Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

MARINA VS. DILMA

Atualizado e Publicado em 13 de maio de 2008 às 22:21

Nos bastidores se diz que Marina Silva e Dilma Rousseff tinham visões diferentes, especialmente sobre a Amazônia


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Lucia (29/05/2008 - 11:48)
Eu nunca li uma reportagem ou vi na TV alguem elogiando, o trabalho e as ideias, da Ministra Marina enquanto era ministra. Agora que ela deixou o cargo, o PIG vê nela a salvação que deixou o governo e que a "malvada" Dilma a impediu de continuar. Essa imprensa me deprime! Imaginem vocês que até Antônio Nardone (avô da pequena Isabella) culpa o governo Lula pelo infortunio que se abateu em sua familia. Hoje eu li no portal IG, onde ele diz que tudo isso é culpa do governo que quer encobrir o que está se passando no Páis. PODE?!!!Por favor alguem me jude!!!!!!!!

Pitágoras (20/05/2008 - 21:15)
A triste realidade é que o brasileiro médio e seus "ilustres" representantes não estão nem aí para o meio ambiente, e que meio ambiente! Deus errou ao colocar nosso povo nesse país. Deveria tê-lo colocado no deserto de Gobi, ou no de Atacama. Não merecem essa riqueza toda. Quando tudo estiver destruído, saqueado, poluído ( e não estamos longe disso) aí se criarão leis, órgãos, ministérios para gerenciar a massa falida. Ou será que já é assim?

Nonato (14/05/2008 - 22:28)
Quem foi eleito e re-eleito foi o presidente Lula e não a Marina. Portanto, a política ambientalista tem que ser do governo e não da ministra. O assunto preservação do meio-ambiente é muito complexo e não pode ser reduzido à simples opção de não autorizar fazer nada. Eu pessoalmente, acho que deve-se autorizar o desenvolvimento, mas com controle.

bentoxvi-o santo (14/05/2008 - 20:20)
AZENHA,INFELIZMENTE O GOVERNO LULA...CADA VEZ MAIS... FICA PRESO A VELHA LOGICA CAPITALISTA...CRESCIMENTO A QUALQUER PREÇO..."SÓ TEREMOS FUTURO SE...TIVERMOS A CAPACIDADE DE TRILHAR CAMINHOS NUNCA ANTES ANDADOS"...E REIVENTARMOS O NOVO...

Fernando (14/05/2008 - 18:07)
O MST lamentou a saída da Marina Silva, enquanto a UDR comemorou. Isso diz o bastante sobre os aliados do governo Lula.

Rosa Maria (14/05/2008 - 16:35)
Azenha, não acredito que as divergências com a ministra Dilma tenham influenciado na decisão de Marina, afinal, essas divergências existiam desde o primeiro mandato, quando Dilma estava no Ministério de Minas e Energia, pelo menos é o que se noticiava. Creio que ela sentiu ter perdido o apoio do presidente Lula dentro do governo em relação à todas as pressões que o próprio governo sofre de setores, internos e externos, interessados no desenvolvimento a qualquer custo. Só resta lamentar a perda que não é só do governo, é do país.

Gersier (14/05/2008 - 14:53)
Azenha, hoje durante a coletiva que o Presidente Lula e a Primeira Ministra da Alemanha em visita ao Brasil concederam a imprensa nacional e internacional,uma repórter da Fôia,tinha que ser,acreditando que ainda estamos vivendo a era FHC,perguntou a Primeira Ministra o que achava da saída da Ministra Marina Silva.O que ela respondeu eu não sei porque não havia tradução para os telespectadores,uma falha,mas Lula disse pela enéssima vez que no seu Governo não existe projeto de ministro e sim de governo e que a saída de qualquer ministro de qualquer pasta não altera em nada os programas em andamento.Repete isso todas as vezes que está em solenidades de autorizações de obras do PAC.Eta midiazinha burruskê.Eta repórteres..zinhos de... daquilo. Acrescentou que se sentiu com um pai quando um filho chega e avisa que está indo morar sozinho ou estudar fora e fez questão de ressaltar o carinho que tem pela ex-ministra,afinal são trinta anos de amizade entre os dois,disse.

Afonso de Oliveira (14/05/2008 - 14:31)
Reputo Marina Silva uma das grandes mentes dispostas a salvaguardar nossas reservas naturais e consequentes biodiversidades, além de preocupação justa e consequente com os povos da mata e seus direitos históricos. Creio, porém, que no que concerne ao quesito ideológico-administrativo para implementação de políticas necessárias, a ex-ministra me pareceu em alguns momentos dessa interminável "batalha-santa", face seus imensos desdobramentos, um tanto ou quanto messiânica em suas posições. Concordo que devamos proteger o território de quaisquer tipos de investidas econômicas prejudiciais ao meio-ambiente e sua sustentabilidade, porém o equilíbrio nas discussões e decisões se faz necessário. Demarcações são extremamente importantes e necessárias, desde que venham acompanhadas de alternativas e fomentos visando atividades econômicas produtivas, autosustentáveis e com o devido controle técnico preventivo para eliminar-se riscos de possíveis danos, porventura, causados. Enfim, políticas públicas de desenvolvimento e ocupação ordenada devem ser objeto de tais discussões, levando-se a estas regiões organismos essenciais como por exemplo: BNDES e suas políticas de fomento; EMBRAPA e suas alternativas tecno-científicas; Ministérios da Justiça e da Reforma Agrária com suas diretrizes jurídicas para assentamento de novas populações e de soluções pretensamente apaziguadoras dos inevitáveis conflitos. Que políticas realistas e factíveis sejam adotadas e perseverantemente mantidas.

ailton filho (14/05/2008 - 14:03)
A Conceição Oliveira tem razão quando diz que quem ganha saída da Marina Silva são os interesses das multinacionais, dos desmatadores e saqueadores da terra. Eu gostava muito do fato de Marina ser local, ela viveu aquilo desde sempre, tem conhecimento de causa. A nós, agora, basta esperar que o sucessor de conta do recado. E que ela continue atuando no senado, quem sabe alçando voôs maiores.

Antonio Arles (14/05/2008 - 11:04)
É isso mesmo Conceição...limitar tudo a defesa do PT ou do Lula é de um reducionismo tosco. Temos que lutar por projetos. Temos que lutar por um País mais justo.

Bruno Brasil (14/05/2008 - 10:23)
Isso já era de alguma forma esperado. Ao longo da administração Lula ficou clara a opção pelo agronegócio e outras formas de exploração mais nocivas ao meio ambiente. Creio que a gota d'água foi a divulgação do relatório que apontava o crescimento do desmatamento da Amazônia e a reção do Lula, que foi simplesmente amenizar a questão, algo inaceitável, diga-se de passagem. A ex-Ministra só não pediu demissão naquela oportunidade para evitar um desgaste maior ao governo. Não sei se isso foi evitado...

Tereza Ramos (14/05/2008 - 08:47)
Não há mocinhos nesta história. O ministério da Marina não foi nenhum primor. Foi sempre muito influenciada por ONGs. Queria até criar uma para gerenciar a floresta. A interferência no MMA acontece desde o início do governo. Lembremo-nos da questão dos transgênicos. Mais do que um bom motivo para botar "a boca no trombone". Como sempre, pobre do meio-ambiente.

Conceição Oliveira (14/05/2008 - 08:34)
Façam-me um favor, Marina Silva não é Heloisa Helena, a história desta ambientalista, ativista e política séria não pode ser vista de maneira tão reducionista. Idolatria ao PT e ao governo Lula tem limites. Pode-se fazer a crítica ao que o governo faz de errado sem contudo servir de bucha de canhão à direita. Vivemos sim um impasse entre dois projetos políticos e os conflitos na Terra do Sol e o fato de o governo ter empurrado com a barriga a questão até chegar no Supremo é bem representativo deste impasse. Eu acho que viveremos um enorme retrocesso, a saída de Marina representa a vitória de um projeto político desenvolvimentista bem equivocado, falou mais alto os transgênicos, os sojeiros, as hidrelétricas...

Carlos (14/05/2008 - 08:21)
Pronto! Lá vai o PIG transformar a Ex-Ministra Marina em mais uma vítima dos malvados Lula e Dilma... Caiu como uma luva para o PIG: arrumaram assunto para tirar o foco das várias versões que o senador aloprado deu para seu envolvimento na divulgação do "dossiê" para a imprensa; falr que o próprio FHC sabia de toda a armação, então, nem pensar!

(14/05/2008 - 08:06)
Que Marina e Dilma tenham visões difeentes é idiferente. O importante é a visão que o Lula tem. E essa, infelizmente, é de tratar a questão ambiental como um entrave aos planos de desenvolvimento. Uma pena!

Everton, de Belo Horizonte (14/05/2008 - 02:23)
A Marina Silva nunca teve muito respaldo no governo, muito pelo contrário. Ela mal saiu e o congresso já se movimenta para aumentar as áreas destinadas à agricultura, promovendo o desmatamento. Foi muito imediato. Teve muito interêsse por trás, não só da saída da Marina, mas por trás de todo o boicote e pressão feito em cima dela, sabotando sua gestão. Dentro do governo Lula há sim muitos interesses. Não é um mar de rosas e nem por lá rola a "pureza ideológica" que encontramos aqui nos textos do blog do Azenha. As lideranças há muito tempo se distanciaram das bases. Lamentável.

Gérson (14/05/2008 - 02:11)
Como dizia Raul Seixas: "A Amazonia é o jardim do quintal e dolar deles paga nosso mingau" "A solução é alugar o Brasil"

Gérson (14/05/2008 - 01:41)
http://br.youtube.com/watch?v=jEOkxRLzBf0 IMAGINE (jOHN LENNON)Dedico esta canção à Marina Silva.

Nilson Euclides da Silva (14/05/2008 - 01:05)
Associar a saída da Ministra Marina com possiveis divergências que poderiam existir entre ela e a Ministra Dilma. Por favor!!!!!! Não façam desse espaço uma extensão do PIG. Não existe um governo com equipe de ministros que pensam iguais. As diferenças existem, e são saudaveis para a democracia. As razões para o pedido de demissão de Marina são mais nobres do que possiveis intrigas com outros membros do governo Lula. Procurem nas declarações que foram feitas na imprensa, os nomes e as origens de quem está feliz com a saída da ministra e quem lamenta.

Toninho Goulart, SC (13/05/2008 - 23:32)
Preocupa a saída da Marina, o fato de ela citar pessoas de nome no governo Lula. Sabe lá o que está por trás disso tudo? Ela cita logo divergências com a Dilma, mulher dedo nº 1 do governo. Isso é um prato cheio para o PiG. Deus nos livre. Vamos torcer que isso não aconteça. Por uma ldo é bom: o PiG começará de fato a campanha da Dilma para 2010. Viva!!!!!!!!

Fernando (13/05/2008 - 22:58)
Pois é, ela devia deixar a elegância de lado e citar as pessoas que atrapalharam seu trabalho, em especial a Dilma e o tal do Mangabeira.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (13/05/2008 - 22:57)
Azenha, sugeriria você perguntar aos seus leitores o que eles acham sobre o estudo do IPEA/IBGE que agora diz que o Brasil em breve possuirá mais negros do que brancos.

Nilson de Vix (13/05/2008 - 22:39)
A carta-renúncia foi redigida elegantemente e aparentemente sem ressentimentos. Nos bastidores não haveria motivação decorrente de doença? Visões diferentes são saudáveis, afinal, da discussão nasce a luz...



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design