‘Ordens superiores’ impedem visita a preso: ‘Segurança do Estado’

Tempo de leitura: 2 min

Jornalista Marco Aurélio Carone, do site Novo Jornal

Deputados são impedidos de realizar visita oficial a jornalista preso

do mandato do deputado Rogério Correia (PT-MG), via e-mail

A Comissão de Direitos Humanos da ALMG esteve hoje, dia 12 de fevereiro, no presídio Nelson Hungria, em Contagem, para realizar uma visita oficial ao jornalista Marco Aurélio Carone, com o objetivo de verificar seu estado de saúde e colher depoimento sobre sua prisão.

Contudo, os deputados da comissão foram impedidos de colher qualquer depoimento de Carone ou de realizar qualquer registro do encontro.

A notícia chegou para o deputado Durval Ângelo (PT), presidente da comissão, através da Secretaria de Defesa Social do Estado, que disse estar cumprindo “ordens superiores” e que o assunto se tratava de “segurança do Estado”.

Com esta absurda restrição, os deputados cancelaram a atividade e irão cobrar do Governador esclarecimentos sobre este cerceamento de poderes da Assembleia Legislativa.

A visita havia sido acordada com deputados da base aliada do Governo, que concordaram com a ida ao presídio após o deputado Rogério Correia (PT) abrir mão de um requerimento de audiência pública na ALMG com a presença de Carone.

Agora que o acordo foi descumprido, o requerimento deve ser feito novamente, de forma a garantir o depoimento do jornalista para a Comissão de Direitos Humanos.

Na opinião do deputado Durval Ângelo, corroborada pelos colegas Rogério Correia e Adelmo Leão, este episódio trata-se de um caso explícito de censura e mostra o caráter de preso político dado ao jornalista Carone, que, através do Novo Jornal, denunciou o mensalão tucano e a Lista de Furnas.

Ambos os casos de corrupção tiveram suas provas principais periciadas e comprovadas autênticas por laudo da Polícia Federal.

Estiveram no presídio Nelson Hungria hoje, representando a Comissão de Direitos Humanos, os deputados Durval Ângelo (PT – presidente da comissão), Adelmo Leão (PT – Vice-presidente da comissão), Rogério Correia (PT), Duarte Bechir (PSD), Célio Moreira (PSDB) e Sebastião Costa (PPS),além da advogada de Marco Aurélio Carone, Dra. Sandra Moraes.

Assessoria de Imprensa – Raul Gondim

PS do Viomundo: Conversei com o deputado Rogério Correia logo após receber o e-mail acima da sua assessoria. “Nunca a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas foi impedida de fazer uma visita oficial a um preso no Estado. Foi a primeira vez que isso aconteceu. Até o Fernandinho Beira Mar nós fomos ouvir”, diz, ainda abismado. “A Secretaria de Segurança alegar ‘ordens superiores’ porque se trata de caso de ‘segurança do Estado’ só prova o que denunciamos desde o início: a prisão de Carone é armação política e ele, um preso político.” Conceição Lemes

Leia também:

Luís Carlos da Silva: Janot ‘atira’ em Azeredo e acerta no tucanato em geral

Janot pede 22 anos de prisão para ex-presidente do PSDB por mensalão

Geraldo Elísio: “Forjando provas mediante intimidação”

Rogério Correia: “Inquérito contra jornalista é fantasioso, peça de ficção”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hudson Lacerda

Conceição,

Há alguma notícia mais recente sobre a visita da comissão ao M.A.Carone?

O “jornal” O Tempo publicou hoje (13/02/14, p.2) uma “errata” dizendo que os deputados da C.D.H. fizeram, sim, visita a Carone na Penitenciária, “desinformando” o que publicaram ontem (p.2, “Comissão não entra em presídio). A “errata” se baseiaria em informação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS).

Afinal, os deputados conseguiram ou não visitar o jornalista?

    Hudson Lacerda

    P.S.: O Tempo é aquele “jornal” que não faz idéia das fases da lua. Não conseguiu acertar a “previsão” da fase da lua nenhuma vez neste ano.

    Conceição Lemes

    Hudson, eles entraram no presídio, viram o Carone, mas foram impedidos de cumprir o objetivo principal da visita oficial.A agenda da visita da CDH era gravar oficialmente o depoimento dele. abs

Mancini

Azenha, Conceição,

Que a velha e podre mídia blinde todo esse descalabro é de se entender.

Agora, o que não entra na cabeça de ninguém é o silêncio da Agência Brasil, TV Brasil e muitos blogs.

E mais, o CNJ, o Conselho Superior do MP Federal – MP este que usa peças apontadas por Carone e Nilton Monteiro na acusação a Azeredo, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Ministério da Justiça, demais órgãos nacionais e internacionais.

O Carone virou o ‘gauche’ da história e o seu Novo Jornal, não obstante estar hospedado fora do país, não responde desde sábado(8/2)!

Disse outro dia que se essa velha mídia dedicasse apenas 1% do tempo que gastou na trágica morte do cinegrafista já estaria de bom tamanho. Hoje vejo que bastaria 0,1%.

Recebi um link de um vídeo, na verdade um áudio, postado ainda em dezembro de 2013. Tudo leva crer que se trata do Nilton Monteiro, também preso. Muito nervoso, em pouco de 30 minutos ele relata todas as barbaridades que sofreu e vem sofrendo; e principalmente, dá o nome de muita gente, muita gente mesmo, de Minas, de SP, do Brasil, envolvidos na corrupção do psdb-dem.

Ainda em janeiro publiquei um resumo do desenrolar desses acontecimentos em http://refazenda2010.blogspot.com.br . No corpo do artigo há um link para um pdf que corrobora para as considerações explanadas no áudio do Nilton Monteiro em https://www.youtube.com/watch?v=nmmh6afbVnY .

Creio ser importante ler a descrição do vídeo.

Zé Brasil

Libertas quae sera tamem: um dístico nobre, digno de Tiradentes, nosso símbolo maior da Liberdade, sendo celeremente arrastado no atoleiro político fétido que a tucanada criou.
E aí, meus conterrãneos, cadê a reação de santa indignação que sempre marcou nossa terra, ela está morta? Onde estão as vozes para clamar pela verdadeira liberdade de expressão daquele que lhes é voz e agora nem visitado por uma Comissão parlamentar pode, pois são, pasmem, alegadas razões de segurança de estado?
A porra da ditadura voltou aí em Minas e ninguém me avisou? Vamos deixar a canequinha de café, a broa de milho e o pão de queijo de lado por uns momentos e cobrar de modo enérgico aos seus representantes por nós democraticamente eleitos para esta situação exdrúxula e antidemocrática termine já!
Não é nenhum pecado combater-se iniquidades, sô! Mãos à obra!

Urbano

Eu já ouvi alguma coisa sobre o nome e sobrenome desse modus operandi na política… O pior é que nem há mais vôs para mandato de acomodação, após o barco adernar.

Zilda

Onde estão a FEnaj, os sindicatos de jornalistas que estão denunciando perseguição aos jornalistas, mas sempre realçando o lado dos manifestantes que impedem equipes de TV de fazerem matérias.Não ouvi nada ainda sobre a perseguição a jornalistas, por políticos.

Fabiano

O pior é que o povo em Minas ama o Aecin…

ricardo silveira

O Barbosa não passa por cima dos direitos dos presos do PT? Nada mais é novidade. Falta Ministro da Justiça.

Marcos C. Carvalho

Os petistas paulistas reclamam do PSDB de SP. Aqui em minas o PSDB é Deus, faz o que quer. Está na hora de uma reação ao arbítrio do PSDB mineiro. Chega de desmandos, roubos e até assassinatos.

Claudio-SJ

Ninguém mais acredita na Justiça. Em outro tempo, um Habeas Corpus já teria resolvido essa situação.

    Denise

    Ainda resolve, depende do preso (Está de que lado?).

Carlos Lima

Vejam só, temos que admitir, o GOVERNO FEDERAL é fraquíssimo, raquítico de autoridade para fazer cumprir a constituição, Tomou dinheiro e não negociou dívida do ATLÉTICO MINEIRO, más negociou com o VASCO e BOTAFOGO e a dívida da GLOBO com RECEITA FEDERAL como conta o blog Cafezinho foi negócio de máfia e a GLOBO continua a receber por propagandas do GOVERNO e ESTATAIS, Porque o tratamento da RECEITA COM A GLOBO É DIFERENTE PARA COM O ATLÉTICO MINEIRO? PORQUE A GLOBO TEM ESSE PRIVILÉGIO e o ATLÉTICO MINEIRO NÃO TEM? O ATLÉTICO DEU ATÉ O SHOPPING CENTER DE GARANTIA E A RECEITA NÃO QUIS, é esse o governo de turminhas que governa o BRASIL. Como continuar a alimentar nosso sonho de esquerda se estamos sendo transformados em lixo ideológico pelo PT o qual ajudamos a construir o sonho trabalhista e agora querem nos destruir. Não sei o que passa na cabeça desse pessoal o certo é que agem como leões para conosco que os defende ou defendia e como cordeirinhos para com quem quem lhes atacam e os tentam destrui-los. Isso eu chamo de traição e covardia.

Carlos Lima

Se com deputados é assim, imaginem com o que o povo mineiro esta lidando. E a imprensa mineira caladinha defendendo com unhas e dentes a opressão e a mentira. Aqui em Minas esta tudo dominado, Justiça, MPE, Polícias, ouvidorias, corregedorias todas e qualquer instituições para proteção do povo esta dominada para alimentar um sonho pessoal de uma pessoal sem nenhuma qualidade. Eu sinto vergonha hoje de ser mineiro. Enquanto isso helicóptero, Pilotos e Combustível que alimenta o tráfico de drogas sumiu..com o pó ao vento.

Jorge Guilherme Caio

Azenha,

Está aí uma excelente oportunidade para os jornalistas (que no momento parecem estar unidos em função da morte do cinegrafista) se unirem também, para investigarem a prisão deste jornalista.

Que tal os blogs progressistas puxarem a fila ?!?

Se depender da velha mídia…vixi, o cara vai mofar na cadeia !!!

Será que algum jornalista terá coragem para perguntar ao governador Anastasia a situação deste preso ?

Será que alguém questionará o Aécio o que ele acha desse caso ?

A solidariedade dos jornalistas é seletiva ?

Vários blogs repercutindo esse assunto traria mais visibilidade a ele !

As coisas no Aecioquistão estão cada dia pior !!!

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/s403x403/1390743_764676150212468_1608295911_n.png

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/1450955_669052323139155_417837228_n.jpg

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/298562_580909771939861_1390202916_n.jpg

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQq_bpsn62sBuPkFKhJY1zTWBxxWlerj6qCvR-6IPXcsJU6_kZA

sergioa

Cade o procurador-geral da republica, o barbosão (ou neste caso podemos chamá-lo de barbosinha???) ???????

Cadê a indignação da midia, que ficou horrorizada com a morte insjustificada de um jornalista nos protestos dos black blocs, mas não se indigna contra uma arbitrariedade tucana???

Só por que ele denúnica as mazelas do PSDB????

Andrer

Onde estão os “gritadores” de liberdade de imprensa agora? Onde estão os merdais da vida?

abolicionista

Ué, mas então Minas não faz parte do Brasil? Intervenção federal já. Dilma está tão frágil assim? Ou também tem interesse em manter o jornalista calado?

Guara

– “ordens superiores”…já ouvi isso muitas vezes. Quem são esses superiores?

Jacó do B

Calma, gente! É somente uma ficção! Mas….e se o Governador fosse Petista dando “ordens superiores”? O Gilmar Mendes denunciaria o “Estado Policialesco”, o Pig e seu ursinho amestrado Álvaro Dias exigiriam uma CPI e a renúncia do Governador e, claro, da Dilma também. Isto não aconteceria, pois tucano jamais irá preso no Brasil…..

FrancoAtirador

.
.
Será que o Carone ainda está vivo?

É necessário conclamar urgentemente

as autoridades federais a este caso.
.
.

JACÓ

Crime contra a humanidade o Governo federal deve mandar apura e intervir neste estado que esta desmoralizado o POVO de MINAS GERAIS deve sair as ruas para expulsar o Pior Salario Do Brasil. Tenho dito…

Luís Carlos

A Globo, Black Blocs, Anonymous e o PSOL já manifestaram apoio ao Carone?

José X.

É a ditadura chegando, pelas mãos do judiciário, do mp, da globo e do psdb…

Nunca imaginei que chegaria a dizer isso, mas aécio é ainda mais perigoso que serra…

    Marcelo

    Eu sempre soube disso.

francisco

ORDENS SUPERIORES UMA OVA,ISTO É DITADURA, CADÊ A LIBERDADE DA IMPRENSA. O POVO DE MINAS GERAIS TERRA DA LIBERDADE PRECISA EXCLUIR ESSSES DITADORES DO PODER.O BRASIL TODO TÁ ASSISTINDO ESSE ARBITRIO.

    Luiz Carlos Azenha

    Minúsculas, meu caro Francisco, minúsculas! abs

    Jorge Vieira

    Azenha: até hoje, não consegui entender essa objeção às letras maiúsculas. Tudo bem que o comentarista quer chamar a atenção para o texto dele, e daí ? Qual o problema ?
    Será que a letra maiúscula ocupa mais memória do computador ?
    Ou a questão é estética ?
    Eu, pessoalmente, prefiro escrever com letra minúscula, A letra maiúscula requer mais esforço, é maior, mais pesada. Já para ler, prefiro a maiúscula, maior visibilidade, mais legível.
    Um abraço, JJ

    Luiz Carlos Azenha

    Atrapalha a leitura. Experimente um site APENAS COM LETRAS MAIÚSCULAS E VOCÊ VAI VER…

Paulo ETV

Por favor ,alguma dúvida que é a nova modalidade de como se administra uma prisão política!

Precisa escancarar para todo mundo!

Marat

Eles disseram: “ordens superiores”? Caramba… Estamos em 1968?

    wagner paulista de souza

    Em Minas, 1968 – O Ano que não terminou.

Mateus Campos

JA IMAGINOU esta “turma do Aécio” no comando do Brasil???. E estas notícias podem ser veiculadas em site de outro Estado, se for aqui o bicho pega, faz vergonha de ser mineiro.

    Daniel

    Todos os “blogueiros sujos” iriam para a cadeia, incomunicáveis. Se o Serra fosse o ministro da Justiça, poderia fazer um convênio com o Grande Irmão do Norte e mandar todos para Guantânamo.

Luís Carlos

Esta é a “democracia” tucana e dos aliados da grande mídia.

Deixe seu comentário

Leia também