Mauro Menezes: Jornal da Globo usa termo não usual para designar o cancerígeno amianto, privando público da noção do perigo

Tempo de leitura: 3 min

amianto mata e globo

por Conceição Lemes

Uma das matérias do Jornal da Globo dessa quinta-feira (29/09/2016) foi sobre o acidente de trem em Nova Jersey, nos EUA, que matou a brasileira Fabíola Bittar de Kroon e deixou dezenas de feridos. Ela estava parada na plataforma, quando foi atingida pelos destroços.

A reportagem durou 2 minutos. A partir de 1min45s, o correspondente Jorge Pontual (o vídeo está aqui; negrito é nosso), de Nova York, afirma :

A investigação das causas vai ser demorada, porque a estação destruída foi construída em 1907 e os destroços estão contaminados por asbesto que pode provocar doenças graves nos pulmões. Primeiro, será necessário descontaminar toda área.

 Aqui, do estúdio, o apresentador Willian Waack não fez comentário.

“Consternado com o trágico acidente, infelizmente, assisti, em meio à narrativa jornalística de uma rede brasileira de televisão, transmitindo em português, usar a palavra ‘asbesto’ para designar o cancerígeno amianto”, critica  Mauro Menezes, advogado da Associação Brasileira das Vítimas de Amianto (Abrea).

Mauro Menezes-001Asbesto e amianto são sinônimos, sim. Porém, no Brasil, usa-se amianto.

A própria indústria se refere ao seu produto, por vezes dissimulado com o qualificativo “crisotila”. É uma variedade, que não afasta o caráter carcinogênico do mineral, como assegurou a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2010.

“Teria sido mais adequado utilizar o termo consagrado em nosso país – amianto”, frisa. “Só assim os telespectadores teriam noção da proximidade que mantêm com esse perigo.”

Preciosismo? Não!

Primeiro: o amianto não é apenas questão de saúde ocupacional; é problema de saúde pública.

Segundo: a fibra assassina, como é chamada, causa asbestose (doença provoca endurecimento do pulmão, a pessoa morre por asfixia), câncer do pulmão e mesotelioma, tumor maligno que pode aparecer até 50 anos após o primeiro contato com o amianto.

O mesotelioma  atinge pleura (membrana que reveste o pulmão), pericárdio (membrana que recobre o coração) e peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal). É extremamente agressivo, incurável e fatal.

Ou seja:

* Ao não dizer expressamente que os destroços da estação de Nova Jersey estão contaminados por amianto, que causa câncer, o Jornal da Globo de certa forma minimizou aos olhos do público brasileiro o risco.

* Ao mesmo tempo, privou o telespectador de perceber a diferença brutal entre Brasil e os EUA  no que diz respeito à herança maldita de construções e resíduos contendo amianto.

“Lá, a prévia e delicada descontaminação dos destroços contendo amianto é algo protocolar, rigorosamente obedecido”, explica Menezes.

“Já aqui, nos encontramos na vergonhosa condição de país produtor e exportador de amianto, além de consumidor desenfreado e irresponsável, mercê das manipulações constantes da sombria e lucrativa indústria do setor”, denuncia.

“Enquanto nos EUA há consciência plena do risco assassino do amianto, aqui convivemos com a sua livre e perversa utilização”, arremata o advogado da Abrea.

Considerando que boa parte dos telespectadores não sabe que asbesto é amianto, por que, pelo menos, daqui William Waack não fez o reparo?

Por que falar para o umbigo? Seria para não relembrar que o amianto causa câncer?

Leia também:

Temer privatiza todas as vagas de Medicina


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

James Gressler

Os globais sabem e sabem que sabem que são nocivos à democracia, tanto é que se previnem para o quê der e vier,exemplo daquela sujeita que respondeu à Jandira no debate. Nocivos por dizerem, por distorcerem e por não dizerem.

FrancoAtirador

.
.
Editora Abril e o jornalista [SIC] Diego Escostesguy

foram Condenados por Danos Moral a Advogado

Para o juiz Guilherme Silveira Teixeira, da 33ª Vara Cível de São Paulo,

o Abuso na Reportagem publicada pela Revista Veja foi “Patente”

e a publicação não apresentou nenhum indício que comprovasse a estória.

http://www.conjur.com.br/2016-out-03/veja-condenada-insinuar-trafico-influencia-advogado
.
.

Felipe Moraes

Pelo que se percebe nos comentários, nem vale a pena discutir tecnicamente os pontos colocados pelo advogado dos diabos (leia-se ABREA), Mauro Menezes .

Digo que são “pobres-diabos”pois realmente o são, infelizmente. E se deixam usar como massa de manobra para ganhar uns tostões com as ações nas quais, caso obtenha êxito, o advogado que escreveu essa idiotice acima ganha milhões.

Usam pessoas que nem doente são (caso do presidente dessa ABREA) para comover a população de um mal que só existe na cabeça deles. E o pior, é que os grandes pensadores, críticos, revolucionários (isso foi uma ironia) seguem a doutrina…

Nota: Não me lembro de ver anúncio da Indústria do amianto na TV em qualquer emissora… pelo contrário, na programação esportiva o que se vê são as placas da indústria da fibra alternativa, sintética, feito à partir de petróleo e outros aditivos químicos, tão ou mais agressiva à saúde e bem mais poluente!

Parabéns para vocês!

E os outros

Jader Oliveira

A TV globo é sionista, a indústria do amianto é sionista, a incidência de câncer na América latina é bem maior que nos países de primeiro mundo.
Aqui é o quintal do rentismo sionista.

Serjão

Vaza, globo, vaza daqui câncer!!!

FrancoAtirador

.
.
O Cartel Empresarial de Mídia, sobretudo a Globo,

Presta um Desserviço Público Diário à População.

Qualquer Notícia Veiculada é Sempre Direcionada,

sob Patrocínio, para alguma Finalidade Comercial,

Oculta, das Grandes Corporações Econômicas.
.
Esse Tipo de Organização é Conhecido por MÁFIA.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os Donos do Cartel de Mídia Comercial e @s Respectiv@s Serviçais de G.A.F.E.*

    parecem até Aquelas Candidatas a Miss Universo sonhando com a Paz Mundial

    [desde que seja sob Administração Geral dos Iúnáit Stêits e Garantida pela OTAN]
    .
    .

Manu

E as empresas parceiras que produzem produtos utilizando amiando que anunciam na globo….Ela nao quero perder a verba de marketing…

Edgar Rocha

Mais um golpe da Rede Circunferência Tridimensional Platinada (pra ninguém ligar o nome à pessoa).
Se depender dela, a gordura com neurodiscordância de gênero (vulgo trans) pode afetar um coração já fragilizado, ainda mais em indivíduos usuários de suplementos hormonais sem prescrição médica (vulgo bomba, anabolizante).
Tudo depende do lobbista. Vão ter de criar um dicionário de eufemismos.
Na economia então, daqui pra frente será um exercício de criatividade neologista. Bem feito pra eles.

Marcelo Gaúcho

A Globo é cancerígena, agressiva, incurável e fatal.

RONALD

A Golpetv não fala em câncer, porque não pode falar em causa própria !!!!!

    Edgar Rocha

    Não diga isto, colega. Câncer evolui.

Deixe seu comentário

Leia também