Líder do PT diz que oposição conspira para espalhar pânico

Tempo de leitura: 3 min

É preciso mexer, sim, nos lucros altíssimos

na Folha, sugerido pelo Francisco Niterói e reproduzido pelo ContrapontoPIG

A medida provisória 579, que reduz, a partir de 2013, a tarifa de energia para consumidores e empresas na média de 20,2% é estratégica para aumentar a competitividade do Brasil.

Tem prevalecido na mídia, porém, versões baseadas na ótica do lobby do mercado de capitais e de interesses meramente privados, como se fosse normal o Brasil cobrar a segunda tarifa mais alta do mundo mesmo tendo a geração mais baixa do planeta.

A oposição, capitaneada pelo PSDB, DEM e PPS, conspira contra a medida e tenta espalhar o pânico como se fosse se repetir o apagão tucano de 2001, que deixou o país nas trevas por mais de um ano.

Tenta-se passar à população e a investidores que o governo está rompendo contratos, mas a presidenta Dilma defende é seu estrito cumprimento: investimentos já amortizados devem ser expurgados da composição das planilhas. Isso é respeito aos contratos.

Hidrelétricas e linhas de transmissão, em alguns casos, já foram pagas duas vezes pelos consumidores. Manter a prática atual significa continuar bancando altos lucros de empresas do setor, algumas passadas a preço de banana à iniciativa privada no período FHC, que mudou regras e garantiu aumento espetacular das tarifas. Se fosse uma política correta, o Brasil não teria o apagão de 2001.

A proposta de Dilma se baseia no novo modelo para o setor, formulado durante o governo Lula, e que tinha, entre os principais objetivos, propiciar segurança no abastecimento e a modicidade tarifária. Corrigiram-se os erros do modelo neoliberal tucano. Foram adotados novos paradigmas. Agora, um novo passo para a consolidação do modelo.

Alega-se, com ares de vítima, que o valor das ações caiu, mas se esquece de que estavam valorizadas artificialmente, devido a contratos que venciam em 2015 e que geravam expectativa de que seriam prorrogados novamente, pelos mesmos preços, exigindo o pagamento de usinas pela terceira vez.

Eis o “x” da questão: é preciso excluir da tarifa a amortização de usinas e linhas de transmissão construídas há três décadas ou mais.

Significa mexer, sim, com um mercado acostumado com lucros altíssimos, acima da média.

Em 2011, por exemplo, pelo que consta, só a Cemig, pertencente ao governo de Minas Gerais e a investidores privados, teve um lucro de R$ 2,4 bilhões. O lucro é saudável, é necessário, mas a sociedade não é obrigada a mantê-los de forma artificial, exorbitantes, uma vez que os custos caem com a amortização dos investimentos.

A proposta do governo federal é, a partir das renovações contratuais, pagar as concessionárias e distribuidoras somente pela operação e manutenção do sistema. O custo principal de uma usina é o investimento inicial em construção. Isso amortizado, o custo de operação e manutenção é relativamente baixo.

A legislação atual prevê que os ativos concedidos — a maioria já amortizada — voltam para a União para serem licitados ao fim da concessão. O governo oferece a possibilidade de prorrogar a concessão de linhas e usinas que deveriam retornar para a União a partir de 2015, se aceitas as condições de remuneração e indenização propostas. As concessões que não forem prorrogadas neste ano serão licitadas ao término do atual contrato.

O governo Dilma tem implementado várias medidas para estimular a economia, reduzir custos das empresas e aumentar a competitividade de nossos produtos no mercado internacional. A redução da tarifa de energia insere-se neste cenário e cria bases para um crescimento econômico sustentável no longo prazo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ivo Pugnaloni: Riem os tubarões da energia elétrica « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Líder do PT diz que oposição conspira para espalhar pânico […]

luiz pinheiro

O líder do PT faz aqui uma análise muito boa do problema. Creio que no segundo parágrafo faltou ser um pouco mais claro e dizer que nosso custo da geração (e não a geração) que é o mais baixo do planeta.

Antonio Donizeti – SP

A ação da Presidenta Dilma no setor elétrico é apenas mais uma medida de desmonte de uma bomba do governo FHC, do ” capitalismo sem risco ” para os amigos da privataria tucana.

Essa ação na área de energia está na mesma linha da política de baixar os juros bancários e a taxa selic, verdadeiros “bezerros de ouro” dos tucanos e do neoliberalismo.

Esse contratos leoninos foram firmados na época da privataria tucana e tem que ser revistos, afinal a economia e povo brasileiro não podem ficar reféns desse modelo lesa-patria firmados no auge do neoliberalismo.

De exótico o Brasil já tem a jabuticaba e não pode ser o país de custo de geração de energia mais barato do planeta e uma das tarifas mais cara, essa equação não faz sentido e a conta não fecha.

Esclarecedor o artigo do líder do governo na Câmara Federal Jilmar Tatto, o PT tem que se posicionar nesse embate com a oposição e sua mídia aliada, a sociedade tem que saber o que está por trás da ação dos governadores tucanos de são paulo, minas gerais e paraná e certamente não são os interesses do povo e da economia em ter uma tarifa de energia decente e justa.

Júlio De bem

Poxa que corajoso este Jilmar com j Tato.

Ele é muito bom…só que não.

Rose PE

Essa oposição é o atraso e desgraça deste País. Veja em que situação encontra-se São Paulo, entregue ao desgoverno.

Sr. Indignado

Cada vez que eu leio uma notícia dessas me pergunto: Afinal quem recebe mensalão?
Mensalão privado: o maior e mais seguro mensalão.

Sagarana

Uai, cade meu comentario?

    Sagarana

    Vou tentar de novo: e se a oposiçoes fizessem um abaixo assinado para promover uma auditoria cidadã da divida publica?

Marcelo de Matos

Tenho muitas manias, como diz o samba. Uma delas é baixar filmes antigos: Anos Verdes (Lisa Minelli); Vidas amargas (James Dean); Picnic (Kim Novak). Meu último download foi Mississipi em Chamas. O filme, segundo a sinopse, conta de maneira fictícia a investigação que dois agentes do FBI fizeram no estado de Mississippi em 1964, quando três ativistas dos direitos civis foram brutalmente assassinados. Quero ver se tem alguma relação com Sampa em Chamas, filme que já deve estar sendo produzido por aí. Acabo de ler a notícia de que, na madrugada deste sábado, um policial foi preso porque jogou gasolina e pôs fogo em dois jovens que estavam em uma moto, na zona sul de Sampa. A primeira constatação que se pode fazer de tudo isso é que o projeto tucano para a eleição paulista já foi para o saco. Mas tem mais: qualquer projeto de mudança do caos a que chegou nossa segurança pública deve passar pela requalificação da polícia. Não só da polícia, mas, de grande parcela da população que pactua com essas práticas.

Roberto Locatelli

Fato: o custo para gerar eletricidade no Brasil é O MAIS BAIXO DO MUNDO.
Fato: o preço pago por kilowatt-hora no Brasil é UM DOS MAIS ALTOS DO MUNDO.

sandro

Essa nova tática “pig-millenium-tucanoide” de frequentar “blogs” sujos
sem serem agressivos (como sempre) usando um discurso aparentemente
razoável, aparentemente técnico e aparentemente realista , disfarça
até um certo ponto.Eles estão aqui , no Nassif e um pouco menos no PHA,
como isso é parte de uma articulação planejada ( já que os mesmos vem
levando surra atrás de surra na blogsfera) tambem tem seus furos. Começa
por uma análise supostamente séria mas com o final bem objetivo que é
passar a ideia de fragilidade do PT.Subliminar ou não não vem colando
muito: ” 1)Temos que passar o PT a limpo” 2) “O PT não é mais o mesmo”
30″Tenho vergonha de ser petista 4)”O PT me decepcionou” 5) “fui petista”. A idéia é boa mas não é original, a realidade grita mais alto
e a “senzala” observa.

    Geysa Guimarães

    Sandro, “a senzala observa” foi ótima!
    Como todo o comentário.

Mário SF Alves

Infelizmente sou forçado a concordar com o líder petista. Infelizmente só na base da conspiração e golpe é que as oposições (midiática e partidária) retomam a Presidência da República no Brasil. Mas, afinal, o que se pode esperar de uma oposição que se refere a adversários ideológicos como petralhas; que nos corredores do Congresso Nacional comete vandalismo ao rasgar cartaz convocativo de CPI; que jamais teve consideração com o *Lula (o mesmo Lula que à época e acertadamente declarou publicamente a existência de 300 picaretas no Congresso); que se refere ao adversário ideológico Oscar Niemeyer como sendo metade gênio e metade idiota?

*Lula (o mesmo Lula que à época e acertadamente declarou publicamente a existência de 300 picaretas no Congresso); que se refere ao adversário ideológico Oscar Niemeyer como sendo metade gênio e metade idiota?
Quem é o extremista, Lula ao declarar o que declarou, ou seja, um Congresso constituído de maioria picareta (produto de caixa dois e outros vícios antidemocráticos) ou a oposição midiática ao declarar Niemeyer como sendo “politicamente” idiota? Com quem seria possível estabelecer diálogo, com Lula ou com o representante da *(in)Veja?
• (in)Veja: se comprar não leia, se ler não acredite, se acreditar relinche. E pior, a coisa não se resume só à ideologia “política” veiculada, não. Para aqueles não têm certeza, leiam MATÉRIA DA REVISTA “informando” sobre organismos transgênicos, especialmente, sobre a técnica de obtenção do nacionalmente famoso BOIMATE.

genital lacerda

Tudo isso é cortina de fumaça e somente uma jogada politica escrota..primeiro o governo disse que baixar a conta de luz em 20%, depois em 15% depois em 10% e por aí vai.. ninguém se assuste se no fim das contas tivermos é aumento…e já sabia disso… só querem mesmo é desgastar a “oposição” (como se esses infelizes pudessem ser mais desgastados) e desviar a atenção dos escândalos..mas estou feliz com o streap tease moral que o Brasil vem fazendo, autoflagelando-se moralmente em praça publica e todos rolando na mesma lama fétida… só assim podemos deixar de ser as crianças tolas, levianas e inconsequentes que sempre fomos.

    Jacó do B

    Se você não se preocupa com os lucros exorbitantes é porque você não deve pagar conta de luz. Deve fazer o famoso gato no relógio.

    Luiz Eduardo

    Os demotucanalhas também diziam que o bolsa-família (que eles chamavam de bolsa esmola e bolsa vagabundagem) era jogada política escrota; diziam que o PROUNI e as cotas raciais eram jogadas políticas escrotas; diziam que o programa Minha Casa Minha Vida era jogada política escrota; e alguns desses canalhas ainda hoje, mesmo com o sucesso estrondoso desses programas e medidas do governo federal, tentam – em vão, diga-se – desdenhar dessas grandes realizações dos governos Lula e Dilma, entre muitas outras realizações. Os demos, sempre com a cumplicidade dos tucanos, foram contra todos esses programas e medidas dos governos Lula e Dilma. Entraram até com ADIN no Supremo para impedir a adoção desses programas e medidas!
    Mais recentemente, os neolibelês, capitaneados como sempre pelo PIG, foram claramente contra a redução da taxa de juros Selic e depois se colocaram contra a redução do astronômico spread bancário praticado no Brasil. O governo Dilma foi firme, e os bancos privados foram obrigados a reduzir o spread bancário, sob pena de perderam seus clientes.
    Agora, a presidenta Dilma faz uma belíssima proposta para que sejam reduzidas as indecentes taxas de energia elétrica cobradas no Brasil, e os tucanos mais uma vez tentam sabotar uma medida que vai beneficiar o país, a população de um modo geral e a indústria em particular.
    E ainda têm uns engraçadinhos que aparecem por aqui dizendo que o PT e o governo federal estão fazendo jogada política escrota, “populismo”, querendo desgastar a oposição. Repetem como papagaios o mesmo besteirol ao qual o PIG e os demotucanalhas sempre recorrem toda vez que o governo Dilma (e antes, o governo Lula) toma alguma atitude que vai contra os interesses mesquinhos de meia dúzia de privilegiados, interesses esses contrários aos interesses maiores do Brasil e do povo brasileiro de uma modo geral.
    O desgaste e encolhimento óbvios da oposição demotucanalha é exatamente porque, em parceria com o PIG, estão sempre do lado dos mais ricos, defendendo e/ou sendo coniventes com absurdos privilégios dessa gente, e totalmente insensíveis aos interesses maiores do Brasil e à melhoria das condições de vida do povo brasileiro. Há incontáveis exemplos desse sistemático, habitual e nefasto comportamento dos demotucanos. Por que o povo deveria votar em quem não tem o menor respeito, consideração e estima por ele, e que só é sensível aos interesses de meia dúzia de ricos e poderosos?!
    Quanto a escândalos, os maiores escândalos que o nosso país tem presenciado vêm dos demotucanalhas. A privataria tucana é provavelmente o maior escândalo de corrupção ocorrido neste país, pelo menos desde que a nossa república foi proclamada. Casos de corrupção que têm vindo à tona, como este recente envolvendo integrantes do terceiro escalão do governo federal, foram desbaratados pela Polícia Federal, subordinada ao Mínistério da Justiça. Corrupção há em qualquer governo, em qualquer empresa, em qualquer lugar, porque os seres humanos são corruptíveis. O que é realmente importante, então, é o combate à corrupção. E foi o governo Lula que incentivou e criou as condições para o combate sistemático à corrupção no Brasil, como jamais havia acontecido antes. O governo Dilma vem dando continuidade a essa política de combate sistemático á corrupção. O governo federal, se tivéssemos uma imprensa digna, honesta, deveria ser elogiado fartamente pelo seu procedimento republicano de transparência e combate sistemático à corrupção. Então, essa estorinha de dizer que o governo federal está querendo desviar a atenção de escândalos de corrupção é falsa, mentirosa, como uma nota de três reais.

    damastor dagobé

    é ..”comentaristas” chapa branca trabalham mesmo..mas somente no horario de expediente que ninguem é de ferro né? Vc não vai ver um deles aqui fora do horario comercial..muito justo.

Thomaz

O zebuzal petista continua achando que lucro é problema, e não solução.

    João Paulo Ferreira de Assis

    Então peça para a companhia de eletricidade aumentar a sua conta em 1000%. É simples. Basta fazer uma petição que eles atendem.

    francisco niterói

    Dentro do seu obtuso ABSOLUTO, onde nada é relativo, ou seja, se lucro é sempre solucao, nao importando que possa ser, por ex., exorbitante, vc poderia esclarecer a equacao abaixo?

    SEGUNDA TARIFA DO MUNDO COM A GERACAO MAIS BAIXA.

    Paulo Gonçalves

    As mesmas antas neolibelês que agora defendem o lucro abusivo das concessionárias e produtoras de energia vivem falando em redução do “custo Brasil”.

    Virgilio

    Exatamente. Um neurônio não conversa com o segundo!

    Jacó do B

    O comentário saiu no lugar errado. Era para o Thomás no… Se você não se preocupa com os lucros exorbitantes é porque você não deve pagar conta de luz. Deve fazer o famoso gato no relógio.

    Adma

    Então peça para sua concessionária triplicar sua conta de luz. Eles vão ficar felicíssimos, pois o lucro deles vai aumentar Você também, que defende o lucro deles.

    xacal

    Thomaz, Thomaz, eu poderia deixá-lo na companhia dos outros colegas que lhe aplicaram tantas chineladas.

    Mas como sou petista, mas não integro nenhuma “manada”, vai aí minha contribuição ao seu processo de esculachamento:

    A presidenta, e maioria esmagadora do PT, dentre os quais me incluo, não desconhecessem que vivemos em uma sociedade capitalista, onde o lucro é ingrediente fundamental.

    Não vou recorrer a argumentos morais sobre lucro e a mais-valia.

    Vamos atuar na sua suposta seara, o lucro, embora um comentário tão chulo só nos permita imaginar o que você quis dizer.

    A rearrumação do setor energético, com o equilíbrio as pontas do sistema, que em nosso país, pela sua própria natureza(hidro-geográfica)já é, per si, um problemão.

    Depois da cagada que os tucanos fizeram, durante o bacia das almas da privataria, ficou ainda pior, pois acabou por opor estes dois vértices que deveriam ser integrados e sistêmicos ou:

    Geração e distribuição, onde este último,justamente o que ficou nas mãos dos “amigos”, apossou-se de enormes quantias de dinheiro público, inclusive, ora para subvenção do aporte na compra, ora pela remuneração dos “investimentos”, chamada taxa de retorno.

    Tudo isto culminou com a permissão dos governos de que as nossas tarifas fossem o instrumento predileto para financiamento da segunda ponta do sistema, que ao jeito dos “mercados”, manipulou, distorceu, ocultou e transformou a sua ingênua ideia de lucro em um quase-assalto.

    Consumidores residenciais e corporativos(comércio, indústria)pagaram a conta. E pior: como boa parte dos “investidores” eram de fora(como a EDF, a ESTATAL francesa aqui no RJ), é como se pagássemos parte da conta dos europeus e os empregos que energia subsidiada geram.

    Nada demais, acho até que a solidariedade internacional é uma boa, mas tem que ser às claras, e para quem precisa, de fato, pois não são vocês que acham um absurdo que a gente reveja injustiças históricas com a Bolívia(gás) e Paraguai(Itaipu)? Então…

    As empresas geradoras também pagaram parte da conta, e neste caso, como os “espertalhões” pouco se aventuraram na geração(muito caro), mais uma vez o governo e nós pagamos a conta.

    Como se fosse o lucro exacerbado fosse um tipo de “bi-tributação”, mas não é porque tarifa de energia não é imposto, mas preço público. Só usei esta imagem para sensibilizar você em outra área que vocês falam m..rda: a carga tributária. Mas isto é outro assunto.

    Agora, com a aproximação do fim das concessões, o governo petista, que sucedeu a privataria tucana, não quer abolir o lucro, mas fazer com que o lucro seja distribuído a todos, e não concentrado em um só setor, como aliás, parece ser a doutrina predileta dos demotucanalhas(não sei se você faz parte deste grupo, tomara que não!).

    Lucro paras geradoras, distribuidores, e possibilidade de consumo mais barato (lucro indireto para nós, ou “lucro social”), que gera mais dinheiro para o consumidor comprar mais das indústrias que lucram mais, vendendo mais e com custo energético menor.

    Parece complicado, mas é um trocinho simples, simples de entender…é que os demotucanopatas, sem ter como se explicar, inventam um monte de histórias, que gente burra, ingênua ou desavisada(qual será o seu caso?)repete, ou melhor, vomita sem digerir.

Lafaiete de Souza Spínola

Sou, também, a favor de que todo setor elétrico; geração, transmissão e distribuição sejam estatais.

Depois das privatizações que ocorreram durante o governo do FHC(PSDB); quando seguindo as orientações da denominada escola econômica liberal de Chicago, houve aquela onda, exagerada e perversa, de privatizações; os preços da energia elétrica e da telefonia fixa dispararam.

Lembro-me que em um espaço curto de tempo essas contas para o consumidor, já representavam quase o dobro, sem considerar a inflação do período.

Logo após essas privatizações; foram despedidos cerca de 50% de todos os quadros e contratadas empresas terceirizadas; começando a partir de então um péssimo serviço, cuja principal característica tem sido as constantes quedas de energia, em níveis não constatados antes.

Até a Embratel que trabalhava em pesquisa e projetos de satélite foi descartada.

Tenho pleiteado, também, um PAÍS UNITÁRIO para que se possa ter uma tributação mais adequada, atendendo às necessidades e conveniências do país, evitando aos interesses dos governadores de plantão nos estados.
Devemos observar que as alíquotas de ICMS são exorbitantes. Cada estado faz o que bem entende!

Fala-se que alguns governadores estão pretendendo privatizar até a água! Absurdo!

Essa economia liberal fez e continua perpetrando seus estragos!

Helder

Tucanos governam pra quem paga mais, o Povo é só um detalhe incômodo.

    Mário SF Alves

    Incômodo ao extremo, por assim dizer. Pensando bem e pensando bem mal; pensando como alguém que pensa como um neoconservador e/ou extremista de direita, a pergunta é: povo, pra quê povo? Ou melhor, pra quê tanto povo se a revolução na informática se revelou irreversível e suficientemente capaz de substituir a boa parte dos braços do povo? E a racionalidade capitalista, onde iria parar? Pra quê tanto povo se o “Welfare State” ruim no exato instante em se revelou capaz de substituir o exército industrial de reserva; no exato instante em que catapultou o capitalismo à atual etapa de capitalismo financeiro? Pronto! Pra quê tanto povo? Por que não o Estado mínimo/ínfimo? Pra quê Governo comprometido com o povo se o neoliberalismo/ hegemonia/liberdade incondicional das leis de mercado (resultado mais visível dessa mesma revolução informática/o mesmo que arrasou socialmente a Europa e parte significativa dos EUA) se incumbiriam de tudo?

    Pois é, como dizíamos, incômodo ao extremo.

Abel

Parece que a campanha para pôr em xeque a política econômica chegou agora à até então isenta revista de divulgação científica “Superinteressante” (da Abril). Em sua edição de dezembro, o editor interino (que está saindo), publicou um texto na coluna “Essencial”, onde questiona o subsídio da gasolina em detrimento do etanol, e diz que já que Dilma não é “presidenta” (entre aspas mesmo) do resto do mundo, não pode “apitar” nos preços do petróleo comprado no exterior. a crítica tem lá sua procedência, mas o “presidenta” acendeu o sinal amarelo…

Geraldo Souza

Não adianta espernear e nem tapar o sol com a peneira…O PT atual perdeu a linha, demoliu seu passado honrado. Com o vírus da corrupção, agora a corroê-lo como se dá, desde sempre com absoluta naturalidade. Uma intervenção profunda e enérgica é necessária PT adentro. É preciso recuperar a fé e os ideais perdidos.O PT foi envolvido antes por oportunistas audaciosos, depois por incompetentes covardes. Neste exato instante a exibição de velhacaria proporcionada pelo relator da CPI do Cachoeira, o deputado petista Odair Cunha, é algo magistral no seu gênero. Leiam como se deu que ele entregasse a alma ao demônio da pusilanimidade. Ou ele não acredita mesmo no que faz, ou deveria fazer? E assim, abrir espaço para o espectro negativo do PSDB contra o PT. Inadimissível! Chegou a hora de aplicar a Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente!”

    sergio m pinto

    Qual era mesmo o assunto? A postura do PT ou a medida provisória sobre o custo da energia elétrica?
    Algum comentário sobre a postura dos governadores do psdb?

    Luiz Eduardo

    Não dá para entender. Os tucanos tentam sabotar a bela proposta da presidenta Dilma para reduzir substancialmente as tarifas de energia elétrica no Brasil, e vem o comentarista dizer que o PT atual é que perdeu a linha!!!
    O Brasil nunca esteve tão bem, e poderia estar ainda melhor se o Brasil não tivesse uma elite tão golpista, corrupta e safada como essa que temos, tendo entre seus principais representantes o PIG e os demotucanalhas. E com certeza os governos Lula e Dilma foram os maiores responsáveis por essa melhora significativa nas condições de vida do nosso povo e nos consideráveis avanços econômicos e sociais ocorridos no Brasil nos últimos dez anos. Ainda assim, aparece alguém para dizer que o PT atual perdeu a linha!!!
    Brincadeira tem hora, não?!
    Se não for troll tucano se passando por petista “arrependido”, deve ser integrante ou simpatizante daquela esquerda que a direita adora, do tipo PSOL.

R Godinho

Se o governo não ceder à chantagem oposicionista, os contratos atuais terminarão, serão feitas novas licitações, e os trabalhadores vinculados a essas usinas e linhas vão todos prá vala.
Trabalho no setor elétrico, sei que os salários são (embora justos), mais altos do que em empresas privadas, simplesmente porque a ganância exploradora do patrão privado não está presente. Quando essas usinas e linhas de transmissão forem licitadas novamente, o comprador não estará obrigado a ficar com quem trabalha lá. Aí veremos acontecer novamente o que vi na Light Rio, na época de sua venda: quem tinha experiência e qualidade foi demitido, recebendo junto com o bilhete azul um convite para participar de uma “cooperativa” e voltar ao trabalho, ganhando um terço ou menos do que ganhava. A maioria voltou, só para ver a sua substituição, em alguns anos, por meninos despreparados e dispostos a ganhar ainda menos, em empresas terceirizadas.

    francisco pereira neto

    Mas essa conta, voces devem debitar no lombo do FHC. O que a presidenta Dilma está fazendo é uma conta de somar, que por si só é justa. A conta do FHC é que não fechava. Sobrou para o povo bancar os lucros exorbitantes dos acionistas dessas empresas tão safafadas como o FHC. Contas de energia, como frisado por muitos aquí, como a segunda mais cara do mundo.
    E voce quer o que? Que os custos e lucros dessas empresa continuem do jeito que está, para satisfazer a ganância do mercado em detrimento do custo Brasil, apenas para manter seus empregos?

francisco niterói

Viomundo

A informacao de que o Brasil possui a segunda maior tarifa do planeta com o custo de geracao mais baixo encerra qualquer discussao sobre o assunto.

E nos traz uma constatacao dolorosa: uma parcela de nossa elite politica, midiatica, etc., mesmo com esse tipo de informacao, ainda continuará defendendo esta sangria do povo.

Triste Brasil.

Em tempo: o PT vacila pra c*cete, mas vcs imaginaram se o Serra tivesse sido eleito?

    Helder

    Teria vendido tudo e embolsado parte.

    Mário SF Alves

    E de quanto, estimativamente poderia ser tal parte? Claro, tirando fora o que seria destinado ao caixa dois; isso se ainda precisassem de eleições.

    Ulisses

    Estaríamos “F-U-D-I-D-O-S”. Se em 2002 o Lula não tivesse ganhado as eleições, hoje estaríamos em guerra civil.

    PedroAurelioZabaleta

    Bingo, Francisco.
    É isto que explica o resultado das últimas eleições.
    Aqui e em outros blogs sujos, lemos manifestações de muitos que se dizem decepcionados. Aconteceu em 2003-2006, 2007-2010 e novamente em 2011-2012.
    Mas, quando chega a hora do voto, não dá outra.
    Ruim com o PT? muuuuuiiiiiito pior sem ele.
    Onde estaríamos se Dilma não tivesse sido eleita?
    Na Grécia, provavelmente.
    Portanto, minha gente, em vez de chororô contra o PT, melhor fazermos crítica construtiva e apoio constitucionalista.
    Senão, estaríamos facilitando a vida do golpismo.

Deixe seu comentário

Leia também