VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Lula já desmentiu Cerveró à PF: Ex-presidente nunca teve relação pessoal com o delator, muito menos sentimento de “gratidão”

12 de janeiro de 2016 às 20h26

Lula e Cerveró

NOTA À IMPRENSA

Lula já desmentiu à PF ilações de delator

do Instituto Lula, via e-mail

São Paulo, 12 de janeiro de 2016,

As questões levantadas pela imprensa com base em delação atribuída a Nestor Cerveró já foram esclarecidas pelo ex-presidente Lula no foro apropriado: um depoimento à Polícia Federal em 16 de dezembro de 2015.

Ouvido na condição de informante – já que não é investigado e sequer foi arrolado como testemunha na chamada Operação Lava Jato – Lula afirmou que Cerveró foi nomeado diretor da Petrobrás e da BR Distribuidora por indicação de partido da base aliada.

Lula não tem e não teve relação pessoal com o delator, muito menos o sentimento de “gratidão” subjetivamente atribuído a ele. Embora sob sigilo judicial, as declarações de Lula foram vazadas para a TV Globo menos de 48 horas depois.

A delação de Cerveró é datada de 7 de dezembro, de acordo com a Folha de S. Paulo, e só foi vazado agora, também de forma ilegal. É surpreendente que o exército de jornalistas “investigativos” na cobertura da Lava Jato não tenha relacionado as perguntas feitas a Lula no dia 16 e as ilações produzidas pelo delator no dia 7. A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido.

No depoimento à PF, Lula negou ter tratado com qualquer pessoa sobre supostos empréstimos ao PT ou sobre a contratação de sondas pela Petrobras, que são objetos de investigação. Esclareceu ainda que fez apenas duas indicações pessoais na Petrobrás: os ex-presidentes José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli. Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos, como aliás ocorreu e ocorre em outros governos no Brasil e em outras democracias ao redor do mundo.

Apesar da campanha de boatos e falsas denúncias de que tem sido alvo, Lula não responde a nenhuma ação judicial, porque sempre atuou dentro da lei, antes, durante e depois de ser presidente do Brasil.

O Instituto Lula tem por norma não comentar e não divulgar documentos protegidos por sigilo judicial, mas abre uma exceção, neste caso, para reproduzir trechos do depoimento de Lula à Polícia Federal (em imagem abaixo), que já se tornaram de conhecimento público por meio da imprensa, que já o colocou na íntegra na internet:

1 - depoimento_256 (1)-001

Leia também:

Cerveró, Lula, FHC e as “escolhas” editoriais da mídia 

 

11 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

lulipe

12/01/2016 - 23h13

Que bonitinho…Esperavam o quê, que se tivesse realmente algo a ver com o Cerveró ele confessasse e ainda apresentasse provas??? Não foi o Ministro Marco Aurério que disse que o cara era “safo”??

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 23h02

[O presidente] Lula manifestando gratidão ao amigo Nestor Cerveró, segundo o PIG

Responder

    Messias Franca de Macedo

    12/01/2016 - 23h03

    [O presidente] Lula manifestando gratidão ao amigo Nestor Cerveró, segundo o PIG

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 22h45

… Quando o PIG irá perceber que está exagerando na dose?!… II

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

DELCÍDIO USAVA SEU PRESTÍGIO PARA MANTER CERVERÓ NA PETROBRAS

dezembro 01, 2015

Em outro depoimento, Baiano diz que deu propina a Delcídio

Deu no Correio Braziliense

O lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, afirmou em sua delação premiada que a manutenção do engenheiro Nestor Cerveró na Diretoria Internacional da Petrobras era sustentada pelo senador Delcídio Amaral (PT-MS) – preso na quarta-feira passada sob suspeita de tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato.
(…)
CERVERÓ CONTOU
O delator declarou que Cerveró ligou para ele e contou sobre a indicação para a diretoria. “Pelo que o depoente sabia, a permanência de Nestor Cerveró no cargo era sustentada por Delcídio Amaral”, disse.
(…)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em outro depoimento, o lobista Fernando Baiano afirmou ter sido autorizado por Cerveró a repassar sua parte de propina pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas, ao senador Delcídio. Segundo Baiano, Delcídio do Amaral (ex PSDB) estaria pressionando Cerveró. Baiano teria repassado cerca de US$ 1,5 milhão a um amigo de Delcídio entre 2006 e 2007. O dinheiro teria sido usado para pagar dívidas de campanha.

FONTE: http://www.tribunadainternet.com.br/delcidio-usava-seu-prestigio-para-manter-cervero-na-petrobras/

Responder

Messias Franca de Macedo

12/01/2016 - 22h31

… Quando o PIG irá perceber que está exagerando na dose?!…

######

Recordando: “Renan indicou Cerveró para diretoria da Petrobras”, diz Delcídio

Abaixo, *texto de Gerson Camerotti, publicado em seu blog no G1 – das Organizações Globo – em 20 de março de 2014. Nem é preciso desenhar para quem acreditava que Dilma Rousseff havia indicado Cerveró para a Petrobras.
Em conversa com o blog, o senador petista Delcídio Amaral (MS), ex-diretor da Petrobras, disse que a indicação de Nestor Cerveró para a diretoria da Área Internacional da estatal foi do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL).
Delcídio admite que foi consultado pelo governo sobre a indicação no nome de Cerveró, já que tinha trabalhado na Petrobras.
O ex-diretor Cerveró, que agora está na BR Distribuidora, é considerado o pivô do negócio da compra de refinaria norte-americana pela Petrobras, que deu prejuízo aos cofres da estatal.
“Eu fui consultado pelo governo por conhecer os quadros da Petrobras, mas foi o Renan quem bancou o nome do Nestor. O Nestor é uma indicação do Renan”, disse Delcídio Amaral.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://limpinhoecheiroso.com/2015/11/28/recordando-renan-indicou-cervero-para-diretoria-da-petrobras-diz-delcidio/

*e aqui

http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/renan-indicou-cervero-para-diretoria-da-petrobras-diz-delcidio.html

Responder

FrancoAtirador

12/01/2016 - 21h50

.
.
E de Desmentido em Desmentido
.
até 2018 estarão todos na Cadeia
.
em Guantánamo na Ilha de Paraná.
.
.

Responder

Marcio Ramos

12/01/2016 - 20h55

… neste ano de 2016 a mídia bandida ta de boa, vai receber grana alta do governo…

Responder

Deixe uma resposta