Dilma usa Esquivel, AGU de Temer e Jucá para explicar a Rosa Weber que é golpe: “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-06-07 às 23.08.42

Palavras de Esquivel e do próprio Advogado-Geral da União escolhido por Temer foram usados para certificar o golpe

Dilma usa áudio de Jucá para explicar ao STF por que é “golpe”

Resposta da presidenta Dilma à ministra Rosa Weber também cita restrições ao deslocamento de Dilma colocadas pelo golpista Michel Temer

por Camila Toscano, Agência PT, 07.06.2016

A defesa da presidenta eleita, Dilma Rousseff, justificou o uso da expressão “golpe” em seus discursos com a entrega ao Supremo Tribunal Federal (STF) da transcrição dos áudios em que o ex-ministro golpista do Planejamento, Romero Jucá.

Na gravação, ele aparece articulando para tirá-la do cargo como única maneira de “estancar a sangria” da Operação Lava Jato.

A peça protocolada nesta terça-feira (7) no STF é uma resposta à interpelação judicial feita pelo deputado federal Júlio Lopes, que questionou o uso da palavra “golpe” em discursos de Dilma.

Em linhas gerais, a defesa da presidenta eleita respondeu que Dilma usa a palavra “golpe” porque, de fato, chama-se “golpe” o afastamento de presidente sem crime de responsabilidade em regime presidencialista, como é no Brasil.

A inclusão dos áudios mostra também que havia articulação de bastidor para retirar Dilma do cargo e paralisar as investigações de casos de corrupção.

Além de Jucá, afastado depois do vazamento dos áudios revelando o golpe, outro integrante do governo golpista de Michel Temer foi incluído na resposta de Dilma. Em 15 de abril de 2015, foi publicado no jornal “Diário do Grande ABC” texto com opinião do atual advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, sobre o atual processo.

Ao responder à pergunta “há elementos para um pedido de impeachment”, Osório é categórico: “Se há, não se tem conhecimento” e “se der essa formatação, de pegar os ilícitos anteriores ao presente mandato, entendo que isso discorda do contorno jurídico do impeachment. Ou seja, é inconstitucional. O Supremo barraria”.

E mais adiante: “Não tenho a menor dúvida. O impeachment como todo processo de responsabilização tem elemento político muito forte, mas não pode ser arbitrário. Do contrário, pode se transformar em espécie de golpe. Golpe revestido de institucionalidade”.

As restrições ao deslocamento de Dilma colocadas pelo golpista Michel Temer e a mudança drástica na condução da política externa brasileira, com o Itamaraty do golpista José Serra tentando impedir que os diplomatas usem o termo “golpe”, também constam da resposta da defesa de Dilma como sinais evidentes de ruptura da ordem constitucional.

Finalmente, José Eduardo Cardozo, advogado-geral da União da presidenta eleita e que assina a resposta entregue ao STF, lembra que a expressão tem sido utilizada não apenas por Dilma, mas por importantes personalidades brasileiras e internacionais.

Cita, assim, as declarações do prêmio Nobel Adolfo Perez Esquivel, do linguista Noam Chomsky, do jurista Dalmo Dallari e do correspondente da CNN no Brasil Glenn Greenwald. Todos dizem que é golpe.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leonardo

Em tempo: Gilmar Mendes só faz o que faz… porque está vivo.

Leonardo

Rosa Weber… o que é isso?!… Que nível!… que mediocridade!.

Sebastião Farias

Parabenizamos a nossa Presidenta injustiçada, pela a educada, respeitosa, ética, clara e firme resposta a Ministra, justificando e fundamentando porquê, o seu impeachment é GOLPE, a imprensa internacional não se cansa de afirmar, isso.
Àqueles Senadores e demais representantes e servidores do povo, avaliem bem e reavaliem os seus atos, que só se justificam em si, se forem realizados para instrjirem, para valorizatem e para fazerem o bem para o povo, de onde emana todo o poder dado por Deus.
Aqui, um motivo e lembrete, para motivá-los à meditação, sobre se o que fazem é para o bem ou para o mal: por favor, leiam Mateus 5, 13-16 e, depois de meditarem sobre essas sábias palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e, seus significados, repensem seus concertos, enquanto é tempo e, após devidamente corrigidos e acertados, continuem a vida fazendo o bem e promovendo a justiça, pois, é para isso, que todos vocês foram escolhidos. Que a graça de Deus, a paz de Jesus Cristo e o amor do Divino Espírito Santo lhes ilumine, cada um, em sua caminhada, daqui para a frente. Pensem nisso!

Luiz Fernando Nunes Rodrigues

Só o nome Noam Chonsky já está de bom tamanho

Gilberto

Ao que parece a ministra Rosa Weber terá de decidir a questão proposta, em cujos esclarecimentos ofertados por Dilma até o atual Advogado Geral da União concorda ser GOLPE. Ainda que involuntariamente Weber poderá ajudar Dilma no processo de impedimento.

    Jamilo

    Realmente!!!!
    Se ela não condenar a Dilma nesta causa, o que é mais provável acontecer, se ainda houver lógica no STF, Dilma pode usar a decisão a seu favor.

roberto

O COUP da Rosinha ficou ardendo.

abelardo

E agora Rosa, entendeu ou precisa desenhar e colorir?

jeca tatu

Gente! CUIDADO todos podem ser processados por seus comentarios…menos o OTTO ario e Claro!

Morvan

Bom dia.
A obturada Rosa Weber (a da literatura morista) solicita explicações a Dilma, eleita por cinquenta e quatro milhões de votos, do porquê de esta se referir ao golpe como tal, e não como “destituição ilegal e ilegítima de uma Presidente da República, eleita pelo voto, como contorno de solapar a Mulher do Sapo (É Sapo, Orra)“. Se, após isto, a deficitária frenológica Rosa, a literata morista, que, como qualquer golpista, apesar do nome, não é flor que se cheire, se obstar a entender, já me dispus, em outro espaço, a desenhar um croqui. Prometo, inclusive, explicar (ou tentar) a diferença entre legal e espúrio. Ela o assimilará, penso… cumpre insistir.

Otto

A presidenta não tem muito jeito para emitir argumentos estruturados. Daí necessitar de sumidades para exprimir o que pensa. Patética a situação do doutor Dalari, tentando justificar o indefensável. Ainda mais quando
se encontram entre os autores do pedido de impeachment Helio Bicudo, que saiu do PT quando percebeu que o partido perdeu sua aura de santidade. Esquivel é um indignado seletivo; faz vista grossa ao despotismo de esquerda. Quanto ao Chomsky (que já prefaciou livro de um negacionista do Holocausto), este vive no seu mundo de teorias conspiratórias…

    RONALD

    O PIOR OTTÁRIO É AQUELE QUE NÃO QUER VER !!!!

Àlvares de Souza

Alguém pode alertar o Conversa Afiada que o acesso ao Blog está complicadíssimo. Será que está sendo sabotado?
A dificuldade já dura alguns dias.

    Conceição Lemes

    Álvares, avisarei. Obrigada. Abs

Julio Silveira

Essa resposta é simbólica e a típica mostra do espírito de desumanidade que atingiu o atual supremo em sua pretensa inquestionabilidade. É essa ministra, altamente suspeita por suas ligações políticas e familiares, mostra a distância entre o que deveria ser a realidade jurídica, e a ficção que a nossa se tornou, com orientação dirigida por membros desse Supremo, como ela, menos impactante, mas com um Gilmarque escancara a personalidade atual do judiciário.

    Joaquim

    Olha outro!

    Julio Silveira

    Joaquim, por acaso és parente?

bonobo de oliveira, severino

Para a Ministra (SIC) Rosa Weber não adianta explicar nada, porque ela até hoje está procurando conhecer e entender (e não consegue, nem entender e nem explicar-se) aquele livrinho de LITERATURA DO DIREITO que o Moro disse que ia emprestar para ela e que, segundo se supunha, permitia a qualquer tabaréu togado condenar qualquer um sem a necessidade de comprovação de conduta delitiva no chamado devido processo legal. Se não entendeu nem isso, que é o BÓVIO, como é que vai entender Esquivel, Chomsky, Dallari e, até mesmo um simples jornalista como Gleenwald? Não tem como. É como pedir a uma bananeira que produza cerejas. Não tem de onde tirar em meio a pura mediocridade.

    Carlos

    Concordo em número, gênero e grau.

FrancoAtirador

.
.
Jornalista Luis Nassif informa que a Entrevista com Dilma

será Transmitida Até o Final da Semana pela TV Brasil.

https://twitter.com/luisnassif/status/740321060655095808
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://pbs.twimg.com/media/CkYH0ZHUYAE5z_u.jpg

“Bate Panela, Mas Quem Lava é a Empregada”.
Não era Corrupção, era Luta de Classes.
E Eles eram Contra o Assalariado.

https://twitter.com/ProletarioNews/status/740287788579446784
.
.

Serjão

Pode e deve usar também a Imprensa Internacional, inclusive o New York Times.

FrancoAtirador

.
.
!!! DIA 10 DE JUNHO !!!

!!! O JUBURU JÁ ERA !!!
.
https://pbs.twimg.com/media/Cj5f9esVAAAkZGm.jpg
.
.

Beto Azevedo

Será que a palavra GOLPE não consta na literatura da excelentíssima ministra???

Deixe seu comentário

Leia também