Quando a propaganda pró-ditadura ocupava a tela da Globo

Tempo de leitura: < 1 min

Da redação

Destaque para, aos 5’58”: “Pelegos, agitadores, bajuladores, adesistas e aventureiros e por trás deles o comando vermelho dos comunistas… e até gente séria, idealista, mas iludida. Havia de tudo, havia de tudo naquele imenso caldeirão fervente em que se transformou o Brasil. Você se lembra? Não se sabia ao certo quem estava à frente do país, quem dirigia os destinos da Nação. Por isso, não podia haver comando, nem disciplina, nem ordem e nem progresso”.

Quem escreveu este texto?

a) Reinaldo Azevedo

b) Ali Kamel

c) Jair Bolsonaro

d) Octavio Frias Filho

e) Merval Pereira

Notem como a trilha sonora muda entre o “antes” — quando os “trapos vermelhos” ameaçavam a Nação — e o depois, quando os militares foram praticamente forçados a instalar a ditadura para o nosso bem.

Sugerido por Eduardo Prestes

Leia também:

As pesquisas que a mídia escondeu enquanto insuflava o golpe


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio Passos

A verdade é dura… a globo é um entulho da ditadura!
Temos de nos livrar desta oligarquia corrupta e covarde que tantos crimes cometeu contra o Brasil.

mineiro

o pior de ver esse lixo , essa barbaridade, é ver que esse pig nojento , facista, nazista ainda manda e desmanda no brasil ,isso é o pior de tudo. que nao existe governo nenhum que enfrente esse pig , todos sem excessao , sao covarde, bundoes, medrosos , subservientes a ele. lula covarde nao enfrentou o pig, capachona russef essa é a pior de todas , fez ate aliança com o mesmo. como eu disse nao existe governo que enfrente esse cancer , todos vao empurrar para debaixo do tapete e se acovardar. mas esperar o que de um partido que deixa seus companheiros serem fuzilados injustamente e nao faz nada , finge que nao é com ele. nao adianta a capachona russef nao vai nunca enfrentar o pig , nem ela e nem ninguem. e vem golpe por ai e o pt nao cansa de apanhar , é igual mulher de malandro gosta. que me perdoe a comparaçao ,mas é a verdade e nos temos que aturar isso , um tapa na nossa cara ver um video desses.

    EVAIR DA COSTA NUNES

    Pois é, cara, se vier golppe por aí é por conta de uma população despolitizada que acha que tudo é papel do governo e confunde governo Estado e níveis de governo, municipal, estadual e federal, não sabe qual é qual e muito menos seus papéis, eu faço minha parte sou militante pplítico e sindical e você, pode me dizer como enfrentar a mídia, com o Congresso e STF que temos???? Você faz sua parte discutindo nas redes ao inv´és e insultar sem ter a m´nima noção do que um governo é capaz de fazer, qualquer iniciativa do governo Federal com relação às mídias teria de passar pelo Congresso e lá estão os donos das oligarquias que possuem as repetidoras locais das grandes redes SBT BANDEIRANTES e GLOBO!!!!! como fazer para aprovar lei que impeça a propriedade cruzada de rádios e televisões em cidades ou estados??? Já em 1994 Carta Capital em uma de suas primeiras edições ou na sua primeira edição falava do poder das mídias locais que estavam nas mãos da antiga oligarquia fundiária e/ou industrial procure essa edição eu a tenho, mas levaria séculos para achá-la entre minhas coleções se topar com ela por acaso ao vasculhar meus pertences postarei no G+ como Evair da Costa Nunes ou De quedas e Soerguimentos!!!! faça sua parte!!!!!!

    mineiro

    que me desculpe , se quiser peitar essa turma ela peitava , ela nao fez porque morre de medo do pig. ela abandonou os movimentos sociais e se fechou com essa turma para nao criar polemica. ela acolheu essa turma, ela criou cobras para morde-la. porque em vez de aumentar as verbas publicitarias a esses escroques , ela pelo menos nao diminuiu. ela ficou do lado dessa turma sim , deixou o pmdb mandar junto com o pig. eu nao da oposiçao nao , eu sempre votei no lula e nela , mas eu estou irritado com essa pres. com o tipo de governo que ela fez nesses quatro anos. esse sim foi um governo de paz e amor para a direita. eu sei que ela fez muitas coisas , mas se essa turma tomar o poder de volta tudo isso vai para o ralo. porque esses escroques da direita nao ta nem ai.

    Mário SF Alves

    Concordo. Infelizmente tenho de concordar. E como gostaria de que fosse diferente.

    Pois é, enquanto se fizer valer o § Único, do Art. 1º, da Constituição da República Federativa do Brasil, vamos continuar assim, com o poder emanando não do povo, mas do bolso de empresários, banqueiros e demais cripto-brasileiros.

    E enquanto isso, o desabafo do Mineiro, que possivelmente não teve chance de fazer as reflexões que você fez, de certo modo, tem razão de ser.

BACAMARTE

Faltou a letra (f):- Todas as respostas anteriores.

Andrer

IMPORTANTE: Consta que a narração é de NÍLTON VALÉRIO (ver créditos finais). Então cuidado ao afirmar que é de Cid Moreira.

    Luiz Carlos Azenha

    Obrigado pela dica! abs

    Mário SF Alves

    Alguém papou o crédito de alguém. Ou seja, a voz é do Moreirão; como é o crédito é de outro???

FrancoAtirador

.
.
No início da narração de Cid Moreira (por volta dos 2min30seg),
quando a Globo se reportou à situação econômica do País, num passado não muito distante,
“quando o Brasil era outro, era o Brasil de ontem. Uma Nação no momento histórico de uma gravíssima opção”,

parecia que estava descrevendo o Governo de Fernando Henrique Cardoso do PSDB:

“Foram momentos terríveis…
Naquela época você podia ler a manchete
de que era pedida a falência [privatização] do Banco do Brasil].
Eis uma daquelas manchetes:

Hoje parece humor negro,
diante desse gigante que é o Banco do Brasil,
já se afirmando no mundo inteiro.
Mas aconteceu…

Os jovens de hoje, é certo, não se lembram disso,
eram crianças naquele tempo.
Tempo de incertezas…

O mundo num de seus melhores períodos de prosperidade,
e o Brasil uma triste presença entre as exceções:
apontado como devedor difícil, de chapéu na mão, mendigando a todos;
pedindo o reparcelamento de compromissos financeiros vencidos;
em situação de quase insolvência.

E visto, por sua importância no Continente,
como um barril de pólvora cuja explosão levaria também
o caos às nações vizinhas.
‘-O Brasil é um país enfermo’, dizia-se lá fora;
‘-Será uma nova Indochina’; ‘-O gigante está de joelhos’.
Essa a opinião corrente.
Fazendo ainda mais triste a nossa imagem pelo mundo afora.

Pois o que se dizia no exterior apenas retratava a nossa real situação:
sem saber como seria o dia de amanhã, ao sabor de sucessivas crises,
mergulhados num cotidiano de boataria e incertezas…

Foram tempos difíceis…

Vocês se lembram?
Você, chefe de família; você, que não era criança anos atrás;
vocês, que viveram aquele tempo; vocês se lembram?…”

(http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2010/04/documento-de-1999-mostra-que-psdb-pretendia-privatizar-bb-e-caixa)


(http://infoener.iee.usp.br/scripts/infoener/hemeroteca/EmDiaComEnergia.asp?decriterio=25%2F1%2F99&buPesquisar=Pesquisar)
.
.

    Mário SF Alves

    Genial, cara. Tem coisas que só você mesmo.
    E olha, eu ri muito disso.
    __________________________

    A propósito, é hora de desmistificar essa guerra psicológica, esse terrorismo de direita, essa lavagem cerebral ‘historicamente” intitulada de “ameaça comunista”.

    ___________________________________
    Aliás, ninguém tem o dom de adivinhar o que seria o Brasil se um dia optássemos pelo socialismo. Os radicalmente contra o socialismo não têm nenhum outro argumento que não a reles comparação com Coreia do Norte e Cuba. Não têm a mínima condição de diferenciar o potencial socioeconômico e cultural do Brasil. Não leram Darcy Ribeiro e não têm a mínima condição de avaliar o dimensão do mal que foi e que é essa maldita tutela norte-americana.

    De uma coisa tenho certeza: com o socialismo, as reformas estruturais e estruturantes seriam, sim, e definitivamente, realizadas. E é fato, após elas, após tais reformas, o Brasil não mais seria o mesmo. E se verdadeiramente socializado, seria facultado por lei, um plebiscito periódico sobre o sistema socioeconômico, a partir do qual decidiríamos se nos conviria ou não continuar sendo uma sociedade socialista. Porém, é claro, fosse qual fosse a decisão, o País jamais voltaria a ser essa coisa amorfa, dependente e profundamente injusta que, não sei por que cargas d´água, ainda teimamos em chamar de capitalismo.

    Mário SF Alves

    E por falar em tutela, olha ela aí:

    Legenda: o senador Otávio Mangabeira (UDN-BA) beija a mão do presidente Eisenhower dos EUA, em visita ao Congresso Constituinte brasileiro (1946).

    Já basta ou ainda querem mais?

ZePovinho

Não é o Cid Moreira,Azenha.É o Professor Hariovaldo.

Marcos

Coisa típica de lavagem cerebral tentando escrever a história de acordo com o interesse da Globo. O pior, este pig-maligno continua fazendo isto, hora discretamente hora descaradamente.

Cleo

Até os 4 minutos do vídeo é possível trocar as imagens de 1964 pelas de 2002 e que seria impossível distinguir a qual período o vídeo faz referência. Principalmente quando o Cid Moreira diz que o Banco do Brasil estava falido e hoje é um gigante de projeção internacional; que o Brasil era um devedor difícil, que perambulava pelo mundo com o chapéu na mão.
Alguém aí poderia fazer esta edição?

    Mário SF Alves

    Bem observado. E o FrancoAtirador também sacou isso.

Hélio Pereira

Este Papo Furado de Cid Moreira é a voz da GLOBO tentando justificar seu apoio ao golpe de 64.
Fora Rede Globo.

Carlos Ribeiro

O direito de resposta do Leonel Brizola na voz do Cid, dá pra ouvir sem correr risco de embrulhar o estômago.

Vanilton Alves

Eis como a Globo e os parceiros da mídia conservadora manipulavam a informação no Brasil. E ainda se mantém agindo do mesmo modo. Dá nojo. Fora Globo!

Urbano

Há os que vão para frente de batalha por idealismo ou por mercenarismo. O pior é quando independentemente da opção é apenas para fazer serviço sujo…

Irineu

Vídeo manipulador propagando o caos de forma ofuscante aos que assistiam inocentemente.
Como esse vídeo foi perverso, insano e covarde.
Transformando as trevas em “luz”. Grande manipulação.
Pergunto quanta covardia habita em vários seres?
Pois humanos nada tem.
_____________________
Quando a ignorância habita a mente do ser
Dissipa-se a capacidade de pensar.
Não devemos seguir com uma visão reta sem possibilidades variadas
Devemos nossa visão em um raio maior.

Abraços a Todos
Irineu

    Mário SF Alves

    É a velha retórica de que os fins justificam os meios, prezado Irineu. Ao menos nesse caso já podemos ter certeza de quais foram os fins e quais foram os meios. Quem ganhou e quem perdeu. Quem ganhou teve filhos, netos, inclusive outros netos, e esses continuam a defender os mesmíssimos interesses. E certamente serão capazes de tudo novamente.

    Pois é, essa é uma parte da verdadeira história do golpe civil-militar-norte-americanizado que depôs o presidente João Goulart.

    Resultado: muita tortura, muito sangue, muita dor, muito sofrimento, muita maldade, muito medo, muitos arrependimentos tardios e cinquenta anos de atraso para o Brasil. Censura e lavagem cerebral impostas a um País inteiro. Censuraram livros. Castraram e sugaram cérebros. Destroçaram a mente do Frei Tito, que acabou por suicidar-se na França. Veja bem, um frei, um religioso, e ainda assim, deu cabo à própria vida.

    USAID: Aliança Para o Progresso [deles!]

JURIDICO

Nao consegui ver a te o fim deu vontade de vomitar

Mauro Assis

Como está escrito cá no próprio Viomundo (http://www.viomundo.com.br/politica/juremir-machado-vs-alberto-dines-a-polemica-sobre-jornalistas-e-o-golpe.html), muita gente boa =, incluindo jornalistas como: Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Antonio Callado, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux, Rubem Braga.

Né por nada não, mas eu imagino que ele faça parte dessa lista com gosto…

    Mauro Assis

    Corrigindo meu post anterior:

    Como está escrito cá no próprio Viomundo (http://www.viomundo.com.br/politica/juremir-machado-vs-alberto-dines-a-polemica-sobre-jornalistas-e-o-golpe.html), muita gente boa, incluindo jornalistas como: Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Antonio Callado, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Otto Maria Carpeaux, Rubem Braga, apoiou o golpe.

    Né por nada não, mas eu imagino que ele faça parte dessa lista com gosto…

    Mário SF Alves

    Então, todos eles se arrependeram. E o maior arrependido de todos foi o Lacerda, um dos baluartes da retórica golpista. O mesmo que quatro anos depois foi ao Uruguai na ânsia de convencer o ex-presidente João Goulart
    a formar Frente Ampla visando combater a ditadura.

    Tá no vídeo, ó:
    https://www.youtube.com/watch?v=QHWNkMoaAWY
    ______________________________________
    Ê, saudosismo, hein, Mauro? O que é bom pros USA é bom pro BraZil, lembra?
    De fato. Pra um certo BraZil, sim. Será esse o seu?
    _____________________________________________
    Só quem tem muita grana, muita, cara, ou muita insensibilidade social e/ou plena certeza de que o Brasil jamais será um país soberano pensaria como você.

    Mário SF Alves

    “Só quem tem muita grana, muita, cara, ou muita insensibilidade social e/ou plena certeza de que o Brasil jamais será um país soberano pensaria como você.”
    _______________________
    E como sabemos, certeza absoluta não existe, então… continue jogando dados.

    Mauro Assis

    Mário,

    Quanta coisa vc inferiu das minhas parcas maltraçadas, hein?
    Vou explicar para vc: o que eu estou dizendo é que muita, mas muita gente mesmo, apoiou o golpe militar, quando aconteceu. Inclusive muita gente boa, como nosso maior poeta. E porque será que esses MILHÕES assim pensavam? Porque achavam que havia uma alternativa pior: um golpe da esquerda. Vc pode botar a culpa na mídia, que manipulava “o povo”, como faz a esquerda sempre, mas esses caras eram os formadores de opinião, e agiam assim porque assim pensavam… mas é claro que prá vc o Drummond agia assim a soldo dos EUA…

    Depois, em maior ou menor grau as pessoas passaram a criticar o regime, por tudo de ruim que ele implementou no Brasil. Mas isso nem quer dizer que se arrependeram, mas sim que, embora naquele momento fosse a alternativa menos ruim, o regime dos milicos também era uma bela porcaria.

    Mário SF Alves

    Ô, Mauro, você não imagina o quanto é bom poder trocar essa ideia com você. E me desculpe se entendi mal seu ponto de vista.
    _______________________________

    Há aí um detalhe interessante e sobre ele procuro refletir sempre. Olha, você disse o seguinte:

    “Vc pode botar a culpa na mídia, que manipulava “o povo”, como faz a esquerda sempre,…”

    Então. É aí que está o problema. Essa tabula rasa, amigo. Esse vício de formação que temos. Essa mania que temos de comparar em termos absolutos entidades que absolutamente são incomparáveis. A dúvida é a seguinte:

    Desde quando é possível comparar o poder de fogo da mídia corporativa, hegemônica, mundialmente hegemônica, com o poder de convencimento ou manipulação da esquerda ou das esquerdas [sei lá] no Brasil?

    Não é o mesmo que comparar cegamente Brasil e EUA; Brasil e Rússia, Brasil e Venezuela, Brasil e Coreia do Norte; Brasil e Cuba?

    Ora, se não se faz a devida análise de conjuntura, contextualização histórica e outras igualmente imprescindíveis, a que conclusão, cientificamente, se pode chegar?
    __________________________________________________
    Seja como for, valeu. Grato.

Deixe seu comentário

Leia também