Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Contraponto Utilidades

WEFFORT: LULA, O PELEGO?

Atualizado em 20 de abril de 2008 às 11:07 | Publicado em 20 de abril de 2008 às 10:52

por Francisco Weffort, ex-companheiro

Que coisas tão graves em seus gastos na Presidência estará Lula procurando esconder da opinião pública? Que de tão grave têm as despesas dos palácios do Planalto, da Alvorada e da Granja do Torto que possam explicar a cortina de fumaça que o governo criou para impedir o controle dos cartões corporativos de Lula, Marisa, Lulinha, Lurian etc.? A estas alturas, só o governo pode responder a tais perguntas. E como o governo não responde, a opinião pública, sem os esclarecimentos devidos, torna-se presa de dúvidas sobre tudo e todos.

É conhecida a ojeriza de Lula a qualquer controle sobre gastos. Evidentemente os dele, da companheirada do PT, dos sindicatos e do MST, sem esquecer um sem-número de ONGs sobre as quais pesam suspeitas clamorosas. Ainda recentemente, ele vetou dispositivo de lei que exigia dos sindicatos prestação de contas ao TCU dos recursos derivados do imposto sindical (agora "contribuição"). Há mais tempo, Lula era contra o imposto em nome da autonomia sindical. Agora que está no governo, deixou ficar o imposto e derrubou o controle do TCU. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. O que o Lula e os pelegos querem é o que já existia na "república populista", dinheiro dos trabalhadores sem qualquer controle.

Lula, a chamada "metamorfose ambulante", não se tornou ele próprio um pelego? Assim como defendeu a gastança dos sindicatos em nome da autonomia sindical, agora defende sua própria gastança na Presidência em nome da segurança nacional. Isso me lembra uma historinha de 1980, bem no início do PT, quando João Figueiredo estava no governo e Lula estava para ser julgado na Lei de Segurança Nacional. Junto com alguns outros, eu o acompanhei numa viagem à Europa e aos Estados Unidos em busca de apoio. Como outros na comitiva, eu acreditava piamente que tudo era em prol da liberdade sindical e da democracia, e as coisas caminharam bem, colhemos muita simpatia e apoio nos ambientes democráticos e socialistas que visitamos. Mas, chegando à Alemanha, fomos surpreendidos pela recepção agressiva do secretário-geral do sindicato alemão dos metalúrgicos. Claro, ele também era a favor da democracia e estava disposto a defender os sindicalistas. Sua agressividade tinha outra origem: o sindicato alemão que representava havia enviado algum dinheiro a São Bernardo e cobrava do Lula a prestação de contas! A conversa, forte do lado alemão, foi num jantar, e não permitia muitos detalhes, mas era disso que se tratava: alguém em São Bernardo falhou na prestação de contas e o alemão estava furioso. Lula se defendeu como pôde, mas, no essencial, dizia que não era com ele, que não sabia de nada.

A viagem era longa. Antes da Alemanha, havíamos passado pela Suécia, e fomos depois a França, Espanha, Itália e Estados Unidos. Em Washington, tivemos um encontro com representantes da AFL-CIO, e ali repetiu-se o mesmo constrangimento. Embora não tão agressivos quanto o alemão, os americanos queriam prestação de contas sobre dinheiro enviado a São Bernardo. Mas Lula, de novo, não sabia responder à indagação referente às contas. Ou não queria responder. Não era com ele.

Nunca dei muita importância a esses fatos. A atmosfera do país nos primeiros anos do PT era outra. Ninguém na oposição estava antenado para assuntos desse tipo. O tema dominante era a retomada da democracia. A corrupção, se havia, estaria do lado da ditadura. Saí da direção do PT em 1989 e me desfiliei em 1995. Até então era difícil imaginar que um partido tão afinado com o discurso da moral e da ética pudesse aninhar o ovo da serpente. Minha dúvida atual é a seguinte: será que a leniência do governo Lula em face da corrupção não tem raízes anteriores ao próprio governo? A propensão a tais práticas não teria origem mais antiga, no meio sindical onde nasceu o PT e a atual "república sindicalista"?

Talvez essa pergunta só encontre resposta cabal no futuro. Mas, enquanto a resposta não vem, algumas observações são possíveis. Parece-me evidente que no momento atual alguns auxiliares da Presidência - a começar pelos ministros Dilma Rousseff, Jorge Hage e general Jorge Felix - foram transformados em escudos de proteção de possíveis irregularidades de Lula e seus familiares. O outro escudo de proteção é Tarso Genro, que usa uma ginástica retórica para, primeiro, garantir, como Dilma, que o dossiê não existia, só um banco de dados. Depois passou a admitir que existia o dossiê, mas que isso todo mundo faz. Mais ou menos como no episódio do mensalão, lembram-se? Naquele momento, o então ministro Thomas Bastos, acompanhado por Delubio Soares, disse que mensalão não existia, que eram contas não regularizadas, sobras de campanha etc. E lula afirmou de público que isso todos os políticos faziam. O que não impediu que o procurador-geral da República visse no mensalão a prática delituosa de uma quadrilha criminosa.

Adotada a teoria do dossiê - aquele que não existia e que passou a existir - criou-se uma pequena usina de rumores, primeiro contra Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth, depois contra ministros do governo anterior. Minha pergunta é a seguinte: quando virão os dossiês contra Lula e Dona Marisa Letícia? Não é este o futuro que deveríamos almejar. Mas no que vai do andar da carruagem dirigida por um Lula cada vez mais ególatra e irresponsável é para lá que vamos, inelutavelmente. Quem viver verá.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Caio Higa (05/08/2008 - 14:19)
Apenas uma contribuição, um texto do Professor Caio Navarro de Toledo. http://www.artnet.com.br/~gramsci/arquiv123.htm

Marcos (17/06/2008 - 22:44)
Calma gente ! Que precipitação em julgar as pessoas... F. Weffort é um grande sociólogo da USP. Merece todo o respeito. Ele certamente apresntará uma bela, revolucionária e consistente teoria político-sociológica-filosófica-petista-tucana-DEMOcrática-viracasaca-ética_dessa_vez_vou_me dar_bem_com a_direita que nos deixará todos assombrados. Que raciocínio mirabolante, que vôo teórico consistente, cultura e erudiçÃo ele irá demonstrar para justificar o que ele fez: a pior traição que uma pessoa pode fazer - trair a sua própria consciência ! O resto, são as misérias da filosofia (ou a filosofia da miséria ? já não sei mais... me perdi entre tantos miseráveis vira-folhas_pelo_meu_bem-estar_e_vaidade). Isso professor, continue ganhando $$$$ com livros sobre política, mas não se esqueça de fim dos seus dias, escrever sua autobiografia. Seus netos poderão lucrar muito mais do que nossa vã filosofia pode imaginar com a sua biografia e coerência. Certamente o Brasil sempre se lembrará da sua humildade em reconhecer que estava no caminho errado e que teve a clareza de mudar de lado, especialmente quando ficou sabendo das estórias que questionam o lado ético do Lula e do PT (e isso antes do caixa 2, ôpppss, quero dizer, do mensalão). O cargo de ministro foi apenas o cumprimento do dever para com seu país. Queremos mais denúncias contra o Lula. Aproveite seu conhecimento pessoal com os membros do PT para trazer mais inside informations, não deixe escapar esta oportunidade....

Sidney Chagas (17/06/2008 - 10:05)
O comentarista pode até ter interesse em lançar o Lula no descrédito, se já não estiver, mas a estória contada bem reflete a situação, qual seja, a de que há muita coisa por debaixo dos panos. No entanto, através dos comentários, é possível decifrar quem são os papagaios do PT, PSBD, e outros. Eta povinho pequeno esse da política!!!!

Márcio Rodrigo de Vargas (16/06/2008 - 23:02)
Estatura moral ou imoral do articulista é argumento de ataque ou bajulação. Porém, se os comentários ao texto visam discutir esse episódio (já apagado dos noticiários), creio que a probidade na administração pública independe da orientação ideológica ou partidária, pois os governos são reflexos da sociedade: sociedade corrupta, governo corrupto. "Ah! Mas o povo brasileiro é honesto!". Então por que não reage? Os comentários indignados a cada noticiário de escândalos políticos duram menos que as decepções com a seleção brasileira de futebol. A imprensa, seja de direita ou de esquerda (ou alguém ainda cai na balela de imprensa independente?), está "andando" para a ética pública, atendem aos interesses de quem lhes banca. Transparência será regra, quando não for apenas pauta ou propagandismo de um governo, um partido, uma emissora, um jornal, e passar a ser premissa do Estado brasileiro. (marcio.vargas@ibest.com.br)

TARSO FERNANDO CASSOL (16/06/2008 - 21:07)
Podemos respeitar as posições e opiniões de quem quer que seja. Somos ou não um povo por demais tolerante? A direita e a esquerda com todas suas miopias nunca morrerão de amores entre si. Mas o povo tem todo o direito de saber como ficam as mordomias. Escutamos muitas bravatas do companheiro sem minguinho e o mínimo que o povo quer agora é saber o quanto custa as mordomias do palácio em troca da satisfação de tantas bolsas populares e demagógicas distribuidas para garantir votos. Com a palavra aquele quenunca sabe de nada... Fala Lulla!!

Geraldo Galvão Filho (14/06/2008 - 19:13)
O Weffort é tão canalha que finge que não saber que os gastos da presidência estão protegidos por lei. A mesma lei que protegia os gastos do FHC (que tinha uma consultora gastronômica US$12.000,00 por mês); se ele não teve escrúpulo de ir para a direita (PSDB/PFL), é legitimo crer que ele esteja recebendo dinheiro para escrever tal artigo.

jose de arimateia (05/06/2008 - 00:36)
As elites brasileiras sempre se camuflaram dentro dos movimentos socias apoiavam e ainda apoiam algumas iniciativas por achar isso apenas uma forma de brincar de ser solidario, quando começou a ver que o LULA ao assumir o poder levava e tem levado muito a serio as questões sociais, começaram a se esguelar, ficaram atonitos, loucos da vida, porque achavam qe o Lula seria a sequencia FHC, aquele que brincava de esquerda, e pra desgosto geral o Lula se não é um pensador de esquerda é um pragmatico de esquerda.

Roberto (22/05/2008 - 17:06)
A minha única dúvida é se o Weffort é um idiota perfeito ou um perfeito idiota.

Alexandre Porto (17/05/2008 - 20:01)
hoje 17/05 a gente ficou sabendo como é ético o ex-ministro. 47.000 em almoços em Brasília; uma locadora exclusiva; o mundo dá voltas. E agora Weffort?

Vladimir Lacerda (13/05/2008 - 21:01)
Não sei se este senhor tem estatura moral pra falar de quem quer que seja,ainda mais quando traidor saiu do partido dos trabalhadores para servir e bem ao psdb. Além disto que entende de uso indevido do dinheiro público? Não foi ele acusado de usar dinheiro do ministério da cultura para públicar suas baboseiras que ninguém leu? Pra falar é preciso ter estatura moral e comportamente ileso de insinuações.Não parece ser o caso.Além do mais traidor e traidores não merecem respeito de ninguém.

Guilherme (04/05/2008 - 15:31)
Traição. Esta é a palavra-chave. Quem na política brasileira, sob os holofotes da mídia, perante a opinião pública, nunca "mudou de time"? Sob a ótica do pagador de impostos, ninguém, repito NINGUÉM, na classe política brasileira tem credibilidade. Pode ser de qualquer lado do espectro ideológico, em algum momento vende a alma ao diabo. Podem variar em métodos e quantidades, mas sempre arrumam um jeito de roubar e/ou gastar mal o dinheiro público. Nenhum deles quer o bem do "cidadão de bem". TODOS (PT, PSDB e outras siglas)carecem de ética. E o que acontece quando alguém é pego na transgressão? Trata de trazer o adversário p/ mesma fogueira como se isto justificasse o delito. Se a mídia fosse independente como apregoa, desceria o malho em todas as falcatruas - de quem quer que esteja no poder - e não fariam parte do jogo sujo que é a política brasileira. Pena que o modo de operação seja outro: alimentar falsas polarizações (bem vs. mal, fulano vs. sicrano), lançando assim uma cortina de fumaça sobre a roubalheira e a falta de vergonha na cara. Independentes são os assalariados, descontados de IR na fonte, cumpridores das leis e regulamentos, pagadores de saúde e educação com dinheiro honesto que detestam fazer papel de otário para quem quer que seja: Lula, FHC, Weffort, Dilma,...

MAGNO (02/05/2008 - 22:33)
Quando Francisco Weffort, de armas e bagagens, embarcou na nau do governo FHC, capitaneada pela aliança PSDB-PFL e outras forças da direita brasileira, setores da esquerda manifestaram-se criticamente em relação a essa adesão %u2014 seja através da simples (e subjetiva) decepção, seja através da clássica denúncia de "traição". Afinal, Weffort foi um dos acadêmicos brasileiros que se destacaram no combate à ditadura militar. Sua tribuna eram os cursos na USP, as palestras, os livros e a intensa atuação como publicista. Enquanto Fernando Henrique Cardoso se abrigava no PMDB de Ulysses e Tancredo, Weffort ingressou no Partido dos Trabalhadores, que sempre condenou o "pacto das elites" e, por conseguinte, a chamada "redemocratização pelo alto". É certo que na comédia (e tragédia) de erros em que se transformou o reinado de FHC, todos os ministérios se equivaliam em matéria de qualidade. O Ministério da Cultura à sombra nasceu e na obscuridade permaneceu. Eis que, por ocasião da brutal violência cometida contra os índios, negros, sem-terra, estudantes, jornalistas e população em geral %u2014 quando das "comemorações dos 500 anos" %u2014, os jornais nos informam que Francisco Weffort volta à cena festivo-cultural, agora na condição de sério candidato a ideólogo-mor do governo FHC. É por essas e outras, que o Sr. Weffort não merece nenhuma credibilidade. Mesmo que o que ele afirma pudesse ter algo de verdadeiro, haveria de questionar: por que só agora este Sr. Vem a público?

rodrigo eduardo silva (24/04/2008 - 23:46)
Que claque!

Felipe Vargas Zillig (23/04/2008 - 22:37)
A companheirda já detonou o cidadão.LULAÇO já suportou ataques midiaticos bestiais,meras declarações bobalhonas não fazem nem cocegas no novamente futuro Presidente,se ele quiser.Pois não estou afim de levar uns pedala robinho do LULAÇO.Saudações brasileiras,da-lhe Fogão,obrigado CUCAÇO.

Natan Pardinho (23/04/2008 - 13:54)
Após tantos comentários parece óbvio que esse ex-ministro é um antigo e conhecido oportunista. Resta o senhor Lula explicar como foi possível convivência tão próxima com um calhorda sem 'perceber' o caráter do cidadão. Possívelmente o senhor presidente dirá que "não sabia", como de costume...

Paulo (22/04/2008 - 17:36)
Como tem gente que não quer enxergar a realidade!!!

Elias Horani (22/04/2008 - 17:20)
Vamos ao que interessa realmente. É verdade o que o sr. Weffort está narrando? É mentira? Ele está inventando? O restante dos comentários que procuram defender o presidente ofendem nossa inteligência. Não interessa quem o sr. Weffort foi ou é. Repito : ele está mentindo? Os que fogem de um raciocínio lógico cometem uma falácia comum chamada "envenenando o poço". Ao desqualificar a fonte acreditam contradizer a denúncia. Oras me poupem.

Guilherme M. (21/04/2008 - 15:40)
Pergunta ao autor: Quando que o mensalão deixou de ser verbas de campanha não declaradas ou "caixa-dois"? E o "dossiê" não era "dossiê" com fins criminosos, como a oposição desejava. Isso eles sempre alegaram, e continuam alegando que não existiu. Admitiram, porém, o levantamento de gastos. E aquilo que circulou não era uma tabela de Excel??? Alguém aqui é retardado para não saber alterar um tabela de Excel?

Ítalo (21/04/2008 - 10:22)
Perdi o meu tempo!!!

trombeta (21/04/2008 - 09:59)
Vindo de uma pessoa isenta e "sem nenhum interesse" como é este intelectualóide que serve a quem lhe paga mais, considero este artigo um lixo. Weffort arruma uma namorada e pára de encher o saco!!!

waleria (21/04/2008 - 09:52)
Um tal de Weffort, o medíocre. E vira casaca ainda por cima! Uma Heloisa Helena que deu menos certo ainda!

Jason Baviera (21/04/2008 - 09:45)
Não se pode esperar outro comportamento desse senhor, cuja triste trajetória fala por si. Sua única opção é continuar tentando desconstruir o Lula, sob inspiração e a serviço do seu chefe FHC. Aliás, os dois se merecem.

constantino kaváfis (21/04/2008 - 07:22)
Nem na ditadura nem em outros governos anteriores ao Lula, ninguém se preocupava com as despesas diárias das autoridades, muito menos com um beiju/tapioca comido por um ministro. Aqui e acolá surgiam escândalos de milhões de dólares (Milhões!!!)que logo eram abafados (vejam história de Maluf). Agora, depois de vasculharem 100% da vida e obra do PT e Presidente Lula e nada consistente acharem eles vêm com essa de catarem o ridículo para ver se criam um "escândalo". O jornal "Correio Braziliense" dias atrás publicou que funcionários do Alvorada compravam carne para o Presidente em um açougue "de grife" da Asa Sul de Brasília (OH!!!). Deveriam talvez comprar carne na periferia? Quanto a esse "intelectual" Weffort, é mais um com "doutorado" e "mestrado" ou dos "bacharéis" que morrem de inveja do Presidente Lula por ser este mais preparado, mais honesto, mais inteligente, mais dedicado aos semelhantes, em suma um nobre surgido da seca do nordeste e da periferia cinzenta e horripilante de SP. Não podem suportar tanta beleza esses bacharéis que se acham. Ô dó!!!

Alexandre Jacobina (21/04/2008 - 07:20)
O senhor Weffort é o comunista que se aliançou. ÉW um homem que só tem passado distante. O seu presente é triste foi um ministro da cultura fraco e comprometido com os grandes produtores globais. A democracia nos exige aceitar o seu direito de divulgar suas posições. Um militante do PT que rompe com o partido e se alia a FHC não merece nosso respeito. Se fizesse como Heloisa Helena, que mesmo discordando da posição dela a respeito, pois foi para a esquerda e não para a direita.

Jorge (21/04/2008 - 02:17)
Weffort, Weffraco, wê se vê o seu fhracasso ... Leiam o livro do Ricardo Kochsco ("Do golpe ao planalto"). A tibieza do Sr. Weffort está muito bem caracterizada na vergonhosa forma com a qual o Ministro da Cultura do governo FH muda-se de malas e bagagem para o "lado de lá ...". Um abraço a todos, e a você, Azenha. JORGE

Helio Barboza (21/04/2008 - 00:52)
Azenha, como é triste atestarmos a bestialidade de certas pessoas (?). Um vendilhão querendo posar de bom moço e pensar que ainda consegue enganar alguém. Ele devia sim, se martirizar por ter feito parte de um dos piores governos da história deste país e, diga-se de passagem, sendo um fiasco à frente do Ministério da Cultura.

J.Ribamar (21/04/2008 - 00:46)
Confesso que nem perdi o meu tempo em ler a mais essa "perola" do Francisco Weffort. Não bastasse o fato dele ser um oportunista político, sem causas e sem escrúpulos, aproximam-se as eleições, e depois que ele mostrou a sua verdadeira face, passando da esquerda e de crítico do regime militar para (mesmo antes do término das apurações), pasmem, fazer juras de amor eterno a FHC da coligação PSDB/PFL(atual DEM e antiga ARENA-Partido dos militares na ditadura) e tornar-se o ministro da cultura dessa coligação por 8 anos, e ter perdido a sua credibilidade eletiva, com certeza entrou no "jarguão" do PIG para tornar-se "vitrini" em suas publicações e tentar um cargo em algum governo tucano/DEMoniaco ou talvez visando proximas eleições! LER QUALQUER TEXTO DESSE SR. AO MEU VER, É PURO DESPERDÍCIO DE TEMPO

Nilson Euclides da Silva (21/04/2008 - 00:30)
Bem vejamos: 1) Welffort serve ao governo de São Paulo que não deixa nenhuma cpi passar na assembléia; 2) Foi ministro de fhc que tem esqueletos enormes no armário; 3)Pactuou de toda as armações do governo tucano; 4)Usa de informações que obteve quando era membro do partido e companheiro de Lula; Ex-petista é o pior tipo de politico que pode existir sabe porque? Eles usam informações que obtiveram quando militavam no partido como forma de se manterem em outros agrupamentos políticos, ou seja, permanecer no poder. Mafiosos ao menos nesse quisito são mais nobres.

Professor DiAfonso (21/04/2008 - 00:24)
Eita lá! Há pessoas que não se conformam em estarem longe dos holofotes e das mamatas. Sr. Francisco Welfort (sobrenome bonito, héin?!? É alemão?!?! Inglês? Rsrs...não é tupiniquim, disso tenho certeza!), como intelectual que se diz ser e como ministro que foi (foi...), acredito que tenha se esquecido de ler uma página de "Cem Anos de Solidão", do brilhante Gabriel Garcia Márquez. Na obra há uma passagem interessante e que serviria para a sua reflexão: "... o Coronel Aureliano Buendia compreendeu de leve que o segredo de uma boa velhice não é outra coisa senão um pacto honrado com a solidão.". Creio que esta página o Senhor não leu. Será que LULA, eleito e reeleito democraticamente, incomoda o Senhor porque dirige este país sem ser intelectual? O senhor dirige o quê?! Dê-se ao respeito, "homi"!!! (é assim que dizemos no Nordeste... rsrs)

Gérson (20/04/2008 - 23:46)
Como disse a Isabel as 18:16, "pode falar mal do Lula sim,o que não pode é mentir". Mas isso é típico de certas pessoas vendidas como este senhor. P.S.: Entrevista interessante saiu na penúltima Carta Capital com o Dr. Adbi Jatene, sobre o SUS e o fim da CPMF. Eu recomendo a leitura dessa matéria.

E Bittencourt (20/04/2008 - 23:16)
A pelegada fica ouriçada quando a verdade vem a tona. Então os Alemães ficaram sem prestação de contas? rs

Claudio Costa (20/04/2008 - 21:24)
Em seu artigo( ou $erviço?) o Sr. Weffort ataca o presidente Lula da maneira mais grosseira e vil, num ato descarado de sabujismo explícito ao seu antigo "chefe". Serviço este, típico dos muitos encomendado$ pelo PIG, na ânsia do sangramento paulatino e constante do governo federal. Como bem lembrou Robson Moreno(19:50), este senhor abandonou Lula na sua 2ª derrota aliando-se ao outro lado... vencedor é claro! FHC faria o mesmo, não fosse a intervenção de Covas, quando no governo Collor foi-lhe oferecido um cargo de ministro.

Jose de Almeida Bispo (20/04/2008 - 21:15)
Se o Lula não acreditasse em si p´rórpio e tivesse ido na onda desses "intelectuais", esquerdistas de vitrine, nunca teria passado de presidente eterno do Sindicado dos Metalúrgicos. O que o Weffort tem é mágoa e dor de cotovelo. Uma por não ser ele, o supremo, como se acreditam dez em cada dez intelectuais que militam na política a chegar à Presidência da República; outro pela justiça natural ter-se feita e ele não ter sido contemplado por ter abandonado o barco antes da grande virada. Pra cima.

Carlos Muniz (20/04/2008 - 21:10)
Gostaria sr. Welfort, que um dia joguei meu voto fora tentando elege-lo deputado, que também comentasse sobre os cartões corporativos do estado de São Paulo que gastou muito mais que o governo federal e com menos transparência e sobre o acordo com a Editora Abril na área de educação que o governo do estado de São paulo fêz mesmo sendo uma editora que forma opinião, se liga o sr. fêz parte do pior governo que esse pais já teve, que deu 20 bilhões à fundo perdido aos banqueiros e que sequer conseguiu melhorar em 1% a distribuição de renda nesse pais. Vai escrever sobre os assuntos descritos acima ou vai pelegar?

Fernando (20/04/2008 - 21:01)
Sarney e Delfim são do bem, pô! Se fossem mauvados o Lula não seria aliado deles.

Décio (20/04/2008 - 20:44)
Que moral tem o senhor Weffort, para ficar criticando o presidente Lula! Este senhor fez parte da equipe de vendilhões do FHC, que cometeram o maior crime de lesa pátria já visto, quando venderam a Cia. Vale do Rio Doce por preço vil, numa grande negociata.

Wagner Teixeira (20/04/2008 - 20:14)
Senhor Luiz Carlos Cavalcante, parabéns por sua narrativa sobre o 1º de maio em S. Bernardo e sobre a mudança de comportamento que levou o PT ao poder,perfeito! Na grande passeata do primeiro de maio eu estava lá e no PT eu continuo...

José Robson (20/04/2008 - 20:13)
Weffort, Weffort! Menas, compenheiro, menas!!

jr_bahia (20/04/2008 - 20:02)
Weffort, tsc, tsc,tsc... Azenha, o próximo, por favor...

cid elias (20/04/2008 - 19:56)
O Luiz Carlos tem razão em parte. Noutras, na minha opinião, ele se equivoca. Esta história que o PT contava com apoio da grande imprensa, e que a redação da folha era infestada de petistas, é, pra ficar barato, uma meia-verdade. Digo isto com a convicção de quem já foi atrás de comprovar tal veracidade, sem sucesso. Em momentos distintos, travei debates sobre o assunto, um deles bastante longo, se deu com um famoso jornalista. Ele afirmava exatamente o que afirma o Luiz Carlos. Gastei horas pesquisando, pedi senha a amigos assinantes da folha, conversei com jornalistas conhecidos, e concluí que a estória não se sustenta. É certo que alguns jornalistas da grande imprensa eram "simpáticos" ao PT, mas no período que pesquisei,e não só na folha, eram nítida minoria. Também não recordo de haver entre eles algum nome de ponta. Um fato que embora tenha ocorrido alguns anos mais tarde, é suficiente para desintegrar a conversa de "imprensa petista", foi o silêncio TOTAL dos jornalistas do país, ôps, exceto o Mylton Severiano e equipe, em relação ao filho bastardo do fhc com Miriam Dutra, à época repórter da grobo em Brasília. Ele nasceu antes da primeira campanha presidencial do fhc. Então, se a imprensa que sempre soube do fato era infestada de petistas e dava apoio ao PT, como explicar que nenhum apoiador jamais tenha publicado sequer uma linha sobre Tomás Dutra(cardoso), exilado às pressas com a mãe? Nem em 94,nem em 98. Lembro o que fizeram com a Laurian...E a mídia era petista.

Robson Moreno (20/04/2008 - 19:50)
Gostaria de parabenizar o Luiz Carlos Cavalcante pelo exercício de resgate da história. História da qual este senhor, Francisco Weffort, não só faz parte, como foi uma peça importante que refletia (em parte) na postura do movimento sindical daquele período. Mas parece que ele era o "lado bom" deste passado "obscuro" de nosso presidente! Sempre firme e fiel incluso após a 2ª derrota de Lula à presidência, quando aceitou sem pestanejar passar para o outro ladodo vencedor, assumindo cargo no 1º escalão de FHC. Lendo o "Lula: o pelego?", nota-se que ele monta seu raciocínio sobre chavões e motes que toda hora são manchetes dos principais veículos do PIG e que logo somem, dando lugar à "próxima crise", ou seja, em fatos fragilmente estruturados que dificilmente resistem a uma reles confirmação. Tornou-se mais um "especialista" de plantão para escrever o que todos já escrevem! O ex-ministro da cultura de FHC surgiu das cinzas para produzir algo que tem destino certo: a lata de lixo!

Wagner Teixeira (20/04/2008 - 19:46)
.O trabalhador deve contribuir para o sindicato de sua categoria por decisão própria.Os sindicatos,através de suas direções,pelegas ou não,devem mobilizar seus trabalhadores para definir como isso deve acontecer.A luta do movimento sindical brasileiro,para acabar com a intervenção do estado nos sindicatos foi longa e difícil.O Lula mostrou seu compromisso com a luta dos trabalhadores quando não deixou ,que uma lei,permitisse a intervenção de um tribunal nos sindicatos.Dar condições legais para o tribunal fiscalizar as contas dos sindicatos seria o mesmo que jogar na lata do lixo a liberdade e autonomia sindical. O Sr. Welfort poderia,por uma questão de coerência no discurso,falar dos cartões do governo do Serra.Os tucanos há anos fazem farra com dinheiro público em S. Paulo sem que nenhum tribunal venha fiscalizar. O Sr. Welfort deseja,segundo sua própria escrita, a volta das intervenções nos sindicato.

Cezario Saiter (20/04/2008 - 19:28)
Eu não conhecia este Sr. (antes de ler os comentários) mas quando li o texto já havia percebido o tom. Pô ficar falando em gastos de presidência é caminhar na direção da inbecilidade ou do mal-caratismo. Ainda mais quando se afirma sobre existir o dossiê... Depois que li os comentário e esclareci a origem da criatura vi qual a sua intenção.

Lucio (20/04/2008 - 19:24)
Lula é o maior farsante da história brasileira. Ele é ladrão desde a época em que era do sindicato. Quem Lula chamava de ladrão, hoje está ao seu lado. São seus parceiros: JOSÉ SARNEY e DELFIM NETO, por exemplo.

Isabel (20/04/2008 - 18:16)
Queria poder dizer aqui algumas coisas que ouvi de antigos professores da USP sobre o Weffort, para poder falar mais sobre o caráter, ou a falta de, dele. Infelizmente, o que se diz e não se pode provar não deve ser escrito. Ele deveria fazer a mesma coisa, quendo acusa o Presidente. Em vez de mentir descaradamente, provar. Quem tem razão aqui é o Luiz Carlos. Todos deveriam ler atentamente o comentário dele. Pode falar mal do Lula sim, o que não pode é mentir.

Luiz Carlos Cavalcante (20/04/2008 - 17:29)
(continuação) Outros, como o Sr. Francisco Weffort, que não pensou duas vezes em aceitar o cargo de Ministro da Cultura do FHC, e que por isso se sente na obrigação de reaparecer das catacumbas, para defende-lo e a "Dona Ruth". Ele foi um dos principais defensores da política de divisão do Movimento Sindical. Ele foi um dos principais defensores do vínculo do Movimento Sindical Brasileiro com a AFL-CIO, uma entidade sindical, que sempre foi vinculada à CIA. Quer dizer que, enquanto ele conseguia fazer a cabeça do Lula, ele concordava em acobertar o que hoje chama de ojeriza a qualquer controle sobre gastos. Ainda bem que o Lula, se distanciou desse senhor, do contrário, talvez ainda estaríamos sendo governados pelos tucanos, pois está claro que o objetivo principal dele, sempre foi impedir que forças comprometidas com as causas populares, chegassem ao poder. O afastamento do Lula desse senhor, possibilitou as alianças, que o levaram à Presidência da República. As críticas às alianças, não passa de uma grande infantilidade, pois só existe uma maneira das forças comprometidas com as causas populares chegarem ao poder sem elas: através da Luta Armada. Será que os críticos das alianças topariam essa alternativa?

Luiz Carlos Cavalcante (20/04/2008 - 17:29)
(continuação) Porque será que a grande imprensa dava tanto espaço para o PT? Será que naquela época, a grande imprensa era progressista? Pois bem, de repente, setores do PT, começaram a perceber que com aquele sectarismo, nunca chegariam a lugar nenhum. Começaram a perceber que precisariam fazer alianças, do contrário, nunca conseguiriam ganhar eleições mais importantes, como a Presidência da República. Começaram a perceber que precisariam respeitar outras forças que mesmo não sendo do PT, também tinham boas intenções, passado de lutas e poderiam contribuir. Nesse momento, a grande imprensa, começa a mudar o tratamento dispensado ao PT. Alguns setores resolvem deixar o PT, para continuarem a mesma prática divisionista de antes. Uns pela esquerda, outros pela direita. Alguns supostamente de esquerda, como o PSTU, e por último o PSOL, da Eloísa Helena, que teve o grande mérito de deixar que o Collor fosse eleito Senador por Alagoas, em seu lugar. (continua)

Luiz Carlos Cavalcante (20/04/2008 - 17:28)
(continuação) O pessoal da Oposição sindical, dizia que a polícia não deixaria a manifestação acontecer e que se daria uma carnificina em São Bernardo. O Movimento Sindical "Pelego", dizia que se levássemos muita gente pra lá, a polícia não teria como impedir. Foi o que aconteceu. Mesmo com a polícia cercando São Bernardo para tentar impedir a entrada das pessoas na cidade, conseguiu-se realizar um grandioso ato. E a polícia teve que bater em retirada. Me lembro como hoje, aquela fila de camburões subindo o viaduto do Passo Municipal, em direção à Via Anchieta. O PT, achava que somente os petista eram revolucionários, combativos e principalmente honestos. E quem era um dos principais ideólogos do PT? O Sr. Weffort. Naquela época, o PT, contava com um grande apoio da grande imprensa. A Redação da Folha de São Paulo, era infestada por jornalistas petistas, a Globo tinha até um programa, comandado pela Marta Suplicy, o Globo Mulher, se não me engano. Lá também os petistas tinham grande espaço. Lembram-se do Chico Malfitane? (continua)

Luiz Carlos Cavalcante (20/04/2008 - 17:28)
Me lembro claramente do comportamento do PT em épocas passadas. Naquela época, o PT, trabalhava incansavelmente para dividir todo e qualquer movimento que tentava fazer o país avançar. Aliás, o PT já nasceu da divisão. Na época, a oposição, unida no PMDB, começava a ficar muito forte, a ponto de colocar em risco os planos da ditadura. A ditadura então, resolveu liberar a criação de vários partidos, com a intenção de dividi-la. E aí, nasceu o PT. Na luta pelas Diretas, precisávamos atrair parlamentares da situação para aprovar a Emenda Dante de Oliveira, pois a oposição não contava com a quantidade de votos necessária. E haviam muitos parlamentares da situação, interessados em votar com a oposição. Mas o PT hostilizava qualquer um que subia nos palanques e que não fosse de seus quadros. Quando São Bernardo estava ocupada pela polícia e o mundo inteiro estava com as atenções voltadas para lá, a oposição sindical, que ajudou a fundar o PT, queira comemorar o 1º de maio na Praça da Sé. Sorte que o Movimento Sindical "Pelego", rejeitou essa proposta e aprovou, numa reunião no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo a comemoração do 1º de maio em São Bernardo. (continua)

Marco Aurelio(MSM) (20/04/2008 - 17:26)
Você é um portuga muito gozador,Azenha.Colocou Weffort,aqui,sem o companheiro Weffraco(FHC).O Weffort apanhou mais do que sovaco de aleijado.Coitado.Coloca aí um texto de FHC falando do tempo em que ele e Lula panfletavam em portas de fábrica em São Paulo.Se Lula pelegou,o que houve com FHC?

Flavio (20/04/2008 - 17:17)
Em nenhum momento o Tarso Genro afirmou que existe um dossiê, em todas as entrevistas ele sempre fala "não é um dossiê e sim um banco de dados". Quero ver vocÊ provar que existiu o mensalão. Em que inquérito afirma isso?

Lucas Secanechia Pereira (20/04/2008 - 16:25)
Olha o professor Weffort está certo sobre Lula ter passado por uma metamorfose o que próprio presidente já admitiu, se o Lula se metamorfoseo em um pelego ou não eu penso que foi uma metamorfose pra melhor, já o professor passo por uma metamorfose muito maior, e foi pra pior e tenho dito.

alberto (20/04/2008 - 15:27)
Poderia ficar calado este senhor já tão desmoralizado. Por falar nisso, onde anda seu parceiro Weffraco?

Nana (20/04/2008 - 15:22)
Impressionante como as pessoas torcem para o Brasil dá errado e depois dizer, "eu não disse". Claro que Lula tem defeitos e seu governo também, mas os do contra não querem ver como este país melhorou. Esse senhor é puro despeito e ressentimento.Esse é aquele "intelectual de esquerda da USP"? Bahh!

cid elias (20/04/2008 - 15:20)
Ô seu minino, ô ministrinho privateiro do fhc, ô pelêgo, volte pra lama, que lá é teu aconchego! Pelego, meu nego, é tu, e àqueles por quem tens chamego. Cuide pra não ser pêgo, mancebo, a PF atual não dá arrêgo. De repente acabam teu sossêgo...prá jaula irás, pelêgo! *O Azenha é um provocador nato. Aposto que ele publica essas "mundiça" só pra "arengar com nóis" KKK

Paulo Camargo (20/04/2008 - 15:04)
Ao ler esse texto só consigo me lembrar do Prof. Florestan Fernandes que dizia que a grande maioria dos intelectuais, obviamente alocados na USP, tinham um discurso de esquerda, mas que na hora do cafezinho falavam sobre suas fazendas e aquisições de status. O Weffort é apenas um deles, um exemplo dessa grande barbaridade que povoa nossas universidades públicas (?).

CLAUDIO (20/04/2008 - 14:36)
Quem é esse cara para falar alguma coisa contra o Lula. Um cara que se vendeu para o PSDB, para o FHC. Não tem moral nenhuma para falar nada.

eduardo (20/04/2008 - 14:25)
Mortos ***Alckmin = morto político ***Serra = morto-vivo ***FHC = morto de inveja Agora aparece outro morto, Weffort = letra-morta.

Marcos (20/04/2008 - 13:54)
Esse cara era ministro do FHC, não? Achei esse comentário em outro blog: "O Farol, o Presidente eleito, Arthur Virgilio Cardoso e companhia conseguiram um milagre no seu desgoverno de 94 a 2002, a saber: Aumentaram nossas dívidas interna, externa, nosso risco país, as taxas de juro e as cotações do dólar. Tudo isto apesar de: 1 - Terem batido todos os recordes de pagamentos de dívida no período; 2 - Terem vendido/doado todo o patrimônio possível, jurando de pés juntos que os valores obtidos foram utilizados para pagamento das tais dívidas; 3 - Terem promovido o maior arrocho no país, cortando gastos sociais, mantendo servidores sem reajuste e a tabela do IR sem correção; 4 - Terem elevado nossa carga fiscal de 25% para 36% do PIB; É um case a ser estudado em todas as faculdades de economia do mundo. Pagou tudo, vendeu tudo, economizou, aumentou a receita e saiu devendo muito mais do que antes. Experimente fazer isso no seu orçamento familiar: Venda tudo, pague tudo, arrume mais dois empregos e pare de gastar. Você fica rico em cinco anos. É um partido, essa tal de Pseudo Social Democracia Brasileira, realmente capacitado a dar um choque de gestão... Capaz de eletrocutar qualquer sonho de desenvolvimento e justiça social." E esse aí quer que eu fique indignado com supostas migalhas? Eu fico é indignado é como esses aí podem usar argumentos tão canalhas, já que não podem fazer campanha com seus (inconfessáveis) reais propósitos.

Marco Aurelio (20/04/2008 - 13:29)
Esqueci.Ele quer ser o Trotsky da TV Cultura,a TV do Serra.

Marco Aurelio (20/04/2008 - 13:27)
Pô,Azenha!Colocar esse palhaço para falar de "peleguismo" é de doer os testículos.Esse babão dos tucanos se vendeu para FHC e vem aqui falar de "peleguismo"?Quanto ele ganhou para escrever esse monte de asneiras acadêmicas?É um bunda mole!Controle de gastos?O que ele acha da Lista de FURNAS?Os tucanos chuparam milhões em recursos públicos e colocaram nas campanhas de Serra,FHC e Alckmin.O que ele acha disso?Vai trabalhar,palhaço!

Antonio (20/04/2008 - 13:19)
Temos duas claras e únicas opções políticas no Brasil de hoje: a do Lula e a do PSDB ( ou PSDB-DEM ). Essa conversa de denegrir o Lula ( mesmo que em parte seja verdade ) só serve para dar força para a outra opção. Não que eu seja a favor de maracutaias e irregularidades. Mas será possível que haja pessoas esclarecidas que preferem a política e ideologia do PSDB? Não perceberam os resultados dela até hoje? Durma- se com um barulho contínuo desses.

Francine (20/04/2008 - 13:12)
Azenha, uma questão em relação aos caracteres para liberar o texto, a letra g do meu computer é diferente na "forma" do solicitado pelo sistema, então não libera de jeito nenhum, mesmo sendo g,aparece a mensagem para digitar os caracteres corretamente, alguma coisa assim, é algo como se o meu fosse "arial" e o sistema "comic"; mas agora estou ligeira, estou copiando o texto para não perder, porque tenho que sair do texto e entrar novamente para mudar os caracteres.Não sei se já aconteceu com mais alguém ou se o problema é só no meu computer, por isso estou enviando.Nada tão problemático e urgente assim, algo de alguém desocupado e muita preguiça no domingo, como eu, hehehe.

Agostinho J. Rosa (20/04/2008 - 13:04)
Se ao invés de vazar um suposto dossiê de FHC, tivesse vazado um banco de dados (ou dossiê) de Lula, provavelmente o Weffort e outros da grande imprensa estariam fazendo juízos de valor dos gastos, na óbvia tentativa de macular a imagem do casal presidencial e obter dividendos políticos para um possível pedido de "impeachment". Estranhamente o mesmo não se fez com os gastos do ex-casal, e rufam-se os tambores contra o vazamento, que agora a oposição considera sigiloso. É sempre assim, quando a coisa engrossa, escora-se na ética.

Ítalo (20/04/2008 - 12:49)
E bota ressentimento nisso!!!!! Por que tanta mágoa???

Francine (20/04/2008 - 12:42)
Típico discurso acadêmico, o cara fala, fala, mas não diz nada, juntou um monte de recortes de jornal e montou o texto; essa gente quer criticar o governo Lula, mas não tem por onde, porque os erros que existem infelizmente estão ligados, ou melhor rabo preso mesmo,com toda essa corja da oposição, isso tudo que escrevem é balela, para ocupar as páginas de jornal e receber notoriedade, nada mais, dessa pequena burguesia ignara.

Eurico Scanavez (20/04/2008 - 12:36)
Quando ela era ministro o País piorou. agoara que é sól palpiteiro o Páis melhorou.

Alê Moreno (20/04/2008 - 12:05)
O problema do ser humano é negar sua humanidade. É, apesar de todos os seus defeitos, exigir dos outros a perfeição. Lula não é perfeito e está inserido em um contexto ainda mais imperfeito. Quando me dei conta de tudo que tava ao meu redor, já não tinha mais Ditadura. Diretas Já é uma lembrança vaga de então uma criança. Vi um pouco de Tranquedo e mais do que gostaria de Sarney, Collor, Itamar e FHC. Sucessivos Governos voltados para uma minoria que, literalmente, mamou nas tetas do Governo. Hoje, finalmente, temos um Governo para a maioria que, se não resolve todos os problemas, resolve alguns. O país cresce, a desigualdade diminui, menos pessoas passam fome, etc... Aquela minoria que governava para uma minoria não gosta. Inviabiliza. Agora... quem diria que com a ajuda daqueles que tanto esperaram por essa oportunidade e que, em um estado de demência profunda, inviabiliza também. Como diria minha vó, com amigos como esses, quem precisa de inimigo?

rinaldo vitor da costa (20/04/2008 - 12:04)
Ah que pena o nosso então companheiro weffort vir a falar em uníssono como os tucanos e os demos. Vir a lembrar de conversas de restaurante e cobrança de prestação de contas, isso é que é memória seletiva. Ah, a propósito quem é mesmo chico weffort?

romério rômulo (20/04/2008 - 11:54)
azenha:este doutor não é o adesista primeiro? que papel ele desempenhou no minc do fh?parece que quer retribuir o favor.esta gente me enoja.romério

Stanley Burburinho (20/04/2008 - 11:54)
Esse Sr. é um oportunista. Foi ministro do FHC. Apostou contra o Lula e na eternização do FHC. Se ferrou. Perdeu a boquinha e o discurso. Só resta criticar. Acho que ele ainda não percebeu que o que o Lula mais quer é que a CPI investigue os cartões corporativos para ter a oportunidade de mostrar e comparar os seus gastos com os gastos do FHC. Sobre os gastos com os cartões o Lula disse outro dia: " -- Quem diz o que quer ouve o que não quer". Foi o suficiente para a oposição afinar sobre as investigações. Se se investigar os gastos do Paulo Henrique Cardoso, filho do FHC, com roupas Armani, Faganello, gravatas e sapatos italianos, jantares para mais de 10 pessoas e orgias, será o fim da oposição (PSDB).

Luciana (20/04/2008 - 11:40)
Eu creio que no texto pegou um pouco pesado, o governo petista cometeu vários erros sim, muitos se deslumbraram no poder, mas o saldo não é negativo, o país melhorou pra muita gente, e isso também conta. Essa opinião tem um pouco de ressentimento pessoal, pelo menos é a impressão que passa.

Glauco (20/04/2008 - 11:29)
Weffort, ex-companheiro e neo-pelego.

Fernando (20/04/2008 - 11:22)
Francisco Weffort foi ministro no governo FHC. Com certeza está fazendo o jogo da direita. Não pode falar mal do Lula. Não pode!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design