Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha
Não dá pra mostrar tudo na tv.
Home Receba as últimas notícias via RSS [ Leia + ] Fale Comigo
Blog Utilidades

A INTERNET

Atualizado em 20 de junho de 2008 às 22:08 | Publicado em 20 de junho de 2008 às 12:23

Adianto que o que mais me incomoda na internet é a desinteligência. É o Fla x Flu. É a gritaria na arquibancada que impede a argumentação. De qualquer forma, isso faz parte. E a você, o que incomoda na internet, além do spam?


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
João Bravo (13/08/2008 - 23:30)
Oque mais me incomoda na net, é o valor da informação a falta de procedência.Ela (net) é uma ferramenta importante.Porem é um grande depósito de idéias e informações, sendo assim, encaro pessoas como o Azenha, como o selo de qualidade virtual.

Gama (26/06/2008 - 23:58)
O problema maior é a torcida, o Fla-Flu, como voce mesmo descreveu, dando palpite em certos assuntos nos quais não tem domínio ou não sabe exatamente do que se trata. Sou contra enquetes, tipo as que a veja lança, com perguntas extremamente dirigidas para poder corroborar suas próprias teses. Aqui a enquete pede opinião. A coisa toda está polarizada entre PT e PSDB, enquanto os nanicos, e entre eles incluo o PMDB, comem pelas beiradas na venda de apoios. Aqui em Porto Alegre, algumas alianças são dignas de riso e uma taça para um brinde. Pra mim é tudo vala comum, mas raramente vejo um debate sério discutindo essa questão

rodrigo édipo (24/06/2008 - 13:39)
o mal uso por parte dos internautas. a imbecilidade que é usar a internet de forma passiva, como mass medias "de outrora" como rádio e tv.

Haertel (23/06/2008 - 23:16)
O que mais me incomoda é a falta de opções de acesso em alta velocidade fora dos grandes centros. Aqueles que vivem no interior pagam caro por uma conexão ruim e de baixa velocidade.

Fabricio Kc (22/06/2008 - 20:47)
A ilusão de liberdade - esta é boa, mas muito superficial. POis a estrutura da rede ainda obedece critérios industriais e está na mão de grandes concentradores de capital.

Gérson (22/06/2008 - 14:35)
Sobre o parar para pensar e ser vigiado tem uma música do Raul Seixas (Metro Linha 743): http://br.youtube.com/watch?v=MMlLVomYpKE

Gérson (22/06/2008 - 14:32)
Ele ia andando pela rua meio apressado e nem sabia que estava sendo vigiado Cheguei prá ele e disse: Ei amigo, você pode me ceder um cigarro ? ele disse: Eu dou mas vai fumar lá do outro lado dois homens fumando juntos pode ser muito arriscado Disse: O prato mais caro do melhor banquete é o que se come cabeça de gente que pensa e os canibais de cabeça descobrem aqueles que pensam porque quem pensa, pensa melhor parado desculpem minha pressa fingindo atrasado Trabalho em cartório, mas sou escritor Perdi minha pena nem sei qual foi o mês Metrô linha 743 O homem apressado me deixou e saiu voando Aí eu me encostei num poste e fiquei fumando Três outros chegaram com pistola na mão Um gritou: Mão na cabeça malandro, se não quiser levar chumbo quente nos cornos Eu disse: Claro, pois não, mas o que é que eu fiz ? Se é documento eu tenho aqui Outro disse: Não interessa pouco importa Fique aí, eu quero saber o que você estava pensando. eu avalio o preço me baseando no nível mental que voce anda por aí usando.

José A. Matelli (22/06/2008 - 14:28)
A permanente sensação de estar sendo vigiado, gerada pela incompreensão dos complexos fenômenos físicos envolvida em tamanha troca de informações.

Antonio Arles (22/06/2008 - 12:24)
Azenha e Leandro, que tal uma matéria revelando o que é mito ou verdade na Rede? Eu mesmo tenho uma tese, mas fico na dúvida se é só viagem minha...não tenho conhecimento técnico para tanto. O Azenha publicou uma matéria na CartaCapital sobre a transformação de tudo em mercadoria, das filas nos aeroportos à velocidade de acesso na Rede. Eu, na minha tolice extrema, acredito que pode ser ainda pior no caso da Rede...os grandes portais de acesso cobrarem um "extra" para acessar conteúdos fora de determinados servidores. A lógica dos direitos submetidos ao poder econômico seria aplicada, de forma ainda mais drástica, na Rede, como já acontece no caso de velocidades diferentes no acesso de determinados conteúdos ou no acesso restrito à informação, subordinado ao poder de compra dos assinantes, no caso das Tvs por assinatura. Não sei se minha "tolice" tem fundamento. Não sei se, do ponto de vista técnico, isso seria possível. É possível, em tese, cobrar pelo acesso aos "conteúdos externos" (com tarifas diferenciadas, mais ou menos como no caso das ligações telefônicas locais e interurbanas)? Forte abraço.

jose carlos (22/06/2008 - 12:09)
A internet é uma praga. Já até perdi um namorado por conta deste vício. Entrei no orkut dele e ele não gostou. Hoje em dia a internet é a maior causadora de separação de casais. Quando se acha que se está escondido pelo anonimato é exatamente o contrário. Não há forma melhor de se entregar do que navegar pela net. É tudo muito exposto. Se o meu namorado voltasse a primeira coisa que faria era dar um jeito de danificar este computador. Orkut nem pensar.

eduardo (22/06/2008 - 11:09)
O preço do acesso.

Silvia (22/06/2008 - 11:02)
O que me incomoda mais na Internet é ter de pagar provedor ou banda-larga para ver uma montanha de propaganda. O acesso devia ser gratuito ou que houvesse bonificação a cada anúncio que jogam na nossa cara, principalmente os pop-ups... Incomoda tb vc perceber claramente que uma mesma pessoa usa vários nomes em um mesmo blog para dar ares de opinião abalizada e/ou majoritária. Há tb a questão de "chuparem" suas idéias sem o devido crédito, mas por outro lado é bom que boas idéias se propaguem, mesmo sem autoria... Agora, pra quem foi criada acreditando que anonimato é coisa de gente sem caráter, é um pouco difícil de acostumar falar anonimamente, ainda que necessário para quem precisa evitar eventuais constrangimentos.... mesmo sabendo que esse anonimato existe apenas para a patuléia e que a identidade não é tão preservada assim, a não ser para os crackers e hachers da vida... aliás, são esses os que mais abusam de xingamentos e calúnias, sempre...

Leandro Guedes (21/06/2008 - 20:59)
Leider, a AOL há algum tempo vendeu todas as palavras-chaves pesquisadas por seus usuários junto com seus dados pessoais. Recentemente no Brasil, a polícia pediu que a UOL liberasse todas as conversas realizadas em sua sala de batepapo para achar pistas de pedófilos [ótimo, usar as informações para o nosso bem], mas sabendo disso imagine o que a UOL poderia fazer com tudo que conversamos em batepapo e se cair em mãos erradas? Outro fato recente foi a polícia pedir à Microsoft que liberasse o registro de conversas feita através do MSN por aquelas duas meninas que fugiram de casa [ótimo], porém imagine agora a Microsoft traçando o perfil de cada usuário e nos bombardeando de propagandas -- eles sabem de tudo que gostamos, curtimos, odiamos e etc.. Agora para não ir muito longe, aqueles que tem e-mail no GOOGLE (Gmail) sabem que o Google lê todos os e-mails que chegam em sua caixa postal, só assim eles podem vender aquela publicidade que fica do lado direito. Aquela publicidade, se vocês repararam sempre tem haver com o teor do e-mail que você acaba de receber. Se fala de viagem, pode apostar que tem um anúncio do Submarino Viagens lá no canto direito.

Maria Lucia (21/06/2008 - 16:31)
Incomoda muito saber que grande parte da população não tem acesso à Internet. Ou que estando nela não lhes foi fornecido, pelo processo educacional ou cultural, as condições para saber aproveitar ao máximo as incríveis oportunidades e possibilidades que pode significar,se utilizada com sabedoria e prudência. Concordo que pode ser uma arma de dois gumes, que pode embutir controle, falsidade, má fé. Mas se soubermos usar, se lutarmos para que cumpra um papel civilizador e humanista,vai certamente permitir ao cidadão, num futuro que vem chegando rápidamente, ganhar a guerra midiática e ainda fazer do mundo uma praia cultural imensa,alegre, solidária e fratena. Boto fé!

Leider Lincoln (21/06/2008 - 16:11)
Como assim, Guedes? Ilumine-me!

Leandro Guedes (21/06/2008 - 12:09)
Me incomoda saber que estamos sendo observados e monitorados por cada site que acessamos, por cada troca de palavra no MSN e por cada e-mail enviado.

Francine (21/06/2008 - 09:51)
Edinho,a vida dessas pessoas é aparentemente simples,o problema está justamente nessa aparência, que esconde o que está por trás desse progresso, que é o lucro, entende?.Tudo parece natural na sociedade capitalista, não é por acaso que a maioria sempre fala, sempre foi assim, não tem jeito, não vai mudar, mas para quem tem a ponta do dedo na história sabe que não, mas também sabe que é um processo muito lento, embora dinâmico.Em relação ao que mais me atormenta na Internet é o óbvio,e incluo nisso o fla x flu (sociopolítico),mas por outro lado, não tem por onde não ser, na minha humilde opinião isso é o resultado do poder ideológico,pois ainda vivemos em uma sociedade de classes e em um momento como o atual, de profunda crise, tende cada vez mais acirrar as contradições em todas as esferas da sociedade e lógico a Internet como meio de comunicação não poderia ficar isolado, tudo que é produzido pelo e para o indivíduo em uma sociedade de classes sempre expressará essas contradições. Vão dizer que, todos somos iguais, então somos, perante a lei, juridicamente sim, mas economicamente não, e o primeiro existe justamente para ratificar o segundo. A colocação do Azenha representa bem isso, somos consumidores e tão somente isso, e para o capital devemos cada vez mais consumir, tudo isso é ideologicamente preparado para "pensarmos" que estamos cada vez mais desenvolvidos,quando na verdade deveríamos realmente parar para pensar, e no mínimo questionar o que está acontecendo e por quê?

(21/06/2008 - 09:17)
Vixe, Maria Izabel L. Silva, pegou pesado, patife e covarde vá lá, mas lixo?? Outro dia escrevi aqui e não assinei, ainda bem que o Azenha dá liberdade também a quem quer apenas ler e comentar quando dá vontade, mesmo sem pensar em interagir. Liberdade até para mudar de nome, se quiser? O que é que te incomoda tanto, se você tem o Azenha e todos os que assinam para interagir? Pensando bem, os rebeldes sem causa me irritam na internet. Só gosto dos rebeldes com causa. No peito dos patifes, covardes e tímidos também bate um coração, Maria Izabel! Mas se quiser interagir,pode me chamar de ex-Prince.

Sergio Telles (21/06/2008 - 08:16)
A única coisa que me incomoda na internet é o fato da gente se sentir incapaz de absorver tudo que acha indispensável e que gostaria de poder ter acesso sempre. Mas por ser democrática demais, tem razão que às vezes a essência de conteúdo acaba sendo prejudicada.

Jorge Moraes (21/06/2008 - 01:17)
O jornalismo de "futuro do pretérito" dos sítios ditos noticiosos (com exceções, naturalmente). É um tal de "Fulano TERIA comandado aquilo", "Sicrano ESTARIA de caso com beltrana", "Inundações não sei onde TERIAM matado não sei quantas mil pessoas". A Internet é a cara deste nosso tempo sem tempo. Haja!

Conceição Oliveira (21/06/2008 - 00:00)
Falta de informação travestida em relativismo, isto está virando uma verdadeira praga: um relativismo absoluto que só serve para vc não assumir uma posição crítica diante das ilegalidades e imoralidades cometidas em todas as esferas (desde um editorial cara de pau a um programa de tv pseudo antropológico). Arrogância exibicionista somada à estupidez preconceituosa em velocidade estonteante. Ninguém merece. Ainda bem que tem espaços como este aqui, poucos, mas necessários. A propósito, Azenha, estava com saudades dos textos reflexivos como os que vc vem postando sobre Roraima, obrigada por produzi-los e compartilhar

Fátima (20/06/2008 - 23:13)
Azenha e Edinho, Sabem o que eu fiz com essa velocidade?diminuí tempo de trabalho(assumindo ter menos $$) e quando entro na net é para ler,me informar,me divertir e me deliciar com espaços como este!Leio seus posts e os comentários,na maioria das vezes com as pernas para cima e busco controlar a ansiedade de comentar.Só comento de imediato os temas que saltem expontâneamente de dentro de mim!(confesso que aqui é um dos lugares onde mais sinto dificuldade em não ter a ansiedade de comentar). O que me incomoda mesmo são comentários agressivos e sem fundamento e posicionamentos radicais. Das "bandidagens" eu me protejo com os recursos tecnológicos e comportamento seguro.Prefiro,por exemplo,não ter a facilidade do internet bank a ter que correr o risco de descobrir que fui roubada e viver todo o estresse que se segue. Os spams diminuíram sensívelmente usando o g-mail como filtro. Legal!falando para vocês,descobri que eliminei as minhas principais queixas!rrss

Marcelo Bovo (20/06/2008 - 22:31)
Eu sinceramente ainda não entendo como tanta gente "ama" o Paulo H Amorim, ele é do mesmo grupo dos jornalistas PIGuistas da globo, veja, folha e etc... a única diferença é que os interesses deles são diferentes, mas como qualquer um que tem um pouco de senso critico já deve ter percebido, o PHA, só fala defendendo seus interesses. Quando ele falou alguma vez mal do IG quando estava lá? Quando ele falou alguma coisa da Record? será que ele não ve a manipulação que a IURD faz naquele canal? Quando alguma vez ele criticou qualquer coisa que acontesse no Rio? A Resposta para todas é NUNCA, Mas por que? por que ão lhe convém ora bolas. Até propaganda esse Sr faz, quem nunca viu as milhares de propagandas dele com a Record, até propaganda pro site do Milton Neves ele fez quando estava no IG, por favor, eu já vi essa mesma tática na VEJA, utilizar, reportagens ou editoriais para fazer propaganda de produtos do mesmo grupo Eu leio quase todos os artigos que ele esreve em seu blog e conconrdo com várias coisas, mas tenho que ativar meu filtro crítico no máximo aqui, por que o que ele manipula de informação não e móle. Agora, só por que ele fala muito coisa certa sobre o "PIG", não devemos nos abrir a tudo o que ele fala e dizer Amém. Até o Azenha mesmo, já o ví falando algo sobre isso, a gente tem que aprender a separar o bom do ruim.

Maria Izabel L. Silva (20/06/2008 - 20:09)
As mensagens anônimas.Só os patifes e covardes usam esse expediente.Esse lixo tá escondendo o que?? É apenas um nome, uma identidade, que nos permite localizar uma pessoa na rede,e interagir com ela.É pouco mas é tudo.

maconheiro (20/06/2008 - 19:26)
nada incomoda na internet,mas fora muita coisa.

Augusto José Hoffmann (20/06/2008 - 19:00)
A maior sarna da internet são os criminosos de todos os naipes: desde ladrões de senhas até imbecis que não param nunca de criar vírus e quaisquer malwares só para torrar a paciência de quem navega. No mais a internet é tudo de bom. É a marca mais formidável do terceiro milênio. Com essa ferramenta fica mal informado e não acha dicas de diversão e cultura quem não quer...

Gerson Pompeu (20/06/2008 - 18:02)
O que me incomoda na internet é o mesmo que no dia-a-dia: pessoas que são mal educadas e não respeitam quem pensa diferente, partindo para a agressão por falta de argumentos.

jose carlos lima (20/06/2008 - 17:41)
A falsidade. Os fakes, gente com falso orkut, falso msn, falso site, falso blog. Gente falsa. Esta gente que usa máscara para bisbilhatar a vida alheia. Isto é o fim da picada.

Rosa Vieira (20/06/2008 - 17:40)
O que mais me incomoda na Internet é a inelutável avidez que ela desperta para tudo saber; é o excesso de possibilidades de informações, de imagens, de opiniões, de idéias ou de comentários vazios de idéias. Atravanca o raciocínio, excede a capacidade humana de digerir, assimilar, compreender e avaliar com autonomia.

Luiz Carlos Azenha (20/06/2008 - 17:10)
Edinho, a "velocidade dos tempos" é inimiga da contemplação, da calma, do raciocínio, do próprio ato de filosofar e do viver no sentido mais amplo. Somos convocados a consumir, decidir e opinar com uma rapidez inaudita - por força da tecnologia do celular, do computador, do messenger. Vivemos mais intensamente e mais superficialmente. Já tem nome minha próxima campanha: PARE PARA PENSAR!

Everton, de Belo Horizonte (20/06/2008 - 16:41)
Azenha, o que mais incomoda na Internet é ver um instrumento poderoso como ela usado para ações que não edificam. O que me incomoda, dando continuidade ao comentário do Hans, é lidar com o diferente. É reaprender a pensar, refletir sobre opiniões diferentes, rever as nossas, reaprender a aprender. A mídia convencional "domesticou nossas mentes" durante muito tempo. Fomos meros consumidores de opiniões, notícias, imagens, ideologias, padrões, etc. Nos tornamos soberbos em nossas opiniões, pois não questionando o que consumíamos, nos fechamos às críticas ao que acreditávamos, ao que pensávamos e do que vivíamos. Me incomoda ser tão difícil reaprender a ter liberdade e a viver e conviver com ela.

Edinho Kunzler (20/06/2008 - 16:41)
O que mais incomoda é saber que o caminho que nos dá acesso às outras versões da história e dos fatos é também um caminhão um tanto confuso. Confuso porque revemos o passado, analisamos o presente e tentamos projetar um futuro que teria tudo para ser melhor, mas que é constantemente forçado e direcionado a ser tão sombrio quanto a idade das trevas. Tudo isso em nome de algo que não está ao alcance da grande maioria das pessoas do planeta: o tal de progresso (seja lá o que isso significa). Basta uma mudança simples de perspectiva para um princípio de depressão querer se instalar: por que lutar, todos os dias, para fazer o melhor, para ser o melhor, se esta luta nos cobra um afastamento de pessoas, locais e coisas que fazem bem à nossa vida? Pra que tanta insistência na prosperidade, se cada dia de dedicação à ela é um dia que não mais viveremos e que não será disponibilizado na forma de ver um filho crescer, de um abraço com um amigo, com a namorada, mesmo sendo alguém "próspero"? Pra que tanta dedicação, se o único fruto desta dedicação vai ser um "produto" e este "produto" nem nosso será? Não sei se me fiz entender, mas é assim que eu me sinto. Sabem de uma coisa, Azenha e leitores. A vida é bem mais simples para quem assina Veja e assiste Jornal Nacional (e toda horda de jornais de baixa qualidade, conservadores e preconceituosos). É medíocre, mas é simples.

Alê Moreno (20/06/2008 - 16:16)
O que mais me incomoda? A capacidade de potencializar tudo de ruim que existe no mundo.

pedro (20/06/2008 - 16:01)
vou condordar com o Hans. So que além de voce (posso lhe tratar assim?), tem também o Paulo Henrique Amorim e a Revista Carta Capital. Depois que descobrir as tres páginas na internet, fico horas e horas lendo os comentários e notícias que não lembro de outros sites. Parabens. É sempre bom valorizar os seus leitores.

Luiz Carlos Azenha (20/06/2008 - 15:10)
Hans, muitíssimo obrigado pelo estímulo.

Hans Bintje (20/06/2008 - 14:55)
Você é um dos que mais me incomodam na internet. Faz pensar, isso é complicado. Mais fácil soltar um berro desconexo, xingar alguém, bater naquele chato. De repente, eu estou aqui elaborando um texto para ser lido por você e seus leitores; reconheço que devo respeitar outras pessoas. Sim, existe alguém que leva em consideração o que a gente escreve! Existe vida do outro lado, inteligência, sentimentos. É possível perceber o quanto você gosta de seu público e essa sensação incomoda. Como produzir uma boa resposta para o Azenha?

nilo (20/06/2008 - 13:49)
É existir quem ainda a considere como um espaço para certas inteligências. Livros, jornais e revistas também publicam besteiras.

Lamps (20/06/2008 - 13:33)
O que me incomoda na internet é quando a conexão cai. De resto, esse meio de comunicação é uma p*ta mão na roda. Ah, o fato de ela não ser exatamente "aberta" ou estar "sob o controle de todos" também é preocupante.

Menjol (20/06/2008 - 13:07)
Azenha, eu acho que o Fla X Flu não está presente apenas na internet, mas considero correta sua observação, afinal de contas o Fla X Flu é exacerbado pela e na internet. O que mais me incomoda são as credulidades, o imenso crédito que as pessoas dão a informações grotescas, desinformações, frivolidades ou mentiras deslavadas. O mundo assombrado pelos demônios, como diria Carl Sagan.

Leider Lincoln (20/06/2008 - 13:06)
Azenha: me incomoda o paradoxo de se mentir e se enganar usando a internet, como se não fosse possível, pela própria internet, descobrir que mentem e enganam. Ah, os texto da M. Leitão, Cantanhêde, Reinaldo Azevedo, Ives Gandra e da Janaína Leite, pessoalmente, me incomodam.



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design