mezak lemos , itaguai rj (30/04/2008 - 21:31)
sim certeza
Carlos Makenzine (24/04/2008 - 10:09)
Creio o que na verdade Sua Excelência o presidente Lula gostaria de vivenciar uma monarquia e permanecer no trono até sua morte, dessa forma a dinastia Lula da Silva estaria garantida por longos e longos anos.
Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (08/04/2008 - 22:21)
Na minha opinião, não deveria haver limite para a reeleição, desde que houvesse lisura no processo eleitoral, aí a decisão final ficaria por conta dos eleitores. Creio que se FHC tivesse concorrido a um terceiro mandato teria sido derrotado. Manipulação da opinião pública tem limites. Campanha presidencial estilo eleição de Collor não pega mais, os tempos são outros.
thomas nicolas (08/04/2008 - 01:17)
Achei que esse assunto já estava encerrado, com o próprio presidente Lula afirmando que não quer um terceiro mandato.
Para o bem do país o certo seria que nem se cogitasse a hipótese de terceriro mandato do presidente. Não pelo Lula, mas pelo país.
Acredito que esta hipótese só esteja sendo cogitada porquê o PT não tem um candidato com força pra peitar o PSDB, que tem dois grandes candidatos (não pelo que são ou foram como governantes). Alkimim e Serra. Acorda povo brasileiro, se vocês gostam tanto da democracia lutem por ela.
Sergio Murilo (07/04/2008 - 22:57)
Pô Azenha ce qué matá a oposição? Fala sério, com a aceitação que Lula tem é covardia fazer o plebicito né?
Fernando (07/04/2008 - 22:00)
Eu queria que tivesse plebiscito sobre transgênicos, sobre agronegócio, sobre transposição do São Francisco, sobre o Haiti, sobre o Pro-Uni, sobre a divisão do Ibama, sobre o neoliberalismo... sobre TUDO. Se for plebiscito só pro Lula se sentir legitimado a ficar mais tempo ainda no poder NÃO.
Rogerio Moraes (07/04/2008 - 21:12)
Caros Azenha e Amigos, sou petista fundador. Tenho, portanto, alguma credencial para opinar: não concordo com um terceiro mandato, ao menos nas condições em que ele se coloca atualmente. Sempre fomos (no partido) parlamentaristas históricos e circunstancialmente, na época do plebiscito, nos colocamos no campo do presidencialismo republicano. Creio que devemos começar discutindo com seriedade o voto distrital misto e regulamentarmos urgentemente o financiamento de campanha e a fidelidade partidária no sentido de aplainar o terreno para a grande discussão do futuro: a retomada da bandeira do parlamentarismo. Portanto, o terceiro mandato passa a ter um valor insignificante frente a esta discussão maior.
Jedeão (07/04/2008 - 20:29)
Eu só sei votar em LULA.
Luiz Carlos Cavalcante (07/04/2008 - 20:21)
Falam que não se deve mudar as regras durante o jogo, mas o Plebiscito faz parte das regras. Porque não deixar que o povo decida se quer ou não que o Lula continue. Isso é que é democracia. A maioria é quem decide os destinos do país. Errado seria aprovar um terceiro mandato sem o plebiscito, como fez o FHC, com o apoio da mídia e com a farta distribuição de grana para comprar os votos. Falam em casuísmo, porque o "sim" ganharia facilmente, pois o Lula está com altos índices de popularidade, por estar promovendo uma verdadeira revolução social no país. Ora, se os altos índices de popularidade do Lula, fossem por causa da ajuda da imprensa, como no caso do Serra, que aliás, não tem índices tão altos assim, mas o que tem é graças à mãozinha do PIG, ou como no caso do FHC, quando comprou a aprovação da reeleição, aí sim, seria não só casuísmo mas um golpe, já que o povo estaria sendo enganado. Mas na situação em que vivemos, onde mesmo com o ataque maciço de toda a grande imprensa, Lula continua com esses altos índices e crescendo, exatamente por estar promovendo uma revolução social, ou seja, por estar fazendo o que a grande maioria dos brasileiros sempre esperou de um presidente, não vejo nenhum casuísmo. A gente dá tanta importância para essa mídia golpista, que às vezes nos preocupamos mais com o que ela pensa, do que com a opinião do povo.
Plebiscito já. O povo decide.
Leider Lincoln (07/04/2008 - 20:03)
Sou a favor de um terceiro mandato, mas daqui há seis anos. Todavia, um plebiscito é um plebiscito; oportunidade boa para se decidir as coisas de maneira BEM democrática...
Wagner Teixeira (07/04/2008 - 19:49)
Quero plebiscito para a reforma política; o voto partidário com lista,a fidelidade partidária,o financiamento público das campanhas e a extinção do Senado.
Desejo também que o Lula termine seu mandato e faça seu sucessor.
Eduardo Guimarães (07/04/2008 - 18:47)
Azenha, estamos com um material de alta qualidade sobre a polêmica do terceiro mandato. Pontos de vista divergentes, manifestados em alto nível, com serenidade... Ah, se todo debate pudesse ser assim. Avançamos muitos nestes dias.
Gustavo Pamplona (07/04/2008 - 18:10)
Onde é que estava a mídia brasileira quando Tony Blair conseguiu seu terceiro mandato em 2005? Ou mesmo a dama-de-ferro Margaret Thatcher? Falando na Inglaterra, a Inglaterra é um exemplo de democracia que deve ser seguido por todo o mundo (Pessoal... isto é uma IRONIA). Onde é que já se viu existir um lugar no mundo. Onde a família Real é ridicularizada e aparece em escândalos nos tablóides. Onde existe duas câmaras, a dos Comuns onde são eleitos pelo povo e com quase 650 parlamentares, aos que acham o número de deputados no Brasil alto demais considerando a razão [deputado por número de habitantes]. Onde existe a câmara dos Lordes com mais de 730 membros, 90% deles são vitalícios e não são eleitos pelo voto direto. E um lugar com primeiros ministros que não são votados, mas simplesmente indicados pela rainha, caso do Gordon Brown depois da renúncia do Tony Blair. Monarquias já são totalmente arcaicas. Até o Japão tem uma monarquia melhor que a britânica. A família imperial japonesa não faz nada... Tirando a tradição é até meio decorativa. Até a Rússia hoje se sai melhor. Se o Brasil tivesse primeiro-ministro indicado pelo presidente a exemplo da Rússia, bastaria o Lula sair, eleger Dilma no lugar, ela indicá-lo para primeiro-ministo. Se bem que o ministro da Casa Civil tecnicamente e teoricamente é quase um primeiro-ministro. (Dá lhe Dilma!!!) E se quiserem saber o quanto eu aprovo o 3º mandato, dêem uma olhada nos comentários mais abaixo. 1 seguido de 27 zeros % ;-)
Rosa Maria (07/04/2008 - 17:55)
Acho que plebiscito agora seria casuísmo, já que o Sim ganharia facilmente,por Lula estar com altos índices de popularidade e promovendo uma verdadeira revolução social no país. O povo brasileiro merece que este governo tenha continuidade, mas prefiro apostar em Dilma/2010 e Lula/2014.
DIMAS ROQUE (07/04/2008 - 17:40)
Se FHC (perdão da palavra) tramou para um segundo mandato, porque o LULA, democraticamente, não pode conseguir um terceiro mandato. Golpe foi o que FHC (perdão mais uma vez) fez. Plebiscito é o meio mais legal que um povo pode definir o que quer!
03 X LULA LÁ!
Zilda de Araujo Rodrigues (07/04/2008 - 17:17)
Não concordo. Penso que não devemos andar para trás. O objetivo deve ser aprofundar e radicalizar a democracia no Brasil e não buscar mecanismos de permanência no poder. Ainda temos muito para fazer. Ainda não mudamos essa política predatória que é praticada em nosso país.Mesmo no governo Lula com muitas qualidades, não avançamos nesse quesito. Portanto, penso que temos companheiros com qualidades para dar continuidade ao "projeto" em andamento. Desde, é claro, que não seja Aécio ou Ciro. Esses não garantem continuidade dos avanços já conquistados. São nova direita o primeiro e liberal o segundo.
Silvia Regina (07/04/2008 - 16:28)
Com certeza por todos os motivos que já foram ditos e não preciso repetir.
Abraços
Ramalho (07/04/2008 - 15:34)
Ser contra referendum, ou plebiscito, qualquer um, é ser contra a democracia. Uma coisa é ser contra o terceiro mandato, outra é ser contra plebiscito/referendum. Já é tempo de nos habituarmos a respeitar a vontade da maioria e de limparmos o lixo aristocrata que apodrece nosso sistema político. Quem for contra, que vote assim no referendum.
Dário Junior - Brasilia (07/04/2008 - 15:15)
Sou a favor sim do terceiro, do quarto e por ai vai... A grande mídia precisa definitivamente reconhecer LULA como o maior líder da atualidade. LULA já faz parte da história mundial, não adianta tentar desconstruir a imagem dele toda semana como fazem alguns jornais e revistas feitos do lixo. O Brasil vive um bom momento graças a um nordestino que saiu daonde saiu em cima de um pau de arara, engraxou sapatos, vendeu doces em rodoviária, não fala inglês, no entanto, fez muito mais do que o professor de Sourbone, letrado e burro.
João Augusto (07/04/2008 - 15:05)
E plenamente democrático que seja decidido através de plebiscito popular. Eu voto SIM!
Afonso de Oliveira (07/04/2008 - 14:48)
Azenha, boa tarde! Creio ser possível, sim, tal proposta, uma vez me parecer ser o instrumento plebiscitário algo bastante legítimo numa sociedade. Alterar e/ou reformar a Constituição é dever de qualquer sociedade democrática. O debate decorrente será, então, sempre proveitoso e estimulante para o desenvolvimento da cidadania. Aposto, assim, que tal proposta será verdadeiramente vencedora e seu resultado absolutamente transparente e democrático. Sabemos, previamente todos, das dificuldades que serão impostas pela oposição e sua tropa midiática, com sua falácia pueril e reacionária, além de sua conhecidíssima e contumaz falta de escrúpulos. Abs. Afonso.
Miron (07/04/2008 - 14:46)
Vejam o que diz Eduardo Guimarães em seu blog Cidadania: "...num momento em que essas forças do atraso que são o PSDB, o PFL, a Veja, a Folha, o Estadão, os Globos e congêneres mostram que tentarão destruir qualquer candidatura que o PT e Lula propuserem, tudo muda de figura. Acho, portanto, que Lula e seus aliados deveriam considerar que, se é para enfrentar a sabotagem da mídia tucano-pefelista a qualquer candidatura petista que ameace se fortalecer, que essa candidatura seja a do presidente....".
..."para difamarem uma mulher como Dilma, só porque acham que ela poderá ser o "poste" que Lula indicará para concorrer à sua sucessão, que me gerou dúvidas quanto a um terceiro mandato para o presidente configurar atentado à democracia...".
"...quando FHC apresentou a emenda da reeleição em 1997, o PIG, os tucanos e os pefelês não falaram em "golpismo". E tampouco estão falando disso num momento em que o partido do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, apresenta ao TSE colombiano 260.864 assinaturas pedindo que ele possa se candidatar a um terceiro mandato..."
"...A conclusão que se extrai da conduta PSDB/PFL/PIG é a de que as regras "democráticas" que querem para Chávez ou Lula não foram as mesmas para FHC, para Uribe e - lembro em boa hora - para o ex-presidente e delinqüente de extrema direita Alberto Fujimori, que, no passado, arrancou um terceiro mandato para si sem que o PIG, o PSDB e PFL dissessem um A...".
O povo anseia pelo momento de dizer: FICA LULA !!!
Luiz Clete (07/04/2008 - 14:31)
Golpe é as armas que protegem o povo ser usadas contra o povo, como no golpe de 64, onde com as armas pagas pelo povo encastelaram no poder o PIG e o Yankees por longo 25 anos. Consultar o povo sobre o rumo que o país deva tomar isso é democracia na sua essencia, e o PIG, os tucanos-do-Demo não gosta e não aceitam isso. Talvez um terceiro mandato do Lula seja pra compensar 25 anos de ditadura no Brasil e os 20 anos de governo-blidex do tucanato em São Paulo.
nancy lima (07/04/2008 - 14:01)
sou eleitora do Pres. LULA desde a sua primeira candidatura,portanto,tô com ele e não abro.
alice (07/04/2008 - 13:49)
Se o Uribe na Colombia pode ( O pig que eu saiba, até agora não se pronunciou a respeito das manobras para que o atual presidente colombiano se candidate uma terceira vez; e não é por que é na Colombia, porque quando foi na Venezuela, as capas de jornais e revistas aqui gritaram a todos os ouvidos) então, o Lula também pode! Oras!!!!
donizeti (07/04/2008 - 13:37)
Apoio, e voto no Lula novamente, se ele concorrer ao terceiro mandato.
O Brasil está numa situação muito boa, o Lula foi o primeiro Presidente que acreditou no estímulo ao consumo interno do País como agente de crescimento nacional.
Se os tucanos neoliberais voltarem ao poder, eles vão desmontar todas as boas políticas que estão dando certo, somente por vaidade, porque não foram eles que as implantaram.
Caso sintomático aconteceu na Capital paulista após o governo Marta Suplicy em 2004.
A ex-prefeita Marta estava recuperando a cidade que tinha sido sucateada por dois mandatos desastrosos do Maful e do Pitta.
Mas com o falso discurso de manter o que era bom no governo Marta e fazer ainda melhor, o Serra e o Kassab ganharam a eleição e destruiram todas as políticas implantadas pela ex-prefeita.
O Serra ou outro oposicionista que por infelicidade seja eleito,fará o mesmo com o Brasil.
Os tucanos somente sabem governar para a minoria rica, as elites e calar a boca do povo com seu autoritarismo.
Vejam o que o Governador Serra faz em São Paulo, onde não dá satisfações a ninguém de seus atos.
Para evitar esse retrocesso, o povo tem o direito de dizer através de um Plesbiscito se aprova o Lula concorrer a um terceiro mandato. Isso é da democracia, se fosse golpe, os tucanos e o FHC deveriam ser sido defenestrados em 1997 quando aprovaram a emenda constitucional para o 2º mandato do FHC.
Queremos que o povo tenha o mesmo direito que os tucanos tiveram em 97.
mara sallai (07/04/2008 - 13:06)
Contra,seja quem for o presidente!! Doze anos no poder
e muito tempo, cheira obscurantimos, ditadura, mofo....
O poder precisa de alternacia e ar fresco!!!!
Paula (07/04/2008 - 13:00)
Apoio o plebiscito. Voto nele, mas acho que a consulta popular seria boa.
Ines Ferreira (07/04/2008 - 12:56)
Se o poder emana do povo e em seu nome é exercido, então acho que deveria sim, fazer um plebiscito para determinar se o Pres. Lula pode concorrer ao 3º mandato. O que o povo decidir está decidido!
Nonato (07/04/2008 - 11:35)
Pessoá, presbicito não é decreto de 3° mandato; é perguntar se o povo quer a possibilidade! É extremamente democrático!
Fabio (07/04/2008 - 10:48)
Sou contra, pois acho que a alternancia de poder é sempre bom. Mas enquanto a oposicção apenas criticar dizendo que é casuísmo, vou ser a favor. Oras, não foi casuísmo a reeleição?
Alê Moreno (07/04/2008 - 10:34)
Não me oponho, apesar de achar uma estupidez do tamanho do mundo propor isso. Votaria contra.
Sugestão que seria mais compatível com história do Lula: Plebiscito para decidir pelo fim do segundo mandato e, quem sabe, mudança de 4 para 5 anos do primeiro (e único) mandato. Votaria a favor.
maria tereza (07/04/2008 - 10:28)
Eu concordo desde que só Pernambuco vote!!Por que assim teremos certeza de mais de 70% de voto pro 3ª mandato kkkkkkkk
jose carlos lima (07/04/2008 - 09:45)
apoio sim, quero ser o primeiro a assinar uma petição pedindo um terceiro mandato para Lula, até mesmo porque o PIG está de prontidão para queimar qualquer candidato que se apresente como apoiado por Lula. O PIG consegue fazer um escarcel por causa do gasto de 8,00 reais na compra de uma tapioca e silencia-se diante do prejuizo de mais de 100 bi que FHC deu no Brasil só por conta da doação da Vale. Por este motivo não teve razão de ser um segundo mandato para FHC mas, por estar fazendo ao Brasil, temos sim que lutar por um terceiro mandato para Lula. Que prevaleça antes de tudo o interesse nacional. Não nos esqueçamos que Porto Alegre e o RS, depois que passaram para o jeito tucano de governar são hoje o que são.
Reuni no meu blog uns links para uma interessante leitura, como por exemplo o conchavo entre a Abril/Veja e Zé Serra para incutir nos estudantes de SP a versão mentirosa da família Civita.
http://josecarloslima.blogspot.com/2008/04/manifesto-da-mdia-livre-como-ampliar-o.html#links
Reuni no meu blog uns links para uma interessante leitura, como por exemplo o conchavo entre a Abril/Veja e Zé Serra para incutir nos estudantes de SP a versão mentirosa da família Civita.
http://josecarloslima.blogspot.com/2008/04/manifesto-da-mdia-livre-como-ampliar-o.html#links
boto - ssa (07/04/2008 - 09:29)
não gosto da idéia mais pelos abusos que ela pode estimular que, propriamente, pela inviabilidade da questão. democracia não é alternância de governo. democracia é a POSSIBILIDADE de alternância de governo, caso o governo vigente não agrade. se a atuação é boa e os resultados são amplamentes aprovados pela população, porque mudar seu dirigente? não sou favorável à reeleição indefinida porque aqueles que detêm o poder tendem a dele abusar, mas se fosse viável (se houvesse uma emenda constitucional), votaria sem medo em lula. a situação passou 500 anos no poder e o resultado é esse aí: a décima economia mundial com os piores índices de DH do mundo. melhor votar na alternativa. quanto à consulta popular (plebiscito ou referendo), não acho necessária.
Guga (07/04/2008 - 09:19)
Pessoal: concordo totalmente com a Conceição. Imaginem um terceiro mandato para o Lula. Lindo, fantástico, aprovado com o apoio do povo e o xingo dos outros. Além da ressaca que vai vir por parte da oposição (com razão), e aí? E 2014? Quarto mandato? Lula déspota? Até quando?
Não é por aí, pessoal, não é mesmo. Todo mundo xingou e esperneou quando quiseram mudar as regras do jogo para 1998. E agora, vale? Só porque o Lula é legal?
Honestamente, acredito que deveríamos, sim, pegar pesado com o casuísmo de CADA GOVERNANTE que chega e quer alterar as regras de alternância na nossa democracia atual. Sarney, FHC e agora o próprio Lula urdindo uma mudança. Mesmo que não venha o terceiro mandato, virá uma tentativa de extinção de reeleição com governo de cinco anos. E o próximo? Vai restaurar a reeleição? Vai instaurar o fim dos limites para reeleição?
CHEGA disso. O pessoal precisa legislar mais e governar mais para quem PRECISA. Está na hora de lutarmos por um "Plano Diretor" em nível nacional, definido pelo povo e suas entidades de representação, como feito hoje em municípios.
ailton filho (07/04/2008 - 08:28)
Se o povo escolher o presidente que deve governá-lo é golpismo, quando os meios de comunicação governam, isso seria o que então?
Bernardo (07/04/2008 - 08:22)
Acho que mais vale a pena se tentar uma renovação de líderes do que fazer plebiscito para um terceiro mandato. Não consigo acreditar que num país de 180 milhões de pessoas, apenas uma está habilitada para presidir o país a ponto de termos que recolocá-la pela terceira vez. Não só sou contra plebiscito para terceiro mandato, como para mim, nem reeleição deveria haver.
Carlinhos Medeiros (07/04/2008 - 07:44)
Caro Azenha, existe algo mais legítimo e democrático para um país do que submeter suas leis à vontade soberana do povo? Sou a favor do terceiro mandato, o Brasil nunca avançou tanto, em todas as áreas, com projetos e investimentos que diminuíram as desigualdades sociais.
Por isso sou a favor do plebiscito que, se não for manipulado pela mídia marrom como aconteceu em Caracas, o povo dirá sim ao melhor presidente que o Brasil já teve.
Por que a oposição e seus seguidores não perguntam ao povo quem eles gostariam que continuasse governando o País? Medo?
Tritula Lula, ele ou quem ele indicar: Dilma Roussef.
waleria (07/04/2008 - 06:55)
Sim. Mas prefiro Dilma em 2010 e Lula em 2014 - sem grandes traumas. Um plebiscito agora conturbaria a nação e atrapalharia o desenvolvimento. O Brasil e o povo querem viver e crescer - e não politicagem e politiquice.
Leamartine Pinheiro de Souza (07/04/2008 - 00:06)
Prezado Sr Messias Franca de Macedo (06/04/2008 - 22:42), o problema é que o povo elege somente aqueles pelos quais nutre afeto. A competência e a seriedade não comovem o povão e, neste caso, acabam elegendo os demagogos que, com pose de diplomatas, enrolam o povo da forma mais descarada possível. O Presidente Lula só se elegeu porque o povo já estava saturado de FHC e, por isto, votou contra qualquer coisa que se mostrasse como continuidade de Fernando Henrique, não fosse isto, Lula jamais teria a oportunidade de mostrar este excelente trabalho. Infelizmente, neste País, só a demagogia e o carisma encontram respaldo no povo brasileiro e, isto, a Ministra Dilma Rousself não possui sequer uma gota.
Edson Fernandes Jr (06/04/2008 - 23:22)
Eu quero um plebiscito!
Neuber (06/04/2008 - 22:56)
Sou favorável, várias democracias do mundo não tem este limite.
ana (06/04/2008 - 22:46)
Há uns dois meses diria que não. Mas diante da impostura da mídia estou a aventar seriamente essa possibilidade. Não resta a menor duvida que Lula faz um grande governo voltado para a maioria da população relegada por séculos a último plano. Nesses séculos ao povo apenas foi destinado os restos do banquete da Casagrande. Lula pragmaticamente mudou alguma coisa, AO destinar uma ínfima parcela da arrecadação para os miseráveis que morriam de fome. Sofreu resistencia covarde da elite e PIG numa tentativa frustrada de golpe midiático. Dilma escolhida como candidata de Lula sofre ataques sordidos. Ciro, também, sofrerá. Como Roseana sofreu. O que fará a elite se retornar ao poder? Destruir tudo que Lula fez. Retornaremos ao Brasil de FHC, que vendeu ativos do Brasil arrecadando 100 bilhões de dolares e torrou tudo. É isso que queremos? Juridicamente FHC ja demonstrou, com a emenda que possibilitou sua releição, ser possivel mudar a Constituição. A mídia foi defensora da emenda que possibilitou a reeleição de FHC. Não há que se falar em golpe. O plesbicito seria uma forma de consulta ao povo que expressaria sua vontade, pressionando os congressitas nesse sentido.Eu praticularmente prefero que o sucessor de Lula seja Ciro Gomes, que está mais maduro e no ponto para dar continuidade as conquistas de Lula e avançar mais ainda rumo ao desenvolvimento. Com Serra será um retrocesso. Vai promover mais uma privataria com o resto dos ativos.
Messias Franca de Macedo (06/04/2008 - 22:42)
Não há necessidade de Lula ser (re)reeleito obedecendo a uma seqüência cronológica ininterrupta. Creio que seja ótimo para o até agora melhor presidente do Brasil um período de descanso, de merecido e revitalizante repouso... Ademais, o presidente Lula será sucedido por uma mulher brilhante, de história pregressa e presente que orgulha a nós todos - brasileiros e brasileiras de boa fé e decente índole. A resistência altiva e digna à hedionda, covarde e genocida ditadura militar - regime de exceção forjado e apoiado por estes e estas mesmos que hoje tentam [tentam!] destruir, no nascedouro, a candidatura vitoriosa de Dilma ´Brasileira" Rousseff; a magnânima trajetória acadêmica; a competência no Executivo, destacadamente à frente do Ministério das Minas e Energia e, hodiernamente, no "espinhosíssimo" cargo de ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República... Até "ontem" - véspera do anúncio da sua candidatura [Favela do Alemão, Rio de Janeiro, Brasil] -, a condição de personagem ilibada, seriíssima e de excelência intelectual, moral e gerencial era corroborada até pelos próprios oposicionistas - tucanodemoníacos e agentes do PIGOT (Partido da Imprensa Golpista e Terrorista).
Faz muito bem Lula: depois de muito trabalho, passar a faixa presidencial para a primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil... Este ato enfeixará solenemente a consecução do primeiro ciclo virtuoso do presidente Lula...
Neste sentido, conclamo aos homens e mulheres de bem deste país a rejeitarem veementemente a proposta do terceiro mandato [seqüenciado]: desrespeito à Constituição e a figuras excepcionais a exemplo de Dilma Rousseff, Tarso Genro, Marco Aurélio Garcia, Celso Amorim, Ciro Gomes(?)...
O BRASIL QUER GENTE DECENTE E COMPETENTE: DILMA "BRASILEIRA" ROUSSEFF PRESIDENTE
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA
Conceição Oliveira (06/04/2008 - 22:15)
(complementando a mensagem anterior)
Só assim a gente se opõe a esses golpistas, cuja ética e interesses democráticos só valem entre amigos.
Marcos Antonio da Silva Lima (06/04/2008 - 21:30)
Golpe!, diriam os críticos. Não se o povo decidir que quer que Lula se candidate mais uma vez à Presidência da República em 2010, através de um Plebiscito. Dessa forma, estaríamos praticando a Democracia Direta, ou seja, onde o povo, através do voto, diz quem deseja que lhe governe. Lembrem-se: na democracia, a maioria é quem manda. Qualquer coisa diferente disso aí sim é golpe. Deixa o homem continuar!
eEUcomISSO (06/04/2008 - 21:19)
não.
Não q o Lula tenha sido um pessimo presidente, mas pelo simples fato de estarmos numa democracia republicana, ponto principal na nossa sociedade.
Estamos em vias de um evolução macro-economica, e permitir o aviltre de apenas se pensar nessa possibilidade, seria um retrocesso muito alem do que ideologico, e sim, sociologico, onde a população brasileira ainda se agarra em figuras emblemeticas como era antes.
lê-se, ACM, Juscelino, Jango.
Numa nação, não se há necessidade da exaltação de um ser, mas sim de toda ela, posto as decisões tomadas por ele num certo momento, emitem, pelo seu poder concedido pelo povo, a sua vontade
Ou seja, somos uma nação, não uma pessoa.
as decisões tomadas por um homem, são de fato as nossas.
este é o principio básico das nações.
E permitir o ultraje da idolatria de um homem, permitiria que outros também tivessem esse sonho funesto.
Lembrem-se brasileiros, somos uma nação de varias pessoas, e não uma nação de um homem só.
Até, e me perdoem o pragmatismo, rsrs!
site:
http://treeegggs.spaces.live.com/
marcelo - curitiba (06/04/2008 - 21:17)
golpismo? maior do que o FHC pagar 200 mil dólares pra CADA deputado aprovar sua reeleição? Golpe por golpe, prefiro um onde o povo saia ganhando. APOIO TOTALMENTE!
Joao Bastos (06/04/2008 - 21:00)
Seria golpismo.
Eder (06/04/2008 - 20:55)
o povo nunca mandou e nunca irá mandar em nada, não existe democracia, a imposição dos "melhores" é válida
http://estamosnamerda.blogspot.com/
Vinícius Franco Araújo (06/04/2008 - 20:40)
Não apoio a idéia porque tenho certeza que Lula ganharia o direito a um terceiro mandato. O problema não seria o Lula ganhar a eleição e sim a possibilidade que outros teriam de continuar no poder. Deveria ser feito um plebiscito para acabar com a reeleição para qualquer cargo eletivo. Presidente, governador, vereador, prefeito, deputados, senadores.....
Raimundo Pedroza (06/04/2008 - 20:28)
Primeiro devemos nos perguntar: O que é democracia? Não é uma forma de governo cuja soberania nasce do povo? Sendo assim, o mesmo povo que elege congressos para representá-lo, através da democracia representativa, pode, em questões tão importantes, retomar para si o direito de decidir - democracia participativa. O plebiscito é perfeitamente constitucional. Acontece que a elite financeira, industrial e latifundiária se borram de medo do povo descobrir que pode ser dono do seu destino. O objetivo de qualquer governo é criar condições satisfatórias de vida para toda a população e na impossibilidade disto, buscar sempre atender a maioria possível. Se o povo vai às ruas e diz que quer a continuidade de um governo, certamente esta havendo neste governo uma melhor performance em relação ao atendimento das necessidades da população. Então, o que temer? Antedemocrático é, como fez a elite em 64, macumunar-se com o poder das armas, tomar o poder e implantar uma ditadura para defender os interesses de uma minoria.
Renato (06/04/2008 - 20:09)
Apesar de ter votado no lula na eleiçao e na reeleição, sou totalmente contra o terceiro mandato, acho que a história já nos mostrou em outras oportunidade que, muitos anos no poder fragiliza a democracia e desvirtua o ser humano, eu sou a favor sim e acredita na possibilidade que o Lula possa colocar em 2010 seu sucessor e é isso que esperamos.
André Paulo (06/04/2008 - 19:52)
Não, pois beira um caudilhismo, não precisamos disto, o nosso presidente é ótimo, mas existem pessoas com capacidade de sucede-lo sem traumas para nossa nação que embora esteja vivendo uma período mágico, em termos de democracia ainda engatilha (hajavisto o tropeço de 64)
Fernando (06/04/2008 - 19:46)
Não.
Sim!! Plebescito é a forma mais democrática. Melhor que na epoca do FHC, que fez acordo e o Congresso mudou a lei.