Dr. Rosinha, sobre Beto “Hitler” e Fernando “Fascischini”: A dor não se expressa

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-05-01 às 08.39.36

Fotos Leandro Taques, Jornalistas Livres

A dor não se expressa

Dr. Rosinha, especial para o Viomundo

Beto ‘Hitler’ e Fernando ‘Fascischini’. Poderia ser esse o título do presente artigo. Ainda assim seria insuficiente para exprimir o que aconteceu na última quarta-feira (29) no Centro Cívico (ironia do nome), em Curitiba (PR). Dor, indignação, tristeza. Tudo isso é impossível de ser expressado em palavras.

A ironia no nome. ‘Cívico’ justamente porque ali deveria ser um lugar de civismo. E Beto Richa (PSDB) comete, neste 29 de abril de 2015, um dos maiores atos de incivilidade e barbárie da história do Paraná.

Assim como Richa, que no mínimo não tem vergonha na cara, sei que muitos gostariam de dizer que tudo o que ocorreu no Centro Cívico foi culpa do PT. Não. Não foi. Tudo foi culpa dele, Beto Richa.

Com seus atos de violência, Beto Richa tirou a máscara do PSDB e mostrou de frente e de perfil a verdadeira face do partido. E quem viu ficou horrorizado: é fascista. Os atos explicitaram o fascismo do PSDB. Não é á toa que passou a ser chamado por suas vítimas de Beto ‘Hitler’.

O título que poderia ter este artigo retrata muito bem um comportamento de intolerância, falta de diálogo, autismo político e mentira. E o resultado de tudo isso? Violência, violência, violência.

Todas estas características eram de Adolf Hitler, um dos principais líderes do fascismo no mundo e que tem como seguidor Beto Hitler e o secretário de segurança pública do Paraná, Fernando Francischini (Partido Solidariedade), que durantes as manifestações de fevereiro vinha sendo chamado por alguns dos educadores do Paraná de Fernando ‘Fascischini’. Outra ironia, o partido do secretário de Segurança se chama ‘Solidariedade’, justamente o que faltou a ele e a Beto Hitler neste dia 29.

As fotos e vídeos que circulam pelas redes sociais são estarrecedores: são imagens de um campo de batalha. Pessoas feridas, caídas, sangrando, correndo e todas elas com o rosto de medo, dor, indignação e de desespero. O som dos vídeos são gritos e choros.

Enquanto o massacre ocorria no Centro Cívico, assessores do governo e, segundo informações que circulam na internet, o próprio governador assistiam, riam e aplaudiam.

Depois de toda esta violência, Beto Hitler diz que o relato que recebeu da Secretaria de Segurança Pública “é que não houve violência, só contenção da massa que vinha para cima deles (policiais) tentando invadir a Assembleia”. Governador, o senhor acha que somos idiotas?

Faço esta pergunta porque o senhor acompanhou tudo de perto, teria supostamente inclusive festejado com alguns de seus secretários e assessores a ação da Polícia Militar. Agora quer que acreditemos que não houve violência?

No final do dia, após um espetáculo de horror – protagonizado pelo senhor e seu secretário de segurança –, com muitas lágrimas, tristeza, indignação e sangue derramado, o senhor solta uma nota dizendo que “lamenta profundamente os atos de confronto, agressão e vandalismo”.

Senhor governador Beto Hitler, só um idiota acredita nesta sua nota. Primeiro, não houve confronto. Houve massacre. Segundo, foi a polícia comandada pelo senhor e pelo seu secretário de Segurança quem perpetrou o massacre contra trabalhadoras e trabalhadores que nada mais faziam que lutar por seus direitos. Direitos que são obrigações do senhor garantir. No entanto, seu governo os ataca.

Outros argumentos da nota (“o radicalismo e a irracionalidade de pessoas mascaradas e armadas com pedras, bombas de artifício, paus e barras de ferro, utilizados contra os policiais, são responsáveis diretos pelo confronto”) são próprios dos autoritários e dos impostores.

Há, sim, desde o ano passado, quando o senhor não pagou parte dos salários dos servidores, radicalismo, irracionalidade e intolerância, mas por parte de seu governo.

Se houvesse alguém infiltrado, como o senhor alega na nota, entre os servidores e servidoras caberia à sua polícia identificá-los e levá-los para uma delegacia, até porque, pela sua própria nota, apenas sete pessoas foram presas.

A nota demonstra a incompetência de sua polícia e de seu secretário de segurança. Para prender sete pessoas, tiveram que usar mais de mil soldados, cachorros, bombas, jatos de água, helicóptero, mais de cem veículos e tantas outras parafernálias. Devido exatamente a esta incompetência é que se fortalece o crime organizado no Paraná.

Durante a elaboração do texto, cheguei ao título: “a dor não se expressa”. A dor não é só física, daqueles que foram vítimas da sua violência. A dor é de todos homens e mulheres que têm no peito um coração que luta por respeito, democracia, diálogo, tolerância, luta, enfim, por tudo aquilo que nos faz seres humanos.

Não entenda este artigo como indignação. Ele é feito com toda a minha razão de cidadão que não suporta a injustiça aplicada pelo senhor, o poder Judiciário e o poder Legislativo contra homens e mulheres que nada mais fazem que lutar por seus direitos.

É a razão daquele que luta contra o fascismo, tão apregoado, infelizmente, em nosso Brasil contemporâneo. É a razão de alguém que luta contra o fascismo de seu governo e de seu partido.

Dr. Rosinha, médico pediatra e servidor público, foi deputado federal (PT-PR)

Leia também:

Associação Juízes para a Democracia: Repressão truculenta e ilegal


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

El Cid

… e mais um caso de truculência policial:

A cliente Cláudia Vieira Moss informou possuir metal implantado no braço e após cumprir as solicitações do segurança para passar várias vezes no detector de metal, ainda assim foi impedida.

Ao acionar socorro policial, a fim de ter seu direito assegurado diante da relutância do gerente da agência, vejam o que este soldado da polícia militar fez.

Vídeo: Rádio Família

https://vimeo.com/126798684

marco

vai ser reeleito quer valer?

igor

fico pensando quantos professores desta manifestação votaram no hitler e quantos adoravam compartilhar os posts do facistini no facebook … contra o pt…

lando carlos

qual e a novidade desse jito democrático de agir lembre-se do governo fhc dem psdb diminutivo mesmo o massacre de volta redonda o massacre de campinas na usp etc quem lembrar de mais deveria postar aqui ou alguém fazer o listão da maldade ,Alvaro dias mandou descer o pau nos professores ete..

clodoaldo

Podem ficar tranquilos que muitos coxinhas vão dizer que foi culpa do PT.

MARIA NELSI

MINHA MÃE ERA ANALFABETA, NO ENTANTO NOS EDUCOU PARA A VIDA, PRINCIPALMENTE A SERMOS EDUCADOS, RESPEITOSOS E SOLIDÁRIOS, EU MAIS MEUS 14 IRMÃOS E IRMÃS NUNCA FIZEMOS VERGONHA A NOSSOS PAIS, SEMPRE SOUBEMOS RESPEITAR E OBEDECER NOSSOS PROFESSORES. ELA DIZIA QUE EDUCAÇÃO VEM DE CASA, E QUE PROFESSOR É PARA ENSINAR O CONHECIMENTO DA ESCRITA, DA LEITURA , DAS CONTAS E DAS COISAS DO MUNDO…
PORTANTO SE TEMOS UMA POPULAÇÃO MACHISTA IGNORANTE E VIOLENTA NÃO FORAM AS PROFESSORAS “MACHISTAS” QUE PARIRAM ESSA CAMBADA TODA E SIM AS MÃES E PAIS DESTE PAÍS QUE NÃO SOUBERAM EDUCAR SUAS CRIAS MAL CRIADAS, PENSAM QUE EDUCAR É SÓ POR NO MUNDO E DEPOIS JOGÁ-LOS EM CRECHES E ESCOLAS E MANDAR PROFESSORES SE VIRAREM… É TRISTE E LAMENTÁ-VEL VER AS MARIASLIBIAS DA VIDA CRITICANDO PROFESSORES QUE FORAM BRUTAMENTE MASSACRADO POR UMA ELITE DESAVERGONHADA E CRETINA QUE SÓ QUER VER O BURACO DO BRASIL NOVAMENTE!!! QUEM SERÁ QUE ENSINOU ESSAS BELDADES A LER, ESCREVER E VER O MUNDO DE UMA MANEIRA RACIONAL E CONCRETA? SERÁ QUE FORAM AS “PROFESSORAS MACHISTAS” OU JÁ NASCERAM COM UMA MOCHILA DE MATERIAL ESCOLAR E UMA PROFESSORA ELETIZADA DO LADO?

    Conceição Lemes

    Maria Nelsi, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

    lando carlos

    assim era minha mãe

Lavoro

Muito bom ver o Dr. Rosinha no Brasil.
Sinal que está sem mandato.

    Conceição Lemes

    Lavoro, dr. Rosinha optou por não disputar a eleição do ano passado. abs

Cláudio

* * * * Feliz Dia do Trabalhador para todos os trabalhadores e para todas as trabalhadoras desse imenso BraSil ! ! ! !
Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando: * 1 * 2 * 13 * 4 *************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * Ley de Medios Já ! ! ! !

Elias

Pensei em dizer que este artigo de Dr. Rosinha vale como um tapa, mas concluí que vale mais, vale como uma chapuletada na moral do governador tirano do Paraná.

Marat

O Beto sofre de um mal talvez incurável: Rixa com a realidade. Mal, aliás, que é endêmico no psdb, e é ampliado pelo apoio da impren$$$a. Remédio para isso? Educação e cultura para todos, para que se evite essa escumalha assumir poderes que serão muito mal utilizados.

Paulo Nascimento

O tratamento desrespeitoso que os governantes deste pais oferecem aos professores, e no mínimo vergonhoso e mostra claramente que esses canalhas, eleitos pelo povo, enxergam mos educadores como uma classe intelectualmente inferior. A forma como o canalha, do governador do Paraná, “Beto Hitler”, tratou uma classe trabalhadora importantíssima para o pais, mostra, não apenas o comportamento fascista deste catapulta, mas também, uma total falta de compromisso com todo o cidadão paranaense.
A resposta a esse sanguinário deve ser dada nas urnas, nas próximas eleições, e o povo devorar a esse imbecil, o tratamento que pessoas como ele merece… O desprezo total.

    Paulo Nascimento

    O tratamento desrespeitoso que os governantes deste pais oferecem aos professores é, no mínimo vergonhoso. Isso mostra claramente, que esses canalhas, eleitos pelo povo, além de ingratos, enxergam os educadores como uma classe intelectualmente inferior.
    A forma como o crapula do governador do Paraná, “Beto Hitler” tratou uma classe de trabalhadores importantíssimos para o pais, mostra, não apenas o comportamento fascista deste canalha, que se diz representante do povo, mas também , uma total falta de compromisso para com o cidadão paranaense.

    A resposta a esse sanguinário, deve ser dada nas urnas, nas próximas eleições, onde o povo deve dar a esse imbecil o tratamento que pessoas como ele merece… O completo desprezo.

    marialibia

    Com o poder que tem nas mãos, os professores tem a oportunidade de transmissão de como respeitar o próximo e tambem COMO SER RESPEITADO. Mas, conta-se nos dedos os professores que se preocupam em tornar uma criança, um adulto de primeiro mundo. Vejo, na minha cidade, a maioria dos professores dizerem que nao gostam de politica, quando ao escolher um tomate na feira já estamos fazendo política. A maioria dos professores são mulheres que sofrem com o machismo e SÃO MACHISTAS. Reproduzem em sala de aula o que é a sociedade brasileira, no geral: violenta, racista, criminosa principalmente no alto escalão. É por isso que acho que o pouco caso que o governo de São Paula expressa aos seus professores e a batalha campal em Curitiba é muito pouco pois a omissão dos professores diante de seus alunos so poderia chegar a isto. QUE OS PROFESSORES APRENDAM QUE OMISSÃO TAMBEM É CRIME.

Airão

Beto Richa não quer que policial tenha curso superior.

https://www.youtube.com/watch?v=_LY-0dF_Rfo

Deixe seu comentário

Leia também