Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

O GENERAL

Atualizado e Publicado em 18 de abril de 2008 às 12:53

O general Heleno Fragoso, comandante militar da Amazônia, participou de um evento no Rio de Janeiro em que fez duras críticas à política indigenista do governo federal. O general recebeu cobertura nobre do jornal "O Globo" e da TV Globo, que amam um verde-oliva. O general é subordinado não só ao Ministério da Defesa quanto ao presidente da República. Foi chamado a Brasília para dar explicações. O que você acha do episódio?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Junior (20/04/2008 - 19:42)
A Sra Maria Santos (maria santos (19/04/2008 - 11:27))está equivocada ao afirmar que o Gen Heleno "renunciou" o Comando da Missão de Paz no Haiti. Ele cumpriu o tempo previsto e foi substituído pelo Gen Bacellar.

Luiz Carlos (20/04/2008 - 15:13)
(continuação) A Amazon Alliance, que congrega a grande maioria das ONGS que atuam na região, é financiada pelo Inter American Foundation - IAF, órgão do governo americano, criado pelo Nixon. Em 2001, recebeu uma doação de US$ 150 mil da MacArthur Foundation. Sua principal luta, é para impedir a presença militar na região. Como poderemos proteger da ganância imperialista, essa região, que é uma das mais, senão a mais rica em minérios do Brasil, e localizada na fronteira com Venezuela e Guiana, sem as Forças Armadas? Ou será que o risco de países ricos tentarem tomar a região do Brasil, é apenas fruto de nossas fantasias? Será que não é possível uma terceira alternativa? Será que não somos capazes de promover o desenvolvimento sustentável na região? No meu comentário anterior, disse que o Lula estava errado. Mas parece que ele está querendo acertar. Tanto que criou uma comissão para rediscutir o assunto. Precisamos tomar cuidado com as artimanhas dos países imperialistas e de seus capachos dentro do Brasil. Como eu já disse, o pig e as viúvas da ditadura, nunca foram contra a reserva. Apenas estão querendo se aproveitar da situação, para jogar mais uma crise no colo do Lula. E ao mesmo tempo em que fazem isso, induzem muita gente boa a defender a reserva, só para se contrapor a eles, fazendo sem perceber o seu jogo.

Luiz Carlos (20/04/2008 - 15:12)
É interessante como pessoas, que se dizem democratas, falseiam e omitem informações, fazem tremendos teatros, deturpam o que seus opositores falam, tudo para tentarem impor as suas idéias. Por um lado, um se aproveita da situação, para tentar impor suas opiniões retrógradas, só faltando elogiar o Hitler e a Ditadura Militar brasileira e dizer que ela sim sabia defender o território nacional. Por outro lado, outros ditos progressistas, tentam colocar palavras nas bocas de outros, tentando passar a impressão que aqueles que não concordam com a reserva, são contra os índios, ou são ignorantes que não sabem o que dizem. Acho que ganharíamos muito mais, se tentássemos colocar nossa opinião, respeitando as opiniões dos outros, sem tentarmos desqualificar aqueles que discordam de nós. Não acho que os arrozeiros ou qualquer outro eiro, irá defender a região, melhor que os índios. Mas também não acho que um punhado de índios, influenciados por ONGS internacionais, certamente financiadas pelos países imperialistas, irão defendê-la melhor que os eiros. Não adianta tentar negar. É notório, que a grande maioria das ONGS que atuam na região, escondem intereses escusos, por trás da luta pelo bem estar dos índios. (continua)

jerico (20/04/2008 - 08:51)
Conheci o norte do brasil, nos anos setenta, e digo. A pior faze de Adolfh Hitler, foi quando sua neurose o levou a temer mais seus generais, do que os aliados. Passou então a por em prática suas sandices, e militar que não o era, em um ato de chilique, invadiu então a URSS, quebrou a cara, covardemente se suicidou, e levou a então Alemenha, tecnologicamnete avançada para a época, à humilação de se ver dividida, pelos vitoriosos aproveitadores, e perder suas conquistas mais inportantes, a científicas. O que o General Heleno, fez, foi o não mais que sua obrigação, de como funcionário público, alertar a nação que paga seu salário da hipocrisía que é, o que se faz em nome dos índios. Já me basta ter que assistir a alguns demegogos, inclusive governamentais rasgarem seda para, um opressor, onde somente membros do partidão tem tratamento "VIP", e poderão assistir aos jogos olímpicos, enquanto o grosso da população passa fome, sofre das mais simples doenças, vê monges serrem massacrados, e só tem como opção se subjugar à opressão. O PT conhece muito mau São Paulo, visto o quanto os desocupados do MST, o afronta, e o achincalha, desreipeitando, verdadeiros trabalhadores, que algo produzem; pelo país afora. Os índios ricos, que tem mais que obrigação com seus pares, querem mais que os mesmos se danem. Generais existem não só para guerrear, mas também orientar seus verdadeiros patrões, o povo, de seu país, governos comentem erros e se vão, e o pvo sim arca com as consequências.

maria santos (19/04/2008 - 11:27)
Mas a curiosidade, nos leva além das aparências, as vzs., enganadoras. Hoje temos informações quentinhas, na Internet. "[...]Todavia, é bem provável que o General brasileiro tenha sido morto pela resistência haitiana. Bacellar substituiu Heleno[que renunciou] no comando das tropas invasoras para impor a "ordem" que este último não estava conseguindo estabelecer, apesar das chacinas praticadas também sob o comando de Heleno (como a operação de 6 de julho em Cité Soleil, bairro pobre de Porto Príncipe, quando quase 50 pessoas foram assassinadas). Não é por acaso que nos últimos quatro meses aumentaram as denúncias contra os "capacetes azuis", e particularmente sobre os soldados brasileiros, por abuso de autoridade, massacres e toda sorte de violações dos direitos humanos cometidos contra as populações faveladas de Bel-Air, Cité Soleil, Solino, Martissant, no melhor estilo das operações realizadas pelos marines ianques no Iraque ou pelo próprio Exército e PM brasileiros nos morros do Rio.[...]" http://www.geocities.com/lbi_br/lkj11907.html Ele não aprendeu que a força leva à derrota; os holofotes levam à decepção. O moderno, inteligente é ser razoável, privilegiar o diálogo com seus superiores em sendo um funcionário do Governo com funções de responsabilidade; nunca incitar desavenças, se juntar aos velhacos. Senhores, já possuem idade para terem mais juízo.

Para Leider Lincoln de Conceição (19/04/2008 - 09:58)
Leider obrigada pela intervenção eu já estava ficando nervosa,assim como ando ficando ao ler os artigos nacionalistas do Alon que a meu ver tem obrigação de ser melhor que a abordagem da mídia corporativa, já que se encontra no rol dos que fazem a crítica a ela. Há uma simplificação exagerada da questão indígena no país; das relações entre Estado e governo e Estado/governo e militares. É absurdo achar que com arrozeiros, sojeiros e outros eiros as fronteiras estariam mais resguardadas que com indígenas, ou ainda de que o Estado ao demarcar as terras indígenas abre mão delas para 'estrangeiros'. Olhar os Macuxi e outras nações indígenas que ocupam a área em questão com os limites geográficos, ignorando que um Guarani da Aldeia da saudade em SP é mais próximo de um Guarani em Assunção que os paulistanos não é apenas simplificação, mas uma mostra concreta de como desrespeitamos os direitos dos povos indígenas, de como os consideramos subalternos, cidadãos de segunda classe. Partimos do seguinte pressuposto: a gente tolera a população de cerca de 400 mil indígenas se eles ficaram quietinhos dançando o Karup que é bonito de se ver em foto e programa de teve, mas se ousarem ser sujeitos da história, aí, não, aí não pode, assim não dá. Pra resolver aprendemos com os colonizadores do séc. XVI: é só fazer como os mineradores fizeram em 1990 com os Ianomâmi- dizima a aldeia, conta com a sorte de esta cultura cremar seus corpos e assim ninguém é punido, não fica nem a prova do crime..

Patrick (19/04/2008 - 07:27)
Ao Cleber: as ONGs prestam valorosos serviços aqui no Nordeste. Destaca-se a ASA Brasil, com a qual colaboro mensalmente. Responsável por verdadeira revolução social na região.

Jose de Almeida Bispo (19/04/2008 - 01:36)
Tão apelando pra tudo que é santo. Até reviver o velho estilo vivandeiras de quartel estão tentando. Mesmo que na atualidade a direita raivosa ainda prefira ser vivandeira de tribunais. A turma do Castelo pôs sal na moleira deles em 1966. (quando pensaram que a turma verde-oliva entregaria o poder ao primeiro burocrata da FIESP que fosse apontado).

Arthur (19/04/2008 - 01:10)
Tá...O foco principal da questão é o seguinte: as FA têm ou não livre acesso ao território indígena?

Marco Aurelio (19/04/2008 - 01:00)
Esse general desrespeitou a hierarquia e deve ser exonerado e ir para a aposentadoria.Juscelino e Jango perdoaram os mesmos militares que,mais tarde,ao voltarem aos quartéis, ficaram conspirando e deram o golpe de 1964.Apesar de ser um excelente general,Heleno deve ser exonerado e ir para a aposentadoria.Hierarquia é para ser obedecida.O Presidente é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas.Demissão já.

Leider Lincoln (19/04/2008 - 00:28)
Cleber Diniz: respondo com prazer! Por que cada ONG defende uma causa específica e não se pode obrigar elas a pensar e agir por um único objetivo. Quem faz isso é o governo federal. E eu fico impressionado com a desinformação de algumas pessoas que, não podendo contar com uma boa formação acadêmica, se [des]informam pela mídia. Primeiro: ao se referir aos ameríndios, ''nação'' é um conceito antropológico, não geopolítico; segundo, que as terras nunca foram terras indígenas, isto é só o nome que se dá às terras, DE PROPRIEDADE DA UNIÃO, cujo uso prioritário é o dos indígenas, que inclusive eram os donos da terra. Terceiro: a comparação com Kosovo é ridícula e despropositada, a História demonstra isso. Inclusive, por que a nossa comparação com a Sérvia é despropositada. Me surpreeende a Globo, que tanto defende interesses que não são brasileiros, se arvorar de "defensora da integridade nacional", dessa maneira... Aliás, a mera análise dessa contardição eximiria qualquer um de conhecimento para opiniar sem escrever besteiras, bastando a inteligência para perceber toda essa enganação midiática.

Fernando (19/04/2008 - 00:01)
Azenha, O general merece ser ouvido, pois tem experiência de campo. Creio que suas críticas têm fundamento e que isso não merece punição. Não queremos um regime onde não se possa fazer críticas ao governo. O que é inaceitável é a nota do "Clube do Pijama". Não podemos misturar os assuntos.

Cleber Diniz, São Paulo (18/04/2008 - 23:22)
Só faço um questionamento: por que as ONGs - autointituladas defensoras dos "direitos humanos" - de um número ínfimo de índios, não prestam os seus serviços no nordeste do país, onde milhares - pra não dizer milhões -, vivem abaixo da linha da pobreza ? Lula faria melhor se desse ouvidos ao militar.

Neo-tupi (18/04/2008 - 23:16)
Reservas indígenas deveriam ser igual a parques nacionais tombados. Ser área de proteção, e nunca ser vista como território indígena ou nações indígenas. Isso só interessa a potências imperialistas, que depois virão criar movimentos separatistas, quando interessar. Neste ponto o general está certo porque no fundo, ele está defendendo os índios brasileiros de virem a ser dizimados pelos futuros herdeiros dos generais Custer e Hernán Cortés.

Neo-tupi (18/04/2008 - 23:10)
Toni Você deve estar querendo dizer: se um professor comentar atos do executivo DENTRO DE SALA DE AULA pode ser exonerado, não é? Porque fora o professorado pode criticar sim, senão os próprios sindicatos e associações não poderiam existir. Militares não podem se sindicalizarem. Mas acredito que opinião pessoal dentro da lei, podem emitir em entrevistas, palestras fora da caserna, etc. Se não podem, deveriam poder. É claro que quem dispõe de cargos de confiança (militares ou não) que não sejam afinados com as políticas do chefe estão sujeitos a serem substituídos por quem seja afinado. Mas o importante é o comprometimento com a política e não o silêncio. Conspirações se fazem sem barulho. Quanto aos DEMos puxarem saco, eu creio que militares nacionalistas não tem um conceito muito bom daqueles entreguistas tucanos e do PFL. Hoje estes militares vêem como ameaça os EUA e não o "perigo comunista".

Fábio (18/04/2008 - 22:58)
O Governo de Roraima está fazendo um trabalho de Zoneamento Econômico-Ecológico baseado em informações georreferenciadas. Estão sendo gerados mapas de prdução agrícola, biomas, tipos de terras etc. Dois mapas que chamam a atenção são os das reservas de recursos minerais e reservas indígeneas, pois ocupam exatamente a mesma área. Segundo o responsável pela cartografia, primeiro foi feito o levantamento do potencial de recursos minerais, depois a demarcação da reserva Raposo. Fato curioso comentado por ele foi o aumento da reserva quando descobriram reservas de potássio, se não me engano, e a reserva indígena, da noite para o dia, expandiu para contemplar esta área. O fato de os militares terem errado no passado com o golpe militar não pode ser motivo para desqualificar ou ignorar o que eles falam. Os críticos só conhecem Parintins. Os militares conhecem a realidade da fronteira. O Governo acha que vai saldar a dívida histórica com os índios através da demarcação. Tem que integrar o índio à sociedade brasileira com educação e oportunidades.

Conceição Oliveira (18/04/2008 - 22:44)
http://blogdoalon.blogspot.com/2008/04/insegurana-nacional-1804.html

Luiz Carlos (18/04/2008 - 22:25)
Quando o Collor demarcou as terras e o FHC reconheceu, o pig aplaudiu. Agora, faz esse estardalhaço. O pig sempre foi a favor da reserva, pois isso atende aos interesses dos seus senhores, os Estados Unidos e os países ricos, que estão de olho nas imensas jazidas de ouro, nióbio e urânio que lá existem. Hoje, aparentemente estão contra, mas o que os assanhou, é a possibilidade de criar mais uma crise para o Governo. Imaginem se a tentativa de desocupação da região, se transforma numa carnificina. Será um prato cheio pra cair de pau no Lula. As críticas do general, os deixou ainda mais assanhados. Querem se aproveitar da situação para tentar jogar os militares contra o governo. Mas nós, não podemos ficar sempre agindo e pensando, em função do pig. Precisamos refletir se essa reserva realmente atende aos interesses do Brasil e dos índios. O general não mentiu, quando falou que as ONGs internacionais usam os índios como fachada, para dominarem a região mais rica em minérios do Brasil. Ele não erra quando questiona, porque elas não se instalam onde não há jazidas minerais. A Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, da ONU, restringe atividades militares em terras indígenas. Imaginem a região, com toda essa riqueza, ocupada apenas por cerca de 16.000 índios, orientados pelas ONGS indigenistas internacionais e sem a presença das forças armadas brasileiras. Seria tudo o que os EEUU sempre sonharam. Sou Lulista roxo, mas acho que nessa questão, o nosso Presidente está errado.

Patrick (18/04/2008 - 21:57)
Como disse a advogada Ana Valéria no Estadão, Roraima é brasileira graças aos índios. No contencioso com o Reino Unido (Guiana) no início do século XX, a comissão de arbitragem internacional decidiu em favor do Brasil porque os índios roraimenses manifestavam espontaneamente serem brasileiros. Há muitos lobies pouco saudáveis atuando para conter as reservas indígenas.

Fátima-Bahia (18/04/2008 - 21:46)
T.G. Meirelles (18/04/2008 - 15:08) Olá Azenha A questão da demarcação de territórios indígenas, a meu sentir, é assunto demasiadamente importante para que seja dado um enfoque tão pequenamente secundário como o de quem teria partido o grito de alerta sobre a questão. Que a Globo adora bibicos e gandolas, não se discute. Praticamente nasceu, viveu e foi cevada sob o comando de Washington e a proteção da caserna. Mas não se pode mitigar assunto tão relevante apenas pelo fato de ter sido levantado por um militar e ter sido noticiado pela Globo(...) T.G. Meirelles, É exatamente isso que me mobiliza,alguns estão mais preocupados com o desrespeito do General à hierarquia,(o que eu concordo),do que pela questão mais importante que é a defesa das nossas fronteiras! Pessoal:Não podemos desqualificar e desprezar a importância das nossas forças armadas(para qualquer país)por causa do passado da ditadura,exatamente na atual conjuntura e com os "ventos que andam soprando" no nosso continente. É necessário que saibamos separar o joio do trigo e não fechemos olhos e ouvidos por conta de preconceitos,justificáveis pelo nosso passado mas,como qualquer preconceito,limitador da nossa capacidade de avaliar e discernir! Azenha:gostaria muito que você,se possível,investigue e aprofunde este tema. um abraço,

Messias Franca de Macedo (18/04/2008 - 21:42)
...Em recente entrevista concedida ao programa ´Personalidade' [TV Câmara], o jornalista Fernando Barbosa Lima, filho do saudoso e eminente Barbosa Lima Sobrinho, fez a seguinte declaração, prestou o seguinte relato: "Estávamos na sede da TV Cultura [dia seguinte à *deposição do presidente João Goulart], quando chegaram alguns militares, e nos abordaram acerca de questões de conteúdo jornalístico... Foram embora, e aí olhei, pela janela, e vi um jovem gesticulando e pude perceber [leitura labial] que o mesmo gritava: Jan-go, Jan-go, Jan-go... Em seguida um militar, ao lado de um dos camburões, sacou uma metralhadora e disparou na cabeça do jovem brasileiro... E foi-se... Foram-se... [impunes]... Bandidos, terroristas, energúmenos, meliantes(!), corruptos, lacaios do genocida imperialismo estadunidense, corruptos, escroques, degenerados, acéfalos... Vocês, sim, são aloprados - e a gente desalmada e sórdida que lhes deu apoio [e a legitimidade para matar inocentes indefesos e arrebentar/espoliar o Brasil...]. A sociedade civil brasileira e os Poderes constituídos do Estado fizeram muitas concessões a estes "milicos" irresponsáveis... Não é à toa que, agora, o Clube Militar se reúna e enuncie ameaça de revolta por conta da [legítima] repreensão do presidente da República a um dos seus subordinados... Messias Franca de Macedo Prestando 44 anos de silêncio em solene atitude de desagravo a todas as vítimas deste holocausto tupiniquim, ou seja, o famigerado e fatídico golpe militar de 1964.

João Humberto Venturini - http://betobiologia.blogspot.com (18/04/2008 - 21:36)
Esse general desviou o foco da questão e já havia feito essas declarações estapafúrdias em uma entrevista na Bandeirantes.Agora q ganhou holofotes da Globo o circo está completo. Ele fala de perda de soberania com a demarcação. o q é ridículo, pois não está se criando um estado paralelo, mas sim uma unidade destinada somente aos indígenas, pois aquela área foi invadida e tomada pelos arrozeiros q enriqueceram e instalaram sim um poder paralelo no local. Qdo o governo cria uma unidade de conservação, não há perda de soberania, mas ali só é permitido a entrada de pesquisadores com o intuito de preservar um bioma. O exército têm livre acesso ao território, então o general esta falando bobagem e tenta por mais fogo na questão da reserva. Pior foi o STF ter suspendido a ação de retirada dos arrozeiros e pra piorar o ministro Gilmar Mendes disse q é contra a homologação e defende q os índios sejam colocados em "ilhas" e não em faixas contínuas de território. É o velho preconceito contra os índios, os quais sofreram um verdadeiro holocausto durante séculos( eram 5 milhões hoje estão em 1 milhão)e ainda são perseguidos e mortos por fazendeiros e são vítimas do preconceito qdo vão á cidade. Eu vi a entrevista dele na Band e vi q sua visão para com os índios é de total desrespeito e paranóico, pois teme q esses criem uma região autonoma. Os Villas-Boas enfrentaram o mesmo problema para criar a reserva do Xingu e nem por isso o Xingu tenta se separar do resto do país.

Nonato (18/04/2008 - 20:12)
O general está certo. A proteção à cultura indígena não pode deixar de lado a capacidade de defesa da soberania nacional. A questão prática é a seguinte: sendo reserva indígena, é possível a instalação de bases militares, de povoados, etc? Por que se não for possível, as áreas indígenas não podem alcançar as fronteiras. Outra coisa: a quem interessa estas demarcações? Àqueles estrangeiros que querem reduzir o controle brasileiro sobre a amazônia?

Carlos (18/04/2008 - 20:11)
Sou eu novamente: O general Augusto Heleno, que conhece profundamente a realidade amazônica, ressalvou: "Não estamos contra os índios, mas não podemos permitir a divisão do Brasil EM VÁRIAS NAÇÕES". "A favor dos índios, todos somos, mas N-A-Ç-Ã-O aqui, só existe uma, o Brasil". E há ainda o problema G-R-A-V-Í-S-S-I-M-O das ONGs. Só na Amazônia existem 100 mil. Isso mesmo: só na Amazônia 100 mil ONGs, 300 mil no Brasil todo. Por que essa profusão de ONGs, que ninguém sabe como agem e por que recebem FORTUNAS dos governos? Essas ONGs são entidades fluidas, voláteis, ectoplásmicas, impalpáveis e camaleônicas, "não governamentais" na teoria e oficiais no faturamento. Verdadeiros escoadouros de dinheiro público. PS: Nós, brasileiros, não somos invasores das terras indígenas. Os invasores são os estadunidenses, canadenses, ingleses, alemães, franceses, japoneses e por aí vai.

Carlos (18/04/2008 - 19:19)
O general tem razão. Nação aqui no Brasil, só a "nação brasileira". Essa conversa de "nação ianomâmi" é palhaçada!! Aliás,a demarcação das terras ianomâmis aconteceu durante o governo Collor, quando o PRÍNCIPE CHARLES, da Inglaterra, saiu de seu conforto londrino e se embrenhou por 3 dias nas selvas amazônias. Logo, logo, as terras estavam demarcadas, em plena fronteira com a Venezuela. E há 216 demarcações a caminho, na ONU. A Amazônia pode ser retalhada em 216 pequenos países e nós, aqui, dormindo. Procurem saber a opinião do Alm. Gama e Silva sobre o assunto. Ele tem vários trabalhos sobre a questão. E quanto às 100 mil ONGs que atuam na Amazônia?

Toni (18/04/2008 - 18:34)
Caros e caras, se um professor do estado ou do município de São Paulo comentar atos ou atitudes do executivo (estadual ou municipal) será exonerado! Qual a razão então de um general, que tem o compromisso de manter a disciplina e respeitar a cadeia de comando, falar as asneiras que falou? Para quem não se tocou ainda: nós somos os invasores, a terra é dos índios!

romério rômulo (18/04/2008 - 17:44)
azenha:os militares não são ciosos da hierarquia e do seu papel constitucional?está previsto que façam "pronuncia- mentos" dessa natureza? ele quer dar um golpe? ou os holofotes dos civis golpistas é que são encantadores? romério

Neo-tupi (18/04/2008 - 17:32)
Eu acho o episódio superestimado. Acho que o general deve ter direito a participar do debate, mesmo dentro do governo, com opiniões diferentes. Por que ter medo disto? Ele não pode é descumprir ordens, nem leis, mas pode ter opinião contrária e manifestar sua opinião até sugerindo mudanças de leis. É legítimo. Se queremos ter direito à nossa opinião, devemos conceder o mesmo direito aos outros. Há pessoas no governo que criticam juros, BC, outras políticas e não repreendidas. Ao que parece ele fez palestra no Clube Militar (não é uma entidade do Estado, é uma associação civil cujos associados são militares). Se ele não feriu nenhuma norma de conduta de militares, não há razão para essa histeria. Com general ou sem General, sempre fui contra a demarcação contínua de reservas desta extensão, pelo mesmo motivo do general.

Nana (18/04/2008 - 17:22)
Azenha Discordo da maneira como o dito se portou, cade a disciplina? Porque não levou ao Lula suas preocupações? Ou ao seu superior Ministro da defesa? O outro lado é que aquelas terras são esquecidas pelos brasileiros, a maioria nem sabe onde fica Roraima e até jornalista confunde com Rondônia. O governador tem rabo preso e o Estado é proviciano. Acredito que o Governo tenha uma avaliaçao do que ocorre lá. Penso que o governo tenha que estar de olho naqueles americanos missionários sim, tem muita riqueza e contrabando por lá. Os arrozeiros se instalaram e tem muito pistoleiro nessa região.

rique (18/04/2008 - 16:48)
Vao prá casa,Heleno!

Cláudio (18/04/2008 - 16:00)
Caro Azenha, pergunta pro General quantas ações de selva ele participou depois que ocupou o Comando Militar da Amazônia? Tudo isso começou em Manaus, várias coletivas ele convocou, num ato próprio de pura vaidade, querendo aparecer. Quando foi que o senhor General manifestou estas preocupações com a política indigenista? Foi no Estado-Maior, conversa. Pergunta se ele ganha diárias para sair de Manaus e dá entrevista pra Bandeirantes, Globo, etc. E, fica inclusive final de semana fora de Manaus. Tem que se explicar, sim. E, sobre outras cositas mas.

Cláudio (18/04/2008 - 15:51)
Azenha, esse negócio de dizer que quem manda sou eu é conversa fiada, época de chumbo, isso é coisa de vendilhão de marca maior, tem que dá explicação pro Presidente, sim. Gosta de mídia, tem que lavar o rosto e trabalhar. Esse senhor não pára em Manaus, vive só viajando ganhando diárias. Irresponsável, quer criar crise, notícia pros plantonistas. Conversa, isso é insubordinação, tem que ser afastado o milico.

Guilherme M. (18/04/2008 - 15:43)
É uma boa oportunidade para o Jobim mostrar como ele é durão. Militares criticando o governo é absurdo, pelo menos numa democracia. Claro que os jornais do Kamelo diriam que trata-se de autoritarismo bolchevique...

Fátima-Bahia (18/04/2008 - 15:39)
Azenha e comentaristas, Concordo totalmente com a defesa dos direitos constitucionais e dos direitos indígenas,concordo com a crítica ao pronunciamento do General à Globo,mas também concordo e faz eco em mim,o pronunciamento deste mesmo general no que concerne à sua preocupação com a defesa das nossas fronteiras e os riscos que reservas indígenas transformem-se em portas abertas para a perda da soberania de parte do nosso território Amazônico! Sempre fui sensível a esse tema da Amazônia e ficava angustiada por não ver discussões sobre as ações de ONGS e empresas estrangeiras nessa região,assim como a falta de controle do estado nas áreas indígenas,o que permitiu termos tribos que não falam o português mas falam inglês aliado à já estabelecida invasão de parte dessas áreas,onde brasileiro não tem permissão para entrar,mas japonês e americano têm! Em síntese,acho ótima esta polêmica vir a tona e gostaria que jornalistas como você,abram esta investigação e o debate sobre tema tão relevante e tão desprezado pelo nossa imprensa,"PIG" ou "não PIG". Colo aqui a parte do pronunciamento do General que,ao meu ver,traz questão importante para refletirmos e irmos atrás do esclarecimento da situação,sem preconceitos por ser a opinião de um militar.Não podemos colocar tudo em um só "saco" e corrermos o risco de ficarmos surdos assuntos que podem realmente refletir nossos interesses: Em palestra sobre a defesa da Amazônia no seminário "Brasil, ameaças a sua soberania", nesta quarta-feira, no Clube Militar, no Rio de Janeiro, o general falou de sua preocupação com os territórios indígenas na faixa de fronteira. O general lembrou o compromisso brasileiro com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o direito dos povos indígenas, que destaca a desmilitarização das terras indígenas como contribuição para a paz e o desenvolvimento econômico e social. "Quer dizer que o problema somos nós?", perguntou o general sob aplausos entusiasmados da platéia de militares. Para o general Heleno, a política indigenista está dissociada do processo histórico do país e precisa ser revista com urgência. "É um caos, não funciona. Os problemas são enormes, o alcoolismo é crescente", disse o general referindo-se à situação de tribos amazônicas. "Sou totalmente a favor do índio", frisou o general. "Não sou da esquerda escocesa que atrás de um copo de uísque resolve os problemas brasileiros. Eu estou lá na Amazônia vendo o que acontece com o índio brasileiro."

T.G. Meirelles (18/04/2008 - 15:08)
Olá Azenha A questão da demarcação de territórios indígenas, a meu sentir, é assunto demasiadamente importante para que seja dado um enfoque tão pequenamente secundário como o de quem teria partido o grito de alerta sobre a questão. Que a Globo adora bibicos e gandolas, não se discute. Praticamente nasceu, viveu e foi cevada sob o comando de Washington e a proteção da caserna. Mas não se pode mitigar assunto tão relevante apenas pelo fato de ter sido levantado por um militar e ter sido noticiado pela Globo. O que acontece hoje no território amazônico, em especial naquela parte de Roraima, não é novidade. Já perdemos 2/5 do território de Roraima para a Inglaterra no século passado em função, exatamente, de incursões e ingerências estrangeiras naquele espaço territorial. Recomendo a todos, com veemência, a leitura dos artigos de Mauro Santayana (dispensa comentários, não é Azenha?) no Jornal do Brasil dos dias 07 e 18 de abril do corrente. É esclarecedor! Se quizer, envio-os por e-mail. Forte abraço!

Simon Bolivar (18/04/2008 - 15:04)
Qual o maior inimigo do Brasil?alcança o país de norte a sul e quer que o povo se exploda?ganhou de presente do presidente lula uma condecoração com o seu nome?resposta a rede globo do "jornalgolpista" Robero Marinho.Que o inferno tome conta de sua alma.

Pedro Miranda, Brasilia,DF (18/04/2008 - 14:41)
Já tá passando da hora desse generalzinho de mer... vesti o pijama e ir cuidar dos netos. Nem PIG nem GENERAL têm mais vez.

Clovis (18/04/2008 - 14:09)
Azenha, a mídia faz questão de não explicar nada, de não explicar o que esta ocorrendo. Eles preferem confundir e gerar crises. A melhor informação que obtive foi no Canal Livre quando o ministro Tasso Genro fez uma breve exposição. Você não teria um correspondente lá, na área de conflito??

Afonso de Oliveira (18/04/2008 - 13:59)
Não é que os marrons-escuro estavam com saudades dos verdes-oliva, ou vice-versa? Demorou para um milico dar seu palpite "abalizadíssimo", nesse caso, à favor dos desmatadores e plantadores de arroz no norte do país, mais especificamente em Roraima - Reserva Raposa Serra do Sol. Não demorou, então, para os marrons-escuro darem, em primeiríssima página e com estardalhaço já conhecido, manchete distorcida dos fatos como se os índios fossem transformar tal local em campo de guerra pró emancipação étnica, como o ocorrido no Kosovo(?!). Acreditem!!!!! O poder dos Marinho em se superar, negativamente, é extraordinário! Caberia ao sr. Jobim, o Ministro, chamar esse grande general Augusto Heleno para uma conversa séria e definitiva. Mais uma que, se bobear, dará em CPI. Abs. e olho vivo nas mentiras e aberrações corriqueiras! Afonso.

Isabel (18/04/2008 - 13:09)
hehehehehe! O Heleno vai levar um ralo...merecido aliás. Ele não tem nada que dar palpite, é militar. Se tiver reclamações, encaminhe aos canais competentes.Quanto a Globo amar o verde-oliva, me parece que ela ama muito aqueles militares remanescentes da ditadura, os que comungam com a idéia de que o Brasil deveria ser uma colônia americana. Já não distribui o mesmo amor aos que são leais ao governo e ao povo. Militar patriota,na Globo, nem pensar.

Conceição Oliveira (18/04/2008 - 13:08)
Acho certíssimo o chefe-de-Estado dizer quem está no comando. Detalhe, o Waak ontem fez toda uma introdução sobre o valor da legalidade, parei para ouvir e pensei nossa o que virá ao final depois desse elogio a ação do Lula sobre o general, claro sempre tem um mas: e o âncora estilo Fox arremata algo assim: O problema é que o presidente não exerceu sua autoridade (referia-se aos movimentos sociais) e agora quer exercê-la.... PS. na uol de hoje tem um vídeo interessante feito pelo SBT um indígena macuxi trancafiado em uma cadeia e que pode ser condenado até 20 anos por terrorismo (explodiu um carro e disse que aprendeu fazer bomba com um general venezuelano), vale a pena ver o jogo sujíssimo que arrozeiros e outros estão fazendo na Terra do Sol, não poupam sequer indígenas que não tem traquejo fora da aldeia, que mal sabem falar português para suas ações. Por incrível que pareça a reportagem é bem problematizadora, tem a fala da PF também (que não está sendo ouvida na imprensa sobre esse caso).



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design