Altamiro Borges: Blogueiro Esmael Morais cogita “asilo virtual”

Tempo de leitura: 4 min

por Altamiro Borges, no seu blog

Nesta semana a mídia nacional deu destaque à fúria do senador paranaense Roberto Requião (PMDB) que, irritado com perguntas sobre sua pensão de ex-governador, tomou um gravador de um repórter temendo a edição da entrevista. O caso ganhou páginas e páginas nos jornais, foi tema em todos os telejornais e ainda se alastra pelas redes sociais de forma viral.

Outro episódio explosivo ocorrido uma semana antes envolveu o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que foi flagrado numa blitz no Rio de Janeiro dirigindo com a carteira de habilitação vencida. A recusa do tucano em fazer o teste do bafômetro levantou a suspeita de que conduzia o veículo sob efeito do álcool.

A perda de paciência de Requião com o repórter, como ele próprio reconheceu depois na tribuna do Senado, serviu como uma luva para encobrir o escândalo do colega tucano. Para a mídia, nada como um fato sensacional para suplantar outro fato sensacional. E assim segue o baile na República.

Ambos os eventos, envolvendo Aécio e Requião, expuseram a Câmara Alta e muitos enxergaram aí tratamento distinto na dita grande imprensa. Obviamente foram acontecimentos diferentes, mas, sem entrar no mérito de cada um, o peemedebista fora mais castigado do que o tucano.

Paralelamente às confusões no Senado, pouco ou quase nada se discutiu a respeito da censura implacável que o blogueiro paranaense Esmael Morais, dono do “Blog do Esmael” (http://www.esmaelmorais.com.br), vem sofrendo na Justiça pelo vigésimo segundo dia consecutivo, a pedido do governador Beto Richa. É caso único de mordaça no país em plena democracia e merece o mais veemente repúdio dos partidos políticos e da sociedade.

O calvário do blogueiro paranaense teve início em agosto de 2010, durante as eleições, quando ousou manifestar-se sobre a política local e nacional. Anunciou apoio na sua página pessoal ao então candidato ao governo do estado, Osmar Dias (PDT), e a Dilma Rousseff (PT). Não demorou muito e teve seu blog censurado por um batalhão de advogados bem pagos pela coligação do tucano Beto Richa.

Embora tivesse cumprindo a determinação judicial retirando todas as mais de quinhentas postagens exigidas por Richa, os juízes da 17ª Vara Cível de Curitiba resolveram manter o blog censurado. Foram ao servidor de hospedagem “Locaweb”, localizado no estado de São Paulo, e o tiraram do ar liminarmente.

“Meu blog discute políticas públicas, cidadania. Eu não tenho interesse em ofender ninguém, e o que eles diziam que era ofensivo, eu já retirei”, argumenta o blogueiro.

Como não havia uma manifestação terminativa dos magistrados sobre a questão, restou a Morais recorrer a um servidor dos Estados Unidos, a “Just Host”, que alojou a página entre os meses de outubro e março, quando os advogados tucanos lançaram nova ofensiva e conseguiram censurá-lo outra vez alegando que o proprietário do blog disseminava “ódio” e “ofensas” contra Beto Richa.

“… Sr. Carlos Alberto Richa, sua esposa, Sra. Fernanda Bernardi Vieira Richa, e seu filho o Sr. Marcello Bernardi Vieira Richa, são figuras proeminentes na política brasileira”, peticionou o corpo jurídico do governador Beto Richa, ao solicitar a censura do blog em território norte-americano.

“Morais está proibido de publicar qualquer tipo de conteúdo, por uma decisão judicial emitida pela 17 ª Vara Cível da Comarca de Curitiba”, complementaram os brucutus tucanos.

A decisão judicial a que se refere a defesa de Beto Richa é um pedido de indenização que ainda tramita na Justiça do Paraná. Richa, a esposa e o filho – todos eles ocupantes de cargos públicos – reclamam que sofreram “abalo emocional” por causa das postagens do blogueiro e que isso poderia afetar o resultado nas urnas (sic). Havia um pedido da “proeminente” família para que o processo corresse em segredo, mas foi negado.

Censurado pelo provedor de hospedagem norte-americano, o blogueiro resolveu então alojar novamente o blog em solo verde-amarelo no final de março passado. Contratou os serviços da “Inter.Net”, de São Paulo, mas em duas semanas o governador tucano voltou a requerer liminar impedindo a liberdade de expressão.

“As coisas que eu escrevi foram sobre questões de domínio público. Quem exerce cargo público está sujeito a críticas”, afirma Esmael Morais.

Guilherme Gonçalves, advogado do blogueiro, garante que os fatos que motivaram a primeira liminar, em agosto do ano passado, não existem mais e que, por isso, pediu a revisão da decisão.

O recurso impetrado pela defesa de Morais está parado há 21 dias nas mãos do juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara de Curitiba, autor da liminar que “reformou” a censura contra o blog que vigora tecnicamente há mais de sete meses.

Sem poder escrever livremente no Brasil, o blogueiro cogita pedir oficialmente “asilo virtual” em Cuba para driblar a perseguição tucana.

Beto Richa é useiro e vezeiro da censura. Nas eleições de 2010, ele impediu judicialmente que jornais, revistas e portais de notícias de todo o país divulgassem pesquisas de opinião sobre a corrida pelo governo do estado. Na época, até um publicitário foi multado e obrigado a apagar uma mensagem no Twitter que comentava sondagens de institutos nacionais.

Em comum, reservadas as proporcionalidades, as três histórias – de Requião, de Aécio e do blogueiro – reforçam a necessidade de haver uma regulamentação da mídia. Os interesses econômicos e políticos não podem sobrepor ao direito à informação e à liberdade de expressão plena. Essas deformações decorrem da oligopolização dos meios de comunicação, que dificultam o exercício do contraditório no Estado de Direito Democrático e possibilitam decisões de cunho arbitrárias no judiciário.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jorge mendes

Até inclui essa censura na contagem regressiva para o fim do desgoverno de Alckmin
veja o faltam 1333 dias http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=5120187

Maria fátima

Penso que o Esmael tem Lutar até o fim pelo seu blog e todos os sujos devem ajudá-lo. Hoje é ele amanhã, outro e outro; não podemos aceitar. Já não basta a ditadura do pig?!
Quuero comenher o sujinho do Esmael Morais. sugiro que enquanto isso recorra a Cuba; peça ajuda ao Fidel ao Nuca Dantes a Dilma, etc, etc, etc…..

    betizaba

    Se for Assim por que ñ calam aquele Coroné ele esculhamba qualquer pessoa ..e ninguem faz nada ,por que calar so o Esmael……

Marcos Marks

Minha modesta sugestão: Que TODOS os "blogs sujos" deste país, abram espaço para publicação de posts do Blog do Esmael (com logotipo e tudo – como um apêndice de protesto – com o título sugerido de "veja aqui os posts do blog CENSURADO do esmael". Assim, queria ver esse juiz apequenado e partidário, censurar TODOS os blogs sujos do Brasil.

Fabio_Passos

Censura.
Mais um péssimo exemplo do psdb.
E ainda fingem que defendem a liberdade de imprensa. Na verdade defendem os privilégios das grandes corporações de mídia, que são apenas uma extensão do mesmo partido. O partido da pior "elite" do mundo.
Se o Richa pensa que vai conseguir censurar todas as críticas ao seu governo… vai cair do cavalo.

gilberto silva

Richa no Nordeste quer dizer encrenca ,mas eu escrevo com x…..kkkk…eta povo abestaiado esse do Paraná que votou no rixinha….kkkkk

Souza Neto

Qual o problema? O Blog "O Aríete" (www.oarietenanet.blogspot.com) está pronto para publicar seus artigos!

José Eduardo Cmargo

Isso é um absurdo completo! E por falar em regulamentação, precisamos também urgentemente regulamentar a justiça. Algo como um controle social da justiça. Porque do jeito que está, não dá! O que temos não é tão somente uma justiça conservadora, ela é fascista por definição! Basta de "juizês"! Não à ditadura togada!

    Marcos C. Campos

    Apoio 100% . Tah muito ruim, e sem controle da sociedade vai ficar pior. Nao conseguimos melhorar o naipe dos politicos (legislativo e executivo) na base do voto ? De alguma maneira o povo tem que escolher diretamente seus juizes.

Evaristo

São incompetentes, prometeram a inauguração da linha 2 – Amarela do Metrô para 2006 e até o momento a linha não funciona comercialmente. Quando houve o desabamento da futura Estação Pinheiros, na qual morreram 7 pessoas, a imprensa em momento algum questionou os contratos que só beneficiam as empreiteras e a concessionária que vai operar a linha. O debate sobre pedágio é interditado no Estado. A mídia só faz comentários críticos quando se trata dos federais, mas os estaduais são os mais caros do país, uma verdadeira extorsão e o silêncio é geral.

Evaristo

O jornal O Estado de São Paulo deveria colocar um post 'desde o primeiro número a serviço das oligarquias brasileiras e censurando o direito de informação do povo". O que o jornal fez com sua colunista, por esta ter se manifestado a favor do governo federal é típico de ditadores. Liberdade de desinformar é isso. Quanto ao PSDB é um partido autoritário, que só governa em regime de exceção. Aqui em São Paulo o governador José Serra governou controlando a imprensa através de verbas publicitárias e de compartilharem da mesma ideologia neoliberal, e o atual, Geraldo Alckmin segue pelo mesmo caminho.

edv

Certa vez, um colega retrucou ( o assunto era "voto obrigatório") que "coronelato" só existia lá no nordeste…
Tenho pena (e arrepios) de pequenas (e até grandes) cidades do interior do "sul (e sudeste) maravilha", onde algumas famílias mandam e desmandam, seja pela política, pelo aparelhamento judiciário (e policial), do excutivo, legislativo ou "mero" poder econômico.
Mas sim, não são "coronéis"…

SILOÉ

É só ele repassar as informações para os outros blogs sujos do Paraná e dos outros estados e todo mundo cair de pau em cima do Richa .
Vamos ver até onde ele aguenta!!!

Pall Kunkanen

Se vcs acham a justiça brasileira um lixo é porque não conhecem a paranaense, descende das sesmarias portuguesas, famílias dominam a séculos os tribunais, como se a "justiça" fosse hereditária. Me confessou um investigador que os peixes grandes nunca são pegos no PR, pois as investigações são ordenadas que parem como que por obra divina. Filho de desembargador age no interior do estado como poderoso chefão, ai de quem o não chamar de DOUTOR. O piá de prédio vangloria-se de ter aumentado o lucro da Copel em 3 meses, só que esquece de dizer que fez isso cortando o luz fraterna que servia aos pobres…. lucro na bolsa significa treva nos rincões paranaenses.

Alexandre

Azenha, cuidado ao falar do Betinho Lerner, senão logo logo o VioMundo não vai ver mais nada…vão tesourá-lo também!

    Leider_Lincoln

    É mesmo, a liberdade de expressão dos tucanos só vale para eles!

João

Nessas horas sinto vergonha de ser paranaense.
O Beto Richa, escrevam aí, vai ser (já está sendo) uma catástrofe como governador.
O cara é um "sem sal e sem açúcar". Ninguém sabe o que ele pensa, o que ele faz, o que ele pretende para o Paraná.
Só o que sabemos é que quando o Beto Richa era Deputado Estadual ele era da base de apoio do Lerner (privatizante e sucateiro do estado do Paraná).
Beto Richa empregou sua esposa como Secretára de sei lá o que no govenro do paraná, empregou seu irmão Pepe Richa também como secretário de sei lá o que no governo, e empregou seu filho Marcelo Richa na Prefeitura de Curitiba.
Depois o Requião é que era nepotista!

Abel

Essa é a "liberdade de imprensa" defendida pelo PSDB? Contra eles não vale?

Robson Moreno

‘“Ódio” e “ofensas” contra Beto Richa.’, e mais: “A decisão judicial a que se refere a defesa de Beto Richa é um pedido de indenização que ainda tramita na Justiça do Paraná. Richa, a esposa e o filho – todos eles ocupantes de cargos públicos – reclamam que sofreram “abalo emocional” por causa das postagens do blogueiro e que isso poderia afetar o resultado nas urnas (sic)”
Não conheço o conteúdo do blog do Esmael, preciso visita-lo para conhecer um pouco mais do política paranaense, mas aposto que os posts foram retirados da blogsfera por decisão judicial continham os seguintes ataques que tanto abalaram a nobre e estimada família Richa:
1.Associou a imagem dele e de seus correligionários à ratos;
2.Em um de seus posts mais recentes, Esmael afirmou que, com a eleição de Richa, “uma quadrilha se enfiou no governo e desviou bilhões de dinheiro público para tomar o Estado e ficar no poder 20 anos.";
3.O bloguero vem insistentemente defendendo a tese da tendência ao alcoolismo do governador, afirmando inclusive, que esse é um problema que vem de outras gerações;
4.Com certeza deve ter havido uma comparação absurda como esta: do governador Richa com um Papa-léguas: "uma besta primária, um oportunista microcéfalo perfeitamente adaptado ao seu meio, que sabe apenas fugir das ciladas preparadas pelo coiote."
5.Mais ainda, o detrator, não satisfeito, publicou o artigo, "Freud, Lombroso e Jung nas Araucárias", restabelecendo a teoria lombrosiana, onde o criminoso pode ser definido por padrões genéticos. Novamente, não se contentando com os ataques ao governador, com tal artigo, atingiu toda sua;
6.E, dos piores atentados contra a honra e a imagem de um homem público, foi a publicação de uma ficha policial (falsa!) de Carlos Alberto Richa, semanas antes das eleições de 2010.
Com relação a todos itens, exceto o último, tirei do ensaio do Bernardo Kucinski, publicado em 2006 (http://www.une.org.br/home3/opiniao/artigos/m_5533.html). Porém a vítma dso ataques foi outra, o presidente da república naquela época e os detratores, o bom e velho PIG. Agora está evidente a postura do judicário totalmente ligado às causas e polítcas conservadoras. Isso em todo o Brasil, basta ver o acontece em SP.

    Marcos C. Campos

    Tah viajando demais … favor ser mais objetivo.

abrantes

O psdb é um partido de Ditadores ,alguém duvida disso?

Marcos Martti

Esse Bebeto é uma vergonha. Foi um péssimo prefeito; detonou o já precário serviço público municipal de Curitiba onde faltam professores, educadores e médicos devido aos baixíssimos salários pagos aos funcionários, às péssimas condições de trabalho (até assédio moral rola solto nos diversos escalões das secretarias, onde os comissionados ganham polpudos salários e os carregadores de piano ganham pouco mais que o salário-míííííííííínimo) e as precárias estruturas dos órgãos municipais. Quebrou o município com seu choque de gestão neoliberal e agora vai levar toda a sua experiência (juntamente com seus familiares e amigos do peito) a todo o estado. Viva o esclarecido povo paranaense que o escolheu pelo voto direto (a democracia aliada à estupidez e ignorância produz este tipo de situação).

    Marcos C. Campos

    No PR ainda tem muita compra de voto.

João Carlos Caribé

Esta não é a primeira vez que Beto Richa quer censurar blogueiro, ele, assim como o Aécio Neves, é um censurador compulsivo. Veja mais este caso durante a campanha – http://xocensura.wordpress.com/2010/10/02/beto-ri

Não podemos esquecer que ele censurou ate pesquisa de intenções de votos!!!

Antonio

Esse Beto Richa é chefe daquela dança de quermece que não me alembro bem, mas acho que é quadrilha.

juarez campos

Aqui em Pedregulho/SP, terra do Quércia, nossa Rádio comunitária está sofrendo perseguição política há dois anos. Quando saiu a licença para operação o Prefeito Dirceu Polo do PSDB não deu alvará de localização e impossibilitou a abertura da Rádio por um ano. Quando consguimos um mandado de segurança na justiça, ele fez várias denúncias na ANATEL, que nos autuou por três vezes. Nós estamos sendo boicotados junto aos patrocinadores, que nos abandonam a mando do Prefeito. Eles fazem denúncias regularmente na Anatel e no MC. Estamos sendo perseguidos em pleno século XXI

    Zeferino

    Duvido que algum governador da história republicana brasileira tenha sido mais enxovalhado, cagado, cuspido e ridicularizado do que este Requião foi pela mais cruel política fascista deste lado de baixo do mapa do Brasil. A situação no Paraná é asquerosa e só agora com a desmoralização destes golpistas e a solidificação da credibilidade da internet se espalhando em todo canto, o malhado turrão pode se defender. O ódio é porque ele quase leva a Rede Globo (RPCTV) e suas íntimas “concorrentes” paranaenses à falência: foram oito anos de torneira publicitária fechada, somado aos entraves que o Reqião armou pra não deixar que o FHC (deus deles) vendesse o Porto de Paranaguá; a COPEL (empresa de energia elétrica exemplar), SANEPAR (água que seria doada aos franceses). Sem falar do maior escândalo financeiro do país que até hoje está travado(BANESTADO).
    Em seguida, a COPEL no governo Requião implantou a primeira internet por energia elétrica que se tem notícia! Isso mesmo, está funcionando nas repartições públicas; na tomada! Pra quem estava sucateada (argumento bandido).
    Enquanto isso, um canalha (velho também fica e não tem botox que dê jeito) dissimulado desfila lépido, fagueiro e serelepe nos corredores da praça dos três puteiros em Brasília, satisfeito com a memória curtíssima (dois meses!) dos seu eleitores, sobre o flagra na tal aposentadoria retroativa de milhões que ele jura que será distribuído entre os pobres do Clube Curitibano (elite cheirosa). Trata-se do senador Álvaro Dias que está puta…(desculpe!) Puto, porque o Requião (PMDB) e a Gleise Hoffmman (PT) detonaram o trio de senadores – com dois deles sendo irmãos – que o Paraná cinicamente tinha e se orgulhava.

    Elton

    Só a direita paranaense (uns 80% do eleitorado) orgulhava-se desses caras (os irmãos) e eu faço parte dos 20% que detesta-os!

    Marcos C. Campos

    Eh mas o PT daqui precisa sair do armario e parar de apoiar OD, neh ? Ta certo que foi praticamente imposto como aconteceu em MG. Vamos ver se na proxima a conversa seja outra.

Bruno Moreno

Acho esta polêmica importantíssima.

O vereador de Macaé pelo PT, Danilo Funke, está sendo vítima de um processo de perseguição política dos mais anti-democráticos possíveis. Danilo é o único vereador de oposição ao governo municipal de Macaé, e tem feito um mandato em proximidade com movimentos sociais.

Cabe ressaltar que Macaé não é um Município qualquer, trata-se do principal Município petrolífero do Estado do Rio de Janeiro. Uma cidade de médio porte, com uma enorme arrecadação por conta do petróleo.

A alegada motivação para tentativa de cassação anti-democrática foi o fato do vereador ter dado publicidade, em seu site, a uma VOTAÇÃO ABERTA realizada na casa legislativa sobre uma indicação de sua autoria referente ao Plano de Cargos e Salários dos professores do município. No site o vereador colocou foto, nome e o voto de cada vereador, gerando uma desproporcional revolta entre os mesmos. A Comissão Processante foi aprovada, no dia 26/04/2011, pelos vereadores Julinho do Aeroporto (autor da denúncia), Carlos Emir Jr., Luís Fernando, Paulo Antunes, Igor Sardinha, George Jardim, Antônio Franco, Mirinho, Paulo Paes Filho e Pastor Jorge Jesus.

Tal fato me fez lembrar um pouco as gravações do Índio Juruna, sendo que ao contrário do falecido ícone indígena, não se tratou de divulgar uma reunião ou uma conversa em off, mas sim de uma sessão aberta com votação aberta.

Tal fato é grave, e traz novamente a discussão sobre a possíbilidade de no Estado Democrático de Direito uma maioria parlamentar cassar ao seu bel prazer membros da minoria. Como se trata de um processo político, não deve respeitar o mínimo de fundamentos jurídicos que consolidam a democracia prevista na Constituição Federal?

Esta sendo organizado um abaixo assinado em favor do vereador. Peço permissão para divulgar o link aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=MACAE13

    Silveira Lacerda

    O DISCRETO CHARME DOS BLOGUEIROS CURITIBOCAS.

    Seguindo uma tendência nacional, houve por aqui uma convocação para um ENCONTRO DE BLOGUEIROS “PROGRESSISTAS” DO PARANÁ e a criação de uma entidade para esses “terroristas midiáticos”, segundo o PIG. Adivinhem o local escolhido? Shopping Estação! Por que não no Shopping Palladium, pra filtragem ficar mais Oxygizer?
    Vários amigos blogueiros progressistas, de Paranaguá a Ciudad Del Leste… rsrs… Sequer receberam confirmação de suas pretensões encontrista.
    Dizem que outra filtragem foi um fim de semana numa chácara com “haras” e o caralhos – quem não compareceu, deixou bem claro o slogan do seu blog: “a coisa aqui tá preta!”.
    O Partido da Imprensa Golpista advertiu: Cuidado com estes blogueiros gentalhas!

    OUÇAM UMA PEQUENA RAZÃO DO ÓDIO AO REQUIÃO E A TENTATIVA DE “BULLYNG” ENCOMENDADA PRA DESVIAR A ATENÇÃO DA PUTARIA INSTALADA NO NOVÍSSIMO GOVERNO DO “Piá (garoto) de Playground” – apelido dado pelo Requião ao playboyzinho Richa. http://www.youtube.com/embed/wuvwcz65GcA

Michel

Demorou. No primeiro ato de censura, deveria ter feito igual o pessoal do Novo Jornal. Quando começou a perseguição implacável do governo Aecim contra o Novo Jornal (que foi sumariamente deletado), os responsáveis pelo espaço deram uma banana para o Brasil e hospedaram o site num país prá lá da Cochinchina.
http://www.novojornal.com/

    Yuri

    A GLOBO PARANÁ DETONOU A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM A REPORTAGEM PRÊMIO ESSO SOBRE OS ESCÂNDALOS DOS DIÁRIOS SECRETOS, COM O PROPÓSITO DE INSTALAR ALI O MAIOR ESCRITÓRIO DE RECUPERAÇÃO FINANCEIRA DA EMPRESA QUE O REQUIÃO QUASE MATA (o dono morreu há dois anos).

    Assista: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/diario

    Que beleza, né?!

    QUATRO meses depois (29 abril), no “agora o Paraná tem governo sério e com uma nova Casa do Povo dirigida pelo íntegro Valdir Rossoni”! http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteu

    ESSA INTERNET É UM TERROR!

Elton

E a volta do MACARTISMO em versão brasileira, quando os militares no poder retiravam de circulação até livros sobre o "Cubismo" acreditando ser sobre Cuba………
Mas a "proeminente" famíla Richa é daquelas que veio pra se perpetuar no poder. O problema é o judiciário dar guarida a este tipo de situação. Há outros blogueiros que tecem críticas pesadas ao atual governador do Paraná. Possivelmente terão destino semelhante logo, logo.
Richa censurou praticamente TODAS as pesquisas eleitorais no estado o que teve sim, influência nos resultados.

Marcos Luiz

Aqui no Paraná ninguém dá um pio (nem imprensa, nem agentes públicos, nem ninguém) contra Beto Richa vulgo piá de prédio. Desde que assumiu o governo em janeiro a administração estadual navega sem rumo, ninguém sabe quais são os seus projetos, sua estratégia ou quando as promessas de campanha começarão a tornar-se realidade. Essa censura ao blogueiro é canalha e ridícula, mas o mais grave é o endosso da justiça estadual para tamanha palhaçada. Pela enésima vez os magistrados provam estar divorciados da época que vivemos e da sua disponibilidade em dar guarida aos delírios dos poderosos independentemente se tem razão ou não.

    Marcos C.Campos

    Assino em baixo.

Ronaldo

Ha dias venho enviando alertas aos blogs, Vi o Mundo inclusive, sobre a censura ao Esmael feita por este politico truculento.

Finalmente o Blog do Miro abordou a questao. E ja ganhou repercussao. Espero que faca efeito e alerte os alienados de sempre. Nao contem com a justica do Parana. E a mesma de sempre.

Muito obrigado Altamiro!

Fernando

Viva o "sul maravilha" sempre dando exemplo de Civilidade e democracia….kkkkkkkkkkkk

    Elton

    Ahh sim! Depois meus conterrâneos falam mal do "coronelismo" vigente em "outras regiões" brasileiras. Me envergonho disto! Sou paranaense.

@rcleme

Sempre lembrando que o pioneirismo de censura na internet prentece a uma prefeita petista:
http://raquelcamargo.com/blog/2008/09/tre-atira-c

Não que eu che que o Altamiro, do alto do seu "progressismo", vai lembrar desse caso.

    Elton

    Chegou "A voz do contraponto"!!!!! Prestem muita atenção………..kkkkkkkkkkkk………………….

    El Cid

    … interessante: ela é de um blog "limpinho" !!
    http://raquelcamargo.com/blog/2010/11/lulablogs-p

    Rodrigo

    Bom, é verdade ou mentira o qua moça falou?

    Eu sei que a mentalidade de esquerda pede que se demosralize o adversário para evitar perder a discussão, mas faz um esforço. Tem número de processo e tudo lá…

    Se ficar difícil pq vc costuma papagaiar as idéias dos outros, eu peço pra alguém te contar, vc vem aqui e repete.

Luizão

Aposto: esse Beto Richa deve ser da classe política que apoiou o golpe militar.
E ainda tem juiz que dá salva guarda a esse tipo de político.
Ganhar no tapetão é mais fácil, né?
É preciso uma reforma do poder judiciário, urgente!!!
Há pouco, o ministro Napoleão mandou soltar a "doida" do mensalão do demo.
Pergunto: por que ele não solta os ladrão-de-galinhas?

    luiz pinheiro

    Beto Richa é filho do José Richa, um dos principais nomes do núcleo da quadrilha que fundou o PSDB, ao lado de Mário Covas, FHC, José Serra, Sérgio Motta, Tasso Jereisatti, etc.

Marcelo Fraga

Não entrou na cabeça de muito demotucano por aí que a ditadura já acabou.
Fascismo não tem vez aqui no Brasil, pelo menos não mais.

chicorasia

A MSM brasileira parece ter adotado, como procedimento padrão, a confusão sobre todo e qualquer assunto. Essa aposta no obscurantismo em nada adiciona ao debate. Mas voltando ao assunto em pauta.

Sem querer defender a atitude do senador Requião, é preciso estabelecer algumas diferenças. Para isso proponho dois brevíssimos exercícios.

O primeiro é pensar a questão da agressão a repórter. Quem se lembra daquele relato do repórter da Folha, atingido por uma bala de borracha na testa durante uma manifestação de estudantes contra o aumento da passagem de ônibus em SP, em meados de Janeiro? Na época, fiquei surpreso com a leviandade da cobertura da Folha a um caso de agressão claríssimo. Oras, o caso da agressão do Senador ao repórter (arrancar o gravador da mão do cidadão) não estaria mais próximo do caso do repórter da Folha? Uma situação de impaciência, um ato impensado de agressão física?

O segundo, e mais interessante, envolve um das condições que caracteriza os atos oficiais de Estado: estes são, via de regra, emitidos por escrito. Até que ponto o rompante do Senador se compara ao caso da censura (respaldada pela Justiça paranaense) ao blog do Esmael Morais, às ações metódicas e oficiais de intimidação da mídia paulista e mineira pelas gestões Serra e Neves? Será que essas ações, sim, configuram atos de Estado, pois se valem do aparato e dos meios e formas de ação do poder público?

Deixe seu comentário

Leia também