“Prisões ‘antecipadas’, o ataque mais sério à democracia em 20 anos”

Tempo de leitura: 3 min

debate criminalização 1

O Neofascismo 

por Ricardo Antunes, Jorge Souto Maior, Maria Lucia Cacciola, Lincoln Secco e Luiz Renato Martins, via e-mail

As prisões “antecipadas” de pessoas que supostamente fariam parte de um protesto (aliás, legítimo) na final da copa do mundo são o ataque mais sério e preocupante à democracia nos últimos 20 anos.

O fascismo já foi uma forma de cesarismo regressivo de base policial. Mas ele pode assumir muitas formas e até mesmo prescindir de uma liderança carismática e do partido único. No caso brasileiro, vivemos numa democracia racionada, o que implica aceitar um teor de fascismo, de entulho ditatorial e de práticas policialescas que só se integram ao sistema legal mediante o malabarismo retórico das “autoridades”.

A violação da língua e a mentira sem o rubor nas  faces são a primeira manifestação fascista. A ela segue-se o “humor negro” que rejeita os miseráveis e os oprimidos. É indigno ler nas redes sociais os comentários contra manifestantes: “Quem mandou ir à manifestação?”. “Mas ele não carregava uma bomba?”. “O sujeito estava até vestido de mulher”. A expressão “humor negro” não deve nos confundir. Ela é o que diz: humor contra os negros.

Uma das pessoas presas recentemente é a professora Camila Jourdan.  Foi presa pela polícia sem nenhum fato que a apontasse como membro de associação criminosa. Sua prisão é apenas um acinte às leis, à Democracia ou apenas à ideia de civilidade. É óbvio que alguns mais atentos dirão que milhares de pessoas são presas injustamente e que são pobres etc. Nada disso nos deve confundir. Os fascistas também usam argumentos de esquerda. Camila foi presa porque representa mais do que ela mesma. Ela luta por todos nós.

Que não se queira concordar com o teor dos protestos que animam os novos movimentos sociais desde junho de 2013 até se pode compreender. Mas que se aceite que haja prisões políticas é plenamente inadmissível.

Comentários sobre “provas”, legalidade e ofensas anônimas em sítios progressistas ou não, apenas revelam o quanto a Ditadura Militar destruiu a cultura política e distorceu as mentes de muitas pessoas de esquerda ou de direita. Mas elas também serão vítimas do Estado Policial e se mantida a conivência no futuro não haverá ninguém para defendê-las.

Diante do fascismo, travestido ou não, inexiste transigência. Os que apoiam a prisão de Fábio, Celso, Camila, Sininho e muitos mais só merecem o repúdio.

Ricardo Antunes, Professor Titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp 

Jorge Souto Maior, Professor Livre Docente da Faculdade de Direito da USP

Maria Lucia Cacciola, Professora da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP

Lincoln Secco, Professor Livre Docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da  USP

Luiz Renato Martins, Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP

PS do Viomundo: Há um punhado de petistas e simpatizantes do PT entre os que defendem a ação policial, num acordo tácito, conservador, com as forças da extrema-direita. Eu, Azenha, soube, de uma fonte policial graduada no Ceará, que a mesma tática de prender ativistas antecipadamente foi aplicada em Fortaleza. O mesmo aconteceu no Rio de Janeiro, para não falar no inquérito contra o MPL em São Paulo. Teria sido uma ação orquestrada, como foi nos Estados Unidos, para desmobilizar o Occupy Wall Street em todo o país? Se foi, quem orquestrou? A FIFA, o Ministério da Justiça, os secretários de segurança?

Leia também:

Juristas pedem fim da escalada da criminalização das lutas sociais

Juízes repudiam prisão de manifestantes antes do fato e de seus advogados

Adriano Diogo: Hideki é vítima de tremenda armação; sua prisão tem de ser revista

Juiz Damasceno: No Rio, polícia “Mãe Dinah” antevê crime; equivale a Estado de Sítio


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

gonçalves

presos merecidamente, ou alguns baderneiros profissionais patrocinados por organizações nacionais e internacionais ,vagabundos que não trabalham ,patricinhas e mauricinhos idiotas com a cabeça cheia da maldita erva se acham no direito de impedir trabalhadores que dão sangue para manter o país funcionando de exercer o direito sagrado de ir e vir e assistir uma copa do mundo em seu país?. Presos merecidamente e deveriam pagar em dinheiro ,afinal ganham só para badernar ,parabéns as nossas autoridades pela coragem de enfrentar essa corja e enjaula-los contribuindo para o sucesso da copa.

    Leo V

    Você deve os conhecer melhor que os pais deles para afirmar tudo isso.

    abolicionista

    Ah, coração leviano… já ouviu falar de presunção de inocência, biduzão? Ou usou a bola de cristal do astrólogo Olavo de Carvalho?

    Acusar é fácil, caluniadores há aos montes. Quero ver provar…

Lukas

Deveriam ter esperado a morte de mais uma pessoa.

Arthur

Sou petista e não estou com José Eduardo Cardozo. Mas acho que faltou a Dilma se posicionar… até para se descolar de vez do governo Cabral/Pezão.

    Leo V

    Te entendo, mas acho que vc não deve ter esperanças nisso.

    Primeiro porque se o Cardozo não estivesse fazendo o serviço que Dilma gostaria que ele fizesse, já estaria no mínimo balançado no cargo. Nem um fiapo na imprensa indica isso. A conclusão é que os dois trabalham em uníssono.
    Segundo, o governo federal articulou essa repressão em reunião com as secretarias de segurança pública estaduais. O que está acontecendo está em algum lugar entre ter a benção da Dilma e ter ocorrido por iniciativa dela.

Paulo

Prisões políticas são inaceitáveis, concordo com isso.
Para caracterizarmos dessa forma as prisões dos ativistas citados precisamos, primeiro, acreditar que os artefatos explosivos e a arma encontrados com os presos tenham sido “plantadas”. Se isso for verdade, os policiais que forjaram as provas precisam ser denunciados e condenados.
Caso os produtos tenham sido encontrados em poder dos presos, não há como falar em prisões políticas. Nessa circunstância as prisões foram realizadas com bases objetivas (ameaçaram “barbarizar”, a polícia investigou e descobriu que eles tinham os meios para fazer isso). Provavelmente o autor acredite ser direito dos manifestantes ferir (ou quem sabe matar) alguém antes de serem encaminhados para a prisão. Eu não posso concordar.

Luiz

Caio Silva e Souza e Fábio Raposo Barbosa estavam, ao que consta, envolvidos na morte do cinegrafista. Outras pessoas estavam também? A polícia encontrou evidências (materiais etc) na casa dessas pessoas, que pudessem se configurar em novos eventos infelizes, especialmente na Copa? Em minha opinião, se isso aconteceu, sinto muito: sou a favor de prisão. Ataque real à democracia teria sido um incidente grave na Copa.

Antonio

Parabéns ao Viomundo. Pena que esqueceram de mencionar o Juiz (totalmente culpado) Flavio Itabaiana Nicolau que tem histórico de ilegalidades na carreira e na família. Sempre um descontrolado, truculento, quase louco!

Mardones

Parabéns ao Vi o Mundo pela defesa da democracia e da Constituição. Infelizmente teve gente comemorando a prisão da Sininho, confundindo o que a leva se manifestar com a falta de provas para a detenção.

Acho que depois dessa o CAf vai pedir desculpas por ter comemorado a prisão da Sininho. Foi o momento Globo do PHA.

    Leo V

    O PHA já teve inúmeros momentos Globo. A a versão do conservadorismo com pintura de esquerda. Na verdade varguista (Brizola é herdeiro de Vargas), e é bom lembrar que o Estado Novo é considerado por muitos historiadores como um regime fascista. Vargas não admitia movimento operário autônomo, reprimiu comunistas, anarquista etc. O discurso do PHA é o varguismo em 2014.

José X.

Esse pessoal aí se manifestou quando o José Dirceu foi condenado sem mesmo UMA única prova ter sido apresentada contra ele ?

Esse pessoal aí se manifestou quando o Alckin cometeu aquele crime contra a humanidade que foi a desocupação do Pinheirinho ?

Ah fala sério vá…

    Humberto Borges

    Sim, esse pessoal se manifestou A FAVOR DAS PRISÕES dos envolvidos no MENTIRÃO, JUNTAMENTE com os quebra-quebradores, com os coxinhas, com Reinaldo Azevedo e tantos outros, inclusive seus “parlamentares” psolistas e pstuneiros.
    Quanto a dar nome aos fascistas esses hipócritas não dão, para induzir que o responsável por esse fascismo é o governo federal, o mesmo que está sendo malhado (pela direita sua associada) por propor participação social institucionalizada nas decisões governamentais.
    Por que esses babacões que no fundo querem mesmo é derrubar o governo federal vigente não explicitam que são as Polícias Estaduais do PEZÃO e do ALCKMIN quem estão praticando esse fascismo associados aos respectivos Ministérios Públicos Estaduais e Juizes Estaduais?
    Porque querem mesmo é confundir, bagunçar, destruir esse avanço social econômico e político que temos presenciado para verem se dessa bagunça nasce a “revolução” de seus umbigos.
    Enfim eles são fascistas na prática de defender a violência quebra-quebradeira das ruas atrapalhando as manifestações da cidadania pacífica objetiva.

    Narr

    É a repressão do bem.

    Torturar e matar só é feio quando a vítima está do nosso lado.

    Leo V

    Provavelmente sim e vc não viu ou não lembra.

    Agora, o que todos vimos e lembraremos é você defendendo a supressão de direitos civis e constitucionais e um estado de exceção que não se via desde o tempo dos milicos.

    José X.

    Tio Rei II

    Erica

    Bem pensado José, ainda tem esse detalhe…

    abolicionista

    Não entendi o argumento. Se esse pessoal não protestou pelo que você considera justo, isso os torna passíveis de terem seus direitos democráticos fundamentais violados? Isso dá ao governo o direito de desconsiderar a Constituição? Porque se trata de maus sujeitos? Vamos jogar a democracia no lixo para não colocar a reeleição em risco?
    Desculpe, mas não parece nada razoável… Antes de defender um partido, temos de defender os direitos democráticos fundamentais de todos os cidadãos (mesmo o dos que pensam diferente de nós), ou então vamos parar de chamar isso de democracia…

Leo V

Uma boa análise da conjuntura feita por Alexandre Vasilenskas:

“A instalação lenta, gradual e segura de uma ditadura branca no país, avalizada pelos três maiores partidos (PT, PSDB e PMDB) tem motivos concretos. A conjuntura internacional não permite mais aquele clima de “todo mundo vai ganhar” do lulismo. Ou se mantêm ganhos populares tirando alguma coisa do conjunto de oligarquias do país ou vai se arrochar a população em termos salariais, diminuição do emprego e tributários (mais regressivos ainda). isso vai gerar instabilidade social e já se está se preparando o clima para como ela será enfrentada pelo status quo. A glamourização da Colômbia pelos meios de comunicação não esconde o modelo que será buscado. Não é a toa também que o Rio de Janeiro (palco de um mega-evento ainda por vir) e onde se encontra a única alternativa eleitoral viável com discurso anti-neoliberal seja onde as maiores atrocidades estejam sendo cometidas. O que estamos vendo é um laboratório do que está porvir.”

Leo V

assino embaixo essa carta.

Só acho que são nos últimos 29 anos.

Tivemos Eldorado dos Carajás, tanque do exército inibindo greve de petroleiros, operários da CSN fuzilados etc. etc. Mas de certa forma eram eventos relativamente isolados.
O que temos agora é uma política clara e articulada entre os três poderes, polícia, judiciário, ministério público para suspensão de direitos constitucionais, ilegalidade de greves.

Há uma boa matéria da Agência Pública, de título “O braço forte da União” sobre a articulação do governo para ilegalizar as greves junto ao Judiciário.

    max

    Acredito que devemos nos perguntar o quanto o uso da tecnologia pela PM não gerou a repressão antecipada. Nos anos 80 não havia internet ou celular. O monitoramento era mais difícil.

    Leo V

    Não creio max,

    As pessoas que foram presas são em parte muito públicas e notórias. Ela simplesmente prendeu pessoas que independente de celular e o que fosse, estavam entre as que tinham os rostos mais públicos.

Deixe seu comentário

Leia também