Defesa de Lula pede à corregedoria do MP suspensão de inquérito irregular

Tempo de leitura: 2 min

Lula UNASUL 2-001NOTA À IMPRENSA
Defesa de Lula pede nulidade de inquérito irregular à corregedoria do MP

da Assessoria de Imprensa do Instituto Lula, via-email

São Paulo, 17 de julho de 2015

O Instituto Lula tem colaborado e prestado todas as informações solicitadas pela procuradora Mirella de Carvalho Aguiar. Mas diante do espanto da abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), sem nenhum indício de crime, e isso está nos despachos dos procuradores, e pelas diversas irregularidades na abertura do PIC, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram nesta sexta-feira (17) uma reclamação disciplinar ao Conselho Nacional do Ministério Público, para requerer apuração da conduta do procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, autor do pedido de abertura do PIC contra o ex-presidente.

A representação pede a suspensão do inquérito, abertura de sindicância e processo administrativo disciplinar referente às atitudes de Furtado. De acordo com os advogados, houve “violação dos deveres funcionais” por parte do procurador, que, ao interferir na apuração preliminar conduzida pela procuradora titular Mirella de Carvalho Aguiar, desconsiderou prazos e instâncias do próprio Ministério Público, além de ignorar a manifestação de defesa de Lula.

“O único fundamento apresentado pelo procurador Valtan Furtado para a prática do ato, qual seja, a iminência do esgotamento do prazo de tramitação da Notícia de Fato, note-se, é falso. E, de qualquer forma, como já exposto, não havia qualquer fato novo ou urgência a justificar a mitigação do princípio do promotor natural”, aponta a peça.

Furtado instaurou o PIC contra o ex-presidente em 8 de julho de 2015, um dia antes de serem protocolados junto ao Ministério Público os esclarecimentos da defesa de Lula aos questionamentos da Notícia de Fato – portanto, desconsiderando o direito de ampla defesa garantido pela Constituição ao ex-presidente.

O prazo final para a entrega da defesa do ex-presidente, conforme definição da procuradora titular, era 11 de julho. Já o prazo final para o processo de apuração preliminar como um todo, que antecede a decisão de abertura do PIC, era 18 de setembro.

Além disso, Furtado assumiu a autoria do PIC desconsiderando que os substitutos naturais de Mirella, que está em férias, deveriam ser integrantes do 1º, 2º ou 3º Ofícios de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal. O procurador não integra nenhum desses órgãos.

Em conclusão à lista de irregularidades do processo, Furtado tentou ainda promover a quebra de sigilo fiscal e de correspondência de Lula e de seu Instituto por meio de pedido de compartilhamento de informações com a Operação Lava Jato, ainda que a mesma não esteja investigando o ex-presidente ou o Instituto Lula.

“Vê-se, com isso, que houve um verdadeiro atropelamento, desrespeito e tumulto ocasionado pelo procurador Valtan Furtado nas investigações preliminares em curso no âmbito da ‘Notícia de Fato’, o que macula inexoravelmente a sua isenção funcional e, ipso facto, a própria idoneidade e higidez da investigação levada a efeito na ‘Notícia de Fato’”, destaca o texto.

 Leia também: 

Instituto Lula acusa procurador de grave violação de conduta e por agir de forma indevida e arbitrária 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
LULA VAI ARROLAR DONO DA REDE GLOBO COMO TESTEMUNHA
.
(http://imgur.com/BVnNqBS)
.
O jantar para Lula organizado por Marcelo Odebrecht,
fruto de investigação da PF e que o jornalismo “investigativo” brasileiro
está tratando como um indício claro das relações espúrias
da empreiteira com o ex-presidente teria reunido 15 pessoas
na casa do anfitrião, no Condomínio Jardim Pignatari.
.
João Roberto Marinho [GLOBO], era um dos 15 nomes da lista.

Além dele, outros grandes empresários também estavam lá.
.
Bolivarianos como Roberto Setubal [BANCO ITAÚ],
Jorge GERDAU e Luis Carlos Trabuco [BRADESCO].
.
http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/wp-content/uploads/2015/07/jantar-com-lula.jpg
.
(http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2015/07/19/documento-da-pf-traz-joao-roberto-marinho-na-lista-jantar-com-lula)
.
.

Helena/S.André SP

Frase que li na internet: “Lula, que não está ocupando cargo político nenhum, é perseguido por estar defendendo interesses de empresas brasileiras lá fora, mas Serra, que foi eleito senador do Brasil, pode defender interesses de empresas estrangeiras aqui dentro apresentando um projeto entregando o nosso pré-sal?

Urbano

Como já se sabe claramente, além dos três Poderes Republicanos, aos quais temos o maior respeito, consideração e gratidão, a oposição ao Brasil montou desde muito os seus três phoderes, que em função da parede meia incomoda seriamente aqueles.

FrancoAtirador

.
.
“Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
apresentaram nesta sexta-feira (17) uma Reclamação Disciplinar
ao Conselho Nacional do Ministério Público [CNMP],
para requerer apuração da conduta do procurador
Valtan Timbó Mendes Furtado”
.
Agora o Timbó estará em muito boas mãos:
.
O Presidente do CNMP é o PGR Rodrigo Janot,
.
também Chefe do Ministério Público Federal.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também