VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Alessandro Zelesco: Como se apropriaram do estádio de remo da Lagoa

02 de março de 2016 às 22h05

Da Redação

Como o Viomundo denunciou aqui, o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro considerou irregular a cessão do estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas à empresa Glen, depois Glem, agora Consórcio Lagoon.

As sócias destas empresas sempre apareceram coligadas a offshores: em Nevada, no Uruguai e no Panamá, três refúgios fiscais.

O MPE venceu nas duas primeiras instâncias, mas a concessionária levou ao STJ.

Mas, quem era mesmo o concessionário? Alexandre Azevedo, casado com Paula Marinho Azevedo, neta de Roberto Marinho e filha de João Roberto Marinho, hoje vice-presidente do Grupo Globo.

Coincidência: João Roberto Marinho, amante do hipismo, em 2015 tinha uma tordilha chamada Glen.

A ação teve início a partir de denúncia do remador Alessandro Zelesco, ex-presidente da Federação de Remo do Rio de Janeiro.

Na entrevista acima, ele conta que, antes dos Jogos Panamericanos de 2007, a arquibancada do estádio foi demolida e reconstruída (com dinheiro público) de forma a acomodar os cinemas que o concessionário pretendia implantar no local.

O estádio, diga-se, vai sediar as competições olímpicas do remo em 2016.

Abaixo, o contrato original e os três aditivos assinados entre 1997 e 2005. Em seguida, a petição inicial do MPE e a sentença em primeira instância.

Leia também:

Republicanismo de José Eduardo Cardozo é global

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

Nenhum Comentário escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta