Mauricio Dias: A mulher de Gurgel prevaricou

Tempo de leitura: < 1 min

por Mauricio Dias, em CartaCapital

Prevaricação I

Embora o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tenha se interposto na história, a subprocuradora, Cláudia Sampaio, mulher dele, terá de sair sozinha do buraco em que se meteu. A versão dela para não ter tomado providências ao receber o relatório da Operação Vegas, em 2009, foi formal e cabalmente desmentida pela Polícia Federal.

Sampaio, por meio da assessoria, diz que só não arquivou o caso para atender a um pedido do delegado Raul Alexandre. Ao retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ela cometeu crime de “Prevaricação” (artigo 319 do Código Penal).

Prevaricação II

Ao receber o relatório, da Procuradoria de Goiás, Cláudia Sampaio tinha quatro opções:

a.
Ao alegar a inexistência de indícios contra Demóstenes, deveria devolver os autos para prosseguir contra os incriminados sem direito a foro especial.

b. Como não alegou incompetência é porque, em princípio, admitiu o envolvimento do senador. Logo, deveria requerer novas diligências ao STF.

c. Diante da falta de indícios contra o parlamentar, ela não poderia arquivar. O MP não dá a palavra final em inquérito criminal. Deveria, então, pedir arquivamento ao STF e restituir os autos a Goiás para prosseguir a investigação no primeiro grau.

d. Entendeu que havia indícios para oferecer denúncia junto ao STF. Alegou que não o fez a pedido do delegado e, assim, prevaricou.

A propósito

Por que o procurador-geral, Roberto Gurgel, evitou comparecer à CPI e concordou em responder a perguntas por escrito? Tem gato na tuba.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Gato ? Não será outro o bicho do bicheiro ? Talvez águia…

“Se você não for cuidadoso, os jornais farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” – Malcolm X (1925-1965).

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma.” – Joseph Pulitzer (1847-1911).

Ley de Medios, já ! ! ! Comissão da Verdade, já ! ! !

Jaime

Não existe pedido verbal para isso ou aquilo em qualquer processo judicial. Todo o ato tem que ser certificado, portanto é só verificar no processo se está juntado o pedido da PF – por escrito -, ou não. É claro que se fosse um reles servidor o responsável, já teria sido aberto um processo administrativo disciplinar, mas Cláudia Sampaio certamente “se acha” alguma coisa mais do que uma simples servidora. A julgar pelo episódio, não é de estranhar a lentidão nessa área, mas sugiro uma inspeção, dessas que são feitas anualmente nas Varas da Justiça Federal, para verificar quantos outros processos estão lá no Ministério Público “suspensos” ou “sobrestados” até que terminem de tomar seus cafezinhos.

Vinicius Garcia

Aos poucos vamos destituir essa organização que emperra avanços em nosso país, o sistema jurídico e autárquico brasileiro é elitista e precisa de reformulação urgente.

Takamoto

Isso aí (Gurgel e esposa)são cargos de confiança?
Confiança de quem?
Quem é que nomeou?

Antônio

Um pouco fora de pauta.

Ziraldo deu uma entrevista enorme à Roda da Folhinha (Folha de São Paulo).

Agora, veja o destaque, em manchete, dado pela Folha online à entrevista:

IDIOTAS NA INTERNET
Tudo de que você precisa está dentro de um livro.
Seu filho não pode chegar à internet sem passar pelo livro.
Se não for capaz de escrever o que pensa e de entender o que lê, vai pra internet pra virar um idiota.
A internet está cheia de idiotas. Ela conseguiu dar palco pro canalha, pro invejoso.
A humanidade, vocês, adultos, sabem, não presta.
E você multiplica a potencialidade dessa maldade na internet…

Bem, eu não posso esperar que o PIG valorize a internet. Agora, se o Ziraldo ainda não aprendeu a usá-la e a desfrutar das coisas maravilhosas que a internet propicia, pior para o Ziraldo. Idiotas são os leitores da Folha, Veja, Globo, Estadão, ou seja, idiotas são os leitores da velha mídia que pagam para levar lixo para dentro de casa, papel jornal com mentiras, distorções, falcatruas e declarações de apoio ao crime organizado.

Mas ainda há tempo: Ziraldo ainda é bastante jovem.

Jandui

eu prevarico
tu prevaricas
ele prevarica
nós prevaricamos
vós prevaricais
eles prevaricam

e a turma da procuradoria toda prevaricando!!

adhemir martins da fonseca

a palavra certa não é prevaricar é outra mas não posso falar porque serei censurado

Deixe seu comentário

Leia também