Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

Sobre o site

Conheça um pouco da história do Viomundo.

Leia!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Blog Utilidades

O IMPACTO DAS ELEIÇÕES

Atualizado e Publicado em 05 de outubro de 2008 às 15:24

Dizem que toda política é local e, portanto, que as eleições municipais terão impacto reduzido em 2010. Será?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
agostinho (08/10/2008 - 15:47)
O pais tem grosso modo,5500 municipios. Dois mil deles
nao tem orçamento pra nada, sem o governo federal: tiveram sua "autonomia" so pra dar asas a caciques locais.que Autonomia, não??
Para mim estas urnas municipais sao importantes p/eleiçao
de nivel estadual em 2010, governador e deps.estaduais.
P/o federal elas facilitam alianças nos colegios maiores, de fato. Porque a capilaridade no sistema brasileiro não é tão forte para condicionar escolhas de nomes e direcionar votos. Outros fatores fazem isso.

rafael borges (08/10/2008 - 12:24)
Querem antever alguns aspectos importantes da ovimentação partidária em 2010? Acompanhem o embate no 2º turno de Salvador! Da disputa entre o candidato do ministro Geddel (que provavelmente será apoiado pelo DEM de ACM Neto) e o candidato do PT poderá emergir indícios do comportamento do PMDB nacional nos próximos dois anos!

rafael borges (08/10/2008 - 12:24)
Querem antever alguns aspectos importantes da ovimentação partidária em 2010? Acompanhem o embate no 2º turno de Salvador! Da disputa entre o candidato do ministro Geddel (que provavelmente será apoiado pelo DEM de ACM Neto) e o candidato do PT poderá emergir indícios do comportamento do PMDB nacional nos próximos dois anos!

Everton, de Belo Horizonte (08/10/2008 - 12:02)
Azenha, aqui em BH, se o Leonardo Quintão (surpreendentemente bem votado no 1º turno)ganhar, vai jogar uma pá de cal nas aspirações políticas do Aécio Neves. Pior do que isso, só se for combinado com uma vitória do Kassab em São Paulo, fortalecendo o Serra. Aí o Aécio "dança".

Marcelo (08/10/2008 - 10:28)
Mais uma de alexandre Garcia:


Alexandre Garcia
"Essa tática de plantar notícia em nível nacional para dar ares de credibilidade já foi derrotada no primeiro turno e será derrotada no segundo. Nesta manhã, recorreram a um jornalista (Alexandre Garcia, no "Bom dia, Brasil") - que em comum com o candidato João Castelo tem o fato de ter trabalhado para a ditadura militar - para dar ares de credibilidade a boatos (a respeito de uma suposta interferência de Sarney para que Lula gravasse depoimento favorável a Flávio Dino na propaganda eleitoral). O presidente Lula é do PT. É, portanto, do partido que está coligado conosco. Sou do PCdoB, da base do governo. Ou seja, não precisamos de procuradores para falar com o presidente Lula. Podemos tratar com ele diretamente. Alexandre Garcia não falou a verdade. E quando ele vai ao "Bom Dia Brasil" dizendo inverdades é porque o PSDB articulou. Quem nacionalizou essas eleições foi quem plantou boatos fora daqui para dar credibilidade a eles aqui. Essa é uma eleição de interesse nacional. O PSDB está plantando notícias falsas nacionalmente".

Palavras de Flávio Dino PCdoB São Luís - MA, candidato ao pleito no 2º Turno.

Marco Antônio Leite (08/10/2008 - 09:31)
Certa emissora de televisão tem uns frenesis em dizer que o Brasil esta acabando. Essa emissora através de seus portas-vozes vive levando para o grande público que a bolsa caiu aqui e acolá, o dólar esta subindo como foguete chinês e por aí vai. Com bolsa ou sem bolsa, com dólar ou sem, a vida sempre foi dura para os pobres e remediados, fica difícil dizer qual governo foi pior para a massa, pois eles sempre falaram em crise. Com crise ou sem quem sempre paga a conta é o povo, já que a burguesia nunca reclama de nada, caso fique ruim para ela, esta enxuga a folha de pagamento com redução de salários e dispensa de funcionários, bem como, aumenta seus produtos. Com Marta ou Kassab, perguntar não ofende, com este ou aquele vamos dançar sem música, com há resposta os bons comentaristas deste democrático site. Marta e Kassab são espinhos do mesmo pé de rosa?

jose carlos lima (08/10/2008 - 09:31)
goiânia elegeu para vereador o desconhecido Negro Jobs.
o Negro Jobs sempre concorreu mas nunca se elegeu, ele tinha um trabalhão danado para distribuir os santinhos e nada, a sua estranha indumentária, um chapéu de praia e uns badulaques na cabeça não ajudavam, nem o seu jeitão engraçado.
o que o ajudou mesmo neste ano foi a proposta da sua campanha, que ele repetia sempre na TV.
veja só a proposta do Gari Negro Jobs:
"me ajude a comprar uma casinha para a minha mãesinha."

Luiz Paulo - Vitoria (08/10/2008 - 08:59)
Isso de achar que eleição municipal tem alguma importancia para o pleito nacional é coisa da elite paulista, desde que o Kassab vença... a propósito: quem era o prefeito de São Paulo quando Lula foi eleito da primeira vez? E da 2ª? Então, não tem nada a ver a não ser que a imprensa tente, e faz isso diariamente, vincular a vitória do DEM ao Serra. Mesmo que o faça, basta se perguntar: e daí????? São Paulo não é mais, graças a Deus, orientação para o resto do país. Já nos livramos desse julgo conservador e hipócrita que sua elite representa.

Gerson (08/10/2008 - 01:44)
Não é a quantidade de prefeituras que ganhou o PT que importa e sim a quantidade de eleitores que vai governar.
P.S.Fora da pauta (Quem construiu aquele MURO INCLINADO e CHAPISCADO de CONCRETO em baixo do tunel da Av Paulista que liga com a Av Dr.Arnaldo PARA EVITAR QUE OS MENDINGOS ALI DORMISSEM ???)

Edson Peres (07/10/2008 - 20:07)
As eleições municipais tem reflexo em dois aspectos: a economia tá boa, então não mexe pra não fed.... Quando a maioria é pobre e portanto ainda não chegou lá, ela muda.

Azenha, queria aproveitar e lançar a pergunta sobre a crise americana, que também fiz no blog do Mino: " E se o Brasil tivesse aderido à ALCA?

Abraços!

Geraldo Mendes (07/10/2008 - 19:43)
Uma coisa interessante que tem sido repetida pelos simpatizantes tucanos e afins é sobre a atual crise americana. Eles torcem que a crise chegue aqui e "estrague" o governo Lula. Gente ruím. Não sei não. Vejo mais risco de que os emergentes se esqueçam de sua condição anterior e se acostumem com emprego, renda e acesso a bens de consumo e serviços. Se a crise os fizer depender mais (ou de novo) do Bolsa Família, em 2010 os petistas dirão que Serra vai acabar com o programa. Será patético ver Serra ir para a TV dizer que garantirá a continuidade do programa, que não vai privatizar a Petrobras, ou seja, dizer tudo o que Alckmim teve que dizer, e seus eleitores fingem que são contra e mesmo assim votam nele. Isso mostra como o uso desse argumento é um expediente baixo, covarde, baseado em puro preconceito de classe, e que não dá para levar um tucano a sério.

Mauricio (07/10/2008 - 16:02)
Senhores, eu fico impressionado com a fome de notícias ruins por parte da rede globo e seus empregados. Será que amanhã ainda iremos poder comprar pão, carne, leite, pegar nosso transporte, jogar uma pelada, assistir a um bom filme, trabalhar, jogar conversa fora, adoecer, tomar remédio, estudar e outras atividades cotidianas? ou será que o fim-do-mundo anunciado pela globo vai nos forçar a ficar em casa esperando a ecatombe? Nunca vimos tanta vontade de algo dar errado como a que essa turma vem demonstrando. Por que será que eles querem que dê tudo errado? Se o projeto neoliberal está afundando a começar pelos Estados Unidos que é seu maior exemplo, cuja mão invisível não está agindo, mais sim a bem visível mão dos recursos dos contribuintes, será que eles ainda sonham em nos governar? Quanto às eleições, somente os míopes desesperados do PSDB/DEM(deveriam se fundir mesmo) não vêem que nosso líder Lula foi um grande cabo eleitoral.

aldo luiz (07/10/2008 - 15:19)
Azenha, diga algo sobre isso, o 4º reich se levanta, dificilmente veremos este 2010 democrático se não percebermos o risco político que todos já estamos correndo veja os vídeos em http://targetfreedom.typepad.com/targetfreedom/2008/10/warnings-of-the-creation-of-police-state-from-everywhere-except-the-mass-media.html
sou grato!

Marco Antônio Leite (07/10/2008 - 07:49)
A aqui em SCS a CAMORRA se elegeu mais uma vez para a tristeza daqueles mais politizados e conscientes de que essa gente nada faz para melhorar a vida do proletariado. O Zé é o chefe, o qual vem acompanhado do Tortura, do Pinheiro que não dá mais galho, do Cipão da Padaria, do Salgado e sem tempero, bem como o Costa que é menina dos olhos do Mauluf entre outros que pertencem ao PCC, ou seja, Partido do Continuísmo da Companheira da S/A. Portanto, o PT não tem voz e vez por aqui?

bentoxvi-o santo (06/10/2008 - 23:59)
AZENHA.ASSIM COMO NO IMPERIO...SAMPA CUMPRE SEU DETERMINISMO HISTORICO...UMA ERA SE ESGOTA...E SEU FUTURO...AS ELITES DETERMINAM...CAMINHO SEM VOLTA DE UM MODELO ESGOTADO...

Luiz - AlphaPlus (Polêmica S;A) (06/10/2008 - 21:14)
Azenha, acho que o futuro é sombrio. 2010 está aí e a perspectiva é das piores. Tivemos bem o exemplo do que a mídia é capaz já nestas eleições municipais. A Globo, que sempre manipulou os debates para favorecer seus candidatos, não foi diferente aqui em Curitiba. A RPC, filiada da Globo, cancelou o debate entre os candidatos à prefeitura de Curitiba, que estava marcado para quinta passada, porque não interessava ao candidato do PSDB, Beto Richa, que já contava com grande margem de vantagem nas pesquisas eleitorais. O Beto Richa não iria comparecer no debate e isso poderia render pontos negativos para ele e se o debate ocorresse sem ele, poderia render mais votos para os demais partidos e levar a eleição para o segundo turno, quando ela teoricamente já estava garantida no primeiro em favor do PSDB. Dá prá entender a tática do inimigo. Só não dá prá entender os motivos pelos quais uma rede de TV pode se rebaixar tanto. Ou melhor, os motivos são claríssimos. O PSDB gasta uma enormidade em propaganda paga na TV. O PT e o PMDB, se eleitos, iriam cortar todas as verbas destinadas para essas propagandas. São milhões gastos dos cofres públicos para propaganda pessoal deste político de carreira. Só para constar, por conta desta rede de TV, o Beto Richa foi eleito já no primeiro turno, com mais de 75% do total de votos. Por isso eu acho que em 2010 o PIG não vai mudar de atitude e o golpismo midiático reinará.

Arruda (06/10/2008 - 21:09)
Azenha, fugi do tema: O IMPACTO DAS ELEIÇÕES
- O governo está sem canal nenhum de comunicação com o povo a não ser horário eleitoral. Lula não tem vez no PIG, que faz oposição institucionalizada, Lula é flagrantemente vitimizado e acostumou com isto.
- Institutos de Pesquisas, estão à soldo de estimular campanhas. CAMPANHA OFICIALIZADA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES, está escancarada, em SP o que se viu foi uma interlocução Kassab/Alkimim o tempo todo em detrimento dos demais concorrentes. Briga de torcida na mídia para transferência de votos sem combinar com o eleitor (este é o PIG/enganjado - Folha - Estadão - Veja - Globo - os outros vão de roldão).

Arruda (06/10/2008 - 20:23)
Olha, o PSDB está com estelionado eleitoral em usar a mídia, que sempre lhe é favorável. Sérgio Guerra, presidente do PSDB, vaticinou "LULA PERDEU". Nesta afirmação, esconde-se a derrota do PSDB que, nos três colégios eleitorais, estará à reboque de outras sigla, SP/DEM, RJ/PV, BH/PSB, então... Quem perdeu? Considerando que sequer abriram-se as urnas de SP/BH/RJ, em ambos os três o PT ou Lula poderá sair vitorioso. Claso se quizermos reduzir a sucessão 2010 a estes colégios eleitorais, NÃO É. Mas tira-se grandes lições, preste atenção nisto BH/dois postes estão na final, no RJ/Cabral está elegendo outro poste que não foram feitos no DEM e PSDB, afirmando a tese de que em 2010, o poste estará no páreo.
Conclusão MUITO ANTERIOR Á ELEIÇÃO, não têm nada a ver: A OPOSIÇÃO NÃO TÊM COMO FUGIR DE SERRA (não adianta Aécio espernear - começar do zero é aumentar a chance do candidato do governo - pode vencer BH que não vai refrescar em nada - só vai, ganhando ou perdendo ter que cumprir acordo com o PT que fará o governador).
São Paulo? Não vai adiantar perder ou ganhar, São Paulo vai para 2010 dividido, o PT que se omitiu muito em SP.
Acho gaiato o PSDB, em vez de se recolher à comtemplação e ver o que não está funcionando, arrotam peru sem participar do banquete, precisa melhorar esta oposição. Vou dar uma dica, se vencer nestes três colégios, DEM/PV/PSC, pergunto eu, pode-se chamar de vitória... RJ e BH é tranquilo, SP é complicado (fiesp, pig, udn, lacerdas...forças ocultas...

Ricardo Medeiros - Formiga - MG (06/10/2008 - 20:14)
Na minha cidade deu PT com folga... PSDB perdeu feio ! Acorda LULA !!! TV Publica já !!! Reforma Agrária já !!! A Vale e a Petrobras é nossa ! Nao devia, ao menos, ser cotada em dólar e ficar na mão destes gringos. Cadeia para os prefeitos corruptos ! Policia Federal neles !!! independente de partido...
Acredito que somente com a fiscalizaçao eficiente e eficaz, a corrupçao diminuirá na esfera municipal. Se nós Brasileiros não nos organizarmos, iremos ser sempre vitimas do sistema neoliberal atual.

Abraço Azenha !

Marco Antônio Leite (06/10/2008 - 19:41)
Com todos os erros e acertos esse governo que aí esta, ainda é o único que tem condições de melhorar esta desmoralização chamada Brasil. Para há nossa felicidade, a extrema-direita não tem nem sequer um líder populista, apenas alguns demagogos que fazem a papel de bons moços. Além disso, a extrema-direita conta com a ajuda I.I.I., ou seja, Imprensa Interesseira e Insídia para a nossa tristeza, nem isso faz com que essa oposição deslanche.

Ademar Costa (06/10/2008 - 19:13)
Muito bom, João Bravo, Lula não pode só parecer o herói. Ultimamente anda "matando muita cobra mas não mostra o pau". Além de Dilma ter de passar por umas três eleições antes de chegar lá. Ter sido da guerrilha não subistitui a "saga do flagelo de um conterrâneo retirante". Bem que ela merece, mas tem antes também que explicar seu envolvimento funcional com certas coisas...

João Bravo (06/10/2008 - 16:29)
Se o Lula confiar em seu povo, como o povo confiou nele, e der carta branca para que todo o lixo de corrupção venha a tona, elege pelo menos mais três presidentes.Tá na hora de senão acabarmos, ao menos renovarmos os titulares da pasta.eheheh

Marcelo Figueiredo (06/10/2008 - 16:23)
A lógica do PIG é assim: aqui em BH se o candidato fantoche ganhar a vitória é do Aécio (PSDB). Se perder a derrota é do Pimentel (PT).

JULIO SILVEIRA (06/10/2008 - 15:31)
Se tivesse peso o Lula não teria sido eleito.
O peso que terá em 2010 dependerá do próprio desempenho do presidente. E, principalmente da capacidade que o mesmo tiver de transmitir a população a percepção de continuidade com o candidato que vier a ser escolhido. O que poderá levá-lo a ter sua imagem associada a do(a) seu(ua) candidato(a).

Horacio M. Pires (06/10/2008 - 15:22)
Como sou averso a matemática, digo que, no ABCD, tem quase dois milhões de eleitores. Diadema PT primeiro turno. Santo André e Bernardo, faltou 1,8 % a cada um, para liquidar no primeiro, deu segundo turno. S.Bernardo Luiz Marinho igual Siraque S.André (ambosPT) difícil perderem no segundo turno. S.Caetano não é do PT nem PSDB, menor município dos quatro. Pois bem, esses números todos (quem ficou com o que) precisam ser refeitos (Fora esgoto imprensa que irá deturpar) para ter uma real dimensão da Derrota acachapante da direita. Esse papo de falar que São Paulo vai ser o "marco" inicial para 2010, desculpe-me as pessoas sérias e honestas que já escreveram a respeito, não concordo. Se a direita perde em S.Paulo, o marco se transfere para Salvador, se perde em Salvador se transfere para BH, se perde em BH se transfere para R.Janeiro. Etá nóis. Se ganha-se em duas o LULA tinha que se matar. Se ganhasse em todas LULA deveria se matar e Estados do Norte e Nordeste virariam Estados Unidos da Senzala. Não dá. Essa elite branquela (elite!) faz cada 'malabarismo matemático' impressionante. Aja saco! Tudo é S.P./Minas/Rio? Mesmo com toda grana que transita por aqui, dá um tempo prá paciência dos Brasileiros! Então tá! Se Kassabinho ganha, não precisa ter eleição, o Serrinha vai para Brasilia despachar.

marcia cavalcanti (06/10/2008 - 14:57)
querem dizer q um eventual perda na capital paulista sera o começo do fim em 2010.não é verdade.Em 2004 o PT perdeu a eleição municipal na cidade de São Paulo para os demo-tucanos. Em 2006 a cidade votou majoritariamente em favor do candidato demo-tucano para presidente. Lula foi eleito presidente, porque o Brasil não acompanhou São Paulo. Ou, dito de outra maneira, Lula deu uma lavada no candidato demo-tucano, mesmo se na cidade de São Paulo e no Estado de São Paulo, bastiões da oposição, os demo-tucanos foram vitoriosos. Ou seja 2004 na cidade de São Paulo não foi previa de nada e seu resultado foi na contra-mão do Brasil dois anos depois. Os articulistas deveriam explicar porque agora seria diferente?

Fernando (06/10/2008 - 14:11)
É o seguinte: quando um candidato da base ganha é uma vitória do governo federal. Quando um candidato da oposição ganha a política municipal não tem nada a ver com 2010.

gaúcho (06/10/2008 - 13:43)
No RS, o PT foi muito bem, quase dobrando o número de prefeitos eleitos. Embora, tenha perdido 2 municípios importantes (Santa Maria e Caxias do Sul), ganhou em quase todas as cidades da região metropolitana de porto alegre (São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravatai, Esteio, Sapucaia, Viamão) ainda disputa em 2 municípios importantes (Pelotas e Canoas), somadas as populações destes locais dão em torno de 3,5 milhões de habitantes.

Marco Antônio Leite (06/10/2008 - 13:41)
Caro Carlos, o PT foi à agremiação política que mais cresceu nestas eleições, em todo o país já elegeu 549 prefeitos, sem (obvio) contar aqueles que foram para segundo turno, em seguida PMDB, o PSB vem logo atrás. Já o Dem e o PSDB tiveram uma redução razoável em todo o Brasil. Abraços.

Marco Antônio Leite (06/10/2008 - 12:57)
Caro Carlos, no Estado de São Paulo o PT levou 61 municípios, dentre eles algumas cidade de porte médioe grande, ou seja, acima 220 mil habitantes. Para segundo turno está em São Bernardo do Campo (800mil hab.), Santo André (1000milhão hab.), Mauá (500 mil hab.), Guarulhos (1200 mil hab.) dentre outras pelo Brasil afora. Abraços socialistas?

Carlos (06/10/2008 - 10:00)
Alguém já tem um balanço das eleições para a gente avaliar ao que ficou reduzida a oposição? Muita gente (a começar pelo PIG) precisa aprender que o Brasil é muito maior que SP. Sei que o PT já levou 6 capitais e, junto com partidos da base do governo, conquistou a maioria das maiores cidades. Mas e o resto dos municípios? Dizem que não, mas eu acho que esta eleição estará lançando as bases para 2010 porque a máquina municipal é a mais próxima do eleitor, especialmente em cidades médias e pequenas. A mídia, para encobrir o fracasso da oposição pelo Brasil adentro (o PFL está dependendo de Kassab -o Celso Pitta de Serra- para não virar nanico), vai martelar apenas que José Serra é o rei da cocada preta caso se eleja o Kassabinho. Não é bem assim: o Brasil é muito maior que SP, um lugar que já elegeu até um Celso Pitta da vida e Jânio, cuja maior obra foi pintar os ônibus de vermelho e mandar a antiga CMTC construir ônibus de dois andares, como os de Londres, que simplesmente não conseguiam trafegar em SP... Vale lembrar: ACMinho dançou em Salvador e o PFL perdeu até mesmo no nordeste, tradicional reduto eleitoral do partido. Serra e o PIG é conseguiram dar uma sobrevida aos ex-arenistas fazendo campanha maciça por Kassab. Aliás, é impressão minha ou aquela enxurrada de propagandas do "Governo do Estado de São Paulo -Trabalhando por Você" diminuiu quando encerrou-se a campanha de primeiro turno?

luiz freire (06/10/2008 - 08:36)
Muito interessante a leitura dos blogs "congeneres".
O desapontamento geral, o riso amarelo,a constatação
de que o prestígio do guru é intransferível, a sensação
do ridículo de quem pisou numa casca de banana e caiu
de bunda no chão. Amanhã passa...

Roberto Locatelli (06/10/2008 - 06:04)
Olá, Marco Antonio Leite.
E aposto que essa candidatura da direita será dele... o Supremo Presidente do Supremo, Gilmar Mendes.
É só ver como a mídia golpista o trata. Como um grande estadista, que merece reverência.

Leider Lincoln (05/10/2008 - 22:53)
Em Goiás o tucanato foi trucidado nos maiores colégios eleitorais e nas cidades mais ricas. Para 2010 é derrota a vista; além disso, a aliança PT/PMDB se consolidou de maneira surpreendente, o que é bom para a Dilma (!?!).

Gerson (05/10/2008 - 22:07)
Detalhe: Kassab anunciou que Guilherme Afif (aquele que "adora" os nordestinos vai coordenar a campanha do DEM/SP no segundo turno.

Ademar Costa (05/10/2008 - 21:46)
Com ou sem vitórias municipais. Só gostaria de fazer um apelo aos amigos petistas ou a quem possa interessar: Por favor, tirem a Dilma da corrida. A Dilma não ganha. PONTO. O povão não vai votar nela. Repito: A DILMA NÃO GANHA, escrevam. Ou Ciro ou, Adeus.

Lucas Jerzy Portela (05/10/2008 - 21:39)
Em Salvador, se joga o grande jogo: estão sendo ensaiados aqui os passos de 2010 - ao mesmo tempo em que se reeditam os passos de 1989. É a terceira capital do pais mostrando que é a terceira capital do país - Recife que me perdoe...

Carlos (05/10/2008 - 17:45)
As consequências para 2010? Se Kassab se eleger, o trânsito estará pior do que hoje, porque não há projeto de peso para enfrentar o problema; a cidade continuará às escuras; as ruas continuarão esburacadas, falta de vagas em creches; CEUs com rachaduras nas paredes, etc. Porque o único projeto político da candidatura Kassab é servir de trampolim para Serra e meter a mão no segundo maior orçamento do país, o da cidade de SP. Como Serra e seu candidato são os queridinhos do PIG, não se fará cobrança e nem se aprofundará nenhuma denúncia contra eles. As consequências de uma vitória de Kassab são que Serra, a aposta da direita para 2010, terá conseguido salvar o PFL e Orestes Quércia da extinção. A cidade de SP? Que se dane, cidade que já elegeu Celso Pitta mostra que não possui um pingo de amor próprio ou senso de dignidade...

Marco Antônio Leite (05/10/2008 - 16:43)
Veremos quanto o PT ira faturar em número de prefeituras, a fim de saber se de fato o Lula esta com toda essa aceitação junto há população brasileira, ou não? Já em São Paulo caso o Kassab vença, essa vitória poderá ajudar e muito o jogo político do José Serra nas eleições para há presidência da República. Todavia, se o número de prefeituras que o PSDB/DEM ganharem, a direita deverá lançar um candidato de consenso para ofuscar a candidata do Lula e do José Serra. É apenas uma questão de tempo, quem viver verá?

Pedro de Sousa (05/10/2008 - 16:24)
E eleição na capital paulista, em especial, traz um atrativo federal novo: a posição do Alckmin para o provável segundo turno, entre Marta e Kassab, pode desestabilizar completamente tanto a campanha do "presidente eleito' Serra, quanto a relação Dem/Psdb. O Psdb terá que pagar caro ao Chuchú para que ele não seja um novo "Ciro Gomes" e cresça com a situação ao invés de cair no ostracismo... Vamos ver qual o que acontece. Por outro lado, os neolibas e "nóias" de Minas Gerais já desmistificaram o PT com a esdrúxula aliança de BH. Se o Chuchú chutar o balde, adeus oposição. E o Lula, distante ainda do Super Homem, mas melhor Presidente brasileiro da História, reinará absoluto em 2010, e teremos Dilma aqui, e Lula lá (na ONU). Acho que o Psdb vai pagar o preço do Chuchú.


Bernardo (05/10/2008 - 16:16)
Lógico que não. Do contrário os governadores não se esforçariam tanto para fazerem o maior número de prefeituras no meio de seu mandato. O partido que sair fortalecido das eleições municipais entra no jogo eleitoral em 2010 com boas chances de eleger os governadores onde tiveram melhor desempenho. E por outro lado, ter apoio dos governadores é estratégico para quem quer uma vaga no planalto, seja no palácio ou no congresso.

Gerson (05/10/2008 - 16:05)
A cidade de São Paulo é uma caso á parte. Se der Kassab vai ser por pouca diferença, mas se der Marta mesmo com pouca diferença, o impacto é maior. Mais emlemático. Juntando isso, com as obras do PAC que serão mais visíveis até lá, a teoria do POSTE pode vingar.
P.S. O que fizeram com o Alkimin em São Paulo foi um estupro á luz do dia, se bem que ele mereceu.

Marco Antônio Leite (05/10/2008 - 16:04)
Veremos quanto o PT ira faturar em número de prefeituras, a fim de saber se de fato o Lula esta com toda essa aceitação junto há população brasileira, ou não? Já em São Paulo caso o Kassab vença, essa vitória poderá ajudar e muito o jogo político do José Serra nas eleições para há presidência da República. Todavia, se o número de prefeituras que o PSDB/DEM ganharem, a direita deverá lançar um candidato de consenso para ofuscar a candidata do Lula e do José Serra. É apenas uma questão de tempo, quem viver verá?

Pedro - Bahia (05/10/2008 - 15:45)
Acredito que o impacto não seja significativo para o pleito de 2010. No caso especial de São Paulo, se der o Kassab, fortalece o candidato José Serra, embora não acredite que decida a eleiçao em seu favor.
Ocorre que nos pequenos municipios os prefeitos que serão eleitos hoje, mesmo pertencendo a outras facções políticas, vão mudar de partido acompanhando sempre em direção aos governadores dos seus estados. O grande influenciador de votos no Brasil ainda é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo menos enquanto durar o seu alto grau de popularidade.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design