Alexandre (27/05/2008 - 20:25)
O PIB da cidade é maior do que o de todos os Estados brasileiros e corresponde a 12,3% do PIB brasileiro. A riqueza produzida por São Paulo corresponde a 2,5 vezes o PIB da Região Norte, 6,5 vezes o do Ceará e a 94% da soma do PIB de todos os Estados que compõem o Nordeste.
O PIB da cidade corresponde a mais de 14% de todo o PIB da América do Sul, sem o Brasil.
Me digam quem, em sã consciência, não gostaria de vender suas matérias primas e produtos para um gigante desses? Ou iam deixar de vender por birra? Não acredito nisso...
Alexandre (27/05/2008 - 20:18)
São Paulo foi, é e sempre será a locomotiva que movimenta esse país. Quando estiverem em suas belas praias, florestas e o que for, de pernas para o ar, lembrem-se sempre de quem banca essa vida boa de vocês. Não me venha falar que São Paulo, como país, dependeria dos outros estados, porque, na verdade, outros estados também dependeriam de São Paulo. E se não quisessem vender, importariamos de outros países. Não adianta! A força de trabalho está aqui.A grana está aqui. Independente de ser nordestino, nortista ou sulista. Está em São Paulo é porque gosta de trabalhar. Gosta de trabalhar, então é Paulista!
Joao Bastos (06/05/2008 - 11:36)
"deve ser porque o Brasil INTEIRO COME O DINHEIRO DE SÃO PAULO, QUE NÃO EXISTE UM ÚNICO PROGRAMA OFICIAL DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO ESTADO, DANDO AO GRANDIOSO ESTADO DE SÃO PAULO O SEGUNDO LUGAR NAS ESTATÍSTICAS DE ANALFABETISMO, ficando apenas atrás da Bahia, embora esta não tenha o PIB de SÃO PAULO."
Dulce, isso eh falso. Eh uma mentira.
Qual a proxima que voce vai contar? Estah nevando em Santarem?
Alexandro (05/05/2008 - 14:53)
Ate entendo que a arrogancia dos politicos paulistas fazem o resto do Brasil ver o estado como um "opressor".Agora dai a insulflar um anti-paulitismo e demais.Na verdade SP e o estado mais generoso do Brasil.É sem duvida o mais brasileiro dos estados e tambem a maior prova do que a civilizacao brasileira junta e unida podem construir!Nordestinos,amazonicos,sulistas ajudaram a construir nessa parte do Brasil alguns exemplos do que ha de mais moderno e desenvolvido no mundo.Utilizar a forca de Sp para disseminar esse desenvolvimento para o resto do pais, isso sim, e o que devemos seguir...Claro que a raça suja representada por aqueles que frequentam os saloes "neoclassicos" da Daslu veem o resto do Brasil de forma preconceituosa, mais isso nao e seguido pelo verdadeiro povo de SP que na verdade e uma parcela (45 milhoes) do povo brasileiro.E injusto culpar Sp pela desigualdade do pais, nao o povo, nao o estado, nao o que ele representa!Todos nos temos de amar e ter orgulho de SP...E odiar e combater com forca a elite vagabunda paulista que em nome do poder disputado pelo PTucanismo engessa o Brasil numa briga particular deles para ver quem ficará com a chave do cofre!
Leider Lincoln (05/05/2008 - 12:46)
É fato que a discussão descambou, mas não concordo que seja ruim. Penso que ela testa uma tese: é lícito que a unidade da federação mais rica requira autonomia se por acaso perder o poder que sempre teve sobre toda a nação? No nosso caso a unidade da federação mais rica é São Paulo, e por isto foi posta à baila na discussão.
José A. Matelli (05/05/2008 - 11:41)
O Jorge expressou exatamente o que eu penso e não tive competência para escrever.
Jorge (05/05/2008 - 10:24)
Lamentável o antipaulistismo que alguns estão disseminando como arma eleitoral. Não se brinca com temas tão importantes apenas por conta de uma eleição. São Paulo é o mais brasileiro dos estados do Brasil.
Alexandro (05/05/2008 - 08:26)
Esse Gustavo Pamplona e um filhote do Mainardi... que cara chato!!!
J.Ribamar (05/05/2008 - 01:42)
BOLIVIA NO BRASIL "NÃO"! Autonomia dos Estados Brsileiros hoje seria o mesmo que está sendo tentado pelos cambas da Bolívia. Enquanto Governo, se enriqueceram as custas dos Estados mais pobres e agora com um Governo popular querem a sua autonomia. Nessa parte o Evo Morales está correto: Se queriam a autonomia porque não o fizeram quando eram Governo? É mamata mesmo e tentativa de desestabilizar o Governo Central! Imaginem os Governos brasileiros sem responsabilidades financeiras e com maior autonomias fiscais! Vai ser a festa das privatizações e dos cabides de empregos! Sem contar que os Estados mais ricos imporiam restrições e condições que empobreceriam ainda mais os Estados mais carentes.
Luís Carlos P. Prudente (04/05/2008 - 20:57)
O que seria de São Paulo se não fosse os milhares de nordestinos, mineiros, paranaenses, gaúchos,etc. Um comentarista sensato disse que São Paulo não seria nada, pois faltaria as matérias-primas e os mercados consumidores de fora de São Paulo. Felizmente São Paulo não está numa redoma isolada, se estivesse São Paulo não seria nada. Este mesmo comentarista sensato disse que São Paulo é um órgão (acho que o rim), muito importante para o funcionamento do sistema, iria fazer falta, mas poderia ser subustituito. Mas se São Paulo deixar o Brasil de onde ele irá filtrar toda a riqueza? Se São Paulo é o mais importante, essa importância se dá na participação dos outros estados. Eu como paulistano e paulista lembro da música de Noel Rosa: Minas dá o leite, São Paulo café e a Vila Isabel o samba. Se não fosse essa nossa diversidade cultural e etnica São Paulo não daria nada, não seria nada e não estariamos aqui para comentarmos isto...talvez porque seríamos colonos deles que querem a separação da Bolívia. Viva a unidade nacional, abaixo o elitismo separatista não dito de algum comentarista paulista neste blog e de sua ideologia neo-liberal. Viva Noel Rosa, Luiz Gonzaga e tanto outros brasileiros que entenderam e divulgaram o sentimento brasileiro.
Luís Carlos P. Prudente (04/05/2008 - 20:38)
Paulistano que sou não concordo com a idéia absurda de mais autonomia para o estado de São Paulo, isto é uma idéia sem pé nem cabeça, tal qual o movimento de autonomia promovida pelos separatistas e golpistas de Santa Cruz de la Sierra, o famoso Cansei , El Aburrido de la Santa Cruz, elitista e piguista, que deve ter a simpatia de nossa elite preconceituosa da Fiesp e cia. São Paulo é uma mistura de nordestinos, mineiros paranaenses, gaúchos e imigrantes diversos. São Paulo não tem como se desligar do Brasil, pois nós paulistas somos brasileiros e nem queremos autonomia, pois se depender de nossas elites brancas e racistas de São Paulo, São Paulo se tornará uma colônia dos EUA, uma área de livre comércio dos EUA. Quero e pretendo continuar sendo paulistano de nascimento, paulista e brasileiro. Não quero ser um simples súdito ou colono do império americano.
Dulce Leão (04/05/2008 - 20:09)
Meu caro, deve ser porque o Brasil INTEIRO COME O DINHEIRO DE SÃO PAULO, QUE NÃO EXISTE UM ÚNICO PROGRAMA OFICIAL DE ERRADICAÇÃO DO ANALFABETISMO NO ESTADO, DANDO AO GRANDIOSO ESTADO DE SÃO PAULO O SEGUNDO LUGAR NAS ESTATÍSTICAS DE ANALFABETISMO, ficando apenas atrás da Bahia, embora esta não tenha o PIB de SÃO PAULO. Achou este "detalhe escrabroso"? Se procurar encontra mais. Mas ESCABROSO MESMO É O EGOÍSMO E O EGOCENTRÍSMO DE ALGUNS, QUANDO O MUNDO INTEIRO PENSA EM LUTAR CONTRA A FOME, ALGUNS SÓ QUEREM A GARANTIA DE SEUS PRÓPRIOS PRATOS TRANSBORDANDO, NEM QUE O EXCESSO VÁ PARA O LIXO. DIVIDIR PARA MULTIPLICAR, NEM PENSAR. MAS, JOÃO, ACREDITO QUE VOCÊ REINVINDICARÁ MAIS EDUCAÇÃO, DO SEU GOVERNO, PARA O PAULISTANO. BOA SORTE. "Joao Bastos (04/05/2008 - 18:47)
Nao vou nem entrar nos detalhes mais escabrosos de Dona Dulce, apenas esse: "Tem dinheiro, mas teria que pagar a preço de ouro cada tonelada de comida que não produzem" Minha cara, Sao Paulo exporta e muito comida. Abracos, Joao
Joao Bastos, Prof (04/05/2008 - 20:04)
Leider, gostei de ver que voce saiu de seu porre raivoso e escreveu como um camarada educado.
Interessante que voce seja de Catalao. Sendo de Catalao, eu esperaria que voce entendesse que a riqueza de sua regiao provem da iniciativa privada (e aparentemente voce entende isso).
Explica para mim, entao, como voce consegue em tantas mensagens soar como um esquerdista do tipo mais primario? Voce eh inteligente e tem o mundo em volta de informacao. Nao dah para ser esquerdista!
Leider Lincoln (04/05/2008 - 15:25)
João Bastos, minha cidade é Catalão, em Goiás. Os indicadores dela são, em geral, superiores aos de São Paulo. Mas e daí? O problema é outro, veja se concorda comigo. Você acha que se o dinheiro do IR ficasse apenas no seu Estado ou na minha cidade ambos seríamos mais ricos por conta disso? Eu penso que não, acredito apenas que os políticos, do seu estado e da minha cidade, teriam mais dinheiro para gastar. Por isso eu gosto do Bolsa Família e não gostei do Dantas, do Lara Resende e dos Mendonça de Barros usando dinheiro público para ficar ricos, por que prefiro mil vezes meu dinheiro na mão de uma família nordestina do que na de um banqueiro. O mal é o pacto federativo, mas não por que os nortistas e nordestinos ''ficam com nosso dinheiro'', mas sim por que eles têm muito mais senadores e deputados do que seria justo. O mal, enfim, é que o peso político deles, que é muito maior do que o peso demográfico e lastimo não o dinheiro que vai para lá, mas o fato que se gasta mais votos para eleger um vereador na cidade de São Paulo do que um deputado federal por Roraima, por exemplo. Não discuta o dinheiro nestes termos, isto soa mesquinho... Ah, e é incompreensão (no máximo indignação), não ódio. Shalom!
Rogério Moraes (04/05/2008 - 14:31)
Caros Azenha e Amigos, rejeito vigorosamente os argumentos fascistas e reacionários que tentam acobertar-se sob o (sagrado) manto do direito constitucional da autonomia dos estados. Como paulista que sou, rejeito os racistas (prós e contras!) e faço um apelo para que a 'autonomia' não se torne em mais uma das tantas palavras prostituídas pelos interesseiros de plantão. Quero mais ainda: uma América Latina unida, sem barreiras e fortalecida pelo povo generoso (e sofrido) que a habita! Um forte abraço!
ramiza (04/05/2008 - 14:11)
Sou totalmente a favor. E poderiam começar fazendo uma redistribuição dos políticos representativos.
Quanto ao inglês da hora, tem gente precisando fazer reciclagem.
To live= verbo viver/adjetivo 'vivo'.
Life= substantivo vida.
Diego Bevilacqua (04/05/2008 - 12:11)
A cada discussão sobre autonomia de estados dentro de uma mesma, única, mestiça e grandiosa nação, nos remetemos a, no mínimo, 200 anos atrás.
NÃO AO RETROCESSO EM NOME DO PODER! O futuro é do povo, da América, Unida!
Joao Bastos (03/05/2008 - 22:00)
Leider: "João Bastos, você só poderia ser paulista."
Trabalho, ganho meu dinheiro, pago meus impostos, que sao distribuidos para o resto do Brasil. Devo ser paulista sim!
"Tudo se encaixa agora. Nem sei a cidade que você mora, mas compara ela com a minha no sítio do IBGE, na seção PIB, espectativa de vida, leitos hospitalares e vagas em universidade por habitante."
??
"Eu desdenho sim da mesada paulista."
Desdenha, mas recebe se mora fora de SP e de uns poucos outros estados.
"Pode continuar dando ela para os Maluf, os FFHH, os Serra, os Reinaldo Azevedo, os Mesquita, os Civita, os Ademar de Barros e toda a boa gente paulista."
Mas como? Gostaria eu que o imposto de renda coletado em SP ficasse mais em SP, mas nao eh assim que funciona. Paulistas pagam, nortistas recebem e ficam felizes e gratos que paulistas sao magnanimos e nao querem mudar o pacto federativo.
"Aliás, você tem algum problema com os estados mais pobres? Acha que seus habitantes são sujos? Você considera um piauiense seu igual, João Bastos? Não não é?"
Para de babar, Leider. Vc quer ver racismo, nem sabe se sou preto ou branco, paulista quatrocentao ou imigrante. Cresce, rapazinho!
"Mas um estado-unidense com certeza, não é mesmo? Você pelo jeito ainda acredita na história da locomotiva e do ''rouba mas faz''. Quer um conselho? Vá para Delaware ou a Turíngia e veja lá o que vale ser paulista, Mein Kameraden!"
Nao merece nem resposta, o seu auto-odio responde por si mesmo.
Messias Franca de Macedo (03/05/2008 - 21:33)
... Para [o governador do Estado] José Serra, a autonomia de São Paulo já está em curso... Prosseguindo sua turnê pelo nordeste em busca de visibilidade eleitoral, segunda-feira (05/05/08) o tucano será recebido por Heráclito Fortes [DEMo/PI] e, provavelmente, Mão Santa [PMDB/PI]...o governador de São Paulo participará da inauguração do Hospital de Urgências/Emergências de Teresina... Sei, Teresina não é cidade paulista, é a capital do Piauí! Depois de 18 [dezoito!] anos do início das obras, finalmente o hospital será entregue à população... Estarão presentes ao evento, o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência e gestora-mor do PAC Dilma Rousseff... Na viagem, o presidente Lula, Dilma Rousseff e o ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) assinarão quatro convênios do programa Territórios da Cidadania. Coisa de R$ 700 milhões...
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA
C.Eduardo (03/05/2008 - 21:26)
Sou paulista descendente de um alagoano e uma paranaense,ser paulista é isso, uma mistura de todas as raças...deve ser por isso que não vemos um CTP (Centro de Tradições Paulistas), como os CTGs dos gaúchos e CTNs dos nordestinos pelo Brasil afora.
Penso que a questão principal não é separação de nenhum ente federativo, devemos sim é procurar fazer uma faxina na classe política do país no intuito de buscar um melhor equilíbrio econômico entre os Estados.
Gérson (03/05/2008 - 21:17)
Capitanias Hereditárias:Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal D. João III resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Estas enormes faixas de terras, conhecidas como Capitanias Hereditárias, foram doadas para nobres e pessoas de confiança do rei. Estes que recebiam as terras, chamados de donatários, tinham a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região. Cabia também aos donatários combater os índios de tribos que tentavam resistir à ocupação do território. Em troca destes serviços, além das terras, os donatários recebiam algumas regalias, como a permissão de explorar as riquezas minerais e vegetais da região.
Estes territórios seriam transmitidos de forma hereditária, ou seja, passariam de pai para filho. Fato que explica o nome deste sistema administrativo.
As dificuldades de administração das capitanias eram inúmeras. A distância de Portugal, os ataques indígenas, a falta de recursos e a extensão territorial dificultaram muito a implantação do sistema. Com exceção das capitanias de Pernambuco e São Vicente, todas acabaram fracassando.
Desta forma, em 1549, o rei de Portugal criou um novo sistema administrativo para o Brasil: o Governo-Geral. Este seria mais centralizador, cabendo ao governador geral as funções antes atribuídas aos donatários.
Bernardo (03/05/2008 - 18:57)
Desculpem, onde eu disse departamentos colombianos, por favor entendam como departamentos bolivianos. Confundi alhos com bugalhos.
Júlio Pimenta (03/05/2008 - 18:49)
Muito boa esta enquete,
Caso se apoie este tipo de postura por parte dos representantes estaduais (departamentais), os estados (departamentos) se tornariam algo parecido com os partidos políticos que temos hoje no Brasil, se formariam e se separariam ao gosto se manobras políticas de acordo com interesses políticos de lideranças regionais. Um plebiscito como este que se está organizando na Bolívia não tem legitimidade alguma e, independente do seu resultado, deverá ser execrado pela comunidade internacional. Ao que parece a Bolívia realmente precisa de uma refoma constitucional que defina claramente as responsábilidades e limites de autoridades em todos os níveis de organização do estado. Mas isto tem de ser feito de forma democrática e não de acordo com a vontade da elite paulísta.
Gustavo Eduardo Paim Pamplona (03/05/2008 - 18:18)
Está querendo virar os Estados Unidos, Azenha? Meu USSA (EUAS - Estados Unidos da América do Sul seria algo do tipo. Que tal os nomes dos estados? Saint/San Paul (SP) January's River (RJ) General Mines (MG) Spirit Saint (ES) South/North Great River (RS/RN) Saint Catherine (SC), Paranah (PR). Federal District (DF) South Thick Grass (MS) Thick Grass (MT) Goiahs (GO) Tocanthins (TO) Parah (PA) Amazons (AM) Amapah (AP) Rorhaime (RR) Rondonie (RO) Acrae (AC). Maranhaum/Big Maranh (MA) Pihauih (PI) Cearah (CE) já citei o RN antes, Parahibah (PB) Pernaenbucoh (PE) Alaguahs (AL) Seergepeh (SE) e por fim Bahia (BA) sem mudanças mas com forte sotaque inglês a exemplo do estado da Lousiana nos EUA. E que tal os nomes das capitais? Beautiful Horizon (MG) Victory (ES) Happy Port (RS) divertido ;-) Flower's City (SC) ;-) Coretebah (PR) Big/Great/Larger Field (MS) Cuiahbah (MT) Brazilie (DF) Goiaenah (GO) Palms (TO) Belehm (PA) Macapah (AP) Maenaeus (AM) White River (AC) Buena Vista (em espanhol) ou Good/Pretty View (RR) Old Port (RO) e por fim as do nordeste Saint Louis (MA) Teresinah (PI) Fortress (CE), Natal poderia ser Christmas ou Xmas (RN) John Person (PB) Reef (PE) Maceioh (AL) Aracaejuh (SE) e por fim "The Redeemer" (BA), bom eu creio que Salvador seja Jesus Cristo. então "redeemer" seria a palavra adequada. Abraços []'s
Joao Bastos (03/05/2008 - 17:29)
"AZENHA,ACREDITO QUE O BRASIL É QUE TEM QUE TER MAIS AUTONOMIA EM RELAÇÃO A SÃO PAULO..."
Autonomia podem ateh querer, mas da mesada paulista, nao vejo nenhum estado desdenhar!
bentoxvi-o santo (03/05/2008 - 16:39)
AZENHA,ACREDITO QUE O BRASIL É QUE TEM QUE TER MAIS AUTONOMIA EM RELAÇÃO A SÃO PAULO...
Hugo Albuquerque (03/05/2008 - 16:15)
Não mesmo, a atual ordem econômica do Brasil se estruturou orgânicamente, não mecanicamente, a autonomia de alguns estados geraria confusões muito grandes e não resolveria os problemas de ninguém. Vejamos o exemplo paulista; A industrialização foi consolidada pela chegada do imigrante nordestino, boa parte da matéria-prima utilizada na indústria vem de outros estados e grande parte da produção industrial é distribuída país adentro. São Paulo está para o Brasil como o fígado está para o corpo humano, o que significa que São Paulo é muito importante, mas não sobrevive fora desse organismo como um fígado não sobrevive fora do corpo ao qual pertence. O corpo, digo o Brasil, sobreviveria? Depende, se ganhasse um novo fígado, sim. Ou seja, se conseguisse fazer com que alguma outra região assumisse essa função industrial central e o mesmo em relação aos serviços, certamente, ou se ao mesmo tempo suprisse a ausência de São Paulo importando de outros países industrialmente mais competitivos se tornando um entreposto comercial. São muitas variáveis implicítas, mas o fato é que seria ruim para todos dada a interdependência entre os estados, há uma inequívoca complementaridade de funções que pode ter seu equilíbrio ajustado de tempos em tempos o que não significa uma ruptura por parte de nenhum ente federado, o que traria dificuldades para qualquer um deles, inclusive para São Paulo.
São Paulo, um 'país' entre os 50 mais ricos do mundo PIB de US$ 102 bilhões do município coloca a cidade no 47.º lugar entre os países e acima de 22 Estados americanos Ou seja, independente, seria país de primeiro mundo!