Quadrinista proibido de usar boné na Globo diz que trouxe a peça com a estrela vermelha do Vietnã

Tempo de leitura: 2 min

Quadrinista diz que Globo o obrigou a cobrir estrela vermelha no boné no Conversa com Bial

Na internet, espectadores apontaram ‘censura’ ao ver símbolo coberta por fita isolante

Diário de Pernambuco

O cartunista Gabriel Bá usou as redes sociais para se pronunciar sobre a participação no Conversa com Bial, levada ao ar na noite desta terça-feira (28).

Ele e a Globo se tornaram alvos de críticas depois que os espectadores constataram que a estrela vermelha contida no boné do artista — semelhante ao que o ex-líder cubano Fidel Castro utilizava — havia sido coberta por fita isolante para as gravações do programa. Na internet, o caso foi tratado como “censura”.

De acordo com Gabriel, gêmeo do também quadrinista Fábio Moon, a produção da atração havia pedido para que símbolos políticos fossem poupados nas vestimentas.

“‘Evite números para que não haja associação a marcas ou partidos políticos’. Essa foi uma das dicas de vestuário da produção do programa. Mesmo assim, fui com meu boné verde com estrela vermelha, que trouxe do Vietnam. Tenho outros, mas gosto deste, do que ele representa. Foi minha escolha”, escreveu ele em publicação acompanhada de uma ilustração do adereço com fita isolante.

“Chegando no estúdio, o pessoal do figurino, respondendo à diretoria do programa, disse que a estrela não ia rolar. Claro que não fiquei contente, mas eu fiz uma escolha antes: a de ir com o boné. Entre entrar com a estrela coberta ou entrar sem boné, escolhi o boné. E escolheria novamente. Poderia ser um tucaninho azul e amarelo ou um número 45, o logo da Adidas ou o escudo do Palmeiras. Seria coberto da mesma maneira. Prefiro ver agora esse debate todo e o povo refletindo do que simplesmente ter entrado sem boné”, completou o artista, um dos autores da adaptação para quadrinhos de Como falar com garotas em festas.

O Viver entrou em contato com a Globo, que disse estar apurando o caso.

Nas redes sociais, fãs do quadrinista o criticaram por “ceder” a exigência. “Que decepção! Tinha certeza de que era efeito de edição e de que você não tinha sido cúmplice… Mas, não! É fita crepe mesmo, escondendo a estrela vermelha”, escreveu um usuário do Facebook. Cara, não adianta agora ‘posar’ de ‘garoto rebelde’. Tu abaixou a cabeça para a TV Globo com uma subserviência nunca vista. Que nojo! Honre suas calças, rapaz! Fitinha crepe para esconder a estrela vermelha”, disse, ainda, outro.

PS do Viomundo: Um quadrinista que acha que a estrela vermelha carrega o mesmo simbolismo do distintivo do Palmeiras, do símbolo da Adidas ou do mascote do PSDB… merece mesmo ser condenado a falar suas besteiras eternamente no programa do Bial. É tudo marqueching mesmo, né?

Leia também:

Senado fará audiência sobre máfia do futebol, inclusive a Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jaderson B. de Oliveira

Conversa com Bial.Qua qua qua, papo fútil direcionado ha agradar os espectadores “globais” coxinhas,prefiro o papo comunista do buteco copo sujo da esquina da minha casa.
Os funcionários da Globo assinam contratos onde é proibido ter vontade própria.

Lou Albergaria

Decepcionante mesmo. Pensei que esse cara fosse mais transgressor, associar estrela vermelha com nike , palmeiras e adidas foi demais pra mim.

Gustavo Leite

Ihh, eu tenho desse!

a.ali

bárbaro o PS do viomundo!

Julio Silveira

Esse não tem personalidade. Nem todos tem a dignidade de um Pedro Cardoso.

Lukas

O cara atravessou a rua pra escorregar na casca de banana. Tivesse ido sem boné estaria de bem com todo mundo.

José Bonifácio

Esta censura foi pura demonstração de subdesenvolvimento cultural periférico. Esse tipo de peça de vestimenta é largamente vendida e usada por qualquer um, em qualquer lugar civilizado que esteja dentro do raio de ação da expressão vintage. São, para quem as usa, como café descafeinado e não significam que o usuário venha a pertencer a qualquer organização política. Para os adeptos da expressão, tanto faz mesmo ser uma estrela como o símbolo do Palmeiras. É apenas um registro de viagem do figura. Entretanto, tais peças são usadas por todos os adeptos do vintage sem que isso traga qualquer resquício de medo de que comunistas surjam das sombras para devorar criancinhas. O problema é da Globo, um “rapaz inocente” bateu contra as normas de uma emissora que está em franca guerra contra o PT e considera que qualquer estrela vermelha é símbolo do seu inimigo.

Jorge Leite Pinto

Essa comparação dele entre a estrela e os símbolos vazios foi mesmo péssima. Já tinha lido sobre este caso, mas não sabia deste detalhe. O PS do Viomundo disse tudo…

Fábio

Quanto recalque do Azenha que não consegue ter um programa só seu !

    Jardel

    “Quanto recalque do Azenha que não consegue ter um programa só seu !”

    Quem deve estar recalcado são os coxinhas que já deveriam ter tirado suas panelas do rabo e saído às ruas novamente.
    Gasolina a R$ 5,00, 45 anos para se aposentar com salário integral, e o babaca ainda está na onda do “fora PT”.
    ACORDA, ANTA!

FabioT

boy nutella

Jardel

Se o boné tivesse aquele tucaninho com cara de babaca, tudo bem…
A Globo é tucana e é por isso que Moro não investiga nem prende tucano. Assim ele ganha mais e mais prêmios da Globo que, como todos sabem, é corruptora da FIFA e da CBF.

Deixe seu comentário

Leia também