Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

E A RECORD?

Atualizado em 17 de junho de 2008 às 21:52 | Publicado em 17 de junho de 2008 às 21:50

Você acha que a TV Record faz parte do PIG?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Fabio Villa (13/08/2008 - 18:08)
Tenho medo do futuro do Brasil com a TV Record dominando todos os mais humildes que nao tem melhor informação. Acho que é bom ter concorrência, mas estou vendo um perigo enorme para o país. Fabio

Marco Antônio Leite (13/08/2008 - 17:25)
A Record faz parte do Partido da Imprensa Gananciosa, ela veio para se juntar à rede Redonda de TV no quesito farsa, sofisma e bajular a elite do momento, como também fortalecer a tal de IURD a fim de faturar alto com os irmãozinhos sem-noção. Globo e Record são capim do mesmo pasto?

Carlos Silva (23/07/2008 - 08:36)
Para o bem ou para o mal a RECORD surge não como a melhor alternativa de televisão, mas como a melhor alternativa de destruição do império da GLOBO. Quem ou o que poderia fazer melhor o a que a RECORD está fazendo lenta e eficientemente nos dias que ocorrem.

epimpampleriopamplona (19/07/2008 - 13:45)
Excelente idéia da Record ter programas que dão dinheiro de dia. E de noite, o que acontece?

amparo (15/07/2008 - 15:29)
Claro que faz. Inclusive as reportagens são tão iguais que parece fotocópia. Não se iludam, são todas farinha do mesmo saco.

Edson Hautsch (30/06/2008 - 23:40)
Seja bem vinda Record, ao alto da glória! Vivas ao equilíbrio, à competição. A globo deve experimentar do próprio veneno e se não morrer, pelo menos ficarão profundas sequelas.

eEUcomISSO?!! (29/06/2008 - 22:54)
vou abrir o jogo com vcs e falar pouco. ela luta com a Globo pela audiencia. tem um dos melhores jornalistas da atualidade, Paulo Henrique Amorim. Faz, atualmente, já q Serra destruiu o jornalismo da TvCultura, o melhor jornalismo do país. Bem, depois disso tudo dizer q a Record faz parte do PIG, é levar desaforo pra casa. Ela, é claro, é irma siamensa da IURD, mas convenhamos, A Globo é a favor da ditadura, e o SBT coitado, por culpa do patrao do Milhao, não consegue aproveitar os seus otimos Nascimento e Ana Paula Padrao [essa coitada, ninguem sabe onde foi parar!!!] resumindo, enquanto a Record não vender a mae [e o PHA] pela audiencia, é Anti-PIG e ponto final! E Tenho dito! FuiZ!

Bruno Alvaro (21/06/2008 - 01:46)
Creio que a Record tem um projeto bem estruturado, talvez, diferentemente do PiG, que já perdeu as estribeiras há tempos. Explico-me. A Record, querendo ou não, é reflexo direto da URD, liderada também pelo Bp Macedo. Mas separemos o líder religioso do empresário. Da mesma maneira que paulatinamente a URD montou uma bancada no Congresso, montou, basicamente, uma nova religião, a Record tem ido nesse mesmo sentido. O que é bom. Só não sei onde isso vai dar. Penso no que o Azenha propôs numa pergunta: "O que incomoda na internet?"... É o mesmo acerca da midia... O que me incomoda na midia é ver a Globo manipular todo o tipo de informação através do PiG, seja o que for... A Record é o contraponto, pelo menos nesse momento. Ainda é marginal, ainda está no porão, mas logo subirá ao sotão e quando estiver lá, talvez, tenhamos que inventar uma nova sigla. Mas não creio que ela esteja já ligada ao PiG nesse momento da história, tão atolada como as Organizações Globo, acredito que justamente por ser ainda marginal. Mas, se alguém já leu um dos informativos mais numerosos do Brasil (a Folha Universal e que é distribuida gratuitamente) confirmará que o plano ou projeto (não sei) da Record é bem claro. Não posso afirmar que chegue ao ponto de um PiG, mas há um projeto. Nada está sendo feito ao vento. Talvez uma nova oligarquia esteja sendo fundada, baseada na "prosperidade", nas "Fogueiras Santas" ou no "Fala que eu te escuto". Enquanto isso, só podemos supor, apenas supor.

Rosa Maria (20/06/2008 - 16:19)
Embora menos radical que outros, a Record faz parte do PIG sim!

ivan alves (20/06/2008 - 11:57)
Os TSDP, ou Tucanos/Simpatizantes/Demos/Privatistas que postam no Azenha, ficaram "magoados" porque falei que eles acham o PSDB privateador o supra sumo da evolução política tupiniquim. Esse discursinho furado da direita de que tudo de positivo que está acontecendo sob o governo Lula, é resultado das políticas entreguistas do FHC já "cansou", desculpem o trocadilho com aquele movimentozinho paulista das madames da Daslu e de seu grande líder, o amestrador de "poodles" de campos do jordão. Se as políticas dos tucanos eram boas, porque não deram certo sob o governo de quem as implantou, pois foi o contrário, e esses sujeitos conseguiram a proeza de quebrar o Brasil por 3 vezes em oito anos de tucanato? Como se vê, é pura conversa fiada de tucano/demo e do PIG que as repercute. Na falta de uma crise para atacar o governo federal,agora inventaram o "fantasma" da volta da inflação. Também "cansei" desta discussão, fui!

Marco Aurelio (20/06/2008 - 11:36)
A Record quer fazer uma espécie de CNN em português.Baseada em Miami.Por isso,não me surpreendi quando,há alguns dias,fizeram uma reportagem criticando Cuba e enaltecendo a direitalha anti-castrista de Miami.Parecia um press-release do Departamento de Estado.

Franco (20/06/2008 - 11:03)
O denuncismo há muito deixou de ser maneira de informar e tornou-se em método de extorção das empresas de mídia. E a Record não é diferente. Não é diferente nem na má qualidade do "jornalismo" praticado.

silvano (20/06/2008 - 10:55)
A muito que assisto apenas o jornal da record e a pouco tempo o da tv brasil. Não tenho duvida alguma que a globo, band e rede tv, é tipicamente tucanalha. Sem falar na cultura que é outra.

Luiz - AlphaPlus (Polêmica S/A) (20/06/2008 - 09:49)
Caros amigos, após ler aos comentários, eu gostaria de fazer um alerta. Ninguém aqui pode dizer que o PIG é anti-comuna ou coisa parecida. O PIG é o partido de quem quer contribuir com a desinformação, independente de ideologias. Cuidado. Não misturem as coisas. Coincidentemente, o PIG hoje está contra o governo Lula e suas ações sociais. Quando o FHC fazia a mesma coisa com suas bolsas, o PIG não criticava. Naquele tempo, o PIG ficava feliz porque conseguia tirar proveito financeiro da situação. Como agora eles não estão controlando totalmente o poder, acham-se no direito de inventar notícias e escândalos. É isso que temos de combater....

jose carlos lima (20/06/2008 - 09:37)
Sim. No entanto está havendo uma quebra do monopólio da informação e da concentração da verba de publicidade, até então da Globo que, agora, desespera-se ao ver que a Record está mordendo o pedaço do bolo. Legal esta fragmentação do PIG, a concorrência é sempre benéfica, o monopólio da Globo tem sido danoso, a emissora tem tido o poder de mudar inclusive decisões eleitorais na última hora do pleito, como ocorreu para que Collor fosse eleito (reeditou o debate Collor x Lula) e agora recentemente para que Alckmin passasse para o segundo turno (para isso a Globo deixou de noticiar o acidente com o avião da Gol para usar todo o seu JN com imagens da "montanha de dinheiro" fotografada de forma irregular pelo delegado Bruno). Como se vê, a Globo tem mil motivos para se estribuchar na tentativa de manter seu poderio.

Rodrigo Leme (20/06/2008 - 08:57)
Ivan Alves, espaço de gente q raciocina ou de quem raciocina em prol da esquerda? Porque é muito fácil dispensar o pensamento contrario como "leitor do PIG" e afins. Se te tomar como exemplo, não dá pra dizer que aqui é um lugar de gente que raciocina.

Carlos Muniz (19/06/2008 - 22:57)
Todos da grande mídia fazem parte do PIG. Boa Ivan bela resposta.

Sergio Murilo (19/06/2008 - 21:32)
Que Lula que nada, trabalhador no poder? NÃO, esquerda no poder? Não. IURD no poder vai salvar o Brasil. Imaginem vocês que ela vão botar ordem na vida dos casais, vai recuperar os pobres drogados, vai encher os pobres desse país com sopa e se escapar da sopa então tome lá uma cesta básica. Quer o que? Crivela, Crivela, o rei do Brasil, a começar pelo Rio de Janeiro. Deus salve os cariocas.

ivan alves (19/06/2008 - 20:27)
Fernando, se voce quer apoio nas suas sandices, vá postar lá no blog do tio rei, sua "tchurma" está lá. Aqui o espaço é para quem raciocina e consegue argumentar com fatos, e quer um Brasil mais igual para todos os brasileiros,simples assim. Voce deve achar os tucanos lesa-pátria privatistas o supra sumo da evolução política nacional. Faça bom proveito.

Fernando (19/06/2008 - 18:57)
Tudo que é contra a sua opnião é do PIG. Tudo que é contra os comunas de boutique é do PIG

Maria Izabel L. Silva (19/06/2008 - 18:12)
Depende da audiência. Do IBOP. De quantas pessoas assistem sua programação. Depende. Depende. Há pouca gente honesta fazendo televisão ... e esse bispo? Sei não! Nunca confiei em igrejeiro. Seja de qual for a igreja... Não confio e pronto!

Nicola. (19/06/2008 - 18:10)
A record vai para onde cheira o dinheiro. Se for para o lado do pig, que seja.

Miron (19/06/2008 - 17:22)
À exceção de Carta Capital, Caros Amigos e os blogs de esquerda, o resto é PIG.

Fabio Bandini (19/06/2008 - 16:44)
Quem assistir ao Fala Brasil ou o tele-jornal que concorre com o JN não percebe a diferença. Eu assistia o Fala Brasil mas as caras e bocas da apresentadora após as matérias do governo me fizeram desistir. Na Record eles passam uma matéria por dia sobre padres pedófilos mas sobre chefes de igrejas evangélicas presos em Miami não dão um pio. Sem falar que o Sen. Crivella aparece todo dia na telinha, o eleitor tem que guardar bem a cara de quem eles querem que você vote. Enfim, farinha do mesmo saco.

Adriano (19/06/2008 - 16:16)
Ah, sem dúvida. Só muda o golpe. Basta assistir ao hilariante programa dominical e suas reportagens sobre a Bíblia ou sobre o bispo-candidato-senador Crivela.

Fernando (19/06/2008 - 11:52)
Foram o PIG, o Bush, o Uribe e o PSDB que tiraram o site do PHA do ar.

Ary (19/06/2008 - 11:51)
Eu acho que não.Vejam por exemplo esse imbroglio da tucana Yeda Crusius Credo no RG. Qual outra emissora senão a Record news mostrou a realidade dos fatos,com várias pessoas,membros da manifestação,com os rostos ensanguentados,após levar uma surra covarde da polícia? Qual emissora mostrou vários cartazes com os dizeres:Fora Yeda? Pelo que se sabe a Rede Globo não só não disponibilizou as imagens como tambem confundiu alhos com bugalhos,para confundir o telespectador e assim proteger a tucana.Se a Record é PIG,ela o é muito menos do que as outras.

Jônatas Martin (19/06/2008 - 11:49)
Azenha... Não há o que dizer senão: é lógico que sim! Como o próprio PHA diz, o ultimo reduto de jornalismo independente é a internet. Fico satisfeito em navegar pelo teu blog, pelo blog do PHA ou do Mino (aliás, cadê ele?). Agora, os portais das emissoras são de doer... Se a Globo usa a concessão pública em seu favor, a Record também, defendendo os interesses comerciais da IURD. Além de noticiar os fatos com a mesma conotação de outros canais de comunicação. Espero que a Internet nunca se contamine com o PiG. Abraço!!!!

Micael Maciel (19/06/2008 - 11:43)
O Everton (lá em baixo) falou bem.

Lacyr (19/06/2008 - 11:32)
Fainha do mesmo saco ou pior!

PHA? Cadê vc? (19/06/2008 - 09:59)
Falando em PHA, alguém sabe dizer porque o site dele tá fora do ar de novo agora, às 10h da manhã de 19/06/08?

Luiz - AlphaPlus (Polêmica S/A) (19/06/2008 - 08:02)
Eu esqueci que o PHA e o Rodrigo Vianna estão no FANTÁSTICO Programa de Domingo da Record, que eu gosto de assistir como entretenimento, não como jornalismo. Os 2 pobres coitados estão amordaçados na Record e não falam qualquer coisa que mostre que eles não estão do lado do PIG. Cá para nós, faz muito tempo que o PHA não mostra uma entrevista à sua altura naquele programa. Eu gostava também de ver a ANA HICKMANN (pela beleza dela) no programa das manhãs, mas aqueles companheiros dela, principalmente o Edu Guedes, só falam asneirisses. Por isso, desisti de esperar que a vice-campeã de audiência (3o. lugar no PIG) dissesse algo construtivo e desliguei e mudei de canal. Agora, nas noites de domingo, prefiro ver a programação do canal do Roberto Requião, a Paraná Educativa. O programa Brasil Nação, com suas entrevistas, dá de 10 a 0 nos outros programas.

Otaciel de Oliveira Melo (19/06/2008 - 07:43)
Por enquanto a Record pratica a política do bate e assopra. O Edir sabe que se a situação do povão melhorar (mas não precisa melhorar tanto!) a Igreja Universal aumentará a sua arrecadação. Fica difícil convencer que Deus é o único responsável pela melhora nas condições de vida daquela parcela da população chamada de cachimbo, aquela que sempre levou fumo. E aí nada melhor do que uma política de aparente neutralidade, pelo menos até os interesses da Universal serem contrariados. Além disso, é interessante fazer um telejornal que agrida menos um Lula para ganhar a audiência dos sem-mídia. É tudo milimetricamente planejado. Não se enganem: o pessoal da IURD é capaz de dar nó em pingo d'água. Deus seja louvado!

Jacinto Pinto Aquino Rêgo (19/06/2008 - 03:58)
E eu sei lá ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

Nilson de Vix (19/06/2008 - 01:31)
Acho a Record também PIGmentada, apesar do PHA. (Que Karma, heim, PHA!?) ... carregar o bispo às costas...

Everton, de Belo Horizonte (19/06/2008 - 01:24)
É isso aí, Donizeti Costa. É isso. Gaúcho, você também captou qual é a da Record. André e Adenilde Bispo, nem todos são tapados, alienados, ignorantes e desinformados. Não só na Universal, mas nós evangélicos somos bem informados, cultos, temos formação profissional, sabemos escrever, votamos bem, somos o maior público consumidor do país, somos considerados pela publicidade o mais difícil de ser convencido, o mais exigente na aquisição de prodotos, os mais fiéis às marcas e produtos. Além disso sabemos respeitar opiniões preconceituosas como as suas. Fazemos parte de um grupo que escreve em blogs, mas sai às ruas recuperando drogados, bêbados, restauramos casamentos, famílias, frequentamos presídios levando salvação e futuro, mantemos centro de recuperação de drogados, cuidamos de crianças órfãs e moradores de rua. Isso meu caro, é não ser alienado. Não escrevemos discursos bonitos nos blogs, redigimos a história com nosso trabalho. Mantemos nossas igrejas sem ajuda do poder público, doamos cestas básicas e reencaminhamos os assistidos ao mercado de trabalho, para que não precisem mais receber cestas. Vsitamos enfermos em hospitais, levamos cura, apoio às famílias, livramos jovens do mundo das drogas e ainda por cima temos que aguentar essas drogas de comentários preconceituosos como os seus. Se alguém sério da IURD chegar ao poder meus caros, produzirá muito mais benefícios do que os que hoje estão nele. É preconceituoso esse papo, assim como falar do pouco estudo do Lula.

Adenilde Bispo (18/06/2008 - 23:58)
A record disfarça, mostra uma face até interessante... porém o que está por trás da record dá medo e preocupação. A galera que sustenta a record e a assiste, ou seja, os fiéis da IURD são alienados, fanáticos, preconceituosos, destilam seu veneno contra as religiões de matriz africana, não respeitam o que diferente e diverso de seu pensamento único.Quero ver quando a máscara cair e se algum representante da IURD chegar ao poder: coitado de nós que já sofremos com as práticas alienadas dos fiéis da IURD apoiados por pastores com uma cultura rasa, mentalidade merdieval e demoníaca.Niguem mente o tempo todo: um dia a verdae aparece....

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras/SP (18/06/2008 - 21:49)
Definitivamente a Record sim faz parte do PIG, Paulo Henrique Amorim não vai incluí-la, por questões óbvias. Aliás, já faz algum tempo que venho pedindo ao Luís Nassif um comentário, no Blog dele, sobre o "Escândalo Alstom" mas sabiamente ele não fala sobre o assunto, não está publicando meus questionamentos. Nassif tem juízo, falar sobre o "Escândalo Alstom" pode lhe custar o espaço que tem na TV Cultura de São Paulo.

Sergio Murilo (18/06/2008 - 21:13)
Acho que a Record faz parte do PIG sim mas é um Pig diferente do Pig da Globo. Enquanto a Globo veio para nos enganar a Record veio para nos salvar. Se depender dela todos nós vamos tocar harpa no céu enquanto mijamos àgua benta.

Fernando (18/06/2008 - 19:59)
O mundo não gira em torno do governo Lula. Mas de qualquer forma a qualidade da Record é péssima.

donizeti costa (18/06/2008 - 19:47)
Não acho que a Record faça parte do PIG. Basta analisar a origem dos proprietários da Record para se chegar a conclusão que eles não fazem parte do grupo de poder que luta contra o governo Lula e o PT. Globo, Folha, Estadão, Veja, sempre representaram os interesses e espelharam o ponto de vista de nossas elites culturais e economicas, cujo ideal de nação e estilo de vida são os Estados Unidos da América. Esses grupos de comunicação, políticos e economicos, sempre mamaram nas tetas dos governos federais e eram recebidos com rapapés nos governos tucanos do FHC e anteriores. Com a eleição do Lula/PT, perderam o poder central e a possibilidade de explorarem o Estado Brasileiro para seus interesses privados, porisso o ódio em trégua contra o PT e o Lula,pois estes não são da "turma" deles (elites/psdb/demos). O grupo da rede Record não tem o recorte acima definido de nossas antigas elites exploradoras, ora alijadas do poder central. A Record não faz parte do PIG-Partido da Imprensa Golpista, ao contrário, a Record começa a fazer um contraponto saudável à pauta única do PIG. Espero mais ousadia da Record no enfrentamento contra os lesa-pátria do PIG (globo, estadão, veja, folha, etc...)

bentoxvi-o santo (18/06/2008 - 19:12)
AZENHA,HUM!!!!PIG????SE A HUMANIDADE...TODOS OS SERES HUMANOS...TIVESSEM NOÇÃO DAS VERDADES...AÍ SIM...NÃO TERIAMOS OS PIGS NO MUNDO...FAZ PARTE DA TEORIA DA DOMINAÇÃO...A TOTAL ALIENAÇÃO E ANIMALIZAÇÃO DO HOMEM...

Julio Bevacqua (18/06/2008 - 19:00)
INFELIZMENTE A RECORD ESTÁ SE REVELANDO TAMBÉM SER DO PIG.É UMA PENA.MAIS UMA ESPERANÇA PERDIDA DE FAZER DESTE PAÍS UMA NAÇÃO DE VERDADE.QUANTO ÀS DEMAIS JÁ É ALGO TÃO ÓBVIO, TÃO DESCARADO A ATUAÇÃO DA MÍDIA JORNALÍSTICA NO SENTIDO DE TENTAR DESESTABILIZAR O GOVERNO LULA, QUE ÀS VEZES FICO ME PERGUNTANDO:COMO É QUE PODE ALGUÉM QUE TENHA UM MÍNIMO DE RACIOCÍNIO E DISCERNIMENTO NÃO PERCEBER ESSA CONSTATAÇÃO. O QUE ESSA PESSOA ESTÁ FAZENDO NESSE MUNDO DE MEU DEUS? ALIÁS, POR FALAR EM DEUS, ELE DEVE ESTAR MUITO TRISTE POR TER DADO RACIOCÍNIO PARA QUE NUNCA FOSSE UTILIZADO.

Fabio Passos (18/06/2008 - 18:30)
Não acredito em santo. Porém, tenho assistido a Record News e a qualidade e pluralidade é imensamente superior ao lixo global. Record 10 x 0 Plim-Plim

André (18/06/2008 - 18:30)
Pergunto quanto seria a inserção de 30 segundos de um comercial em horário nobre na globo. alguns canais já fazem isso, mostram intervalos comerciais disfarçados de programas. Na globo, fico imaginando quanto o Edir teria que desembolsar para divulgar a reforma ou uma procissão de sua igreja ou até mesmo o dia de um dos santos da sua igreja. Todos nós sabemos a qual religião , cada emissora está estreitamente ligada.

Gorpo (18/06/2008 - 18:28)
Não é necessário vender a alma para ter lucro - q não é pecado, não, viu!? Oportunistas, sim. Golpistas, não.

luiz freire (18/06/2008 - 18:20)
As pessoas que hoje apoiam o governo ou não acompanhavam, no passado, o dia-a-dia da política ou - talves por falta de interêsse - tenham esquecido de como as coisas se davam. Tomando como base de argumentação o caso específico da Folha de São Paulo, afirmo que durante os oito anos do governo FHC, todos os nomes daquele jornal que hoje são execrados pelos governistas, eram críticos sistemáticos do governo tucano. Refiro-me a Clovis Rossi, Carlos Heitor Cony, Janio de Freitas, Otávio Frias, entre outros menos assíduos. Não incluiria aí Luiz Nassif porque este sempre me pareceu mais isento. O bom, no caso, é que o que digo pode ser conferido. É só pegar os jornais da época e constatar. O que vem acontecendo na atualidade é a mesma coisa. Não se pode imaginar que a imagem de pureza cultivada pelo PT durante mais de vinte anos, se confronta hoje com uma sucessão de escândalos que fogem à lógica. O governo do PT não poderia, em hipótese nenhuma, estar tão flagrantemente comprometido com casos de corrupção, fisiologismo e descaso com o dinheiro público, como acontece agora. E isto, amigos, é um prato cheio para quem faz jornalismo. Hoje e sempre. Para quem acompanha a cena política procurando deixar, o quanto possível, a paixão de lado, vai concluir, fatalmente, que esse negócio de pig é uma grande bobagem, fruto de desinformação e imaturidade.

gaúcho 3 (18/06/2008 - 18:05)
Azenha, muito bom o debate. Acho que muitas pessoas criticam a record por ter ligação com a IURD mas esquecem que a ligação da globo é com a opus dei (extrema direita religiosa), vejam as coberturas glamurosas dos encontros do papa com Bush (o verdadeiro terrorista). Como ateu não é problema meu se os fiéis doam dinheiro para manter a estrutura da igreja evangélica, todas as religiões têm uma fonte de financiamento, caso contrário pereceriam. Vejo um preconceito muito grande em relação ao bispo Macedo que por ter uma pendenga com a turma da globo é aliado tático dos sem mídia. Quero deixar claro que não espero que a record ceda sua programação para fazer catequese de esquerda, o que devemos esperar da record é um jornalismo honesto, nacionalista e que dê vez àqueles que só parecem nos jornais da mídia golpista na página policial, como os movimentos sociais, líderes sindicais, MST... Vamos ser otimistas gente o Brasil está bem melhor, a poucos anos atrás não tínhamos nada e vivíamos reclamando como hoje.

C. Barbosa (18/06/2008 - 17:51)
É do PIG, tem um posicionamento diferente, protege um grupo diferente (o que paga o salário da galera). Acredito que é muito fácil um veículo de comunicação realizar o correto papel de informar a população sobre vários assuntos, é apenas posicionamento. Acho que qualquer veículo pode não fazer parte do PIG, resta saber se estariam dispostos a isso. Provavelmente seriam menores salários, uma vida mais simples, tem que querer isso todo, são muitas mudanças em busca apenas da dignidade. A Record tem um discurso diferente, mas é uma TV extremamente alienada, alienante e alienando. No momento no jornalismo em si a gente pensa que eles são diferentes, mas quando passam a comentar aí lasca tudo, cai a máscara e percebe-se um discurso engessado. Um engessamento ético e moral por qual passa toda uma comunidade. Desconectem-se..., é a única forma de compreendermos conceitos novos.

Fábio S. Ribeiro (18/06/2008 - 16:19)
PIG - Partido da Imprensa Golpista. Não acredito que a Record seja golpista, no sentido de derrubar o governo Lula. Logo, não faz parte do PIG, até pq o Lula e o Crivella (longa manus mór da Record/IURD na política) são aliados. Agora, se o Edir Macedo & cia têm boas intenções, aí são outros quinhentos...

Fernando (18/06/2008 - 15:55)
O pessoal gosta de citar aquela frase do Orwell aqui: ´´Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado; todo o resto é publicidade``. Mas vivem caindo em contradição. Querem que a imprensa faça propaganda do governo federal e que não publiquem as falcatruas. PIG é uma invenção do lulopetismo pra não admitir seus erros. O príncipe FHC II dizia que a dificuldade em governar estava na oposição irresponsável do PT, que votou contra a CPMF, por exemplo. Agora o lulopetismo coloca a culpa no tal do PIG. A culpa é sempre de alguém, nunca nossa. PT/PSTU/PSOL/PSDB/DEM/GLOBO/RECORD é tudo farinha do mesmo saco. Oprimem o povo e não largam a mamata nunca. A discussão da política em partidos já devia ter sido superada. Autogestão é o caminho. Saudações emancipatórias!

José Carlos Tavares (18/06/2008 - 15:33)
Nesta guerra de religião ambas passaram a ser inimigas e quem ganha é o telespectador. A Record procura fazer um jornalismo um pouco mais imparcial,ao que parece mais para contrariar a rival do que por motivos ideológicos, mas não consegue sair do conservadorismo que impera na chamada "grande" imprensa, e com isso perde muito. Perde a GRANDE CHANCE de ser a líder em audiência exatamente por pecar no quesito CREDIBILIDADE que seria O DIFERENCIAL que falta em todas as outras.

Ruth (18/06/2008 - 14:45)
Se a Record faz proselitismo evangélico da Igreja Universal, a Globo faz proselitismo da Igreja Católica. Nisso estão quites. A Record toma óbvia e claramente uma posição na "guerra de religiões", a Globo não, tenta disfarçar. Como não sou nem católica nem evangélica, não tenho nada com essa guerra, mas gosto de saber que a Record tem uma posição clara a esse respeito, e não gosto de a Globo disfarçar. Quanto ao padrão geral de entretenimento da Record, é uma imitação da Globo, vejam-se as novelas, que seguem a mesma linguagem e estética, digamos assim. Junto com a linguagem e a estética vem o mesmo padrão de gosto, valores, etc. das chamadas classes médias, que Globo e Record procuram bajular e reproduzir. Do ponto de vista do jornalismo, a Record também tenta seguir a linguagem da Globo, especialmente a Record News, igualzinha à Globo News, embora com jornalistas e apresentadores menos "cultos", digamos assim, usando uma abordagem mais popular. Mas a Record tenta, pelo menos, apresentar os acontecimentos (os "fatos") de modo mais equânime, me parece, tendendo a mostrar melhor todos os lados das questões, ouvindo diversas opiniões, os prós e os contras, e, principalmente, mostra quase tudo que não sai na Globo ou na Globo News, porque a Globo, óbvia defensora das idéias e interesses conservadores, direitistas, ou antigovernistas. E isso já me parece ser um ganho para o pobre espectador que tenta saber as coisas que acontecem.

alexandre (18/06/2008 - 14:41)
A Record mostrou o depoimento da Denise Abreu com o devido tom.De desprezo.E aquela passeata da via campesina em Porto Alegre também foi mostrada na sua real dimensão no Domingo espetacular e digo mais a reportagem sobre a IURD x Folha me pareceu equilibrada.Então temos um diferencial aqui.

Fábio Linhares (18/06/2008 - 14:32)
Não tenho dúvidas, apesar da Record News ser mais imparcial. O que angustia é que o processo é lento demais.

Maxwell Barbosa Medeiros (18/06/2008 - 14:29)
Vale notar que PHA fala do PIG, mas raramente menciona a Record(exceto pra fazer elogios), mas sem associá-la com o PIG. Não seria falsidade, no máximo seria pra não falta com o respeito com o patrão(sem puxar o saco, nota-se).

Davizinho (18/06/2008 - 14:10)
É sim,com certeza,nunca vou me esquecer do informe que passou na época da queda do avião da TAM,afirmando que havia recomendado que seus funcionários não usassem o aeroporto de Congonhas até se resolver a "situação",aquilo foi a gota d'água,percebi ali que seu projeto é ser igual a Rede BOBO!

Rodrigo Leme (18/06/2008 - 14:03)
Faz parte do PIG de esquerda, q ao mesmo tempo que mostra as falcatruas tucanas, passa o jornal da noite inteiro sem valar da Varig. É aliada política do governo atual, e com o rabo preso com ideologia religiosa. Sem contar q tem o maior de todos os jornalistas medíocres, Paulo Henrique Amorim, por lá. Uma pessoa que teve a capacidade de fazer uma entrevista press-release com o Edir Macedo (imagina se fizesse uma entrevista dessa com o Roberto Marinho qdo estava na Globo, o q não falariam por aqui...). Mas desse jornalista o pessoal da esquerda gosta, chamam até de "independente", o q é hilário. A parcialidade de direita é golpe; a de esquerda é "independência". Assim caminha a mediocridade...

O Chris Almeida - BH (18/06/2008 - 13:52)
Recomendar o ateus.net como fonte de informação sobre uma igreja, qualquer que seja, beira o caricato.

Gustavo Barcellos (18/06/2008 - 13:32)
Acho que sim, mas em menor dose. Algumas notícias são cobertas com mais isenção, como no caso da Varig e da disputa índios x arrozeiros, só para citar casos mais recentes. Mas cadê as reportagens sobre o abafa das CPI na Assembléia de SP? Sobre a Alstom? Sobre o cartão corporativo do Governo de SP? As crises do Governo Federal estão todas na Record também. E as crises da oposição, cadê?

Thiago Dutra Vilela (18/06/2008 - 13:21)
As únicas tvs que não fazem parte do PIG são a TELESUR e a TVBrasil. O que não significa que sejam melhores do que as outras, jornalisticamente ou qualitativamente falando.

Paulo (18/06/2008 - 13:16)
Eles cevam-se e ruminam na mesma fonte do PIG. Mas como são oportunistas, não remam contra a maré.

Fernando Romano (18/06/2008 - 12:51)
Sim. A Record é igual a todas as outras, são todas farinhas do mesmo saco. Além do mais, Edir Macedo e sua igreja tem profundos preconceitos dos quais não conseguem se livrar. E no livro "Nos Bastidores do Reino", de Mário Justino, ex-pastor da IURD, diz que nas eleições de 89 "o Criador em pessoa, com a mesma intimidade com que se dirigia aos seus profetas nos primórdios da humanidade, ordenara que se apoiasse Fernando Collor de Mello para a Presidência da Republica, pois, ainda de acordo com o Todo-Poderoso, ele, Collor, era o melhor candidato para o país e o único capaz de derrotar o "anti-Cristo"- leia-se Lula.(...)O Bispo era um dos maiores cabos eleitorais de Collor (abaixo de Jeová, e claro). Ele fazia reuniões e se deixava fotografar vestindo camisetas do PRN. E no melhor estilo "aiatolóide", proibiu todos os pastores e obreiros de votar em qualquer outro que não fosse o "escolhido", e ameaçou: "Quem não é por mim é contra mim".(...)Os cultos religiosos naqueles meses de 1989 haviam se transformado em comícios eleitorais com o púlpito transformado em palanque onde se revezavam os candidatos próprios da Igreja e os que eram apoiados pelo bispo; Pregação do Evangelho era só um detalhe. O resultado das urnas com a eleição de todos os candidatos lançados ou apoiados pela Igreja revelou ser o Bispo um líder com extraordinário poder sobre os seus seguidores." Vocês podem baixar o e-book (em formato .pdf) aqui: http://ateus.net/ebooks/

O Chris Almeida - BH (18/06/2008 - 12:39)
Se a grandeza de algo pode ser medida pela fraqueza dos argumentos de seus inimigos, está provado nesse tópico que a Record é GRANDE! Quanto à Universal, pode ser falcatrua, mas ela paga caro pelos horários noturnos da Record, o que demonstra que a Record quer ao menos PARECER indepentente da Universal, o que já é um bom começo. Quanto a repercutir notícias e argumentos de outros veículos... A GloboNews "derrubou" o avião, outros repercutiram a barriga, não dá pra jogar pedra no papagaio só porque não gosta de quem ensinou os palavrões a ele, concordam? ELA NÃO FAZ PARTE DA PIG!

oscar (18/06/2008 - 12:13)
A Record sem dúvida é PIG puro.Só que até tentam enganar, afinal não são tão burros assim.Acho mais,acho que o PIG monopoliza as distribuidoras de jornais e revistas:Tem publicações que dificilmente chegam nas bancas.Acho ainda que dominam as grandes editoras de livros: Tem muitos livros valiosos que não são reeditados.O PIG faz parte dos grupos ideológicos que hoje dão as cartas no mundo...

Gerson Pompeu (18/06/2008 - 12:05)
A record está perdendo uma grande oportunidade de se firmar como uma real alternativa ao lugar comum das outras. Acredito que seja pressão de vários dos anunciantes e suas agências. Seria ótimo ver um canal comercial com postura de independente ou, pelo menos, não tão alinhada. Iría botar a negada pra rebolar.

Filipe Rodrigues (18/06/2008 - 11:55)
A Rede Record têm se destacado pela qualidade e por um pluralismo maior que as demais emissoras de TV, aí talvez se explica o seu crescimento comercial, ao ocupar um espaço vago no mercado, dar mais cobertura para assuntos regionais e perceber uma maior exigência do telespectador brasileiro (algo que o SBT corre por fora e continua a perder o bonde da história). Pode se dizer, em termos de jornalismo, que a Record hoje é a Folha de São Paulo de 15, 20 anos atrás. A emissora foi a única que mostrou com profundidade, os protestos contra a governadora do RS e a violência policial contra os manifestantes, enquanto todas as demais TVs mostraram seu rabo preso com os políticos tucanos. Se o Bispo Crivella não fosse aliado do presidente Lula, o comportamento da Record seria diferente de hoje? Difícil analisar, de qualquer forma assuntos polêmicos (as vezes tabus para os evangélicos costumam ser abordados) e há uma maior liberdade para tratar de temas complicados frente aos interesses comerciais.

Roberto Locatelli (18/06/2008 - 11:51)
A Record não faz parte do chamado PiG - Partido da imprens Golpista. Se fizesse, o Paulo Henrique Amorim já teria sido demitido há muuuuito tempo, por ordem do grande estadista José Serra.

Cláudio Roberto Basilio (18/06/2008 - 11:23)
Uma rede de TV que faz sessão de descarrego e que promove a perseguição das religiões afro-brasileiras durante a madrugada não merece muito respeito. Uma rede de TV que no último domingo mostrou no programa "Domingo Espetacular" (apresentado pelo herói da "mídia livre" Paulo Henrique Amorim) uma matéria onde só faltaram chamar o "padre católico" (sempre sublinhando o católico) Julio Lancelloti de Michael Jackson não merece respeito nenhum. Sinceramente, os Bispos da Igreja Universal que comandam a Rede Record não são nem um pouquinho melhores que as "famiglias" Marinho, Frias, Mesquita e Saad

jose carlos lima (18/06/2008 - 11:20)
Só se salva mesmo a TV Brasil e, mesmo esta já sofreu alguns abalos porque alguns de seus diretores, talvez por não conseguirem superar condicionamentos PIGuistas, insistiam em recitar a cartilha do PIG Veja, Globo, Folha. Refiro-me à resistência de um ex-diretor em relutar em usar o termo "suposto dossiê", recomendado pelo PIG, ao invés de "dossiê." Como se sabe, o PIG baixou um decreto determinando que o pool use o termo ex-CPMF no lugar de CSS. O PIG é muito poderoso.

jose carlos lima (18/06/2008 - 11:15)
O lado bom do sucesso da Record é a quebra do monopólio da Globo. É bom que a Globo não seja detentora de todo o faturamento em publicidade deste País. Não dá para ter a Globo como única opção. No entanto, entre uma e outra é como sair do espeto e cair na brasa.

Everton, de Belo Horizonte (18/06/2008 - 11:11)
Acho que não. O Edir Macedo é extremamente independente dos poderes. Podem falar dele o que quiserem, mas ele é independente. É lógico que, por ser a Record uma concessão, ele não baterá forte demais, fará o jogo, pois é o "negócio" rede de TV. Todas as vezes que comentamos sobre TV's e rádios vejo a tendência de igualar tudo e todos. A globo por exemplo, foi criada e cresceu atrelada a movimentos de bastidores, profundamente ligada a interêsses. Já a Record, não. Discordo profundamente de um comentário anterior que diz que é igual por causa dos profissionais que trabalharam na globo, e hoje estão lá. Um comentário infeliz. Nem todos que trabalharam lá são ruins ou foram "contaminados". O Azenha e o PHA são exemplos disso. É até mais possível que os bons profissionais tenham saído de lá, buscando mais seriedade e encontraram na Record. Muitos odeiam o Edir Macêdo, pois foi feito muito folclore sobre ele. Esse foi o jogo do PIG, da globo, dos poderosos, tentando brecar seu crescimento. Muitos aqui criticam o PIG, a globo, os poderosos, mas fazem o jogo deles ao criticar Edir e a Record. Vocês conhecem algum dono de rede de TV que seja mais independente que o Edir Macêdo? Não estou aqui o defendendo, mas ele pode ser criticado pela sua crença, seu trabalho, mas ele não depende do governo, de empresários. Ele é o que o PIG não gosta, alinhado com ele mesmo. Acho um êrro dizer que quem trabalha ou trabalhou na globo não presta. Existem bons e maus profissionais em qualquer lugar.

Fernando (18/06/2008 - 10:33)
A Record tem ligações diretas com um partido político que integra o governo federal. É do PIG, Partido da Imprensa Governista.

jose carlos lima (18/06/2008 - 10:28)
Dias atrás fui conferir "in loco" assistindo a um culto em seus templos. A conversa durante todo culto era a busca por uma vida material exuberante. Após uma pregação contra cultos afros e sobre a importância do dízimo, chegou ao altar um assistente com vários envelopes separados em grupos conforme valores a serem ali depositados. O pastor grita "quem vai doar 10 mil reais" se apresente aqui, pegue estes envelopes. Em seguida veio a classe dos 5 mil reais, em seguida a dos 1 mil reais. Depois a dos 500 reais. Finalmente vieram o dos 100 reais, dos 50 e finalmente, dos 10 reais. Fiquei aguardando a chamada dos que poderiam depositar 5 reais ou menos e nada.Conclui que no governo Lula o povão vai bem de bolso e pode dar-se ao luxo de doar 10 reais e até 10 mil reais num culto. No entanto o que manda mesmo nos meios de comunicação brasileiros são os interesses de classe, ou seja, da classe A. Por isso não vejo no futuro uma Record aliada aos interesses do povão. A REcord buscará outras formas de ganhar muita grana: o não pagamento de impostos como a CSS, o alinhamento com empresas que não contribuem com a não e nem pagam IR (conforme dados recentes elas devem mais de 600 bilhões aos cofres públicos, conforme Dívida Ativa), etc. Quantos aos pobres, estes terão sempre seus 10 reais, ou mais, para dar ao bispo.

Luiz Prado (18/06/2008 - 10:23)
Eu também acho que é. Infelizmente programação de TV é igual a candidato político: Tudo uma merda. No final das contas os brasileiros tem que escolher a menos fedida. Alguem ai já parou pra pensar por que a qualidade e a diversificação do conteúdo da globonews é muito melhor [menos podre pelos padrões da TV brasileira] que as noticias da globo aberta? Não gosto da estrutura do capitalismo atual porque ele permite a corrupção descarada e desenfreiada e o PIG, defende esses interesses sombrios. Eu não sou muito fã da globo pelo exagero das promoções consumistas e da falta de imparcialidade em qualquer eleição. Mesmo assim, tem algumas coisas que salvam e recomendo: Para quem puder ler ou mesmo assistir a entrevista com Richard Murphy dada ao milenium da globonews falando sobre A rota da evasão de impostos vai se surpreender. Adiantando: mais de 7 trilhões de dolares são sonegados no mundo graças aos paraisos fiscais criados para pagar as contas da Inglaterra e dos EUA. Por que essas entrevistas nunca passam na TV aberta? Por que? Por que? Por que?!!!

silvio (18/06/2008 - 10:20)
Ana, percebo que você é novata entre nós "sem-mídia": seja bem-vinda! Ana, PIG significa: PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA. Com muita propriedade esta alcunha foi dada à imprensa brasileira pelo grande jornalista Paulo Henrique Amorim.

Tereza Ramos (18/06/2008 - 10:11)
É claro que sim, basta assistir a qualquer noticiário.

Orlei (18/06/2008 - 10:00)
As notícias dos telejornais da Record, Sbt e Band por exemplo, são apenas uma repetição do que o PIG divulga, já que são as notícias de maior repercussão do momento. Falta a eles uma independência maior dos grandes meios de comunicação.

sergio (18/06/2008 - 09:53)
Sem dúvida alguma a RECORD faz parte do PIG. E olha que sou um telespectador assiduo deste canal, pois quero dar a minha contribuição para derrubar de vez a GLOBO, a emissora que na minha opinião é um cancer televisivo com metastase generalizada. Mas infelizmente no quesito jornalismo a RECORD é muitissimo parecida com sua rival e todas as outras emissoras do PIG, pois se utiliza dos mesmos bordões, das mesmas práticas condenáveis e tendenciosas tais como: omitir o nome do partido quando a denúncia é contra o PSDB, o partido do rab-preso, o DEMentes, mas sempre vincula o do PT mesmo que o caso envolva um cunhado-do-amigo-do-irmão-do-tio-do-primo ... de alguém conhecido do PT; não determina em sua reportagem se as denuncias envolvem governo do estado, do municipio ou federal, utilizando sempre o genérico GOVERNO; por enquanto ainda não lançou mão do artifício de ter COLONISTAS dando pitaco em coisas que não entendem falando asneiras de montão ao exemplo de MIRIAN LEITÃO, ALEXANDRE GARCIA, LUCIA HIPPOLITO, ARNALDO JABOR ... , mas não sei até quando. Em resumo a RECORD PRATICA O MESMO JORNALISMO TENDENCIOSO, PARCIAL EM LINHA COM O PIG.

Alê Moreno (18/06/2008 - 09:38)
Lógico. E por falar em uma linguagem mais "popular", me pergunto se não é mais danosa a sociedade que outros membros do PIG mais "festejados".

Antonio Arles (18/06/2008 - 09:18)
A Record faz parte do PIG. Já a RecordNews fica em cima do muro. No início parecia que seria muito melhor: a entrevista com o Presidente Lula, a com Hugo Chávez, feita pelo PHA, e as reportagens internacionais equilibradas do Rodrigo Vianna. Mas a única solução é a democratização do espectro. Enquanto tivermos essa concentração nas mãos de poucos grupos, precisaremos ficar "mendigando" para ver alguma coisa que preste na TV.

Antonio Carlos (18/06/2008 - 08:57)
Não tenho dúvidas de que a Record faça parte do PIG. Essa emissora quer ser o que a Globo é: monopolista, manipuladora. Com uma diferença: foi construída com recursos extorquidos dos fiéis otários da asquerosa IURD. Façam uma devessa nas contas do sr. Edir Macedo et caterva e os abusos dessa gang ficarão muito claros. A Globo é ruim, mas a alternativa que se apresenta é muito pior. Essa Record estará sempre ao lado do poder, para, com isso, ter facilitado o acobertamento das "mutretas" dos seus controladores.

EDSON BOMFIM (18/06/2008 - 08:52)
Ela não age de forma bem intensionada. Sua visão é de contraponto ao que se apresenta,na tentativa de se proclamar como a outra via e assim, ocupar vácuos. Não me iludo quanto a isso. Mas, entre o PIG real e a esperteza da RECORD, prefiro render audiência a essa última.

Antonio Morais (18/06/2008 - 08:46)
Acho que não pois a Record não contrataria o PHA, o criador da sigla "PIG".

Diego Bevilacqua (18/06/2008 - 08:05)
Acredito que não. Não significa que sejam contra essa canalhisse que vemos, no entanto. Mas acho que pode ser considerado "PiG" aquelas emissoras que estão estreitamente alinhados com os interesses da oposição política de direita ao governo atual e aos interesses elitistas e reacionários. O PiG conversa entre si. Tem a mesma abordagem ideológica sobre qualquer notícia e todos do PiG, junto com os DEMos e os tucanos, visam um só objetivo: derrubar Lula. Acho que a Record não faz parte dessa gangue. Principalmente por ter richa com a Globo. Mesmo que essa richa não seja pela causa mais nobre do mundo. Eles estão de fora, o que permite, aqui ou ali, ter uma abordagem mais imparcial. Como a abordagem sobre o caso dos camelôs em SP, bem diferente do que se vê na Globo.

Luiz - AlphaPlus (Polêmica S/A) (18/06/2008 - 07:45)
Record também é PIG disfarçado de cordeiro. Das TV's, talvez esteja em terceiro na escala PIG de podridão. A primeira, campeã, é lógico, a platinada, a poderosa GLOBO. A segunda, na minha opinião, está a BAND, com seu MITRE e suas Mitretes. Daí, vem a Record. Quem arrisca fazer as 10 mais da TV's? Podemos instituir o troféu PIG . (^..^)

marcelo - curitiba (18/06/2008 - 07:41)
Faz parte, infelizmente, como qualquer outra TV privada de alcance nacional.É como imaginar que Obama seja assim, um iluminado que vá olhar os interesses dos povos ao redor do mundo ao invés de prioritariamente os dos americanos. Chomsky já denota em diversos de seus livros que os EUA não se opunham à democracia em lugar nenhum do mundo, desde que isso não afete uma vírgula seus interesses. Do contrário, promoviam a ditadura naquele país. Com as TVs, Record incluída, é a mesmíssima coisa. A liberdade de expressão só vai até onde não incomode.

Luciano Baía Meneghite (18/06/2008 - 07:36)
Sabe aquela lógica do ditado,de "dar os anéis" para ficar com os dedos? É isso.A Record está sendo mais esperta do que a Globo.É claro que a emissora de Edir Macedo tem lá seus interesses econômicos-políticos,mas ainda assim se observa um certo respeito ao contraditório.Lembre-se das reportagens de Rodrigo Viana sobre a Venezuela entre outras. Na globo,é um festival de contorcionismo e meias verdades para enganar o telespectador.

Carlos (18/06/2008 - 07:25)
Faz sim. Faz sim, mil vezes. Muitos jornalistas da Record trabalhavam na globo. E eles vêm com os métodos globais. Ninguém, infelizmente, trabalha com consciência e idealismo, vale o salário. Na queda do avião da TAM nos diversos programas, foi uma das que mais tentaram culpar o governo, com editoriais e tudo. Após o episódio,como sempre, não se retrataram. E olha que o senador DELA faz parte da base aliada.

Ricardo Júnior (18/06/2008 - 03:32)
Eu queria saber quem não faz ! Talvez alguns blogs, no qual os seus criadores conhecem o conceito de democracia e de liberdade de expressão com responsabilidade, no mais os outros fazem mal ao povo brasileiro e ao país com as tentativas de golpe, dissimulação, dentre outras coisas e acham que estão fazendo algo de bom.

José Ricardo (18/06/2008 - 02:10)
Concordo que proselitismo religioso é uma praga e deveria ser banido (principalmente vindo de religiões maniqueístas)da mídia. A Record busca algum pragmatismo ao se contrapor à Rede Globo, pois precisa passar uma imagem no jornalismo que seja diferente da sua rival direta. Lembro que algumas vezes vi a Record mostrar a verdadeira face da oposição a Evo Morales na Bolívia, deixando bem claro o racismo impregnado na elite de Santa Cruz de la Sierra (Que outra rede de televisão mostrou um muro pichado nesta cidade no qual estava escrito "muerte al colla"?). Revelou também o verdadeiro motivo da luta por autonomia que é o de apropriar-se dos impostos advindos da exportação de gás, alem do medo de perder latifúndios dos quais são proprietárias poucas ricas famílias bolivianas. A Record em cima do muro é melhor do que ela estar totalmente vestida de PIG.

fábio (18/06/2008 - 01:35)
...poxa, que pergunta, heim??..CLARO QUE ÉLA É PIG. ..Só não sei que que o LULA foi fazer lá na inauguração da record "NEWS"...?!..Eu assisto o "jornal" da band e depois dou uma olhada no da record..., é TUUUUDO IGUAL! A globo eu nem perco mais tempo...Mas se você VIU UM, VIU TODOS...e a campanha prá desgastar o governo LULA é descarada..!...ãh, e ainda, eu fui pegar o onibus prá são paulo, e derepente, distribuição de JORNAL GRÁTIS..! Advinha qual...? o ESTADÃO....ahahahahahahah, ninguém compra mais éssa dróga, então eles dão no busão,...ahahah! ..fóra a FALHA de sp. estou recebendo a meses em casa DE GRAÇA TAMBÉM, é móle..?!?!?!...e o PIG. vai capengando SEM PERDER A PÔSE..!

joselita santana (18/06/2008 - 01:22)
SIM ACHO QUE FAZ. NÃO SEI MAIS O QUE OU EM QUE CANAL POSSA ASSISTIR COM TRANQUILIDADE DE QUE ESTOU SENDO HONESTAMENTE INFORMADA SOBRE O MEU PAÍS, O QUE QUE ACONTECE NELE COM A SUA ECONOMIA, ETC... NÃO SEI MAIS O QUE É VERDADE NEM EM QUEM ACREDITAR, ACESSEI O BLOG DO PHA E ESTOU ESTÁTICA DECEPCIONADA, ESTOU ENOJADA. ME DEU VONTADE DE VOMITAR

david silva (18/06/2008 - 01:18)
nao!

Messias Franca de Macedo (18/06/2008 - 00:45)
... E a série sensacionalista ?! [exibida durante esta semana]: 'Saúde pública [no Brasil]: salve-se quem puder'. Uma produção que tem a cara da Rede Globo, as digitais da Rede Globo, a narração de apresentadora da Rede Roubo [Adriana Araújo!], o script da 'Rede Roubo' [desculpe, ato falho!], o apelo 'dramaticoapelativo' da Rede Globo... E tudo o mais produzido... Produzido pela Rede Record... [Que apóia a campanha contra a CSS. Óbvio e ululante!] NOTA: decerto o "Bom Pastor" e a jornalista estão salvos! Dos pecados e do atendimento do SUS! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Robson Luís (18/06/2008 - 00:37)
A impressão que tenho é que ela segue a pauta do PIG, mas critica o atual Governo de forma menos contundente que os demais veículos de comunicação. Tudo depende dos interesses em jogo... enquanto os mesmos não forem contrariados, a emissora não vê motivos para assumir semelhante postura.

Messias Franca de Macedo (18/06/2008 - 00:27)
... O "ilibado e confiabilíssimo" Bispo Edir Macedo está "aquecendo" para liderar o PIG... Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

JOÃO PROTA (18/06/2008 - 00:26)
Faz, na medida em que não denuncia.

Messias Franca de Macedo (18/06/2008 - 00:18)
... A Record News entrou no páreo na disputa com a Rede "Roubo" no tópico "vamos derrubar o governo Lula - pelo menos, miná-lo, provocar-lhe uma hemorragia! No programa "Entrevista Record - Brasil em discussão", (o "insuspeito" atual consultor de uma empresa internacional - sic -) Marcílio Marques Moreira, ex-ministro do corrupto Collor, e a jornalista Adriana Araújo brincaram de ping-pong ao tratarem do tema "ética no governo Lula"... Foi deplorável! O sucesso do governo atual, o momento nacional alvissareiro e a decomposição ética e gerencial dos governos tucanoDEMoníacos estão colocando os traidores e usurpadores da nação em polvorosa. As elites reacionárias, retrógradas, desalmadas, entreguistas, corruptas... Estão espumando de ódio [e inveja]... Todo cuidado é pouco! Realmente, a burguesia fede! ... E não sabemos se o Marcílio Marques Moreira está falando ou bocejando... E ainda teve a cara de pau, a desfaçatez, de tentar justificar a sua ligação com uma empresa internacional e a compatibilidade do discurso nacionalista/moralista, afirmando que tem 76 anos de idade e precisa trabalhar [leia-se fazer lobby]... Pega teu pijama Marcílio, está mais do que na hora! E bom sono! Deus te perdoe pelos pecados, que não devem ser poucos! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Ramon (18/06/2008 - 00:14)
Sim, faz parte do PIG. O fato dela estar crescendo, enquanto a Rede Globo apresenta sinais de decadência é interessante, pois o quase-monopólio da Globo não tem nada de positivo. Mas as práticas desta Rede Record também são deploráveis. É como escolher ficar na frigideira ou pular no fogo, o resultado final é o ruim de toda maneira.

Klecyos (18/06/2008 - 00:13)
Como disse um dos internautas, se não é, disfarça bem.

Messias Franca de Macedo (18/06/2008 - 00:12)
Sem querer tergiversar: ... Revoltadíssimo, como de praxe, o senador tucanoDEMoníaco Mário Couto afirmou: "O Poder Executivo envia Medidas Provisórias no intuito de desmoralizar este Senado tão honrado" [Sic]... Em seguida, o direitista foi sucedido por José Agripino Maia [Sem comentários]... "Pra arrebentar a boca do balão", eis que surge de alguma catacumba o DEMo Heráclito Fortes para atacar o BNDES e mandar mimos para Marconi Perillo [o presidente da Comissão de Infra-Estrutura do Senado, envolvido em uma série de falcatruas e denunciado pela Justiça e Polícia Federal ]... Bem, quanto ao aloprado Mão Nada Santa, neste ínterim deveria estar "benzendo" alguns outros oposicionistas... Em comum: a torcida pelo retorno da inflação e o caráter retrógrado das posições... A sessão do Circus Brasilias [17/06/08] foi interrompida quando o senador Aloizio Mercadante fez uso da palavra, discorrendo acerca do crescimento fabuloso do país e da importância do BNDES enquanto instrumento de fomento, imprescindível para financiar e sustentar este "boom" de desenvolvimento. NOTA: O aloprado ex-prefeitim Mão Nada Santa "reapareceu" comunicando que esteve no Paris [no Paris!], retornando de viagem com dona Adalgisa... "Ô Antôi Carlo, Ô Arthur Virgili... A sua útima mensage"(!)... Siimmmmmmmmmm! Senador! Messias Franca de Macedo Feira de Santana-BA

Antonio (18/06/2008 - 00:00)
Sei não, a própria PIG detona a Record, penso que se estão contras aí tem. A NET da PIG boicota a Record News, o NBR etc.

Givaldo Barbosa (17/06/2008 - 23:49)
A RECORD pode até fazer parte do PIG, mas ao menos em meu conceito ela tem um pouquinho mais de credibilidade, isto, desde o instante em que colocou aquela Besta-Fera travestida de jornalista "Boris Casoy" no olho da rua, deixando-o um bom tempo longe dos holofotes, ah como foi bom. Infelizmente a Band, esta sim, legítima representante do PIG acabou acolhendo-o. Além do mais, quem foi que acolheu o Paulo Heinrique Amorim e o Rodrigo Viana, demitidos pela Globo?

Neo-tupi (17/06/2008 - 23:35)
O DNA é pigniano. No "caos aéreo" chegaram a fazer um editorial alarmista dos piores possíveis após o acidente da TAM em Congonhas (retiram do ar no dia seguinte). Mas o jornalismo da Record está bem melhor do que o do Globo. O repórter Record de sexta-feira fez um excelente programa sobre o trabalho escravo, com o Roberto Cabrini. Outro dia eu vi a Record noticiar uma greve de cortadores de cana no interior de São Paulo e a Globo nem tocou no assunto. A Record está dando mais voz e protagonismo aos brasileiros comuns e dos movimentos sociais. Critica menos o governo federal (é preciso lembrar que não há virtude nisso, porque Crivela e seu partido são aliados). De forma geral parece que evita críticas a qualquer governo, o que não é bom, por outro lado noticia mais os fatos de qualquer governo, o que é bom. Mesmo assim, acredito que o jornalismo da Record está com mais liberdade do que o da Globo. Eu não me irrito vendo o jornalismo da Record como me irrito com a Globo, mas eu não confio em me informar apenas pela Record. Outro ponto forte são investimentos da Record em notíciais regionais, o que nos dá uma visão mais ampla do Brasil.

Nezimar Borges (17/06/2008 - 23:29)
No final das contas, a record faz parte do PIG, sim!

Ludi (17/06/2008 - 23:18)
Um pouco fora do assunto... Tive a infelicidade de ver na semana passada um jornalesco (Record] vespertino falando as piores bobagens contra, se não me falha a memória, o MST. Ponderações à parte, o sujeito, ao estilo Datena/Boris, lançava seu comentário preconceituoso e insipiente aos gritos. Abruptamente, ele pára e corta para "a câmera mais vendida do Brasil", aliás, de qualidade próxima, talvez até melhor, do que o próprio programa em questão. O Richard Dawkins fez um comentário muito provocativo uma certa vez sobre um "adversário" dele: "Anybody who has something sensible or worthwhile to say should be able to say it calmly and soberly, relying on the words themselves to convey his meaning, without resorting to yelling. Hitler had nothing but nonsense to say. He spoke nonsense about race, nonsense about history, nonsense about Jews. If one speaks nonsense in a calm and sober voice nobody listens, so Hitler yelled his nonsense at the top of his voice and, unfortunately, people listened -- stupid, ignorant people." Muito políticos adotaram esse estilo, ao que parece (mas sejamos justos: isto é muito mais antigo que o próprio Hitler). E sim, faz sim.

jose carlos lima (17/06/2008 - 23:16)
Para não desagrader os telespectadores que estão fugindo do lero lero anti-Lula da Globo, é bem provável que a Record dê uma maneirada, mas não sei até que ponto o bispado que manda na Record ignorará seus interesses de classe e de poder político. No caso do acidente da TAM, a Record fez coro com o PIG sim e exibiu de forma abusiava a frase "relaxa e goza" dita por Marta Suplicy noutro contexto e não naquele do incêndio. Enfim, a Record fez uma montagem grosseira. Mas não sei especificar com exatidão do acidente da TAM para cá a Record reforçou seus laços PIGuistas. Por causa da forma como a Record cobriu o acidente com o Air Bus da Tam fiquei decepcionado e deixei de assisti-la.

gaúcho 2 (17/06/2008 - 23:10)
E o que vocês acham do SBT e sua grande contribuição para cultura nacional com suas novelas mexicanas? ou o latifúndio improdutivo da bandeirantes? alguém pode me dizer para que existe a tv bandeirantes? Se a record se der conta de que tem uma grande oportunidade nas mãos pode se transformar no maior canal de tv brasileiro. E está na record um dos homens que sabem como fazer isso: Paulo Henrique Amorim.

gaúcho (17/06/2008 - 23:00)
Levo muita fé na record, a única em condição de quebrar a espinha dorsal da globo, o faturamento com publicidade. A recordnews é excelente, bom jornalismo, bons programas... já o canal record, digamos, convencional faz a linha pop. Uma coisa é certa a record não tem o mesmo objetivo da globo: o engajamento na disputa política a favor dos afilhados de direita e a oposição sistemática a posições de esquerda, chegando por vezes a funcionar como articulador e organizador dos partidos conservadores.

Leider Lincoln (17/06/2008 - 23:00)
Acho que ela é semi-piguista; o jornalismo dela, quando não fala de lances bíblicos, é melhor...

O Chris Almeida - BH (17/06/2008 - 22:59)
Discordando do Galo. Quero diversidade religiosa e respeito na TV, que cada vez menos os evangélicos e católicos praticantes sejam estigmatizados e caricaturizados nas novelas. E que quem abusar de seu direito ferindo o do outro, que enfrente a justiça.

Roberto Fontoura (17/06/2008 - 22:50)
Não. Hoje há por parte de um segmento de telespectador, que opina mas não tem imparcialidade nas suas colocações, porque não admitem ou não querem aceitar a grande revolução silenciosa que está acontecendo na mídia nacional. Ainda vai levar alguns anos pra admitirem, mas não levará o tempo que o PIG levou para chegar onde está hoje, e que começou apontar o nariz rumo ao chão.

walsil (17/06/2008 - 22:43)
A Record faz parte do PIG, muito embora tenha um projeto diferenciado. Existe o projeto próprio para que os seus proprietários através de grupos evangélicos possam ter o poder político e administrativo. Não dá para não ver como é crescente o número de políticos ligados a igreja e concorrendo a cargos administrativos como a prefeituras, além de já terem um partido político. É um projeto muito mais ambicioso. O PIG tenta influenciar nas decisões políticas e administrativas fazendo o jogo de uma elite preconceituosa, conservadora e raivosa e que está presente não só no Brasil, mas também em outros países.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (17/06/2008 - 22:42)
Como o espaço é de 1500 caracteres não deu para falar que na Veja a Band volta e meia anuncia por lá... É como se diz... Todo mundo critica todo mundo mas o que importa mesmo é o dinheiro, não importa de onde venha... Seja do governo, seja do outro grupo, whatever!... É PESSOAL!!! ESTA É A NOSSA QUERIDA MÍDIA

Marcos Dias Rodrigues (17/06/2008 - 22:41)
Antagônica na abordagem, mas similar no conceito. Utiliza-se da máxima: "Mudar tudo, para ficar como está" ou simplesmente "Mais do mesmo". Não adianta. Não são os canais que devemos mudar e sim quem assiste-os. Educação de qualidade já !!! Somente com massa crítica deixaremos de ser massa de manobra.

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (17/06/2008 - 22:38)
Agora falarei sobre a Record, não creio que ela faça parte do PIG por vários motivos, um deles é que com toda certeza se ela o fizesse, o PHA não estaria lá e mesmo quando na "crise artificial" inventada entre Dilma, VarigLog e Denise Abreu o Jornal da Record acho que foi na quarta/quinta, sei lá, o primeiro dia que apareceu isto no PIG, o JR não deu cobertura (deu no dia seguinte) enquanto isto... enquanto isto... o Jornal Mentiral já falava em ESCÂNDALO. Agora se tem uma coisa que não consigo entender são os "conluios" entre Veja/Folha e Record ou mesmo agora depois que a SKY retirou o sinal da MTV (uma tentativa fracassada do grupelho Abril de copiar a MTV americana) Que se dane a MTV!!! Li a "reportagem" (entre aspas mesmo) da Veja condenando esta prática... Não sei porque eles mencionaram a Bandeirantes no meio da "reportagem" meio que pedindo apoio da Band, analisando que já tinha lido na Veja várias "reportagens" criticando Band, Gamecorp, Lulinha, PlayTV, etc... ainda mais depois que o Jornal da Band chegou a mostrar a péssima situação financeira do grupelho Abril. Provalvemente houveram acordos entre a Bandeirantes e Abril por debaixo dos panos até porque na Band o CQC adora falar da Playboy e o UOL anuncia constantemente na Band. EU ATÉ HOJE NÃO CONSIGO ENTENDER ESTE CONLUIOS. Um grupo critica o outro, tempos depois o mesmo grupo passa a apoiar o outro. E todos criticam o governo federal, mas todos recebem dinheiro do governo incluindo o nosso cinema.

luzete (17/06/2008 - 22:34)
Eu torcia demais para nela ver um jornalismo mais imparcial, independente, crítico. Mas estou perdendo a esperança. Lamentavelmente.

ana (17/06/2008 - 22:29)
quem explica o que é o PIG, por favor?

Milton Santos - MG (17/06/2008 - 22:22)
Record também é PIG. O Jornalismo é copia da Globo, com raras exceções. Lembra do caso do dossiê, não vi nenhum jornal ou reportagem com Machente Banco de Dados, sempre era o suposto dossiê contra....

Gustavo Eduardo Paim Pamplona (17/06/2008 - 22:20)
Azenha, me desculpe por este OFF-TOPIC total... mas uma das coisas que mais me impressionam são como os atores/atrizes mais "desconhecidos" do público brasileiro são os que mais ganham prêmios mundo afora... Tivemos uma Sandra Carveloni que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e um tal de Paulo Szot que ganhou o Tony enquanto isto... os atores/atrizes da Globo não faturam nada e a Globo fica naquela babaquice com os EUA, é de uma subserviência total, chega ao cúmulo de quando o ator negro americano Will Smith veio ao Brasil promover o filme "Eu sou a Lenda", quando fizeram aquela entrevista com ele no Mentirástico com a Patrícia Poeta nem citaram a Alice Braga que estava no elenco do filme e olhem que a Alice é sobrinha da conhecidíssima Sônia Braga. Acho que quando um ator/atriz começa a fazer sucesso no exterior ou aparecer mais em produções americanas deve haver alguma inveja em alguém na Globo. Acho que logo, logo o Rodrigo Santoro que agora está em Hollywood mais do que no Brasil vai despertar alguma inveja... O mais interessante é que a carreira de ator no Brasil, o ápice dela é a novela das oito da Rede Globo (tsc, tsc...) já que indústria de cinema nós não temos mesmo... Podem ver, esta Sandra Carveloni e este Paulo Szot logo, logo ninguém mais falará deles...

waleria (17/06/2008 - 22:03)
Infelizmente, sim.

Galo (17/06/2008 - 21:59)
A Record? Se nao faz, disfarça bem! O que esperar de uma TV proselitista e abertamente preconceituosa frente a outras religiões? Se a Globo é ruim, a segunda opção É MUITO PIOR. Estado Laico JÀ!!! Nada de proselitismo religioso na TV!!!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design