Acusado de embolsar R$ 1 milhão depois de chantagem, Agripino vai às ruas pedir impeachment de Dilma, diz site potiguar

Tempo de leitura: 3 min

agripino-e-aecio

Por Luiz Carlos Azenha

Agripino Maia, presidente do Democratas, será investigado em inquérito pedido pela Procuradoria Geral da República sob suspeita de ter embolsado R$ 1 milhão de reais de propina para facilitar um esquema corrupto no Rio Grande do Norte.

Saiu até no Fantástico. Mas, diga-se, sem que fosse frisado que Agripino é mais que um simples senador e presidente do DEM. Ele foi coordenador da campanha do tucano Aécio Neves e era figura frequente no Jornal Nacional… denunciando corrupção.

Agripino é um daqueles paladinos da moral que ombreiam com Demóstenes Torres, o “mosqueteiro da Veja“.

As circunstâncias em que ele pediu propina foram bizarras, a acreditar no relato do delator:

O caso é investigado desde 2011 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, quando foi deflagrada a Operação Sinal Fechado. Há três anos, CartaCapital revelou em primeira mão o depoimento de uma testemunha-chave na investigação, o lobista Alcides Fernandes Barbosa, que já apontava a participação do senador no esquema.

À época, Barbosa revelou que foi levado ao “sótão” do apartamento de Agripino Maia, em Natal, onde garante ter presenciado [o empresário George] Olímpio negociar com o senador apoio financeiro à campanha de 2010. Segundo Barbosa, o empresário prometeu 1 milhão de reais para o presidente do DEM. O pagamento, segundo o combinado, seria feito em quatro cheques do Banco do Brasil, cada qual no valor de 250 mil reais, a ficarem sob a guarda de um homem de confiança de Agripino Maia, o ex-senador José Bezerra Júnior, conhecido por “Ximbica”. Ainda segundo a testemunha, o senador queria o dinheiro na hora, mas Olímpio afirmou que só poderia iniciar o pagamento depois.

O depoimento de Barbosa converge com as recentes revelações feitas por [o empresário George] Olímpio [em delação premiada]. “Subimos para parte de cima da cobertura de José Agripino, começamos a conversar e ele disse: ‘É George, a informação que nós temos é que você deu 5 milhões de reais para campanha de Iberê'”, afirma o delator. Iberê Ferreira era o governador na época. Faleceu em 2014, aos 70 anos. “Eu dei 1 milhão para campanha de Iberê. Ele (Agripino Maia) disse: ‘pois é, como é que você pode participar da nossa campanha?’ Eu falei ‘200 mil’.

Disse: ‘tenho condições de lhe conseguir esse dinheiro já. Estou lhe dando esses 200 mil, na semana que vem lhe dou 100 mil’. Ele disse: ‘pronto, aí vai faltar 700 mil para dar a mesma coisa que você deu para Iberê’. Para mim, aquilo foi um aviso bastante claro de que ou você participa ou você perde a inspeção. Uma forma muito sutil, mas uma forma de chantagem”.

O esquema, segundo as duas testemunhas, era para facilitar uma negociata envolvendo inspeções veiculares. Importante destacar que, depois de implantadas em São Paulo pelo prefeito Gilberto Kassab, então no DEM, elas “migraram” para o Rio Grande do Norte. Curioso, né?

Segundo o delator, o esquema envolvia a ex-governadora e atual prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ezequiel Ferreira (PMDB), e o senador Agripino Maia. O esquema criminoso teria ocorrido entre 2008 e 2011, quando Olímpio montou um instituto para prestar serviços de cartório ao Detran estadual. Ele afirma ter pago propinas a políticos para agilizar a tramitação do projeto de lei que criava a inspeção veicular da qual se beneficiaria. Agripino Maia teria exigido 1 milhão de reais para reforçar o caixa de sua campanha política.

Apesar da denúncia contra ele, pelo jeito Agripino Maia vai fazer que não tem nada a ver com isso. Quem sabe o Jornal Nacional ressuscite um “especialista” que ouviu recentemente, quando dedicou reportagem especial às delações premiadas. O JN nunca teve este cuidado quando se tratava, por exemplo, das denúncias contra petistas no mensalão. Desta feita, ouviu uma cabeça falante que frisou que delações não significam culpa!

Voltando a Agripino, segundo colunista de O Potiguar, de Natal, citando um certo Blog do Primo, o senador confirmou presença na manifestação que pedirá o impeachment de Dilma, no próximo dia 15:

O senador José Agripino confirmou presença na manifestação em favor do impeachment da presidenta, Dilma Rousseff, marcada para o dia 15 próximo. Além do presidente do Diretório Nacional do Democratas, senador José Agripino, o protesto será prestigiado pelo deputado federal, Felipe Maia, prefeitos e lideranças do DEM no RN.

O Viomundo desde já espera contar com nossos colaboradores em Natal para que enviem fotos e vídeos de presença tão simbólica no ato. Esperamos, obviamente, que também saia no Jornal Nacional.

Leia também:

Lalo: Estamos chegando “no limite da barbárie” no jornalismo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carlos

Senador Tasso devolva os imoveis da Coelce ao povo cearense, esse o apelo que faço ao presidente do STF, Ricardo Lewandowisk.

carlos

como já dizia meu avô tem mais carne debaixo desta polenta que imaginamos, então se analisarmos bem a culpa não so é da Dilma Rousseff, o governo inteiro esta Executivo, Legislativo e provavelmente o Judiciario, e a mídia sabe disto principalmente a Globo, eles querem proteger quem?
Eu não sou petista, trabalho muito, meus impostos são caros, não me considero elite tenho uma vida estável que conquistei através de muito trabalho, sem fins de semana, e anos sem poder tirar férias, me sinto lesado em pagar tantos impostos como pago, mais não posso culpar uma só pessoa sabendo que existe muitas pessoas envolvidas, sou apartidário, sou cidadão brasileiro, sei dos meus direitos, e gostaria de saber para onde esta indo meu dinheiro, gostaria que toda esta corrupção não só Petrolão, Hsbc, Furnas…..e o diabo que for eu gostaria que fosse investigada, porque qualquer pé de cachorro que comete delitos é processado e cumpre pena, que todos os políticos que estejam, envolvidos sejam investigados doa quem doer….estou muito, revoltado com tudo isto que esta acontecendo…e como cidadão cumpridor das minhas obrigações e eleitor, quero que a verdade seja apurada independente de Partido Politico, de politico, empresário, emissora de tv, jornal….todos tem que responder é o mínimo que nos brasileiros merecemos….uma satisfação, e que Justiça seja feita, já que é IGUAL para todos como esta na CFB.

Adriano Medeiros Costa

Sou do RN e sei muito bem q tipo de sujeito é José Agripino.

abolicionista

Ele não é petista, pode roubar o quanto quiser.

Francisco

Janot pediu para Aécio não ser investigado, embora tenha sido denunciado, pela Lava-jato

Também a Justiça não o investiga pelos aeroportos de Minas.

Também a Justiça não o investiga pela lista de Furnas.

Também a Justiça não o investiga pela cocaína no helicoptero a ele ligado.

Eu milito pelo socialismo, sempre militei.

Não sei os outros militantes, mas eu tenho crescente necessidade de saber de Dilma, se ela acha que eu sou IDIOTA.

1) Porque militar por ela, se ela não milita por si mesma?

2) O gestor público que, por QUALQUER motivo, deixa de investigar crime possível é CRIMINOSO também.

Ou Dilma investiga, ou ela perde qualquer possibilidade de apoio meu.

Sou somente um, eu sei. Mas sociologicamente, sinto que começo a ser vários…

Antonio

Dilma chamou a polícia e os ladrões se rebelaram.

FrancoAtirador

.
.
CORONÉIS DE MERDA
.
(http://abre.ai/globo_a-que-mais-falta-com-o-decoro)
.
Senador Tucano agora elogia o velho “Coronel de Merda”
.
Renan Calheiros foi aplaudido por parte do plenário.
Recebeu cumprimentos e elogios da oposição.
“Não poderia deixar de parabenizar vossa excelência
pela atitude histórica que acaba de tomar”, disse Tasso Jereissati.
.
(http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/renan-devolve-mp-que-aumenta-custo-da-folha-de-pagamento-de-empresas.html)
.
.
Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chama Renan Calheiros
de “Coronel Cangaceiro de Terceira Categoria”
.
https://www.youtube.com/watch?v=8NQbymhX930

Sidnei Brito

Com certeza, logo, logo, Agripino, acompanhado de Carlos Sampaio e Alvaro Dias, estarão no Jornal Nacional. Todos com um indefectível exemplar de Veja debaixo do braço.
Dando lição de moral, como sempre!

Bacellar

Tem que ser muito cara dura, ou muito confiante na blindagem, para um cara desses posar de moralista.

Pra mim são os piores. Demóstenes, Agripinos, Alvaros, FHs… Fiscais da moral alheia.

Messias Franca de Macedo

… Ninguém duvide: os sabotadores da nação Eduardo Cunha, aGRIPEno [Suína] Maia, Aécio ‘Never’, Renan Calheiros et caterva sairão maiores da patifaria anunciada que será o julgamento da Lista de Janot no STF!

A intuição do matuto ganha robustez ao tomar conhecimento de mais esta safadeza:

Eduardo Cunha chama ex-procurador-geral para defendê-lo na Lava Jato

ANDRÉIA SADI
DE BRASÍLIA

04/03/2015 08h01

O presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deverá contratar o ex-procurador-Geral da República Antonio Fernando Souza para atuar em sua defesa quanto ao pedido de investigação feito contra ele e diversos outros parlamentares por conta da Operação Lava Jato; o ex-procurador-Geral abriu 141 inquéritos quando esteve à frente da PGR, o triplo da média dos antecessores, e a sua atuação foi decisiva para levar adiante a Ação Penal 470, mais conhecida como “escândalo do mensalão”

4 DE MARÇO DE 2015 ÀS 09:12

(…)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1597843-presidente-da-camara-chama-ex-pgr-para-defende-lo-na-lava-jato.shtml

Os golpistas estão assanhados!

Quem irá detê-los?!

E/ou o que irá deter a sanha fascista dessa gente truculenta e inescrupulosa?!

O povo está envolvida com a faina do dia-a-dia!

E desinformada!

E aí, já que o governo “não dá um muro na mesa nem tampouco aciona o freio de arrumação”?!

    Messias Franca de Macedo

    … Da Lista do Janot quem irá contratar os serviços do “adevogado” joaquim barbosa?

    O ‘Never’?
    O Anastasia “do ‘Never'”?
    O aGRIPEno [Suína] Maia?
    (…)

    Quem?
    Ou quais réus “cheirosos”?

Eridan

Conte comigo para as fotos e vídeos.

FrancoAtirador

.
.
O Novo Herói do ‘povo’ braZileiro
.
Senadores do PSDB e do DEM aplaudem, em pé,
.
o ‘nobre’ Presidente do Congresso Renan Calheiros.
.
Diz a reportagem da GLOBO:
.
“Peemedebista foi chamado de ‘presidente
de todos os brasileiros’ por Aécio Neves”
.
Cena imperdível: (http://imgur.com/LVZb20M)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também