Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

Sobre o site

Conheça um pouco da história do Viomundo.

Leia!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Blog Utilidades

A POLÍCIA ERROU?

Atualizado e Publicado em 19 de outubro de 2008 às 20:09

Quantos e quais erros a polícia cometeu no caso de Santo André?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Dvorak (24/10/2008 - 21:00)
caro Marco,
Vir de uma família de jornalista não o faz um jornalista, ainda mais escrevendo desta maneira.Você pode até ter um bom padrão de vida, mas com certeza não é oriundo da profissão de jornalismo, pois qual é o jornalist que escreve isto: "...as quais tento decifrar faz só chamando um especialista no assunto das palavras vazias".Isto é qualquer idioma menos o bom português...Ah, ia me esquecendo, procure estudar como usar o pronome relativo "qual"!!!

Marco Antônio Leite (24/10/2008 - 18:46)
Duravam Doravak, procure urgente uma escola para aprender no mínimo escrever um bilhete que tenha nexo daquilo que você pretende passar para os seletos comentaristas deste sagrado site. Você faz muita confusão mental para teclar umas linhas incompreensíveis, as quais tento decifrar faz só chamando um especialista no assunto das palavras vazias. Para vosso conhecimento venho de uma família de jornalistas, a qual escreveu e escreve sistematicamente para jornais e revistas. Quanto a ficar no teclado não é para quem quer, mas para quem pode, pois ganho um ótimo salário, bem como tenho um bom padrão de vida, agora você nem nome tem. Procure raciocinar de forma que você possa juntar as palavras de maneira uniforme e entendível, o que você faz são apenas rabiscos.

Carlos J.Ribeiro (24/10/2008 - 18:03)
Houve erro, sim. Senão, não teria havido a morte de uma adolescente. Na minha opinião, o grande erro, confirmado por uma entrevista ouvida hoje na rádio Bandeirantes, por um oficial PM, foi ter colocado num mesmo nível de importância, a vida do sequestrador e das reféns. JAMAIS!! Diante da vida das reféns, a vida do sequestrador não deveria valer nada!! Resultado: uma refém de 15 anos morta, e o sequestrador, 22 anos, sairá da cadeia com 30 anos, viverá sua vida, certamente matará outras pessoas... e o oficial da PM:"Para nós, o importante é preservar a vida do sequestrador e das reféns". Até na construção da frase, "sequestrador" vem antes...

Dvorak (24/10/2008 - 17:57)
caro, Marco Antonio,
Você se enquadra perfeitamente na denominação de "especialista" que dei em um comentário aqui.Infelizmente não descobriram suas aptidões nesta área a tempo, caso contrário, teríamos a vida da menina preservada, não? Imagino que esta sua compulsão para comentar todo tipo de assunto, geralmente sem acrescentar nada de proveitoso, seja em decorrência de prescrição médica (digitação 24h) para que não cometa algo de mais grave caso fique com as mãos livres, acertei?

Marco Antônio Leite (24/10/2008 - 15:26)
Krovac, não só o GATE é incompetente nesta história, você também esta nesse rol dos afetados. Pois, nem mesmo amadores teriam cometido as asneiras que aqueles polícias cometeram: - Devolver a jovem para a jaula do leão - Deixar a escada de madeira em local inadequado para seu manuseio rápido -Não saber que o insano faria uma barricada para dificultar a entrada dos polícias, por isso o poder de explosão da bomba não foi suficiente para derrubar a porta de imediato, nesse caso deveria ser mais potente -A ambulância não estava estacionada defronte ao portão de entrada -O médico não foi devidamente avisado sobre a entrada dos polícias no interior do apartamento, por essa razão estava dentro da ambulância, retardando o atendimento da jovem baleada na cabeça entre outras imbecilidades.

Rocha (24/10/2008 - 14:20)
Vale a pena ler a entrevista na Folha Online com o terapeuta Paulo Fernando (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/10/24/ult5772u1248.jhtm). Ele lembra, entre coisas como a influência da espetacularização da mídia, o seguinte: "Me espanta que ninguém tenha vergonha de ver Lindemberg sair sem ferimentos aparentes da cena e depois aparecer com sinais de ter sido espancado"

Leider Lincoln (24/10/2008 - 13:29)
O GATE errou co0mo erraria um cardiologista que tentasse operar um rim: por fazer o que não são capacitados para fazer. Em última instância, portanto, a culta é de quem mandou eles fazerem um serviço que era para ser da Polícia Civil, no caso o Serra, e de quem compactuou, no caso o babaca infeliz que teve dó do homicida sem ter tido pena da vítima assassinada.

Dvorak (24/10/2008 - 13:18)
caro Sérgio,
Idiota é dizer que o GATE errou, mas a causa "não é a estrutura, o salário, as condições...", e seria o quê? Gostaria de saber de você, que deve se achar tão esperto, qual a polícia sem estrutura, sem condições, mal paga, que pode oferecer um serviço onde a falha seja minimizada ao extremo.Antes de declarar que este ou aquele comentário é idiotice, procure se informar para não se transformar em mais um "maria vai com as outras"!!!

Sérgio (24/10/2008 - 12:31)
uma coisa não tem nada a ver com a outra: a swat erra, deve errar sim, pq é feita de homens, não de máquinas ou robôs.
o gate errou, errou...e não é a estrutura, o salário, as condições q são a desculpa para a incompetência...isso mesmo! defender o gate nesse episódio é idiotice.

IDALMA LICE (24/10/2008 - 12:16)
FOI UM DESASTRE. MAS PRA MIM, O DESASTRE MAIOR FICOU POR CONTA DA IMPRENSA GOLPISTA QUE COMO SEMPRE TENTA LIVRAR A CARA DOS VERDADEIROS CULPADOS. O DESGOVERNO PAULISTA DO SR. JOSE SERRA DO PSDB/DEM QUE ESTÃO DESTRUINDO A MELHOR POLÍCIA DO BRASIL. E PERGUNTO: ALGUÉM VIU ALGUM REPORTER ENTREVISTAR O SECRETARIO DE SEGURANÇA DO SERRA????E NEM O PRÓPRIO SERRA???? JÁ QUE NÃO HOUVE TIRO ANTES DA INVASÃO, É OBVIO QUE A ORDEM PARTIU DE CIMA PARA BAIXO. E A IMPRENSA SABE DISSO E PASMEM : NINGUÉM FAZ A PERGUNTA: QUEM DEU A ORDEM PARA A INVASÃO????? É O ABSURDO DOS ABSURDOS A MANEIRA COMO A IMPRENSA PROTEGE ESSA CORJA.


Marco Antônio Leite (24/10/2008 - 12:15)
Caro Gutão, lamento, mas você esta mal informado do que ocorre no país. Existem 30% de famílias morando em favelas, outras tantas em palafitas, cortiços e guetos, somente na cidade de São Paulo existem 20 mil moradores de rua entre outras mazelas do sistema neo-esquerda do seu ídolo. Para vosso conhecimento, mais de 300 mil crianças morrem de inanição todos os anos no Brasil. O número de desempregados é enorme, os salários pagos são irrisórios, o preconceito e racismo contra o pobre, negro e outras raças é imenso. Existem milhões de analfabetos, bem como outros milhões de analfabetos funcionais, aqueles que mal assinam o nome. Se for enumerar a quantidade de maldades que o sistema e o governo Lula fazem como o povo não caberia nesse espaço. Não se esqueça que o Lula anda de braços dados com a elite nacional? Bolsa-esmola não ganha jogo!

Dvorak (24/10/2008 - 09:42)
Para os alienados que gostam de criticar, sem saber o que criticam e em defesa do GATE e de todos os policiais do País que, em sua maioria, mesmo sem estrutura dão suas vidas para proteger vidas, vou relatar abaixo algum absurdos cometidos pela SWAT de várias cidades americanas:
* em uma batida policial em busca de drogas numa escola secundária na Carolina do Sul, oficiais armados da SWAT obrigaram estudantes de 14 anos a ajoelhar ou deitar no chão sob a mira de revólveres enquanto cães farejavam mochilas e armários. Nenhuma droga foi encontrada [Fonte: CNN (em inglês)];
* em Maryland, um grupo da SWAT invadiu uma casa no meio da noite para prender um adolescente que tinha uma pequena quantidade de maconha. A mãe do adolescente pensou que os invasores eram ladrões e estava com uma arma na mão quando os oficiais da SWAT entraram. Ela foi morta a tiros. [Fonte: The Examiner (em inglês)];
* um ministro aposentado de 75 anos morreu de infarto quando um grupo da SWAT de Boston o perseguiu e algemou porque atacou o apartamento errado [Fonte: New York Times];
* um optometrista foi morto por um oficial da SWAT quando o grupo foi chamado para prendê-lo por ter apostado em jogos de futebol [Fonte: Washington Post (em inglês)].

Infelizmente no Brasil, além de técnicos de futebol, agora temos especialistas em Direito, após o caso dos HC´s do STF e também especialistas em táticas e técnicas para resgate de reféns.Logo, logo, aparecerão especialistas em economia etc etc.

Horacio M. Pires (24/10/2008 - 09:31)
Erro que tem que ser 'acertado' na contabilidade:
a- Qual foi o custo (salários) de todos os policiais envolvidos (pelo tempo que ficaram lá). Imobilizados e efetivo, evidente, acima do necessário?
b- Qual foi o custo de combustivel?
c- Custo da bomba utilizada?
d- O CUSTO DE CADA ITEM DESSA OPERAÇÃO.
Tendo em vista que foi uma "operação midiática", o Sr. Serra tem que prestar contas para a sociedade que: ESTA DESEMBOLSANDO CADA CENTAVO DESSA OPERAÇÃO DESASTRE.
È chegada a hora de, além da preservação de todas as vidas envolvidas, preservar a 'grana' pública.

Fã do coroné Felix (Chefe da Guarda Pretoriana) (24/10/2008 - 03:41)
Olha o tamanho da encrenca! O super coroné do Choque (Guarda Pretoriana) agora tá querendo forjar na pobre refém Nayara! Logo mais o coroné vai dizer que a Nayara que atirou e que armou toda a trama. Vindo de um machão como o coroné, pode-se esperar de tudo. Aposto que o coroné ficou torcendo para a garota morrer também, pois não teria que ficar tentando contrariar a sobrevivente todo o dia. Aliás, cada vez fala dá uma desculpa mais esfarrapada que a outra. Está perdido. Em um dia manda os seus guardas pretorianos trucidar os policiais civis que estavam fazendo uma passeata pacífica como todas as outras haviam ocorrido. Mas o pretoriano-chefe não resistiu em mandar sua trupe do horror para cima dos grevistas. Só não morreu centenas de pessoas porque os policiais civis não reagiram com suas armas. Os pretorianos dizem que cumpriram ordem, mas não falam quem deu tal ordem fúnebre. Olhe que gozado na data de ontem (23/10/08) os policias civis fizeram uma manifestação na Assembléia Legislativa e nada ocorreu. Sabe por que? Porque os pretorianos (Choque) não estava por lá! Lá em Sto André o coroné foi se intrometer e olhe no que deu. Aposto que estava cumprindo ordem fúnebre de alguém. Também aposto que o machão do coroné não vai contar. Macho nada, apenas um político como um monte que tem por aí, ou seja, MENTIROSO. Agora pergunto: quem mandou o fúnebre coroné se intrometer em Sto André? Dou um chocolate para quem acertar primeiro...

Luís Eduardo Machado (24/10/2008 - 00:32)
E até agora, as emissoras de televisão que envolveram-se além da conta com o caso - Record, Globo e Rede TV! - não fizeram uma retratação sobre suas atuações. Claro, que isso seria esperar demais. Afinal, essas emissoras, seus dirigentes e também seus prestadores de serviço, dentro de seu poder, julgam que são inabaláveis, e continuam tratando do caso absolutamente da mesma maneira. A Record, inclusive, com a pachorra de dizer que uma entrevista com o sequestrador, que vem sendo apresentada em pílulas diárias, como se fossem capítulos de um folhetim barato, iria mudar os rumos da investigação. Enfim, essa corja não muda, assim como quem lhe dá audiência. E quem assina a conduta dessas empresas são os seus jornalistas.

luiz claudio (23/10/2008 - 23:58)
se nao tivesse um final tragico, diria que foi uma acao patetica da PM do estado de SP, e ainda falam que portugues e burro..............

João Bravo (23/10/2008 - 20:03)
Na minha opinião foram dois erros:
A)Os atiradores de elite do gate,deveriam ter neutralizado o sequestrador.
B)Os atiradores de elite, da policia civil de são paulo, deveriam ter neutralizado o governador.

Gutão (23/10/2008 - 15:52)
Quando caíram os aviões, o PIG caiu de pau no presidente da republica, alardeando aos quatro cantos do planeta que ele era o comandante da nação, portanto culpado pela queda da aeronave, pelas mortes dos tripulantes e da tripulação.Quanto ao caso de envolvendo a garota Eloá e sua amiga Nayara, que ficaram refém de um monstro insano e a mercê de uma policia incompetente. Quem é o comandante do estado de São Paulo? Acordem paulistas senão nosso estado irá boiar nos rios Tiete e Jundiaí. Serra é lixo, PSDB e DEM nunca mais.

Profa. Claudia Cristina Carvalho (23/10/2008 - 13:48)
Acho que o G.E.R da Polícia Civil seria a melhor opcão nestes casos de sequestro. Porém lamentavelmente o governo do estado de São Paulo está cada vez mais acabando com a polícia civil, está sucateando-a mais e mais. Praticamente desmanchou esse grupo tão importante e super treinado para isso. Acho que por isso e outras coisas estão fazendo greve. Lamentável!!!!

Prof. SILVIO DANTAS - Castelo (23/10/2008 - 13:42)
A polícia deve sempre tirar vítimas de posse dos sequestradores e não como fez o GATE, colocar mais uma e ainda uma adolescente de 15 anos, isso só no Brasil mesmo. Com somente uma vítima lá dentro ficaria mais facil a ação da polícia.

Prof. SILVIO DANTAS - Castelo (23/10/2008 - 13:37)
Errou e muito, agora quem paga a indenização à familia nao é o governo e sim o contribuinte, eu, você, ou seja todos nós.

Quico (23/10/2008 - 11:08)
A Sonia Abrão estava no comando da operação.Então ela é culpada . O Coronel recebia ordens dela . A policia realmente especializada não foi utilizada,Ela não isolou a área. Permitiu até diretor do SPFC dar palpite. Mas ela , Sonia, cumpriu as ordens recebidas do Serra. Querem saber : não sei porque tanto carnaval com uma menina da gentalha .Como diz minha mão :GENTALHA , GENTALHA , GENTALHA.

Marcio (23/10/2008 - 10:54)
Foi ele - http://tinyurl.com/5u7cxn

Marco Antônio Leite (23/10/2008 - 09:51)
A responsável direta pelo assassinato da jovem Eloá foi à dama da tarde Sônia Babão. Como de costume, ela a todo o instante dizia que o rapaz é um bom sujeito com uma vida pregressa sem máculas e, que tudo sairia bem. É inadmissível que uma rede de TV mantém em seu quadro de funcionários uma pessoa periculosa e que faz apologia da violência sistematicamente.

Flavio Valente (23/10/2008 - 00:29)
E o jornal da globo ja deu a deixa. O coronel que vai investigar ja concluiu a investigação, não houve erro. A menina esta sobre forte emoção, não sabia o que estava ocorrendo lá dentro. Existem testemunhas lá fora que ouviram o tiro e pronto. Alguém duvida?

Flavio Valente (23/10/2008 - 00:05)
Stanley, além de ficar constrangida ela tenta descaradamente mudar de assunto, mas ele é insistente. Pena que ele não tenha dito isso no "fantástico".

Gustavo (22/10/2008 - 21:42)
Afora os erros técnicos do aparelho estatal, que, decerto, não foram parcos, importa atentar para a atuação dos meios de comunicação de massa (com raras exceções) que transformaram o episódio trágico em uma edição rápida de "big brother", espetacularizando e enquadrando o fato na categoria "entretenimento". Creio ser oportuno refletirmos acerca do uso que os concessionários de tv têm feito deste bem que é público.

"Em entrevista ao site Comunique-se, o professor Laurindo Lalo Leal afirma que o Ministério Público do Estado de São Paulo pode entrar com uma representação contra a RedeTV!, alegando que ela feriu um dispositivo constitucional, o artigo 221, que determina:

"A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:
I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;
II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;
III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;
IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família."

Eva (22/10/2008 - 21:13)
Dois erros: da polícia, ao permitir o retorno de uma refém que havia sido libertada e da imprensa, que armou um circo que só deu mais força ao bandido, que se sentiu com mais poder ainda sobre a vítima.

bentoxvi-o santo (22/10/2008 - 20:42)
AZENHA.SANGUE...MUITO SANGUE...COMO NO CIRCO DO COLISEU DA ANTIGA ROMA...O PIG QUER É SANGUE...E NUMEROS NO IBOP...

Carlos F.Ribeiro (22/10/2008 - 17:34)
A Polícia errou sim. Em vários momentos. Ao permitir a volta de uma menor ao cativeiro. Ao permitir o circo que se formou. Ao não impor limites à imprensa-abutre. E a responsabilidade é toda do José Serra e de seu secretário de segurança. Greve-sequestro-eleições: tudo a ver.

Paulo (22/10/2008 - 17:03)
De quem é a responsabilidade de treinar bem a polícia? Quem nomeia seus comandantes? Quem estabelece seus sálários? os critérios de seleção? as punições devidas?Alguém tem culpa? Quem?

Stanley Burburinho (22/10/2008 - 16:16)
Jaime, tente esse link:
http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL831703-10345,00-INSTRUTOR DA SWAT CULPA COMANDANTE.html

Se não funcionar, tente este outro:

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM900195-7822-INSTRUTOR DA SWAT CULPA COMANDANTE,00.html

Jaime Rodrigues (22/10/2008 - 15:56)
É, Stanley Burburinho... O vídeo já não está querendo abrir por aqui...

Celso J. (22/10/2008 - 15:30)
E na audiência, a Globo ainda perdeu.Pra Record. Quer dizer: a m... que eles fizeram não foi suficiente!!

Holmes (22/10/2008 - 15:03)
O esforço de alguns para jogarem a culpa na imprensa é ridiculo . Quem comandava a operação ? Quem tinha o poder de isolar a àrea ? etc...etc...Parte da classe média de sampa não tem concerto . Só teve um culpado na historia e chama-se Serra . Ou não ? Vejamos : mesmo o PIG se vê obrigado a falar certas coisas . Exemplo :o meio de campo do PIG Folha de São Paulo , de hoje , 22/10/2008 , tem duas matérias , escondidinhas , que ninguém é de ferro . Uma , no artigo do Elio Gasperi , toda constrangida .Outra , no caderno Cotidiano, com o titulo : "Kit da policia.....".que conta uma historinha prá lá de interessante. As duas matérias sem chamadas na capa. Deem uma olhada , não custa nada . Torno a repetir : CANALHAS , CANALHAS , CANALHAS.......Não critico o trabalho da midia no caso . CRITICO O DIA A DIA . 365 dias por ano . Nos USA dizem , sei lá ,nunca sai do Brasil , os jornais declaram a preferencia em candidatos . Então o leitor tem modo de julgar o que lê .No Brasil declaram-se isentos e imparciais : ME ENGANA QUE EU GOSTO !

Stanley Burburinho (22/10/2008 - 15:00)
Comentário meu: Vejam no link abaixo o vídeo da entrevista que o Marcos Val -- especialista em negociação de crise e instrutor, há 9 anos, da SWAT do Texas, USA -- no programa da Ana Maria Braga, hoje, diz que a entrevista que ele deu ao Faustão foi ao ar foi editada o que mudou completamente o sentido do que ele, realmente, queria dizer:

" -- No outro programa no domingo eu dei uma declaração, mas a declaração não foi colocada por completo. Eu disse o seguinte:

" -- Eu tenho vergonha de ser brasileiro e vergonha de ver a polícia brasileira fazendo isso." Daí, cortaram...fazendo isso, por causa de um comandante que não tem competência de assumir a responsabilidade num cargo tão importante numa operação tão especial e pela INCOMPETÊNCIA DE UM GOVERNO por não pagar por treinamento, investir nesses policiais e depois sentar na cadeira e dizer que agora nós vamos exigir, vamos cobrar todo mundo. Isso é que me causa vergonha de ser brasileiro (...) nos outros países que eu trabalho não existe esse negócio da política interferir tanto(...) quando eu disse que sentia vergonha de ser brasileiro é pelo fato da política e um comandante incompetente interferirem na polícia (...) eu estou falando isso porque nós recebemos vários emails de alunos nossos dizendo: " - Pôxa, eu não entendi porque você falou mal da gente aqui no Brasil." Eu queria aproveitar para esclarecer que foi um corte que houve na entrevista."

Continua...

Stanley Burburinho (22/10/2008 - 14:59)
Continuação...

Comentário meu: Ana Maria Braga, visivelmente constrangida:

" - A gente está ao vivo aqui e você pode dizer o que você quiser. Aliás, foi para isso que você foi convidado."

Comentário meu: E, um ponto importante que o Marcos Val disse e que pode demonstrar, claramente, a incompetência da polícia de São Paulo e do Serra. O Marcos disse que lá no Texas, ele se deparou com um evento de crime passional, parecido com o esse de Santo André, quando um marido enciumado, cometeu um assassinato, colocando um bebê recém nascido, achando que era de outro homem, no forno de fogão:

Continua...

Stanley Burburinho (22/10/2008 - 14:58)
Continuação...

" -- ...então, durante essa ocorrência, eu tava em contato freqüente com o Capitão De Lucca, que é um dos melhores gerenciadores de crise que tem no mundo e ele é brasileiro, PM de São Paulo, capitão da PM de São Paulo e que por questões políticas tiraram o Capitão De Lucca da frente do grupo de operações especiais. Essa é que é a minha vergonha de ser brasileiro. Os policiais da SWAT do USA brigam para entrar nos cursos de treinamento do Capitão De Lucca(...) no segundo dia de negociações, o comandante da PM que tomou a frente das negociações só tem um mês de batalhão de operações especiais e começou a tomar uma série de decisões trágicas (...) o que revolta é que eu sei que essa menina estaria viva hoje.."


No Faustão foi ao ar a seguinte frase: " -- "Eu tenho vergonha de ser brasileiro". O Faustão editou a fala do Marcos somente para complicar a vida do Lula e livrar a cara do Serra.

Todos sabemos que o Faustão é amigo pessoal do Serra.

Link para a entrevista de hoje no programa da Ana Maria Braga:

http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL831703-10345,00-INSTRUTOR DA SWAT CULPA COMANDANTE.html

OS: Corram antes que a Globo tire do ar esse vídeo por solicitação do Serra e do PSDB.

Denise Niy (22/10/2008 - 14:07)
Ah, sim, é importante lembrar q em situações "especiais" ou "espetaculares", o comandante da operação espera as ordens do governador antes de agir. Esperou demais porque as ordens demoraram a sair ou porque as ordens foram para esperar?

Só falta o sr. burns aparecer para falar "tá vendo, a polícia é incompetente, pra que pagar mais pra esse bando?"...

E enqto a mídia se diverte esperando pela moça sobrevivente, o governo diz q fechou acordo com os policiais civis e o PIG anuncia q vai haver racha entre os policiais...

Enfim, não dá pra esperar muita coisa de um governador q manda a polícia bater na polícia.


Denise Niy (22/10/2008 - 13:52)
A polícia certamente errou, afinal, a moça foi morta e a outra foi baleada. Mas... que tal apontar também os erros da mídia nesse caso? Muitas TVs falaram com o sequestrador pelo celular, enqto ele ainda estava com as reféns. Será q estou louca? Só eu achei isso um absurdo? E a responsabilidade desses "jornalistas", onde fica?

Leonidas de Souza (22/10/2008 - 12:54)
Nem vou comentar o absurdo de permitirem o retorno da menina ao cativeiro.
Erraram ao deixar passar muito tempo sem tomar uma decisão.
Erraram ao permitir o acesso ilimitado da Mídia.
Erraram ao não imaginat que poderia haver uma barrica atrás da porta.
Erraram ao escolher um homem de ação para comandar a operação. Serviria para conter tumulto de torcida de futebol, não uma situação delicada como aquela.
Claramente faltou planejamento na invasão.
Erraram quando retiraram a vítima do local no colo de um soldado, o criminoso já havia sido dominado. Poderiam ter dado os primeiros socorros no local e depois fazer a remoção de maca.
Em resumo, foi um festival de bobagens, demonstraram uma falta de preparo incrível.
Meu receio é que pressionem a Nayara para que confirme a versão do tiro antes da invasão, contra todas as evidências. Quando a "história' for esquecida pela Mídia, ela estará a merce da Polícia.
Um abraço!!!

nona fernandes (22/10/2008 - 10:23)
Imagino como as TVs Globo, Record e Rede TV! estão se preparando para dar o bote na garota Nayara, assim que ela deixar o hospital. Já visualizo uma multidão correndo atrás do carro que transportará a jovem. Urubus em carniça perderão feio. E claro, cada uma das TVS, sentenciando como sempre: COM EXCLUSIVIDADE!!! Se eu fosse parente mais próximo da garota, decretaria: entrevistas a jornalistas, somente após um mês. Aí, eles teriam perdido a graça.


bia (22/10/2008 - 09:46)
ERROS, FORAM TANTO QUE NÃO SE PODE ENUMERAR. QUERO VER SE VCS TÊM A CAPACIDADE DE DIZER OS ACERTOS. O GATE JÁ É PIADA NO MUNDO POLICIAL. MAS O ERRO MAIS CRASSO, FOI O RETORNO DA REFEM AO CATIVEIRO PELAS MÃOS DA POLICIA. SE NÃO FOSSE TRAGICO SERIA UMA PIADA, DE MAU GOSTO, CLARO.

bia (22/10/2008 - 09:43)
CAOS NA PM DE SÃO PAULO: O governador Serra cortou 32% do orçamento da PM de São Paulo para este ano, como mostra reportagem de Arthur Guimarães, de 15 de outubro de 2007, publicada no Jornal da Tarde. E olha onde cortaram investimentos, segundo a reportagem: A Inteligência Policial da PM, neste ano, tinha um orçamento para investimentos da ordem de R$ 70 milhões - em duas parcelas: R$ 45 milhões do governo paulista e R$ 25 milhões de verbas federais. O valor cairá para somente R$ 25 milhões em 2008 - sendo que todo o dinheiro aportará vindo da União. TO COM PENA DOS PAULISTAS, MAS ELES GOSTAM E, COMO REFENS, ESTÃO COM A SINDROME DE ESTOCOLMO EM RELAÇÃO A SEUS SEQUESTRADORES: MIDIA, TUCANOS E DEMOS!

Maxwell Barbosa Medeiros (22/10/2008 - 07:34)
O que acho engraçado nessa história, é que tanto na Record quanto na Globo, apenas um perito foi consultado: Ricardo Molina. Não sei se ele é competente, mas seria bom ter uma segunda opinião.

Gutão (22/10/2008 - 02:24)
Concordo com o Túlio Amaral quanto os erros da policia, mas faltou um, o de permitir que a imprensa sensacionalista fizesse seu show de humor negro no local.Falando de imprensa fala-se de jornalista: o Sr Jabor em seu comentário disse que, o despreparo da policia é falta de dinheiro. Falta de dinheiro onde? No estado que tem os maiores e caros impostos estaduais da federação, com certeza não é. Falar que o apresentador Reinaldo Gottino e a equipe da Record poderia ter dado fim no seqüestro, o PHA forçou a barra nessa. A rede Record (o canal do milagre) e a Globo (Venus prateada) só querem na verdade é explorar a boa fé do povo, são farinha do mesmo saco. Ambas são PIG.

Claudio La Forge (22/10/2008 - 01:16)
No Jornal Nacional desta terça-feira,21, policiais disseram em off que receberam ordens expressas do governo do estado para não considerarem como alternativa a eliminação do sequestrador por atiradores de elite. Claro que essa informação não recebeu nenhuma relevância. Passou meio que escondida no meio da matéria do Cesar Tralli.

Túlio Amaral (21/10/2008 - 22:34)
A polícia errou muitas vezes. Contemos:
1 - Resolveu agir apenas após decorridos quatro dias de sequestro.
2 - Devolveu uma refém ao sequestrador. Ela tem 15 anos. (erro tosco)
3 - Houve tolerância excessiva com o sequestrador: se tinha como matar o sequestrador por meio de snipers, por que não o fez? se em algum momento iria invadir o apartamento, por que demorou tanto?
4 - Pelo que pudemos ver, o negociador não soube impor as condições da polícia, apenas fez o papel de um psicólogo bonzinho que tenta fazer amizade com o sequestrador. Inútil.
5 - A invasão foi desastrosa e pode ter sido o maior motivo para o final trágico.
6 - Mesmo assim, com todas as evidências e críticas publicadas na imprensa, ninguém da polícia teve a dignidade de admitir qualquer erro.

BETO LIMA (21/10/2008 - 22:09)
Nós pagamos altos impostos para que eles sejam treinados para terem competência na hora de protegerem o cidadão.
ISSO É BRASIL MINHA GENTE, todo e qualquer serviço público em nosso país É UMA PORCARIA , nada funciona, ninguém se responsabiliza de nada, tudo acontece e ninguém sabe o porquê. Aí o comandante da operação vai na televisdão e diz que toda a operação dessa natureza é uma operação de risco (pode dar certo como pode dar errado), mas que m.. por que não é feita a coisa para que o final da operação seja de um resusltado positivo???????????
.... e vai ficar assim...... não vai acontecer nada com ninguém.... como diz o comandante "estes policiais que estão aqui tratando desse assunto são todos heróis, estão há dias sob pressão e grande estress...
Se é assim........ então é............

SERRA QUER TIRAR O KÚ DA RETA!!!! (21/10/2008 - 20:07)
- É eu chegar em Alagoas e eles me matam. Sou um arquivo vivo. Eles (cúpula da secretaria de Segurança de Alagoas) sabem que eu sei como eles arquitetaram tudo(a morte de Lessa). Porque a gente não tinha mais como proteger ou chegar perto do doutor Ricardo. Quando foi feito esse esquema era muita gente do colarinho branco e eles sabiam que ia acontecer (o assassinato de Lessa)Estão achando que eu sou bandido e eu não sou bandido. Vim para cá (São Paulo) para viver. Tanto que me converti ao Evangelho, trabalhei 15 anos. Foram 15 anos trabalhando e criando meus filhos. Nunca fiz nada de errado, onde passei fiz o bem e fiz bastante amizades. Perdi minha filha, perdi minha vida, perdi minha família e agora estão me acusando. Sempre me acusaram, mas nunca provaram - afirmou Santos.

eduardo (21/10/2008 - 19:31)
Pois é Holmes, eu ouvi falar dessa reportagem sobre o sucateamento do GOE. Para piorar a situação, o GOE foi chamado para impedir que os manifestantes chegassem perto do palácio dos Bandeirantes. Quem vai perguntar para o Zé Serra, o último coronel o que aconteceu?

nona fernandes (21/10/2008 - 19:08)
Quando penso que já vi tudo em termos de desrespeito das TVs, com o telespectador, eis que zapeando hoje pela manhã, paro no Hoje em Dia da Record, e fico abismada. Estava sendo entrevistado por Ana Hickman, o diretor do Hospital Municipal de Santo André (não sei o seu nome), o mesmo que chefiou a equipe de médicos que atendeu as duas garotas reféns do sequestrador. Ana fez várias perguntas a ele, referentes à morte cerebral de Eloá. Quando o médico abriu a boca para começar a respondê-las, ela disse: um instantinho que Brito Júnior vai dar um recado. Aí, Brito deixou o médico olhando em vão por três minutos (cravados), enquanto vendia serviços e oportunidades do Banco do Brasil. Como se não bastasse, quando a câmera voltou-se para o médico, a mesma "entrevistadora" sentenciou: depois dos nossos comericias o senhor responde. Não aguentei e mudei de canal, mesmo sabendo que pouco adiantaria. No outro (não me lembro qual), passavam as imagens do enterro da garota, e muita gente chorando. Foi quando uma das moças disse: chega de choro, pois é hora de rir. Então passou a vender a imagem de um empresa que faz implantes dentários. A razão do "é hora rir". Gente, por que não existe no Brasil, uma empresa reguladora dessas empresas, para conter tais aberrações? Já sei. É porque à menor exigência que se fizer a essa raça, vão dizer que é censura. Aguente coração!!!

Holmes (21/10/2008 - 18:52)
Um aviso para o Eduardo . O GOE foi sucateado e seus componentes transferidos para delegacias, conform vi numa entrevista , numa das televisões . Porque a imprensa não confirma isso ?

Holmes (21/10/2008 - 18:44)
Sou obrigado a voltar. Celso Junqueira . em primeiro lugar quem divulgou , num orgão de grande penetração foi a Folha de São Paulo - acesse no Uol. O sequestro durou 100 horas , não foi ? Depois de , digamos 30 horas , não seria o caso de procurar um orgão mais especializado em sequestros ? A vida da menina não corria perigo ? As altas autoridades paulistas tem que serem questionadas SIM. QUE SOBERBA !!! QUE VAIDADE !!! QUE DESPREZO PELA VIDA HUMANA !!! Ah, sim , o caso era na periferia , e não nos Jardins. Povinho ! Tem mais é de se ralar. Não é? Mas o orgão especializado é da Policia Federal.....iiiiiii ..... iria levantar a bola do Lula , nem pensar...COVARDES ...HIPOCRITAS....

Edinho (21/10/2008 - 18:28)
O primeiro e principal: deixar a imprensa deitar e rolar.
O resto é tudo conseqüência da inconseqüência.

zeleandro (21/10/2008 - 17:32)
Interessante essa informação do Eduardo. Alguém saberia dizer por que o grupo tático que atuou na operação não foi o indicado, no caso, o GOE?

Marco Antônio Leite (21/10/2008 - 17:04)
Juntando os erros da polícia do Serra com a truculência das redes de TV (GLOBO, RECORD, REDE TV, BAND, etc.) fez com que o marginal se sentisse o herói do sertão do jardim Santo André. Que de jardim não tem nada, somente miséria, falta de infra-estrutura entre outras necessidades que afligem os pobres. Se tivéssemos Justiça no país, às emissoras de televisão teriam de pagar altas indenizações, isto porque usaram a tragédia para fortalecer suas grades de programação, ganhando muito dinheiro com essa estratégia podre.

Antonio Donizeti Costa (21/10/2008 - 16:45)
Acho que falar em erros não resolvem a questão. Tem que pensar no que pode acontecer em situações de igual periculosidade no futuro.
Acho que a Polícia de São Paulo e até do Brasil, devem ter um manual e uma doutrinas claras para agir em casos semelhantes, e isso deve ser divulgado para a população saber, e os próprios potenciais sequestradores devem saber que estarão sujeitos a sofrer as consequencias dessas medidas:
1.- Estipular como na Swat americana, um tempo máximo de negociação.
Na Swat, o prazo máximo é de 24,00 horas, sendo que nos EUA o prazo máximo de negociação que ocorreu até hoje, foi de 9,00 horas para solução do sequestro;
2.- Definir parâmetros claros em que se justifica a eliminação do sequestrador (atirador de elite), com preservação da segurança física para as vítimas;
3.- Preocupação em manter a integridade física da vítima, e não do sequestrador;
4.- Avaliar corretamente os antecedentes e periculosidade do sequestrador, e definir então as medidas para solução do caso via negociação, ou solução via sua eliminação;
5.- Treinar e equipar as tropas de elite da polícia com equipamentos e meios modernos para sua ação,como bombas de efeito moral,bombas de luz,aparelhos de escuta poderosos, supressão de energia elétrica, água e alimentos, etc.
Não adianta ficar criticando a ação da polícia, que eles erraram é evidente e claro.
O Estado, a sociedade e a policia tem que procurar meios e métodos eficientes para que isso não volte a acontecer.
Não pode!

Ivan Alves (21/10/2008 - 16:29)
Somente tenho uma coisa a dizer sobre este assunto, a respeito da tropa de elite do governador de S.Paulo, vulgo "Duce da Moóca Jose Serra", com todo o respeito às vitimas do episódio:
- Parece que a operação de resgate foi planejada pelos humoristas do Casseta e Planeta, via braço de segurança das ORGANIZAÇÕES TABAJARA, com base no "Manual Operator de Resgate contra Sequestrator Desequilibrator".

Celso Junqueira (21/10/2008 - 16:28)
Olá Vera, obrigado pelo seu comentário. Concordo com você. O que eu quis dizer é que nem tudo pode ser divulgado. Há que haver um limite. Como aceitar que uma rede de TV coloque cenas de um sequestro, mostrando a ação policial, sabendo que o sequestrador a tudo assiste? como aceitar que um programa dê espaço a um sequestrador como se ele fosse uma estrela? como aceitar que um repórter mostre na TV como se faz ligação direta num carro para roubá-lo? Dirão: ora, mas os criminosos já sabem. E os outros, que não sabem mas que começam por terem visto a reportagem?
No mais, um respeitoso abraço.

eduardo (21/10/2008 - 16:24)
O Gate não é o grupo especializado para esse tipo de ação, veja o que diz o próprio site da PM: "Atua em apoio das demais unidades operacionais no policiamento estensivo [sic] motorizado e constitui força de reação do comando, em condições de agir como tropa de choque em situações específicas, tais como patrulhamento a pé e radiopatrulhamento com cães, operações de busca de pessoas desaparecidas, busca e captura de marginais, periferia da região metropolitana. Policiamento executado por ocasião da realização de detecção de tóxicos, policiamento montado em atendimento às areas de maior incidência criminal, enfaticamente em eventos esportivos, artísticos, culturais e religiosos, nos principais estádios e ginásios de esportes."
O GRUPO ESPECIALIZADO NISSO É O GOE DA POLÍCIA CIVIL: "O Grupo de Operações Especiais ou simplesmente GOE é a força de elite da Polícia Civil do Estado de São Paulo, no Brasil. Fundado em 1991, tem por função prestar auxílio às unidades policiais convencionais em ocorrências de alto risco, intervenção em ocorrências policiais com reféns e rebeliões no sistema prisional."
Gate: http://www.polmil.sp.gov.br/inicial.asp (clicar em 'operações especiais)
GOE: http://www.policiacivil.sp.gov.br/decap_new/goe.htm

Luís Eduardo Machado (21/10/2008 - 15:14)
Caro Edson, isso não muda nada minha opinião. A TV Record é a que mais ganhou com a exploração irracional e sensacionalista desse lamentável episódio. E agora vemos Rodrigo Vianna, um jornalista que ao que eu saiba, também não faz parte da diretoria da emissora, em seu blog, também comemorando os números...algo que me provoca uma profunda ojeiriza.

Carlos J.Ribeiro (21/10/2008 - 14:33)
Jovem apaixonado confuso? Não tem antecedentes criminais? Conversa. A partir do momento em que o pilantra pegou um revólver, e passou a ameaçar as meninas, passou a ser um criminoso, bandido e como tal deveria ser tratado. Por muito menos, ou melhor, por nada, a policia inglesa fez tiro ao alvo na cabeça do J.Charles, em Londres.

Vera Silva (21/10/2008 - 14:00)
Celso Junqueira, se você assistisse os programas policiais do Discovery Chanel e da National Geografic, bem como os filmes policiais que passam na TV aberta e a cabo, já saberia que este e outros dispositivos mais sofisticados existem.
Os potenciais sequestradores e criminosos já sabem disso há muito. Todos os garotinhos que são criados diante da TV também já sabem.
O que importa realmente é que a polícia saiba o que fazer e quando fazer e que o faça bem feito. É isto que está em discussão.
É o jogo psicológico entre o negociador e o sequestrador. Desta vez o vencedor foi o sequestrador por falta de preparo do negociador da polícia e do comando da operação.

Rafael (21/10/2008 - 13:56)
Azenha, acho que você só fez esse espaço para ter comentários mil, mas lá vai:
1- Esvaziar o local e arredores;
2- Estabelecer contato apenas entre negociador e sequestrador;
3- Ter equipe de apoio, multidisciplinar para auxiliar as decisões;
4- Ter um procedimento para crise com diretrizes a serem seguidas de acordo com a lei.
5- Colocar no mesmo patamar a vida do sequestrador e das refens;
6- Descartar o uso de atiradores de elite;
7- Nao monitorar o sequestro, com camera de fibra ótica e invadir durante o período de descanso, pelo que parece essa alternativa foi descartada, por varios motivos.
8- Ao deixar a refem voltar ao apartamento o comando assume o risco do que foi causado com ela, isso não existe em qualquer lugar do mundo;
9- Não drogar a comida que foi entregue ao sequestrador, para durante o sono restabelecer pacificamente a ordem;
10- Usaram a mídia como apoio ou auxílio, ou simplesmente deizaram a mídia entrar em contato, em qualquer país decente isso geraria até a cassação dos direitos de concessão do veículo.
11- Me parece que tentar entrar por cima, por meio de rapel seria muito mais rápido e efetivo do que subir a escada na invasão, o que não ocorreu?

PS: em qualquer lugar do mundo se exoneria o comando responsavel e processariam- os pelas responsabilidades se houvesse alguma. Se formaria uma equipe de elite para reavaliar a situação e se preparar paras próximas. No Brasil vão discutir se a culpa é o PSDB ou PT.

Celso Junqueira (21/10/2008 - 13:02)
Legal!! Os futuros-potenciais-sequestradores agora sabem que existe um "dispositivo do tamanho de uma cabeça de fósforo que poderia ser introduzida no apto. e monitorar o que acontece lá dentro." Que belo serviço presta quem divulga isso. Me lembrei do repórter da TV Bandeirantes(não lembro o nome), há muitos anos, mostrando como se deve fazer ligação direta em um carro para roubá-lo. Mostrou tudo. Um aula de bandidagem... Êta ferro!!!!!!!

Edison Valadão (21/10/2008 - 12:45)
Quantos? foram muitos, mas o pior foi ouvir o Serra.

zeleandro (21/10/2008 - 12:43)
Essa blindagem ao Serra tá mesmo nojenta.
Concordando com o(a) Lair, só faltou a Folha dar a manchete: AÇÃO DA POLÍCIA SALVA VIDA DE JOVEM DA PERIFERIA.

Asco.

Rocha (21/10/2008 - 12:33)
Se Serra deu a notícia em primeira mão ao Tramontina da Globo (quando seu informe matou e depois ressuscitou a garota), é sinal de que acompanhava em cima dos acontecimentos. Se os tiros foram mesmo dados (como a Globo agora mostra), após a bomba explodir na porta do apto, a ordem foi de qual comondante: do da polícia ou do que comanda a polícia (Serra)?

Carlos (21/10/2008 - 11:10)
Sequestro-greve-eleições: há pontos comuns entre esses três eventos. A ordem p/ a polícia agir e resolver a questão de qq. maneira partiu do próprio Serra? contra a vontade dos policiais? por que permitir que abutres da imprensa interferissem nas negociações? o sequestro durou mais de 100 horas. O sequestrador conseguiu ficar esse tempo todo acordado? não acredito.

Edson (21/10/2008 - 11:02)
Luís Eduardo Machado disse ao Azenha: "especialmente sua emissora". Este é um comentário desnecessário... todos nós sabemos que o Azenha não faz parte da diretoria da Record, ele apenas vende seus serviços PROFISSIONAIS à referida emissora como o Paulo Henrique Amorim...
Quanto aos erros da polícia, bem, de fato a polícia errou em vários momentos... principalmente no momento da invasão: Ela deveria "supor" que atrás da porta de entrada estaria uma barricada que impediria uma entrada rápida permitindo ao criminoso disparar sua arma. Pior são as reportagens realizadas pelas emissoras (TODAS) no pós-assassinato: Em vez de aproveitar o crime e a chamada de audiência para expor por exemplo os crimes contra a mulher que ocorrem no nordeste pelos maridos machões e a sua impunidade... ou demonstrar a tecnologia usada nos outros países para este tipo de crime... e com isto buscar a opinião pública em favor de cobranças junto ao governo federal/estadual/municipal para compor alternativas em favor de uma melhoria no sistema de segurança pública.

Holmes (21/10/2008 - 10:56)
Azenha, pelo amor de Deus ! Quanto mais eu leio , mais estou convencido que houve manipulação politica nessa ação de Santo André . Mais eu fico convencido do caráter doentio e até criminoso do sr. José Serra. HOJE , NA FOLHA DE SÃO PAULO , caderno Cotidiano :" Tecnologia poderia salvar a vida de Eloa".Lá pelas tantas cita um dispositivo do tamanho da ponta de um fósforo que poderia ser introzido no apartamento, para rastrear o local . Informa que a policia paulista não tem este tipo de aparelho mas , MAS , MAS,"somente a Policia Federal tem tecnologias modernas para o tipo de ação que estava em andamento " Sita órgão da PF , de nome COT . MEU DEUS, porque não procuraram auxilio desse órgão . Essa informação está escondidinha no meio da matéria. CANALHAS , Serra e Folha.Estou tão indignado que vou parar por aqui.

Eduardo (21/10/2008 - 10:42)
Olá Azenha. Para que casos como o de Eloá não tenham mais o desfecho que tiveram, é necessária - em caráter de urgência - uma melhor regulamentação do setor midiático (uma hora alguém terá que enfiar a mão na sujeira, pois do jeito que está, não pode ficar).
Como já foi dito, repórteres da Record, Rede TV! e Globo tiveram contato direto com o sequestrador. Certamente interessados muito mais no 'share' de audiência do que na vida da garota. Eles disputaram a linha com a polícia, e transformaram o caso em uma "Montanha dos Sete Abutres".
Outra medida urgente a ser tomada também é uma melhor aferição instantânea da audiência (leia-se Ibope), fora de São Paulo. São redes não são?
Essa simples medida melhoraria e muito a qualidade da programação que é repassada para o resto do país. Talvez isso não interesse muito à Globo e suas afiliadas, pois uma outra realidade poderia ser descoberta (de que ela não é tão poderosa quanto parece), e à redes como Band e Rede TV! (que por crobrirem somente São Paulo, demonstrariam que são menores do que aparentam ser).
Um sequestro semelhante ao de Eloá em uma Capital do Centro-Oeste ou no interior do Nordeste, não despertaria tanto a atenção do país inteiro. Não haveria helicópteros da imprensa. Não haveria plantões e destaques em portais para quem está muito longe daquela realidade.
Pensem nisso, uma melhor regulamentação e uma aferição mais eficiente e abrangente da audiência, nacionalizaria a mídia. O Brasil é muito maior que São Paulo.

Lair (21/10/2008 - 09:54)
O José Serra ainda vai chegar ao poder no Brasil, deflagar uma guerra atômica e a manchete na Folha e Estadão será: "Serra resolve problema da superpopulação mundial"

JOÃO NEPOMUCENO (21/10/2008 - 09:38)
O GATE deveria ter detonado o bandido quando teve oportunidade. Entre o marginal e as duas meninas, não sobra nenhuma opção quanto a quem deveria viver. A historinha de que ele era bonzinho; era trabalhador; estava confuso, etc... de forma a atenuar ou impedir uma ação mais enérgica, ou definitiva contra ele, acabou no momento em que ele seqüestrou e passou a comandar um show de horror. Quanto ao exibicionismo das redes, simplesmente lamentável e condenável. E o instrutor brasileiro da SWAT deu uma declaração das mais infelizes. Condenou a interferência de jornalistas no caso, mas ele mesmo foi protagonista de várias entrevistas, inclusive em uma delas sentiu vergonha de se brasileiro pela ação desastrada do GATE. O que é que tem a ver uma coisa com a outra? A historinha dele é que se fosse nos EUA seria isso..., se foasse lá nos EUA, seria diferente... Como se lá, ou na Inglaterra não houvesse erros criminosos. Há pouco tempo um brasileiro foi assassinado pelas gloriosa polícia dos EUA e na Inglaterra o emblemático caso Jean Charles. Que esse instrutor fique definitivamente lá. Não precisamos de estrangeiros brasileiros destilando mágoas em cima de uma tragédia como essa. Vá lá se acocorar diante do Tio Sam e diga que não é um brasileiro. Mostre que é um norte americano legítimo.

Luiz Paulo - Vitoria (21/10/2008 - 09:31)
Óbvio que a polícia errou: o fim foi trágico, mas é importante deixar impresso: com certeza o comando da polícia quis atirar no sequestrador e foi impedido por ordem do governador, preocupado com a repercussão da morte de um "rapaz apaixonado" às vésperas do 2º turno. Não preciso de confirmação oficial para ter absoluta certeza de que houve o diálogo com o comandante da PM e o governador ou alguém falando por ele. A Polícia foi não só incompetente, mas o coronel, em entrevista coletiva, demonstrou claramente a preocupação com a opinião da imprensa, o que me leva a não ter dúvidas: ELOÁ MORREU POR CONTA DA OMISSÃO E MAQUIAVELISMO DO GOVERNADOR JOSE SERRA!

Horacio M. Pires (21/10/2008 - 09:30)
Eficiência do PSDB, levam nosso País ao LIVRO DOS RECORDES:
Naufrágio - O primeiro submarino que, atracado, naufragou (governo FHC)
Caravela que não navega - A "cópia" de uma caravela de Cabral que, ao adentrar no mar, tombou (governo FHC)
Vale do Rio Doce - Vende a empresa do povo pra, o que?, ajudar o povo (nossa!) (FHC)
Conflito - Paga a polícia, pra que?, pra bater na policia. (SERRA). JESUS!
Adolecescente mais forte do mundo - 300 policiais do PSDB não conseguiram conter a fúria de uma adolescente que se entregou, novamente, ao sequestrador.
Coronel Fracassado - O único coronel do mundo, que reconheceu não ter tido força para impedir essa garota (coronel do PSDB)
Multiplos cativeiros - A garota foi sequestrada pelo bandido. Logo após, estava nas mãos da policia. Logo após, volta pra mão do bandido. Logo após, fica no cativeiro do hospital incomunicável.
O BRASIL SE ORGULHA DO PSDB. Estamos muito mais conhecidos no mundo todo. Parabéns!

JULIO SILVEIRA (21/10/2008 - 08:44)
Azenha, sobre esse assunto, ainda que estejamos todos revoltados com a inépcia da ação policial, apostei com amigos que a revolta continuará. Alguns acreditam que o criminoso pegará 30 anos, imediatamente os contrariei e apostei afirmando que o criminoso não pegará mais que 12 anos, e sairá com metade desse tempo cumprido. O que resultará mais revolta e decepção, mas que estivessem preparados, isso é o que ocorrerá.
A minha segurança nesta afirmação advém da justificativa dada pela policia para não ter usado os atiradores de elite. Também, por nossas leis que foram e são criadas para resolver o problema das "autoridades" não da sociedade. Resultado, como nos rituais antigos, estamos sendo entregues ao sacrifício para aplacar a ira do deus raivoso.

Luís Eduardo Machado (21/10/2008 - 01:12)
Errou, obviamente. Mas não errou sozinha. Nesta sefunda, em uma entrevista ao programa "Olha Você", no SBT, um policial brasileiro que integra a SWAT, na cidade de Dallas, EUA, mencionou que outro grave erro foi a imprensa ter aberto espaços ao sequestrador. Segundo o policial, se fosse nos EUA, esses jornalistas seriam imediatamente presos por interferir no processo de negociação. Apenas 3 das maiores redes daqui fizeram isso: Globo, Record e Rede TV! SBT e Band mantiveram-se longe dessa sujeira, negando-se a entrevistar o bandido. A imprensa também nos deve um mea-culpa, Azenha. Especialmente sua emissora, que teve um substancial aumento de audiência com o caso, comemoradíssimo na Sala de Imprensa do site da TV Record.

Jorge Luiz (20/10/2008 - 21:03)
A PM não errou só, está acompanhada do povo de São Paulo que insistir em manter no poder do estado o PSDB, depois da pé-na-Covas e do Picolé, agora o ataque da Serra-eletrica-simpson que derruba até pé de chuchu. E vai errar de novo com o Kassab. O problema é que o povo de São Paulo deixa a Folha, a Veja, O Estadão e a Globo decidirem por ele.

JULIO SILVEIRA (20/10/2008 - 20:39)
Tornam-se alvos fáceis, gado que esperneia na entrada do abatedouro, mas que no fim estará ali pendurado no gancho, sob o olhar impassível às vezes incrédulo daquele que esta a caminho do mesmo fim.

JULIO SILVEIRA (20/10/2008 - 20:38)
Prezado Azenha, hoje estive conversando com amigos sobre esse drama de grande repercussão nacional. A eles disse que o Brasil é o país dos direitos dos inumanos, e minha certeza ficou estampada na declaração do comandante da operação. Quando disse que não quiseram atirar no criminoso pelo fato de ser jovem, sem antecedentes criminais e que a motivação era passional, neste momento cheguei à conclusão. Ainda refletindo sobre isso, vejamos somos o país que mantém criminosos em cárcere, para continuarem cometendo crimes, porem encastelados e protegidos pelo estado. Tipo esse que vitimou o diretor no presídio no Rio de Janeiro, cujo crime foi a mando de presidiário enclausurado no Paraná, esse é só exemplo e lembrança entre vários. Temos sido vitimas de legisladores que enfraquecem o cidadão, forçando-os a serem presas cada vez mais fáceis parecendo um plano bem articulado para enfraquecimento de nossa sociedade. A transformação do cidadão em parvo, omisso, desinteressado de seus problemas, parece ser meta, assim como a forma com que é conduzida a política paternalista no país. A meu ver um dos principais causadores dessa anomalia social.
O paternalismo das ações políticas tem como efeito um cidadão que entrega todo o arbítrio sobre suas vidas ao agente publico. Omitindo-se do papel de agente de sua transformação, ocasionando um alienado, que repercute nas ações que lhe atingem, mas não aprofunda nas causas para modificá-las.
continua...

Everton, de Belo Horizonte (20/10/2008 - 18:47)
O êrro é que no Brasil ultimemente preocupa-se mais com os psicopatas, delinquentes, ladrões e assassinos do que com as vítimas. Negocia-se muito, ouve-se muito, exibe-se muito na TV. A marginalidade produz atores de tv, fazendo espetáculos, que aumentam a receita de redes de tv canibais. O país parece que está ao contrário. Dantas é vítima, motoristas bêbados assassinos rodam todos os dias, assassinando inocentes... Parece não, o país está ao contrário, esse é o êrro.

Marco Antônio Leite (20/10/2008 - 17:12)
Que há alma da jovem assassinada brutamente por um psicopata esteja neste momento iluminando toda a humanidade para que tenhamos PAZ na TERRA. Ela não morreu, ela se tornou um jardim repleto de pés de AMOR onde poderemos colher as mais lindas flores para enfeitar e confortar nossas insensatez e tirar o ódio que vaguei na mente de todos assassinos deste planeta. Viva os homens de boa vontade e bondade?

Daniel Campos (20/10/2008 - 16:52)
Erros? Eu poderia resumir na falta de coragem de quem estava no comando para assumir a responsabilidade de tomar alguma ação mais decisiva como por exemplo abater o sequestrador com atiradores de elite (e oportunidades para isso não faltaram). Mas, como estamos no Brasil onde bandido é "vítima", creio que esta opção jamais passou pela cabeça de alguém lá no local. E não culparia de imediato o chefe da PM pelo ocorrido porquê no Brasil também todas as decisões são tomadas por políticos, estes tendo ou não capacidade para tal. Deu no que deu.

José Tadeu (20/10/2008 - 15:38)
Azenha;
O mais vergonhoso e repugnante era o uso que os telejornais fizeram por atrair audiência. Usaram a dor de uns e a miséria de outros para conseguir alguns sórdidos pontinhos no ibope.

Tanto o Boner no jn quanto o provecto imbecil e preconceituoso boris casói abusaram do jargão "MAIS NOTÍCIAS AINDA NESTA EDIÇÃO" repetidas inumeras vezes, para segurar o público incauto.

O preconceituoso boris casoi é o mesmo que se vamgloria de nas eleições de 85 ter perguntado ao fhc se ele acreditava em Deus. E agora este mesmo abutre fica "pasmo ui !ui! ui! " com o "preconceito" da campanha da Marta.

Chega de hipocrisia.

J. Tadeu

Roberto Locatelli (20/10/2008 - 15:28)
Bom, como estamos vendo pelos comentários, foi erro seguido de erro seguido de mais erro.
O erro inicial é de Serra, que não tem nenhuma preocupação em aparelhar e preparar melhor as polícias. Pelo contrário, joga a Militar pra cima da Civil.
Como o chefe maior da PM é Serra, ou ele deu ordens erradas ao comando da PM, ou se omitiu. Não sei o que é pior.
Tremo só de pensar nesse sujeito governando o Brasil e acontecer algum incidente de fronteira ou algum mal entendido internacional. Seria um desastre.

Dulce Leão (20/10/2008 - 15:21)
Azenha, ERRO n.1 Devolver UMA REFÉM a alguém que está descontrolado, e que NÃO ESTÁ ALÍ POR DINHEIRO. ERRO n.2 Achar que a Nayara (com 15 anos) teria maturidade para negociar, após serem informados por ela mesma que a Eloá (também com 15 anos) brigava feito cão e gato com o garoto ( alí ninguém tinha maturidade, e a polícia porvou que TAMBÉM NÃO). ERRO n.3 NÃO É ADMÍSSIVEL que a polícia tenha sido SURPREENDIDA, com uma barricada na porta. A POLÍCIA DE SÃO PAULO NÃO TEM DIREITO DE SE SURPREENDER COM ISSO. PORQUE NÃO FOI USADO "RAPEL" simultâneo em todas as janelas ? Uma delas, estaria desguarnecida. ERRO n.4 INVADIRAM sem sincronismo e deram 15 seg. para o rapaz atirar. PORQUE ALGUÉM NÃO PROMETEU A ESTE RAPAZ, LEVÁ-LO PARA UM HOSPITAL JÁ QUE O SEU MEDO ERA DA CADEIRA, ENQUANTO O CRIME ERA SÓ DE "CÁRCERE PRIVADO"? Depois de um mês no hospital, que se aplicasse a lei, MAS ISTO NÃO TERIA O FIM TRÁGICO QUE TEVE. VIVA SÃO PAULO, E SUA "PILÍCIA". Não gostaria de um dia depender desta ajuda...

Leider Lincoln (20/10/2008 - 15:07)
Azenha, a polícia ACERTOU em alguma coisa? Essa deveria ser a perguntaa...

Marcelo Figueiredo (20/10/2008 - 15:02)
A polícia agiu de acordo com o Manual Gilmar Mendes: tiros, porradas e pontapés, mas as algemas não foram utilizadas (ou foram?).

Sherlock Holmes (20/10/2008 - 14:53)
Vejam o site do Paulo Henrique Amorim . ali traz o nome do co-autor da morte da Eloa : chama=se José Serra.

Edmar (20/10/2008 - 14:51)
De fato, o grande erro foi não ter impedido a mídia, emissoras de TV de se imiscuiur no trabalho policial, entrevistando e 'negociando' com o criminoso. Depois faltou coragem (se acovardaram diante da proximidade da mídia) de usar os atiradores de elite e liquidar o provável assassino. Se seguiam 'ordem', será erro maior não admitir e seguir protegendo os superiores.

claudio (20/10/2008 - 14:31)
em primeiro lugar: faltou a ordem ao atirador de elite em disparar um tiro certeiro na cabeça do lindemberg, mas quem daria tal ordem? o desgovernador SERRA(medroso) ., o secretario de insegurança MARZAGAO, também um medrosao, nao..os coroneis que estavam ministrando a ocorrencia..também nao, pois obedeciam ordem diretas do secretario de insegurança e do desgovernador....quem daria tal ordem? o CODIGO PENAL de 1940...os juizes criminais....o STJ OU STF...quem teria coragem de dar tal ordem?....ninguem, pois o BRASIL É UM PAIS DE ALIBABA E OS 40 LADROES....só tem covarde...em qualquer pais de primeiro mundo, o sequestrador estaria morto e as duas crianças estariam salvas e felizes,.,,e a rede globo, rede bandeirantes, manchete, veja, isto é, epoca, nao faria novelas e nem noticias midiaticas com a morte da ELOA..., a mae e o pai desta criança não estariam chorando, nem se culpando, por nao ter protegido sua filha.. e pouparia a NAYARA de ficar cara a cara com o carniceiro do SERRA, fazendo sua politica diabolica, até na hora mais triste de um ser humano..enfim todos nos somos culpados, pois nao temos UM CODIGO PENAL a altura de um ser humano. Pois nao temos POLICIAIS, PROMOTORES, JUIZES a altura de um ser humano. Pois nao temos vereadores, deputados, senadores, governadores a altura de um ser humano. O brasileiro em geral é tratado como numero nas estatistica criminais em todo BRASIL morrem-se mais do no IRAQUE. E a midia comprada diz que nao estamos em guerra?

João Bravo (20/10/2008 - 13:54)
Na minha opinião, a policia errou ao abandonar a tecnica. Aquilo virou a casa da mãe joana.Se o cidadão estava armado, efetuou disparos e tinha refens, era dever do comando liberar os atiradores de elite.O mais importante, a policia tinha de ter autonomia, não poderia sofrer interferência politica.

Athos Rache (20/10/2008 - 13:48)
Acho que o erro maior é tentar proteger a vida a qualquer custo.
Direitos humanos ta na moda neste século mas quando uma pessoa ameaça outra com uma arma, seus direitos acabaram. Essa pessoa deve sair com vida apenas SE possível.

Me parece que a polícia coloca as 3 vidas no mesmo saco como se tivessem o mesmo valor. Isso esta errado.
Mais direito para as vítimas.

A polícia não tem o direito de colocar a vida de uma vítima em risco pra salvar a vida do sequestrador.

Na verdade foi isso que a polícia fez, proteger a vida do sequestrador, colocando a vida dos reféns em risco.

Parece horrível mas foi o que aconteceu.

Rezende (20/10/2008 - 13:25)
não é estranho ninguém ter atirado contra o sequestrador, durante o sequestro, ou durante a invasão quando ele atirou contra a polícia?
Por que tantos cuidados com ele?

Eduardo Gutemberg (20/10/2008 - 13:18)
... continuação ...

Ou seja, devemos considerar:

1) Os erros operacionais da polícia e cobra-los como nos cobrariam por qualquer erro profissional nosso;

2) Os crimes cometidos pela polícia;

3) Os crimes cometidos pela imprensa;

--

Ou responsabilizamos todos os culpados pelo desfecho, a polícia e a imprensa são os maiores responsáveis, aquele por incompetência e este por interesse, ou de nada adiantará a lição da pobre moça que perdeu a vida.

Se algum dia me encontrar em situação parecida com a da moça e souber que o Gate e a imprensa estão lá para me ajudar, pulo da janela de uma vez e acabo logo com a brincadeira.

Eduardo Gutemberg (20/10/2008 - 13:15)
... continuação ...

2) É CRIME os policias agirem como poder judiciário, querendo, após ter dominado a situação com o resultado de 3 balaços nas meninas, fazer justiça com as próprias mãos e pés (socando e pisoteando o rapaz). Inclusive, no momento em que faziam "justiça" espancando o rapaz, obstruíram a passagem do médico, e para piorar, ainda carregaram a menina no colo, ignorando os mais básicos procedimentos de atendimento de emergência, e deram com a cabeça da menina no jaleco do médico;

3) É CRIME do Estado ter profissionais tão despreparados, como os negociadores e aquele promotor bobão, numa situação tão grave como aquela. No primeiro momento, todos sabíamos que o rapaz, na situação em que se encontrava, jamais sairia dali para cumprir pena enquanto sua namorada estive vivendo a vida;

---

Porém, creio ter presenciado vários crimes de imprensa:

1) Quem era aquele ÚNICO cinegrafista que estava no corredor de emergência, enquanto a polícia isolava toda a imprensa no lado de fora do hospital? A imagem foi ao ar no Fantástico, quanto custou à Globo ter exclusividade dentro do hospital? Esse dinheiro foi aos cofres públicos pois foi pago a um hospital público?

2) A primeira entrevista da diretora do hospital, foi dentro do hospital e havia -- pasme -- apenas UM "jornalista" no momento, e era da Globo. Quanto custou essa entrevista, o dinheiro foi para os cofres públicos?

... continua ...

Eduardo Gutemberg (20/10/2008 - 13:07)
Azenha, atendo-se apenas à polícia, não creio que podemos apenas falar nos erros, mas também nos crimes.

Tirando os erros primários dessa polícia despreparada, como:

1) Não esperar que a comida se acabasse e enviar picanhas cheirosas cheia de soníferos;

2) Esquecer que durante 100 horas o rapaz iria dormir;

3) Invadir o apartamento por uma portinha, que qualquer um sabia que estaria presa pela mobília, e querer entrar todos ao mesmo tempo (perceba que de tanto eles se amontoarem, nem conseguem entrar no apartamento;

4) Invadir sem avisar a equipe da escada que demorou uma meia hora para chegar no local (neste ponto, não podemos esquecer dos abutres midiáticos que estariam cantando a bola para o rapaz, com plantões "jornalísticos" mostrando a polícia armando a escada e tudo mais);

Mas também creio ser importante que todos os crimes cometidos nessa semana sejam esclarecidos. E olha que estou para ver tantos crimes cometidos em rede nacional sem que ninguém fale nada, por ex:

1) É CRIME colocar a vida de um menor em risco, nem o papa poderia autorizar algo "inautorizável";

... continua ...

nona fernandes (20/10/2008 - 12:27)
Faltou-me espaço no primeiro comentário para acrescentar que, após o "furo" dado por Sônia Abraão (Rede TV), Luiz Datena, o lixo dos lixos (Bandeirantes), esperneou um tempão se dizendo "ético", e que jamais faria aquilo. Isso porque, essa bobagem chamada furo, não foi feita por ele. E tem mais, qualquer tentativa de controle, por parte do governo, sobre os exageros dessas mídias, surge logo um engraçadinho para dizer se tratar de censura. Deus, tenha piedade de mim! É um horror!!!

Marco Antônio Leite (20/10/2008 - 12:00)

O tiro saiu pela culatra. O des-governador Serra diretamente de seu gabinete dava as coordenadas para o comando de negociações no caso em questão, para que evitassem uma tragédia que colocasse em risco a eleição do seu candidato Kassab. No entanto, na medida em que o desfecho final se prolongava, o periculoso marginal ficava ainda mais irado, isso criava uma situação insuportável para que ele desse fim aquele drama que ele criará. O tempo foi passando, mas o comando das negociações não tomava uma decisão para por fim a tudo aquilo. Em suma, o seqüestrador terminou aquele evento funesto ferindo uma jovem e matando aquela que ele dizia que tanta "AMAVA". Resumo da opera, todos saíram perdendo, uma jovem ferida. Uma adolescente morta, um insano na cadeia, uma polícia desmoralizada e um des-governador inapto para gerenciar uma crise dessa natureza e, o povo que mais uma vez se sentiu órfão de pai e mãe?

nona fernandes (20/10/2008 - 11:59)
Faltou-me espaço no primeiro comentário para acrescentar que, após o "furo" de Sônia Abraão (Rede TV), Datena (Bandeirantes), esperneou um tempão, se dizendo "ético" e q. Isso porque essa bob agem chamada furo, não foi dele

Marcelo Figueiredo (20/10/2008 - 11:36)
Esse comandante ou é um louco ou um mentiroso descarado. Mandar sua própria filha ir negociar com um sequestrador com duas armas na mão?

De qualquer forma, com um comandante destes, a chance de dar tudo errado era muito grande.

Rivaldo - Salvador (20/10/2008 - 11:31)
O erro incial foi de avaliação de personalidade.

Ele já era pedófilo notório há três anos; agressor de menor e portador ilegal de arma de fogo desde o início do sequestro. Precisa um sentença criminal condenatória transitada em julgado para a polícia o tratar com um criminoso perigoso. Faltou somente o governador Serra cumprir a lei e requisitar a polícia civil para assumir as negociações,com seus peritos psquiatras e psicólogos. Se havia delegacia e IML funcionando em Sto. André era porque a Polícia Civil não estava totalmente em greve e não acredito que algum policial, mesmo em greve se recusasse assumir a operação de resgate das reféns. A polícia militar não é habilitada para tratar de negociações em crime de sequestro. Não tem psiquiatras nem psicólogos treinados para isto. A PM cabe o enfrentamento,após cessadas as negociações e não sendo possível ao GOE (da Polícia Civil) realizar o resgate das reféns.

Macka (20/10/2008 - 11:21)
O grande erro da "polícia" foi obedecer as ordens do "gover-enganador"! Some-se a isso o fato de termos um bando de urubus correndo atrás do 'ibopi'.
Quando até o "ZéLuis-DáPena" fica "revoltado" com "Sonha-Cabrão" e um "Grito-Junior" fica pedindo tchauzinho ao vivo dá saudade do "Agranazio-Já Tarde" e Bil-Gomes. A continuar isso estamos phodidos!

nona fernandes (20/10/2008 - 11:13)
Eu citaria pelo menos uns seis erros cruciais da Polícia, durante as negociações. 1º) - demorou demais para invadir o apartamento; 2º) - deveria ter cortado o acesso de Lindemberg, à TV; 3º) - a permissão para que Naiara voltasse ao apartamento, ou mesmo às escadas próximas; 4º) - sabendo que o GATE tem equipamentos dos mais modernos, a exemplo de um que monitora o interior do ambiente em questão, por que este não foi usado a fim de invadir quando o sequestrador estivesse dormindo? 5º) - a partir da terça-feira, quando Eloá pedia calma à mãe,ao mesmo tempo em que suas mãos tremiam, a Polídia já deveria ter mudado de tática; 6º) - um dos primeiros tiros feitos por Lindemberg, foi disparado dentro do apartamento. Também não seria um sianl de alerta? Além desses erros fatais da Polícia, mais uma vez a mídia (Rede TV e Record) teimou em desrespeitar qualquer preceito de responsabilidade, ao dar um "furo" e entrevistar o sequestrador, que passou a se sentir "o cara". Essa atitude foi tão desastrosa quanto à da Polícia. Fora da ordem de classificação, outro enorme erro foi, ao entrevistar especialistas da área de Direito Penal e de Segurança, eles deixavam claro para Lindemberg, que assistia a tudo pela TV, que ao sair dali ele poderia pegar até 35 anos de prisão. Ou que "daria um passeio pelo Código Penal". Acho que a estratégia seria justamente o contrário. Que, sendo ele um rapaz de "bem" e se todo mundo saisse intacto dali, nada de grave lhe aconteceria.




LEN (20/10/2008 - 11:06)
1- aceitar menor incapaz de tomar decisões de negociação para mediar com o sequestrador
2- deixar que essa menor se aproximasse do cativeiro e retornasse ao poder do sequestrador
3- mesmo com todas as evidencias de agressividade exagerada, a polícia avaliou o agressor como alguem que apenas precisava de ajuda
4- não monitorou o ambiente e portanto deixou de agir em horas que o sequestrador dormiu
5- poderia ter usado doses pequenas de calmante/anestésicos, o suficiente para que ele não percebesse que estava sendo sedado e na primeira vez que caísse no sono, seria pesado...qualquer neurologista poderia ter receitado
6- não avaliou que a porta poderia estar calçada por barricada
7- colocação errada dos explosivos pláticos
8- esse tipo de ação deveria ter sido realizada em hora que a polícia estimasse que o sequestrador poderia estar dormindo
9- não assumir os erros crassos cometidos durante a ação para não causar prejuízo a imagem do governador
10- o governador aparecer para fazer demagogia com as vítimas e não dar as explicações devidas (só faltou a desculpa de sempre: culpa do PT)

Fernando (20/10/2008 - 10:31)
Utilizou-se o sequestro pra maquiar a repercussão da guerra entre policiais, por isso a midia pauteou o caso.

Helio Salvador.Ba (20/10/2008 - 09:16)
SUBSTIMOU DEMAIS O CASO. PENSOU SE TRATAR DE UMA CRISE QUALQUER DE CIUMES DE UM "REJEITADO" PELA NAMORADA, ACREDITANDO EXAGERADAMENTE EM SUA "BOA INDOLE" SEM PASSAGENS POR DELEGACIAS. ESQUECEU-SE DE QUE SEMPRE EXISTE UMA PRIMEIRA VEZ PRA TUDO, INCLUSIVE PRA SE TORNAR CRIMINOSO.

Messias Franca de Macedo (20/10/2008 - 08:59)
SÍLVIO SANTOS VEM AÍ!
"Se o governador não fosse até a minha casa, eu poderia morrer"
Trecho da entrevista concedida por Silvio Santos a uma rádio, alguns dias depois do episódio relacionado ao seqüestro, ocorrido em agosto de 2001, no qual Geraldo Alckmin participou das negociações para a libertação do apresentador.
Fonte :Folha Online
24/09/2008 - 13h48

Três perguntas: 1- Por que José Serra não foi até a cidade de Santo André para participar diretamente das negociações com o delinqüente e perverso seqüestrador? Principalmente no momento em que as negociações não avançavam - até o diretor de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, intercedeu "in locu";
2- se ao invés de Eloá e Nayara, estivessem envolvidos Sílvio Santos, Faustão, Hebe Camargo, Ana Maria Braga, Xuxa, Sasha... José Serra participaria das negociações?
3- Se Geraldo Alckmin fosse o atual governador, faria o mesmo quando do seqüestro de Sílvio Santos?

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA



Marco Antônio Leite (20/10/2008 - 08:59)
-Seqüestro em Santo André:
1-Negociações confusas e tempo irracional para por fim ao seqüestro
2-Redes de TV fazendo o papel de polícia numa situação de alto risco
3-Redes de TV entrevistando um periculoso marginal armado o suficiente para matar algumas pessoas
4-Nessas entrevistas, os apresentadores ou repórteres engrandeciam a conduta de vida anterior ao cárcere privado das meninas
5-Essas entrevistas serviam de estimulo para o marginal se sentir o mais poderoso dos homens na face da terra
6-Durante os programas levados ao ar, o psicopata assistia tudo o que estava ocorrendo nas cercanias do prédio
7-A polícia mostrou falta de preparo para conduzir as negociações, pois o tempo de cárcere foi muito elástico, permitindo que o seqüestrador ficasse ainda mais irado
8-Os negociadores permitiam as imposições do meliante, sendo que a polícia é quem deveria fazer as exigências e cortasse a energia elétrica, água e ração.
9-Na momento da explosão o médico estava do lado de fora do condomínio, mesmo que ele não salvasse a vida da jovem deveria estar próximo da porta.
10-A polícia no momento da invasão cometeu várias irregularidades:
a) A bomba utilizada na explosão não foi suficiente forte para que de imediato derrubasse a porta, a fim de não dar tempo para que o louco varrido alvejasse as jovens
b) A escada de madeira estava escondida em lugar inadequado e difícil para o manuseio mais rápido
c) A escada de madeira deveria estar estacionada na lateral do prédio que fica defronte com a rua ou então já posicionada na parede da frente abaixo da janela. Um policial deveria descer de rapel até a janela de acesso ao quarto entre outras situações. Tudo isso, permitiu que o facínora tivesse tempo suficiente de executar seu plano macabro.
d) Vale lembrar que a polícia demorou muito para tomar uma decisão final, permitindo que o marginal torna-se ainda mais agressivo.
e) Em suma, erro gritante, ou seja, permitir que a Nayara voltasse à cena do cárcere.


jpedro (20/10/2008 - 08:55)
Errou, pelos seguintes fatos:
-Não isolou a area, permitiu o show da midia que pautaram, de certa forma, o andamento do caso;
-Não impediu o contato de pessoas não vinculadas a ação/negociação, com o sequestrador, como no caso de vários orgãos da midia;
-Não conduziu corretamente a negociação, certamente influenciada pelo ambiente político, governo do estado,
temerosos de repercussão eleitoral;
-Guardadas as devidas proporções, repetiu-se o caso do Onibus 174(RJ), quando NÃO adotou as providências que seriam mais adequadas;

Clara Costa (20/10/2008 - 08:24)
Errou duplamente:
1. Não protegeu os reféns;
2. Banalizou a possibildiade de assassinato

Gilmário (20/10/2008 - 08:22)
Acho que o maior erro foi a polícia ter abdicado do seu papel institucional, passando a atuar como um mero personagem de "reality show". A minha dúvida é se isso ocorreu por incompetência, ordem "superior" ou uma combinação das duas coisas.

Holmes (20/10/2008 - 08:06)
NÃO COMETEU NENHUM ERRO . A META ERA SALVAR VIDAS, ESPECIALMENTE DO COITADO DO SEQUESTRADOR , EM CRISE AMOROSA. A AMIGA VOLTOU PARA O APARTAMENTO PORQUE QUIS. A VITIMA FOI IMPRUDENTE. TUDO ISSO FOI PERFEITAMENTE ESCLARECIDO PELO COMANDANTE DA OPERAÇÃO POLICIAL E PELO GOVERNADOR SERRA. me engana que eu gosto , meengana que eu gosto, afinal sou paulistano e voto no Kassab.

Gersier (20/10/2008 - 07:45)
Azenha,as vezes não é preciso ser um entendido para entender onde houveram os chamados erros.A mídia tão pródiga em criticar não aceita ser criticada, mesquinha vem com a ladainha de sempre que estão cerceando a liberdade de imprensa.Criticam a ação policial e vários "comentaristas" questionaram porque a invasão não foi simultânia,esquecendo mais uma vez e convenientemente que toda movimentação policial era acompanha pelo Lindemberg exatamente porque ela a " mídia" mostrava e descrevia tudo o que estava acontecendo fora daquele apartamento.A mídia,mostrando um corporativismo que ela condena tanto nos outros,não toca no assunto de ter sido escorraçada de lá depois de terminado o cárcere privado que teimam em chamar de seqüestro,pelo moradores revoltados com ela, a imprensa abutre.

carlinhos medeiros (20/10/2008 - 07:38)
Foram muitos os erros, mas considero os mais importantes o fato de terem permitido a jovem, que havia sido libertada, voltar ao cativeiro e não terem tido a habilidade de observar as verdadeiras intenções do seqüestrador. Ora, se existe uma pessoa ameaçando outra com uma arma de fogo, independente dos motivos, ela deve ser desarmada sem colocar em risco a vida dos reféns. A invasão foi um desastre e a mídia (como sempre)também colaborou porque espetacularizou o evento dando notoriedade ao marginal.

José Tadeu (20/10/2008 - 07:03)
O único erro da polícia paulista foi se deixar conduzir pelo vampiro serra.
Ele certamente contemporizou por cem horas a "negociação" devido a outro episódio a greve da policia civil. E na sexta, dia seguinte do confronto das policias, ordenou a estúpida invasão, para demonstrar a capacidade e habilidade da policia militar comandada por ele.Isto para qualificá-lo para 20101.
Não vi sequer uma única crítica da parcialíssíma impresa paulista.

sds

J. Tadeu

Helena Rocha (20/10/2008 - 05:50)
A polícia de Santo André não errou não, acho que fizeram o máximo dentro de uma situação tão caotica como aquela, não se deixa na mão da polícia, porque as famílias não são responsabilizam e deixam para o estado e a polícia e a educação. Os dois jovens são os maiores responsáveis por tudo que aconteceu. O ambiente foi trstemunha do que a vida de dois jovens já no início da vida podem fazer quando não se percebe o que é tendência básica. Onde estão as famílias que não perceberam que isso não poderia ser assim.

Marcio Leandro (20/10/2008 - 05:48)
Independente dos erros da polícia, que foram muitos, alguém parou para pensar que esse tipo de "namoro" estava errado desde o começo? Onde estavam os pais que deixaram uma criança de 12 anos namorar um adulto de 19 anos? Sim pois o desequilibrado tem atualmente 22 anos, a garota tinha 15 e eles namoravam a 3 anos, sem querer ser moralista, atualmente um namoro não envolve somente sair para o cinema e andar de mãos dadas, ou seja, um cara com mais de 18 anos namorando uma menina de 12 anos é um pedófilo com serio distúrbio e isso teria que ser levado em conta pelos negociadores, ele estava lá para o que desse e viesse.

Fernanda Thees (20/10/2008 - 05:22)
Só para completar: Jamais se deve deixar que o sequestrador tenha comida, energia e água livremente (isso só serve para o cativeiro ficar mais confortável).
E por último: Os tiros que estão sendo usados como motivação para a invasão foram disparados após a explosão da porta. Todo o Brasil assistiu.

Fernanda Thees (20/10/2008 - 05:17)
Sim. A polícia errou e errou feio.
1. Não se pode tratar um rapaz que, aos 19 anos, começa a namorar uma criança de 12 como se fosse um caso de amor adulto. (Há indicativos patológicos já no início da relação);
2. É notório que em casos de cárcere privado com motivos psicológicos, os reféns devem ser retirados o mais rapidamente possível pois há tendências homicidas-suicidas a considerar;
3. JAMAIS, nunca, por nenhuma razão, um refém pode ser enviado de volta ao cativeiro;
4. JAAMIS

Ricardo Júnior (20/10/2008 - 01:04)
Primeiro ponto a ser observado, 100 horas de seqüestro é muito tempo, certamente o seqüestrador teve que dormir, e dormir por um bom período nessa hora algo poderia ser feito; segundo ponto, ele também teve que se alimentar, então alguma intervenção poderia ter sido feita nos alimentos. Sobre a invasão é certo que em algum momento a polícia teria que invadir, pelos diálogos do seqüestrador percebia-se que ele realmente estava disposto a matar alguém. Agora fica a pergunta, houve mesmo um disparo antes da invasão ? Eu acredito que não !
De acordo com o que foi mostrado na tv, após a explosão da porta, ocorream três disparos, as meninas levaram coincidentemente 3 disparos somados. Um dos erros da polícia (o mais grosseiro e amador) foi trazer a Nayara novamente ao local do seqüestro, ainda que ela quizesse estar no local ou entrar no apartamento (assim eles falam). O outro foi a invasão propriamente dita, para que uma invasão dê certo é necessário que os invasores saibam exatamente onde o marginal se localiza, o que está presente no ambiente e como o ambiente se encontra; por exemplo, a polícia desconhecia que havia uma mesa ou um rack escorando a porta, isso custou alguns segundos preciosíssimos que poderiam ter dado outro fim ao fato caso esse tempo não fosse perdido. Agora se a polícia invadiu, sem que houvesse algum tiro, pecou e pecou feio, até por não estar preparada estrategicamente no momento para fazê-lo, vide o desconhecimento dos fatos citados acima.

Antônio (20/10/2008 - 01:01)
Apenas um, manter o Brasil refém de sua incompetência e perpetrar a morte dos nossos anseios de justiça.

Ivan Moraes (20/10/2008 - 00:47)
Mas nao da nem pra contar quantos erros!

O caso eh unico na historia do criminalidade.

Francine (20/10/2008 - 00:41)
O erro maior está cometendo em não revelar os motivos que levaram a cometer os erros que causaram a morte da Eloá, o tiro que a Nayara levou no rosto, sim porque é óbvio que poderia ter sido evitado com uma polícia preparada, equipada, treinada para situações como essa, o negociador, coitado fiquei com dó dele, e olha que odeio polícia, ao assisti-lo negociando com o rapaz nitidamente com transtornos mentais e um monte de jornalistas prontos para o ataque, a polícia mostrou toda sua incompetência e vai levar a culpa sozinha e o pior ganhando pouco, ninguém vai ter peito para falar, fazer um histórico, o momento é esse, ou querem outro assassino, outro erro, querem continuar ganhando pouco, sem equipamentos, negociando com individuos sem ter preparo do perfil psicológico, tratar o caso como uma briguinha de namorados, vai sempre ter esse final infeliz para todos exceto o Serra que sempre sai bem na fita ou.... discutir, colocar para sociedade esse problema sério que São Paulo enfrenta por conta de 14 anos de psdb no governo, me pergunto se é por puro medo do Serra, mas o que esse homem faz para essas pessoas terem tanto medo dele, não é possível que perder o emprego justifica tamanho recuo.

Ary da Silva Martini (20/10/2008 - 00:35)
1)Permitiu a montagem de um circo nas imediações (imprensa, forasteiros, vizinhos); 2) Permitiu um espetáculo televisivo ao vivo (com o rapaz tendo acesso aos comentários de dentro do apartamento - inclusive com a discussão de prováveis penas de reclusão); 3) Deveria ter efetuado um tiro potente e não-letal quando teve oportunidade; 4) Invadiu pela porta, quando não conhecia a realidade do apartamento (deveria ter invadido pela parede do vizinho u da frente(fina como papelão); 5) já que a menina voltou ao cativeiro, a mesma deveria ter orientado a vítima fatal para que ela desse esperanças ao rapaz e, a partir daí, negociar a rendição; 6) Deveria, no lugar da moça, introduzir um irmão ou o pai do rapaz com uma mini-câmara na roupa; 7) A dificuldade em arrombar a porta possibilitou que o rapaz efetuasse três disparos; 7) o apartamento deveria "ser escutado" por aparelhos de precisão e não por ouvidos de asnos. Resultado: temos um réu e um co-réu (o chefe da operação). O importante é garantir que Nayara deponha sem pressões da polícia, a fim de não alterar os fatos.

Marcia Costa (20/10/2008 - 00:20)
Erro 1: não ter usado as técnicas de psicologia para estabelecer contato mais qualitativo com o sequestrador. Era visível o despreparo psicológico do negociador nas poucas imagens divulgadas.
Erro 2: não ter retirado os moradores do apartamento vizinho para instalação de uma central de escuta e monitoramento da situação no interior do apartamento da Eloá.
Erro 3: Não ter invadido o apartamento após o depoimento de Nayara. Qualquer pessoa é capaz de perceber que o "pobre trabalhador em confusão" era uma pessoa perigosa à integridade da menina.

Sou uma pessoa humanitária, extremamente religiosa e contrária a pena de morte, mas há momentos em que sabemos que é necessário ações mais incisivas da polícia.

Gostaria de deixar uma reflexão: porque a PM foi tão eficiente na repressão à passeata dos policias civis (eles estavam apenas protestando) mas tão inefetiva no resgaste de Eloá. Porque, meu Deus, porque?

Flavio azevedo (19/10/2008 - 23:51)
onde estavam os atiradores de elite?? a familia da eloá terá que colocar um processo contra o estado pela burrice cometida!!

Gabriel (19/10/2008 - 23:41)
Ficou evidente que a escuta que a polícia colocou no apartamento foi levada pela menina que voltou ao cativeiro.

Cantalicio (19/10/2008 - 22:58)
Errou e errou feio! Não sei se a polícia (militar ou civil), mas as autoridades presentes e responsáveis(?) pela condução da crise. Erraram por deixarem a coisa se alongar por 4 dias; erraram ao permitir a volta da menor ao apartamento (não sei com que pretexto); erraram ao permitir que a busca de sensacionalismo de uma parcela de mídia tivesse franco acesso às comunicações via celular com o seqüestrador; erraram ao executarem aquela ação canhestra, que resultou em tragédia, popr não terem a mínima idéia de que a porta de entrada do apartamento estava bloqueada, mesmo depois de 4 dias de cerco ao local e com todo o aparato que possuem; e continuam errando ao desconhecer e não admitir falhas tão elementares na condução da crise. Tudo indica que os tiros disparados pelo seqüestrador ocorreram DEPOIS da tentativa de invasão do local e não antes como alegam as autoridades. E por ai vai .... Que se tirem lições deste lamentável episódio ocorrido na vida paulistana e brasileira.

João Carlos (19/10/2008 - 22:55)
Com certeza, errou (de forma criminosa) na volta da menina ao cativeiro depois de libertada, isto já virou escândalo mundial.

Na questão da invasão, aguardo maiores informações, mas acho que também houve erro.

Homero (19/10/2008 - 22:23)
Errou ao deixar a imprensa se aproximar, errou ao deixar a menina voltar ao cativeiro, errou em não matar o sequestrador.

Luciano Prado (19/10/2008 - 22:05)
Óbvio que o insucesso se deu em razão dos erros e da falta de estrutura da polícia.
Relativamente à ausência de meios e recursos da polícia, vale lembrar que em plena época do avanço tecnologia não se tem noticia da utilização pela polícia das inúmeras ferramentas disponibilizadas pela informática e que equipam qualquer empresa privada e abundam nas mãos dos ditos investigadores particulares. Tais instrumentos são valiosos em todas as polícias preparadas do mundo, influenciando decisivamente no resultado pretendido.
Quanto aos erros, vou citar apenas um que me pareceu fundamental.
Poupou-se a vida de uma pessoa sabidamente instável psicologicamente, mesmo conhecendo-se - a partir de casos semelhantes - da grande possibilidade de um desfecho com a morte da vítima e que, portanto, não foi considerado.

Péricles Luz (19/10/2008 - 21:59)
Não ter matado o sequestrador quando teve oportunidade. Já sabia do seu perfil e das grandes chances de um desfecho trágico. Não era um assaltante que queria as vítimas pra negociar sua rendição ou garantir sua vida. Por isso, deveria ser morto.

Conceição Oliveira (19/10/2008 - 21:41)
Alguém pode me explicar como um seqüestrador pode ficar cerca de 100 horas no local (ele não dormiu?)e não haver um único plano de intervenção pra capturá-lo? Era apenas um sequestrador, não eram dez, caramba.
Segundo, como é que a polícia permite que uma menina de 15 anos que foi solta volte para as mãos do sequestrador????????????????????????????

José "Serra Leoa" (19/10/2008 - 21:41)
Primeiro erro:Permitir que um erro se repita. NO caso Daniela Nardoni, vc se lembra, a policia permitiu q terceiros entrassem no apartamento.O erro se repete. A policia permitiu a entrada de jornalistas numa cena de crime, podendo assim desfazer algumas provas, mesmos que sem querer. Com isso temos diariamente a banalizaçao da divulgaçao de um cenario terrivel de forma irresponsavel, sem querer saber se tem crianças assistindo, desrespeitando a dor da familia, passando por cima dos valores humanos, com simples interesse de fazer de uma tragedia um show jornalistico e IBOPE.
Segundo erro:A midia comun, conhecida como PIG, queria algo chamativo.A midia fez de tudo pra que essa menina morresse. A cobertura dos fatos foi algo tao paranoico quanto a mente do assassino. A fusao de ambos ocasiionou a tragedia premeditada.O PIG fez de tudo pra ter uma capa sangrenta, ou vcs acham que o PIG queria chamar a Eloa pra um programa de TALK-SHOW para saber como foi aqueles momentos q ninguem gostaria de lembrar?

Herzog (19/10/2008 - 21:23)
Deixar rolar tudo por muito tempo...errar ao não abater o marginal quando teve chance...e o principal, ser uma polícia no geral muito mais preparada...para DEFENDER quem tem de ser defendido...e nao ficar se preocupando com o que a IMPRENSA iria dizer se tivessem elimilado o marginal...era importante também a vida do meliante?Pois é,,,ele está vivo para contar a estória,,,mas a refém principal...que Deus a tenha.

Glauco (19/10/2008 - 21:17)
Mostrar o cerco, onde e quantos são os policiais, pela TV aberta, com o maluquinho assistindo tudo, seria um erro?
Explodir uma porta sem saber se havia obstáculos ou mesmo reféns atrás dela, seria um erro?
Mandar uma menor de idade de volta ao cerco, e permitir que entrasse novamente no cativeiro, sem autorização dos pais e sem acompanhamento no momento, seria um erro?
Permitir que um comandante da polícia, que mandaria seu filho no lugar da menina de volta ao cativeiro, estivesse no comando da operação, seria um erro?
Fora isso, acho que deu tudo certo como o Serra gostaria, pra esconder um pouco o vexame da briga das PM e Civil...


Elis (19/10/2008 - 21:14)
A POLÍCIA DE SÃO PAULO ENTROU NO LIVRO DOS RECORDS!PRIMEIRA POLÍCIA DO MUNDO HÁ DEVOLVER UM REFÉM!

Matheus (19/10/2008 - 21:09)
Eu acho que sim, errou na forma de negociar, na forma de invadir. Pra mim não houve tiro anterior a explosão, quero ver o resultado da perícia. Pra mim, mais uma vez, vide ônibus 174 e outros exemplos, a tropa de elite foi pra realidade. Tudo tem que ser feito com bomba, com tiro, com espetáculo. E no fim quem acaba mal é a refém, que morre. E na entrevista temos que ouvir o comandante dizer que não deviamos questionar suas ações e sim aplaudir. Clap clap clap comandante !


Matheus


www.oultimoromance.wordpress.com

bentoxvi-o santo (19/10/2008 - 21:07)
AZENHA.O PRINCIPAL ERRO DA POLICIA...FOI DEIXAR CARNAVALIZAR O SEQUESTRO...A LUTA POR AUDIENCIA DO PIG...COM A FINALIDADE DE CRIAR UMA OPERAÇÃO ABAFA...DA CRISE ENTRE A POLICIA MILITAR E CIVIL...ELES SEGUIRAM A RECEITA DO DESGOVERNADOR SERRA...TUDO AO PIG...RESULTADO UMA JOVEM MORTA...

Leo (19/10/2008 - 21:02)
Pra mim, o principal foi ter posto a menina Nayara de volta ao cateveiro, um absurdo sem tamanho....Mas tb por ter permitido que os principais negociadores do caso fosssem Sonia Abrão, Brito Jr e cia...Fala sério, imagine se não fosse um grupo anti-sequestro o que teriam feito...

Fernando (19/10/2008 - 20:13)
Não sou ´especialista` na área. Aposto que a Miriam Leitão botou a culpa no Lula.



Comente este Texto