Gerson Carneiro: Ao contrário do que a Beija-Flor mostrou, a Petrobrás não é sinônimo de marginalidade na favela

Tempo de leitura: 2 min

Beija-Flor ,  espelho da lendária criatura

por Gerson Carneiro, especial para o Viomundo

A Beija-Flor traiu na avenida a maravilhosa letra do próprio samba enredo que entoou.

Ao transformar em uma favela o prédio sede da Petrobras, obedeceu o padrão da lendária criatura, a Rede Globo.

Colou com cuspe na alegoria da escola o velho estigma de que negros, moradores de favelas, alvos na mira do desprezo e da segregação são assaltantes, bandidos. Tornando assim fácil o desfile aos narradores e comentaristas que se calaram diante da Paraíso do Tuiuti.

Contrariando a narrativa pobre do desfile prático da Beija-Flor, a Petrobras ,que abraça a favela, tem possibilitado àqueles negros transformarem-se em campeões, monstros carentes de amor e ternura  e não em bandidos, como foi retratado pela escola na Sapucaí.

Na fotomontagem acima, a judoca Rafaela Silva, patrocinada pela Petrobrás, a primeira brasileira a se sagrar campeã mundial e campeã olímpica de judô.

Rafaela Silva é um exemplo.

A Petrobrás, ao contrário do que a Beija-Flor mostrou, não é sinônimo de marginalidade na favela.

E iguais a Rafaela há outros jovens na favela patrocinados pela estatal nas áreas de Esporte e Lazer.

Em que pese ter vencido por um décimo de diferença na pontuação para a Paraíso do Tuiuti, a Beija-Flor ficou aquém da expectativa gerada pela beleza do seu samba enredo.

Leia também:

Desprezada pela Globo, Paraíso do Tuiuti é vice-campeã do Carnaval carioca

Globo foi ao rato da Beija Flor, mas não ao tucano da Tuiuti


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bel

Sugestão aos Blogs ¨sujos¨: deixem um link para acesso à verdadeira históira da lava Jato.

Precisamos lembrar aos formadores de opinião do PIG a história da lava Jato. É só ir até o site da PF e ler como começou. E onde estão os doleiros investigados na lava Jato? Por que será que o PIG misturou a Operação e por que só lembra da Petrobras e não lembra dos doleiros? Aí tem truta do PIG.

http://www.pf.gov.br/imprensa/lava-jato/fases-da-operacao-lava-jato-1/fases-da-lava-jato-2014

Lava Jato (17/03/2014)

O foco da investigação foi a ação ilegal de doleiros, que utilizariam interpostas pessoas e empresas em nome de terceiros, para a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, previstos na Lei 7492/86. Suas atividades ilícitas seriam desenvolvidas com empresas e contas mantidas no Distrito Federal, mas as operações criminosas se estenderiam a diversos pontos do território nacional.

A operação contou com a participação de aproximadamente 400 policiais federais que deram cumprimento a 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades dos seguintes estados: PR (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu), SP (São Paulo, Mairiporã, Votuporanga, Vinhedo, Assis e Indaiatuba) DF(Brasília, Águas Claras e Taguatinga Norte), RS (Porto Alegre), SC (Balneário Camboriú), RJ (Rio de Janeiro), MT (Cuiabá).

Julio Silveira

Perfeita leitura do Gerson. A Petrobras tem sido instrumento de golpistas desde a Ditadura, quando virou cabide de empregos de Generais que acumulavam salarios nos altos cargos que reservavammpara sí, junto com seus soldos. A Petrobras, que paga muita publicidade na Globo, tem sido traida em seu interesses negociais justamente pela Globo e seus assemelhados ideologicos, gente que vende o Brasil e seu povo para garantir o seu, o dos seus e para os seus.

Deixe seu comentário

Leia também