Deputada Ângela Sousa quer calar o Blog do Gusmão, de Ilhéus

Tempo de leitura: 3 min

 Blog do Gusmão

O mesmo pedido de censura gerou duas interpretações diferentes, de dois juízes. Ângela enganou o judiciário. Saiba como.

No dia 17 de junho, o Juiz Jorge Luiz Dias Ferreira, da 3a vara cível de Ilhéus, determinou que o Blog do Gusmão retirasse três postagens sobre o escândalo na secretaria de assistência social.

O pedido da deputada estadual Ângela Sousa (PSC) originou mais uma censura judicial a este espaço, deferida pelo mesmo magistrado.

Em março deste ano, o secretário de serviços urbanos de Ilhéus, Carlos Freitas, conseguiu nos impedir do exercício pleno da liberdade de imprensa. Os advogados Mariana Almeida e Jorge Almeida, defensores deste blog, derrubaram a censura no Tribunal de Justiça do Estado (relembre aqui).

Desta vez, a irmã Ângela Sousa tenta nos calar, objetivando esconder da opinião pública, a revelação dos inúmeros fatos suspeitos, ocorridos na secretaria de assistência social, quando um homem de sua inteira confiança ditava as ordens.

A decisão do juiz considerou que “algumas das matérias publicadas realmente atingem a imagem e a honra da deputada autora da presente ação, indo além do direito de informar, porquanto nelas o réu levanta suspeita e faz acusações sem apresentar as provas sobre a veracidade do quanto divulgado. Um exemplo do quanto afirmado encontro nas seguintes matérias: “AUGUSTO MACEDO DE SAÍDA”, quando afirma que “Há indícios de “que a secretaria foi aparelhada em benefício da campanha da ‘irm㔑; “EX-AMANTE DE AUGUSTO MACEDO AFIRMA QUE ERA LARANJA”, quando diz em texto sublinhado que “A fonte deste blog suspeita que a grana era destinada à campanha de reeleição da deputada~ que se auto-intitula como ‘serva de Deus”‘; “E AGORA IRMà ÂNGELA?, quando praticamente repete texto do artigo anterior, “Uma fonte deste blog. suspeita que os valores descritos pela amante de Macedo. possam ter sido direcionados à campanha da deputada.”

Vale destacar que no dia 22 de novembro de 2010, a Juíza Raquel Ramires Francois, do juizado especial cível de Ilhéus, negou o mesmo pedido feito por Ângela ao Juiz da 3ª Vara.

A interpretação da Juíza Raquel Francois é completamente oposta à do Juiz Jorge Ferreira. Leia: “Da exposição fática apresentada na inicial, não vislumbro os elementos necessários à concessão da liminar requerida, quais sejam, o ?fummus bani iuris? e o ?periculum in mora? Cuida-se de pedido de retirada de matéria jornalística de Blog indicado pela Autora. Por tratar-se da narração de um fato pelo autor da noticia, consubstanciado em depoimentos de pessoas diversas e não apenas em opiniões pessoais do editor da matéria, entendo não ser prudente determinar a retirada da noticia do referido site. Ademais, o pedido gera consequências no âmbito da liberdade de imprensa e no direito à livre manifestação do pensamento, ambos direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal, não sendo razoável determinar a limitação de tais direitos sem a manifestação da parte contrária e o pleno desenvolvimento da fase instrutória do processo. INDEFIRO, portanto, o requerimento liminar”.

Após o indeferimento, Ângela, com o propósito de enganar a justiça, desistiu da ação no juizado especial cível, e ingressou com a mesma na 3ª vara cível.

Os advogados do Blog do Gusmão já recorreram ao Tribunal de Justiça da Bahia contra a censura imposta pela irmã Ângela Sousa. Apesar de injusta, a retirada das três postagens foi realizada.

Veja abaixo os dois processos movidos pela deputada, idênticos, que resultaram em decisões distintas dos magistrados.

Clique aqui para ler a decisão que rejeita a censura ao Blog do Gusmão.

Clique aqui para ler a decisão que determina a censura ao Blog do Gusmão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Armando S Marangoni

Credo!
Esses comentários parecem ter saído de uma revista de fofocas. Êta corporativismo!
Com exceção do João Bahia, claro. A opinião dele é sensata.
Aliás, a matéria é chamada por uma manchete parecida com as que a grande imprensa costuma usar. Lamentável.

Alexandre Oliveira

Peçam a deus para interceder em nome desta "irmã" pervertida.

    Leider_Lincoln

    Ou ao Richard Smith (Carmem Leporace e outros…), ele é que gosta de defender esta gente!

João Bahia

Humm… eu sou totalmente a favor da liberdade de imprensa (eu mesmo sou um blogueiro), mas as matérias "censuradas" são de um baixo nível que me colocam em dúvida sobre o direito que nós temos (ou não ) de expor as pessoas. Uma delas fala sobre o exame de próstata que o funcionário público realizou (Recentemente, o secretário de serviços urbanos de Ilhéus, Carlos Freitas, notadamente um “macho” nervoso, antiquado e até mesmo refratário, foi submetido ao exame – tomou uma dedada – na Polícliníca da Rua Bento Berilo)… qual o sentido deste tipo de informação? Atualmente o blogueiro está em campanha (como eu já vi várias vezes aqui na Bahia) contra a "indústria de multas".. Oras, só toma multa quem não cumpre a lei… e se tem uma coisa que a elite baiana não gosta de fazer é justamente cumprir a lei…

O_Brasileiro

Devem ser decisões baseadas em constituições diferentes…

spin

No Maranhão tabem
http://erisantoscastro.blogspot.com/2010/08/outro

Antonio

Essa irmã é deturpada de que partido mesmo?

    Conceição Lemes

    PSC, Antonio. abs

Guará Matos

É o lixo da consciência política. E o pior, evoca o Criador e o envolve na podridão das ações terrenas.
"Irmã" lhe ofereço como penitência várias horas de orações. Ore, pois o inferno já lhe abriu as portas e o Céu não vai recebê-la. Ah, e já não ia receber mesmo, porque o que nasce feito já é.

Deixe seu comentário

Leia também