anti-PIG (13/07/2008 - 20:39)
kkkkkkkkkkk Imparcial! kkkkkkkkk
graciliano (18/06/2008 - 18:22)
Caro LUIS FREIRE, com respeito, vc está equivocado. Os escândalos envolvendo gente do PT ou do governo não são maiores nem piores que os que envolvem tucanos e pefelistas. Só que vc não tem acesso aos roubos dos partidos de direita. A Folha levou um mês para tocar no caso Alstom (jornal ágil este não?). O JB disse que o escândalo de Yeda Crusius é do...PT! O valerioduto tucano foi apelidado de "mineiro" para preservar uma sigla. As CPIs abafadas pelos tucanos em SP, terra do jornal, são mencionadas em duas linhas numa página interna, quando seriam um escândalo nacional, se a Folha e o PIG usasse critérios isentos. Preste mais atenção, amigo, antes que vc vote errado.
Nelson Antônio Fazenda (29/05/2008 - 20:00)
FOLHA: NÃO DÁ PRÁ NÃO LER, MESMO!
Meu caro Azenha. Creio que a postura da Folha diante da ponte estaiada inaugurada em São Paulo no dia 10 de maio, responde essa indagação.
Em editorial (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1305200503.htm), no dia 13/05/05, a Folha detonou a construção da tal ponte, afirmando que o seu custo, de R$ 147 milhões, era alto demais. A Folha qualificou-a obra de extravagante e suspeita.
Já no dia 11/05/08, TRÊS ANOS DEPOIS, a Folha apresentava matérias (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1105200821.htm e http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1105200822.htm) cheias de entusiasmo com a inauguração da ponte. Qual o motivo dessa mudança "da água para o vinho"? Seria somente porque à ponte foi dado o nome do fundador do grupo Folha, Octávio Frias de Oliveira?
Detalhes importantes: 1-O custo final bateu nos R$ 260 milhões, quase o dobro do previsto; 2-No projeto original, 8.500 moradias populares seriam construídas para as favelas das redondezas, mas, apesar de toda a quantia gasta, esta parte do projeto foi "esquecida"; 3-O atual prefeito queria despejar os moradores da favela Real Parque sem qualquer moradia e só foi impedido porque a justiça interveio. Mas, detalhes como esses não interessam à Folha. É SÓ ACESSAR OS LINKS PARA CONSTATAR TODA O QUANTO A FOLHA TEM DE IMPARCIAL.
Haertel (27/05/2008 - 20:16)
Quem é da roça com certeza já viu uma leitoa com sua bela ninhada de porquinhos ainda com os olhos fechados, todos a mamar com sofreguidão nas imensas tetas. Quando um deles por algum motivo perde sua teta, fica alucinado tentando reencontrá-la, e na maioria das vezes acaba tomando a teta de algum irmão desavisado. Pois bem, é assim que eu vejo a atuação, não só da Folha, mas do PIG e sua elite branca como um todo. Tal qual a ninhada de porcos, sempre viveram atrelados ao poder e a partir de 2003 ficaram sem a teta. Agora buscam de todas as formas voltar a mamar. Já passou da hora de mudar o eixo do poder no Brasil. É preciso que candidatos de outras unidades da federação tenham a oportunidade de pleitear a direção máxima do país. É como aquele centro avante fominha que quer somente ele fazer os gols e exige que o time jogue em função dele. O Brasil é muito maior de que São Paulo. O café com leite também já teve o seu tempo. É hora de renovar. Seria muito saudável a eleição de um presidente do nordeste, desde que não seja um pré-fabricado de Alagoas ou um filho dos velhos coronéis. Talvez assim a Folha e o PIG descobrissem o tamanho do Brasil.
Isaac Júnior (26/05/2008 - 21:11)
De jeito nenhum.
Eduardo (25/05/2008 - 11:04)
Acabo de ver duas chamadas que podem ajudar na avaliação de tal (im)parcialidade:
Chamada 1: "PT pagou conta privada de Lula com dinheiro público"
Chamada 2: "Delegado diz que sobra de campanha pagou casa da governadora do RS"
Em (1), gastou-se R$ 4.536,70 como uma taxa de condomínio;
Em (2), encontrou-se cópia de um cheque de R$ 400.000,00 de um "empresário" tucano coordenador de campanhas.
Aliás, pelo que contínuo lendo em outras várias manchetes de escândalos do Rio Grande do Sul, a governadora, e seu partido, são protegidos por algum tipo de anonimato. De qualquer forma, pelo menos sobre as falcatruas no Rio Grande do Sul é falado alguma coisa. E São Paulo? Será que algum dia sairá alguma coisa sobre São Paulo e seus desmandos? Sim... quando de lá sair os tucanos e o, segundo PHA, "Presidente Eleito".
cid elias (24/05/2008 - 19:55)
Eu já falei, o Azenha é um provocador, e dos bons. Então vamos lá... A folha de SPsdb é um jornal, ou melhor, um TABLÓIDE iNparcial, HiZento, onesto, Hético, Çério e respeitoZo, bóta só as coisa qui é vIrídico, não mentI e não distorcI as noticia.
Messias Franca de Macedo (24/05/2008 - 11:33)
O QUE O PIG NÃO PUBLICA, LEMOS, AGORA, NA IMPRENSA INTERNACIONAL [ou, abaixo os agourentos e abutres de plantão, e aproveitemos o momento excepcional que estamos vivendo!] (EPÍLOGO)
*PAComício: "neologismo" veiculado nos textos de Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Josias de Souza é [mais um] representante do PIGOTA (Partido da Imprensa Golpista, Terrorista e Antinacionalista].
NOTA CÍVICA: as inaugurações de José Serra, Kassab e Padre Marcelo não estão incluídas no grupo PAComício - não obstante, financiadas, pelo menos em parte, com recursos federais! Dinheiro público que serve para homenagear financiadores e apoiadores de ditaduras! "Durma com um barulho deste - e diga que dormiu bem!"
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, crescendo como nunca antes neste país
Messias Franca de Macedo (24/05/2008 - 11:32)
UMA 'FOLHA' MENOS PARCIAL [OU MAIS IMPARCIAL!]:
O QUE O PIG NÃO PUBLICA, LEMOS, AGORA, NA IMPRENSA INTERNACIONAL [ou, abaixo os agourentos e abutres de plantão, e aproveitemos o momento excepcional que estamos vivendo!] (PARTE I)
"... Até mesmo alguns americanos que dispõem de bom crédito não conseguem encontrar uma hipoteca; os brasileiros estão contraindo empréstimos como nunca antes...
"... Como nunca antes [neste país]", podemos depreender que o parágrafo anterior expressa uma frase do Lula. Errou quem pensou que sim! Então, vejamos, foi proferida por algum apaniguado do presidente ou, quem sabe, um destes "aloprados" petistas? Errou que respondeu afirmativamente. Desfazendo o mistério: a consideração foi feita por um jornalista. Não diga? Do PIG? Óbvio que não! Trecho da matéria "Consumidores brasileiros vivem período de prosperidade", escrita por Andrew Downie , jornalista do "The New York Times"...
Ricardo Medeiros - Formiga - MG (24/05/2008 - 10:36)
NAO !
Leider Lincoln (24/05/2008 - 07:07)
Concordo com o Adjutor: apesar de ser bem mais de direita, a contaminação das matérias _que têm mais e melhor qualidade_ no Estado é muito menos evidente do que na Folha, de modo que a Folha não é apenas parcial, é ruim tsmbém. Ocorre que as pessoas, tal como houve/está havendo na Veja e no JB, ainda estão demorando a perceber a deterioração.
Joao Bastos (24/05/2008 - 00:34)
"Será que quando aquele professor disse que baiano tem QI baixo,ele não queria defato referir-se aos paulistas?"
Acho que ele se referia a vc.
Carlos Jardim (23/05/2008 - 21:32)
A Folha de S Paulo, Globo, Estadão, Veja, são os "mais vendidos" ou os "mais comprados"?
Adjutor Alvim (23/05/2008 - 21:01)
Mais importante do que ser parcial ou não, é que hoje a folha é um jornal ruim. A folha só vê o lado ruim das notícias, então uma ação governamental que tenha 10 pontos positivos e 1 negativo, a folha vai concentrar sua cobertura no lado negativo e esquecer os pontos positivos. Não se retrata a ação como uma coisa boa que pode ser melhorada, mas como uma ação equivocada que não deveria existir. Outra coisa é ficar contando vírgula para identificar contradições entre declarações de autoridades. Se um ministro fala uma coisa e outra não fala exatamente às mesmas palavras, então é um quase crime. Isso pra mim, não é jornalismo crítico coma a folha diz, mas é simplesmente jornalismo ruim. Lendo a folha fica dificil entender o que está acontecendo.
Os colunistas e editorias do estadão são muito mais parciais que os da folha, mas as matérias do primeiro são muito mais limpas e informativas.
Agora, quanto a ser parcial ou não, basta procurar na folha as declarações dos tucanos sobre o buraco do metro em Pinheiros, sobre a Alstom, sobre o PCC, sobre o nível educacional no estado de sp, sobre o caos no trânsito de sp, sobre a cocaina encontrada num avião pilotada por um politico do psdb. Se encontrarem, por favor me mandem os links
Maxwell Barbosa Medeiros (23/05/2008 - 18:48)
É parcial. A prova não é sobre o caso da ponte estaiada em São Paulo, e sim as circunstâncias que resultaram na não renovação do Ombusdman(desculpe se o termo estiver errado), que é um cargo que diz muito sobre a ética no jornal
Fabio Passos (23/05/2008 - 17:22)
Esta eu achei um barato: "FSP é o jornal mais vendido". Não sei se é verdade... Globo e Estadão também são muito vendidos... incrível como ainda tem quem compre e dê crédito a estes jornais tão despudoradamente vendidos... estes jornais são apenas máquinas de marketing e propaganda dos interesses das oligarquias mais atrasadas. São a ferramenta que a elite afrikaaner usa para controlar a classe média, seu curral eleitoral.
Joao Bastos (23/05/2008 - 16:18)
"Afirmar que as ligações entre um meio de comunicação e políticos de um partido político devam ser investigados não constitui atentado a liberdade de expressão, constitui? "
Nao tenho duvida nenhuma que constitui atentado a liberdade de expressao. Alias, nenhuma pessoa que tenha algum respeito pela liberdade de expressao e um interesse na manutencao do estado democratico de direito pode discordar de mim nesse ponto.
Isabel (23/05/2008 - 15:31)
Imparcial, em que parte? A Folha é um poleiro tucano.
Fernando Mundim Veloso (23/05/2008 - 13:44)
Não, não é uma publicação imparcial. Porém perto do Estadão e principalmente da ultradireitista Veja, a Folha é o mais moderado em parcialidade.
Eduardo Guimarães (23/05/2008 - 13:09)
Azenha, essa questão importa muito mais pelas reações que gera do que por si mesma. É digno de nota analisar como é possível que as pessoas tenham opiniões tão distintas sobre o mesmo fato. A maioria dos seus e dos meus leitores - e eu mesmo - vêem na Folha a quintessência do jornalismo partidarizado; já um cidadão, em minoria - nos nossos sites e no Brasil -, acha que é tudo ilusão, que a mídia não tem interesse nenhum em inflar ou murchar este ou aquele grupo político. É uma bobagem? É, mas o que é curioso é a hipótese de o sujeito dizer isso com convicção. Por outro lado, ignorar que a Folha adotou uma estrutura que a expõe mais a questionamentos do que outros veículos, é cegueira. A Folha, ao permitir um processo em que suas contradições vêm à tona, ainda que de forma desproporcional, tenta vender um produto diferente da maioria. Contudo, apesar de ser apenas uma estratégia, é ela que causa dificuldades ao pensamento único midiático. Ou seja: a Folha não é imparcial, mas a tentativa de se mostrar imparcial permite que ela contribua para que comportamentos jornalísticos antiéticos sejam expostos... Será que me fiz entender?
Ruy Barbosa Maciel (23/05/2008 - 12:38)
A Folha é realmente na minha modesta opnião o jornal mais "vendido" do país, de tão "vendido" que ficou, que eu mesmo tendo acesso `a edição eletrônica dele, não o leio, nem o Janio de Freitas ( que eu penso que é o último exemplo de um Jornalista lá) me faz perder tempo n ler este jornal tão "vendido".
Di Carlo (23/05/2008 - 12:25)
Sim. E da pior forma.
Miguel Daniel Neto (23/05/2008 - 12:14)
A parcialidade da Folha é tão flagrante que desmerece qualquer credibilidade.
Tornou-se um jornaleco.
Stanley Burburinho (23/05/2008 - 12:01)
A Folha de São Paulo é o jornal mais vendido do Brasil porque sabe explorar melhor do que O Globo, Valor, Estadão e o JB, o preconceito, a arrogância, a prepotência, a estupidez e a idiotice de grande parte da classe média.
Luiz Carlos Chagas (23/05/2008 - 11:49)
A Folha é o jornal mais honesto do Brasil,pois cumpre fielmente aquilo que se propos,ou seja,eleger o Serra à presidente do Brasil,e para isto se cumprir eles vão "deitar a lenha no Lula."
Obs:Será que quando aquele professor disse que baiano tem QI baixo,ele não queria defato referir-se aos paulistas?
FRANZ (23/05/2008 - 10:38)
A FOLHA tem a mesma credibilidade de uma fêmea PANDA no cio.
jose carlos lima (23/05/2008 - 09:40)
Todo panfleto político imparcial.
A Folha é um panfleto político.
Por isso a Folha não é imparcial.
Leider Lincoln (23/05/2008 - 09:22)
João Bastos, chocante é queimar um mendigo, é espancar uma empregada doméstica e argumentar que a confundiu com uma prostituta, chocante é atirar a própria fila pela janela... Não seja ridículo! Afirmar que as ligações entre um meio de comunicação e políticos de um partido político devam ser investigados não constitui atentado a liberdade de expressão, constitui? Aliás, você acha que os comentaristas não podem opinar, ou que os jornalõies não podem ser investigados em uma democracia, é isto? Na verdade, o que me choca é o quanto a direita no Brasil, Lembo e uns poucos a parte, é burra, isto sim.
Roberto Ribeiro - Para Luiz Freire (23/05/2008 - 09:06)
Até o mundo mineral sabe que desde 01/01/2003 a grande mídia brasileira não tem outro objetivo a não ser derrubar o presidente Lula. A sucessão de escãndalos é inventada pela mídia, todos sabemos disso. A Veja arma o barraco e todo o resto da mídia acompanha. No caso do "escândalo dos Cartões Corporativos", por exemplo, nem a Folha, nem a Veja, nem o Estadão, nem a Globo, nem o Globo, nem o PSDB, nem o PSDB, dão uma palavrinha se quer sobre o Cartão Corporativo do governo Serra, que gasta mais do que o Cartão Corporativo Federal. a fomosa revista arma o barraco, seus colegas dão continuidade e o congresso Nacional passa anos abrindo CPIs para discutir e investigar fofocas banais de péssimo gosto, e a Nação estupefata, assiste. Um Congresso Nacional que deveria estar a serviço da Nação fica anos discutindo banalidades fabricadas pela mídia suja e golpista. As roubatizações de FHC, e a revisão delas, não tem espaço na mídia, pois, seus donos participaram daquele negócio das arábias, ali naquela quadrilha tinha bem mais que quarenta ladrões.
Marcus Toledo (23/05/2008 - 08:16)
Este é um tipo de pergunta um tanto infeliz, pois deixar apenas como FOLHA DE SÃO PAULO dá a impressão de que as outras são. A resposta é clara NENHUM jornal é imparcial, independente do seu veículo de comunicação.
Mas como o assunto é a Folha, deixo um link que é um tanto desagradável para o jornal online. Uma notícia que não tem nada de imparcial e ainda que tentar chamar a atenção.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u403859.shtml
Edson (23/05/2008 - 04:14)
Não é. E aos poucos o grande público vai tomando consciêcnia disso. Saudades do tempo do Cláudio Abramo.
Jorge Moraes (23/05/2008 - 00:57)
"O Globo" não é; "O Estado de São Paulo" também não. A "Folha" tampouco. Talvez pudéssemos falar de "grau de parcialidade", indicador de difícil (porém não impossível) caracterização. O que a Folha ainda ostenta de credibilidade, com crescente dificuldade, por sinal, deve-se ao (oportunista) posicionamento em favor das Diretas (1984). O Governo Lula, ao evidenciar - mesmo que indiretamente - a existência de um processo de luta de classes no Brasil, acabou por colaborar decisivamente para que a fantasia de imparcialidade da Folha (e dos outros também) se mantivesse.
Bernardo (22/05/2008 - 22:50)
A resposta é obviamente que não.
Aliás, gostaria de propor ao site/blog uma pesquisa: qual é o melhor (ou talvez o mais correto seria dizer o menos pior) jornal impresso brasileiro ? Sugiro também que nesta pesquisa sejam lembrados outros jornais além de folha e estado de SP, além de globo. Que tal ?
Marcelo Conti (22/05/2008 - 22:23)
A Folha é um jornal extremamente parcial: defende ardorosamente o governador Serra e agride insistentemente membros do governo Lula. Há ali muitos jornali$ta$ ligados ao pessoal do P$DB. I sso deveria ser investigado por uma CPI
Thiago D. Vilela (22/05/2008 - 22:03)
O que é imparcialidade?
Antonio Arles (22/05/2008 - 21:41)
Um outro grande problema da Folha e do chamado PIG são suas sucessivas tentativas golpistas. Estes meios querem interferir no processo democrático para fazer valer os seus interesses. Utilizam para isto o grande poder econômico que detêm e a formação de verdadeiros cartéis, oligopólios, impedindo o contraditório e o direito de defesa, praticando o que o Nassif chamou de "jurisprudência jornalística". Além de não revelar quem são os "seus senhores", o PIG quer fazer valer seus interesses fazendo-se passar por legítimos representantes da "opinião pública". Forte abraço.
Anon (22/05/2008 - 20:47)
A Folha só existe para os leitores que não se informam pela internet.
99% do resultado do prêmio Ibest, relativo à mídia virtual, é contrário às posturas do jornalismo exercido pela grande mídia.
A Folha não existe.
Quando todas as pessoas tiverem acesso à internet ( se não houver bloqueio à liberdade ), adeus Folha e congêneres.
O jornalismo de cartel, o jornalismo vil, perverso, hipócrita, manipulador, capitalista, já morreu. Aguarda o enterro.
marcelo - curitiba (22/05/2008 - 20:09)
ah, eu acho! aqui na ilha da fantasia todos os jornais e revistas são. jamais favoreceram nenhum candidato, jamais esconderam filho de ex-presidente, nem falseiam dados econômico. tô muito feliz com esse jornal, com as revistas e os canais de tv deste país. não podia ser melhor!
Ana Pereira (22/05/2008 - 19:59)
Não acho que a Folha seja um jornal de "direita"; para ser de direita é preciso ter um discurso claro e coerente de "direita".O Estadão está mais perto disso. A Folha nem de direita é; a Folha é um jornal de oposição ao Lula, só isso, sem ideologia, interesse ou tese alguma a defender. O negócio da Folha é "malhar", descer a lenha, falar mal, intrigar, insultar, ridicularizar o governo Lula e para isso se aferra à noção de que o jornalismo tem o dever de criticar as autoridades públicas. Porque na opinião do Frias (como do Civita) seu público quer é "descer a lenha". A Folha parece não entender o que seja uma imprensa que exerce uma "função crítica", isto é, analisar, avaliar, apontar qualidades e defeitos para bem informar o leitor. A Folha entende que criticar é como dizze um leitor acima "baixar o malho", e se não razão, ela inventa.
Ronaldo Motorista (22/05/2008 - 19:49)
Não conheço nenhum (nenhum !) instrumento da imprensa midiática que possa ser considerado imparcial. Considero necessário ter no mínimo duas "versões" sobre o mesmo fato, para imaginar onde estará a verdade. Assino o Estadão de finais de semana. O filtro funciona: somente as críticas mais contundentes e reacionárias são publicadas.
Para Luiz Freire parte 1 (22/05/2008 - 19:44)
Luiz
a questão não se restringe às opções partidárias do jornal, mas se estende à abordagem de temas importantes para a sociedade como: a votação para a pesquisa com células embrionárias, a abordagem em relação aos conflitos resultante da concentração fundiária; a votação do estatuto da igualdade racial, das cotas etc. Em todas estas questões e outras de grande relevância para o país os editoriais, os comentaristas e as abordagens do que deveriam ser reportagens (dispostas a ouvir os dois ou mais lados da questão)nitidamente pendem a balança para o lado mais conservador. Na defesa de um liberalismo oportunista (hora são laicos e posam em defesa da liberdade de expressão sem o peso da religião, ora dão vozes para aqueles que usam da religião para se imiscuir no Estado)criminalizam os movimentos sociais e estão sempre do lado do status quo. Onde imparcialidade? Pensando que imparcialidade na imprensa é um terreno pantanoso pra não dizer um modo oportunista de fazer marketing para os mais ingênuos. Talvez, podemos falar em bom jornalismo quando não se mistura deliberadamente opinião de fato (e a escolha dos fatos a destacar ou não já é um modo de exercer um ponto de vista).
Stanley Burburinho (22/05/2008 - 19:22)
A pergunta deveria ser: Sem contar com qualquer uma das mídias das famílias Marinho, Civita, Mesquita e Frias, resta alguma mídia imparcial? Mesmo assim, seria difícil localizar. As Organizações Globo são o câncer do Brasil e as mídias de São Paulo são a metástase. Na minha opinião, não existe mídia imparcial. Sempre rola um interesse.
Carlos (22/05/2008 - 18:44)
Claro que este TREM é parcialíssimo, aliás parcialíssimo é muito pouco. Se houvesse um tribunal para medir a ética, a isenção, a postura, o respeito ao contraditório e outros itens que devem pautar a boa imprensa este TREM haveria de ser acusado de violar, chamemos assim, tais preceitos, e seria condenado à prisão perpétua.
IMundoNet (22/05/2008 - 18:32)
Eu diria que eles são imparciais. Tão imparciais quanto à rede globo... quanto à revista veja. Tão imparciais quanto um tucano de pirita. Não diria que são *totalmente* imparciais, mas pelo menos parcialmente imparciais. Tipo... mais de 37,1%.
E que patrocinador os deixaria ser mais que 80% imparciais? Imparcialidade não põe comida na mesa nem BMW na garagem, né? Só gosta de imparcialidade quem está do lado do mais fraco. =D
Messias Franca de Macedo (22/05/2008 - 18:17)
Princípios da química e premissas empresariais [ainda sobre a lógica da parcialidade da 'Folha']
... As leis do mercado e os [legítimos] interesses e direitos públicos são como água e óleo: entes imiscíveis.
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA
Messias Franca de Macedo (22/05/2008 - 18:11)
... A Folha de São Paulo é [mais] uma empresa do mercado... Representa e defende o mercado... A livre iniciativa de [impunemente] "editorializar" os fatos, em conformidade a interesses [inconfessáveis]...
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana-BA
Conceição Oliveira (22/05/2008 - 17:50)
River eu ia perguntar o mesmo...
A parcialidade da Folha é tão descarada em relação aos interesses dos grupos que ela representa que até o link para o manifesto pró-cotas e a lista dos signatários recebeu tratamento diferenciado na cobertura 'imparcial que ela fez recentemente'. Na versão virtual, os contrários a cotas tinha a lista dos 113 figurões signatários da música, literatura, academia bem visíveis e o link funcionando para o seu manifesto, curiosamente os pró-cotas, não...
Ludi (22/05/2008 - 17:42)
Claro que é imparcial: Pergunte isto para o ex-colunista José Serra.
Marco (22/05/2008 - 17:21)
Você é um provocador, né Azenha? heheheh
Claúdia (22/05/2008 - 17:13)
Folha imparcial? A tão admirada pela nossa zelite branca e intelectual nunca foi imparcial há muito...
A Folha, como bem retrata Beatriz Kushnir em seu livro,foi colaboracionista com o Regime Militar no Brasil... Fala sério!!!
Além de parcial é de baixa qualidade. Pefiro me informar na internet.