VIOMUNDO

Nota do Ministério da Justiça sobre investigação de FHC sai do ar e volta diferente

26 de fevereiro de 2016 às 21h03

Captura de Tela 2016-02-16 às 21.28.23

Ministério da Justiça determina apuração de denúncia de jornalista contra FHC

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Justiça determinou hoje (26) que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a denúncia de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) usou a empresa Brasif S.A Exportação para pagar pensão no exterior a um filho da jornalista Mirian Dutra Schimidt, com quem o então senador teve um relacionamento extraconjugal entre as décadas de 1980 e 1990.

Em nota divulgada no início desta noite, o ministério informa que o inquérito tramitará em segredo de Justiça. Ao jornal Folha de S.Paulo, Mirian Dutra disse que assinou um contrato fictício de trabalho com a Brasif por meio do qual recebia recursos enviados pelo ex-presidente ao filho dela, Tomás Dutra.

No final da semana passada, a Brasif negou que intermediasse a remessa de dinheiro de Fernando Henrique para a jornalista. A empresa, no entanto, confirmou ter contratado a jornalista, em 2002, mas negou participação do ex-presidente na contratação ou no depósito dos pagamentos.

O ex-presidente também nega que tenha usado a Brasif para enviar recursos para o exterior. Em nota, Fernando Henrique admitiu que mantém contas no exterior e que presenteou Tomás com um apartamento.

Edição: Nádia Franco

*****

A nota original sumiu da página do Ministério da Justiça.

Vejam como foi originalmente divulgada:

O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal, no âmbito das suas competências constitucionais, determinou nesta sexta-feira (26), a abertura de inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais noticiados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Monica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor.

A nota voltou diferente:

Brasília, 26/02/16 – O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal abriu, nesta sexta-feira (26), inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais informados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Mônica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. A abertura do inquérito se deu a partir do encaminhamento de representação de parlamentares, recebida no Ministério da Justiça em 23/02 e encaminhada à PF para providências. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor. 

Leia também:

Assessor de Lula espera ação contra ex-presidente e família na semana que vem

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
16 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

27/02/2016 - 21h26

Como não é arte, mas artimanha, então não é Ministério, mas mistério. Devem ter ligado para o SAC, vai ver…

Responder

Messias Franca de Macedo

27/02/2016 - 20h51

[NITROGLICERINA PASTA PURA!]

O DCM APRESENTA SEU NOVO DOCUMENTÁRIO: A LISTA DE FURNAS

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-apresenta-seu-novo-documentario-a-lista-de-furnas/

e aqui

https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE

Responder

Esquerdinha da Bahia

27/02/2016 - 19h01

vocês não querem passar o Pais a limpo , aguardando moderação de um comentário tão simples e sem ofensa

Responder

Esquerdinha da Bahia

27/02/2016 - 18h57

tem muita Gente colocando besteira na Net e procurando um jeitinho pra se da bem .eles tem que deixar é de hipocrisia , ficam trabalhando nus bastidores contra o Povo e recebendo verbas que poderiam serem usadas para tantas ações nesse Pais em favor do Povo . eles fazem ao contrário e ainda com o discurso de quanto pior melhor . e os formadores de opinião indo atrás , esses são nossos Parlamentares e Intelectuais desse Pais . são todos hipocritas . a minha luta é para o Povo ir a rua cobrar da Justiça que investigue todas as denuncia de corrupção nesse pais independente de Politico,Empresarios , Artistas , Partido Politico e Midia . começando pelo Lava Jato ,Passando pelo HSBC , Metrôs Privatizações , Movimento Brasil Livre e Furnas . doa em quem doer e só assim o Povo vai saber se tem alguém que mereça seu voto . outro detalhe investigar a própria Justiça . ( Movimento Passar o Pais a Limpo ) o resto é só hipocrisia ! vamos acordar

Responder

Sidnei Brito

27/02/2016 - 18h44

E o Ministério da Justiça, hein? Conseguiu emitir uma nota que abre inquérito sobre FHC sem citar uma única vez o nome do tucano.
Haja burr…, digo, republicanismo!

Responder

Julio Silveira

27/02/2016 - 14h34

Amaciaram o texto, amarelaram. É isso que dá tucano camuflado no governo.

Responder

    Julio Silveira

    27/02/2016 - 14h35

    Aliás tucano só não, tem cuco também.

Francisco

26/02/2016 - 23h55

Será apurado com a mesma selvageria com se apuram crimes de pobres, pretos, bichas e comunistas…

Não creio. Nenhum desses quatro tem qualquer motivo hoje para confiar nem no Ministro e nem na Justiça.

Que dirá no Ministério da Justiça.

No que me diz respeito, esse mandato está em esta fio probatório.

Responder

lulipe

26/02/2016 - 21h54

Isso é coisa da CIA!!!

Responder

    Luiz Gomes Moreira

    27/02/2016 - 21h24

    Não Lulipe! A CIA só faz serviços de monta ou montaria. Quando envia um DAN MITRIONE, quando acerta com o FHC alguma coisa grande (talvez de emplacar a PETROBRAX). Vai aprender um pouco de política, lendo mais, e coisas não direcionadas. De repente vai desconfiar da morte do KENEDY !! Pois é, como um suspeito tão importante é deixado ao alcance de um qualquer para ser morto? Nem a polícia brasileira é tão babaca. Aqui, só acontecem coisinhas do tipo sumir tudo sobre o HELICOCA com 430kg de pasta base. É de desconfiar, mas não tem a importância do assassinato do presidente da maior potência mundial (e a mais pacífica)!!!???

Deixe uma resposta