VIOMUNDO

Nassif: Operação Triplo X foi deflagrada para reanimar campanha do impeachment

31 de janeiro de 2016 às 23h18

Triplo  X

 Com excesso de poder, a Lava Jato pode ter virado o fio

 por Luis Nassif, no GGN

Se havia alguma dúvida sobre o caráter político da Lava Jato, a Operação Triple X desfaz qualquer dúvida, especialmente após as explicações dadas pelo Instituto Lula. É possível que, com os últimos exageros, a Lava Jato esteja virando o fio.

Lá, se mostra que as tais informações novas, que justificaram a autorização do juiz Sérgio Moro para deflagrar a operação, constam pelo menos desde agosto do ano passado na ação do Ministério Público Estadual (MPE) paulista sobre a Bancoop. Não havia novidade. Foram reavivadas pelos procuradores e pelo juiz Sérgio Moro apenas para criar um fato político na véspera da abertura dos trabalhos legislativos.

Mais que isso, há uma narrativa lógica – e fundamentada em documentos – para as relações do casal Lula com o tal tríplex. São explicações fornecidas há tempos, desde que o tal tríplex passou a frequentar o noticiário e que vieram agora embasadas em documentos.

Ou a Lava Jato desmonta esses argumentos ou não conseguirá uma explicação lógica para sua última ofensiva, a não ser a intenção de influenciar o jogo político.

Nos ambientes democráticos, a maior vulnerabilidade dos poderosos são os exageros cometidos no exercício do poder. De repente coloca-se um poder excessivo nas mãos de um grupo de procuradores, delegados e de um juiz de primeira instância, sem nenhum preparo institucional prévio, fruto apenas de um conjunto de circunstâncias políticas.

Pessoas que sabiam investigar e prender – e esbarravam, muitas vezes, nos obstáculos dos tribunais superiores – ganham o poder de, a partir do Paraná, influenciar o jogo político, abalar estruturas políticas e partidárias, criar comoção social, fazer valer suas preferências políticas. De repente, são bajulados, premiados, vestem-se a rigor para ganhar prêmios. Criam a mística dos heróis sem mácula e, para consumo externo, passam a acreditar nela.

A Lava Jato ganhou um poder excessivo. Com suas últimas investidas, a operação perdeu os limites e saiu dos trilhos.

A ênfase com que os vazamentos voltaram segue o calendário político. Trata-se de reavivar o tema para entregar o caldeirão fervendo ao Congresso reaberto, preparando o clima para a última investida pró-impeachment.

O Ministro Jacques Wagner começa a ser bem-sucedido em sua tarefa de conciliação política. É o que basta para um comando de search nos depoimentos da Lava Jato, encontrando qualquer menção ao seu nome para alimentar o noticiário.

A bandeira do impeachment perde fôlego após a decisão do STF. Então, tratam de levantar o escândalo do Queen Marize, de 4 mil reais, e a Operação Tríplex para reavivar a fogueira do impeachment.

A equipe da Lava Jato já estava no tal sítio de Atibaia no mesmo momento em que chegava nas bancas a edição da Folha, com a tal manchete sobre o barco. Sequer deram um dia de prazo, para apagar as pistas do conluio jornalístico.

Hoje, no Estadão, mais vazamentos com a retumbante revelação – em manchete principal! – de que um lobista escreveu ao presidente de uma montadora estrangeira para investir no Brasil, pois ele teria boas relações com o presidente e com Ministros.

Como em geral costuma levar em média de 8 a 12 meses para cair a ficha da presidente e de seu Ministro da Justiça, sobre os eventos que afetam seu governo, um breve roteiro de como funciona a Lava Jato.

1. A força-tarefa da Lava Jato é uma organização integrada e disciplinada, que trabalha de forma cooperativa sob o comando do juiz Sérgio Moro.

2. Procuradores e delegados têm uma estratégia peculiar para se livrar da responsabilidade por vazamentos: esperam que a notícia vazada esteja em mais de um ponto. Estando, sempre haverá o recurso de atribuir o vazamento à outra parte.

3. Na Lava Jato, esse tipo de álibi não funciona. A Lava Jato atua como uma organização disciplinada, na qual todos os membros são solidários entre si. Basta ver a reação dos procuradores contra o delegado que ousou apontar irregularidades cometidas por delegados no episódio das escutas clandestinas na cela do doleiro Alberto Yousseff.

4. Para aumentar a eficácia dos trabalhos, houve uma espécie de divisão de tarefa. Os delegados da PF se incumbem de atuar nas sombras, providenciando os vazamentos selecionados para os jornais. Já os procuradores representam a imagem pública, atuando como porta-vozes da dignidade, da transparência e da legalidade da Lava Jato.

5. A rigor, não existe diferença entre os procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima e o delegado Igor Romário de Paula (sic). Todos têm a mesma natureza e incidem na mesma fraqueza de se lambuzar com o excesso de poder e avançar para além das suas atribuições, interferindo no jogo democrático com operações dessa natureza.

Leia também:

Lula divulga todos os documentos do Guarujá 

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

25 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

FrancoAtirador

02/02/2016 - 23h36

.
.
Não, não é por causa do Impíxi da Dilma. Isso é só pra enfraquecer o Petismo.
.
A OLJ (OC/PPP) foi Preconcebida para prender o Lula como Chefe de Quadrilha.
.
.

Responder

luis Campinas

01/02/2016 - 16h12

Deve ter alguém ai que entenda um pouco mais do que eu nisso. Pode um juiz utilizar dinheiro ressarcido de crime, da forma que bem entender. Pode um órgão envolvido num processo, utilizar um dinheiro fruto de seu trabalho?
Eu não sei, mas não vi ninguém, advogado algum falar disso?
A diferença do afastamento do juiz do Rio foi que ele usou pra si, neste caso aqui é para o grupo que investiga, é isso?

Responder

henrique de oliveira

01/02/2016 - 16h06

Sera que precisa fazer faculdade para se passar de palhaço na lava-jato ou os procuradores e a turminha da PF e Moro já nasceram retardados? Esses idiotas ainda pensam que fazem a cabeça do povão? sera que já não perceberam que jamais voltarão ao governo federal?

Responder

wendel

01/02/2016 - 15h58

Bom, pelo que deduzi do artigo, aliás muito bem escrito pelo Nassif, mas faço minhas inclusões. Se são tão profissionais e meticulosos, é sinal de que também são bons adversários. Sendo assim, pergunto. Porque o governo com toda a máquina administrativa na mão, também não se cerca de profissionais superiores para se defender destas armadilhas criadas por eles? A principio, julgo que o governo tem muito maior capacidade para se defender que este grupelho do Paraná ! Não vou dizer que seja incapacidade do governo, mas que fico na dúvida da eficiência do governo em contrapor a estas conspirações, muitas delas sem provas, ahahaha, isto fico !!!!
Finalizo dizendo; quem tem C…., não faz trato com P ……!!!!!!!!!!!!

Responder

Messias Franca de Macedo

01/02/2016 - 15h46

[FORA DE PAUTA]

ATENÇÃO BRASIL DO BEM

CAMPANHA CÍVICA, DEMOCRÁTICA E HUMANITÁRIA – E PELA LEGALIDADE

Vamos, legitimamente, resgatar o líder político José Dirceu!
O José Dirceu é um preso político!
O enunciado acima é um axioma!
Tese insofismável!
O sofrimento e a desonra impostos a esse homem é sobremaneira desumano!
Não podemos mais conviver com esta barbaridade e iniquidade!
Ou aumentará o nosso grau de cumplicidade, insensibilidade, falta de gratidão e covardia!
Vamos nos organizar, criar abaixo-assinado, mobilizar a sociedade civil, a juventude, as universidades, os intelectuais, a OAB, a CNBB, as instituições vinculadas ao Direito, aos Direitos Humanos, à civilidade e à democracia; vamos levar representantes ao Vaticano, para conversar com o Santo Papa Francisco I; denunciar a perversidade atroz a todas as agências noticiosas internacionais, a todos os chefes de Estado do mundo…
(…)
José Dirceu já foi trucidado sob o escandaloso e ILEGAL ‘domínio do fato’ no julgamento de exceção do Mentirão, cumpriu a pena, estava preso em regime domiciliar, foi preso apesar de preso (sic)…
Levar em consideração a idade do apenado; considerar que apesar da idade longeva, o José Dirceu tem uma filha ainda criança – e uma mãe obviamente senil!
O que a (IN)Justiça deste país quer mais ainda arrancar desse homem!
Gostem dele ou não, o José Dirceu tem serviços prestados à nação!
É inequívoco!
É um intelectual!
Lutou contra a ditadura militar!
É um dos fundadores do maior Partido Político da América Latina.
Foi o alquimista que possibilitou a ascensão de um operário à Presidência da República!
E os avanços e conquistas que decorreram!
É um ser humano!
Quem viveu e não cometeu erros?
E agora – mais do que nunca – o José Dirceu confessa os seus pecados em juízo!
O que não se pode é imputar ao José Dirceu todos os crimes imagináveis, e sobrestá-los aos admitidos!
Respeitosa e humildemente, conclamo a todos e a todas brasileiros e brasileiras de coração bom e sentimento de justiça no sentido de fazermos vigílias nas proximidades do local onde o José Dirceu está, indevida e ILEGALMENTE, preso…

EM TEMPO:
pessoalmente, nunca vi o senhor José Dirceu – nem mesmo a anos-luz de distância!

ENTENDA

################

DIRCEU AO MORO: PRA QUE ME PRENDER?
O esforço que o Moro faz para enfiar a Petrobras em tudo!

publicado 01/02/2016

(…)
Disse o condenado:
– Dr Moro, independentemente de o senhor me condenar, o que não se justifica é a minha prisão. Eu lutei contra a Ditadura, fui preso, fui condenado pelo domínio do fato no mensalão e fui preso – e sempre cumpri as regras do processo e a disciplina da prisão. Não faz sentido me prender! Não tem razão de ser! E me prender em casa! Por que? Eu poderia estar na minha casa com a minha família e cumprir a minha obrigação.
Moro ficou constrangido e acabou com a oitiva.
Como se sabe, Moro prendeu Dirceu seis meses atrás.
Dirceu estava preso, ainda que em prisão domiciliar, mas preso.
Moro levou seis meses para ouvi-lo, como se fosse possível torturar o Dirceu psicologicamente…
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/dirceu-ao-moro-pra-que-me-prender

Responder

Ernando Peluso

01/02/2016 - 14h47

Na verdade há um equívoco na matéria: os senhores Deltan e Carlos são procuradores da República e o senhor Igor é delegado da polícia federal.

Responder

    Conceição Lemes

    01/02/2016 - 15h00

    Corigido, Ernando. Obrigada. abs

    Sidnei Brito

    01/02/2016 - 15h20

    Talvez eu tenha interpretado errado…
    Mas no original, no site do Nassif, após a “troca” de delegados e procuradores, ele colocou aquele famoso “sic”, ou seja, declarando que era para ser “assim mesmo”.
    Acho que foi proposital, com o objetivo de dizer que “não existe diferença entre eles. Todos têm a mesma natureza e incidem na mesma fraqueza de se lambuzar com o excesso de poder e avançar para além das suas atribuições, interferindo no jogo democrático com operações dessa natureza.”
    Em resumo, desrespeitam suas atribuições e uns assumem as funções dos outros, pois o que vale mesmo é o picadeiro.
    Mas posso ter interpretado errado, claro.

Adrian

01/02/2016 - 14h35

O povo tem que dar a resposta a lava jato, ao juiz Moro e ao psdb de Aecio nas urnas, isso fará toda a diferença em 2017 e 2018.
Quem eleger mais prefeitos e vereadores, pt ou psdb, governo ou oposição, é esse que o povo apóia.
É importante dar essa resposta bem dada nas urnas, até mesmo para mostrar a vontade popular, ratificar ou retificar a vontade do povo. Voto nas urnas se respeita.

E o povo que é quem mais perde com a crise tem que MANDAR certos políticos calar a boca, e isso é feito através do voto. A resposta tem que ser nas urnas.
Essa é minha opinião !

Responder

Paulo Henrique

01/02/2016 - 14h07

Quando Lula preteriu o Cardoso, escolhendo o Haddad como prefeito de SP, deflagou a ira do Ministro, que agora, nos bastidores, ri de toda a perseguição que está acontecendo. Ri da Lava Jato e faz vistas grossas de forma proposital. É a vingança de um cidadão que não aceitou a decisão partidária. Ou ele sai do Ministério, ou as coisas vão piorar ainda mais.

Responder

    henrique de oliveira

    01/02/2016 - 16h10

    Concordo com você Paulo , todo tucano que é desprezado fica de mi mi mi e faz biquinho , é o caso desse ministro da justiça.

maria do carmo

01/02/2016 - 13h44

Nassif, sempre lucido, parabens, mas esta dificil, de continuar a assistir o MP. parcial sem nocao, juiz, procurador e promotor, que adoram holofotes, que adoram homenagens e falar fora dos autos, tem mais de trinta anos que denigrem Lula sem provas, agora ate o MP da Inglaterra esta estarrecido, inclusive com a midia parceira dessa oposicao, mas MP?, que justica e essa? Penso esta na hora de sairmos as ruas para protestar contra esse nazismo pior que o do Hitler, contra o melhor presidente que o Brasi ja teve, governo progressista reconhecido pelo mundo,, governou para todos, chego a conclusao, que o MP, que fizeram faculdade nao aprenderam nada, nao aceitam que o retirante nordestino, trabalhador, honesto e INTELIGENTE, com maior indice de aprovacao como presidente, tenha direito de ir e vir, sem ilacoes criminosas! Basta! MP pequeno, invejoso!Tenho vergonha!

Responder

Arnaldo Costa

01/02/2016 - 12h16

Essa investida contra o adversário político Lula é também para abafar os crimes que estão aparecendo do gangster mafioso Aético. Cansamos de ser enganados! Cadeia para esses demotucanos picaretas corruptos!

Responder

Arnaldo Costa

01/02/2016 - 12h14

A máfia demotucana, a qual o juiz Moro virou um capanga, dominou a operação Abafa-Jato. Esse picareta está totalmente envolvido com tucanos corruptos e tem o apoio da banda podre da justiça, imprensa e PF. Não há como investigar o criminoso Youssef e não chegar em seu mentor e amigo íntimo Youssef. Da mesma forma não tem como esconder mais Aético, 3 vezes citados, FHC, Agripino e outros corruptos, ladrões, gangsters bandoleiros.

Responder

Messias Franca de Macedo

01/02/2016 - 12h12

“Aqui pra ‘nois’, para que ninguém nos ouça!”

Manhã de segunda-feira (01 de fevereiro de 2016), tapei as narinas, e fiz uma, digamos, varreduras nas ‘manchetonas’ nazifasciterroristas da ‘Foia’ dos Frias da puta!

RESCALDO:
não se fala “nem no iate, nem tampouco na ‘mansão’ do Lula”!
Muito menos no Merendão do “Picolé de Chuchu”!
Mais tarde, “voltarão o iate e a ‘mansão’ do Lula”!
Quiçá também a suposta compra de um latifúndio no Planeta X!
[“Dona Marisa Letícia deve gostar de aventuras!”]
Por outro lado, o Merendão do DEMoTucano “Picolé de Chuchu” continuará ‘vazado’ para os Quintos dos Infernos do esquecimento do ‘CU(nha)’ do ‘Aécio El Chato Furnas Forever’!

Mas, para não fugir por demais do script golpista, por ora temos [mais] uma fofoquinha e [mais] um factoide [um tanto envergonhado]!

Primeiro, a fofoquinha

‘Tensão no Planalto
Dilma cogitou deixar PT no auge da crise, no fim do ano passado’

O factoide

Para vender caças, lobista prometeu investimento em berço político de Lula

EM TEMPO:
em relação ao factoide envergonhado, melhor seria afirmar:
Para vender caças, lobista prometeu investimento em berço [de ouro!] do neto do Lula. Ou, talvez, Para vender caças, lobista prometeu investimento em berço [de ouro!] da neta do Lula.

RESCALDO:
lá isso é jornalismo?!
Lá isso é oPÓsição, siô?!

Responder

    Messias Franca de Macedo

    01/02/2016 - 12h20

    Quando, deliberadamente, se quer porque quer acusar/incriminar alguém, o processo se transforma numa, digamos, peneira!
    Franz Kafka – e o ‘desMOROlizado’- que o digam!

Bernardo

01/02/2016 - 11h42

Essa oposição é muito burra. Perdem tempo com esta cruzada contra a corrupção que na verdade virou a única bandeira política que eles têm e seus líderes nem são políticos, são os membros do judiciário que conduzem um processo que se imaginava para combater e punir quem errou na gestão de dinheiro público mas que se transformou nessa cruzada contra o PT e alguns políticos aliados, mesmo a despeito das famosas delações terem indicado também vários políticos de partidos da oposição. Agora tentam jogar o foco em Lula pois sabem que impeachment e outros golpes não passarão.
A burrice está aí; vão perder tempo precioso de se prepararem realmente para trazer alguma mensagem positiva em 2018 e tentar vencer a eleição. Do jeito que têm atuado será outra derrota e, se Lula quiser e tiver vontade, podem ser duas derrotas ( 2018 e 2022).
O time deles é muito ruim!!! Só mesmo no tapetão (ou nem nele).

Responder

Sidnei Brito

01/02/2016 - 11h20

Também no Nassif, vi essa notícia, na qual não tive coragem de acreditar como séria, chegando a pensar que fosse coisa do “Sensacionalista”. Vocês viram?

http://jornalggn.com.br/noticia/pt-e-governo-estao-convencidos-de-que-moro-e-auxiliares-estao-alinhados-com-oposicao-por-tales-faria

Sério? Não acredito!
Próximas:
“PT e governo estão convencidos de que Papai Noel não existe”;
“Governo e PT estão convencidos de que Leila é a assassina de Odete Roitmann”;
“Governo e PT desconfiam que Dilma pode ter sido reeleita em 2014″, e por aí vai.

Naquele texto publicado no Nassif, de autoria de Tales de Faria:

“Cardozo ficou especialmente convencido na virada do ano, quando policiais federais divulgaram que os cortes de verbas na PF atingiriam a Operação Lava Jato e que teria havido até ajuda financeira da Justiça do Paraná à PF – leia-se Sérgio Moro – para pagar a conta de luz da Superintendência.”.

Faltou falar que Cardozo teve tal epifania no exato momento em que estava correndo atrás de sua tartaruga de estimação, que acabara de fugir de seu jardim.

Responder

Julio Silveira

01/02/2016 - 10h55

Só vou acreditar na Justiça do Brasil quando ver seus membros, flagrados na ilegalidade, compartilharem as mesmas penalidades legais que estão sujeitas os meros mortais. Inclusive no que tange a cadeia.
Enquanto a punição máxima estiver no nível das aposentadorias compulsórias levando o direito a pensão vitalícia do estado, estarão num outro nível de cidadania, que se mantem mesmo sendo desvio constitucional.

Responder

José Carlos Damaceno

01/02/2016 - 09h55

Bom dia Nassif gosto de tudo que você escreve principalmente pela lucides e riqueza de detalhes, gostaria de ver suas analises alimentando o grande publico que na verdade só se informam quando se informam pelo PIG que alimenta um exercito de imbecis por este país afora.

Responder

CaRLos

01/02/2016 - 09h52

É um conluio midiático mesmo. A mídia é um partido político ilegal e clandestino. E este conluio ficou com mais ódio ainda, depois que foram mostrados os documentos pela família do ex-presidente(eu falei que aconteceria isso num outro comentário). Todos os 3 “grandes” jornais combinaram e abriram mais o esgoto deles. A mídia está acima da lei neste país. É um poder absoluto que coloca terror nos poderes legalmente constituídos. Eles são tão sórdidos, que já envolveram o presidente da CUT. É tudo planejado. Para os mais novos, a perseguição à CUT começou há mais de 30 anos atrás, principalmente nos períodos eleitorais.

Responder

manoel

01/02/2016 - 09h08

Excelente artigo. Só discordo do Nassif, quando ele fala que demora até 1 ano pra presidente perceber o que está acontecendo. Não é verdade, ela ainda nem percebeu o que foram “as tais jornadas de junho de 2013″ e ainda acha que aquilo foi uma explosão democrática do povo brasileiro. Talvez quando a neta dela estiver fazendo doutorado, ela possa entender o que aconteceu sob o seu governo.

Responder

Messias Franca de Macedo

01/02/2016 - 08h47

[MEGA]ESCÂNDALO RETRÔ!
Estes Tucanos facínoras e [mega]CORRUPTOS estão cuspindo fogo que haverá de carbonizá-los!

$$$$$$$$$$$$$$$$

RECORDAR É VIVER: QUANDO A CAMARGO CONSTRUIU UMA PISTA DE POUSO PARA SER USADA POR FHC

[FONTE, pasme] http://www.istoe.com.br/reportagens/33102_PORTEIRA+ABERTA

Reportagem publicada em 1999 pela revista Istoé apontava que a Camargo Corrêa, dona de uma fazenda vizinha à de FHC construiu em 1995 um aeroporto usado sobretudo pela família do então presidente tucano; “Na região próxima à fazenda do presidente, em Buritis, não há vizinho satisfeito com a presença de FHC por ali. A briga com o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, vem fazendo com que a Secretaria de Transportes do Estado trate com indiferença as esburacadas rodovias que ligam o município aos principais centros de Minas e Goiás”, diz trecho do texto; leia na íntegra

1 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 07:46

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: : http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/215367/Recordar-%C3%A9-viver-quando-a-Camargo-construiu-uma-pista-de-pouso-para-ser-usada-por-FHC.htm

Responder

Mauricio Gomes

01/02/2016 - 06h33

Errado, ela não foi feita para reanimar o impeachment. Ela foi criada para dar um “verniz jurídico” ao impeachment, só a Dilma e o Zé Cardoso parecem não perceber isso….

Responder

Messias Franca de Macedo

01/02/2016 - 03h22

[Na fotografia] À esquerda ‘O amigo do Lula’ em estada num apartamento na luxuosa avenue Foch, em Paris, um dos endereços mais caros da ‘Cidade Luz’!
O apartamento seria de FHC. Formalmente, porém, nunca foi. O imóvel pertence à família de Jovelino Mineiro, parceiro e sócio de FHC em alguns negócios, inclusive em uma fazenda em Buritis, MG.
[Na mesma fotografia] À direita o Jovelino Mineiro, parceiro e sócio de FHC em alguns negócios, inclusive em uma fazenda em Buritis, MG.
Abaixo a avenida em Paris onde fica o imóvel que FHC usa.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.blogdacidadania.com.br/2016/01/lula-usa-sitio-de-amigo-e-fhc-usa-apartamento-de-amigo-em-paris-e-dai/#comment-1857259

Responder

Deixe uma resposta