Jean Wyllys: Discursos de ódio dos Bolsonaros da vida podem levar a barbáries como a de Orlando

Tempo de leitura: 4 min

Pulse-Orlando- EUA

ORLANDO: PODERIA SER QUALQUER UM DE NÓS

Jean Wyllys, no Facebook 

Um HORROR! Poderia ser eu! Poderia ser Bruno! Poderia ser Markos! Poderia ser Evelyn! Poderia ser Fabiano! Poderia Lis! Poderia ser Léo! Poderia ser Rodrigo! Poderia ser Alessandra! Poderia ser Edy! Poderia ser Nicole! Poderia ser qualquer um de nós!

Você conhece algum gay, alguma lésbica, alguma pessoa bissexual? Um amigo, um colega de trabalho, uma vizinha, uma prima? Pois el@ estaria morto se estivesse ontem em Orlando, se divertindo numa boate sem fazer mal a ninguém. Estaria morto pelo simples fato de que ama e volta seu afeto para pessoas do mesmo sexo. Esses assassinatos em Orlando, motivados pela homofobia mais sórdida, nos matam a todos nós, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais em todo o mundo; levam um pouco de todas e todos nós junto com as vítimas!

Foram cinquenta mortos e cinquenta e três feridos! É o maior massacre cometido nos Estados Unidos desde o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

Um homem armado, identificado como Omar Saddiqui Mateen, nascido nos EUA, mas filho de pais afegãos, ingressou numa boate gay em Orlando e assassinou cinquenta seres humanos. O pai de Omar disse aos veículos de comunicação que o jovem tinha ficado “muito incomodado” em uma recente viagem a Miami quando viu dois homens se beijando.

Essa declaração do pai do assassino não deixa dúvida que a motivação do atentado foi a aversão que ele tinha pelo modo de vida dos gays, bissexuais e lésbicas. A referência a que ele, o assassino homofóbico, não gostaria que seus filhos vissem dois homens se beijando é emblemática – e está em sintonia com o conjunto de estupidezes e ameaças homofóbicas vomitadas em minhas redes sociais todos os dias por “cidadãos de bem” que me odeiam por defender os direitos humanos das pessoas LGBT.

Nos próximos dias, haverá novas informações e muita discussão política sobre este brutal atentado, que podem inclusive afetar a campanha presidencial nos EUA. E haverá muita discussão sobre a vinculação pessoal ou não do assassino com o terrorismo islâmico.

Mas independentemente desse fato, que ainda não conhecemos com certeza (se ele fazia parte ou não de algum grupo terrorista), tem outro que não pode ser negado: fosse ou não Omar Saddiqui Mateen integrante de algum grupo islâmico radical específico, o fundamentalismo religioso (islâmico nesse caso, mas que existe também em outras religiões, como bem sabemos no Brasil) está na origem do ódio que leva pessoas em diferentes lugares do mundo, inclusive pessoas comuns que nunca suspeitaríamos que fossem capazes de fazer isso, a exercer as formas mais cruéis e desumanas de violência contra as pessoas LGBT.

Lamento, com indignação e medo do que pode vir pela frente, mas sobretudo com indignação, essas mais de 50 vidas humanas ceifadas de maneira covarde. Torço pela vida e a recuperação dos sobreviventes. E solidarizo-me com seus familiares. A homofobia e a transfobia não é uma abstração nem uma invenção como sugerem os canalhas que a praticam, mas não querem ser chamados de homofóbicos e transfóbicos. Ela produz vítimas fatais. No Brasil, são quase 300 assassinatos por ano.

E quando criticamos os discursos de ódio dos “bolsomitos” e “malafaias” e “felicianos” e “euricos” e das “marisas lobos” e “ana paulas valadões” da vida e dos legislativo contra gays, lésbicas e transexuais, estamos pensando justamente no quanto o discurso de ódio proferido por essas pessoas – agora em alta porque aliados dos golpistas que tomaram a presidência da República – pode levar pessoas “de bem” a praticar atos de violência física – assassinatos e agressões físicas – contra membros da comunidade LGBT.

Delírios homofóbicos reproduzidos por políticos e líderes religiosos mentirosos – como a ideia de que gays, lésbicas, bissexuais e transexuais queremos impor uma “ideologia de gênero” ou praticamos “cristofobia” – podem levar a barbárie como a perpetrada, em atacado, na Flórida, mas também à praticada no varejo aqui no Brasil.

Esperamos que o atentado nos EUA não sirva a um discurso de estigmatização do Islã nem dos imigrantes do oriente médio vivendo naquele país. Que Donald Trump não recorra à sua conhecida demagogia e faça uso eleitoreiro dessas mortes em favor da extrema direita americana, que é profundamente homofóbica e xenófoba. Porém, também esperamos que as raízes religiosas dos preconceitos anti-homosexualidade não sejam descartadas do debate que virá na sequência. Podem tentar afastar a questão religiosa o quanto quiserem que não conseguirão.

No fundo, mesmo no caso de pessoas não-religiosas, o preconceitos anti-homossexuais e os atos de homofobia que decorrem deles têm como alicerce o discurso das “religiões do Livro” que tratam como pecado mortal a sexualidade que não seja para fins de procriação e, mais duramente, isso que hoje chamamos de homossexualidade.

Para que não comecem a dizer que só radicais islâmicos desumanizam gays, bissexuais e lésbicas, quero lembrar a todos e todas o outdoor espalhado por Malafaia em ruas do Rio de Janeiro – “Deus fez macho e fêmea” – e a letra da canção repetida pelos evangélicos fanáticos em púlpitos e nas redes sociais: “Deus fez Adão e Eva e não Adão e Ivo”.

Não podemos deixar que esse horror continue!

Jean Wyllys é deputado federal (PSOL/RJ),  jornalista e escritor baiano

Leia também:

Janot nega vazamento em discurso, enquanto a PGR vaza mais documento contra Lula para a Globo 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
O Humanismo não tem só uma Religião.
O Amor Humano póde, aliás, nem tê-la.
Mas o Fanatismo, infelizmente, também.
.
.

Otto

Quando há muçulmanos envolvidos (cujas sociedades são essencialmente patriarcais e homofóbicas), a esquerda politicamente correta desvia o foco. Como é o caso do texte do Jean Wyllys. No mais está pouco se lixando com as vítimas…

    FrancoAtirador

    .
    .
    E há tantos ‘Cristões’ que estão ‘pouco se lixando’
    para os Civis Árabes, inclusive Mulheres e Crianças,
    Vítimas de Bombardeios Genocidas na Palestina,
    na Jordânia, no Iraque, na Síria, no Afeganistão…
    .
    .

Tadeu

Ate parece mesmo que o estado islâmico trabalha para a campanha de Hilary. Um acontecimento desses veio s calhar já que Obama é ferrenho defensor dos gays. Abre o olho povo americano.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Isso. Votem no Trump que prega o Ódio
    a Tod@s @s que não são Caucasianos,
    Judaico-Cristões, de Origem Anglo-Saxã.
    .
    .

Dayanna

Jean, você já se perguntou quem se beneficia com esse atentado? Até parece que o estado islâmico trabalha lata Obama, pois na semana seguinte à confirmação da candidatura de sua candidata acontece uma tragédia destas?

    Tadeu

    É, tá estranho mesmo pq a ex the voice foi assassinada em orlando um dia antes. São as coincidências americanas da vida.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Única Semelhança entre os Crimes, além do Local,

    é que Ambos os Matadores eram Fanáticos Armados.
    .
    .
    A Polícia de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos,
    identificou neste sábado (11) Kevin James Loibl

    como o suspeito de matar a cantora Christina Grimmie,
    de 22 anos, após um show na noite de sexta-feira (10).
    .
    Ele entrou no local com Duas Armas Carregadas,

    mais Dois Pentes de Munição, e uma Faca de Caça.
    .
    O Assassino morava na Cidade de São Petersburgo,
    também na Flórida, e viajou a Orlando com o Intento
    de Praticar o Homicídio da Cantora Norte-Americana.

    G1/Globo.
    .
    https://youtu.be/o3TDa9P-JWw
    .
    .

gpna

Lamentavel sim! Mas os gays agem como se fossem os unicos injustiçados por suas opcoes. Nao esquecamos dos milhares de judeus que morreram na segunda guerra e das dezenas de cristaos vitimas do estado islamico, do racismo aos negros, da violencia e desvalorizacao profissional da mulher , da pedofilia, etc. Esse foi o primeiro atentado com muitas vitimas homossexuais. Outros grupos ja estao sofrendo violencia e perseguicao por suas opcoes ha muito mais tempo sem falar na diferenca de classes! Se tem que fazer justica, façamos a todos e nao so a um grupo como o LGBT quer. Aquele monstro antes de qualquer coisa acabou com a vida de mais de 50 seres humanos que independente de qualquer opcao merece viver.

Reinaldo

Pronto agora caiu a ficha. O islamismo não mata só Gay. Eles querem matar todos que não se converterem.
Chega de mimi e coloca o dedo no lugar certo.
Todos têm os mesmos direitos e não só G.L.B.T.Y ou Z.

    Leo F.

    Quer se passar por esclarecedor que coloca o “dedo na ferida”, mas só consegue aumentar ainda mais o sentimento de preconceito e ódio profundo, o qual o texto repudia, Mesmo que a um grupo diferente.
    .
    Não se faça de desentendido e venha aqui fazer uma confusão entre uma religião monoteísta e metodista (o Islã), e uma vertente fanática dela que interpreta de maneira totalmente deturpada suas Escrituras Sagradas.
    .
    Já quanto aos LGBTs, não seja sonso novamente. Todos têm o mesmo direito, a partir do momento que aqueles que não têm, passem a tê-los como a grande maioria.
    .
    Afinal, quem morre ou é agredido moral e fisicamente por motivo de orientação sexual, são os homossexuais. E não nós heteros.

Gilmar

Pensei que você era inteligente, sr Jean….

FrancoAtirador

.
.
“Estamos Vivendo Momentos Terríveis,
tempos de Preconceito e Intolerância
que Ceifam Vidas Humanas”

Dilma Vana Rousseff, A Única
Presidente da República do Brasil
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    “Lamento a Tragédia Ocorrida em Orlando, nos Estados Unidos,
    nesta Madrugada, com a Morte de 50 Pessoas, numa Boate Gay”

    Dilma Vana Rousseff, A Única
    Presidente da República do Brasil
    .
    .

Lukas

Foi duas vezes interrogado pelo FBI.

Se estivesse em Guantánamo…

    FrancoAtirador

    .
    .
    Se prender todos os Membros da Ku Klux Klan

    e dos Outros Grupos de Ódio, vai faltar Cadeia:
    .
    “A Chacina da Boate Pulse, em Orlando na Flórida,

    é o Ataque a Tiros Múltiplo – Mais de 3 Vítimas Fatais –

    de Número 173 Registrado SÓ NESTE ANO nos EUA,

    de Acordo com Dados Recolhidos em todo o País

    pelo Portal Norte-Americano Mass Shooting Tracker”.
    .
    http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/12/internacional/1465737652_625999.html
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    E vale pro Brasil também.
    Só que aqui assassinam
    um homossexual por vez.
    .
    https://twitter.com/charlesnisz/status/742099408196653056
    .
    .

    Cassius Clay Regazzonni

    Você é tão venal, tão ignorante, que tenta usar a tragédia para legitimar prisões ilegais, a tortura, o preconceito e a perseguição contra muçulmanos. Atitudes nocivas que sempre acabam como em Orlando, levando ao assassinato de pessoas inocentes.
    Não lhe ocorre que sem o início da execução do delito ou pelo menos a prática de algum dos atos preparatórios não se pode punir ninguém, caso contrário seriam ofendidos princípios democráticos.
    Não fosse assim centenas poderiam ser presos e torturados ao bel prazer da ideologia dominante a cada período histórico, baseados apenas em suposições e ilações de agentes estatais (o que ocorreu em continua ocorrendo em estados totalitários).
    Também não lhe ocorre que a facilidade de obter uma arma e o discurso de ódio, religioso ou não, sejam os principais motivos do atentado.
    Discurso de ódio propagado no Brasil por dementes como Bolsonaro, Feliciano e afins que encontram seguidores em pessoas com mentes débeis como a sua.
    Você é um lixo, mas ao contrário dos fanáticos que você tenta legitimar com seu discurso de ódio e preconceito, lhe desejo uma vida longa e saudável, com pleno direito de expressão para vociferar suas imbecilidades, apenas torcendo para que algum dia possa confrontar sua própria ignorância e se arrepender de ser o verme que é.

FrancoAtirador

.
.
As Bestas do Apocalypse da Desumanidade

vão destruir as Bases Humanistas da Civilização

construída no Decorrer dos Últimos Milênios.
.
.
CRIME DE ÓDIO CONTRA COMUNIDADE LGBT,

NA FLÓRIDA, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.
.
Pelo menos 53 Pessoas foram Assassinadas
e Mais de Cinqüenta ficaram Feridas, a Tiros,
na Boate Gay ‘Pulse’, na Cidade de Orlando.
.
.
É Este o Paradigma Civilizatório para o Brasil?
.
.
Mateen, um Cidadão Norte-Americano de 29 anos,
era Vigilante e morava com a Irmã e um Cunhado,
numa Cidade do Condado de St. Lucie, na Flórida,
Estado do Sul dos United States of America (USA).

Mateen era violento, foi Casado e batia na Mulher.

Mateen viu 2 Homens em Miami, também na Flórida,
se Beijando na Rua, na Frente de seu Filho Menor.

Mateen ficou com Ódio, Desesperador, Incontrolável.

Mateen era um Psicopata, Fanático e Homofóbico.

Mateen tinha 2 Licenças para Uso de Armas de Fogo.

Na Noite Passada, Armado com um Rifle e uma Pistola,
Mateen adentrou a Boate Pulse, Um dos Mais Famosos
Clubes Noturnos da Cidade de Orlando, na Mesma Flórida,
onde se realizava uma Belíssima Festa de Temática Latina,
e abriu fogo atirando aleatoriamente nas Pessoas Presentes.
.
.
Em choque, o pai de Mateen afirmou à Rede de TV NBC
que seu Filho estava Furioso, após ter visto recentemente
Dois Homossexuais se beijando na Cidade de “Maiâmi”:

“Estávamos no Centro de Miami, em Bayside.
Tinha gente tocando música.
Não teve nada a ver com religião.
Ele viu dois homens se beijando
em frente à sua mulher e ao seu filho,
e ficou muito irritado”, contou o pai.
.
.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/eua-identificado-como-atirador-omar-mateen-tinha-2-licencas-de-armas

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2016/06/12/pai-de-atirador-de-orlando-diz-que-ataque-nao-teve-motivacao-religiosa-239765.php
.
.

Deixe seu comentário

Leia também