Empresa portuguesa que “quer o meu país de volta” é suspeita de sonegação

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-03-13 às 11.12.24

Habib’s é investigado sob suspeita de sonegação fiscal

DE SÃO PAULO

13/12/2014 02h00, na Folha

No twitter, sugerido por Marcelo Rubens Paiva

Após denúncia de um franqueado no Rio Grande do Sul, as secretarias da Fazenda de seis Estados mais o Distrito Federal abriram investigações sobre um suposto esquema de sonegação fiscal na rede de fast food Habib’s.

A investigação, batizada de Flex Food, é liderada pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, que obteve um mandado judicial para fazer busca e apreensão na sede da empresa em São Paulo.

O Habib’s diz que ficou surpreso com as acusações e nega irregularidades. Afirma que está colaborando com as investigações e reitera que cumpre “rigorosamente a legislação brasileira”.

“O grupo foi surpreendido na quarta-feira (10), por acusações infundadas sobre irregularidades na sua atuação. Essa surpresa foi ampliada pelo fato de que o grupo passou por uma intensa fiscalização recentemente por parte de órgãos competentes, que não encontraram quaisquer irregularidades”, disse a empresa em nota.

Agentes da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Receita e Procuradorias Estaduais coletaram documentos e copiaram dados de computadores de escritórios e estabelecimentos do Habib’s nos Estados de Minas, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Distrito Federal, além da sede administrativa da empresa, em São Paulo.

Segundo a denúncia do franqueado gaúcho, que moveu uma ação judicial contra o Habib’s no Rio Grande do Sul, a empresa mandava os franqueados reportarem faturamento inferior ao efetivamente realizado.

O suposto esquema também envolvia a falsa classificação de produtos nas notas fiscais para recolher menos impostos, ocultação de receitas e a não emissão de notas fiscais ao consumidor.

Ainda segundo a denúncia, todo o esquema seria controlado por um sistema de informática que estaria programado para desligar automaticamente a máquina de emissão de notas fiscais quando o faturamento do franqueado atingisse o limite do Simples, de R$ 3,6 milhões.

A nota fiscal só seria emitida se houvesse cobrança por parte do consumidor.

PRAZO

O superintendente de fiscalização da Receita Estadual de Minas Gerais, Anderson Félix, diz que, se forem comprovadas as irregularidades, o processo deve ser concluído até o final de 2015.

Segundo ele, o motivador do pedido de busca e apreensão foi “a clareza com que o franqueado descreveu o esquema de sonegação na empresa”. Não foram fornecidas estimativas de valores.

O Habib’s tem 430 lojas em 20 Estados e no DF. A rede foi criada há 26 anos e tem 22 mil funcionários.

Leia também:

Postagem mentirosa sobre furto de faqueiro por Lula tem quase 40 mil compartilhamentos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose Henrique

Gozado, quando acusam o Lulla falam aqui que ele deve ter presunção de inocência, mas no caso do Habibs acima, já julgaram e condenaram como sonegadores antes da condenação da Receita. Esta petralhada é mesmo incoerente.

Francisco Afonso

Como assim “empresa portuguesa” ?
Onde que o Habib’s é português?
Na ânsia de criticar a postura desta empresa no apoio aos atos
de 13/mar(que eu também critico) tem gente atravessando.
A empresa tem sede no Brasil e o seu capital também.
Insisto : onde ela é portuguesa?

    adhemir martins

    Otário, a empresa é sim portuguesa.VC. que um coxinha do caralho

FrancoAtirador

.
.
“Empresa Suspeita
de Sonegação”
Qual não é? …
.
.

Mauricio Gomes

Hoje é um dia de tristeza e vergonha. A massa ignara que vai às ruas com a desculpa de combater a corrupção e a ameaça de ditadura do PT, estará marchando ao lado de bandidos, fascistas e fundamentalistas religiosos como Aécio, Bolsonaro, Feliciano, Alckmin, Caiado, Paulinho da Força, Coronel Telhada, Serra, Malafaia, Cunha, Agripino Maia, Beto Richa, Rodrigo Maia, Aloysio Nunes, etc. Todos eles insuflados pela mesma imprensa que levou o Vargas ao suicídio e que apoiou o golpe militar e a ditadura. E tirarão selfies com PMs assassinos e corruptos, pedirão intervenção militar em inglês e morte aos opositores. Dia 13/03/2016, mais um dia sombrio e vergonhoso na história do Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também