Pitágoras (09/07/2008 - 14:02)
Mais um recorde vergonhoso para o Brasil, campeão incontestável na olimpíada da infâmia.
Seremos, se é que algum dia chegaremos lá, o último país no mundo civilizado a fazer a reforma agrária de verdade, isso num país com a absurda quantidade de terras de que dispomos.
O MST é o único movimento social organizado, lutando por princípios e não por interesses, e de importância neste país. É reconhecido atravès do mundo com a relevância que merece.
Mas como não temos o hábito de reconhecer o que temos de sério e nos omitirmos em relação às maiores injustiças e infâmias, continuamos a nos "dovertir" com o Big Brother, etc.
Robson Moreno (16/02/2008 - 02:03)
Azenha, sou totalmente a favor! Entretanto, tenho ressalvas ao MP de SP. Foi uma conquista da sociedade consagrada pela Consituição de 1988 o papel que essa entidade passsou a desmpenhar. Mas, tenho visto posturas estrannhas e temo que esse processo não vá para frente. Bom dentre vários exemplos, há um que me chamou mais a atenção foi o fato de uma procuradora ter arquivado uma denuncia que envolvia os problemas acarretados pela famigerada linha "4" do metrô, antes do fatídico dia em que a tal cratera se abriu (Lembram-se dela?). Bom, solução para isso seria que nossos amigos, blogueros de MG, RJ, PB, Al, façam o mesmo. Abs.
Jorge Nunes - jgnunes@gmail.com (15/02/2008 - 12:14)
Os cartões são "boi de piranha" o que ninguém está olhando com atenção é a fusão da Brasil Telecom com a Oi.
(15/02/2008 - 08:56)
Gostei da Cantanhêde. Ela finalmente rasgou a fantasia, mandou o pudor pras cucuias e caiu na farra: "Serra, considerado o candidato mais consistente da oposição, enfrenta desde já sérios obstáculos, que começam em São Paulo, chegam a Minas e alastram-se para outras regiões do país". Serra é o "mais consistente", segundo a colunista-terrorista -- aquela que espalhou o terror da falsa epidemia de febre amarela. É assim que eu gosto: que as coisas sejam às claras. A musa do Aedes já escancarou o voto. Ela vai com o "m
Ricardo Farias (15/02/2008 - 02:25)
Estou de inteiro acordo, não é possível que essa mídia irresponsável continue agindo impunemente. Como diz o PHA, se continuar assim o PIG derruba o governo Lula.
Celso dos Santos (14/02/2008 - 23:16)
Inocentes, as duas coisas em que menos confio justiça e imprensa. Os dois carregam o sangue de muitos inocentes na mão. Alguém me arranja um bom Rifle um Fuzil uma pistola e uma lista, AH AH AH AH AH AH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Teresa B. (14/02/2008 - 21:58)
Leiam o Blog de PHA convocando Lula a reagir. Faz uma analise perfeita da situação. Com a abertura da CPI a tendencia é a midia e a oposição acuarem Lula como na CPI do mensalão. O objetivo será o impeachment. para derrubar Lula eles estão dispostos até a abrir a caixa d epandora de FHC. E expor seus podres. FHC hoje já é execrado pela maioria do povo brasileiro. Morreu politicamente. FHC tem muito pouco a perder.Arthur Virgilio é porta-voz de FHC. Estão até com o mesmo corte de cabelo. Lula tem TUDO a perder. Inclusive sua reputação politica. Assim como em 1994 com Collor vão atacar a familia de Lula. E é quase impossivel não encontrar uma mancha que seja, que será usado como motivo para derrubá-lo. O PT e Lula não entenderam que a eles não seria dado o direito de errar. Cometeram erros crassos várias, dando motivo para o PIG cair em cima. Por representar pela primeira vez o povo no poder., Lula teria que ser como a mulher de César, não só aparentar, mas ser honesta. Os pevertidos que há 500 anos sugam as riquezas deste país nãoa dmite deslize do povo.
jose carlos lima (14/02/2008 - 21:45)
muito bomo texto, parabéns,
lendo me lembrei o tempo todo de Cora, não a Ronai mas a Coralina, esta sim, a Cora que fez uma bela poesia em defesa das prostitutas.]
quanto a Ronai, a vejo todos os dias quanto ando pelos centro da cidade: no seu carrão importado comprado por causa do sucesso da economia no governo Lula.
Incrível como são malas nossos milionários que o governo Lula gerou. Deu até na Veja: este País gerou quase 200 mil milionários, acho que apenas em um ano, posso tá enganado. Só sei que, para ser manchete na Veja, tem muita gente ficando milionário por causa do governo Lula. Os ricos ficando mais ricos. Os pobres entrando na classe média, tendo direito a ter uma televisão, uma geladeira. Isto, ter uma televisão, vestir uma roupinha melhor, deve ser crime para a Cora, não a Coralina mas Ronai...
esta Ronai é uma picareta por excelência: no seu carrão comprado por causa do sucesso do governo Lula. A vagabunda cuspindo no prato que comeu.
(comentário ao texto de Miguel do Rosário, www.oleododiabo.blogspot.com sobre a jornalistas Cora Rónai)
Paulo Fagundes (14/02/2008 - 20:07)
Apoio integralmente e louvo a ação do MSM. A Eliane Tucanhêde, da Falha de S.Paulo(é falha mesmo!),e os demais membros do PIG não podem ficar impunes, pela verdadeira comoção nacional que falsamente causaram, senão no futuro, esses irresponsáveis praticarão crimes ainda maiores contra o povo brasileiro.
ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA!!!
Maria Izabel L. Silva (14/02/2008 - 19:36)
SIM. Totalmente correta. Porém o Eduardo Guimarães/MSM também precisa se unir à batalha do Nassif contra a revista VEJA e seus jagunços. É uma guerra justa. Nós ainda vamos derrotar aqueles gangsteres fedorentos...
Luciano Baía Meneghite (14/02/2008 - 18:59)
Essa imprensa golpista precisa ser punida urgentemente.Enquanto o governo temer reagir contra ela,todos continuaremos vítimas da desinformação.
Jose Carlos Dias (14/02/2008 - 18:20)
Totalmente a favor. Vamos acabar com esse festival de mentiras.
auricelio - sobral/ce (14/02/2008 - 16:42)
completamente a favor..
Conceição Lemes (14/02/2008 - 16:15)
Azenha, mandei uma mensagem pro seu e-mail. Por favor, leia e ma responda rápido. É urgente. Abs
Tatiana (14/02/2008 - 15:27)
Absolutamente a favor!
Mauro Fernandes (14/02/2008 - 14:30)
Sou totalmente a favor. Excelente iniciativa do MSM.
Alexandre Protásio (14/02/2008 - 13:02)
Apoiado!! Alguém ou alguma entidade precisa colocar um limite ao uso da mídia para fazer ataques ao Governo, que se repetem sem que seus executores parem para medir as consequências. Abraços.
miguel grazziotin (14/02/2008 - 08:53)
Açao correta, mas sinceramente, o dia que o nosso facis-judiciario ir contra o interesse capital....
helio araujo (14/02/2008 - 06:49)
A FAVOR!!!!!!!!!!!!!!
Marcelo (14/02/2008 - 02:31)
Sou completamente a favor dessa iniciativa para que a grande mídia que domina o Brasil, e que muitas das vezes defende interesses escusos, seja penalizada pelo o alarde feito na questão da epidemia de febre amarela, epidemia essa que não existiu. Claro que a liberdade de imprensa e expessão são importantíssimas para a construção de uma sociedade demócratica. Mas já é hora de os meios de comunicação serem responsabilizados pelos crimes que cometem contra a população e pararem de se esconder irresponsavelmente atás desses direitos.
Ivan Moraes (14/02/2008 - 01:30)
Definitivamente correta a decisao. Estou chateado por nao poder fazer nada, nao moro la.
Júlio César Montenegro (13/02/2008 - 22:52)
A favor totalmente. Mas ficarei surpreso se a justiça fizer JUSTIÇA contra a mídia cúmplice dos pavões que querem se exibir mellando o metalúrgico nordestino e reentronizando o colega pavão da afundação milionária.
Russo Salvatore (13/02/2008 - 22:28)
Apóio incondicionalmente. Se for para assinar algum documento, estou pronto.
Hilda Lima (13/02/2008 - 22:15)
Acho a decisão correta e espero que esta seja apenas a primeira ação contra os desmandos da mídia que, há tempos, afronta o bom senso do cidadão com um pseudo-jornalismo partidário e desonesto.
Carlos Henrique Simões da Costa (13/02/2008 - 21:48)
Corretíssima. A estrutura midiática nesse país é, há muito tempo, uma Ditadura Eletrônica, afinal 13 famílias controlam todos os meios de comunicação (como você bem sabe, Azenha), sendo que apenas 6 dominam as TV's Abertas, meio que ralmente atinge a grande maioria da população. Pois bem, essa oligarquia decide o que devemos ou não saber dos problemas nacionais e, do que saberemos, como nos será contado. Ainda decide a "pauta", o que vai ser discutido no Brasil, fazendo todo esse jogo manipulatório de acordo com os seus interesses e ideologia, transformando a sua visão de mundo, a visão neo-liberal; criadora de um modelo que beneficia 0,5% da população, relegando milhões à miséria; num dogma que trnasmite como sendo a única leitura da realidade. E, nessa postura, com a ajuda histérica de um séquito de jornalistas descerebados, ávidos em defender um modelo que beneficia apenas os seus patrões, age como um grupo terrorista contra o Governo Lula e todas as forças populares, movimentos sociais, sindicatos, sociedade civil, tentando destruir os projetos que essas organizações defendem, baseados numa visão de mundo mais solidária, justa, igualitária. Nesse caso da febre amarela, e em tantos outros, a atitude da Ditadura Midiática foi criminosa, irresponsável, cínica, tudo para conseguir sabotar o Governo, contra o qual mantém uma postura histérica, agressiva, sórdida. Temos que democratizar o acesso à informação neste país, condição indispensável para a criação de uma Nação democrática
Hugo Hermida (13/02/2008 - 21:16)
É isso aí. Já que não existe procrador da república com coragem para denunciar repórteres sem vergonhas e meios de comunicação mentirosos, o jeito é o MSM assumir o posto e mandar bala
Luciano Lacerda Leite (13/02/2008 - 20:56)
Totalmente de acordo. Vão em frente.
maria tereza (13/02/2008 - 20:43)
Isso é papel do Ministério Público e do governo mais já que nenhum dos 2 se tomou providências parabéns MSM. Temos que lutar pois mídia está cada vez mais PIG.
Francine (13/02/2008 - 20:34)
Totalmente correta, apoiarei, assinarei, manifestarei, farei o que for preciso para prevalecer o direito a verdade.
Fabio Passos (13/02/2008 - 20:20)
A decisão de denúnciar a mídia ao MP é corretíssima. Uma bela iniciativa do MSM. Temos de acompanhar, porque o besteirol irresponsável promovido por estes meios de comunicação, colocou em risco a saúde da população. Há muito estes irresponsáveis passaram dos limites. É preciso sim que a sociedade se organize e se manifeste. Coragem!
ilo (13/02/2008 - 19:50)
A medida é correta e deve ser implementada, alerto, entretanto, que o Ministério Público e o Poder Judiciário brasileiros estão impregnados pelo pensamento conservador da classe média e da elitizinha sanguessuga que compõem seus quadros.
Marcos Simões (13/02/2008 - 19:41)
No Brasil, talvez em razão da cultura lapidada na prejudicial ditadura de 64 a 1985, muitas coisas só funcionam se houver pressão. (A geração atual não foi habituada a pressionar nada). Isso não quer dizer que poderosos e endinheirados tenham dificuldades em resolver pendengas judiciárias. Para essa minoria, a justiça sempre funcionou "bem".
O governo Lula quebrou uma série de tabus. As CPIs contra si fiscalizaram tudo, a PRF trabalhou (e trabalha) como nunca se viu no país. Assim, apareceu uma figura jurídica que quase não se falava: o HC preventivo. Foi um festival de Habeas Corpus para deus e o mundo dos que detêm poder ou abastados. A PRF prendeu mais de seis mil pessoas nos últimos cinco anos envolvidas em crimes (que deveriam ser qualificados como hediondos porque a grande maioria dilapida o erário), mas ninguém está preso. Todos (ou quase) conseguiram os tais HCs. Um outro fato que não se via ou se ouvia, mas aconteceu bastante durante o período das CPIs do "fim do mundo" alardeado pela imprensona ou nas prisões efetuadas pela PRF, foi o acesso fácil de advogados ao STF e a celeridade deste. Um pedido de HC era (e é) feito pela manhã; à tarde o documento estava na mão do advogado. Não é uma beleza!
Mas e a imensa maioria dos brasileiros PPPs? Como a justiça os vê?
Homens e mulheres, mesmo que inocentes, apodrecem nas cadeias imundas e desumanas. Outros com o tempo de condenação vencido, ou seja, pagaram o que "deviam" à justiça, mas permanecem preso. Há um caso, recentíssimo, em São Paulo de um homem que furtou uma "barriquinha" de pinga - ao custo de R$ 1,50 - que está preso há sete meses. Um canal de televisão (do PIG) fez a reportagem. O homem está prestes a ser solto porque existe a pressão sobre a justiça. O repórter queria saber o que a justiça tem a dizer. Mas a juíza diz que não dará entrevista. Entrevista? Prestação de contas do serviço público que realiza.
Escrevi tudo isto para afirmar que sem PRESSÃO POPULAR a democracia não será construída nem todos serão iguais perante a lei. Portanto, sou a favor de recorrer à justiça quando crimes praticados por poderosos ameaçar a estabilidade e a paz do Brasil. Essa campanha asquerosa praticada pela imprensa, porta voz dos auto-proclamados donos do Brasil, esconde um outro crime pior contra o Brasil e o poder (executivo) legitimamente constituído: um Golpe de Estado.
Deve-se, sim, neste caso e em outros possam vir, ingressar com ações na justiça contra os criminosos do PIG e cobrar a celeridade dos resultados dessa mesma justiça. Tem-se que ficar atento aos trãmites das ações no judiciário. O MSM é uma entidade estruturada, formal e legal com pesoas que poderiam fazer esse acompanhamento e noticiá-lo aos blogues (e porque não na imprensa alternativa impressa também; não são caros panfletos informativos). Falta-nos um meio de maior abrangência. Uma rádio ou uma emissora de TV. A TV Brasil será que poderia suprir essa falta? Com a palavra, os espacilistas.
Glauco França (13/02/2008 - 18:34)
A favor!!!
angelus da silva (13/02/2008 - 18:01)
Apoio a medida. Só James Bond tem licença para matar.
Conceição Oliveira (13/02/2008 - 17:44)
Corretíssima e necessária e deve contar com apoio da sociedade civil. Se desejarem, divulguem que fazemos campanha juntos, isso deu certo no caso do JÔ e dos penteados angolanos (sic)como já comentei dias atrás.
**********
Azenha, aproveitando a questão sobre a responsabilidade da imprensa, sei que vc esteve no Haiti (lembra que já te falei que usei sua matéria do PIB da esperança haitiana em minha coleção didática de história em uma proposta de projeto de pesquisa a partir da sua matéria), pois bem, hoje no blog de outro amigo historiador e autor mineiro topei com um link sobre o Haiti e a fome (segundo o Pravda para não morrer de fome os haitianos estão fazendo bolo de lama, vc tem como checar a veracidade dessas informações com suas fontes (uma das fotografias parece mesmo baldes de lama).
Obrigada.
Segue o link para elas: http://port.pravda.ru/photo/report/mud_cookies-1656
Segundo o Pravda, reproduzido no blog boletim mineiro de história, no Haiti boa parte da população está se alimentando de bolos feitos com sal, vegetais e lama. É uma foto-reportagem com 10 fotografias.
Dulce Leão (13/02/2008 - 17:41)
AZENHA...OLHA QUE PÉROLA.
--------
TV Globo é condenada por divulgar homônimo em lista relacionada ao mensalão
Redação Portal IMPRENSA
A TV Globo e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foram condenados a pagar R$ 100 mil de indenização por relacionar, indevidamente, o nome do assessor parlamentar Luiz Carlos da Silva ao mensalão. A condenação foi imposta pelo juiz da 4ª Vara Cível de Brasília, Robson Barbosa de Azevedo, e pode haver recurso por parte dos acusados.
O autor do pedido teve seu nome divulgado pela Globo na lista de pessoas que estiveram na agência do Banco Rural, onde foram feitos os saques de mesadas pagas a deputados pelo empresário Marcos Valério. A lista foi encaminhada à emissora pelo deputado dos Democratas.
Luiz Carlos da Silva afirmou que, segundo a reportagem veiculada pela TV Globo no dia 15 de julho de 2005, a lista de nomes de pessoas que compareceram à agência bancária foi elaborada pelo deputado federal Rodrigo Maia, integrante da CPI do Mensalão.
Além disso, Silva afirmou que a divulgação de seu nome e de sua qualificação lhe causou vexame e mal-estar porque o fato não é verdadeiro, já que descobriu que se trata de outra pessoa, um homônimo que nunca exerceu cargo de assessor parlamentar, como era o seu caso.
Assim, sustentou que a reportagem exorbitou os princípios da liberdade de imprensa, pois não houve cautela diante da dimensão da notícia, que atentou contra seus direitos de cidadão.
Entretanto, a TV Globo afirmou que utilizou fatos verdadeiros, com informações e acusações de terceiros, sem qualquer manifestação de opinião. Além disso, declarou que se limitou a narrar os fatos sem ofensas e que o autor da ação era o assessor parlamentar que esteve na agência bancária, conforme indicação da CPI do Mensalão.
Dessa forma, a emissora carioca acredita que haja uma impossibilidade de pedido de indenização, pois o nome do autor foi citado por alguns segundos, sem qualquer insinuação nem utilização de sua imagem, além da notícia ter sido publicada com a motivação do interesse público, com amparo na Lei de Imprensa e no direito constitucional à informação e à liberdade de imprensa.
Já o deputado federal alegou que a lista divulgada consistia em nomes de pessoas que compareceram à agência do Banco Rural do Brasília Shopping, que constavam do rol de funcionários e ex-funcionários da Câmara dos Deputados. Além disso, Maia declarou que preveniu a TV Globo de que os dados das listagens eram preliminares e avisou sobre possíveis ocorrências de homônimos.
Para o juiz, o modo como a notícia foi divulgada, vinculando a lista de nomes ao escândalo do mensalão, foi tendencioso, induzindo ao entendimento de que todas as pessoas citadas estavam envolvidas com o noticiado esquema de corrupção, apesar de ter-se ressaltado que Luiz Carlos da Silva não efetuou saques na data em que compareceu à agência.
"Nesses termos, ainda que aplicável a Lei de Imprensa, não se pode olvidar o fato de que o interesse público e o direito à informação não podem subsidiar informações inverídicas e tendenciosas", afirmou o juiz. Para ele, se não houve saques pelo autor, a divulgação de seu nome foi precipitada e desnecessária.
Assim, a TV Globo está obrigada também a divulgar o inteiro teor desta sentença nos mesmos programas nos quais foi publicada a lista que originou o dano moral, no prazo de 60 dias, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da ordem judicial.
Fábio José de Mello (13/02/2008 - 17:08)
Sim, a decisão é correta. E necessária.
flora (13/02/2008 - 16:08)
Acho correto, já que o Ministério Público não tomou essa iniciativa. Afinal, a mídia está agindo como um cartel, e pelo menos nesse caso, com consequências dramáticas, com morte e prejuízo de quem precisa realmente se vacinar, sem contar um muito possível interesse de laboratórios privados em produzir e vender a vacina para o governo.
Hugo Albuquerque (13/02/2008 - 15:30)
É óbvio que é uma medida correta. Existe uma coisinha chamada ÉTICA que os meios de comunicação brasileiros têm esquecido que existe, mas, por incrível que pareça, é imprescindível para que se faça jornalismo. Criar um clima de alarmismo em relação a uma doença é uma coisa muito séria e quem fez tem de arcar com as consequências.
Sergio Telles - http://stelles.blogspot.com (13/02/2008 - 15:06)
Resposta para o Flávio de Brasília. DF é área de risco da febre amarela. Todos seus habitantes devem ser vacinados a cada dez anos, preventivamente, pois podem acidentalmente se contaminar caso tenham contato com meio rural. É uma idéia estranha pelo fato de Brasília ser essencialmente urbana e a febre amarela ser uma endemia no meio rural, mas a vacinação é preventiva. O governo federal e distrital fez o certo aonde deve ser feito. Aqui no Rio ou em São Paulo não faz o MENOR SENTIDO alguém se vacinar por conta de febre amarela (exceto se viajar para algum lugar que haja endemia da doença, como no Centro-Oeste, inclusive Brasília).
Carlos Eduardo Motta (13/02/2008 - 15:01)
Azenha, o Carlos H.Cony, na Folha, escreveu sobre esse barulhão dos cartões corporativos, e faz uma comparação com o "boi de piranha", jogado para morrer enquanto a boiada atravessa o rio, a salvo. Nos leva a acreditar que há algo muito mais sério por trás disso. O que será?
Flavio (13/02/2008 - 14:41)
Alguém desse site chegou a ver a "papelaria" feita pelo Ministério da Saúde para divulgação em Brasília e região?
Sem ler Correio Braziliense fui bobardeado por cartazes, papeletas e faixas alertando sobre a área de risco. Alarmismo? Pode ter ocorrido da imprensa. Mas aqui em Brasília o GOVERNO FEDERAL E DISTRITAL fizeram isso, também.
Alguém vai reclamar com eles? Seria justo, não?
Jose de Almeida Bispo (13/02/2008 - 14:33)
É a única forma de salvar a mídia grande da quebradeira geral motivada pelo azedume de seus controladores. É (como se fosse)o Estado intervindo no Mercado para salvá-lo da ganância desmemsurada e seus deletérios efeitos no próprio mercado. Apoio total.
Rodrigo (13/02/2008 - 14:19)
Sou inteiramente a favor. Graças a profissionais como você, o Nassif, o Gaspari, o P H Amorim a imprensa oficial está sendo desmantelada e desmascarada aos poucos. Demora, mas cai. Parabéns pela iniciativa!
Miron (13/02/2008 - 14:05)
CORRETISSIMA, JUSTA E CORAJOSA. Não podemos ficar de braços cruzados para mais esta carnifica do PIG contra o povo. Parabéns, Edurado, tem meu apio irrestrito. Acho que ações como estas também deveriam ser tomadas pelo governo Lula. Enquanto ele amacia, o PIG/PSDB/DEMos cresce e tudo pode acontecer, o apetite de poder deles é insáciavel, o preconceito idem.
Cléber Sérgio de Seixas (13/02/2008 - 13:44)
Estou plenamente de acordo, visto que já está passando da hora de coibir os abusos e desmandos da mídia golpista (vulgo PIG, segundo Paulo Henrique Amorim). O MSM está se convertendo num dos cainais mais importantes daqueles que não têm como expressar suas opiniões. Da-lhe,MSM!
ana (13/02/2008 - 13:12)
Interessante artigo da revista dos Tribunais: "O caminho para a renovação ética na mídia passa por uma saudável reação do universo dos destinatários da notícia. A cada desmando ético o utente deverá se manifestar, fazendo chegar ao órgão o seu inconformismo. A interação é hoje plenamente possível. Mediante utilização de telefone, e-mail ou fac-símile, o cidadão tem condições de externar de imediato o seu ponto de vista sobre o tema veiculado. Não se espere a conversão ética espontânea. Os comunicadores têm visão muito heterogênea do que seja ética. Na busca da notícia, acreditam-se legitimados a atropelar quaisquer outros interesses. Fazem leitura muito pessoal do direito à informação, priorizando-o em relação ao direito à intimidade ou à privacidade.%u201D (Juiz de Direito José Renato Nalini, ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais 1998).
Virgilio (13/02/2008 - 13:03)
Os blogs já têm cumprido uma função importantíssima ao oferecerem uma outra perspectiva sobre os fatos, diferente da mídia hegemônica. Considero excelente, no entanto, a idéia do MSM de atuar neste outro nível, jurídico, de forma a exigir maior responsabilidade por parte desta imprensa tendenciosa e partidarizada que bem conhecemos. O MSM pode ser este instrumento e deve ser usado em todas as situações em que houver segurança da transgressão por parte de jornalistas. É bem verdade que temos que esperar o contra-ataque. Hoje o UOL já divulgou uma avaliação dos Repórteres sem Fronteira de que a situação de liberdade de imprensa no Brasil apresenta problemas e ameaças! Inacreditável, mas fala das pressões do PT e do governo além da morte de um jornalista.
ana (13/02/2008 - 13:00)
Corretissimo. Alías o MP já deveria ter agido sem a necxessidade de representação do MSM. Assim determina a Constituição Federal. O MP tem como uma de sua competencia a defesa dos interesses da sociedade. O problema é que o MP so se lembra de exercer com esmero uma de sua funções constitucionais: DENUNCIAR POBRE.
Diego Pereira (13/02/2008 - 12:55)
Já passou da hora de alguém ou algum movimento tomar uma atitude contra essa mídia que mais desinforma do que informa a população.
Soldadonofront.blogspot.com (13/02/2008 - 12:18)
!! @V@NTE MSM !!
graciliano (13/02/2008 - 11:42)
Já que não existe um Conselho nacional dos Jornalistas, que seria uma instância importante, e já que se trata de crime (criar pânico na população usando falsas informações, para mim, é terrorismo: é como gritar fogo! num cinema lotado que só tem uma saída de emergência) o caminho é mesmo o Ministério Público. Enquanto algum jornalista não for ao banco dos réus por usar criminosamente a profissão, a mídia não vai se corrigir.
José Ruggeri Filho (13/02/2008 - 11:38)
Infelizmente, sou favoravel. Porque, a midía tem que ser neutra. Atualmente é muitissimo partidária. Precisamos dar um basta. Os politicos desonesto, corrupto passando por bom. Transparência, se é uma concessão queremos a verdade cristalina.
Izabel Ap. (13/02/2008 - 11:27)
Sim, manda vê que eu dou todo apoio. A mídia tem que aprender a respeitar a população e fazer o serviço honesto sem partidarização, porque a mídia hoje virou PIG.
Stanley Burburinho (13/02/2008 - 11:24)
Acho boa a idéia. Aliás, fui um dos que ventilaram essa possibilidade.
Agora, penso que não se deve entrar com o processo somente em São Paulo onde a maior parte dos magistrados foi aparelhada pelo PSDB em todos esses anos que está no poder e quase todo o judiciário paulista é da Opus Dei (ver texto do Altamiro que o Azenha publicou) e é aliado ou teme a Folha de São Paulo, Veja, Globo, Estadão, etc.
A Editora Abril tem um sócio que é da Opus Dei (Cisneiros que liderou o golpe contra o Chávez em 2002) e um dos donos da Globo é da Opus Dei. Acredito que se deverá entrar com o processo em outros estados além de São Paulo que é o centro do PIG.
Temos que levar em consideração que as matérias do PIG têm alcance nacional e afetou muita gente além da população paulista.
Paulo Nolasco de Andrade (13/02/2008 - 11:07)
Já estava na hora de alguém tentar colocar esses falsos jornalistas em seus devidos lugares, o MSM tem todo meu mesmo insignificante apoio, nesta empreitada.
Os intocáveis da mídia já causaram danos demais à sociedade.
Rosan de Sousa Amaral (13/02/2008 - 10:51)
SOU FAVORÁVEL. O ato de expor versão no lugar do fato compromete os meios de comunicação social, podendo levar as pessoas ao pânico. Nota-se que até uma enfermeira tomou a vacina quanto o caso dela não precisava (não reside em área de risco, não iria viajar para área de floresta) e era contra-indicado (portadora da doença "lupus"). A causa foi um princípio de pânico despertado por jornalistas que "prescreveram" a vacinação geral da população como prevenção, sem as advertências e esclarecimentos que já haviam sido prestadas pelas autoridades da saúde. O problema é a omissão das instituições. O MP já deveria ter proposto medidas contra alguns notórios jornalistas.
Marcos Augusto (13/02/2008 - 10:44)
Totalmente a favor. Chegou a hora de combatermos a irresponsabilidade do PIG
Luís Henrique Ribeiro (13/02/2008 - 10:38)
Perfeita. Possivelmente o Ministério Público, que é uma importante instituição, mas que tem membros que se acham donos da verdade, não vai tomar nenhuma providência. Torço para que a representação "caia" na mão de um promotor decente. Mas de qualquer forma, independentemente do que vai ocorrer, a iniciativa demonstrará que a sociedade não está alheia aos desmandos, manipulações e crimes perpetrados pelo PIG.
Marcelo Cougo de Sá (13/02/2008 - 10:31)
Será um momento importante pro nosso país. Se querem agir como poder da nação a imprensa deve responder por seus atos. Investigação já!!!
Antonio Lyra Filho (13/02/2008 - 10:27)
Sou a favor e estarei disposto a participar de qualquer movimento para acabarmos com esta mídia imparcial. O que fez Eliane Catanhêde, um veículo´serio da já teria demitido. Pena que ela siga a linha editorial do jornal.
Samuel Alves (13/02/2008 - 10:16)
Achei perfeita a ideia do MSM, em abrir processo contra a midia devido a mesma ter criado na midia a inlusão que teriamos uma epidemia de febre amarela.
Principalmente se este processo for contra o Jornal Folha
Valdir Dala Marta (13/02/2008 - 10:07)
Sou totalmente a favor. Os Ministérios Públicos devem provar aos cidadãos que não são reféns do PIG e/ou dos irmãos siameses DEMO/PSDB.
J.Ribamar (13/02/2008 - 09:53)
Sou totalmente a favor! Quem sabe se com ações populares como essa os barões da mídia brasileira comecem a ter e cobrar mais responsabilidade nas noticias que veiculam!
José Tavares (13/02/2008 - 09:45)
Não há como repreender qqer iniciativa q parta das pessoas e conteste o status quo. O sistema sempre precisa de um safanão para funcionar direito. Só não podemos esquecer q a imprensa não é raiz de todo o mal no Brasil, e dar nossos safanões no governo também. Culpar a imprensa por tudo é conveniente se você pertence à ala governista, mas de prático não melhora nada.
Alceu (13/02/2008 - 09:41)
Demorou!!!
O M.S.M. tem exatamente essa função e tem meu total apoio. Minha mãe mora em uma região considerada de risco e segundo ela, foi impressionante o acontecido por ocasião da "epidemia de febre amarela". Vejam só um relato dela: "Tinha gente que saia de um posto de vacinação e entrava em outro, somente para garantir a imunidade". Aí fica a pergunta: O que é isso que a grande mídia fez? Não é terrorismo?
Fábio Linhares (13/02/2008 - 09:32)
É correto e legítimo. A sociedade precisa avançar, dar passos mais largos e consolidar de vez a democracia. Além dos meios de comunicação e jornalistas, o Poder Judiciário também precisa ser mais cobrado por nós brasileiros.
francisco antonio de lima (13/02/2008 - 09:24)
concordo plenamente, o que a midia fez é criminoso.
nancy lima (13/02/2008 - 09:22)
já queremos votar somos 5 aqui nesta bagunça que chamamos de pensão da milu,o Edu é um cara sério e respeitado aqui!
fred (13/02/2008 - 09:16)
Apoiado!
Torquato (13/02/2008 - 09:13)
Correta!!!!
Josival (13/02/2008 - 09:08)
Além de correta, todos os que fizeram alarmismo deveriam tomar dose dupla da vacina contra o mal que disseminam.
Dulce Leão (13/02/2008 - 08:57)
Azenha, sou inteiramente a favor. Alguém tem que responder civil e criminalmente por dissiminar pânico, em milhões de pessoas, levando algumas ao hospital (por dupla vacinação) e outras à morte. (já existe um óbito comprovado, e mais de trinta (sob suspeita) na espera de comprovações laboratorias.) Alguém tem que ser responsabilizado, na mídia, de preferência a "Dra. Eliane "Cascateira", já que não levou em conta as determinações do Ministério da Saúde.
Antonio Morais (13/02/2008 - 08:54)
Acho que a decisão é correta e necessária.Acho também que outras organizações, principalmente as ligadas à imprensa, deveriam fazer o mesmo.
Pedro Miranda (13/02/2008 - 08:38)
sem a menor sombra de dúvidas que sou favorável.E parabenizo essa iniciativa pois assim mostraremos que a sociedade poderá reagir aos abusos do PIG.
Abraços, Pedro Miranda
fabiana, de muito muito longe (13/02/2008 - 08:32)
sou totalmente a favor!!!
antes era a epidemia, agora os cartoes. por acaso a "epidemia" acabou de um dia pro outro? o assunto deu o que tinha que dar e agora inventaram os cartoes?
Leider Lincoln (13/02/2008 - 07:29)
Não apenas cconcordo, como estou me filiando ao Movimento. Como a mídia brasileira se mostra refratária a pluralidade e a transparência, a única coisa que nos resta é exigir, mesmo que na Justiça, RESPONSABILIDADE. Os jornalões, a TV, as revistas, enfim, o PIG, quer mentir? Minta. Quer manipular? Manipule. Mas brincar com a vida humana é intolerável e ela deve pagar por isto. Acho, inclusive, que é hora de criarmos nosso próprio "Cansei", só que sem a chancela da embaixada dos EUA. Talvez seja a hora do REAGIR. E Azenha, te agradeço, pois foi seu blogue foi a minha porta de entrada neste novo mundo de informação, mais correto e transarente.
Roberto F (13/02/2008 - 03:33)
Acho a decisão correta. Serve para lembrar que a imprensa possui responsabilidades e neste caso muitos agiram irresponsavelmente. Não podemos obrigar a imprensa privada a agir única e exclusivamente em busca do bem e interesse público mas devemos zelar para que os interesses privados, neste caso vender jornal, pelo menos não ameace a segurança e saúde pública.
É corretísimo o importante é incentivar outros movimentos a agirem como o MSM e ai poder calar a mídia golpista ou pelo menos intimidá-la.
Antonio
Serrinha-Ba