Lula processa Merval atribuindo acusações “à imaginação fértil do jornalista”

Tempo de leitura: 2 min

serra_merval_abl

NOTA À IMPRENSA

Lula solicita direito de resposta e reparação de danos morais contra mentiras de Merval Pereira

do Instituto Lula

São Paulo, 13 de junho de 2016,

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, nesta sexta-feira (10), duas ações contra o jornalista Merval Pereira por conta de acusações infundadas publicadas em sua coluna no jornal O Globo e repetidas em outros veículos da empresa.

A primeira, um pedido de direito de resposta, refere-se a um texto de 28 de maio deste ano em que o colunista mente ao dizer que o esquema de corrupção na Petrobras era “comandado” por Lula.

De acordo com a lei de direito de resposta, Lula espera ter o mesmo espaço no mesmo meio para esclarecer que não é réu ou alvo de acusação formal em nenhum processo, e que, por isso, as repetidas imputações de culpa criminal contra o ex-presidente são completamente injustificáveis.

A segunda ação, por reparação de danos morais, aborda o conjunto da “obra” de Merval: como articulista de diversos veículos de comunicação em massa do grupo Globo, de cujo conselho editorial é membro, o jornalista repetidas vezes faz afirmações assertivas contra a honra de Lula sobre as quais não dispõe de nenhuma evidência.

“Verificando-se a gigantesca publicidade oferecida aos textos do Réu, assim como a função de gestão exercida junto à Globo, conglomerado que essencialmente monopoliza o controle do mercado da comunicação social, exagero algum é classificá-lo como formador de opinião”, ressalta o texto dos advogados de Lula.

“Porém, em oposição a assumir a nobre responsabilidade de informar acerca acontecimentos de interesse público, o Réu faz uso de sua coluna para praticar ataques infundados e externar ofensas injustificadas a quaisquer pessoas cujo posicionamento ideológico não lhe é afeto”.

Os advogados argumentam ainda que o direito à dignidade e à integridade moral é resguardada pela Constituição e pelas leis federais, e que, dessa forma, fica claro o dolo das ações de Merval à frente das ferramentas de comunicação em massa à sua disposição.

“A verdade é que o ex-presidente não pode ser exposto aos milhões de leitores de O Globo e à sociedade sendo associado a atividades criminosas por força do prejulgamento de Merval. Diante desse contexto, inadmissível que afirmações absurdas, frutos da imaginação fértil do jornalista, sejam transmitidas como verdadeiras e absolutas”, concluem.

As ações foram protocoladas na 2º vara Cível de São Bernardo do Campo.

 Leia também:

Marcelo Auler: Lauro Jardim entrega os procuradores como suas fontes. E agora, dr. Janot? 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo

O Merval ( um dos bate- paus dos Marinho) vai se chafurdar na própria merda que produz no afã de agradar seus padrinhos!

Bel

Censura muito forte está sendo instituída pelos jornais televisivos. Dei uma pesquisada na Internet para ver o que disseram os digníssimos e as digníssimas âncoras das televisõezinhas brasileiras e quase nada apareceu. A Record, então, já está pior que a Globo. A bancada da Bíblia parece estar agindo forte para finalizar a injustiça contra a presidenta Dilma.. Que Deus não os perdoem porque eles sabem o que estão fazendo.

FrancoAtirador

.
.
O Merval vai alegar que tem Foro Privilegiado junto ao Supremo.
.
.

Palhano

Na foto, Serra se prepara para dar um dedada no Merval.

Filisberto

Inacreditável! O Fora Temer chega ao aeroporto de Brasília.

https://www.facebook.com/oBarbudinho/videos/vb.1140116526012592/1212723895418521/?type=2&theater

Deixe seu comentário

Leia também