João Telésforo: Saiba como a “reforma” da Previdência vai fazer você trabalhar mais

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2016-01-09 às 11.42.06

O novo ministro Nelson Barbosa agradou os Marinho ao falar na reforma da Previdência; concessões de Dilma à direita podem matar de vez o PT

O lulopetismo, por suas raízes populistas, evita tomar qualquer medida, por mais racional que seja, que possa ser tachada de “antipovo”. Mesmo que nada fazer contra uma grave crise como a atual seja, isto sim, um crime contra as pessoas menos instruídas e de renda mais baixa da população — a maioria. Na Previdência, cujo déficit sobe de forma avassaladora — o Brasil já despende em benefícios pouco mais de 11% do PIB, índice de país desenvolvido com população mais idosa —, o Planalto tentará estabelecer o óbvio limite de idade para a obtenção do benefício, a começar por 65 anos. (Editorial de O Globo, jornal da família mais rica do Brasil)

É razoável aumentar a idade da aposentadoria?

08/01/2016

Por João Telésforo, no Brasil em 5

A proposta de contra-reforma da Previdência do governo Dilma precisa ser enfrentada com vigor. Mas não basta denunciá-la como se a enorme injustiça da reforma fosse autoevidente.

É preciso dialogar (ouvir, antes de tudo) e argumentar. A esquerda precisa parar de falar para si mesma.

Até mesmo pessoas progressistas podem achar “razoável” aumentar a idade de aposentadoria, já que a expectativa de vida da população tem crescido e, espera-se, seguirá crescendo. Esse “argumento” genérico desconsidera, no entanto, pelo menos três questões fundamentais.

(I) Você sabia que por meio da “Desvinculação de Receitas da União” (DRU), o governo desvia recursos da previdência social (bem como da saúde, educação) para outras despesas, notadamente a formação do tal do “superávit primário” para pagar juros exorbitantes da dívida pública? Quem tem produzido o tal “rombo” na Previdência é a aliança entre Estado e bancos, que lucram com essa política – uma forma legalizada de desvio de verbas públicas.

A prorrogação da famigerada DRU até 2023 está em pauta no Congresso Nacional agora. Vamos ficar de olho e combater esse acinte!

(II) Ao longo das décadas, a chamada produtividade do nosso trabalho aumentou, como já argumentou Edemilson Paraná aqui. Com o mesmo tempo de contribuição, produzimos mais, devido à maior qualificação dos/as trabalhadores/as, inovações tecnológicas, técnicas produtivas, etc. Se isso é suficiente para fazer a conta “fechar” ou não para a idade X ou Y de aposentadoria (ou determinada jornada semanal de trabalho), é preciso calcular no detalhe, considerando também outros fatores (como o imperativo de reduzir a brutal exploração da força do trabalho no Brasil). Mas é uma falácia considerar que o fato de vivermos mais por si só nos obrigaria a vender nossa força de trabalho ao longo de mais anos. E além do cálculo retrospectivo, há de se pensar prospectivamente: por que não investir mais em educação, ciência e tecnologia, que aumentam a produtividade, ao invés de necessariamente termos de aumentar o tempo de trabalho?

(III) Lembram-se da “lei da oferta e da procura”? Então, consideremos o seguinte: se as pessoas forem obrigadas a se aposentar mais tarde, teremos mais gente no mercado de trabalho, correto? Portanto, aumentará a oferta de mão-de-obra. Os empregadores terão melhores condições de negociar e os/as empregados/as piores, ou seja, tenderão a ser empurrados para baixo os salários e condições de trabalho (jornada, etc). Poderá haver como consequência, inclusive, o aumento do desemprego. O que você prefere, idosos/as recebendo aposentadoria ou jovens desempregados? Os grandes proprietários, que vivem da exploração do trabalho alheio, têm plena clareza: preferem jovens desempregados formando o “exército industrial de reserva” que pressiona para baixo o preço (“custo”) do trabalho.

Então, jovem amigo/a trabalhador/a, perceba que, caso aumente a idade mínima da aposentadoria, você tenderá a pagar o preço não só quando “ficar velho”, mas desde já, com piores condições para conseguir empregos e boa remuneração e condições de trabalho por ele.

Aumentar a idade da aposentadoria não é resposta nem ao falso “rombo” da Previdência nem à crise econômica. Esses são pretextos utilizados para realizar uma velha aspiração do governo e dos grandes empresários sanguessugas que querem ampliar ainda mais a exploração do já super-explorado povo trabalhador do Brasil. Digamos NÃO a esse retrocesso.

Leia também:

Mauro Santayana: O Estado de Direito e o Estado de Direita


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Os bancos já sabem que a previdência privada é uma mina de ganhar dinheiro, uma verdadeira galinha dos ovos de ouro.

Esta é a principal razão das reformas da previdência que vêm sendo operadas não somente no Brasil, mas pelo mundo afora.

Se o Estado cumprir com sua obrigação, inarredável, garantindo a todo trabalhador uma aposentadoria digna – a chamada jubilação -, muito poucos trabalhadores sentir-se-ão atraídos a fazerem um plano de previdência privada.

Então, é preciso dificultar o máximo possível o acesso do trabalhador a esta jubilação. A forma de fazer isto é imprimir um aviltamento do valor das aposentadorias, além de obrigar o peão a trabalhar cada vez mais, se possível, até quando estiver prestes a cair dentro de um caixão. Só assim ele se convencerá de que precisa buscar um plano privado de aposentadoria.

Estará aberto, então, o nicho de mercado que os bancos querem explorar, com lucros infinitos.

Em tempo. E preciso enfatizar que a previdência pública é a única realmente viável.

Grande Carioca

Infelizmente, tenho que confessar que desisto! No último natal briguei com quase metade da minha família cheia de coxinhas, defendendo este governo. Mal estar geral, muitos novos inimigos conquistados e para quê? A inteligentíssima presidente agora agradece aos movimentos sociais que foram as ruas no dia 15/12/15 defender a democracia e ao seu governo, desse jeito? Gente, ponha uma coisa na cabeça: ” reforma da previdência é para tirar direitos dos trabalhadores.” Simples assim! A presidente Dilma atravessa a rua para pisar na casca de banana da outra calçada. É dose, mermão! Vou sair de férias disso aí. Gastar mais meu tempo com as minhas caminhadas em Copa, um chopinho a mais no Bip-Bip nas rodas de samba das sextas, retornar mais vezes ao Maraca e azarar as meninas a caminho da praia, vai que cola, não é? Afinal posso desfrutar desse privilégio, pois como disse FHC, estou na categoria dos vagabundos, uma vez que sou aposentado…

mauro silva

afinal, qual era a diferença entre dilma e seus adversários diretos (aécio e marina) na corrida presidencial?
um pouco mais nacionalista, talvez … e só.
dilma cometeu estelionato eleitoral, e fez como os violinistas: segurou o poder com a esquerda e governa com e para a direita, que ainda reclama.

geovane

quer saber? cansei. O governo da Dilma tá indefensável. Impeachment nela. Tá jogando contra o trabalhador!

Julio Silveira

Às vezes sinto a pancada, é difícil para um esquerdista íntegro ( como procuro me manter ), ter que me defender de um governo que muitas vezes está lutando contra mim, e ter que lutar por esse governo, contra uma direita que sempre esteve e está contra nós. Tenho que buscar forças no meu amigo, tenho que ser muito guerreiro para enfrentar o dia a dia dessa luta árdua, por algo que acredito. Minha esperança é que um dia va propiciar a gente como eu, da minha classe social, um amadurecimento democrático, firmando enfim uma cultura nova para este meu país. Mas reconheço, não é fácil, forçam demais o cabo de guerra.

    geovane

    sinto o mesmo

FrancoAtirador

.
.
BANCO CENTRAL: A INCOMPETÊNCIA ALIADA À MÁ-FÉ
.
A ‘Carta de Explicações’ do Banco Central é um Documento Patético,
.
a Demonstração Mais Explícita da Mediocridade de sua Atuação.
.
Por Luis Nassif, no Jornal GGN
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/o-mimimi-patetico-do-banco-central)
.
.

Magda Mª Magalhães

Antes de aumentar a idade para o trabalhador aposentar, Dilma deveria colocar transparência nas contas da Previdência. Qual o motivo das Fundações (a maioria dá emprego a parentalha) não depositar a parte do empregador no INSS? O trabalhador rural que não contribuiu deve ser bancado pelo Tesouro Nacional e não pela Previdência. E por aí vai.

Ramon

É lamentável o caminho de morte que a Dilma escolheu. O correto seria fazer auditoria da dívida, e acabar com os privilégios do rentismo nacional e internacional que vem acabando com o mundo e nosso país.

José de Pindorama

Caros Comentaristas
Esqueça Superavit Primário; Auditoria Cidadã nas dívidas públicas interna e externa, consta na Constituição Federal de 1988. Vamos implementa-la, constituiremos vários Conselhos Auditores e a faremos.
O que resultar em dívida real vamos pagá-la e o que for fictícia vamos cancelar, simples, doa a quem doer.
Os envolvidos com o sangramento financeiro contínuo do Estado, sejam eles Agentes Públicos e/ou Privados; sejam identificados, arrola-se as provas, inquérito, processo, defesa, julgamento e cadeia; além do retorno integral dos montantes. Seria um bom momento, para nesses crimes, mudar a Legislação a fim de tornar não compensatório o crime cometido. E deixar de sangrar a Previdência Social, que tem a capacidade de ser uma das ferramentas que melhor possa fazer a distribuição de renda no País.
Fora isso, estatize a prospecção de Nióbio e tântalo, por exemplo, hoje nas mãos dos interesses internacionais. Creio que renderá bilhões de dólares anuais. Nada mal, alternativas existem; contudo, para àqueles que não acreditam em articulação mundial contra direitos que estabelecem minimamente a relação trabalho capital; observem o avanço, no plano internacional em Países de diferentes matizes, em maior ou menor grau, o que os governos vêm propondo. A dificuldade imposta aos trabalhadores pelos Governantes nunca foi econômica; sempre foi e será politica.
Dilma e Barbosa é a última chance, se esse crime cristalizar-se, o povo não defenderá o mandato democrático, e mais vão associa-los aos Golpistas!

marcelo batista

quem quer viver num país comunista como foi cuba há alguns anos atrás? dirão alguns, mas lá tinha melhor saúde e educação que aqui.
e na Alemanha?
alguém quer viver num país onde o capital consome o trabalho , onde o capitalismo selvagem vive para si? também não.
nós somos uma economia capitalista. que tal torna-la um capitalismo social? onde aja, o meio termo.
e o meio termo passa por empresas privadas competitivas internacionalmente e passa pelo Estado atuante e presente.
por isso as reformas tem que serem discutidas.
por isso Dilma esta certa , e não deixa suas ideologias por causa dessa proposta; ter uma visão de futuro não é ser contra o trabalhador.
ate porque pensar que esse aumento da idade mínima vai causar desemprego entre os jovens é dizer que o Brasil não vai crescer com a esquerda, como já cresceu nos 12 anos de lula e dilma. dai se perderia a necessidade de continuarmos lutando pela vitória.
A esquerda tem que ter sim a percepção nefasta que a direita normalmente impõe. mas querer a eterna briga do capital e trabalho, já esta ultrapassado. como diz o lula, o patrão não é nosso inimigo, temos sim que trabalhar pelo sucesso das empresas e pelo bem estar do trabalhador. ate porque hoje a pessoa que se aposenta com 58 anos , por exemplo, sempre procura algo pra fazer, porque quem gosta de trabalhar , não vai passar mais de 20 anos de perna pro ar .

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade
.
Com o Aumento da Idade Mínima para Concessão de Aposentadoria,
.
os Empregadores fornecerão gratuitamente aos(às) Trabalhadore(a)s:
.
1) Muletas, Cadeiras de Rodas, Fraldões Descartáveis e Pantufas ?
.
2) Remédios pra Pressão Alta, Derrame Cerebral e Doenças Cardíacas?
.
3) Tratamentos de Reumatismos, Artrites e Cirurgias da Coluna Vertebral ?
.
.

    ademar

    E vão deixar caixão ao lado do empregado.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Mas é claro, Ademar!
    .
    E os Familiares (Espos@s, Filh@s, Net@s e Bisnet@s) d@s Trabalhadore(a)s
    .
    terão Inúmeras Facilidades, como a Construção de Hospitais, Floriculturas,
    .
    Funerárias, Necrotérios e Cemitérios bem Próximos aos Locais de Trabalho.
    .
    .

    Magda Mª Magalhães

    E quem vai decorar todas as senhas que usamos no serviço para o velho trabalhador?

Elias

Atribuída a Nereu de Oliveira Ramos (que presidiu o Brasil por quase três meses após suicídio de Getúlio Vargas), a frase “a política é arte de engolir sapos” é uma das aberrações a que estamos acostumados a aceitar ao longo de décadas.
.
Chega! Basta de engolir sapos. Está tudo muito claro. Quando a presidenta engole esses sapos, ela sofre ao assinar. Mas quem sofre muito mais é o “já super-explorado povo trabalhador do Brasil”, como diz João Telésforo no artigo em tela.

Nelson

A DRU nasceu, originariamente, como Fundo Social de Emergência. O tal do FSE foi criado pelo nefasto governo de Fernando Henrique Cardoso, em obediência à cartilha do FMI, para garantir a formação do superávit primário de onde sai o dinheiro que irrigar as contas dos rentistas.

É de notarmos o cinismo utilizado na formação do termo. A algo que retira recursos do social, foi dado o nome de Fundo Social.

Nelson

Elegemos o PT para fazer diferente, mas, com algumas exceções, os governos deste partido só fazem agradar ao grande capital.

Desse jeito, vou acabar aderindo à posição do professor Reinaldo Gonçalves em http://correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11312:politica231215&catid=25:politica&Itemid=47.

O professor defende que “a esquerda tem mais razões do que a direita para ser a favor do impedimento de Dilma e da punição de Lula”.

mz

Há muito tempo que se diz que dinheiro da previdência foi usado para a construção de grandes obras. Alguém saberia dizer quais obras, estas obras hoje são concessões à iniciativa privada ou estatais? Se afirmativo não deveriam seus rendimentos serem revertidos à previdência que financiou? Não pertenceriam aos trabalhadores que são os proprietários do fundo de aposentadoria?
Se a Dilma pretendia agradar ao Merval , ela conseguiu.

Deixe seu comentário

Leia também