Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

E A MARINHA?

Atualizado e Publicado em 15 de abril de 2008 às 04:15

Faz sentido investir na Marinha, para defender as reservas de petróleo marítimas? Ou faz mais sentido gastar o dinheiro em coleta de esgoto, já que se eles quiserem eles tomam? Eles quem? A China? Os Estados Unidos? A Argentina?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Everton, de Belo Horizonte (30/05/2008 - 16:34)
O que sugeres então, nobre colega Pitágoras? A marinha, exército e aeronáutica, agora sob o comando supremo do Lula, diferentemente do que era nos governos anteriores, farão o quê? Criticando os êrros do passado, sem fazer nada agora, revoltados, descrentes, chegaremos a que futuro? Consumiremos o quê, se não consumirmos além de nossos produtos limitados, produtos importados? Iremos comparar nossos produtos com o quê e exigir crescimento e modernização da nossa indústria? Teremos comércio com quem? Venderemos produtos brasileiros para quem? Teremos parcerias comerciais, como as que o Lula tem buscado com quem? Em que planeta estás tu, nobre pensador?

Pitágoras (20/05/2008 - 21:30)
Marinha para defender nossa soberania??? Em que planeta estás, cara pálida? As gloriosas forças armadas estiveram há muito por trás da entrega de nosso patrimônio econômico, nossas indústrias, comércio, ambiente, riquezas minerais, solo, florestas, fauna e flora, empregos, etc. aos estrangeiros. Nossa economia está desnacionalizada há muito. De produtores de tudo passamos a consumidor de tudo. De fralda descartável (para limpar , ou espalhar a m...., e poluir o ambiente) à automóveis, de lápis a computador, tudo vem do oriente, China principalmente, e de péssima qualidade. Quem diria, os "comedores de criancinhas" alimentando o consumismo desenfreado tupiniquim! Só falta nós brasileiros sermos obrigados a tirar visto parea aqui permanecer...

Everton, de Belo Horizonte (13/05/2008 - 17:53)
A marinha deve defender sim o nosso território, nossas reservas petrolíferas e impedir até a pesca clandestina em nossa costa. O grande problema é que as nossas forças armadas hoje são uma piada. Sucateadas, mal pagas, mal utilizadas. Criou-se durante muito tempo uma resistência às forças armadas, uma indisposição, que gerou um descaso, resquício de feridas da ditadura, acho eu. A falta de investimentos sempre era justificada e aceita, pois "havia setores mais importantes" para receberem investimentos. Um engano terrível, que nos colocou em posição de vulnerabilidade e inferioridade, até perante países menores e mais pobres. Temos um país enorme, com abundância de recursos minerais, naturais, e é preciso termos condição de cuidarmos de nossa defesa de forma eficiente.

Isabel (17/04/2008 - 18:43)
Concordo com o LEIDER e acho que falta mais atenção do governo com isso. Os militares podem não ser brilhantes, mas a segurança do País é essencial. O Iraque que o diga.

Igor (17/04/2008 - 00:24)
Quem não acha necessário investimentos nas FFAA é porque vive em outro planeta, em outro mundo que não seja habitado pela espécie homo sapiens. Sim, aquela espécie egoísta e ambiciosa. Se nós quisermos ter peso no mundo, quisermos negociar de igual para igual, quisermos uma cadeira permanente no conselho de segurança, ter um efeito dissuasório, é necessários investimentos

Leider Lincoln (16/04/2008 - 22:58)
Não apenas em armas: submarinos nucleares, porta-aviões, caças, bombardeiros, fragatas, cruzadores... Em cooperação militar também, com França, Rússia, Argentina, China, Índia, Ucrânia, qualquer coisa que dissuada os ianques de tentarem qualquer gracinha. Ensino fundamental é lindo, horrível é uma nação de letrados subalternos. E os EEUU já demonstraram muito bem que não entendem lápis, o que eles compreendem é a língua da pólvora, do aço e dos isótopos.

Márcia (16/04/2008 - 18:15)
Acho que investir na Marinha sim, em armas não. O melhor mesmo é investir no ensino de primeiro grau. Abraços.

Alexandro (16/04/2008 - 14:01)
E voçê Azenha, o que acha?

NAOF (16/04/2008 - 10:23)
Prezada, Ana. Os militares devem entender e nós devemos apoiar a idéia de termos forças armadas bem equipadas e ágeis. Capazes, como eu já escrevi no comentário abaixo, de não só defender, mas atacar se preciso for. Todos os países que você mencionou as têm e muitíssimo bem equipadas. Infelizmente é assim que deve ser. Infelizmente, pois são muitos os bilhões necessários para que nossas forças armadas se coloquem em pé de igualdade com qualquer um desses países que você citou e outros menos cotados. São bilhões que poderiam ser investidos em bens matérias e humanos para nosso proveito. Imagina que maravilha seria podermos nos alimentar com tudo que essa terra é capaz de produzir, termos acesso à rica cultura desse país, podermos desfrutar das maravilhosas praias, montanhas, serrado e pampas dessa terra. Infelizmente para que haja a possibilidade de um é preciso do outro. Quanto as cassadras adestradas do PIG, é bom que elas se manifestem, pois assim saberemos quem e quantas são. Além, é óbvio, de podermos nos deleitar ao vê-las, como também já o disse, serem desmascaradas ou desmentidas pela realidade

ana (16/04/2008 - 07:50)
Gerson, o que me interessa é se o brasileiro é patriota. Terminantemente, alguns porcos da direita e da esquerda não possuem qualquer sentimento patriótico para com o Brasil. Os porcos, por pouco, não cometeram um CRIME DE LESA PATRIA: doação de parte do território (ALCANTARA)brasileiro a um país estrangeiro. Mas tem porco que continua dizendo que não temos NADA que interesse ao imperio. Pensa que todos somos otarios.

ana (16/04/2008 - 07:43)
Realmente não vou mais falar com um PIG. O importante é que os nosso militares entendam que a ameaça vem por todos os lados,Russia, Europa e USA, em crise, petroleo a 111,00 o barril. USA, porque fazemos parte do quintal do imperio e teremos em abundância o que lhes interessa: PRETÓLEO. Além, claro, da AMAZÔNIA. Seu Bastos continua a se negar a ler a entrevista do Comandante da Amazônia que fala, inclusive da FARC, aqui, no Blog. Tenha medo, não, seu Bastos.

NAOF (16/04/2008 - 01:52)
Caro João Bastos, O maior risco para o país não é externo, é interno. Não são os mal intencionados, os apátridas de carteirinha. Para esses sempre haverá alguém capaz de desmascará-los ou a realidade para desmenti-los. Basta prestarmos atenção às aleivosias diárias dos economistas, politicólogos e especialistas para casos diversos alugados pelo PIG. O maior risco para um país são aqueles que, se achando muitíssimo bem informados, repetem, como cassandras adestradas, as estultices que ouvem e lêem. Esses, incapazes de qualquer reflexão que exija um mínimo de acuidade, não percebem que são manobrados para que aqueles atinjam seus objetivos espúrios.

Gérson (16/04/2008 - 00:18)
Prezada Ana, está na Bíblia:"não dê Pérolas aos porcos, pois eles não sabem o que fazer com elas". Não de bola para certos comentários. Com certeza temos muito petróleo por aqui, e temos que nos preparar também para defender nossos interesses. E assim que for comprovada a magnitude desse campo, sugiro que mudem o nome de Carioca para MONTEIRO LOBATO em homenagem a um dos maiores patriotas que tivemos neste Brasil, que foi preso e perseguido por defender nosso país, nosso minério e NOSSO PETRÓLEO !!!

Naof (16/04/2008 - 00:01)
Faz sentido sim, investir não só na Marinha como também na Aeronáutica e no Exército. Faz sentido não só para DEFENDER as riquezas do país, sua integridade territorial e seu povo, mas para, se necessário for, ter condições de atacar, ter capacidade de causar os mesmos estragos no território daquele que quiser causar estragos por aqui. Vale a pena sim, instalar bases militares bem armadas e com pessoal bem treinado nas fronteiras do norte do país. Vale a pena sim, investir na base de Alcântara e em tecnologia de vigilância do espaço aéreo e marítimo brasileiro. Vale a pena sim, investir em tudo e qualquer coisa que possa proteger o que é parte integrante do patrimônio nacional. Vale a pena sim, que todos os países da América Latina se unam para encontrarem formas de assegurar a prosperidade de seus povos. Que os incautos não pensem em TEORIAS CONSPIRATÓRIAS. Há sim, planos reais, bem traçados e mal disfarçados para desestabilizar a América Latina através da Colômbia. Como foi dito abaixo, não adianta investir em infra-estrutura se ela é um dos primeiros alvos em um possível ataque ou investir em coleta de esgoto se existe a possibilidade de tudo virar uma grande privada a céu aberto.

Zé Brasil (15/04/2008 - 23:49)
Sim. Devemos aparelhar nossas Forças Armadas, principlamente a Marinha,pela construção da melhor arma de dissuassão que existe: o submarino nuclear. Apenas um alerta para os candidatos a poodles de coleira de possíveis invasores de nosso País:- em geral, após traírem seu próprio povo e tentarem cativá-los com sua benesses e subserviência, a estes, muito pouco lhes restará. Pela lógica mais simples: se você traiu seu próprio povo, com mais razão ainda, a qualquer tempo, trairá ao invasor. Remédio do invasor para os poodles de coleira? Chumbo. Afinal de contas, o sétimo céu dos marielitos(codinome: poodles de coleira) não é tão amplo assim: tem vaga apenas para os criadores e amestradores de poodles de coleira,estes últimos,geralmente deformadores de opinião do PIG.

Joao Bastos (15/04/2008 - 23:42)
Cara ana, desculpe-me pela sinceridade, mas nao consegui entender nada do que voce estah falando. Parece um amontoado de fatos sem pe nem cabeca... P "João Bastos, infelizmente, para gente do sua laia, as forças armadas, graças a Deus, estão, tambem, interessadas em se armar para defender a mansão Brasil." Qual a minha laia, minha cara? "No matinho da mansão - amazônia - tem muita gente de olho grande." Buu! o Uribe vai pegar!! "O barril do PETROLEO a 111,00, O Iraque, produtor de petroleo, um novo vietnãn, a gigante China necessitando de petroleo para crescer, quem tiver PETROLEO é rei." Nao eh bem assim. Basta os EUA, quando eles quiserem, aumentar os juros e o preco do petroleo cai ladeira abaixo. Quem eh rei eh quem tem economia real e capital humano. Os EUA tem os dois de sobra. "A guerra do Iraque custou U$ 3 trilhões, ou 50 vezes mais do que o governo George Bush..." Mas o que raios tem isso a ver com o seu argumento? Diria ate o contrario, o fato da guerra do Iraque ter saido mais cara do que esperado, REDUZ a possibilidade de outra aventura militar, portanto REDUZ a necessidade da gente quebrar o pais para financiar uma corrida armamentista idiota. "O Brasil tem mais é que se salvaguardar. O Ministro da Defesa está certo. Aconselho ao senhor Bastos a ler a entrevista aqui no Blog do Azenha do Comandante da Amazônia." O maior risco de seguranca nacional para o Brasil eh a FARC cruzar a fronteira. O segundo maior risco eh a FARC cruzar a fronteira.

ana (15/04/2008 - 22:24)
João Bastos, infelizmente, para gente do sua laia, as forças armadas, graças a Deus, estão, tambem, interessadas em se armar para defender a mansão Brasil. No matinho da mansão - amazônia - tem muita gente de olho grande. O barril do PETROLEO a 111,00, O Iraque, produtor de petroleo, um novo vietnãn, a gigante China necessitando de petroleo para crescer, quem tiver PETROLEO é rei. A guerra do Iraque custou U$ 3 trilhões, ou 50 vezes mais do que o governo George Bush anunciou no início da invasão daquele país. O conflito mudou a paisagem econômica dos Estados Unidos. Fez disparar o preço do barril do petróleo (a conta é que a guerra embutiu pelo menos 35 dólares no preço atual do barril, que já passou de 100). Também gerou um ambiente financeiro que levou a expansão do crédito barato e temerário, origem de empréstimos do mercado imobiliário que derrubaram o crescimento. O Brasil tem mais é que se salvaguardar. O Ministro da Defesa está certo. Aconselho ao senhor Bastos a ler a entrevista aqui no Blog do Azenha do Comandante da Amazônia.

Wagner Teixeira (15/04/2008 - 22:04)
A marinha deve ter condição de combater a pesca predatória e prestar socorro aos náufragos.Se para isto ainda é preciso investir mais dinheiro,tudo bem.Essas pequenas tarefas podem perfeitamente ser desempenhadas com equipamentos de última geração.Depois,se pensarmos bem,que força militar seria capaz de impedir acordos iguais àquele que entregou aos americanos a base de Alcântara? Investir em saneamento básico é a grande pedida!

Joao B (15/04/2008 - 21:31)
Era uma boa reaparelhar nossas forcas armadas. Quero ver boliviano roubando a petrobras e paraguaio tentando roubar nossa energia eletrica!!! Fogo neles! Para treinar para quando os estadunidenses chegarem! Viva Marx, Hegel e Jesus Cristo! Viva o povo brasileiro! Viva Lula! Viva Dilma!

Joao Bastos (15/04/2008 - 20:49)
Ana, Concordo com voce, eu fiquei sabendo que existe um plano para transformar Ipanema em Bagdad, os americanos estao chegando para invadir-nos e transformar-mos em um pais insipido como a Alemanha, e roubando o petroleo que eh fruto de nosso trabalho. Consta tambem que Israel e o Uribe estao por tras da invencao da FARC, entidade que existe apenas nas mentes doentias da propaganda americana, criada na Madison Ave em NYC.

ana (15/04/2008 - 20:23)
Luis Claudio, a Condolezza Rice já defendeu a flexibilização de fronteiras. A Colômbia, armada pelo USA, com sua invasão ao Equador, país democrático, prova que eles não precisam de NADA para invadir fronteiras em nome de mentiras. No Iraque, os americanos divulgaram que invadiriam o Iraque em nome da democracia e para destruir armas químicas e biológicas. TUDO MENTIRA. Só os otários caíram. Na realidade, o que movia os americanos era o PETROLEO. Mesmo assim a mídia mundial e o PIG brasileiro compraram o discurso de Bush e os papagaios leitores repetiram sem qualquer senso crítico. Assim eles agirão com o Brasil, Venezuela, Equador, Argentina e etc. O COMANDANTE DA AMAZONIA FALOU CERTO, HOJE, A MANSÃO BRASIL ESTA SENDO DEFENDIDA POR UM POODLE. ACRESCENTO MAIS, POR UM MINI POODLE.

ana (15/04/2008 - 20:10)
Quando os neoliberais nos vendem a globalização, se esquecem, propositadamente, de nos dizer que o livre trânsito será apenas de mercadorias, produtos, serviços, e , não, de seres humanos, que continuarão a ser discriminados, conforme suas origens. Não dizem, também, que o livre trânsito de mercadoria é relativo. O mais forte impõem suas mercadorias - mais competitivas - aos mais fracos e criam barreiras a mercadorias em que são menos competitivos. Uma especie de neo-colonialismo, travestido de golobalização, para enganar os inocentes uteis. Quem se nega a cair na armadilha é chamado de dinossauro, que não segue a onda da modernidade. Modernidade que favorece só alguns, os de sempre. A verdade é que vivemos em um mundo real e, não, ideal. o ideal seria que todos os seres humanos, independente de sexo, raça, religião, etc. fossem tratados de forma igualitaria. Mas, infelizmente, não é verdade. Sou cidadã com direitos no meu país. La fora sou estrangeira e tratada como tal. Com pouquissimos direitos e muitas obrigações. Tão poucos direitos que, no chamado primeiro mundo, estão nos negando até o direito a vida, pelo simples fato parecermos fisicamente com um mulçumano. Portanto, sou favorável a que o Brasil invista nas forças armadas, propositadamente, por muito anos sucateada e seus membros com soldos aviltados. Sou a favor da aquisição de armamentos de alta tecnologia para defesa de nosso território. E QUE SE INVISTA DINHEIRO EM ESGOTO TAMBEM, SOBRARÁ DINHEIRO.

Nonato (15/04/2008 - 19:34)
Qualquer pais que queira exercer sua soberania precisa de forças armadas à altura. Neste quesito, o aperfeiçoamento das nossas é para ontem! A melhor garantia de paz é uma força armada poderosa.

ailton filho (15/04/2008 - 18:59)
Todo gasto militar é desnecessário. Ele oprime o povo de qualquer forma. Pagando para sustentá-lo ou subjugado por ele.

Célio Mendes (15/04/2008 - 18:45)
Acho que uma coisa não deve interfirir na outra, um país com extenso litoral e com inumeros acessos por via fluvial tem a obrigação de fortalecer sua marinha, não podemos ser ingênuos, estamos longe de ser um mundo onde a posse de uma força de dissuação é dispensavel. Agora acho pertinente a observação de que para tomar nossas reservas de ferro não foi preciso dar nenhum tiro, bastou colocar as pessoas erradas no lugar certo, alias foi uma grande omissão de nossas forças armadas que assitiram a tudo em obsequioso silêncio, durante muito tempo usaram a defesa do interesse nacional para avalizar a violência contra os opositores e quando este foi realmente colocado em xeque, nem verbalmente se manifestaram.

Bernardo (15/04/2008 - 18:21)
Vou simplificar: se eles quiserem, eles tomam. Realmente, mas com uma marinha forte, eles vão pensar duas vezes, e talvez prefiram tomar de outro primeiro. É bom lembrar também que, sem defesa, as obras de infraestrutura como saneamento, estradas e etc, também ficam vulneráveis pois "eles" sempre tem como alvo a infraestrutura de um país numa guerra. Moral da história: a questão não é escolher entre marinha/exercito ou infraestrutura, é decidir sobre juros e dívida (50% do orçamento federal) e todo o resto que tem impacto real para o país.

Waldomiro Pereira (15/04/2008 - 17:56)
Cada investimento tem um significado. Investir em infra-estrutura é uma necessidade de sobrevivência. Investir na Marinha é dever do estado para que possamos nos defender. Mas infelizmente não fazemos nada...

Jonne Vidal (15/04/2008 - 16:53)
Eu estive na Marinha e sei a realidade da nossa Força Naval, quando se fala em sucateamento de equipamento concordo em gênero, número e grau mais sejamos justos com os militares dessa e das outras forças que não deixam nada a desejar frente a nenhum outro exército do mundo. Só um exemplo, exatamente hoje saiu um navio da Marinha rumo a África do Sul, tenho um amigo que vai, esse navio é o melhor que nós temos e sua veloidade máxima é 18 nós (33 km/h em quanto que os navios de outras nações chegam a 30 nós 55 km/h ) isso é uma vergonha como uma nave como essa pode defender a Amazônia Azul, acho que nós brasileiros ainda não nos demos conta que temos nas mãos duas Amazônias uma Verde e a outra Azul, se não abrirmos o olho as duas vão parar no ralo do esgoto. O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever.

Edinho Kunzler (15/04/2008 - 15:47)
Eis uma questão complexa. Creio que investimento é investimento em qualquer área, desde que bem administrado, caso contrário é gasto. Não restam dúvidas que as Forças Armadas brasileiras mereceriam ser melhor equipadas. Mas saneamento é dignidade, e problemas sociais não se resolvem com munição e equipamentos bélicos. Como convencer um povo da grandeza do seu país se em alguns locais este país não disse à que veio? Além do mais, existem outras maneiras de tomar as reservas (e a Petrobrás) do Brasil, muito mais eficiente que a força, pois é uma forma mais barata, preserva o mercado consumidor local e "não fica feio" para o usurpador. A arma usada, neste caso, não é de última geração: é uma caneta. Quase aconteceu num passado não muito distante; pode se repetir num futuro imediato. Ou não?

Cláudio (15/04/2008 - 15:37)
Azenha, a Argentina, por acaso ela fabricou a bomba atômica?

Alexandro (15/04/2008 - 12:46)
Sempre quando se fala na "potencialidade" do Brasil,nós mesmos nos desfazemos do papel que um país como o nosso pode exercer no cenário mundial.No momento em que o mundo discute que outras matrizes energéticas para manter o nível de crescimento da economia mundial,em que a grande fonte mundial do petróleo(Oriente Medio) arde sobre as chamas da guerra promovida por Bush-Blair as descobertas recentes da Petrobras representam um patrimônio estratégico para que enfim o Brasil deixe de ser somente o "País do Futuro".E quando se fala que o mundo desenvolvido pode mirar seu foco para as riquezas dos paises perifericos para manter seu poder isso nao e fantasia conspiratoria!Sempre foi assim!O Brasil detem a mais da metade da Amazonia,12% da agua doce do planeta e outras riquezas naturais que fazem brilhar os gananciosos olhos do "capital".Investir em defesa para que possamos manter nossa soberania sobre nosso patrimonio nao quer dizer que se deva deixar de lado investimentos sociais que a nacao brasileira deve aos seus filhos mais necessitados.Alias,investir para manter o patrimonio do pais sob controle é consequentemente permitir que esse patrimonio se reverta em riqueza,desenvolvimento e bem-estar social a ser repartido por todos nos brasileiros, sobretudo aqueles que nos ultimos 5 seculos estiveram a margem da sociedade.

Luiz Claudio (15/04/2008 - 11:34)
Esqueci de citar que somos vistos como principal rota de narcotraficantes. Obrigado!!

Luiz Claudio (15/04/2008 - 11:32)
Fica difícil imaginar uma justificativa para que haja uma tentativa de tomada de postos de petróleo em território brasileiro, ou qualquer outra ação militar em nosso território. Afinal, somos uma democracia estável, não temos conflito com ninguém, estamos nos firmando como país de importância econômica e política, isso sem falar de nossa atuação diplomática, e de que somos de maioria esmagadoramente cristã. Mas, porém, contudo, todavia, já vi que essa galera está pouco se lixando quando a questão é interesse econômico. Afinal, temos uma das maiores reservas mundiais de minerais, água, petróleo, alimento e estamos nos firmando em biodiesel. Já tentaram nos implicar em fornecer abrigo para terroristas e por tentar desenvolver artefatos nucleares. Por muito menos que isso países foram invadidos ou pressionados ao limite para que rompa algum tratado diplomático ou cometa algum erro estratégico. Não sou belicista, mas acho inocência acreditar que nada pode ser feito contra o Brasil. A Colômbia é vassala dos EUA, a Guiana Francesa é um braço europeu no continente assim como as Malvinas. Quem acredita que nada pode ser tramado então não conhece História. As desculpas para engatilhar a 1ª e a 2ª guerras foram fracas, mas suficientes para esconder os verdadeiros motivos econômicos. Por isso, concordo com o ministro Jobim e com Tarso Genro. As forças armadas brasileiras, como um todo, necessitam, URGENTEMENTE, de reaparelhamento, melhoria salarial, treinamento e reforço.

Franco (15/04/2008 - 11:00)
Com as Forças Aramdas que o Brasil tem qualquer um pode tomar o que quiser. Soldos baixos, poucos e ultrapassados equipamentos, tudo contribui para a pouca respeitabilidade das defesas do país. Por isso é necessa´rio invesir de forma urgente. Mas quando enxergamos a extensão das necessidades da população fica difícil imaginar como conciliar adequadamente gastos militares com de infra-estrutura para a população.

Arilo (15/04/2008 - 10:20)
Argentina? Não merecia nem ser citada. As forças armadas lá estão falidas há muito. Devemos investir nas três forças, porque exército, aeronáutica e marinha são instituições essenciais à soberania. São pressupostos do nosso Estado livre.

jose carlos lima (15/04/2008 - 09:34)
Em se tratando de Brasil, para tomar nossos minérios, nosso petróleo, não é preciso disparar sequer um míssel. Quantos mísseis foram disparados para que a Vale fosse arrancada de nós? ( X )investir em esgoto.

O Chris Almeida - BH (15/04/2008 - 09:21)
Eles quem? A China? Os Estados Unidos? A Argentina? ... O Chavez? O Osama? O Obama? Os que mataram a Isabella?

Maxwell Barbosa Medeiros (15/04/2008 - 08:49)
Todo brasileiro concorda que o país é rico em recursos naturais(pena que essa riqueza não é dividida com seu povo), por isso acho essencial investir em nosso exército. Os americanos usam qualquer coisa pra justificar seus conflitos, mas tem muito mais gente de olho em nós do que pensamos.

waleria (15/04/2008 - 08:37)
Azenha, uma ótima pergunta! Presisamos dos dois!!!! Gendte rica é outra coisa! Agora, fazendo parte da OPEP e ricos em petróleo... ou nos transformamos em potencia militar... ou viramos o IRAQUE! Hahaha!

Alexandre de Aguiar (15/04/2008 - 08:35)
Depois do lunático sr. George W. Bush, qualquer gasto militar em setor energético faz sentido, na minha opinião.

Joao Bastos (15/04/2008 - 08:26)
Cuidado com o Uribe... Buuuuh!

Patrick (15/04/2008 - 08:20)
A triste verdade que os fatos ensinaram neste início de século é a seguinte: quem não tem forças armadas bem preparadas, que se prepare para ser o próximo Iraque. Nesse contexto, sou totalmente favorável ao desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design