Instituto Lula desmonta factoide “requentado” de Época: Manipula dados, não respeita contraditório e engana os leitores; vende como “exclusivo” tema já tratado por sua concorrente ainda mais mentirosa

Tempo de leitura: 5 min

época

NOTA À IMPRENSA

O lado escuro do ”outro lado” no jornalismo sensacionalista de Época

31/10/2015 08:53

da Assessoria de Imprensa do Instituto Lula 

A revista Época especializou-se em distorcer e manipular documentos, muitos deles vazados de forma ilegal, para difamar e caluniar o ex-presidente Lula. Esta semana, a revista, e o autor da matéria, Thiago Bronzatto, fazem isso novamente.

A revista não tem interesse em entender ou reportar os fatos de forma fiel, quer apenas construir ilações. Não tem o que se chama de jornalistas investigativos: são apenas redatores sensacionalistas, operando documentos vazados ilegalmente. Não apresenta fatos, quer apenas especular e fazer barulho em cima de tais documentos, tentando criar factoides políticos, vender mais revista e fazer audiência em redes sociais.

Não respeita o contraditório e engana os leitores, vendendo como “novidade” matérias requentadas. Por exemplo, colocando a tarja “Exclusivo” na capa desta semana, para um tema tratado em agosto por sua concorrente mais famosa e ainda mais mentirosa.

Para simular que ouve o “outro lado”, quase toda sexta-feira envia à assessoria do Instituto Lula burocráticos e-mails com perguntas cifradas, que escondem tema principal da matéria e o teor das ilações. A essa altura da produção da revista, as teses e especulações já estão prontas e, muitas vezes, até divulgadas no twitter do editor-chefe.

Nestes e-mails, seus jornalistas disfarçam ou sonegam informações necessárias para as respostas adequadas, como aconteceu mais uma vez nesta sexta-feira. Procurada pelo repórter Thiago Bronzatto, com perguntas que remetiam a um relatório do Coaf vazado de forma ilegal para a revista Veja, em agosto, a assessoria de imprensa do Instituto Lula perguntou diretamente: “É sobre o relatório do Coaf que a Veja já deu em agosto?”. O repórter de Época se recusou a esclarecer essa questão simples. Pior: ele mentiu, associando as perguntas a diferentes operações da Polícia Federal e Ministério Público, quando na matéria ele diz, e não dá para saber se é verdade também, que obteve o documento através da CPI do BNDES.

A questão não é menor: existe hoje uma investigação sobre o vazamento das informações desse relatório do COAF. O ex-presidente Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem, na competência de cada instituição, as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da empresa de palestras criada por Lula após deixar a presidência da República, a LILS.

No e-mail, o repórter já criminaliza os fatos, ao dizer que Lula teria feito “operações atípicas” no “mercado segurador”. Na realidade Lula apenas adquiriu um plano de previdência privada com o dinheiro ganho em palestras. É isso que informa o relatório do COAF, vazado criminosamente para Veja e requentado pela Época.

Numa apuração honesta, não era necessário perguntar nada ao Instituto Lula; bastaria conferir a nota que emitimos em 18 de agosto.

Não há nada de ilegal na movimentação financeira do ex-presidente. Os recursos são oriundos de atividades profissionais, legais e legítimas de quem não ocupa nenhum cargo público: os valores mencionados no vazamento ilegal se referem a 70 palestras contratadas por 41 empresas diferentes, listadas no link acima. Todas palestras realizadas, contabilizadas e com os devidos impostos pagos. Tem palestra até para a Infoglobo, do mesmo grupo de comunicação que edita a revista Época.

Se Época acha que o valor pago é alto, poderia perguntar à direção do Infoglobo, que pagou o valor da palestra e que explicou, no jornal O Globo, que o fez por “participar de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção do Rio de Janeiro. Em 2013, com esse objetivo, a empresa apoiou a Fecomércio-RJ na realização de um seminário sobre o mapa do comércio no Estado do Rio. Além de divulgar o evento em seus jornais, a Infoglobo arcou com os custos dos palestrantes, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”

Fazer palestras para uma empresa não implica em nenhuma outra relação e é uma prestação de serviço pontual que mantém a total independência do ex-presidente em relação ao contratante. Tanto que o ex-presidente ter feito uma palestra para a Infoglobo não o impede, ou sua família ,de mover processos contra o jornal, por exemplo, pela mentira contra o filho do ex-presidente publicada por Lauro Jardim em sua estreia em O Globo, na capa dominical do diário.  Mentira pela qual até hoje, nem o colunista nem o jornal se retrataram publicamente.

Jornalistas de Época caluniam, mais uma vez, ao chamar Lula de lobista e já estão sendo processados por isso na justiça, junto com o editor-chefe Diego Escosteguy.

Sobre a patética campanha de parte da imprensa tradicional e familiar brasileira contra Lula e sua família, que só esse mês rendeu 5 capas ofensivas de revistas semanais contra ele, o ex-presidente, com tranquilidade, declarou na última quinta-feira em Brasília:

“Eu só queria que vocês não ficassem preocupados com esses problemas porque digo sempre: ninguém, podem ter certeza, ninguém precisa ficar com pena. Se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar adversidades. Podem ter certeza. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria. Três anos. E podem ficar certos: eu vou sobreviver. Não sei se eles sobreviverão com a mesma credibilidade que eles acham que tem. Mas eu vou sobreviver.”

ÍNTEGRA DA TROCA DE E-MAIL COM THIAGO BRONZATTO, FUNCIONÁRIO DA REVISTA ÉPOCA

Thiago Bronzatto – Redação Época Brasília – Editora Globo [email protected]
30 de outubro de 2015, 11:25

Caros,

Tudo bem?

Estamos fazendo uma matéria para a próxima edição da revista ÉPOCA na qual mencionaremos o ex-presidente Lula. Vocês poderiam, por favor, me ajudar a esclarecer as dúvidas abaixo?

1-) No âmbito da operação Zelotes, foram identificados repasses de recursos da empresa L.I.L.S. para os filhos do ex-presidente e as suas respectivas empresas. Qual a razão dessas transferências?

2-) Qual a posição do ex-presidente Lula em relação à intimação da PF para ouvir o seu filho Luis Cláudio?

3-) No âmbito das investigações da Lava Jato e do MPF, há informações de que Lula tenha realizado movimentações financeiras no mercado segurador consideradas atípicas. O ex-presidente tem conhecimento disso? Qual a sua posição?

Estamos fechando hoje às 16h. Qualquer dúvida, estou nos contatos abaixo.

Aproveito este e-mail para reiterar o pedido de entrevista presencial com o ex-presidente Lula, enviado no dia 29 de junho deste ano, conforme sugerido pelo próprio Instituto Lula em nota publicada em seu site. Até agora, não tive nenhuma resposta sobre a minha demanda.

Abraço e obrigado,

 

Resposta da Ass. De Imprensa do Instituto Lula [email protected]
30 de outubro de 2015, 13:25

Caro Thiago,

É sobre o relatório do Coaf que a Veja já deu em agosto?

Att,

 

Thiago Bronzatto às 13:29

Caro,

Trata-se de matéria diferente, como você deve ter percebido em nossas perguntas.

Abraço,

Thiago

Ass. De Imprensa Instituto Lula às 13:54

Caro,

Que é outra matéria é óbvio. O tempo espaço impede que uma matéria da Época em outubro seja a mesma da Veja em agosto. Seria até plágio.

O documento base, o qual você não identifica, nem explica, como é habitual nos seus “outros lados”, parece o mesmo, pelas perguntas 1 e 3. Como não tenho certeza ser o mesmo, perguntei. E você não respondeu.

Sobre esse documento, há uma investigação em curso sobre o vazamento das informações nele, que estavam sob sigilo de justiça.

A Veja fez até um infográfico com ele na época, com perdão do trocadilho.

Tiago, a gente já respondeu ao seu pedido de entrevista faz tempo, você apenas falha em compreender isso e faz esse copiar-colar toda a sexta-feira. Não haverá entrevista para a Época, porque a revista é considerada um lixo, como foi publicamente dito. E pela existência de ações judiciais e a necessidade de correções factuais em matérias anteriores que a revista Época, e você especificamente, jamais fizeram.

Atenciosamente,

Thiago Bronzatto, às 14:02

Caro, eu gostaria apenas que você respondesse objetivamente as minhas questões. Posso considerar o seu e-mail como resposta oficial da assessoria de imprensa do Lula?

Abraço,

Thiago

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula, às 14:19

Caro Thiago,

E eu gostaria apenas que você fizesse matérias de forma objetiva, imparcial, sem sensacionalismo e com correção factual. E também com  a devida checagem de informações, sem pegadinhas e realmente interessado em ouvir o outro lado. Mas como dizem os Rolling Stones, você não pode ter sempre o que você quer.

Todos os meus e-mails para você, assim como todas as suas mensagens para mim, podem se tornar públicos a qualquer momento que você quiser ou que nós quisermos, como já fizemos em outras ocasiões.

Atenciosamente,

Leia também:

Na ditadura, DOPS de Bauru respeitava o horário comercial


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Elias

ÉPOCA É PORCA. É PIG e nada mais.

roberto

Panfleto fascista xexelento, dirigido por um coxinha, mimado, que ainda deve receber mesada do papai, para suas baladas de adolescentes grisalhos.
Tenho pena de algum desavisado leitor distraído, que ainda lê uma draga dessas, pensando que é revista.

FrancoAtirador

.
.
Antes eles se alternavam, agora atacam em bando.
.
Revistas Veja, Época e IstoÉ emitem o mesmo latido:
.
destruir o País, se preciso for, para destruir Lula.
.
Todos os latidos, mandíbulas, miras, gatilhos, patas,
.
línguas espumosas, risos sôfregos, emboscadas
.
e dardos tóxicos convergem contra o ex-Presidente.
.
(https://twitter.com/cartamaior)
.
.

abolicionista

Enquanto a esquerda não entender que a luta de classes voltou com todo vapor após a derrocada do Estado de Bem-Estar social, a direita sairá ganhando.
.
Justiça nunca foi questão institucional, mas política. As instituições burguesas agem, na melhor das hipóteses, para a perpetuação de estado de coisas injusto.
.
É preciso politizar os novos proletários. Vivemos num mundo tão desigual quanto o do século XIX, mas naquela época havia movimento dos trabalhadores. Ou seja, o pior dos mundos.
.
Só a luta muda a vida. Se preciso, com ações diretas.

FrancoAtirador

.
.
Entrevista
.
Ciro Gomes à TV Carta Capital.
.
(http://bit.ly/1GPkggr)
(https://youtu.be/JBeJlA6RQNk)
(https://twitter.com/cartacapital/status/660826247455461378/photo/1)
.
.

C.Paoliello

DIREITA PREPARA NOVO “DELATOR PREMIADO” PARA DESTRUIR LULA:

http://tijolaco.com.br/blog/gaspari-abre-o-jogo-prepara-se-um-novo-youssef/

    FrancoAtirador

    .
    .
    Esqueceram o dinheiro, vão atrás de Lula e preparam o lobista “delator”
    .
    Por Fernando Brito, no Tijolaço
    .
    Enquanto não se teve um fiapo para usá-la politicamente contra o Governo, a Operação Zelotes, que investiga – ou deveria investigar – a anulação fraudulenta de créditos em impostos devidos à União – estimados, apenas os maiores deles, em R$ 19 bilhões – ela andou quieta, vagarosa e discreta aos olhos da grande mídia.
    .
    Ninguém se escandalizou com a presença, entre os supostos beneficiários, de megaempresas como a RBS, projeção gaúcha e catarinense da Rede Globo, o grupo Gerdau, a Ford, a Mitsubishi; os bancos Bradesco, Santander, Safra e Bank Boston.
    .
    De repente, por conta de um pagamento feito por uma das empresas que atuaria para estes grupos, quatro anos depois de ter sido aprovada a MP que as beneficiaria, feito à firma de um dos filhos do ex-presidente Lula,
    .
    acendeu um ardor indescritível na mídia e, segundo os jornais, na Polícia Federal, no Ministério Público e na Receita Federal.
    .
    Esqueceram-se, rapidamente, dos bilhões sonegados.
    .
    As menções a “um café” e “duas bonecas” numa anotação de um lobista que se referiria ao ex-Ministro Gilberto Carvalho são motivo de pedidos de quebra de sigilo bancário dele e de sua filha, a qual não se sabe porque foi metida na história.
    .
    Mas a declaração do mesmo lobista, Alexandre Paes dos Santos, dadas a Rubens Valente, da Folha, de que agenciou encontros com Aécio Neves e Eduardo Campos não são notícia (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1699540-lobista-preso-levou-demandas-a-campanhas-presidenciais-de-2014.shtml).
    .
    Obvio que isso não torna Aécio
    ou tornaria Campos, se estivesse vivo,
    criminoso. Nem mesmo suspeito.
    .
    Como ficou “resolvida” a questão do mesmo lobista pagar um motorista particular
    para um alto assessor de Pedro Malan: o assessor demitiu-se,
    alegando a necessidade de fazer uma cirurgia e tudo ficou cicatrizado.
    (http://www.gs1.com.br/Gs2/LobistaSantos1.htm)
    .
    Também esqueceu-se a informação de que o tal lobista foi processado por calúnia
    por outro filho de Lula, Fábio Luís (o tão investigado Lulinha),
    junto com a Veja e o autor da reportagem do tipo “mente-desmente”
    que ilustra o post, em outubro e novembro de 2006.
    .
    Processados e condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo,
    em sentença de segunda instância (http://s.conjur.com.br/dl/dano-moral-lulinha-voto-vencedor.pdf).
    .
    Está evidente que se prepara a cama para que algum dos envolvidos no surrupio de milhões (ou bilhões) da Receita apareça como “bom ladrão” através de delações.
    .
    Tal como Alberto Youssef, Alexandre Paes dos Santos é velho conhecido da Polícia, ao menos desde 1999 (http://www.terra.com.br/istoe-temp/politica/154027.htm).
    .
    Da Polícia e da Veja, que se valeu dele para atingir o filho de Lula, em 2006,
    cinco anos depois de tê-lo chamado de achacador, em matéria assinada
    nada menos que pelo todo-poderoso Policarpo Júnior na edição de 24/10/2001.
    .
    Como se vê, está aberta a nova temporada de banditismo, agora para atingir a família de Lula.
    .
    (http://www.terra.com.br/istoe-temp/politica/154027.htm)
    (http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/336/negocios/336_polemico_lobista_coca_fab.htm)
    .
    (http://tijolaco.com.br/blog/esqueceram-o-dinheiro-vao-atras-de-lula-e-preparam-o-lobista-delator)
    .
    .

Pereira

É muita arrogância de um capacho. Um autêntico cão a ladrar. É a força da UDN entreguista!

Lukas

A imprensa noticia que vários petistas estão milionários com “consultorias” e “palestras”. Uma dúvida: vocês nao acreditam ou não se importam?

Messias Franca de Macedo

O que poderia ser um tributo às avessas ao [(reles] assassino [seletivo] de reputações &$ nazifasciterrorista Giancarlo Civita – e aos(às) leitores(as) da escrotíssima ‘veja’ da ‘coxinhada’ golpista nativa!
E [quase-] anencéfala!

#####################

(…)
No que agora devia ter constituído minha conduta é difícil dizer. A condição lastimável de minha vítima fizer descer uma atmosfera de sombrio constrangimento sobre todos os presentes; e, por alguns momentos, um profundo silêncio se manteve, durante os quais não pude deixar de sentir meu rosto queimando com os inúmeros olhares intensos de desprezo ou reprovação lançados obre mim pelos menos depravados do grupo.
(…)

Excerto do conto ‘William Wilson’ – escrito por Edgar Allan Poe
em Contos de Imaginação e Mistério
Editora Tordesilhas

    Messias Franca de Macedo

    … Humilhado, rebaixado à desonra como então fiquei…
    (…)
    Fugi em vão. Meu destino maligno perseguiu-me como que em exultação e provou, de fato, que o exercício do seu misterioso domínio ainda estava apenas por começar…
    De sua inescrutável tirania enfim fugi, tomado de pânico, como que da peste; e para os próprios confins da terra eu fugi em vão.
    (…)
    “Canalha!”
    (….)

    Excerto do conto ‘William Wilson’ – escrito por Edgar Allan Poe
    em Contos de Imaginação e Mistério
    Editora Tordesilhas

Messias Franca de Macedo

as pessoas, não

espantoso! tamanha determinação nos
chatos e sem inspiração
e os copiadores.
eles nunca perdem a firme gratidão
por sua insignificância,
nem esquecem de rir
das piadas dos retardados;
como estudo de sentidos diluídos
eles fariam qualquer faraó
engasgar-se com os próprios colhões;
na música eles preferem a monotonia das
torneiras pingando;
no amor e no sexo eles preferem uns aos outros
e assim compõem o
problema;
a energia com que impelem sua
inutilidade
(sem desconfiarem de nada)
rumo a objetivos que nada valem
é tão magnífica quanto
bosta de vaca.

(…)

os homens mais fortes são a minoria
e as mulheres mais fortes morrem sozinhas
também.

Excertos do poema ‘as pessoas, não’
Autor: Charles Bukowski
em ‘As pessoas parecem flores finalmente’
L&PM Editores

Marat

O esgoto-mor (veja) e os esgotos de menor força, como a época, só fazem esse tipo de matéria graças ao ménage à trois (PIG, judiciário, psdb)… Essa quase suruba está f… o Brasil, enquanto os atores principais, os verdaeiros corruptos, mentirosos e sonegadores estão comendo e bebendo do bom e do melhor, sem serem molestados!

Mineirim

Pois é… fala-se muito em cortes no orçamento. Alguém já ouviu dizer que cortariam as verbas publicitárias? Não? Ah, bom…

Patrice L

Prezado Thiago da revista Éporca….

Alexandre Tambelli

Acabei por escrever o texto abaixo, lendo a nota à “Imprensa” do Instituto Lula aqui no Viomundo. Aonde queremos chegar? Posto aqui.

A velha mídia vive em uma bolha maniqueísta.

Assusta a todo brasileiro ainda não enredado nesta bolha maniqueísta, onde o suposto “bem” (os aliados e teleguiados da velha mídia) se fecha para não ser contaminado pelo “mal”, representado aqui pelos petistas, simpatizantes do PT e do Governo Dilma e pelo personagem central do “mal”, o ex-presidente Lula.
Eu vejo a existência de uma situação concreta de doença coletiva nos meios de comunicação da velha mídia (Rede Globo, Abril, Folha de São Paulo, Estadão, Istoé, Band, etc.).
A quase totalidade das pessoas que trabalham na área de “informação” desses grupos de mídia está fora do padrão de comportamento que o “ser social” busca empreender no cotidiano de suas vidas, medindo atos, gestos e palavras.
Não há mais nesses profissionais da velha mídia nenhuma condição de agir com racionalidade, ela está perdida. Eles se fecharam em um mundo paralelo – o da bolha maniqueísta, onde, o vale tudo se tornou o limite e se perdeu a noção das ações praticadas.
Os seus objetivos (econômicos e sociais) estão acima de qualquer cordialidade e civilidade para com os de fora da bolha. O ser-humano fora da bolha é tratado como um não ser, ele não mais existe, é de pedra, é um boneco inflável, é um presidiário, não tem mais direitos e nem sentimentos, muito menos sofre e não possui relações familiares e sociais. Não tem reputação a ser preservada, não convive em sociedade.
Se eu defendo ideias do grupo de amigos daqueles que representam o “mal” eu não posso abrir a boca, não posso me aproximar deles, pois, pode sobrar até para mim. Posso ter minha reputação destruída, minha vida vasculhada e ser tachado de defensor de ladrões.
Vejam que todos que são próximos de Lula viraram alvos da doença da velha mídia, não vai sobrar um em pé, se for preciso para que alcancem seu objetivo maior: tirar o PT do Poder.
Vivem nesse mundo paralelo, onde, a ausência de limites foi consentida pela sociedade como um todo, na aceitação do discurso da Liberdade de agir como bem entendem (sem regras externas), por ser considerada a velha mídia: Imprensa, e a Imprensa não pode ser censurada, porque estaríamos diante de um Regime ditatorial.
Esse mundo paralelo e sem limites os fez e faz agir, continuadamente, sem nenhum freio e sem racionalidade. E a racionalidade foi sendo perdida na paranoia obsessiva de retirar o PT do Planalto Central.
É totalmente insano e irracional o trabalho cotidiano dessa mídia. Cada dia mais. É uma bolha maniqueísta, onde, quem se fecha nela acredita num messianismo maior, crê possível um salvador da pátria, enxerga alguém como “o predestinado”, aquele que vai nos levar a um bem maior: tirar o Brasil do “mal” caminho, aquele que será “o Presidente sábio e competente” na recondução dos destinos do povo brasileiro ao seu estágio de crescimento e de recuperação de sua autoestima.
Eu não vejo mais solução para esse estado doentio da velha mídia. Ela perdeu qualquer noção do que faz, ela gira em círculos e fala para si mesma e seus aliados e seus já teleguiados.
É a autossatisfação de uma coletividade doente e que contamina parcelas inteiras da sociedade, aqueles que aceitam passivamente ouvir, ler, assistir o que essas mídias doentes publicam, falam ou tornam imagens em vídeo ou foto. E, na falta de discernimento, na busca de diferenciação pela classe social mais abastada que ocupam e ausência de reflexão acreditam, repetem e compartilham o que a velha mídia publica.
Quando nos desumanizamos perdemos o equilíbrio, a capacidade de conviver com as diferenças, com as derrotas e com o contraditório. Nós queremos impor da maneira que der a nossa vontade, aqui a vontade da velha mídia é impor ao Brasil a sociedade do 1%.
Lula representa, simbolicamente, uma sociedade outra: a da melhor distribuição de renda, da inclusão e ascensão social e do Brasil altivo perante o Mundo Civilizado e soberano. Do fim da Casa Grande & Senzala. Do fim da sociedade de castas.
Este é combate travado:
A sociedade do 1% X o desenvolvimentismo soberano e inclusivo brasileiro.
Os combatentes mais fortes da sociedade do 1% foram derrotados por 4 eleições seguidas e mesmo com quase todas as mídias do País em suas mãos. A cada derrota mais se deterioram em suas condutas, porque com atos civilizados não se conseguiu o intento de vencer o PT.
Imaginemos, um pouco a cada dia de menos Ética, de menos Jornalismo, de mais mentiras, de mais ódio, de mais vocabulário chulo e violento e de mais perseguição aos vencedores petistas. Imaginaram?
Um pouco a cada dia e no fim de uma quarta vitória petista só sobrou a ausência de limites e a irracionalidade. Estão desumanizados esses profissionais dessas mídias. Tornaram-se quase robôs, a agirem de forma mecânica e sem nenhuma condição de controlar os atos praticados.
Não estaria na hora da gente, enquanto sociedade organizada (a parte lúcida dela) se juntar para dar um basta nesta loucura toda? Torna-se preciso encontrar o antídoto, a vacina para se voltar ao Estado de normalidade, onde o Direito é respeitado e o ser humano é tratado como humano.
Existe a urgente necessidade de cortar o mal pela raiz.
Existe a urgente necessidade de explodir a bolha maniqueísta que enredou velha mídia, judiciário e políticos aliados + os teleguiados dessa mídia: esse mundo paralelo, irracional e sem limites dos atos praticados.
Ninguém aguenta mais.
Queremos ter o direito de professar, defender e praticar a nossa Ideologia e de ter a liberdade de ir e vir por este Brasil, de ter a possibilidade de ser gente e de ser respeitado nos direitos individuais e na nossa dignidade e cidadania.
E ver quem a gente colocou no Poder com a liberdade de pôr em prática seus programas de Governo.
Onde vai desembocar esse macarthismo todo? Essa perseguição diária em milhares de manchetes negativas contra o PT, os petistas, os simpatizantes do PT e do Governo Dilma?
As pessoas estão sendo processadas por essa mídia doente. Sendo presas por causa desse noticiário doentio e sem limites e sem provas e muitas vezes sem uma linha de verdade, só porque podem ter alguma ligação com o PT e os petistas e, assim, ajudar nessa doentia guerra de tirar o PT do Palácio do Planalto. E, a sociedade organizada? Ela vai ficar calada até quando, diante dessa barbaridade toda?
Lula não tem nenhum processo contra ele e vive sendo tratado como bandido em capas e mais capas de revistas? O que é considerado limite para a nossa sociedade?
A doença da velha mídia deve atrapalhar o cotidiano do Brasil, nosso desenvolvimento socioeconômico e as nossas relações sociais? É justo assim acontecer?
São as perguntas que deixo. Façamos uma reflexão profunda do Brasil no último dia de outubro de 2015.
Precisamos trilhar outra estrada. A doença da velha mídia não pode ser um vírus a atacar a sociedade como um todo, não é verdade?

marcio ramos

O povo ainda vai queimar revista em praça publica,e ninguém vai lamentar por isso.

Julio Silveira

O Lula vitima deve agradecer ao Lula presidente por todas essas aberrações que o Lula vitima está passando.
Quando governo, agiu exatamente como o atual ministro da justiça, que impavidamente acredita haver na estruturas montadas nas instituições, instrumentos capazes de se auto regular em favor da democracia. Esqueceram porem a história do país, a cultura reacionária encardida no país. Cultura que já nos lega a tempos algumas estigmas conceituais bastante degradantes, na conceituação mundial.

Sidnei Brito

Lula, se não me engano, já está processando esse rapaz.
Ele segue firme e forte porque, crê ele, tem as costas quentes.
Até acho, sinceramente, que Lula vai se estrepar em todos esses processos, em razão da qualidade do Judiciário que temos.
Só que não há mal que dure para sempre, pode haver alguma reviravolta.
Aí o rapaz vai pro olho da rua, e, certamente, sem as costas largas da Globo, ele vai ter que se virar sozinho nas ações a que responde.
Vai correr para fazer um acordo, e vai contar com a generosidade de Lula.

    Cacilda Galiotto

    Até essa sentença sair…a honra do Lula foi pro chão, e eles sabem e contam com isso!

FrancoAtirador

.
.
OK. É Tudo Mentira, Omissão ou Manipulação da Verdade.
.
Só Falta o Direito de Resposta no Veículo Mentiroso da Globo.
.
.

Urbano

O princípio nº 1 dos fascistas, principalmente os mais escroques, é mentir, mentir, mentir sempre, de forma que a mentira se transforme em verdade; pelos menos é o que eles esperam.

Mauricio Gomes

Quando o governo Dilma vai cortar o bolsa PIG que alimenta essa corja de safados e golpistas?

    Haroldo Cantanhede

    Prezados, boa tarde, respondo a este comentarista, porque a pergunta dele é a que (me) faço todo dia. E vou além: por quê se manteve, durante a última década, o generosíssimo pagamento feito às quatro empresas criminosas, de mídia, que atacam, sem parar, e com mentiras, o governo ? Esse é um fato, absurdo, que não consigo entender.

Deixe seu comentário

Leia também