Comissão da Câmara aprova projeto que entrega pré-sal às multinacionais; para a FUP, crime de lesa-pátria; veja quem são os entreguistas

Tempo de leitura: 3 min

entreguistas do pré-sal

Crime de lesa-pátria: Comissão da Câmara aprova projeto que entrega Pré-Sal às multinacionais

da FUP

Nesta quinta-feira, 07, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados Federais que analisa o PL 4567/16 aprovou por 22 votos o parecer do relator José Carlos Aleluia (DEM/BA) que tira da Petrobrás a exclusividade na operação do Pré-Sal e acaba com a garantia que a empresa tem de participação mínima de 30% nos processos licitatórios para exploração dessas reservas.

Apenas 05 deputados da Comissão votaram contra o relatório: Carlos Zarattini (PT/SP), Valmir Prascidelli (PT/SP), Glauber Braga (PSOL/RJ), Henrique Fontana (PT/RS) e Moema Gramacho (PT/BA).

O PL 4567/16 segue agora para votação no Plenário da Câmara, onde pode ser aprovado com maioria simples dos votos. Veja no final da matéria como os deputados votaram.

Serra, autor do projeto, prometeu às multinacionais acabar com o regime de partilha

A proposta que deu origem ao PL 4567/2016 foi aprovada em fevereiro no Senado, através do PLS 131/2015, do então senador José Serra (PSDB/SP), atual ministro de Relações Exteriores, que desde 2010, quando disputava a eleição presidencial, havia prometido à Chevron e às outras multinacionais acabar com o Regime de Partilha do Pré-Sal.

O governo interino de Michel Temer e o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, já declararam publicamente o apoio ao PL 4567/16, confirmando o que a FUP já vinha há tempos alertando: o Pré-Sal está no centro do golpe.

Petroleiros intensificarão luta em defesa do Pré-Sal e da Petrobrás

A FUP e seus sindicatos, que desde o ano passado vêm conduzindo greves nas bases do Sistema Petrobrás e mobilizações no Congresso Nacional para impedir que o Pré-Sal seja entregue às multinacionais, irão intensificar a luta em defesa da soberania nacional.

No ato realizado ontem em Brasília, os petroleiros reforçaram a importância de todos os setores da sociedade civil organizada se somarem à mobilização da categoria. “Nossa resistência tem que ser maior a cada dia que passa. Nós petroleiros temos a obrigação de sermos ponta de lança nessa disputa, mas temos a clareza de que sozinhos a gente não ganha essa batalha. Se não houver um movimento como foi ´o petróleo é nosso`, eles vão sucatear a Petrobrás e levar o Pré-Sal”, alertou o coordenador da FUP, José Maria.

O que está em risco é o futuro da nação

Liberar a operação do Pré-Sal é o primeiro passo para acabar com o regime de partilha, conquistado a duras penas pelo povo brasileiro para que o Estado possa utilizar os recursos do petróleo em benefício da população. Não podemos permitir que a maior reserva de petróleo da atualidade seja entregue à exploração predatória das multinacionais.

Tirar da Petrobrás a exclusividade na operação do Pré-Sal é um ataque frontal à soberania, com o objetivo claro de fragilizar a maior empresa brasileira e a política de conteúdo nacional. Acabar com a garantia legal da Petrobrás ter participação mínima de 30% nos campos licitados fará com que a empresa perca no futuro 82 bilhões de barris petróleo, no mínimo, levando em conta as estimativas de que o Pré-Sal tenha pelo menos 273 bilhões de barris de reservas, como revelam estudos recentes. Nenhuma empresa no mundo abriria mão de todo esse petróleo, como pretendem fazer os golpistas entreguistas.

Além disso, a Petrobrás é a única operadora que movimenta a cadeia nacional do setor, gerando empregos e investimentos no país. É também a única petrolífera no mundo que detém domínio tecnológico para operar o Pré-Sal com custos abaixo da média mundial. Menores custos significam mais recursos para a educação e a saúde.

O povo brasileiro não pode permitir que o nosso petróleo seja entregue à Chevron e às outras multinacionais, como prometeu José Serra. O Pré-Sal, além de fazer do país um dos maiores produtores de petróleo do planeta, é a maior riqueza que a nação dispõe para garantir desenvolvimento econômico e social à população.

Entreguistas do Pré-Sal que votaram a favor do PL 4567/16

Altineu Cortes (PMDB/RJ)

Átila Lins (PSD/AM)

Alfredo Kaefer (PSL/PR

Bebeto (PSB/BA)

Cabuçu Borges (PMDB/AP)

Carlos Marun (PMDB/MS)

Capitão Augusto (PR/SP)

Covatti Filho (PP/RS)

Eduardo Cury (PSDB/SP)

Fábio Ramalho (PMDB/MG)

Hugo Leal (PSB/RJ)

José Carlos Aleluia (DEM/BA)

José Fogaça (PMDB/RS)

José Stédlle (PSB/RS)

Júlio Lopes (PP/RJ)

Jutahy Júnior (PSDB/BA)

Lelo Coimbra (PMDB/ES)

Marx Beltrão (PMDB/AL)

Nelson Marquezelli (PTB/SP)

Max Filho (PSDB/ES)

Ronaldo Benedet (PMDB/SC)

Rodrigo Maia (DEM/RJ)

Defensores da soberania que votaram contra o PL 4567/16

Carlos Zarattini (PT/SP)

Valmir Prascidelli (PT/SP)

Glauber Braga (PSOL/RJ)

Henrique Fontana (PT/RS)

Moema Gramacho (PT/BA)

Leia também:

Chauí: Lava Jato é destruição da soberania do Brasil para os séculos 21 e 22 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ricardo

Será que caiu a ficha dos tolos que elegeram lula Dilma e Temer? Viviam exibindo um vídeo do Bill Clinton dando piti no FHC e rindo. Viviam se vangloriando dos elogios que obama fazia a Lula. Entenderam agora bando de inteligente?

Serjão

Esse é um ¨governo¨ interino e golpista, não tem a legitimidade do voto popular, portanto nada do que acontecer durante esse período tem legalidade e muito menos legitimidade.
Nada deve ser considerado.

Buscando Forç(c)as

É trágico ver jovens internet afora defendendo PRIVATARIA 100%, pregando a DEMONIZAÇÃO DO ESTADO.
Com o “jornalismo de mercado” e o bloqueio do PIG, a batalha é muito dura.

VIVA O BRASIL! (OU O QUE RESTAR DELE)

FrancoAtirador

.
.
Assim como Barbosa e Cunha

Moro também será Descartado.

https://t.co/9G9AAKa0oh
https://twitter.com/emirsader/status/751469646541365250
.
.

AlexRio

E esse governo nem foi eleito……

    Carlos Soares

    Só pra lembrar:

    1) Esse projeto teve o apoio do governo Dilma!
    2) Quem aprova/modifica leis é o Congresso (eleito) e não o Executivo!

FrancoAtirador

.
.
E o Povão Trabalhador
Só no Zap-Zap…ZZZZZZ…
Se Ferrando até os Óvos.
.
.

Serjão

Parabéns ao FHC e ao Serra, conseguiram 15 anos depois a entrega da PETROBRAX. Podem descansar e sonhar o sonho dos justos.
Muito estranha a natureza. Lula, Dilma, e outros já tiveram câncer e os coisa ruim não têm nada, nem Aedes chega perto.
Fazer o Mal faz bem à saúde.

Nelson

Porque uma grande parte dos políticos brasileiros querem entregar as nossas riquezas naturais as multinacionais? Fico pensando, mais eles são brasileiros não iriam querer o mal do nosso país e do seu povo e chego a conclusão que eles não querem o bem da nossa pátria, eles não querem uma pátria de um povo equitativamente prospero, o que eles querem são as suas riquezas para si e seus pares. O esquema de corrupção na Petrobrás entre empreiteiras, funcionários de carreira e diretores escolhidos por políticos são uma prova de que eles não têm escrúpulos. Não saciados na sua ganância eles querem mais das nossas riquezas e enquanto elas estiverem nas mãos do estado brasileiro não vai ser fácil e a maneira ardil que eles encontraram foi vender para o mercado internacional e ficar com uma parte dessas riquezas através do mesmo esquema, só que agora não precisam lavar o dinheiro do real para o dolar já que a propina vai ser transferida de contas que as multinacionais usam para este fim e que jamais serão rastreadas pela justiça brasileira. Esta é a unica razão que vejo na tara deste homens em querer entregar nossas riquezas.

mineiro

alguem ainda tem duvidas que todos perdemos a guerra? nao adianta esses protestos de paz e amor , nao adianta entregar flores para a fantoche de pres. que foi a principal culpaa disso tudo junto com o lula e o pt dos acorddoes. para esses golpistas é no pau mesmo e usar as mesmas armas deles. so uma guerra civil para botar o paiz no eixo de novo. caso contrario é isso ai que vamos ver de agora em diante.

Francisco de Assis

O PSB votando a favor da entrega do pré-sal à Chevron & Cia:
– José Stédlle (PSB/RS) (irmão de João Pedro Stedile (coitado), votou em Aécio e pelo Impitim);
– Hugo Leal (PSB/RJ);
– Bebeto (PSB/BA).
.
Com o PSB à frente do Ministério das Minas e Energia – Fernando Bezerra Filho (PSB/PE), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE) – grandes negociatas internacionais à vista para o partido.

meca tatu

Alguém tem alguma dúvida de que eles vão conseguir? Não esqueçamos de agradecer ao MORo…com sua incansável luta pela corrupção!

Alexandre Viana

Boa notícia Carlos?
Pra quem?

    Carlos Soares

    Pro Brasil, não tenho dúvidas!

    Só mesmo uma visão tacanha e retrograda, acompanhada de ignorância pode ser contra o fim da obrigatoriedade da participação da Petrobras em participar de todos os consórcios do pré-sal!

    Chamar isso de “entrega” é demonstração de desconhecimento.

Bacellar

É o controle energético, estúpido.

Serra e sua corja de inimigos do Brasil, capachos do big oil, dando um passo importante para a implosão do Brasil. Nojo.

    Carlos Soares

    Ai ai…

    rsrs

lulipe

Se os petistas votaram contra então é uma ótima notícia a aprovação do projeto. Na realidade a preocupação da petezada não é com a possibilidade de que empresas estrangeiras possam explorar o pré-sal, não, é a de perder a boquinha em mais uma estatal, caso um dia volte a governar o país, hipótese que o povo brasileiro cuidará de sepultar pra sempre. Se Dilma tivesse a chance de terminar o mandato certamente não teríamos mais nem Petrobrás ao final dele.

wendel

Estes traidores que votaram para a entrega do Pré-Sal, têm mais que serem levados ao PAREDON, ou então serem enforcados com traidores da Pátria!!!
Bando de entreguistas e vendilhões da Pátria.
Cadê os defensores de nossa Nação ???????????? Cadê os militares patriotas que juraram defender a Pátria com o sacrifício da própria vida ???????????
O Brasil não merece estes carniceiros !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Em outros países, já teriam sido “acidentados”, e com muita razão !!!!!!!!!!!!

Carlos Soares

Boa notícia!!!

    Lenita

    Pessoas como você nem se dão conta que têm complexo de vira-lata; são pessoas completamente colonizadas em suas mentes estreitas que conscientemente vendem as riquezas do Brasil a preço de banana. O Tio Sam e os Europeus aplaudem e esfregam as mãos diante de brasileiros imbecis desse tipo. É isso que Dilma deixou bem claro: com essa escória da oligarquia brasileira, canalhas e anti-Brasil, ninguém precisa de outros inimigos de fora. Estamos tão bem servidos. Só espero que vc colha os frutos disso tudo um dia se isso vier a ser concretizado. De alguma forma vc lembrará de Dilma e Lula de outra forma. Vou parar por aqui pra não vomitar.

    Carlos Soares

    Ahhh, Lenita…

    Quanta bobagem!

    Vc sabia q esse projeto teve o apoio do governo Dilma?

    Desenha pra mim como se dará a “entrega” do pré-sal com essa alteração!

    Aposto q vc nem sabe do q se trata…

    Sua agressividade, infelizmente pra vc, não disfarça a sua ignorância!

Deixe seu comentário

Leia também