2009 - 15:20)
O jornal não pode ser processado por isso novamente? Já está respondendo pela mentira da epidemia de febre amarela

EGF (22/07/2009 - 15:08)
Segundo meu modelo estatístico, a Trolha de São Paulo deixará de existir em 5.9 anos.

Em 2008 a 2009, a TSP perdeu 16,93% de tiragem. De seu universo de 290.000 exemplares, são aproximadamente 50.000.

Logo, de acordo com meu primoroso modelo, nos veremos livres das moscas em 5 anos e pouquinho.

Existem jornalistas e existem Jornalistas (com J maiúculo) (22/07/2009 - 15:06)
Não me perguntem o porque que estou mandando este comentário, apenas gostaria de compartilhar com os leitores sobre algo que eu lembrei hoje. (*)

Numa época em que o SBT tinha programação (**) eu assistia muito o "De Frente com Gabi", com a jornalista (com j minúsculo) Marília Gabriela. Bom... lembro de um programa em que ela falou: (mais ou menos... )

"Não gosto muito de novela, acho aquilo meio falso, não tenho paciência para assistir uma coisa fictícia."

E o que vemos depois, depois de uma passagem pela Globo News, ela hoje virou atriz... E esqueceu completamente o jornalismo. Se bem que Jornalista (com J maiúsculo0 mesmo ela acho que nunca foi.

Bom... porque eu escrevi isto...simples... caros leitores amigos do "Vi o Mundo"

Um dos motivos é sobre o lance do FHC "Esqueçam o que eu escrevi/falei" e outro é porque nós vemos como determinados jornalistas (com j minúsculo) podem ser comprados.

(*) Passei agora a pouco perto de uma TV ligada num estabelecimento comercial e estava passando "Senhora do Destino" e no caso uma cena com a MG.

(**) Bom... costumo dizer que o dia em que o Sílvio falecer, e olhem que não está muito longe disto, o cara tem 78 anos, o SBT acaba.

----
Gustavo Eduardo Paim Pamplona - Belo Horizonte - MG
Desde Fev/2008 fazendo (e "jornalando") história no "Vi o Mundo"

Bruno (22/07/2009 - 14:33)
A culpa é do Serra.

Aldrin Iglésias ( http://30dejunhode1908.blogspot.com (22/07/2009 - 14:32)
Não é para ajudar o PSDB.

E apenas vício em estimular o medo e apostar na desgraça.

abraços

C. Roberto (22/07/2009 - 14:05)
Estão brincando com a paciência do povo!

Vera Pereira (22/07/2009 - 13:42)
Já mandei email cobrando uma ação do Ministério da Justiça. Como é que pode uma reportagem dessas e ninguém mete um processo nesse jornal infame?

Godoy (22/07/2009 - 13:22)
Isso tudo é desespero pra vender jornal, revista, etc. Não estão vendo o bando de propaganda por aí?

E a gente vai e compra, por falta de coisa melhor.

Coitado de quem não consegue discernir as "verdades" das verdades.

João Batista (22/07/2009 - 13:15)
Azenha: por que o Ministério da Saúde não monta um blog, como o da Petrobrás, para informar à população com seriedade e isenção?
Fica a sugestão! Dá vontade de vomitar lendo a FSP, só não podemos sair afirmando isso por aí, porque o jornaleco dos Frias pode dizer que é mais um infectado com o H1N1.

Pedro Luis Paredes (22/07/2009 - 13:09)
Acho que mesmo se a base dessas contas forem grandes aglomeraç%u1EBDs urbanas já se tem idéia do descabimento, ou seja, se trata de um terço da população brasileira.
O pior vai ser quando eles soltarem o boato de que "x" remédio ajuda no tratamento.. Tem empresa que vai dar risada e os resultados podem ser ruins para a população, já que camuflados os sintomas, a potencialização da doênça nos já infectados.
Com certeza a gripe aviária não pode servir de paradigma e só um jornal como a folha poderia ser tão leviano.
Quem é o editor daquela porcaria?
Não será uma música do Raul Seixas a salvadora da imagem da folha, ou seja, ela é ou tenta ser o pesticida. E não adianta vim me detetizar, pois nem o ddt pode assim me exterminar... e que acabe! Pois o próprio nome já esta em desuso.

J. Carlos (22/07/2009 - 12:51)
Até quando o povo vai aturar essa mídia?
Chega de tanta safadeza...

Ministério da Saúde (22/07/2009 - 12:43)
José Carlos, concordamos com a sua opinião. Por isso o Ministério da Saúde tem investido em publicidade nos principais meios de comunicação e tem respondido dúvidas manifestadas pelos internautas em redes sociais, blogs e site de notícias. O objetivo é manter a população bem informada e evitar possíveis boatos sobre o vírus A(H1N1)

paulo roberto cequinel (22/07/2009 - 12:36)
Faço trabalho voluntário, como membro do Conselho Comunitário da Comarca de Antonina/PR, e uma das nossas tarefas precípuas é prestar assistência aos presos da cadeia pública local (que apresenta superlotação, pois estão amontoados em meros 50 m², hoje, 61 presos).
Hoje, 22/07, acompanhei investigação da Vigilância Epidemiológica municipal que constatou 12 casos de infecção, provavelmente gripe comum.
É razoável e adequado instruir as equipes de plantão da delegacia a transportar ao hospital, imediatamente, qualquer preso que apresente, subitamente, temperatura > 38º e algum outro sintoma, como tosse persistente ou dor de garganta, ou estou exagerando?
De todo modo, solicito um pacote completo de informações e providências que possam/devam ser adotadas para esta situação específica, isto, de uma prisão.
PAULO ROBERTO CEQUINEL
PRESIDENTE DO CONSELHO COMUNITÁRIO DA COMARCA DE ANTONINA/PR
prcequinel@yahoo.com.br


João Botelho (22/07/2009 - 12:04)
Sabe o que eu não entendo Azenha, é por que o governo não mete um processo em cima desses caras da mídia golpista.
Estão criando pânico, os leve à justiça e os faça provar os dados que eles estão divulgando. Estou começando a me decepcionar com o governo Lula em função dessa passividade dele.

Eduardo Oliveira (22/07/2009 - 11:57)
Robeto Gurgel vêm assumindo o controle da Procuradoria Geral da República e já deve levantar estas suspeitas de desinformação jornalítica como crime de lesa pátria!

Sem mais nada...

JSB (22/07/2009 - 11:56)
Até onde sei, as práticas industriais, manipulatórias, comerciais etc que coloquem a saúde da população em risco, são severamente punidas pela ANVISA e pela Vigilância Sanitária. Qualquer bar, supermercado, fabricante de vitamininas, produtores de vacinas etc, são fiscalizados e devem atender imediatamente os preceitos destas organizações do estado.

A pergunta é: porque disseminação de orientações erradas que também colocam a mesma população a riscos, ainda maiores do que os que vêm sendo observados nas fiscalizações referidas, são tão tolerados? Por acaso a nossa legislação não permite coibir esta prática (talvez em nome da tal ridícula irmandade siamesca entre democracia e imprensa que faz o que quer) ?

José Carlos (22/07/2009 - 11:44)
Azenha,

Já passou da hora de todos os órgãos federais começarem a fazer o que a Petrobrás fez quando criou o seu blog para desmascarar toda essa mídia sem-vergonha e criminosa.

UCÁ (22/07/2009 - 11:43)
Não tem problema. Quase ninguém lê a Falha de SP. E quem lê não acredita.

Andréia Rezende (22/07/2009 - 11:43)
O imprensalão está em festa por causa de uma gravação onde a família Sarney arruma emprego para um namorado de uma garota da família. Até parece que FHC não arrumou emprego para a própria filha e ganhando bem mais. Não aguento mais esta hipocrisia.

jose carlos lima (22/07/2009 - 11:22)
País tem 9 milhões de kits de tratamento para a gripe suina, diz Temporão

http://geral.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=5&id=5756343&titulo=Pais tem 9 milhoes de kits de tratamento para gripe suina- diz Temporao

Ministro pede calma à população

http://ultimosegundo.ig.com.br/gripesuina/2009/07/22/temporao pais so usara vacina contra gripe a em 2010 7432900.html

Geraldo Reis (22/07/2009 - 11:09)
A quem interessa essa crise? Aqueles que defendem a candidatura daquele que dizem ter sido o melhor Ministro da Saude de todos os tempos. O que as pessoas precisam fazer e ignorar a Folha e mais importante: FIQUEM LONGE DOS PORQUINHOS!!!!!!!!!!!!!!!

Leider Lincoln (22/07/2009 - 11:04)
Dvorak, embora você não costume dar as caras neste tipo de texto, pode me chamar de bloguiado à vontade, "estadado".

José Antônio Araújo (22/07/2009 - 11:04)
É muita irresponsabilidade e má fé!! Vai ser por esse tipo de notícia sem fundamento que os blogs como o da Petrobrás vão se alastrar. Caberia um desmentido oficial do Ministério da Saúde!

Bruna Teixeira (22/07/2009 - 11:00)
A Folha não pretende mais que desestabilizar o governo federal. Só isto. A Folha não se conforma da forma competente como o Ministério da Saúde está tocando a epidemia, como foi bem dito pela Dra. Fátima Oliveira no
artigo que li aqui no Azenha "Fim da espetacularização: a influenza A sem black-tie". A entrevista é muito boa. Muito bem Conceição. Precisamos de mais matérias que acalmem a população porque a grnde mídia só quer saber de criar o circo.

Jedeão (22/07/2009 - 10:57)
Pode ser, mas pode não ser.
Pode afetar 67 milhões, mas também não pode.
Pode chegar a 120 milhões, mas pode ser menor.
A ficha da Dilma pode ser falsa, mas não podemos confirmar.
É o padrão "testando hipóteses" do Ali Kamel.
A FOLHA ESTÁ ENTREGUE ÀS MOSCAS...

jose carlos lima (22/07/2009 - 10:50)
Como ocorreu no episódio da febre amarela, o imprensalão tenta politizar a questão, alarma a população e inviabiliza o combate à epidemia a partir do momento em que diante de qualquer sintoma as pessoas correm para os hospitais públicos, atrapalhando o atendimento de quem de fato precisa. Como se sabe, na ânsia de levar adiante sua campanha contra o governo federal, fez o maior alarme em torno da febre amarela, o que levou à morte algumas pessoas por tomarem vacina sem que isso fosse necessário. Há uma ação do Movimento dos Sem Mìdia para punir os responsáveis pelo falso alarme.

www.josecarloslima.blogspot.com

Sergio/sp (22/07/2009 - 10:47)
Foi em cima esta reportagem da folha , que ontem no jornal do sbt, estavam falando de 50 milhões (o cara deve ter feito uma media ) de brasileiros infectado com a gripe, chegaram até a falar nos prejuízos que ela causaria no PIB falando em um retrocesso de 4 pontos, devido a falta de funcionários nas empresas, já fizeram todos os cálculos....não precisamos mais trabalhar , nossos destinos estão trançados,1/4 da população brasileira !!!!.....essa nossa mídia ´irresponsável, querem ver o quanto pior melhor, não desistem nunca....se agarram a qualquer coisa, desespero puro....

Evaristo Almeida (22/07/2009 - 10:42)
Isso é um crime contra a saúde pública. Já erraram da outra vez quando a jornalista Eliane Cantanhêde recomendou (ela não é médica) que todos se vacinassem. Muita gente que não precisava atendeu ao apelo da jornalista, sendo que algumas pessoas morreram por causa da vacina. Como já tinham se vacinado antes, não precisavam de nova dose. O jornalismo brasileiro além de vergonhoso é criminoso. A folha precisa explicar aos seus leitores porque ajudou a torturar e matar presos políticos no Brasil, na ditadura militar, ao emprestar a peruas da empresa para a repressão.

jose carlos lima (22/07/2009 - 10:39)
Esta campanha de alarme do PIG contra a população está atrapalhando o combate à epidemia, uma vez que como ocorreu na febre amarela as pessoas correm para os hospitais com medo

Jose Almeida (22/07/2009 - 10:37)
É por isso que a Petrobras está certa. O PIG não merece crédito, mas sim um Blog de cada pessoa ou instituição por ele atingida, para "filtrar" a sujeira de suas "reporcagens". Mais uma vez, valeu Azenha!!! Ah se Lula não tivesse medo!!!!

Markito (22/07/2009 - 10:26)
Isso mesmo, Folha ... a sua irresponsabilidade beira ao insano!

zequinha - sp (22/07/2009 - 10:16)


O BRASIL TEM UMA DÍVIDA ETERNA COM SÃO PAULO

O Brasil, ficará eternamente grato ao nosso Estado por colocarmos esse facínora como governador.
Pagamos muito caro por isso , mas ele mostrou a CARA!!
Jamais será eleito presidente .
Quanto ao numero de infectados da folha, é simples ,desta vez o prazo da desgraça é muito curto.
Vamos esperar as oito semanas e ver o que acontece...

robson (22/07/2009 - 09:47)
Os jornalistas da Folha, do Globo, do Estadão, da Veja e tantos outros, estão vndendo até a mãe pra botar Serra lá. Quem não lembra o alarde que esses órgãos de (des)comunicação fizeram quando o desonesto do Raul Jungman falou que o governo ia CONFISCAR a poupança?

antonio rodrigues (22/07/2009 - 09:41)
Estamos perdendo o sentido da gravidade dos fatos.O que esta dito nesse post é gravissimo. A Folha desta vez cruzou todos os limites ameaçando a vida e a saude de muitas pessoas.

Caberia as autoridades competentes processar judicialmente o jornal.

Flavio Lima (22/07/2009 - 09:31)
Azenha
Parabens. Voce é um Jornalista com letra Maiúscula.
Seu blog é obrigatorio pra quem quer informação de verdade.
Muito obrigado!

Messias Franca de Macedo (22/07/2009 - 09:24)
DATA VENIA,

DA SÉRIE "... AH, ESTA [TAMBÉM] É BOA!"
"Financial Times" imputa de "conservador" o conservador [e bota "conservador" nisto!] jornal "O Estado de São Paulo"!
22/07/2009
CPI da Petrobras ameaça boom do Brasil

Dom Phillips

... O jornal conservador "O Estado de São Paulo" alega que 10% dos atos [secretos] beneficiaram a família de Sarney ou aliados... [Mas a própria investigação está embaraçada nas acusações de corrupção contra o Senado brasileiro]
FONTE: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/fintimes/2009/07/22/ult579u2860.jhtm


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design