Fernando (23/07/2008 - 17:01)
Vamos imaginar, pelo tempo dum relâmpago, o que seria o mundo se a dona FulanaJornalistadeFuros tivesse o dever (não moral, dever legal) de publicar, na mesma matéria, o nome do Funcionário PÚBLICO quem lhe vazou as operações da PF? Algo assim: "O subdelegado BeltranodeTal nos contou que no dia xis", etcetc. O que estaríamos discutindo agora? Direito de dar notícia?
A pergunta feita é equivocada. Jornalistas vivem de publicar notícia e o A., mais que ninguém, sabe disso. Se com a pergunta procurou purgar conosco as suas culpas por querer ser bom jornalista, oras!
Será que não deveria estar em discussão, aqui, o DIREITO A SIGILO DA FONTE da informação? Ainda mais quando se trata, supostamente, de algum indiscreto... Servidor Público?
No reino da absoluta ameaça à privacidade do cidadão, plantações gigantescas, milharais magníficos têm nascido deste "direito de sigilo", cada vez mais só a serviço de alguns eleitos. Não estará na hora de se rever essa vaca-sagrada do jornalismo?
Mas desculpem, cheguei agorinha de um outro planeta. Lá não existe coação, nem suborno, nem...
francisco.latorre (18/07/2008 - 09:58)
(...) ... chamada Andrea Michael (a mesma que, em áudio acima mencionado, oferece seus serviços diretamente à organização criminosa), assinou ... (...)
...em áudio acima mencionado...
tá no áudio..
breve no seu cybercamelô..
Vinicius Duarte (16/07/2008 - 15:59)
Azenha, responda-me: qual o INTERESSE PÚBLICO em saber que UMA PESSOA, seja ela quem for, está sendo INVESTIGADA pela polícia? O único interessado a querer saber disso é o próprio investigado, que aí pode "tomar as providências". Portanto, não havendo interesse público, não é necessário publicar nada. Outra coisa: o próprio trecho assinalado do inquérito dá conta de que o PRESIDENTE DO INQUÉRITO fez de tudo pra não vazar o relatório, e é aí que está o busilis: QUEM VAZOU PRA A.MICHAEL que a investigação estava em curso?
http://foragilmarmendes.blogspot.com
Elias Kanata (16/07/2008 - 07:57)
Toda ação ilicita deve ser levada a público, no Brasil com tantas facilidades e brechas absurdas na lei, dificilmente
ricos e poderosos irão cumprir pena, quando se idealizoua as
Leis e Cadeias, pensou a principios nos 3 ps ( POBRES NEGROS
E PROSTITUTAS),Hoje através da midia não corrompida é necessario ridicularizar os criminosos de colarinho branco pois geralmente tem proteção do governo advogados juizes e donos de jornais revistas canais de televisão, ATENÇÃO na segunda quinzena de Julho estara chegando no Brasil MAIS UM BRASILEIRO ILUSTRE, o qual dignifica este pais possivelmente sera defendido com unhas e dentes por estes mesmos senhores Trata-se do nosso grande infrador Salvador Cacciola.
Conhecimento = Poder (16/07/2008 - 00:18)
Acabo de ler a entrevista que o Bob Fernandes fez com o FHC. Um presidente tem que delegar coisas e o FHC aposta tudo, até hoje, nas agências reguladoras prá que o político seja menos envolvido nas decisões. FHC passou uma tranqüilidade imensa à respeito de qualquer coisa que venham a falar sobre seus atos! Cita o Daniel Dantas como "um sujeito que lhe foi apresentado pelo (ex-deputado federal) Luis Eduardo Magalhães como um economista brilhante, num momento em que se discutia uma solução p/ o problema do Banco Econômico em 1995"...Disse que Daniel Dantas fez uma sugestão que acabou não sendo aceita, mas "devo dizer também que quando o vi nessa discussão c/ o Luis Eduardo, eu o achei um cara muito inteligente, muito brilhante e educado. Não era "entrão".Eu sou formal, converso, ouço...E ele tbém é formal, não me interrompeu enquanto eu falava. Não tive encontros sociais com ele"...Então gente, pelos movimentos jurídicos/societários complexos (ora peitando citybank; ora entrando c/ ações na justiça americana...); transcrições de telefonemas do Daniel Dantas com sua equipe, por essa entrevista do FHC...O CARA É MUITO INTELIGENTE E "LISO"! Para "pegá-lo" temos que simplificar ao máximo, sem criar elocubrações complexas e enquadrá-lo nos delitos mais óbvios e COMPROVADOS, assim como fizeram c/ Al Capone...E, importante, MOSTRAR P/ O POVÃO A CARA DO LULINHA(filho do Lula), seu patrimônio em 2003 e em 2008, para entender que ilegal e anti-ético não estão distantes não, sr. LULA!
Lhano Fernandes Adorno (15/07/2008 - 23:54)
depende azenha
depende de quem vai ser favorecido com a publicacao
Luiz Augusto Barroso (15/07/2008 - 23:31)
Depois de encerrada a investigação, você tem mais é que contar tudo com "requintes de crueldade". Antes não !
Imagine se você sabe que a polícia tem uma pista de uns sequestradores ? Você dá com a língua nos dentes e arrrisca a vida do sequestrado ? Pra não perder um furo você botaria a perder o trabalho de alguém como Protógenes em prol de alguém como Daniel Dantas ?
Stanley Burburinho (15/07/2008 - 23:26)
Não podemos esquecer que o Protógenes e o De Sanctis vêm fazendo essas investigações há mais de quatro anos à revelia da diretoria geral da PF que eles sabem que sempre foi contrária à investigação.
Vocês acham que esses dois profissionais que nos orgulham não têm nenhuma carta nas mangas?
Vocês acham que os dois colocaram nos processos tudo o que investigaram?
As informações que eles colocaram nos processos não são as mais graves e serviram de balão de ensaio para medir a temperatura do Gilmar para que eles planejassem a melhor estratégia a seguir.
A segunda prisão do DD seguido do segundo HC do Gilmar também serviu de balão de ensaio para se saber o quanto o Gilmar está envolvido.
Vocês acham que eles não sabem através dos grampos do envolvimento do Gilmar?
Vocês acham que eles não sabiam que a segunda coisa que o Gilmar faria após liberar o DD seria liberar para os advogados do DD o acesso aos processos para que eles vazassem para a imprensa e depois dizer que foi a PF que vazou para usar isso como argumento no julgamento para desqualificar o trabalho da PF?
Está claro que os dois sabiam que a repórter da FSP já tinha vazado para o DD e mudaram a estratégia durante o vôo.
Soares (15/07/2008 - 23:19)
Ainda se pode confiar no que restou da Polícia Federal? E se você não publicar e a investigação for detonada?
Barbara Melo (15/07/2008 - 23:13)
Parabenizo seus textos. Sempre muito bons.
Peço aos comentaristas para lerem o texto do Nassif.
Penso que o momento é de calma e alerta. Tudo que a mídia e a oposição quer é nos influenciar no julgamento do Presidente. Lembrem que a oposição luta para derruba-lo. O delegado cumpriu a primeira parte do processo que ainda não terminou. Devemos unir forças para defender nosso Pais e não aceitar a forma como estão nos passando as informações. Acreditem e não desistam. Tem forças que nos sabemos quem são que estão torcendo para que nos voltemos contra o Lula. Devemos aguardar o desenrolar dos fatos.Não tomemos decisões no calor das emoções de momento deixando a razão de lado. Devemos ser muito fracos para deixarmos nossos valores de lado por uma situação que tenho certeza não é o que aparenta ser.
Fernando (15/07/2008 - 22:44)
Prezado Azenha
Aproveito a oportunidade para transcrever palavras de Roberto Requião, que se aplicam a este momento da vida nacional, em discurso após ter sido eleito governador:
"Nunca se viu uma união de forças tão poderosa, tão obstinada, tão arrogante e, ao mesmo tempo, tão sem escrúpulos como a que enfrentamos. Este o lado de lá. E qual o nosso lado?
O lado dos mais pobres, dos trabalhadores, dos pequenos, dos agricultores familiares, do fortalecimento das políticas públicas de saúde, educação e segurança, da recuperação das estradas, da construção de escolas e hospitais, da criação de empregos, da isenção de impostos, do microcrédito, do fundo de aval, do programa do leite, da tarifa social da água, da luz fraterna, da recuperação do Estado, da transparência, da austeridade. O lado do povo.
Há quem se constranja, fique encabulado ou até mesmo sinta urticária quando se fala em povo. Os dominantes, essa gente do mercado, os do lado de lá, os que sempiternamente viveram do sangue, do suor, da miséria, da exploração do povo. Os que excluem, esmagam, discriminam, ofendem e humilham o povo. Os que enganam e manipulam o povo.
Essa gente torce o nariz quando algum governo declara sua opção, seu amor, sua solidariedade para com o povo".
Paulo Pira (15/07/2008 - 22:29)
Claro que não. Porém, quando do fim da investigação, com certeza você terá detalhes exclusivos, que farão a sua reportagem a mais completa, a mais lida, a mais comentada, enfim, a melhor.
Haroldo Ribeiro Gomes (15/07/2008 - 22:23)
Não.
Cacique Juruna (15/07/2008 - 22:19)
Se fosse numa tribo indígena pré-descobrimento, e a maioria da tribo descobrisse que uma minoria queria passar todo mundo prá trás, o que aconteceria com essa minoria??
robert moraes (15/07/2008 - 22:14)
...só se fosse 100% verdadeira.
e trabalharia bem para divugá-la melhor!
Faltam verdades na imprensa,como sempre faltou em outras décadas.
Faltam não,desculpe,escondem verdades e não apoiam o Brasil.
Não fortalecem o brasileiro.
Não estão nem aí!
Jornalismo Politicamente Corrupto!
JPC
FERNANDA (15/07/2008 - 21:56)
Resposta: Interesse profissional, vaidade e glória não podem se sobrepor à ÉTICA.
Hugo Albuquerque (15/07/2008 - 21:50)
Azenha, creio que não. Saber de uma investigação sigilosa em andamento e divulgá-la resultaria, mesmo sem intenção, no benefício dos envolvidos no ato criminoso em questão. Seria totalmente anti-ético. Se é pra ser um mero reprodutor do que acontece não precisaríamos de jornalistas e sim de meros gravadores. Ainda assim só caracterizaria crime se você o fizesse com intenção deliberada de beneficiar os envolvidos.
Manoel Carlos Junior (15/07/2008 - 21:46)
O governo LULA, acreditavámos ser um governo popular, não eletista, portanto deveria combater a corrupção a unhas e dentes. Deveria ser um governo dos movimentos sociais brasileiros que o levaram ao poder. Lula vinha dando braçadas de popularidade. Até aqui... nesse ponto... agora o governo joga, ombreado com a oposição contra o povo brasileiro? atrapalhando a ação do delegado da PF e do Juíz. O que é isso que estamos vendo! Isso nos assombra, peraí. O senhor Gilmar Mendes e os que estão em pânico com a prisão de Daniel Dantas vão dormir hoje o melhor dia desde a prisão do banqueiro, confiando agora no governo LULA. Nós, brasileiros, estamos ferrados. O Estado brasileiro em peso a favor de uma organização criminosa. Pensavámos que tinhamos um Estado, uma República. Temos é um arremedo de país.
Adjutor Alvim (15/07/2008 - 21:44)
Azenha, o filme "O Informante" com Al Pacino e Russell Crowe é uma referência interessante a respeito da ética jornalística. A grande discussão se dá se a emissora de TV deve exibir uma entrevista de reconhecido interesse público mas que pode gerar contra a emissora processos judiciais capazes de levá-la à falência. À parte esta discussão, houve um evento marginal onde o personagem de Al Pacino, produtor do "60 minutes" descobre uma investigação policial com desfecho próximo. O que ele faz? Negocia com a autoridade responsável um adiamento da divulgação em troca de presença da equipe jornalística no deflagrar da operação. Em outro filme, "13 dias que abalaram o mundo" sobre a crise dos mísseis de Cuba, o presidente Kenedy convence o editor (ou proprietário, não tenho certeza) do New York Times a não publicar uma notícia sob o argumento de que a divulgação poderia tornar a guerra inevitável. Referências à parte, se se deve ou não publicar é uma questão editorial onde devem ser ponderadas inúmeros fatores. Vc pode, como no primeiro filme, negociar condições que resultem em benefícios jornalísticos para sua cobertura ou transcender a questão jornalística e agir conforme sua consciência de cidadão, como no segundo filme. O que não pode ser negado é seu DIREITO a divulgar a informação. Mas entendo que, mais importante que discutir o direito a divulgação de informações, é discutir os meios que possam ter sido usados para sua obtenção (espionagem, corrupção ativa, etc).
Andre Lucato (15/07/2008 - 21:40)
Acho que você DEVE publicar, sim. Só que também, a pessoa que vazou a informação DEVE SER PUNIDA POR ISSO. Obviamente que se deve chegar a essa pessoa não por delação do jornalista, mas por um inquérito administrativo.
Antonio (15/07/2008 - 21:37)
Pois é Azenha, meu último post. Que se dane, não há o que fazer, nem em qum confiar. Já não encontro palavras para transmitir a minha armagura. Sendo assim é melhor mudar de país ou começar a roubar também.
Abraço.
Eliot Ness (15/07/2008 - 21:29)
Azenha, a pergunta esconde uma questão crucial neste caso, o vazamento no caso foi um crime que saiu de dentro da PF (assim como o foi o vazamento do dossiê da casa civil pelo amigo do "Zé", ele esta em todas, o advogado dele recebeu, ate o momento, mais de 8 milhões), o governo Lula é um queijo suíço rodeados por quadrilhas, o Marcola deve estar com inveja e procurando passar para sua organização os novos métodos e know-how. A máfia italiana então nem se fala.
O FHC contou só uma parte na entrevista para o Bob Fernandes, disse ele, "-... É, é uma batalha pelo controle do Estado."
Mas é uma batalha entre crime organizados em todos os níveis dos poderes.
Eliot Ness
Ricardo Menezes Kawabe (15/07/2008 - 21:26)
Só me resta citar meu nobre conterrâneo: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
ana barros (15/07/2008 - 21:23)
Pois é, Azenha, difícil essa hem??? teria que avaliar muito bem a história e as circunstâncias, e olha que falo como jornalista e como leitora...
José Antônio (15/07/2008 - 21:17)
Azenha se você comentar deixará de ser sigilosa, cabe a você usar o bom senso entre dar um furo jornalístico ou ser anti-patriota, porque o que está em jogo na solução desde caso transcendem a policia, juízes e bandidos, é a confirmação para o mundo que aqui mora a impunidade, algema e cadeia é só para po..pr.. e pu....
osmar (15/07/2008 - 21:11)
Minha opinião é que ser divulgada, pois o compromisso do jornalista é com a informação.
Eli Bahia (15/07/2008 - 20:44)
Não fui eu quem levantou a idéia, mas apoio.
Chavez para presidente do Brasil! Chavez! Chavez!!
ou o queiroz delegado-da-hora... se equivocou. acontece... quem não erra?