Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

OBAMA, UM AVANÇO?

Atualizado em 24 de maio de 2008 às 11:53 | Publicado em 24 de maio de 2008 às 11:49

Barack Obama diz que, se leito, vai fechar o presídio de Guantánamo; mas não reconhece como limpas as eleições na Venezuela. Prega o perdão da dívida do Paraguai e da Bolívia, mas reconhece o direito da Colômbia de atacar as FARC em outros países. Afinal, se eleito ele será um avanço na Casa Branca ou mais do mesmo?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Paulo Batalha (02/06/2008 - 00:41)
Estou curioso em saber se é ironia, ou o mr. Jonh Bastos está elogiando muita gente, dizendo que eles têm bossa. Como o seu pc, conforme já foi comentado não tem cedilha, suponho que o jeito é escrever bossal ao invés de boçal. Estou curioso.

Salviano Morais de SAouza (01/06/2008 - 20:16)
Mais do mesmo, e com um agravante: ele dança conforme a música, já renunciou a sua religião, e poderá renunciar a tantas outras coisas pra não perder votos. Não acredito em alguém que deixa de acreditar simplismente por não ser conveniente!

Fabio Passos (01/06/2008 - 17:31)
É... a casa caiu. Todo mundo já sabe que os EUA são uma ditadura inescrupulosa... liderada por mentirosos, torturadores e assassinos em massa. Não adianta ficar brabo. http://www.youtube.com/watch?v=noWWy1E2v_U

Fabio Passos (01/06/2008 - 16:35)
Vamos deixar as ruas falarem um pouco sobre a ditadura estadunidense... Belíssimo vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=u8svjkIIzfs Muito contundente.

João Sebastião Bar (01/06/2008 - 16:21)
com o imperio atuando a favor de uns e contra outros, a Rússia com Boris Yeltsin, após a queda da URSS, é a chegada de Jeffrey Sachs em 1992 com o Doutrina de Choque (privatização em semanas ou meses) e a tragédia Russa dos anos noventa, a quebra em 1998 e ascensão de Putin. Para o final, a chegada de Paul Bremer no Iraque em 2003, para repetir em doses cavalares, a tragédia no Iraque que o mundo conhece. The Trap - What Happened to our Dream of Freedom, 3H, por Adam Curtis. http://www.youtube.com/results?search_query=The Trap - What Happened to our Dream of Freedom&search_type= Doc2-Curta, 4 min., 2007:The Rise and Fall of the TV Journalist, Adam Curtis http://www.youtube.com/watch?v=O9FaIyc4vpU&feature=related Doc3- BBC, 2004, 3H:The Power of Nightmares (BBC Two) suggested a parallel between the rise of Islamism in the Arab world and Neoconservatism in the United States in that both needed to inflate a myth of a dangerous enemy in order to draw people to support them. (O Poder dos Pesadelos. Os políticos que antes vendiam sonhos, agora vedem o medo. Sugere a relação paralela entre o crescimento do islamismo no mundo Árabe e os Neoconservadores nos EUA dos anos 40"s /50"s, ambos necessitam inflamar o mito do inimigo perigoso para conseguir o apoio do povo). http://www.archive.org/details/ThePowerOfNightmares Part I- Baby it's Cold Outside Part II -The Phantom Victory Part III-The Shadows In The Cave Continua abaixo

João Sebastião Bar (01/06/2008 - 16:20)
Parte II (O Robô solitário):A nalisa os anos 90"s e a tentativa radical da nova teoria da liberalização do gerenciamento por políticos da esquerda e da direita, como Clinton (FHC cabe bem aqui) e John Major. Tentaram modelar o conceito de liberdade do mercado livre para todas as áreas da sociedade (nem Adam Smith foi tão longe). A nova geração de intelectual após a guerra fria, como Tom Peters, James Buchanan e outros, a teoria dos jogos e do interesse próprio. Surgiu a hipocrisia e o poder do dinheiro dos anos 90"s e a concentração de renda hoje, nos países ricos, esta similar a grande depressão de 30"s. Parte III (Nós vamos forçar você a ser livre):Trás reflexão sobre o ensaio do Russo-Britânico, Isaiah Berlin, de 1958: Dois Conceitos de Liberdade. http://www.questia.com/PM.qst?a=o&d=77888213 (57 paginas). Introduz o conceito positivo de liberdade (Rousseau, Kant, G.W.F. Hegel) e o conceito negativo de liberdade (Jeremy Bentham, John Stuart Mill). O conceito negativo é central no pensamento de I. Berlin. Comenta a Revolução Francesa e a nova forma de Terror de Robespierre, Revolução Russa e a execução das massa. Berlin diz que Liberdade Positiva sempre falhara, pois é dirigido, imposta pela força da crença. Enquanto a Liberdade Negativa, o poder é mais restrito, dirigida para os indivíduos fazerem somente o que desejam. Dai em diante, contextualiza os neoconservadores nas revoluções e golpes no mundo, focando anos 60"s/ 70"s contra o comunismo, ..continua abaixo

João Sebastião Bar (01/06/2008 - 16:18)
Caro Azenha e Blogueiros, O Avanço:Filmes que vocês deveriam ver antes de morrer. Documentários Épicos.Links são sem legenda e falado em inglês, mais de 11H. Denso e historico. Sds, aquele abç,JSB. Doc1-BBC, 2007-A Armadilha: O Que Aconteceu com Nosso Sonho de Liberdade), por Adam Curtis. Parte I (F**k You Boddy):A sociedade contemporânea e o mito de libertar os indivíduos dos governos, das tiranias, das elites e da burocracia. Venderam um novo mundo onde poderiamos escolhes nossos aliados, sem preconceito de classes. Um sistema que leva-nos a acreditar que o ser humano sempre vai trair você, e enfatiza, acredite somente nos números. A Teoria dos Jogos, os conceitos de individualismo (selfish) de Friedrick Hayek e não o altruísmo. A falsa propagando de Bush e Blair, de Tatcher e Regan. As histórias e neuroses da guerra fria. por exp., nos anos 70"s, um Psiquiatra dos EUA, David Rosenhan, deseja por a prova a tese que a psiquiatria é uma falsa ciência, do Britânico R. D. Laing. Ele e mais 7 psiquiatras, escolhem 8 centros de psiquiatria nos EUA e contaram a mesma mentira, que ouvem vozes na cabeça. Os 8 são internados, 7 com esquizofrenia e um com desordem bipolar. David ficou 2 meses, não adiantava dizer que tinha inventado a história, teve que concordar com as "autoridades" dos médicos e tomar remédios para ter alta. Ao sair fez a denuncia dos absurdos. Mas a industria das drogas descobriu o filão de negócios. O titulo da parte I é sugestivo, ou não? continua abaixo

Licurgo (01/06/2008 - 14:36)
Bruno, você é intransigente demais. Se prestar a atenção verá que Bastos tem razão. Aliás, seguindo o raciocínio dele, os judeus deveriam ser gratos a Hitler. Afinal se os nazistas alemães não tivessem assassinado seis milhões de judeus, o Estado de Israel, essa potência militar e econômica, seria apenas um sonho de meia dúzia de sionistas.

Fabio Passos (01/06/2008 - 13:37)
Uma das mais engraçadas sequências da história... "I can no longer sit back and allow Communist infiltration , Communist indoctrination, Communist subversion, and the international Communist conspiracy to sap and impurify all of our precious bodily fluids... " http://www.youtube.com/watch?v=N1KvgtEnABY

John Bastos (01/06/2008 - 10:34)
"Quer dizer que os japoneses devem ser gratos pelas duas bombas atômicas sobre eles?" Os japoneses nao tem ressentimento algum sobre o que aconteceu na Segunda Guerra. "Nós latinos devemos ser gratos pelas ditaduras patrocinada por ele?" A unica ditadura ainda vigente na AL estah em uma ilha no Caribe, portanto nos devemos sim ser gratos aos EUA pela democracia da AL, se nao fosse os gringos, tenho certeza que outros paises (Chile, por exemplo) teriam caido no totalitarismo bossal.

FIDEL (01/06/2008 - 09:23)
1º ¿Es correcto que el Presidente de Estados Unidos ordene el asesinato de cualquier persona en el mundo, sea cual fuere el pretexto? 2º ¿Es ético que el Presidente de Estados Unidos ordene torturar a otros seres humanos? 3º ¿Es el terrorismo de estado un instrumento que debe utilizar un país tan poderoso como Estados Unidos para que exista la paz en el planeta? 4º ¿Es buena y honorable una Ley de Ajuste que se aplica como castigo a un solo país, Cuba, para desestabilizarlo, aunque cueste la vida a niños y madres inocentes? Si es buena, ¿por qué no se aplica el derecho automático de residencia a los haitianos, dominicanos y demás países del Caribe, y se hace lo mismo con los mexicanos, centroamericanos y suramericanos, que mueren como moscas en el muro de la frontera mexicana o en aguas del Atlántico y el Pacífico? 5º ¿Puede Estados Unidos prescindir de los inmigrantes, que cultivan vegetales, frutas, almendras y otras exquisiteces para los norteamericanos? ¿Quién barrería sus calles, prestaría servicios domésticos y realizarían los peores y menos remunerados trabajos? 6º ¿Son justas las redadas de indocumentados que afectan incluso a niños nacidos en Estados Unidos? 7º ¿Es moral y justificable el robo de cerebros y la continua extracción de las mejores inteligencias científicas e intelectuales de los países pobres? 8º Usted afirma, como recordé al inicio de esta reflexión, que su país advirtió hace tiempo a las potencias europeas que no admitiría intervenciones en el hemisferio, y a la vez reitera la demanda de ese derecho, reclamando al mismo tiempo el de intervenir en cualquier parte del mundo con el apoyo de cientos de bases militares, fuerzas navales, aéreas y espaciales distribuidas en el planeta. Le pregunto, ¿es esa la forma en que Estados Unidos expresa su respeto por la libertad, la democracia y los derechos humanos? 9º ¿Es justo atacar sorpresiva y preventivamente sesenta o más oscuros rincones del mundo, como los llama Bush, sea cual fuere el pretexto? 10º ¿Es honorable y cuerdo invertir millones de millones de dólares en el complejo militar industrial para producir armas que pueden liquidar varias veces la vida en la Tierra?

Gerson Pompeu (01/06/2008 - 07:29)
O bom , mesmo, é tornar o mundo um lugar inseguro, instaurar o medo, e depois enriquecer vendendo armas e sistemas de segurança. Se acham no direito de bisbilhotar a vida de todo mundo,prendem que bem entenderem, sem avisar ninguém, sem direito a advogado, torturam,..., e ainda se auto-proclamam MAIORES DEFENSORES DA DEMOCRACIA. E sempre foi assim. Tanto faz Democratas ou Republicanos.

Fabio Passos (01/06/2008 - 00:33)
E Uri Avnery finalmente arremata: "Inteligente seria começar a nos preparar hoje para esse mundo de amanhã..." Vê rapaz... Avnery não nos considera bossais.

Fabio Passos (01/06/2008 - 00:32)
E Uri Avnery não para quieto: "Não há dúvidas de que o mundo de amanhã não será unipolar, todo norte-americano; será multipolar, um mundo no qual a influência estará distribuída em vários centros, como Washington e Pequim, Moscou e Nova Delhi, Bruxelas e Brasília."

Fabio Passos (01/06/2008 - 00:30)
Uri Avnery continua: "...muitas pequenas derrotas somadas fazem uma grande derrota. A guerra feriu o prestígio norte-americano, a autoconfiança e sua imagem moral (Guantanamo, Abu Ghraib). Tempo houve em que os EUA inspiravam admiração em todo o mundo. Hoje, pesquisas de opinião mostram que, em quase todos os países importantes, a maioria odeia os EUA." Por que será? Seremos todos uns bossais incapazes de compreender que o império sequestra, tortura e mata em série para o nosso próprio bem?

Fabio Passos (01/06/2008 - 00:27)
Rosa Inês, legal fazer parte contigo do grupo de "bossais"(rs) que não vergam o lombo prá imperador algum. Os EUA segundo Uri Avnery: "...o poder relativo dos EUA está em processo inevitável de declínio gradual (...) Os eventos no Iraque são um pequeno exemplo. Os EUA não embarcaram nessa aventura apenas para proteger Israel (...) Tampouco porque quisesse livrar o pobre Iraque de um tirano sanguinário. Como escrevemos naquele momento, os EUA invadiram o Iraque para manter controladas as reservas de petróleo do Oriente Médio, essenciais para os EUA, e para instalar um posto norte-americano próximo delas. Agora, tudo afunda, como se esperava, como num pântano..." É tão evidente que explica a neura do rapaz.

Bruno (01/06/2008 - 00:27)
KKKKKKK. Caramba John Bastos. "Hoje em dia o Japao eh um pais rico e pacifico, gracas ao sacrificio de milhares de soldados americanos." Quer dizer que os japoneses devem ser gratos pelas duas bombas atômicas sobre eles? Nós latinos devemos ser gratos pelas ditaduras patrocinada por ele? Os iraquianos devem ser gratos a eles? Meu, quanta besteira em poucas palavras !!!! Você se esforça ou isso tudo sai sem fazer esforço. Brincadeira. E quer ser levado a sério. Só o Fábio mesmo.

Luís Carlos P. Prudente (31/05/2008 - 21:53)
O bossal ataca novamente, o dito cujo defende na sua visão pequena e confusa o ataque americano ao Japão, hoje este país é o que é graças à bomba americana! Talvez, o bossal, amante de um John Kennedy, por este ter fomentado as intrigas que causaram a Guerra do Vietnã e o Bloqueio à Cuba, diga que o mundo se livrou dos famigerados vietcongs e dos cubanos vermelhos! Este bossal que atende pelo nome de John, é simpatizante dos nazifascitas Bush pai e Bush junior, pois na sua cabeça de visão míope, a família Bush trouxe paz e prosperidade ao Oriente Médio, ja que os dois ianques atacaram o causador do mal no Oriente Médio, o Saddan Hussein! Esse bossal deve achar que a capital do Brasil é La Paz (e olhem só, o dito cujo vive no Brasil!) da mesma forma que George Lucas acha que Machu Picchu fica nas selvas do México e todas as pessoas ao sul do Rio Grande fale espanhol e quechua. O, infelizmente, nosso bossal John deve achar que Che Guevara é filho de Cesar Sandino, que deveriam ser exterminados mesmo pelos americanos, já que Sandino era arruaceiro e desordeiro que causava tumultos nos latifúndios americanos na Nicaraguá e seu filho Che era um autoritário amante da violência, pois apregoou revoluções anti-americanas nas Américas e na África! Este bossal John deve pensar mesmo como a maioria dos americanos, que acham que há diferenças enormes entre um Partido Republicano e um Partido Democrata e que eles vivem a melhor democracia do mundo!

Fabio Passos (31/05/2008 - 20:12)
Esta é muito interessante... "Man, you hear this bullshit they be talkin' Every day, man It's like these **** is just like professional liars You know what I'm sayin? It's wild Listen! http://www.youtube.com/watch?v=tD5WlQ54Sg0

Fabio Passos (31/05/2008 - 19:52)
"Mein Füher! I can walk!"... Um barato: http://www.youtube.com/watch?v=ul3JCsG5qfQ

Fabio Passos (31/05/2008 - 19:43)
Mas se o presidente do Irã, o judeu pacifista e o intelectual americano denúnciam o império por abuso de poder... por que logo o Galeano é bossal? Quem sequestra, tortura e mata em série por dinheiro é bossal... O império estadunidense cai de podre rapaz. Veja lá o Orson Welles logo abaixo... ele explica direitinho como aconteceu.

Juan Bastos (31/05/2008 - 19:38)
"Iraque, Afeganistão, Palestina, Líbano... Até quando se poderá continuar exterminando países impunemente?" Algo me diz que o Galeano estava quietinho quando a Uniao Sovietica invadiu o Afeganistao...

Fabio Passos (31/05/2008 - 19:35)
Mas multi-bastos... Bush é um fascista teocrata. Será Harold Bloom um bossal também?

Fabio Passos (31/05/2008 - 19:32)
Major Kong Rides the Bomb... impagável! http://www.youtube.com/watch?v=wcW_Ygs6hm0 E ainda acha que Galeano é o bossal...

John Bastos (31/05/2008 - 19:04)
"Terá sido o Irã o país que lançou as bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki?" Como sempre o Galeano eh um bossal... As bombas atomicas na segunda guerra acabaram com a guerra e trouxeram a paz e o fim do regime imperialista japones no Pacifico... Jah ouviu falar do Estupro de Nanking? Bilhoes de asiaticos devem sentir gratidao aos americanos por terem derrotado a Terra do Sol Nascente e depois por terem detido a expansao do comunismo na regiao. Infelizmente, os americanos nao foram machos o suficiente para explodir o Mao, que em seu Grande Passo Adiante, causou 30 milhoes de mortes na China. Hoje em dia o Japao eh um pais rico e pacifico, gracas ao sacrificio de milhares de soldados americanos.

Fabio Passos (31/05/2008 - 18:45)
Orson Welles mostrando como foi que aconteceu... "Freedom River" http://www.youtube.com/watch?v=ABKLirW24LE Vi aqui ou noutro blog do sivuca. É muito bom...

Joao Bastos (31/05/2008 - 17:13)
"O senhor acusa o comentarista Jaime Parsi de "fazer uma escolha consciente pela ignorância"." Exatamente. Eh necessario um esforco consciente para filtrar informacao para que alguem nao consiga ver que o Mahmoud eh um fascista teocrata, exatamente o oposto de um humanista liberal.

Fabio Passos (31/05/2008 - 16:45)
Eduardo Galeano... chega até que arrepia! Vejam se não está correto: "As armas o Diabo carrega". Este provérbio não erra. Deus não pode ser tão sórdido. Há de ser o Diabo quem carrega as armas, ou pelo menos as armas de destruição em massa, as verdadeiras, as que o Iraque não tinha, as que estão arrebentando o mundo: os bombardeios de mentiras pelas fábricas de opinião pública; os gases venenosos das fábricas do medo, que nos obrigam a aceitar o inaceitável e convertem a dignidade em fatalidade do destino; a mortífera impunidade dos assassinos em série elevados à categoria de chefes de Estado; e as espadas de duplo fio das grandes potências que multiplicam, por sua vez, a pobreza e os discursos contra a pobreza, e ao mesmo tempo vendem minas antipessoais e pernas ortopédicas e que do céu despejam mísseis e contratos de reconstrução sobre países que aniquilam." É neste império que uma democracia fajuta, repleta de mentiras midiáticas, elege "assassinos em série elevados à categoria de chefes de Estado".

Fabio Passos (31/05/2008 - 13:15)
Irã perigoso? Que nada... "Terá sido o Irã o país que lançou as bombas atômicas em Hiroxima e Nagasaki?" Eduardo Galeano... como sempre, fazendo a pergunta certa.

Fabio Passos (31/05/2008 - 13:13)
O império é capaz de mudar? Ou sua natureza é a pilhagem mediante tortura e assassinato? Eduardo Galeano... "As torturas de Abu Ghraib, que despertaram certo mal-estar universal, nada têm de novo para nós, os latino-americanos. Nossos militares aprenderam essas técnicas de interrogatório na Escola das Américas, que agora perdeu o nome, mas não as manhas."

Fabio Passos (31/05/2008 - 13:09)
"Iraque, Afeganistão, Palestina, Líbano... Até quando se poderá continuar exterminando países impunemente?" Eduardo Galeano... escancarando aquilo que todo e qualquer cidadão esclarecido no planeta também se pergunta.

Kaveh Bastos (31/05/2008 - 00:53)
EUA: gays podem casar em Massachusets e California Iran: gays sao enforcados EUA: Ze Mane pode distribuir panfleto comunista na rua Iran: comunistas executados EUA: Presidente que acha que Deus de fato existe, mas estado eh laico Iran: Governo de padrecos barbudos que acham que Deus existe e impoe essa crenca no comportamento das pessoas (!) EUA: Imprensa livre Iran: Jornalistas presos EUA: Sexo livre, minissaia Iran: Policia moral, padrecos opressores EUA: 6 milhoes de judeus Iran: Presidente nega o holocausto Nao dah nem para comparar!

Altemar (30/05/2008 - 23:58)
Certa vez, aqui e graças a boa vontade do dono (Azenha), fiz um crotadilho com o nome do Bastos e o resultado não ficou muito legal. Acho que ele não passa disso, e no plural. Faça-me o favor né!

Rosa Inês (30/05/2008 - 23:37)
A crise nos EEUU deve estar mais séria do que imaginávamos. Constatamos através da grafia de um teclado norte-americano que não contém acentos e nem cedilha que lá faltam recursos para a aquisição de teclado em que se possa escrever em português ou mesmo de um programa comum que viesse a suprir essa deficiência. Precisamos nos cotizar para ajudar esses dedicados servidores públicos norte-americanos que tanto contribuem para a conscientização política de todos nós. O blog do Ahmadinejad é mesmo um barato,Fábio. Uri Avnery, o jornalista judeu que vc. citou tem realmente um pensamento político brilhante e que segue a mesma linha humanista do lendário Rabí Hilel. Gostei muito de suas postagens.

Fabio Passos (30/05/2008 - 22:36)
Mais do judeu e humanista Uri Avnery, aliado de Chomsky e Ahmadinejad, nas denúncias contra o arbítrio estadunidense: "Tudo isso é ainda mais verdade, se se considera o avanço do radicalismo dos islâmicos, que é reação natural contra a ação do eixo americano-israelense. O conflito israelense-palestino é a causa principal desse terremoto que, um dia, poderá desencadear uma tsunami. Ambos, nós e os norte-americanos, faríamos melhor se começássemos logo a remover as causas desse fenômeno natural." Esta é a questão capital. É um judeu respeitado, culto e verdadeiramente pacifista, identificando as ações de Israel-EUA contra os palestinos, como "o" moto gerador da violência.

Fabio Passos (30/05/2008 - 22:28)
Rosa Inês, Obrigado pela ótima sugestão do blog do Mahmoud Ahmadinejad: www.ahmadinejad.ir É muito legal! O blog dele realmente desmascara estes mentirosos e preconceituosos que estigmatizam os muçulmanos.

Fabio Passos (30/05/2008 - 22:24)
Acho que vai ficar ainda mais confuso o sujeito... mas esta cai como uma luva: Agora é Noam Chomsky... fazendo coro com o judeu humanista Uri Avnery e com Mahmoud Ahmadinejad... "Os apologistas mais vulgares dos crimes dos EUA e Israel explicam com solenidade digna de melhor causa que, enquanto os árabes têm o propósito de matar pessoas, os EUA e Israel não têm a menor intenção de fazê-lo. Seus mortos são, simplesmente, acidentais e não podem ser comparados com os de seus adversários." O império cai de podre... é o caráter que os une. A luta contra a ditadura global estadunidense. Uma ditadura que sequestra, tortura, mata e promove guerras genocidas para roubar dinheiro!

Fabio Passos (30/05/2008 - 22:16)
Pois e não é que o genial judeu e humanista Uri Avnery não faz outra coisa senão corroborar muito do que fala Mahmoud Ahmadinejad? Vejam que barato: "Nos EUA já começou o período eleitoral, e os dois maiores partidos são como cães de guarda, para impedir que Israel seja pressionado. Os lobbies judeu e evangélico, unidos aos neoconservadores, não deixarão passar impune sequer uma palavra de crítica a Israel." http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/2007/11/farsa-de-annapolis-parte-2-por-uri.html

Kaveh Bastos (30/05/2008 - 21:30)
Vide website do partido comunista iraniano, banido sob a republica islamica, exterminado na decada de 1980: http://www.tudehpartyiran.org/english.htm Ou para a historia toda: http://www.tudehpartyiran.org/history.htm

Kaveh Bastos (30/05/2008 - 21:05)
Mais material sobre o massacre de comunistas por islamistas no Ira: http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9B0DEED7113BF937A35750C0A961948260

Kaveh Bastos (30/05/2008 - 21:03)
Jaime, para de distrair sobre a wikipedia, afinal eu mandei o link para o website de um dos partidos comunistas banidos no Ira... O fato eh: islamistas massacraram comunistas no Ira e no Afeganistao... Ahmadinejad eh um islamista... Eh meio ridiculo qualquer cidadao ocidental de esquerda apoia-lo... Seria como um judeu apoiando Hitler porque nao gosta de ingleses...

Fabio Passos (30/05/2008 - 18:52)
EUA é uma democracia? Faz-me rir... uma ditadura que tortura e justifica a tortura... vejam e tirem suas conclusões: http://www.youtube.com/watch?v=zLnm478AnLU

Fabio Passos (30/05/2008 - 18:48)
Cada parágrafo é um nocaute que Mahmoud Ahmadinejad aplica no pequeno canalha george bush: "Uma vez mais me parece necessário me referir ao papel da mídia. Nos manuais de imprensa, a disseminação correta de informações e a reportagem honesta de uma história são dogmas estabelecidos. Expresso meu profundo pesar diante do desdém que certos veículos ocidentais de mídia demonstram quanto a esses princípios. O principal pretexto para o ataque ao Iraque era a existência de armas de destruição em massa. Isso foi repetido incessantemente - até que o público, enfim, acreditasse, o que preparou o terreno para um ataque ao Iraque. Será que a verdade não se perderá, em um clima enganoso e forjado?"

Fabio Passos (30/05/2008 - 18:42)
Nesta parte Mahmoud Ahmadinejad, de forma muito apropriada, questiona o assassino em massa george "genocida" bush, pelo uso da mídia para aterrorizar o povo estadunidense e justificar sua guerra maldita para roubar petróleo... "Depois do 11 de setembro, em lugar de procurar a cura das feridas emocionais dos sobreviventes e do povo norte-americano - que ficou imensamente traumatizado com os ataques -, parte da mídia ocidental decidiu intensificar o clima de medo e insegurança - alguns veículos falavam constantemente sobre a possibilidade de novos ataques e mantinham as pessoas apavoradas. Isso é um serviço ao povo dos Estados Unidos? Será possível calcular os danos incorridos devido ao medo e ao pânico? Os cidadãos norte-americanos viviam em constante medo de novos ataques que poderiam acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Sentiam-se inseguros nas ruas, em seus locais de trabalho e em casa. Quem vive feliz nessa situação? Por que a mídia, em lugar de transmitir um sentimento de segurança e de prover paz de espírito, preferia suscitar sentimentos de insegurança?"

Paulo Batalha (30/05/2008 - 18:41)
Mr. Jonh Bastos ou Kaveh Bastos O senhor acusa o comentarista Jaime Parsi de "fazer uma escolha consciente pela ignorância". Acho que o que ele escolheu foi apenas informá-lo que as urls que o senhor indicou não condizem com o que o senhor escreveu.Pega leve, Mr. Bastos. Aqui só tem cobra criada,gente de fino trato. Ninguém vai lhe dar o gostinho de se irritar. Porque até conhecemos sua praia e sabemos o que se pode esperar de sua pessoa.Mas graças as suas intervenções até me interessei por saber mais sobre Ahmadinejad e achei-o genial.

Fabio Passos (30/05/2008 - 18:37)
E há milhões de estadunidenses que concordam com Mahmoud Ahmadinejad... e este número só aumenta... "When the president talks to God - Do they drink near beer and go play golf - While they pick which countries to invade - Which Muslim souls still can be saved?" http://www.youtube.com/watch?v=KIIImiRDnF8

Fabio Passos (30/05/2008 - 18:27)
E o gigante Mahmoud Ahmadinejad - grande líder do mundo livre - expõe o óbvio, ao anão intelectual e moral que governa o Império: "As pessoas protestam contra a crescente disparidade entre os favorecidos e os excluídos e os países ricos e pobres." bush colocou o rabo entre as pernas. Acovardou-se, como é a marca de seu caráter, diante do desafio feito por Ahmadinejad para um debate... O Irã não é ameaça a ninguém. Quantas guerras o Irã promoveu no passado recente? E a ditadura global estadunidense? Quantas nações invadiu para matar e roubar?

Rosa Inês (30/05/2008 - 18:12)
Obama marcou ponto quando declarou que não seguiria a política externa guerreirista de Bush. Tendo declarado que conversaria com Chávez, Ahmadinejad e Raul Castro. Agora parece que andou amenizando essa "audácia". Essa eleição americana vai tomar o pulso de como andam as idéias dos americanos. Pode haver surpresas, porque a grave crise econômica está botando todo mundo pra pensar por aquelas plagas. Gostei do debate sobre Ahmadinejad. Ele tem um blog, onde se pode conhecer diretamente quem ele é, sem precisar dessas wikepédias cada vez mais suspeitas de jogar mentiras no ar. Só que internauta não é bobo e vai às fontes,não fica nessa de wikepédia e similares apenas. Eis o endereço do blog do presidente do Iran: www.ahmadinejad.ir Pode-se ler em inglês,francês, farsi ou árabe. O Bush passa mal no blog dele.

Jaime Parsi (30/05/2008 - 17:17)
Caro Joao, Juan, Hans, Kaveh Bastos para enecerrar o assunto e evitar que você sempre fuja para maiores generalidades quando descoberto no "truque" da informação inventada, envio um site (real) em que a questão é abordada de forma correta e adequada. http://dn.sapo.pt/2007/08/24/media/censura_wikipedia_esta_vigia.html Aliás, seria de bom alvitre que todos os comentaristas de blog passassem a ler os dados da Wikipédia com muita cautela, pois, corre-se o risco de comer gato por lebre. Nesse site há o detalhamento noticioso do que se descobriu sobre as manipulações de dados do Wikipédia. A citada biografia do iraniano é um dos exemplos e demonstra que os "gênios" de Langley parecem desconhecer que existem livros, bibliotecas e jornalistas sérios que facilmente mostram a mentira dessas pouco sutis manobras. Sào dois os motivos pelos quais a direita neocon tem ódio ao iraniano. Um, com a queda do Xá, houve uma sensível mudança na correlação de forças no campo petrolífero e a redução do poder das ex-Sete Irmãs, hoje apenas quatro. Dois, como os ascendentes de Bush e outros menos votados ainda estavam no estágio civilizatório da pedra polida e os persas já tinham uma fulgurante civilização, em que a filosofia, por exemplo, teve grande crescimento, é natural que queiram destruir a lembrança de que o homem não-europeu tem um passado que honra a humanidade toda. O Iraque é o maior exemplo dessa bárbarie cultural liderada pelos EEUU. E o Obama entra na história apenas porque disse que vai conversar com todos os presidentes e chefes de Estado dos países tidos como inimigos por Bush.

Kaveh Bastos (30/05/2008 - 15:31)
Jaime Parsi: "Pedro Silva está informando corretamente sobre o Presidente atual do Iran,que se tornou presidente apenas em 6 de agosto de 2005,e que jamais mandou massacrar esquerdistas em seu governo." Favor ler a biografia de Ahmadinejad, ele foi um ativista islamico duraten os anos 80. Quanto ao fato dos islamistas terem massacrado os comunistas no Ira, eh tao incontestavel quanto o Brasil ter ganho a Copa de 58 e a Xuxa nao ter um doutorado em fisica quantica, somente quem fizer uma escolha consciente pela ignorancia para nao saber que islamistas massacram comunistas (o mesmo aconteceu no Afeganistao com o taliban) e islamistas iranianos (isto eh Ahmadinejad e seus companheiros) massacraram os comunistas daquele pais.

Jaime Parsi (30/05/2008 - 00:18)
John Bastos Pedro Silva está informando corretamente sobre o Presidente atual do Iran,que se tornou presidente apenas em 6 de agosto de 2005,e que jamais mandou massacrar esquerdistas em seu governo. No Iran existe um partido comunista tradicional e duas vertentes esquerdistas dele, sendo que uma data de 1991. Não se baseie na Wikipédia porque é uma enciclopédia organizada por usuários da Internet e sabidamente tem seus dados manipulados por diversos tipos de interesses. Aliás três urls indicadas por vc. não fazem conexão e aquela que entra não contem nenhuma informação que se assemelhe ao que vc. escreveu, ou seja, que Mahamud Ahamadinejad mandou massacrar socialistas e comunistas.Como vc. explica isso? A matança foi no período do Xá Reza Pahalavi( 1953-1979). Já após a queda do Xá com o governo Ruhollah Khomeini( 1980-1988)ocorreram várias prisões e perseguições a esquerdistas. Esqueça a Wikipédia como fonte fidedigna de informação e consulte a Biblioteca do Congresso dos EEUU, por sinal sabidamente a melhor do mundo. Um abraço cordial e caminhe sempre na luz!

Herlon Jackson (29/05/2008 - 22:07)
O mundo se transforma com grandes homens que ousam pensar e falar de forma diferente do senso comum, há anos um pastor negro batista disse ter um sonho, com suas idéias transformou a américa, mudou um país onde os negros não podiam sentar no mesmo banco de ônibus dos brancos, trouxe pra américa do norte noções de direitos civilidade, igualdade, tolerância, seu nome Martin Luter King, quem sabe Obama seja também dotado de espírito de transformação, não custa dar um voto de confiança, até mesmo porque as duas opções são o continuismo de Bush, lembrando que a Sra. Clinton foi uma das maiores entusiastas da invasão, massacre e pilhagem do povo iraquiano, viva Obama.

Hélio de Jesus (Hélio Tattu) (29/05/2008 - 21:50)
Fato é que, lá como cá, são todos iguais. Para alcançar os mais altos degraus do comando do país, procura-se agradar aos formadores de opinião, e não formadores também. Tenta-se falar o que o povo quer ouvir. Claro que, neste jogo de interesse, dizer o que a comunidade internacional quer ouvir é muito impostante. Sinceramente, não creio que haja mudanças significativas, pelo menos no que diz respeito a nós da Latinoamérica. Será imoprtante a fato de Obama ser negro, um marco social. Sua ausência tem feito falta Azenha. Mas, certamente, é por motivo fundamental. De qualquer forma, sucesso na empreitada que está no momento. Abraços fraternais!

Claudio (29/05/2008 - 21:03)
O gato sai, os ratos fazem a festa, pensando bem um camundongo, que insiste, insiste, insiste e acha que está abafando, coitado.

Leider Lincoln (29/05/2008 - 19:12)
Enquanto o Azenha não vem e o guedes não muda o link que dá acesso ao meu blogue no sivuca, que tal um bolão aa respeito do que ele estrá fazendo no Norte?...1: em Roraima, para ver in locu o golpe dos arrozeiros na Raposa Serra do Sol?;.... 2: no Pará, em Belo Monte?.... 3: em Rondônia, no rio Madeira?;.... 4: no Mato Grosso, para ver o deserto verde de soja?;.... 5: no Amazonas, para ver a Zona Franca? 6: no Amapá, para ver a Sarneylândia? 7: N.DS.A.?

Fabio Passos (29/05/2008 - 18:54)
Ninguém menos que Fernando Botero... confirmando o que diz Mahmoud Ahmadinejad: "La injusticia me hace hervir la sangre" Vejam as pinturas de Botero sobre Abu Ghraib "Son obras nacidas de la ira ante tal horror." http://www.revistadiners.com.co/noticia.php3?nt=24663

bentoxvi-o santo (29/05/2008 - 18:52)
AZENHA, A "NOVA" ONDA DE FOME NO MUNDO...SERIA TUDO ISSO UM GRANDE PLANO????ALEM DOS SUBSIDIOS DOS IMPERIOS A SUA AGRICULTURA...TEMOS A FORTE ENTRADA DOS TRANSGENICOS NO MUNDO...DOMINAR OS POBRES PELA FOME???PIOR QUE MUITAS BOMBAS ATOMICAS...

Fabio Passos (29/05/2008 - 18:41)
Só podemos agradecer ao corajoso Mahmoud Ahmadinejad, por sua habilidade em demonstrar quem é george "genocida" bush... Um mentiroso e assassino em série: "Sob o pretexto da existência de armas de destruição em massa, esta grande tragédia veio a absorver tanto o povo do país ocupado quanto o do país ocupante. E mais tarde foi revelado que as de armas de destruição em massa nunca existiram. É claro que Saddam era um ditador assassino. Mas a guerra não foi travada para derrubá-lo. O objetivo anunciado da guerra era localizar e destruir armas de destruição em massa. Ele foi derrubado a caminho de um outro objetivo (...) Gostaria de lembrar que, ao longo dos muitos anos de sua guerra com o Irã, Saddam contou com o apoio do Ocidente."

Fabio Passos (29/05/2008 - 18:32)
Mahmoud Ahmadinejad 10 x 0 george "genocida" bush. Vejam que aula: O caráter medieval do imperador... "Por que qualquer avanço tecnológico obtido na região do Oriente Médio é traduzido e retratado como uma ameaça ao regime sionista? Será que a pesquisa e desenvolvimento científico não constituem um direito básico de qualquer nação? O senhor conhece a História. Além da Idade Média, em que outro ponto da História o progresso científico e técnico foi considerado crime? Será que a possibilidade de que realizações científicas sejam usadas para a guerra é causa suficiente para que nos oponhamos completamente à ciência e à tecnologia? Se essa suposição é verdade, então todas as disciplinas científicas, incluindo física, química, matemática, medicina, engenharia e outras, precisam ser reprimidas."

Fabio Passos (29/05/2008 - 18:27)
Fato é que o gigante Mahmoud Ahmadinejad - um grande líder do mundo livre - escreveu uma carta que desmascara o ditador sanguinário george "genocida" bush... basta ler. É a mais pura verdade: "Existem prisioneiros na baía de Guantánamo que não foram julgados, não dispõem de representação legal, estão impedidos de ver suas famílias e obviamente estão presos em uma terra estranha e distante de seus lares. Não há monitoração internacional das condições em que vivem e daquilo que acontece com eles. Ninguém sabe se são prisioneiros comuns, prisioneiros de guerra, acusados ou criminosos. Investigadores europeus confirmaram a existência de prisões secretas também na Europa. Eu não correlacionaria o seqüestro de uma pessoa e sua detenção em prisões secretas com as disposições de qualquer sistema judiciário. Aliás, não consigo compreender de que maneira essas ações podem corresponder aos valores delineados no início da carta, ou seja, aos ensinamentos de Jesus Cristo, aos direitos humanos e aos valores liberais." E não correspondem. O império sequestra, tortura e mata por dinheiro.

M. Silva (29/05/2008 - 17:39)
Azenha, vc está fazendo falta... É muito frustrante vir ao seu blog, o q faço diariamente, atrás de um texto inteligente para ler e dar de cara com textos antigos e já lidos... Volte logo, por favor... E boa sorte no q vc está fazendo, seja lá o q for, só pode ser coisa boa...

Joao Bastos (29/05/2008 - 16:37)
Pedro: "o atual presidente do Irã, sr. Mahamud Ahmadinejad, pode até ser acusado de muitas coisas, mas, de massacrar comunistas e socialista, não" Que preguica que voce deve ter de fazer um google para se informar antes de escrever... Deve doer pegar no batente, ne?

Joao Kaveh Bastos (29/05/2008 - 16:35)
Pedro Silva desinforma: "A título de esclarecimento: o atual presidente do Irã, sr. Mahamud Ahmadinejad, pode até ser acusado de muitas coisas, mas, de massacrar comunistas e socialista, não. DEeve estarhavendo confusão com o acontecido em agosto de 1953, quando o governo nacionalista de Muhammed Mosaddeq foi deposto por um golpe da CIA e MI-16 e criado o governo do Xá Mohammad Reza Pahlavi. Aí sim, houve uma sanguinária, brutal e inclemente caçada sos comunistas, socialista, nacionalistas e progressistas, como a morte de quase todos que ficaram no Irã(Pérsia). A confusão deve ficar por culpa dos diversos Maomés envolvidos. " Favor ler sobre o assunto. Houve sim um exterminio de comunistas no Ira na decada de 1980, vide http://en.wikipedia.org/wiki/Tudeh_Party_of_Iran Existe tambem varios partidos comunistas iranianos, todos banidos obviamente (afinal os mulas e Ahmadinejads nao gostam muito de comunista vivo ): vide http://en.wikipedia.org/wiki/Worker-Communist_Party_of_Iran ou http://en.wikipedia.org/wiki/Fedaian_Organisation_%28Minority%29 ou http://www.fadaian-minority.org/english/home.html Eu conheco um bocado de iranianos, inclusive comunistas que fugiram da republica islamica com a roupa do corpo para nao morrer e acabaram parar no Nordeste do Brasil (!), que nao possui "gigantes" como Mahmoud, o ridiculo fascistazinho de um metro e meio... Abracos, Joao Kaveh Bastos

Henrique Frade (29/05/2008 - 12:14)
Aos baba-ovos dos EUA, sugiro a leitura do post "Dez guerras, dez mentiras midiáticas", no blog do Mello: http://blogdomello.blogspot.com/

José A. Matelli (29/05/2008 - 11:24)
Azenha no Norte enquanto os olhos do mundo estão na Amazônia? Hummmm. Coisa boa vem aí. Valeu Leandro.

Everton, de Belo Horizonte (29/05/2008 - 10:55)
Leandro Guedes, obrigado pelo aviso. Taí um bom tema para o Azenha abordar posteriormente: a dificuldade de acessar a Internet e a limitação das informações.

Francine (29/05/2008 - 10:46)
Que bom Leandro que vc esclareceu, porque estava estranhando o comportamento do Azenha, ele atualiza o site rapidamente, e o tema do blog já dura alguns dias.Com certeza, teremos coisa boa vindo por aí, o Azenha em campo é muito bom.

marcelo - curitiba (29/05/2008 - 10:41)
eu sugeriria o seguinte, se me permitem: o sr. João Bastos (com todos seus codinomes) deveria se informar melhor sobre a história contemporânea antes de sair por aí bradando verborragia ensandecida sobre tudo e qualquer coisa (especialmente contra a esquerda). Só depois, voltaria a fazer comentários no blog, que de forma geral, agrega coisas inteligentes, vinda de gente que tem noção do que fala!

Leandro Guedes (29/05/2008 - 09:21)
José e demais leitores, o Azenha está no Norte do Brasil; um lugar com internet extremamente lenta (as vezes sem acesso). Estou repassando a ele todos os comentários postados aqui e fazendo a liberação dos mesmos. Infelizmente por motivos de acesso ineficaz ele não está atualizando o site como gostaria. Creio que em breve ele retorne. Um abraço...

Pedro Silva (29/05/2008 - 01:27)
A título de esclarecimento: o atual presidente do Irã, sr. Mahamud Ahmadinejad, pode até ser acusado de muitas coisas, mas, de massacrar comunistas e socialista, não. DEeve estarhavendo confusão com o acontecido em agosto de 1953, quando o governo nacionalista de Muhammed Mosaddeq foi deposto por um golpe da CIA e MI-16 e criado o governo do Xá Mohammad Reza Pahlavi. Aí sim, houve uma sanguinária, brutal e inclemente caçada sos comunistas, socialista, nacionalistas e progressistas, como a morte de quase todos que ficaram no Irã(Pérsia). A confusão deve ficar por culpa dos diversos Maomés envolvidos. Azenha, se você passar a multar todos os que tentam deliberada e maliciosamente desinformar, seja com dados falsos, ou infundadas acusações sobre a vida pessoal de alguém famoso em termos políticos, logo ficará milionário.

Herlon Jackson (28/05/2008 - 23:18)
Na verdade não se pode esperar que Obama transforme um lobo(EUA) num cordeiro, pois a essência imperialista e usurpadora do império Ianque parece não ter fim, uma vez que eles incitam guerras, vendem armas, roubam riquezas, derrubam governos que resistem a seus propósitos sórdidos. No entanto num país onde até pouco tempo negros não eram considerados seres humanos, a vitória de Obama se não uma solução, pelo menos um avanço, prefiro ver com otimismo esta eleição, é preciso crer que as coisas vão melhorar, mesmo diante deste quadro sombrio.

Joao Bastos (28/05/2008 - 22:04)
"Acho muito, mas MUITO engracado, ver o Fabio, que se autointitula socialista, elogiando o o fascista do Mahmoud, cujo primeiro ato de seu regime foi exterminar os comunistas e socialistas de seu pais... Santa ignorancia. Se o Fabio Passos fosse iraniano, ele nao duraria mais do que umas poucas semanas depois da partida da familia real." Obviamente, quando estou falando de regime do Mahmoud, estou falando da Revolucao Islamica, em que Mahmoud participou como um ativista estudantil e revolucionario... Eh bem provavel que o "gigante" Mahmoud tenha fuzilado uma boa duzia de companheiros de viagem do Fabio Passos...

Joao Bastos (28/05/2008 - 22:00)
"Os EUA sempre sobreviveram da miséria alheia, seu forte é a indústria bélica," Isso eh baboseira. Dizer que o forte do EUA eh a industria belica eh baboseira ignorante. Fazer guerra na realidade estah SANGRANDO a economia deles, como todos sabemos. E as exportacoes americanas de armas sao minusculas comparado com o tamanho da economia deles

waleria (28/05/2008 - 21:52)
Leider, durantes as guerras da Coréia e Vietnã, os do norte tinham a URSS e a China de Mao como aliadas. Havia o medo, o Imperio tinha que respeitar o outro lado. Já no caso de Iraque e Afganistão não, porque do outro lado estão uns pobres coitados feito nós. Nas armas, seríamos outro Iraque - destruido. No Direito e na Razão, somos grandes o suficientes, para não sermos tratados como um qualquer... e se nos fortalecermos com um desenvolvimento sustentavel... vamos proteger nossa integridade. No tapa, já perdemos. Onde estão nossas ogivas nucleares, nossos mísseis de longo alcance? Com metralhadores não se combate misseis, etc... não é por aí. Minha tia, de quase 90 anos, está em plena campanha por nossa bomba atômica... PODE?

Leider Lincoln (28/05/2008 - 21:16)
é difícil saber onde termina a ignorância e onde começa a má fé... Os Estados Unidos não querem conquistar nada? O que eles estão fazendo em Cuba (Guantánamo), no Iraque e no Afeganistão então? O que eles fizeram no Panamá, nas Filipinas, na própria Cuba, na República Dominicana, no Laos, no Camboja? O Reza Pahlevi deve ter acreditado na mesma coisa, eu suponho... Precisamos no armar sim e não rprecisams de desculpas. Somos um país independente e soberano. E o que o Bhuo disse para seu país, vale para o nosso: COMAMOS GRAMA, SE FOR PRECISO, mas aceitar a tese da "amazônia patrimônio do mundo" e das fronteiras flexíveis, bastante palpável no discurso do Barack, jamais.

José A. Matelli (28/05/2008 - 20:41)
E o Azenha, cadê? Sumiu? Nunca vi o site ficar tanto tempo sem atualização. Um duro golpe nas minhas leituras diárias...

Fabio Passos (28/05/2008 - 20:26)
"Claro que teremos fascismo na América, mas nós a denominaremos democracia". Huey Long. A questão é: Obama quer e vai conseguir modificar o caráter da ditadura global estadunidense?

Fabio Passos (28/05/2008 - 20:23)
Ninguém menos que Harold Bloom: "..."Benito" Bush, lidera a "plutocracia" americana em sua sanha contra o que é minimamente dotado de inteligência." Ele não errou o nome do facínora não. Aceitará Obama ser apenas mais um assassino a soldo de grandes corporações corruptas?

Fabio Passos (28/05/2008 - 20:17)
Nesta ninguém menos do que HAROLD BLOOM explica, didaticamente, qual a natureza da atual democracia(DITADURA) estadunidense: 1/3 Oligarquia 1/3 Plutocracia 1/3 Teocracia... Harold Bloom, pô. Terá Obama capacidade para mudar? http://www.youtube.com/watch?v=XYd8RoL4ZjA

Fabio Passos (28/05/2008 - 20:10)
"...and we hold these truths to be self evident: 1 george w. bush is not president. 2 america is not a true democracy. 3 the media is not fooling me "so here's a toast to all the folks who live in... palestine... afghanistan... iraq" Belíssimo... http://www.youtube.com/watch?v=qbDNj1mEefc ani difranco

Fabio Passos (28/05/2008 - 20:01)
Nesta vemos um grande líder - Mahmoud Ahmadinejad - questionar o asno do bush sobre a nefasta influência da ditadura estadunidense na América latina: "Senhor presidente, será que os latino-americanos não têm o direito de perguntar por que seus governos eleitos estão sendo alvo de oposição e por que líderes golpistas vêm recebendo apoio? Ou, por que eles devem sempre viver sob ameaça e com medo?" Ele está coberto de razão! Agora mesmo, o cãozinho de bush - Uribe - invadiu território do Equador, a Venezuela é ameaçada e na Bolívia... os EUA incentivam os racistas contra o governo. É transparente: O império está sabotando as democracias na AL.

Fabio Passos (28/05/2008 - 19:55)
Aqui Edward Kennedy corrobora Mahmoud Ahmadinejad... as corporações controlam a ditadura global estadunidense! Vejam! É imperdível... "How much more do we have to give to the private sector and to business?" "How many billion dollars more, are you asking, are you requiring?" "WHEN DOES THE GREED STOP?" http://www.youtube.com/watch?v=pUOwudYX_Oo

Fabio Passos (28/05/2008 - 19:46)
Leiam mais um trecho espetacular da carta em que o presidente do Irã, o gigante Mahmoud Ahmadinejad ridiculariza o imperador genocida george bush... "Os povos esquadrinharão nossas presidências. Será que conseguimos trazer a paz e a prosperidade ao povo, ou em lugar disso insegurança e desemprego? Pretendíamos estabelecer a justiça, ou apoiamos grupos de interesses especiais e, ao forçar grande número de pessoas a viver na pobreza e dificuldade, tornamos poderosos e ricos a alguns poucos, trocando a aprovação do povo e do Todo Poderoso por a desses privilegiados? Defendemos os direitos das pessoas menos favorecidas ou os ignoramos? Defendemos os direitos de todos os povos do mundo ou impusemos guerras a eles, interferimos ilegalmente em seus assuntos, estabelecemos prisões infernais e encarceramos alguns de seus membros?" Vocês sabiam que Mahmoud Ahmadinejad desafiou george "genocida" bush para um debate... e bush acovardou-se?

Vanderlan (28/05/2008 - 17:30)
Qualquer um que venha a ganhar, trará o mesmo governo de opressão sobre os países subdesenvolvido. Os EUA sempre sobreviveram da miséria alheia, seu forte é a indústria bélica, de onde tiraram durante muitos anos a sustentação de seu povo, vendendo aos mulçumanos, para que eles auto destruissem, quando não havia mais oportunidade para colocar uns contra os outros, eles usaram a estratégia de serem os defensores do universo, entrando nos países alheios e tomando na marra as riquezas destes, e parece que agora estamos na mira deles, basta ver o depoimento do pre candidato que manda-nos o recado de que a Amazônia não é nossa, poderemos ser a bola da vez, pois ele nada sabem fazer além de oprimir e tomar o que é dos outros.

Rita Mendes (28/05/2008 - 16:53)
Ô gente, quantas ilusões, né? Claro que Obama é mais do emsmo de tudo que já vimos de democrata na Casa Branca. Mas um democrata na lá é menos pior pro mundo do que um republicano. Eu disse: MENOS PIOR. Alguma dúvida?

John Bastos (28/05/2008 - 16:38)
"Ele não tomaram a Coréia do Norte e muito menos o Vietnã, onde, ao contrário, foram humilhantemente derrotados." Leider, isso eh ridiculo, o EUA nao quer tomar nada. Quando eles tiveram base no Brasil, ficaram conforme combinado e sairam conforme combinado. Se o Correa decidir que eles nao sao bem-vindos, eles vao sair do Equador... Ateh no ridiculo pais do Uzbequistao, quando o governo pediu para eles sairem, sairam de pronto. Essa ideia que os EUA quer conquistar a Amazonia eh ridicula. Eh uma fantasia para justificar compra de armas.

Joao Bastos (28/05/2008 - 16:34)
Fabio Passos escreve: "Aqui o gigante Mahmoud Ahmadinejad humilha o terrorista george bush" Acho muito, mas MUITO engracado, ver o Fabio, que se autointitula socialista, elogiando o o fascista do Mahmoud, cujo primeiro ato de seu regime foi exterminar os comunistas e socialistas de seu pais... Santa ignorancia. Se o Fabio Passos fosse iraniano, ele nao duraria mais do que umas poucas semanas depois da partida da familia real.

Tiago Bolzan (28/05/2008 - 14:32)
Seja lá quem for o próximo Presidente haverá alguma mudança. Se for Obama, mais ainda. Mas, obviamente, não dá para esperar nada radicalmente diferente. Seria ilusão crer nisto.

Leider Lincoln (28/05/2008 - 13:26)
Waleria: sinto ter de discordar, mas a solução são generais sim, e armados até os dentes. Ele não tomaram a Coréia do Norte e muito menos o Vietnã, onde, ao contrário, foram humilhantemente derrotados. Armas são a única lei que os ianques conhecem, em termos de direito internacional. Os EUA são como aquele lobo da fábula, que devorou o carneiro argumentando, sem razão, que ele estava bebendo a água rio abaixo e sujando a que ele, o lobo, bebia rio acima. Desde Theodore Roosevelt, o único argumento que tem servido para dissuadir os EUA de qualquer coisa, é a força, não os sonhos e as esperanças. Desta orma, precisamos de boas práticas sócio-ambientais tanto quanto necessitamos de Rafales, MIGs, Sukhois, satélites espiões, contra-torpedeiros, porta-aviões, couraçados e capacidade nuclear. Aliás, da mesma forma que o Chile usa parte das receitas de venda de cobre para comprar armas, deveríamos fazer o mesmo com as receitas de nossas vendas de petróleo. Mas voltando ao tema do Azenha: dificilmente o Obama não será um avanço; ser um retrocesso em relação ao Bush, afinal, é tarefa quase impossível.

waleria (28/05/2008 - 07:38)
Ô santo, não defenderemos nosso território com generais! Não temos exército, não temos bombas nem misseis para nos proteger contra o Império. Se eles quiserem, eles tomam. E destroem tudo, como fizeram na Coreia do Norte, mo Vietnã, no Afganistão e Iraque. Qual deve ser nossa estratégia então? A única que temos: A do Direito e a da Razão. A Amazonia é nossa - mas num certo sentido podemos aceitar que seja "de todos" - nós a preservaremos para o BEM DE TODOS. Devemos assumir e CUMPRIR esse compromisso, com programas como o Amazonia Sustentável. Respeitando as populações brasileiras de origem indígena, respeitando a biodiversidade, explorando a Amazonia de forma sustentável em sua biodiversidade - estudando, pondo lá nossos melhores cérebros em farmácia, e promovendo seu desenvolvimento extrativista e sustentável. Assim, devemos CONVENCER o Imperio e o mundo, a respeitar a Amazonia - e venceremos pelo Direito e pela Razão, por desenvolvermos a vida amazõnica de forma abrangente para TODOS. Com ARGUMENTOS venceremos. Com generais, estamos sem nada. Logicamente, uma guarda florestal, com base no exército, para coibir grileiros, abusos e bandoleiros, é fundamental. Mas não para defender a Amazonia contra o Imperio. E NÃO PODEMOS ACEITAR O BLA BLA BLA DA FLEXIBILIZAÇÃO DE FRONTEIRAS - principalmente de um Imperio que faz uma muralha em suas fronteiras, como com o Mexico. Temos argumentos para isso, e devemos usá-los. Mas com generais... perdemos a razão, o direito...

Anon (27/05/2008 - 21:21)
Depois que li no site do PC do B a carta de Fidel Castro respondendo ao recente discurso de Obama, nada mais tenho a dizer sobre o assunto.

Fabio Passos (27/05/2008 - 20:27)
Aqui o gigante Mahmoud Ahmadinejad humilha o terrorista george bush... "Sr. presidente, em países de todo o mundo, os cidadãos bancam as despesas de seus governos de modo que os governos, por sua vez, possam servi-los. A questão aqui é o que as centenas de bilhões de dólares gastos a cada ano para pagar pela campanha no Iraque produziram para os cidadãos? Como Sua Excelência bem sabe, em alguns Estados de seu país as pessoas vivem na pobreza. Há muitos milhares de desabrigados, e o desemprego é um enorme problema. É claro que esses problemas existem, em menor ou maior extensão, também em outros países. Com essas condições em mente, será que as gargantuescas despesas da campanha - pagas pelos cofres públicos - podem ser explicadas, de maneira consistente com os princípio mencionados anteriormente?" Obama e macain deveriam ler esta carta. É uma aula.

Fabio Passos (27/05/2008 - 20:19)
Leiam este trecho da fantástica carta que o presidente do Irã - Mahmoud Ahmadinejad - escreveu ao imperador genocida george bush... a carta serve para quem quer que seja o próximo imperador: "Se os bilhões de dólares gastos em segurança, campanhas militares e movimentos de tropas fossem em lugar disso aplicados em investimento e assistência aos países pobres, promoção da saúde, combate a diferentes doenças, educação e melhora da saúde física e mental, assistência às vítimas de desastres naturais, criação de oportunidades de emprego e produção, projetos de desenvolvimento e combate à pobreza, estabelecimento da paz, mediação entre países envolvidos em conflitos e extinção das chamas dos conflitos étnicos, raciais e de outras ordens que existem no mundo, onde poderíamos estar, hoje? Será que o seu governo e o seu povo não ficariam justificadamente orgulhosos? Será que a posição política e econômica de sua administração não se tornaria ainda mais forte? E, lamento dizer, será que continuaria a existir ódio crescente pelo governo norte-americano?"

Haertel (27/05/2008 - 19:45)
Para o império do norte não existe direita ou esquerda, o que existe são os interesses estratégicos do império, sempre com uma visão de longo prazo. E quanto a isso não existe candidato a presidente A ou B, quem manda e define o que deve ser feito é o pentágono. Quanto a promover democracia, isso é uma grande falácia. Para eles pouco importa se existe democracia ou não, o que importa é que os interesses estratégicos estejam sendo respeitados pelo líder de plantão. Caso isso não ocorra existem duas soluções: no caso de um governo autoritário interferem visando "promover" a democracia, no caso de um governo eleito pelo povo basta ver o que tem sido feito com a Venezuela e que foi feito contra o Chile e o Brasil num passado recente. O duro nisso tudo é ver brasileiros defendendo de unhas e dentes os interesses dessa gente, simplesmente por ser o mais conveniente para eles. Enquanto o interesse nacional não estiver a frente de interesses pessoais, seremos eternamente uma republiqueta das bananas.

bentoxvi-o santo (27/05/2008 - 17:51)
AZENHA, A AMAZONIA É NOSSA...UM GENERAL DE EXERCITO PARA TOMAR CONTA DE TODA NOSSA REGIÃO NORTE...20 OU 40 PARA "GUARDAR" NOSSO CENTRO SUL MARAVILHA...COMO DEFENDER O NOSSO FUTURO????

Carlos Jardim (27/05/2008 - 17:48)
Os estadunidenses apregoam que lá se pratica a verdadeira democracia. Não há golpes. E precisa?? lá eles matam seus presidentes. Já mataram quatro. Lincoln, McKinley, Garfield, Kennedy. Sem contar as tentativas. Repito a pergunta: precisa golpe???

Alexandre Carlos Aguiar (27/05/2008 - 16:05)
É bom saber que os americanos não "cometem" aventuras em se tratando de política. Eles são o que são por causa dessa postura. A suposta vitória de Obama para o Brasil será péssima, pois ele arrumará a casa, coisa que o Bush esculhambou. Aliás, o chamado BRIC só se deu bem por causa disso e daqui para os próximos anos a nau vai mudar de rumos. É uma pena (para nós) que Bush não possa se reeleger.

Marcos Luiz (27/05/2008 - 15:04)
Não será um Barak Obama da vida que irá mudar a filosofia imperialista dos americanos. A sua idéia de que, em nome do combate às FARC, pode-se simplesmente ignorar e desrespeitar as fronteiras e consequentemente a soberania dos outros países, nos mostra que ele não é nem será diferente de qualquer outro presidente americano.

Hans Bintje (27/05/2008 - 14:17)
O que pensam os eleitores estadunidenses a respeito de Obama? Só para citar um exemplo, o colunista Alexander Cockburn ( http://www.counterpunch.org/cockburn05242008.html ): Obama"s subservience to the US military has been evinced numerous times, most recently when he confided last week to David Brooks, one of the New York Times"s profuse stable of neo-con columnists, that "The [U.S.] generals are light-years ahead of the civilians. They are trying to get the job done rather than look tough." What about Wall Street, whose leading bankers have devastated middle-income America with the sub-prime scams? Obama has been tactful, meanwhile hauling in hefty campaign contributions from these same bankers as Pam Martens has described on this website. Health care? No relief for America"s 45 million uninsured from Obama, who offers "reforms" unreservedly deferential to the insurance and pharmaceutical industries. What about labor and the right to form a union - something virtually impossible to do in America today, where it"s (barely) legal to go on strike but almost entirely illegal to win one.

Carlos (27/05/2008 - 14:14)
Se Lula fosse basear seu governo no marxismo-leninismo, teria sido deposto. Se seu governo fosse seguir os pensamentos totais do seu partido, seria um fracasso emergente. E o pior, seria abandonado, todos os "revolucionários" fugiriam e se presos fossem, denunciariam seus "companheiros" e diriam "tou nem aí" ou "não vou segurar esse rabo sozinho". Ainda bem que "o Lula é um presidente lúcido e todos o ouvem no mundo", como disse a secretária de Estado dos Estados Unidos.

João Sebastião Bar (27/05/2008 - 12:27)
Caro Azenha: A maioria do povo dos EUA, realmente engorda e assiste TV, ou assiste TV e engorda, mas a elite do imperio pensa e age, o boletim diário do imperio de hoje trás link do texto do Comandante Fidel (do site Granma, apesar do link disfarçar, em inglês), respondendo ao Obama e ao imperio. Fidel continua exercendo seu pensamento como poucos pensadores no mundo e melhor que a maioria dos governos no globo. Alguém precisa traduzir o texto, não achei no site do granma em português, mas claro em Espanhol, que da para ler, para nos que lemos português: http://www.granma.cu/espanol/2008/mayo/lun26/reflexiones26.html. Em inglês:Obama's Cuba Policy In a column published Monday, http://m1e.net/c?66534158-ockRKvHnEqJUc%403355625-L.GNH6scYVL0Q former Cuban President Fidel Castro criticized Sen. Barack Obama's (D-IL) May 23 speech http://m1e.net/c?66534158-CvrZmSVqv2qTM%403355626-VSfw2JKcxfk3Y in which he called for "justice for Cuba's political prisoners, the rights of free speech, a free press and freedom of assembly" and "elections that are free and fair." Obama said he would maintain the U.S. embargo on Cuba but open up contacts in other areas. Aqui um ex-agente da CIA confessa os podres e agora prega a mudança, algo para o imperio do "bem". http://fora.tv/2008/05/09/John_Perkins_on_Americas_Collapsing_Empire (video,1 hora).O que o gov. disse sobre o livro dele: http://en.wikipedia.org/wiki/John_Perkins The Secret History of the American Empire. Sds, JSB

Carlos (27/05/2008 - 12:23)
É andando para trás na história que a gente vê os motivos que levam muita gente a desconfiar dos EUA primeiro e perguntar depois. Eu toquei nos bombardeios de Dresden feito pelos EUA e Inglaterra desnecessariamente contra alvos civis com a Alemanha já derrotada, os soviéticos não ficarama trás em termos de barbaridade; outros lembraram-se de coisas mais recentes e temos aí Vietnã, Guantânamo, Iraque, Afeganistão. Fazer guerra no país dos outros é fácil, quando a bomba explode na terra deles, eles ficam revoltados. Bill Clinton também andou jogando suas bombinhas por aí, aliás. Disseram que era retaliação... Picasso homenageou as vítimas do bombardeio aéreo de Guernica, o primeiro contra alvos civis, até. Mas parece que os 'mocinhos' que lutavam pela liberdade tomaram gosto pelo aroma de sangue e carne carbonizada durante aquela primeira metade da década de 1940. É só procurar no Google bombardeio Dresden e bombardeio Guernica. Hiroshima e Nagasaki foram contra um Japão já virtualmente derrotado, também. Estes fatos e mais outros que foram lembrados em outros comentários é que me levam a manter uma visão desconfiada dos 'mocinhos' do mundo livre, Republicanos ou Democratas. Mas que coisa não? Um partido dos EUA copiou o novo nome do PFL muitos anos antes que estes tivessem esta idéia de se chamar 'Democratas'. Deve ter sido coisa de alguma Mãe Diná ou Professor Juscelino norte-americano... Marulanda? Morreu sem ter sido preso e de velhice, mais idoso que o senador J. Peres.

Joao Bastos (27/05/2008 - 11:49)
Carta Capital para mim eh um pasquim. Alias, sua cobertura deles sobre a Colombia e Venezuela eh ridicula. Leia e emburreca.

Joao Bastos (27/05/2008 - 11:47)
"Na minha opnião, os EUA são a maior pseudo-democracia do mundo" Voce pode achar o que voce quiser, pode ateh achar que vai nevar em Belem do Para! "É uma democracia festiva em que o cidadão se ilude achando que participa do processo, mas ele é chamado a optar entre um candidato de extrema direita (REP) e outro de direita (DEM). E as outras correntes de pensamento?" O que voce queria, um partido socialista? Lamento dizer, mas partido socialista soh vai longe em pais de analfabetos, tipo Bolivia, venezuela, o povo americano eh educado demais para cair nessa. Eles entendem muito bem que sua prosperidade depende de mercados, limitacoes no tamanho do Estado, direitos de propriedade etc. Soh gente burra para nao entender isso.

Nonato (27/05/2008 - 11:37)
Na minha opnião, os EUA são a maior pseudo-democracia do mundo e, para quem acha que o povo deve permanecer afastado do poder, conseguiram algo soberbo. É uma democracia festiva em que o cidadão se ilude achando que participa do processo, mas ele é chamado a optar entre um candidato de extrema direita (REP) e outro de direita (DEM). E as outras correntes de pensamento? Tudo bem, o americano médio normalmente não pensa, apenas assiste TV e engorda. Portanto, acho que Barak, Clinton masculino ou feminino, Bush pai ou filho, etc, é tudo mais do de sempre.

Fernando de Lima Azevedo (27/05/2008 - 11:31)
John/Juan/João/Hans Bastos: acrescente à sua lista de "figurinhas tristes", o nome de Henry Kissinger que assassinou 1 milhão e 650 mil pessoas em Bangladesh, Laos, Camboja, Timor Leste. Vamos relembrar alguns crimes do ex-secretário de Estado. Apenas alguns. Para mostrar todos, seria necessário não um livro mas uma biblioteca. Vejamos. 1 - Assassinato de 350 mil civis no Laos durante a guerra do Vietnã. 2 - Assassinato de 600 mil civis no Camboja durante a mesma guerra do Vietnã. 3 - Morte de 500 mil civis em Bangladesh e apoio ao golpe militar do general Yahya Kahn (1971). 4 - Envolvimento no assassinato do general chileno René Schneider (1970). 5 - Participação na "limpeza" étnica da ilha britânica de Diego Garcia, localizada no arquipélogo de Chagos, no Oceano Índico, quando os indígenas foram expulsos para instalação de uma base militar norte-americana (1970). 6 - Mentor de um plano para raptar e matar o jornalista Elias P. de Metracopoulos, líder da resistência grega, exilado nos EUA (1971). 7 - Apoio ao golpe militar de Augusto Pinochet no Chile (1973). 8 - Seu papel na Operação Condor (troca de informações das ditaduras do Cone Sul). 9 - Planejamento do golpe militar em Chipre, derrubando o presidente eleito Michail Makarios (1974). 10 - Apoio ao ditador Suharto na invasão da Indonésia em Timor Leste (1975), que resultou na morte de mais de 200 mil civis.

Hans Bintje (27/05/2008 - 11:29)
Fidel Castro matou a charada num artigo de 25/05/08 ( http://www.granma.cubaweb.cu/english/news/art84.html ): "Presidential candidate Obama"s speech may be formulated as follows: hunger for the nation, remittances as charitable hand-outs and visits to Cuba as propaganda for consumerism and the unsustainable way of life behind it."

Juliano Guilherme (27/05/2008 - 02:45)
Caro todos os Bastos, assim como você parece ser muitos, as FARC não é uma pessoa, é um agrupamento de pessoas. Ainda por cima pessoas de esquerda, que estão sempre discordando entre si. Certamente não são todos, há os radicais incendiários que querem botar todos os burgueses no "paredon". Mas tem aqueles que estão vendo que o caminho é tentar chegar ao poder pelo voto. Está acabando o espaço para grupos radicais na AL. Tanto de esquerda quanto de direita. Não há mais grupos de esquerda armada na maioria dos países da AL. O Sendero Luminoso foi um dos últimos. A esquerda está aos poucos se reintegrando à democracia. Nas FARC quem tem um pouco de inteligência tentará atuar na legalidade e ir na onda esquerdista que toma a AL. Era o caso do líder que foi morto na invasão ao Equador. Eles estão pedindo ajuda de governos estrangeiros, como o Brasil, a Venezuela e a França para fazer o armistício. Mas terroristas aliados de traficantes são um excelente pretexto para os EUA "protegerem" a Colômbia. PS: não leio Pasquim nenhum, o que eu lia não existe mais. Me informo na Internet e na Carta Capital

Leider Lincoln (26/05/2008 - 22:56)
Não penso que será mais do mesmo. Pode até parecer agora, quando ele deve falar o que se espera dele, o que os eleitores querem ouvir. A política é isto; mas creio que ele serpá bem melhor do que o Bush que, para o Brasil, foi melhor do que o Clinton, que tentou nos enfiar a ALCA goela abaixo...

EVANDRO COSTA (DE MANAUS) (26/05/2008 - 22:51)
Meu comentário não entrou, mas vou resumir o que escrevi anteriormente.É mais ou menos na linha seguida pela maioria, incluindo você, Azenha, que escreveu que a única diferença entre republicanos e democratas está no calibre. Também penso que entre republicanos e democratas quase não há diferença do ponto de vista ideológico. Falo isto como habitante de um país da periferia, objeto da dominação econômica e política dos EUA. O pensamento manifestado por BARAK OBAMA no tocante à América Latina, não é nada diferente do BUSH JR e daquela cambada que está com ele na Casa Branca. É a mesma cartilha. Não será surpresa para mim e não deveria ser para os outros se mãos do Império ficar mais pesada.

jose carlos lima (26/05/2008 - 21:33)
O Partido Democrata esteve no poder através de Bill Clinton e o Republicano pelas mãos de Ronald Reagan. Diferenças parecem existir sim, não sei ao certo quais foram elas. Ou será que tais diferenças tiveram mais a haver com o momento da política mundial? O governo Reagan ocorreu na época da Guerra Fria, do combate ao comunismo. Como teriam sido as coisas se nesta época fosse Cliton e não Reagan o presidente? O momento histórico é outro. O que define então a política norte-americana, a política mundial ou o partido que está no poder? Se fosse o partido o determinante,o embargo a Cuba seria derrubado, os EUA sairiam do Iraque e os governos de esquerda da América Latina teriam apoio explícito daquele país. Ocorre que, ao que tudo indica, o que determina a política dos EUA é a política mundial, o que é normal a um Império. Com isto quero dizer que são mínimas as diferenças entre os dois que deverão disputar a presidencia são mínimas. Mas tais diferenças existem sim, pelo no varejo, pesquisas com células tronco, casamento gay. Pelo menos nestes dois exemplos o Partido Republicano tem demonstrado obediência a Bento 16. Quanto a qual candidato será melhor para o Brasil, os dois candidatos devem ser a favor, por exemplo, dos subsídios à agricultura. O que nos resta então? Pelo menos os democratas no poder parecem inspirar o mundo no sentido do respeito aos direitos humanos, o que definitivamente não tem sido regra no governo republicano Bush. Será que fui claro ou blá blá blá?

Sergio Miguel Nicolau Bier (26/05/2008 - 21:24)
Amigos(as): Caso algum dos leitores do blog tenha o link para o site da FARC...se não quiser divulgar pode me passar por e-mail...sergio-bier@hotmail.com. Agradeço. PS: http://www.farcep.org esse não funciona....

Maria Izabel L. Silva (26/05/2008 - 18:54)
Mais do mesmo. Por isso estava torcendo pela Hilary. Que também é "mais do mesmo" mas é "mulé". O Obama não será um novo Kennedy nem aqui nem na China. Sabe por que? Por que os preconceitos em relação a Cuba, América Latina e Oriente Médio estão entranhados na sociedade americana a partir da Igreja e da mídia. É a mesma cantilena o tempo todo, entra governo, sai governo ... É a demonização de tudo que eles não compreendem por omissão ou por ignorancia...

waleria (26/05/2008 - 18:41)
Aqui creio não ser o lugar para falarmos de Tirofijo. Mas ele morreu de velhice. Estranho seria se, por ser das FARC, fosse imortal! hahaha! A midia colombiana, e a midia golpista daqui, são ridículas! Rirofijo, um lutador pela América, faleceu de velhice. Será lembrado com pesar, mas sua coragem permanece, e sua memória não há de passar.

Gabriel (26/05/2008 - 17:18)
O Marulanda estava com mais de 80 anos. Morreu devido à idade.

sergio (26/05/2008 - 14:22)
Pelas declarações do Baback Obama, será mais do mesmo. Vai continuar a pregar a discórdia no mundo, coisa típica e da indole americana. O que menos os americanos querem resolver no mundo é a guerra e viver em paz. Sempre com a truculência habitual e intimidação que lhes é peculiar vão pressionando os paises, que sempre encontram eco em suas elites entreguistas. A besta já declarou que a Amazônia não é dos brasileiros, ou seja, se tiver oportunidade eles tomam. Devastaram suas reservas e só aqora que se deram conta de que não se come dinheiro. Repito: ao invés de gastar centenas de bilhões de dolares em guerras, com falsos pretextos, destruindo a vida de povos pelo mundo afora, com a falsa desculpa que é para segurança deles, se utilizassem este dinheiro para plantar arvóres ao custo de US$ 10 cada, já teriam replantado dezenas de bilhões de arvóres e não teriamos que aguentar este blablabla conservacionista dos americanos e dos europeus. Devemos conservar a Amazônia, sem dúvidas, mas não devemos aceitar estas intimidações de povos que não tem moral para falar em preservação ambiental. Porque é hipocrisia que eles estejam preocupados com o planeta. Estão sim preocupados com a manutenção do alto padrão de vida deles, pois se eles tivessem como mudar de planeta em um instante não estariam nem ai para o clima, biodiversidade ...

Leider Lincoln (26/05/2008 - 14:07)
Estamos reduzindo o topete, depois de perceber que o Plano Colômbia não foi capaz de capturar um velhinho septuagenário que morreu aos 80 anos e que a Colômbia é governada por narco-governantes associados a AUC, tão ou mais odiada pelo povo _que é diferente da elitezinha racista criolla_ que as FARC. Quanto ao ingresso de capitais, duas coisas: em sua maior parte trata-se de dinheiro sujo, dos bilhões que os traficantes lavaram e lavam até hoje e segundo que; de acordo com o Valor Econômico (no qual mesmo a direita deve confiar) a Colômbia está tendo que restringir a entrada destes capitais por que eles estão fazendo com que lá o dólar valha pouco mais que fumo ruim. Aliás, essa entrada maciça de dólares é mesmo resultado do Plano Colômbia: segundo o CIA World Factbook a produção de coca cresceu 26%, desde o Plano. Assim, o que se supõe, embora nem a Colômbia nem o Valor o digam, é que a entrada massiva de dólares de que alguns se referem se deva ao aumento maciço das exportações de drogas. Já da Venezuela, além de falar que ela é apenas um pequeno produtor, a CIA diz também que lá está em curso um ativo programa de erradicação das lavouras de papoula, que na Colômbia, ao contrário, tiveram um expressivo aumento de 50% desde o "Plano", o que fez aumentar também as exportações de ópio e heroína, e obviamente, o ingresso de capitais! De toda forma, é sempre bom poder instruir alguns leitores do Viomundo.

Hans Bastos (26/05/2008 - 11:17)
Juliano: "Mas certamente ele não "limparia" país algum, porque esse linguajar é típico de racista." Concordo. Mea culpa, nao usarei mais essa linguagem. "Ao Johan Bastos gostaria de lembrar que muitos das FARC querem largar a guerrilha e entrar no jogo democrático." Isso eh uma MENTIRA. Voce tem alguma evidencia disso? Alguma vez a FARC fez algum comunicado nesse sentido? MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA. A FARC quer DESTRUIR a democracia colombiana. Eh seu objetivo expresso. "Os guerrilheiros entregam as armas, viram cidadãos na legalidade e no dia seguinte são mortos pelos para-militares, aos gritos de "morte aos comunas!"" Ou "morte aos assassinos" ou "morte aos sequestradores"! Por isso mesmo que o Uribe estah oferecendo $$ e asilo politico na Franca para os FARCs que se renderem... Juliano: Para de ler pasquim de propaganda. Nao desperdice sua inteligencia.

John Bastos (26/05/2008 - 11:12)
"Ele não é nem poderia ser um Lenine - iria para a cadeia" Nao eh que ele nao quer, nem pode ser um Lenine... Ele nunca GOSTARIA de ser um Lenine, assassino de milhoes, apodrecendo no fundo da lata de lixo da historia.

Carlos (26/05/2008 - 10:14)
Não foram o Democrata John Kennedy e seu sucessor Lyndon Johnson que mandaram os primeiros soldados norte-americanos para o Vietnã? Não foi também sob este governo que ocorreu a tentativa de derrubar Fidel Castro invadindo Cuba pela Baía dos Porcos? Não foi também com "assessoria" dos EUA-Democratas que Jango foi depôsto? Não sou tão bem informado assim como outros que aqui comentam, mas acho que tanto faz se estão no poder Democratas ou Republicanos porque eles sempre procuram o que consideram mais conveniente aos EUA. O Presidente é o Presidente, mas existe uma máquina burocrática e militar que se interpõe entre suas vontades e convicções e a concretização delas. Em todo caso, Obama parece mais propenso a perguntar antes de atirar do que os falcões republicanos. Torço mesmo é para que os Republicanos sejam apeados da Casa Branca e que um dia George W Bush seja julgado por crimes contra a humanidade. Acho esta última coisa difícil, já que até hoje ninguém diz que as bombas atômicas só foram lançadas sobre o Japão para 'assustar' a URSS com autorização presidencial. Enfim, na Segunda Guerra os EUA mataram mais gente num único segundo do que o eixo poderia sonhar em fazer, mas ninguém fala muito isso... Como também não falam nos bombardeios que devastaram cidades alemãs e mataram centenas de milhares de crianças, mulheres e velhos. Resta-nos apenas torcer para que a diplomacia das bombas 'inteligentes' seja substituída pela das palavras e negociação.

Otaciel de Oliveira Melo (26/05/2008 - 08:58)
URGENTE, URGENTE! A senadora Hillary Cliton anda esperando e pregando o assassinato do concorrente, Barack Obama. Se não acredita, leia a coluna do Argemiro Ferreira (on-line) na Tribuna da Imprensa de 26/05/2008. Se eu fosse o Barack Obama eu jamais a convidaria para ser candidata a vice na minha chapa. Essa mulher é capaz de contratar um pistoleiro pernambucano para assassinar o Barack, nos primeiros dias de seu governo, só para ter o prazer de assumir a presidência dos Estados Unidos. Não se espantem: partindo da família clinton tudo é possível. Agora, abram a coluna do grande Argemiro Ferreira. Está tudo lá.

waleria (26/05/2008 - 07:41)
Azenha e amigos. Coloquemo-nos no lugar de Obama. Ele não é nem poderia ser um Lenine - iria para a cadeia. Ele pode ser um presidente do Império - mais sensato. Mais do que isso, ele elimina as próprias chances. Não podemos esquecer que povo ele vai governar. Se ele falar bem de Fidel e Cuba, não tem um voto na Florida. Se não fizer campanha a favor de Israel contra os Palestinos, perde metade dos votos em NY. Ele precisa ter um enorme jogo de cintura, para poder GANHAR sem chocar. Depois de ganhar, não podemos esquecer, que mesmo arejando a politica do Império, ele será eleito para manter o Imperio, não para destrui-lo. Esperamos que ele o mantenha - mas que pelo menos mude a face e os métodos do Império - isso acho que ele, com muitas dificuldades, poderá começar a fazer - o que será um enorme passo no sentido de uma humanização do sistema. Como Lula faz aqui, creio que Obama poderá fazer o seu melhor dentro de estreitos limites. E merece o nosso apoio. O meu ele tem. O apoio que vem da esperança. E não esqueçam... se a midia faz fofocas mil contra Lula aqui, lá fará fofocas aos milhões contra Obama. Antes, durante e após as eleições. Não será facil para ele, não será fácil para nós mesmo com ele, se seria trágico para o mundo sem ele.

Joao Bastos (26/05/2008 - 06:14)
"h, e se você acha que o Le Monde é uma mídia ruim comparadao ao blogue do RA, de onde você deve ter tirado esse palavreado, a BBC diz a mesma coisa. Ou o REInaldinho e companhia limitada, além de melhores, mais bem informados e mais inteligentes que os colunistas e analistas do Le Monde, também são que os da BBC?" Le Monde eh um jornal serio. Le Monde Diplomatique eh um pasquim que ninguem le e eh veiculo de propaganda de uma meia duzia de comunistas frustrados em Paris, e que a intelectualia ridicula do Brasil corre para ler. Quanto a minha fonte, se voce quiser ler sobre as ENTRADAS MASSIVAS de capital na Colombia, e os esforcos de sua politica economica para LIMITAR entrada de capitais, sugiro que leia quem eh pago para informar, ex Bloomberg, Wall Street Journal ou vah ao sitio do banco central colombiano.

Everton, de Belo Horizonte (26/05/2008 - 02:15)
Acho que os dois misturados: um avanço do mesmo. Ele é um perfeito candidato norte-americano, encantando os eleitores com temas e posicionamentos estudados por estrategistas, fazendo um tipinho eleitoreiro de negro, lutador, pós-moderno, avançadinho e corajosinho. Dá uma no cavalo e outra na ferradura, bem ao estilo "show man" para influenciar os norte-americanos que não entendem nada de política, mas se identificam com os candidatos por causa dos seus discursos. Será, se eleito, mais um presidentezinho se achando o dono do mundo, dono do Iraque, da Amazônia, do México e de ser o escolhido de Deus. Enfim, mais uma merdinha!

Juliano Guilherme (26/05/2008 - 01:28)
É preciso ser ingênuo para ver no Obama um revolucionário. Nem o anti-comunista ensandecido Mister Bastos teme que sua vitória seria a esquerda no poder. Mas certamente ele não "limparia" país algum, porque esse linguajar é típico de racista. Fazer metáforas ligadas à higiene ao se referir à grupos humanos me lembra teorias de eugenia, defendidas com entusiasmo por aquele tal de Adolfo. Nada mudaria muito drasticamente nos EUA a não ser a mentalidade do eleitor americano. Seria um formidável amadurecimento da sociedade americana. Um momento histórico, pelo menos do ponto de vista simbólico. Até a pouco, estavam matando e pendurando negros em árvores, os "strange fruits". Ainda mais saindo do que de pior o "WASP" pode ofercer, Bush jr. Ao Johan Bastos gostaria de lembrar que muitos das FARC querem largar a guerrilha e entrar no jogo democrático. Mas o Uribe, e os EUA não deixam. Eles adoram os "terroristas" das FARC, como o Bush adora o AL-Quaeda. São muito úteis para ambos. Os guerrilheiros entregam as armas, viram cidadãos na legalidade e no dia seguinte são mortos pelos para-militares, aos gritos de "morte aos comunas!"

Luís Carlos P. Prudente (25/05/2008 - 22:08)
Obama é mais do mesmo, da mesma forma que não há muita diferença entre o Partido Democrata (partido do sim) e o Partido Republicano (partido do sim senhor). Com o tempo estes dois partidos foram se igualando, se tornaram irmãos siameses, tem quase as mesmas práticas e as mesmas opiniões sobre a política externa dos EUA.

Afonso de Oliveira (25/05/2008 - 21:57)
Tal candidato, assim como os demais postulantes ao cargo, não é merecedor de perspectivas democráticas confiáveis, pois seu país nada acrescenta ao jogo democrático mundial. Suas posturas à nível de políticas externas sempre se darão em benefício próprio, nunca a favor e pela compreensão das diversidades. A postura, como de Roma antiga, de senhor e patrão não mudará nunca! Tolo pensar que este ou aquele candidato se esforçará por parcerias visando um desenvolvimento mais equitativo e justo das demais nações. Nada mudará a trajetória da grande nação, independente de quem lá esteja no poder. Não nutro simpatia alguma por qualquer um deles, pois todos pertencem a uma mesmíssima estirpe de cidadãos tiranicamente dominantes. O jogo democrático não lhes apetece nem interessa. Falácia julgá-los enquanto paraíso de democracia. Democracia é muito, mas muito mais mesmo, do que eles praticam há anos e anos pelo mundo afora! Os exemplos são vários e diários. Tal candidato, por exemplo, manterá, como já noticiado, o embargo econômico criminoso à Cuba, logo cretino já se coloca. Chega de Obama's, Hilary's, e outros, pois nada efetivamente acontecerá de conteúdo justo e decente aos demais povos! Chega dessa falácia estéril! Chega de bajulações ao grande irmão do norte! Que vivam a vida deles e nos deixem em paz - como se isso possível fosse! Cuidemos de nosso desenvolvimento autosustentável e de nossas prioridades enquanto pretensa nação soberana , democrática e livre. Chega de Tio Sam!

Messias Franca de Macedo (25/05/2008 - 21:00)
"Barack Obama: um falso brilhante entre medíocres" (José Arbex Jr., em artigo publicado na revista Caros amigos) Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Ricardo Reis (25/05/2008 - 19:19)
Suponho e/ou desejo que o Obama esteja falando para o público interno visando as eleições, pois essas contradições e sandices não combinam com seu perfil dito "arejado."

O Chris Almeida - BH (25/05/2008 - 19:00)
Nunca!

João Sebastião Bar (25/05/2008 - 18:52)
Olhando a pergunta do Azenhaa e como outsider, realidade dos EUA, lembrei-me do Prof. Florestan Fernandes e a pergunta dele quando da criação do Instituto de Estudos Avançado na USP nos anos 80"s: Avançado em que? Portando, emendando uma na outra: Obama, um avanço em que? Ouvi o debate que ocorreu no IEA da USP no dia 8 de maio/08: Os desafios da política externa brasileira, com Samuel Pinheiro Guimarães, Fábio Wanderley Reis, Luiz Carlos Bresser Pereira. E a revista de Maio: Dossiê Nação / Nacionalismo. O debate começou muito bem com o Embaixador Samuel P. G., mas do meio para o final a qualidade deixou a desejar. Pode-se concordar com muitas coisas com relação às questões mundiais, mas não com a intromissão na soberania nacional. Nem 8 e nem oitenta, não ao nacionalismo racista e xenófobo do Francês Lê Pen e não ao nacionalismo imperial belicoso dos EUA. Como diz brincando o Prof. Fábio Wanderley Reis, se o imperio é inevitável, então também quero votar. E sim a um novo Nacionalismo de inclusão social no Brasil. O século XX foi palco da queda de diversos impérios, como o Inglês, Francês, Japonês, Alemão, Prussiano, Russo, e surgiram outros como EUA e agora o Chinês. Como Brasileiro, seria melhor viver num mundo com menos ameaças e mais diplomacia. A eleição de um meio Afro-branco com Hussen no nome trás elementos e oportunidades novas, mas sem grandes ilusões, o o imperio ainda vai espernear para ceder. Sds.

Otaciel de Oliveira Melo (25/05/2008 - 14:50)
Para mim, e em termos de política externa, Obama nem fede nem cheira. Agora, que eu vou tomar um porrrrrreeeee da gota serena se ele bater nas urnas o oponente republicano, isso eu vou. Explico: o PIG racista, aqui no BraZil, vai ficar muito PÊ da vida se o garoto vencer. Portanto, eu vou ter alguns segundos de orgasmo, sem precisar de mulher nem apelar para a covardia (cinco contra um). É isso aí, Azenha.

Maria Lucia (25/05/2008 - 14:07)
Calma Mr. John Bastos ! Porque toda essa ladainha,todo esse destampatório contra a minha humilde pessoa só porque me achei no direito,como cidadã brasileira, mestiça, descendente que sou de afros e índios de simpatizar com a candidatura do inteligente, simpático e gentil Obama ? Your Highness dizer que não entendo nada de nada , que não passo de uma reles apoiadora de Pol Tot ( que é isso , meu Deus?)me fez chorar a noite inteira. Mas ao acordar, havia sol, deu praia e cantei muito samba. O mundo é um moinho, meu caro, já dizia Cartola. Já pensou o quer seria do Brasil se não fosse o samba, os afros? Confessa que balançou no seu desprezo a minhas teses obamista diante dessas considerações cordiais e fraternas e que vai fazer campanha para ele junto aos seus amigos miameiros e WASP. Hasta la victoria y que Dios lo bendiga !

Leider Lincoln (25/05/2008 - 13:58)
John, me caro: * Marulanda já foi dado como morto 17 vezes. * Marulanda tinha/tem MAIS DE 80 ANOS, o que significa que se ele morreu, foi por problemas decorrentes da VELHICE, não por conta do Plano Colômbia. Logo, meu inteligente amigo, qual a correlação entre o plano colômbia e a 18ª vez que ele morreu? Pode nos explicar? * Outra coisa: o plano Colômbia, de 2.000 a 2.006, consumiu 30 bilhões de dólares; então você continua crendo que mais 2 bilhões resolverão o problema? * Sim, você continua. Diz que isso por que supostamente o povo da Colômbia odeia as FARC. * Todavia, dois ministros e 34 deputados (Até agora), mais senadores e até um irmão do presidente da Colômbia já foram cassados e presos por envolvimento com as AUC. Isso significaria para você que o povo colombiano, que odeia as FARC, AMA os paramilitares e traficantes, como os aliados, familiares e ex-ministros de Uribe? Ah, e o artigo que informa isso é d'O Globo (selo Marinho de qualidade), de 08 de abril deste ano. * Ah, e se você acha que o Le Monde é uma mídia ruim comparadao ao blogue do RA, de onde você deve ter tirado esse palavreado, a BBC diz a mesma coisa. Ou o REInaldinho e companhia limitada, além de melhores, mais bem informados e mais inteligentes que os colunistas e analistas do Le Monde, também são que os da BBC? * Ah, e já que você gosta de argumentar como Schopenhauer, recomendo "Os Dois problemas Fundamentais da Ética".

Augusto José Hoffmann (25/05/2008 - 09:43)
Obama tem se mostrado equilibrado em suas declarações. Parece não ser adepto de beligerância, é humilde e seguro. Às vêzes nos leva a lembrar o período negro de assassinatos quando políticos contrariam interesses dos grandes.Aliás, Hillary escorregou ao declarar esse temor. Torco muito para Obama vencer: será melhor para o mundo.

Luiz Prado (25/05/2008 - 07:36)
E por acaso as eleições dos EUA são limpas? Al Gore x G.W.Bush foi sujeirada. Toda vez que vejo esse furdunço na TV eu me pergunto se nessa forma de votação, os "super delegados", não dificultam a avaliação da seriedade das eleições. Será que Obama é muçulmano? Não. Acho que os sauditas são donos de 10% das empresas americanas. Essa dúvida desfoca a opnião dos eleitores e de seus maiores investidores.

Joaquim Monteiro (25/05/2008 - 05:58)
John Bastos Os EUA "limpar" o Iraque? Eles estão é sujando, de sangue.

Sonia Montenegro (25/05/2008 - 01:04)
Assisti uma entrevista com o jornalista norte-americano Jeremy Scahill, que investigou as atividades da Blackwater, uma multinacional privada de exércitos mercenários. Ele acusa os EUA pelo uso dessas forças na guerra do Iraque, cujas mortes não são computadas nas estatísticas e afirma que o Obama ou a Hilary, para poupar os soldados norte-americanos, vão aumentar o contingente desses mercenários no Iraque. Ele disse também que os EUA firmaram um contrato de US$ 15 bilhões, para atuar no combate a drogas na América Latina. A gente que se cuide!!!!

romério rômulo (25/05/2008 - 00:06)
azenha:há gente que entende ser o máximo da vida tomar coca-cola,comer um big mac,ir à disneylândia.tudo com o bipartidarismo dos eua.quem governa os eua?democratas e republicanos?os grandes grupos econômicos só assistem?ou eles financiam pra ganhar mais lá na frente?na história de todos estes grupos você vai encontrar uma ou várias tetas do estado.romério

John Bastos (24/05/2008 - 23:54)
"A política externa dos EUA não é conduzida por políticos mas pelo establishment do pentágono que simplesmente não muda. Ou seja, eles continuarão a ser a velha raposa imperialista de sempre." Alguem nao tem ideia alguma de como o mundo funciona... Politica externa NAO emana do Pentagono, alias o Pentagono segue ordens civis, e a politica externa eh atribuicao do presidente e da burocracia do Departamento do Estado. Em outras palavras, o que voce disse eh como esperar que o Ministerio da Saude decida as taxas de juros.

Luís Carlos P. Prudente (24/05/2008 - 23:48)
Não vejo muita diferença entre o Partido Democrata e o Partido Republicano. Pelo contrário, acho estes partidos muito parecidos. Um partido é do sim, o outro é do sim senhor.

Juan Bastos (24/05/2008 - 22:44)
Maria Lucia, O que voce parece nao entender eh que a politica americana para a America Latina eh feita por latino-americanos, pelos votos dos latino-americanos. Afinal, um terco da populacao de Cuba mora nos EUA e vota nas eleicoes presidenciais. E, pode parecer surpreendente ou contra-intuitivo pra voce, mas os cubanos TAMBEM deveriam tem direito aas liberdades (de ir e vir, de imprensa, de poder fucar a internet, de falar o que pensamos, de trabalhar onde nos queremos, de nao ter que se filiar a um partido politico para poder ter uma vida semi-decente etc) que nos brasileiros desfrutamos. E mais cedo ou mais tarde, vao conseguir, quando o empecilho maior aa liberdade dos cubanos bater as botas, o Coma Andante, e se juntar a Che Guevara, Marulanda, Stalin Mao, Pol Pot e outras figurinhas tristes na lata de lixo da historia.

Hugo Albuquerque (24/05/2008 - 21:56)
Mais do mesmo. As vezes eu tenho medo do que pode ser um governo Obama; Pode ser um avanço, mas pode ser exatamente o contrário, com um presidente sendo mais reacionário que os reacionário para provar que não é covarde. Com certeza não vai mexer nos gastos militares, sem isso, sinceramente não sei como vai arrumar a economia americana. Quanto a política para a Al é pedir de mais que haja um presidente capaz de entender a região, muitas vezes o autismo americanóide os leva a não entender nem mesmo a Europa...

Bernardo (24/05/2008 - 21:27)
Para o nível atual da política dos EUA ele é um avanço. O problema é que ele vai ser um avanço em questões de política interna, mas no que mais interessa a nós (a política externa) essa não vai mudar. A política externa dos EUA não é conduzida por políticos mas pelo establishment do pentágono que simplesmente não muda. Ou seja, eles continuarão a ser a velha raposa imperialista de sempre.

Bernardo (24/05/2008 - 21:27)
Para o nível atual da política dos EUA ele é um avanço. O problema é que ele vai ser um avanço em questões de política interna, mas no que mais interessa a nós (a política externa) essa não vai mudar. A política externa dos EUA não é conduzida por políticos mas pelo establishment do pentágono que simplesmente não muda. Ou seja, eles continuarão a ser a velha raposa imperialista de sempre.

Maria Lucia (24/05/2008 - 21:07)
Acho muito importante o que está acontecendo com o povo americano nessa eleição.O nível de conciência política parece estar aumentando e o entusiamo por Obama me parece algo muito positivo.Porque pela primeira vez vejo um candidato extremamente culto, informado e inteligente. E com um pensamento crítico, uma grande capacidade de liderança e argumentação. Os discursos dele oxigenam,provocam entusiasmo, despertam a esperança de seu povo. Essas bobeiras que ele andou dizendo sobre Chávez,Cuba etc são coisas de político que não é bobo. No processo, se houver realmente