VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Nota do Ministério da Justiça sobre investigação de FHC sai do ar e volta diferente

26 de fevereiro de 2016 às 21h03

Captura de Tela 2016-02-16 às 21.28.23

Ministério da Justiça determina apuração de denúncia de jornalista contra FHC

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Justiça determinou hoje (26) que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a denúncia de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) usou a empresa Brasif S.A Exportação para pagar pensão no exterior a um filho da jornalista Mirian Dutra Schimidt, com quem o então senador teve um relacionamento extraconjugal entre as décadas de 1980 e 1990.

Em nota divulgada no início desta noite, o ministério informa que o inquérito tramitará em segredo de Justiça. Ao jornal Folha de S.Paulo, Mirian Dutra disse que assinou um contrato fictício de trabalho com a Brasif por meio do qual recebia recursos enviados pelo ex-presidente ao filho dela, Tomás Dutra.

No final da semana passada, a Brasif negou que intermediasse a remessa de dinheiro de Fernando Henrique para a jornalista. A empresa, no entanto, confirmou ter contratado a jornalista, em 2002, mas negou participação do ex-presidente na contratação ou no depósito dos pagamentos.

O ex-presidente também nega que tenha usado a Brasif para enviar recursos para o exterior. Em nota, Fernando Henrique admitiu que mantém contas no exterior e que presenteou Tomás com um apartamento.

Edição: Nádia Franco

*****

A nota original sumiu da página do Ministério da Justiça.

Vejam como foi originalmente divulgada:

O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal, no âmbito das suas competências constitucionais, determinou nesta sexta-feira (26), a abertura de inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais noticiados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Monica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor.

A nota voltou diferente:

Brasília, 26/02/16 – O Ministério da Justiça informa que a Polícia Federal abriu, nesta sexta-feira (26), inquérito para apurar a ocorrência de eventuais ilícitos criminais informados por Mirian Dutra Schimidt, em matéria publicada pela Folha de São Paulo, na coluna Mônica Bergamo, no último dia 17 de fevereiro de 2016. A abertura do inquérito se deu a partir do encaminhamento de representação de parlamentares, recebida no Ministério da Justiça em 23/02 e encaminhada à PF para providências. O inquérito tramitará em sigilo, na forma da legislação em vigor. 

Leia também:

Assessor de Lula espera ação contra ex-presidente e família na semana que vem

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

16 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Urbano

27/02/2016 - 21h26

Como não é arte, mas artimanha, então não é Ministério, mas mistério. Devem ter ligado para o SAC, vai ver…

Responder

Messias Franca de Macedo

27/02/2016 - 20h51

[NITROGLICERINA PASTA PURA!]

O DCM APRESENTA SEU NOVO DOCUMENTÁRIO: A LISTA DE FURNAS

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-apresenta-seu-novo-documentario-a-lista-de-furnas/

e aqui

https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE

Responder

Esquerdinha da Bahia

27/02/2016 - 19h01

vocês não querem passar o Pais a limpo , aguardando moderação de um comentário tão simples e sem ofensa

Responder

Esquerdinha da Bahia

27/02/2016 - 18h57

tem muita Gente colocando besteira na Net e procurando um jeitinho pra se da bem .eles tem que deixar é de hipocrisia , ficam trabalhando nus bastidores contra o Povo e recebendo verbas que poderiam serem usadas para tantas ações nesse Pais em favor do Povo . eles fazem ao contrário e ainda com o discurso de quanto pior melhor . e os formadores de opinião indo atrás , esses são nossos Parlamentares e Intelectuais desse Pais . são todos hipocritas . a minha luta é para o Povo ir a rua cobrar da Justiça que investigue todas as denuncia de corrupção nesse pais independente de Politico,Empresarios , Artistas , Partido Politico e Midia . começando pelo Lava Jato ,Passando pelo HSBC , Metrôs Privatizações , Movimento Brasil Livre e Furnas . doa em quem doer e só assim o Povo vai saber se tem alguém que mereça seu voto . outro detalhe investigar a própria Justiça . ( Movimento Passar o Pais a Limpo ) o resto é só hipocrisia ! vamos acordar

Responder

Sidnei Brito

27/02/2016 - 18h44

E o Ministério da Justiça, hein? Conseguiu emitir uma nota que abre inquérito sobre FHC sem citar uma única vez o nome do tucano.
Haja burr…, digo, republicanismo!

Responder

Julio Silveira

27/02/2016 - 14h34

Amaciaram o texto, amarelaram. É isso que dá tucano camuflado no governo.

Responder

    Julio Silveira

    27/02/2016 - 14h35

    Aliás tucano só não, tem cuco também.

Francisco

26/02/2016 - 23h55

Será apurado com a mesma selvageria com se apuram crimes de pobres, pretos, bichas e comunistas…

Não creio. Nenhum desses quatro tem qualquer motivo hoje para confiar nem no Ministro e nem na Justiça.

Que dirá no Ministério da Justiça.

No que me diz respeito, esse mandato está em esta fio probatório.

Responder

lulipe

26/02/2016 - 21h54

Isso é coisa da CIA!!!

Responder

    Luiz Gomes Moreira

    27/02/2016 - 21h24

    Não Lulipe! A CIA só faz serviços de monta ou montaria. Quando envia um DAN MITRIONE, quando acerta com o FHC alguma coisa grande (talvez de emplacar a PETROBRAX). Vai aprender um pouco de política, lendo mais, e coisas não direcionadas. De repente vai desconfiar da morte do KENEDY !! Pois é, como um suspeito tão importante é deixado ao alcance de um qualquer para ser morto? Nem a polícia brasileira é tão babaca. Aqui, só acontecem coisinhas do tipo sumir tudo sobre o HELICOCA com 430kg de pasta base. É de desconfiar, mas não tem a importância do assassinato do presidente da maior potência mundial (e a mais pacífica)!!!???

Deixe uma resposta