Comissão pode liberar plantio de eucalipto que consome 30 litros de água/dia

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-03-05 às 23.09.08

Está na hora de revermos o papel da CTNBio

*Por Valmir Assunção

Querem liberar eucalipto transgênico, que consome 30 litros de água/dia, justamente quando o país enfrenta uma das piores secas da nossa história.

Cerca de 300 camponeses ocuparam, nesta quinta (5/3), o prédio onde funciona a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A comissão presta apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal no que se refere aos Organismos Geneticamente Modificados. O protesto paralisou a liberação de mais uma variedade de transgênico, o eucalipto da empresa de papel e celulose Suzano, através de sua empresa de biotecnologia FuturaGene.

Nesse mesmo dia, mais de mil mulheres da Via Campesina também ocuparam a própria FuturaGene, no município de Itapetininga, em São Paulo. Em faixas, cartazes e com tintas, disseram não à liberação comercial do eucalipto transgênico da Suzano.

Essas duas mobilizações, que abrem a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas, traz para o centro do debate a constituição dos desertos verdes pelas grandes empresas de papel e celulose no Brasil.

Quem é acostumado a pegar estrada pelo interior do país, já deve ter visto as grandes extensões de terra com plantações de eucalipto. A maior parte dessa produção costuma ir para os mercados estrangeiros. E mais: deixa por aqui a degradação ambiental e os conflitos por terra decorrente do modelo que prioriza o monocultivo e a concentração de terras, o agronegócio.

Se a CTNBio aprovar o pedido da Suzano, será uma decisão inédita não só no Brasil, como em todo o mundo acerca deste tipo de plantio. O eucalipto reduziria seu tempo de crescimento completo de seis/sete anos para, apenas, quatro anos.

Cada árvore de eucalipto plantada consome, diariamente, de 25 a 30 litros/dia de água. Querem liberar a sua versão transgênica justamente quando o país enfrenta uma das piores secas da nossa história.

Além disso, a CTNBio estaria desrespeitando a Convenção da Biodiversidade do qual o Brasil é signatário. O princípio da precaução, fator número 1 para a análise dos transgênicos, é atropelado, diuturnamente pela Comissão.

Essa postura faz com que questionemos a forma de seu funcionamento. E a população não confie, com razão, nos produtos com o “T” em seus rótulos – e pensar que ainda há parlamentar ruralista que pretende derrubar esta sinalização.

É visível o lobby de empresas para a liberação de transgênicos. Empresas que objetivam única e exclusivamente o atendimento ao mercado e a ampliação dos lucros. Neste processo, a utilização de agrotóxicos é inerente a esta produção. No Brasil, o consumo de venenos agrícolas consegue o assustador patamar de 5 litros por pessoa, um dos maiores índices do mundo.

É a saúde humana, a contaminação genética e a proteção dos biomas brasileiros que estão em jogo. E isso tudo isso não está entre os fatores de análise da CTNBio.

Deveria estar!

*Valmir Assunção é deputado federal pelo PT-BA e militante do MST-BA

Leia também:

Movimentos sociais convocam ato em defesa da Petrobras para dia 13


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Enrique Puig

La gente debería de hacer una cuenta sencilla. Cómo un árbol con 80 centímetros de raíz puede sacar 35 litros de agua por día del suelo. Imagínen una hectárea de tierra plantada con aproximadamente 1.300 a 1.600 árboles. Si fueran 1.300 árboles por hectárea por 35 litros de agua, por hectárea y por día, sacarían del suelo 45.500 litros. Es como pensar que si se hace un pozo de 80 centímetros se va a encontrar esa cantidad de agua. No es así. Además el agua del acuífero Guaraní está a miles de metros de profundidad y no hay raíz que lo alcance. Hay que ser más crítico con la información que nos llega y no creer cualquier cosa.

marcio gaúcho

Há uns 20 anos atrás, na Serra Gaúcha – região dos campos de cima da serra – foi incentivado o plantio de “pinus eliottis”. Região sempre abundante em água, começou a sofrer com a seca das suas vertentes. Cidades, como Bom Jesus, tiveram racionamento de água há pouco tempo, em virtude do sumiço das nascentes, tendo em vista a alta sucção de água pela árvore plantada em grande extensões. Constatado o problema, foi proibido novos plantios. Agora, os campos estão virando lavouras de batata e milho, com o uso abundante de fertilizantes e agrotóxicos que estão contaminando o solo e o lençol freático, envenenando os animais e os habitantes da região. Antigamente, os campos serviam apenas para engordar gado. Hoje, pouco gado, florestamento e muita produção agrícola descontrolada. E não se houve a voz de alguém da esfera pública para defender o sistema ecológico, que foi tão açodadamente agredido na última década. Muito cuidado com reflorestamentos mal planejados!

Eno Pirajú

Vamos ocupar o campo, companheiros. A terra é nossa, do povo brasileiro!

Romanelli

O eucalipto é uma arma poderosa pra que se poupe as florestas do desmatamento, do extrativismo preguiçoso, em busca de madeiras nobres.

Seu reflorestamento é rápido, apropriado pra terras DEGRADADAS – DE-GRA-DA-DAS ..não ouvi ninguém falar em desmatar (que aliás, fosse o governo sério, e já estaria defendendo o desmatamento zero – ou compensável – pra muitas regiões do país

A árvore ajuda a reter carbono ..de troco pode ser usado na industria moveleira, química e na construção civil tb.

..seu plantio pode respeitar outras condicionantes pra minimizar seus efeitos em vastas áreas cultivadas – didi-la e intercalar com talhões e/ou fronteiras diversificadas por ex – (inclusive como acontece com os grãos do MT, TO, MS e GO aonde podemos ver monoculturas a perder de vista sem ninguém protestar)

O BRASIL vive um período de seca em diversas regiões ..e de enchentes MONUMENTAIS como em RO, AC e mesmo no PR, aonde IGUAÇU presenciou em 2014 uma vazão recorde

…aliás, isso, este desequilíbrio, é mais um alerta e PROVA que o país precisa interligar seus mananciais como forma de se assegurar da segurança hídrica que já começa a afetar GRAVEMENTE, não só as cidades e sua população, como a economia e agricultura nacionais tb.

    Wagner

    Legal seu comentário, deveria escrever mais sobre o assunto.

Liberal

Escandaloso é a invasão terrorista do MST à Suzano.

    Lukas

    Este é o exército do Stédile que o Lula pediu para colocar na rua. O povo não apoia este tipo de coisa. Ligar o MST ao PT é ponto para a oposição.

FrancoAtirador

.
.
EUCALIPTO E O DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
.
A substituição das espécies vegetais autóctones por extensas plantações de eucalipto afasta ou elimina muitos componentes da fauna local.
.
Em determinadas regiões do Brasil, a caturrita, por exemplo, tem se tornado uma praga de plantas agriculturáveis, em virtude da inclusão do eucalipto no Ecossistema Brasileiro.
.
Essa ave da família dos psitacídeos, normalmente habitava os capões de nossos campos e alimentava-se de sementes, frutos e outras partes de vegetais nativos.
.
Entretanto, o cultivo de eucalipto nas regiões da campanha, encosta do sudeste e depressão central do Estado do Rio Grande do Sul tem propiciado locais seguros para estas aves nidificarem.
.
Construindo seus ninhos em galhos altos do eucalipto, os ovos, filhotes e adultos
ficam muito bem protegidos contra a ataque dos inimigos naturais.
.
Em razão disso, bandos dessas aves passaram a dizimar plantações de milho, sorgo e outras lavouras agrícolas gaúchas, a tal ponto que o IBAMA* liberou a caça à caturrita no Rio Grande do Sul.
.
*(http://www.jusbrasil.com.br/diarios/527950/pg-90-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-01-04-2004)
.
(http://www.photographia.com.br/texto2.htm)
.
.

Plutarco

Galera,

Esses 30 litros de água vão prá onde???? Prá dentro do eucalipto???
Uma árvore (assim como nós) é basicamente composta de carbono e água. O tronco da árvore é como o esqueleto, contém muito pouca água, e é a única parte que é retirada para produção de celulose. O resto fica tudo no campo.

Uma plantação de laranja consome muito mais água, até pq leva-se todo ano toneladas de água dentro dos frutos.

Mário SF Alves

30 litros de água/dia?

Epa! Bom pra drenar pântano. Por que não liberam o plantio sob condição de só o fazerem no QG do pantanal golpista.
___________________________________
30l/dia x 360 = 10.800l/ano = 10,8m³/árvore/ano x 400 árvores/ha= 4.320m³ de H2O extraída do solo/ha/ano

Sabendo que 1mm de chuva/ha = 10m³/ha

Resulta daí que tal área tem de receber – no mínimo – 423 mm de chuva/ano. Em tese, só assim se pode dar conta de suprir a super sede de mais esse desnecessário ser transgênico.

Haja chuva!

Nelson

“Esse é o nosso mundo
O que é demais nunca é o bastante.”

Os versos do Renato Russo dizem tudo do nosso mundo neoliberal.

Se lucram 100, no ano seguinte querem passar a 150.
Se chegam aos 150, no ano seguinte querem 300.
Se atingem os 300, querem, a seguir, 500.
“Nunca é o bastante”.

FrancoAtirador

.
.
Pior de tudo é que o Eucalipto
nem é árvore nativa do Brasil.
.
É originário da Austrália.
.
E onde essa planta cresce,
não se desenvolve outra.
.
.
No Estado Norte-Americano da Califórnia,
o Eucalipto foi considerado Espécie Invasora,
.
pois estava substituindo a vegetação nativa,
sendo por isso determinada sua erradicação.
.
(http://www.cal-ipc.org/ip/inventory/pdf/Inventory2006.pdf)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também