Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Você escreve Utilidades

O que a oposição quer

Atualizado em 12 de maro de 2010 s 20:27 | Publicado em 12 de maro de 2010 s 20:20

11/03/2010

por Emir Sader, em seu blog

A definição do candidato e do seu vice não é o maior dos problemas que enfrenta a oposição no Brasil. Este problema aumenta de dimensão porque a oposição não definiu que plataforma pretende propor. Este elemento de fraqueza responde, em parte, pela queda reiterada do apoio a Serra nas pesquisas e pela subida de Dilma.

A oposição frenética que a caracterizou na crise que logrou gerar no governo de 2005 terminou retornando como um bumerangue contra ela, porque acreditou que aquela era a via para derrotar o governo. A linha era “fazer sangrar o governo, até derrubá-lo”. A discussão então era se tentá-lo via impeachment ou pelas eleições presidenciais de 2006.

A realidade concreta recolocou o problema em outros termos: as políticas sociais do governo garantiram sua legitimidade e deslocaram a oposição que, desnorteada, se dividiu entre seguir adiante com a linha de denuncismo e outra que, assimilando o prestígio do governo, afirma que manterá as políticas econômica e social do governo – alegando que teriam sido formuladas pelo governo FHC. No primeiro caso, se deram conta que não significa ganhar apoio popular – salvo de alguns setores da classe média, que já estão aderidos à oposição, incluídos nos 5% que rejeitam o governo -, no segundo, que representa aceitar elementos essenciais do governo atual, tendo dificuldade para diferenciar-se da candidata que representa centralmente a continuidade do governo atual.

O que têm em comum os tucanos, o Dem, o PPS, as empresas privadas da mídia que fazem oposição cerrada ao governo, é o objetivo de tirar o PT do governo. FHC advertia a Aécio – tentando convencê-lo a jogar-se nessa difícil empreitada – de que correm o risco de ficar fora do governo por 16 anos, caso ganhe Dilma. Há a consciência de que será toda uma geração de políticos agora opositores que desapareciam da cena política – entre eles Serra, FHC, Tasso Jereissati.

O dilema não é fácil. A carta de assumir um projeto neoliberal duro e puro – como fez Alckmin no primeiro turno das eleições de 2006 – é ainda menos popular, com a crise econômica internacional, que ressaltou os riscos desse modelo e reiterou a necessidade de regulação dos mercados e de atuações anticíclicas por parte do Estado. Incorporar os programas do governo Lula é disputar com Dilma numa seara favorável a ela. Como já se disse, a infelicidade de Serra é que, quando o país queria mudar, pelo fracasso do governo FHC, apesar de tentar distanciar-se do governo a que pertenceu o tempo todo, ele representava a continuidade. Agora, que a opinião amplamente majoritária do país quer continuidade, ele teria que representar a mudança. Daí o jogo de palavras de tentar ser “pós-Lula” e não anti-Lula. Mas para que exista um pós, deveria estar esgotado o projeto encarnado pelo governo Lula que, ao que tudo indica, está longe dessa situação.

Tendo nas mãos esse problema, Serra vacila em assumir sua candidatura, a oposição não explicita seu programa, revelando o poder hegemônico conquistado pelo projeto do governo. A capacidade de veto da oposição se esgotou, sem ter conseguido construir um projeto alternativo.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Roberto Locatelli - São Paulo (14/03/2010 - 11:16)
Prezado Azenha e leitores.

O Mauro Carrara publicou um texto excelente que saiu no Escrevinhador (http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/mauro-carrara-a-midia-e-a-tempestade-no-deserto)

Agora é guerra! Vamos para aluta. Sabemos o que a oposição quer. Mas também sabemos o que nós queremos.

O Mauro Carrara lista ações necessárias para todos nós. Ações de militância digital, que terá um papel decisivo neste embate.

O futuro da América Latina está em jogo nessas eleições. Cabe a nós dar a contribuição para a vitória de Dilma.

Fernando (14/03/2010 - 07:59)
Fico lendo os comentários, e vejo os idiotas dos PSDBi..., devem ter sofrido lavagem cerebral em alguma bacia sanitária, pois julgam todos que são a favor do governo LULA como petista. Suas antas se for assim o Brasil tem 80% de petistas? Parem de ser burro, olha a sua volta, veja seu vizinho como a situação dele melhorou, ser a favor de um governo nada tem a ver com partido politico, principalmente aqui no Brasil, parem com essa idiotice de pt, o que me interessa de que partido venha as boas ações, pode vir de qualquer partido desde que venham

Luciano Garcia (14/03/2010 - 07:16)
Quando a oposição não tem propostas para o país ela imagina que vai vencer a partida desqualificando, mentindo sobre, satanizando o adversário. Mas, tanto no futebol quanto na política, pode se dizer que o lambari é pescado e o jogo é jogado. Normalmente o melhor, aquele que tem propostas para o futuro e credibilidade pelo que fez no passado, vence. Mas, tomemos cuidado, quando a mídia pinta um jumento como se fosse uma zebra e começa a falar mal, muito mal, do alazão, a algo de errado.
Tomemos cuidado pois, como diz Mauro Carraro, "O PT é um partido sem mídia%u2026 O PSDB é uma mídia com partido". Ou de outra forma: Dilma é uma candidatura sem mídia%u2026 Serra é uma mídia com candidatura.

Franco Atirador (14/03/2010 - 00:16)
MEDICINA
PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA PRÉ-ELEITORAL TUCANA

Os jornalistas brasileiros da grande mídia empresarial, mercantil e patrimonial estão sofrendo de uma grave doença chamada pelos psiquiatras de psicose maníaco-depressiva pré-eleitoral tucana.

De acordo com os médicos, por eles consultados, não existe tratamento para a doença aqui no Brasil.
Só em Cuba.

Os "coitados" dos midiáticos deprimidos viajaram para Cuba, em avião fretado pela Venezuela, para fazer gratuitamente o tratamento que só existe lá naquela pequena ilha do Caribe.

Por essa razão, todas as "informações" da grande mídia, desde jornais, passando por rádios, até as redes de televisão, estão sendo enviadas direto de Havana.

Crisolito Moreira Matos (13/03/2010 - 23:41)
é com muita alegria que vejo, que o povo brasileiro não é mais dominado por informações deturpadas e criminosas que certos veículos de comunicação tentam impor. E com mais alegria ainda por ver que o país, vai continuar governado por gente que se importa com a gente.
AVANTE...Dilma, continue o trabalho desse grande brasileiro chamado Lula.

Marcos simões (13/03/2010 - 23:24)
Receio que o PT paulista - aquele que se calou ante as acusações da mídia e da oposição contra Lula no episódio mensalão que a cúpula do partido se envolveu e se beneficiou - esteja contra a candidatura de Dilma (ou outro petista qualquer).
É do pt paulista a intransigência em votar a PEC 300 - que cria um piso salarial nacional para os policiais brasileiros - na Cãmara Federal, mesmo que os outros parlamentares do partido queiram votar. Os mais ácidos são o tal Vaccarezza, líder do governo, e o vice Genoíno. Atropelando a democracia e a vontade de 393 parlemantares que votaram favorável à PEC em 1º turno, o PT paulista - Campo Majoritário - impediu a votação do 2º turno, pedindo 20 dias para analisar todas as PECs na Casa.
Essa decisão autoritária fará com que 800 mil policiais trabalhem contra o voto em Dilma Rousseff.
Com essa decisão, a sigla trairá Lula outra vez (se meteu no mensalão dos mineiros) e vai inviabilizar a vitória de Dilma, visto que os policiais trabalham nas ruas diretamente com o cidadão, mostrando a ele que Lula e PT paulista trabalham contra a segurança pública da sociedade.
Resta ainda algum tempo, pois o prazo para aumento de gastos expira em 6 de abril.
A oposição percebeu e entrou nesse vácuo deixado pelos petistas de SP. O PT paulista tucanou desde o mensalão.

Italo (13/03/2010 - 22:04)
O dilema de Serra, Oh coitado
Qdo o povo não queria continuidade Serra era a continuidade
Hoje o povo quer continuidade Serra é mudança

Guilherme Milani, SP (13/03/2010 - 21:11)
O governo do Zé Alagão é uma vergonha internacional, não presta nem pra organizar um evento de grande porte. A última bobagem desse careca aventureiro foi prejudicar o tráfego já moroso na marginal Tietê para construir ali o circuito de rua do Anhembi, que abrigará a corrida de fórmula Indy neste domingo. Na véspera da corrida está tudo sendo mudado às pressas na reta do sambódromo, graças à saraivada de críticas que o circuito recebeu.

"Dario Franchitti critica: 'É uma vergonha o Brasil ter uma pista como essa'"

"Tony Kanaan direciona responsabilidade para o projetista Tony Cotman e sugere que um piloto passe a assessorar os engenheiros da Fórmula Indy"

Quem sabe se no ano que vem colocarem uns pedágios no traçado a pista melhora, né?

Zé Alagão, vc é um fiasco. E seu poste, o Taxab, é outro que não fica atrás.

perguntar não paga nada (13/03/2010 - 20:52)
Se os Mardonis apelarem para a greve de fome, o PIG SOLTA?!!!

Almir (13/03/2010 - 20:47)
Blog do Paulo Henrique Amorim: "Professores fecham SP. Os funcionários da Justiça Estadual não tem aumento há 12 anos". Agora digo eu: DOZE anos sem um tostão de reajuste. PSDB = Pior Salário Do Brasil. Vade retro, cambada neoliberal. DILMA 2010 (já liderando as pesquisas, graças a Deus).

Julio Silveira (13/03/2010 - 20:43)
E que todos sabem quem são. Não eleger pessoas chupins de lado nenhum é o nosso dever de casa histórico.

Julio Silveira (13/03/2010 - 20:42)
Nós temos uma oportunidade impar de ajustar o compasso da politica retirando essa velhacaria toda da politica, tanto da oposição, quando entre os que apoiam o Lula, e que todos sabem .

Pedro de Sousa (13/03/2010 - 18:49)
Azenha!!!

Desvendei a tática do grupo PSDB/DEM/PPS:

Como já têm os votos Brancos (segundo o Kamel isso é devido à ausência de racismo no Brasil), querem também os dos Indecisos (apresentando um candidato semelhante a eles), e os Nulos (pra isso, nada melhor que os homenagear anulando o cargo de Vice - entregar ao DEM dá na mesma).

Urbano (13/03/2010 - 18:22)
As hienas da facção nazi-fascista demo/tucanalha/pig/pillenium estão há oito anos, praticamente, só amolando os dentes para enterrar na garganta do Brasil outra vez, no instante que consigam voltar ao poder do país.

Carlos Ribeiro (13/03/2010 - 18:21)
Serra juntamente com o PSDB, deve ser banido da vida pública. Eles representam o atraso. Ditadura nunca mais.

Jair Orichio Junior (13/03/2010 - 16:49)
Até bem pouco tempo, tentando exercitar os mais difíceis preceitos da Democracia, que é entender que o seu adversário político, não é seu inimigo, que você não deve desejar a morte dele, mas a sua conversão, tal qual Deus apela para nós... mas num dia desses, tentando entender o intendível, me deparei com a seguinte informação.
A Abril Cultural, leia-se, Civita e Cia. Ltda, mais Frias e agregados, na áurea época do Imperador FHC O Reprodutor de Empregadas Desempregadas, emprenhadas na Cozinha, estes, donos da Mídia, eram responsáveis quase que na totalidade pela distribuição do Livro Didático no Brasil, até 2002.
Em 2003, O SEM DEDO e SEM DIPROMA, leiloou a distribuição em todo o país, e a distribuição agora é regional, com raras exceções, ou seja, a camarilha distribuia mais de 80 % dos livros no País e hoje distribuem menos de 14%. Se fosse um de vocês não estariam falando mal do Lula?
Os caras mamavam numa teta interminável...
Cambada, acabou a sopa, o mercado era livre para vocês darem a ordem, agora ele é livre para quem quer trabalhar.
Vão chupar a uva pois ela é docê.
Dilma no Primeiro Turno....

francisco.latorre (13/03/2010 - 16:23)

daqui a pouco vão apelar pra greve de fome...


o agá cardoso não come até a gente admitir que ele é melhor que lula.

o zé careca não come até a gente entregar a presidência.

os trolhas impertinentes não comem até a gente admitir que eles tem razão.


vou almoçar... tão convidados?...


Leider Lincoln (13/03/2010 - 16:12)
José Fernandes, você insiste? Não conseguiu entender a bobagem imensa que falou? A manipulação e a confusão grosseira que VOCÊ tentou fazer com os números? Eu apenas te ridicularizei. Mas você se ridicularizou ainda mais ao dizer que "houve um crescimento maior que na era Lula. Nos anos FHC a média de crescimento do PIB foi de 2,8% contra 3,6 do governo Lula. " Como assim? Para você 2,8% é MAIOR que 3,6?
Cidadão, pare enquanto te sobra um mínimo de dignidade ou você tenha que voltar a adotar o pseudônimo de "Ubaldo", "Paulista do Ó" ou coisa assemelhada...

ricardo silveira (13/03/2010 - 14:59)
Já ouvi de pessoas que não costumam dizer bobagens que o Serra é um bom gestor. Não sei de onde as pessoas tiram isso. Quando o maior representante, hoje, da elite fascista paulistana precisou mostrar competência, fracassou.

Tavares (13/03/2010 - 14:52)
O BID vai emprestar 400 milhões de dolares para modernizar o metro e nós vamos pagar em 25 anos. Eta administração boa. Isso o jornal nazional não mostra. A Erundina pegou a prefeitura cheia de dividas de Maluf e Janio, e a Marta cheia de dividas do Maluf e do Pitta. Agora que o Brasil esta crescendo se entra o Serra vamos nos afundar novamente. Precisamos de politicos que tratem os impostos como deve ser. As empresas publicas deveriam pegar o lucro e não repasssa-lo para a globo mas mas sim para se modernizar e gerar mais empregos. Chega de pedir emprestimos, a modernização do metro em 25 anos ja estará como?

Leonardo (13/03/2010 - 14:24)
Vejam só que beleza de cenário:

Dilma Presidente
Ciro gomes governador de São Paulo.
Serra fora do cenário político nacional, juntamente com os seus asseclas do PS"DEM"B

euheim (13/03/2010 - 13:40)
Sabemos qual é a PLATAFORMA da oposição demotucana, a mesma plataforma do governicho FHC: o afundar o brasil como fizeram com a MEGA PLATAFORMA P-36.

É simples assim (13/03/2010 - 13:31)
Se esta tudo as MIL MARAVILHAS para serra, por que o DESESPERO do PIG e da oposição?
Se esta TUDO BEM, por que o DESESPERO de tentar cooptar AECIO? Sem MINAS, essencial para a candidatura de serra, este fracassará. Já será dificil com MINAS avalie sem.

mila (13/03/2010 - 13:25)
fhc tentar convencer AECIO com esse argumento é querer que AECIO não adira a candidatura de Serra.
AECIO é jovem. Tem um futuro politico BIRLHANTE pela frente. O sucicio politico de Serra e FHC, com a ajuda substancial do PIG, permitirá AECIO ficar com o espólio. Herdeiro unico. AECIO vai ficar no melhor dos mundos. Quanto a TASSO, os Ferreiras Gomes - CID e CIRO - vão tratar do futuro politico do AMIGÃO DO PETIO.

Moacir Simples Assim (13/03/2010 - 11:48)
Recomendo ao amigo Tavares que evite consumir drogas pesadas antes do almoço.

Eudes Hermano Travassos (13/03/2010 - 11:31)
Adilson (13/03/2010 - 02:23)
O erro estratégico da oposição foi ter privatizado o discurso para o PIG, com essa situação a oposição não se formulou uma plataforma de governo que pudesse vir a ser uma alternativa ao governo Lula.
A oposição delegou seu papel para uma instituição que hoje é uma das mais desacreditadas no Brasil, ademais se esqueceu de combinar com o povo.

Adilson,pelo menos neste segundo mandato, eu nunca conseguí dicernir se o discurso da oposição era dela mesmo ou era escrito pelo PIG.

Leider Lincoln (13/03/2010 - 11:29)
Daniel,você há de reconhecer que aquilo que o Rio de Janeiro queria fazer era molecagem, como se o petróleo fosse deles e não da União.
O Cabral foi com muita sede ao pote e queria fazer o contrário: ficar com todos os recursos para ele, os capixabas e os paulistas e as demais unidades que se lascassem, não é?
É interessante que na hora os fluminenses não pensaram em equilíbrio fiscal, não é mesmo? O olho era dos outros, afinal...
Todavia, como o presidente é o Lula e não o ungido para quem negociação e spray de pimenta são sinônimos, acho que depois de colocar fluminenses, paulistas e capixabas ajoelhados no milho algum tempo, refletindo, restarão uns caraminguás extras para os nossos irmãos egoístas do Sudeste...

Eudes Hermano Travassos (13/03/2010 - 11:24)
por Emir Sader, em seu blog

A definição do candidato e do seu vice não é o maior dos problemas que enfrenta a oposição no Brasil. Este problema aumenta de dimensão porque a oposição não definiu que plataforma pretende propor. Este elemento de fraqueza responde, em parte, pela queda reiterada do apoio a Serra nas pesquisas e pela subida de Dilma.


Brilhante professor Emir Sader, brilhante!

Tavares (13/03/2010 - 11:09)
Beraldo meu filho, a globo esta completamente perdida.
O instituto millenium pode ser comparado a SS.
Eles são nazistas e gostam.

Tavares (13/03/2010 - 11:08)
Esse Moacir não cansa. Voces lembram quando o Azenha publicou uma foto de uma menina do Haiti morta com tiros na cabeça por estar carregando uns quadros? Essa besta achou bom. Achou que a menina mereceu. Filhote da ditadura vá viver em algum país muçulmano, lá voce eria chance de apedrejar alguma adultera. Ja imagino até a salivação de prazer do dito cujo por imaginar a cena.

Tavares (13/03/2010 - 11:05)
Jose por favor va lamber o blog do reinuldo azedo da olha. 61% a 39% logo depois do mensalão. o Serra perdido, o PiG perdido. Os senadores do proprio PSDB ja não apoiam o gengivão. A Dilma ganha até sem fazr campanha. o Serra como candidato unico perderia para o candidato "voto em branco". Em SP tem muito Homer Simpson. A Regina Duarte ainda tem medo? Zé, a Policia Miliar e a Civil brigando mostram como o Serra é corajoso. se eleito presidente seria o exercito e a Policia Federal?

José Olavo (13/03/2010 - 10:19)
Alguem falou que o LUL ganou a eleição por 7 milhões de votos, no 1º turno. E no segundo?45 GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO PSDB 37.543.178 Não eleito 39,173 PSDB / PFL
13 LUIZ INACIO LULA DA SILVA PT 58.295.042 Eleito 60,827 PT / PRB / PC do B
A diferença foi somente: 58.295.042 menos 37.543.178 igual a 20.751.864; percentualmente: 60,827% menos 39.173: igual 20,654%.

José Fernandes (13/03/2010 - 10:11)
Interessante esse pessoal que quer falar em PIB da maneira que lhe interessa. A verdade é que na octaetéride de FHC, relativamente ao crescimento da economia mundial, houve um crescimento maior que na era Lula. Nos anos FHC a média de crescimento do PIB foi de 2,8% contra 3,6 do governo Lula.

Jairo Beraldo (13/03/2010 - 09:19)
"Daí o jogo de palavras de tentar ser "pós-Lula" e não anti-Lula."

Se é assim,então PORQUE Ali Camel e seus capachos vivem tentando destruir Lula?Burrice ou falta do que fazer?

Moacir Simples Assim (13/03/2010 - 09:12)
Em resposta ao amigo Bertrand (12/03/2010 - 23:22)é justamente o princípio do conservadorismo em política que impede o arejamento de nossas Assembléias.

Por medo de ousar nos contentamos com "esquerdistas" conservadores como até mesmo o saudoso FHC se intitula.

No âmbito da política e do amor, sou adepto do princípio da imprudência: "Arrisque-se mais, viva mais!"

Abraços






Marat (13/03/2010 - 08:42)
Os que estão com a "oposição (ao Brasil)": TFP, Opus Dei, PIG, empresários corruptos e arrivistas, Gilmar Mendes, Instituto Millenium, Sílvio Santos, Ruralistas e o resto da escumalha. Lógico que essa turma, ao ver seu candidato (e guru) ser lentamente ultrapassado pela Dilma, agirão de acordo com o tipo de gente que lhes dá apoio, ou seja, jogarão sujo.

Leider Lincoln (13/03/2010 - 07:44)
Perdão, José Fernandes: só agora entendi o alcance da sua jenialidade. Você disse que "em termos absolutos o PIB decresceu 34,8 bilhões de reais). Nossa, nem eu esperava tanto.
Na verdade, o sítio da CIA, diz que a maior renda per capita do mundo é a de Luxemburgo, cerca de US$ 77,600.
Mas, seguindo o seu "rassiossínio", se o PIB brasileiro caiu realmente o número que você deu, para fazer rir os mais inteligentes e impressionar os ainda mais incautos do que você, se multiplicarmos o valor que você encontrou pelos estimados 198,7 milhões de habitantes, teremos uma queda no PIB de 6.916.126.561.200.000.000 (6,9 quintilhões de dólares estadunidenses). O que você acha deste número, meu amigo?
Ele é mais vistoso do que os CERCA DE US$ 100,00 (dezoito dólares estadunidenses) de real queda da renda per capita, que foi o que realmente houve, não é mesmo?
Pode falar para nós: manipula números, inventa dados, fala do que não sabe... Você trabalha para a Folha, não é mesmo?

Leider Lincoln (13/03/2010 - 07:10)
José Fernandes, meu caro, aonde você aprendeu matemática? Na Uniban? Em que "manuau" você aprendeu a fazer isso, ou foi resultado de "intelijência" própria?
Vamos ver se entendi: o PIB caiu 0,2%. Aí você acrescentou 1% do acréscimo da população e deduziu que este valor deveria ser somado ao crescimento populacional e que também significou uma QUEDA NO PIB?
Prezado e infeliz colega comentarista, quando há queda no PIB e aumento da população, o aumento da população não pode ser somado à queda no PIB, mas representa uma queda sim,NA RENDA PER CAPITA, NUNCA NO PIB, COMPREENDE? Resumidamente, sua conta foi uma das coisas mais ridículas que já vi na vida, ainda mais que você, não bastasse ser um "matemático" dos mais delirantes, deu-se ao ridículo de colocar o suposto valor da queda do PIB até nos centavos, para criar um número grande, que impressionasse, demonstrando também que seu domínio das regras do idioma português é tão sofrível quanto seu pretenso conhecimento de economia. Bastava colocar 34,2 bilhões.
O número estaria igualmente equivocado, mas o papelão que você fez chamaria menos atenção...

Adilson (13/03/2010 - 02:23)
O erro estratégico da oposição foi ter privatizado o discurso para o PIG, com essa situação a oposição não se formulou uma plataforma de governo que pudesse vir a ser uma alternativa ao governo Lula.
A oposição delegou seu papel para uma instituição que hoje é uma das mais desacreditadas no Brasil, ademais se esqueceu de combinar com o povo.

Marcos (13/03/2010 - 01:06)
Um país que sempre seguiu tudo que a oposição e o PIG querem e queriam, o México, teve no ano passado uma queda de 7% no PIB (e também voltou ao FMI, lembra? engraçado como nas manchetes dessa notícia parece que isso é algo positivo), e lá o PIG não faz terrorismo contra o governo, então se o fizesse como fez aqui (e tem sim responsabilidade por uma queda maior do que poderia ter acontecido, a empresa onde trabalho é exemplo, acreditou no terrorismo e depois perdeu mercado porque não teve como produzir a demanda) esse número seria maior. Então baseado no número aí do colega tucano ganhamos pelo menos 210 BILHÕES só com o fato da oposição ser isso aí, oposição ao governo, pois oposição ao Brasil eles sempre foram e sempre serão.

francisco.latorre (13/03/2010 - 00:44)


adroaldo (11/03/2010 - 20:35)
O problema da oposição não é falta de projeto. É que seu projeto é impublicável.


José Fernandes (13/03/2010 - 00:30)
Daniel (12/03/2010 - 23:40):
Só completando a estória do pré-sal... Mesmo que isto passe, atacar Lula não vai adiantar, pode até piorar a situação deles, já que esse "assalto" (como estava no jornal O dia aqui no Rio) foi aprovado por 23 estados brasileiros! Ao criticar a possível divisão dos royalties, ganha-se o apoio de 3 estados e leva-se uma surra dos outros 23... A coisa tá feia mesmo

Daniel,
A solução é fazer valer essa nova divisão dos royalties SOMENTE PARA AS NOVAS DESCOBERTAS. Assim o RJ e ES continuariam a receber os mesmos patamares de royalties por alguns anos, até que os poços que hoje produzem se esgotem, dando tempo para que eles tenham oportunidade de diversificar e ter novas receitas.
RJ e ES têm compromissos já firmados baseados em projeções de receitas do petróleo e necessitam grande parte dessas receitas para prover infraestrutura.

José Fernandes (12/03/2010 - 23:59)
Reinaldo (12/03/2010 - 22:36):
" Quase 7 milhões de votos. É realmente inexpressivo."

O PIB brasileiro caiu 0,2% em 2009. Somado ao acréscimo populacional de 1,0% soma-se 1,2%. É pouco. Mas se você prefere falar em números absolutos:
O PIB brasileiro (in termos per capita) decresceu em 2009 R$ 34.800.000.000,00 (trinta e quatro bilhões e oitocentos milhões de reais).
Você não pensa em termos relativos, pelo menos quando não interessa, não é?

Daniel (12/03/2010 - 23:40)
Só completando a estória do pré-sal... Mesmo que isto passe, atacar Lula não vai adiantar, pode até piorar a situação deles, já que esse "assalto" (como estava no jornal O dia aqui no Rio) foi aprovado por 23 estados brasileiros! Ao criticar a possível divisão dos royalties, ganha-se o apoio de 3 estados e leva-se uma surra dos outros 23... A coisa tá feia mesmo

Mirabeau Bainy Leal (12/03/2010 - 23:39)
Os únicos reacionários ao governo de Lula e à sua candidata, Dilma Rousseff, foram os donos da grande mídia, reunidos em SP sob o patrocínio do Instituto Millenium.
Isto foi um incidente extremamente grave para a Democracia.
E não o foi pelo fato da mídia se organizar contra o governo e sua candidata. Isso ocorre em qualquer outro país capitalista, tanto nas mídias de direita quanto de esquerda, tanto a favor como contra o governo.
A gravidade está no fato de que absolutamente todos os grupos de mídia do país e tão-somente esses grupos
reagiram à ação de uma candidata de um determinado partido político que está no governo.
A grande mídia está reagindo como se partido político fosse. E partido de extrema-direita.
Para quem assistiu ao evento do Instituto Millenium ou leu o conteúdo das manifestações dos representantes da Editora Abril/Veja, Rede Globo, Estadão e Folha de São Paulo, dentre outros, ficou evidente que, sob o manto do tema "liberdade de expressão", foi ali elaborado um plano articulado entre todas as mídias, com o objetivo exclusivo de combater o governo Lula e destruir sua candidata, nos moldes das piores tramas militares golpistas.
A Veja tomou a iniciativa, até porque é uma revista da Editora Abril para quem tanto faz se está mentindo ou falando a verdade, se possui assinantes ou não, pois é sustentada pelo capital estrangeiro, só para atacar a esquerda.
E ataques sucessivos virão para causar insegurança institucional.
É preciso estar sempre em alerta!

Mirabeau Bainy Leal (12/03/2010 - 23:37)
O enunciado da terceira lei do físico inglês Isaac Newton diz o seguinte:"a toda ação corresponde uma reação igual e em sentido contrário".
Avalio que dois fatos ocorridos nos últimos dias mudaram radicalmente o ritmo desta eleição de 2010 e demonstraram, na prática, a veracidade da lei enunciada pelo físico inglês, prenunciando um enfrentamento político inusitado no País.
A ação veio com o primeiro fato: O discurso de Dilma Rousseff no lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, no Congresso Nacional do PT realizado em São Paulo.
E a reação imediata, com o segundo fato: A reunião das famílias donas da grande mídia brasileira (mass media brasilis), no evento organizado pelo Instituto Millenium, realizado num hotel de luxo, também em São Paulo.
Mas há um detalhe que chamou a atenção:
Como a ação partiu de uma candidata, no caso Dilma Rousseff, pertencente a um partido político, o PT, que está no governo, pela lógica, teoricamente a reação deveria ter vindo de um pré-candidato oponente a Dilma, e ao PT, e membro dos quadros de um partido de oposição. Mas não. Nenhum candidato ou pré-candidato de oposição a Dilma se manifestou publicamente a respeito.A não ser por algumas poucas manifestações de alguns políticos imorais, que nem candidatos a presidente são nem nunca seriam,precisamente porque desmoralizados (ou demoralizados?),poderíamos até dizer que não existe partido de oposição ao governo popular de Lula, tal o seu prestígio e sua credibilidade.

Marcelo Ramos (12/03/2010 - 23:36)
Um dos políticos tucanos que saiu fora da onda denuncista foi o Eduardo Paes, hoje prefeito do Rio, e que articulou com Sérgio Cabral. Penso que estes dois tiveram um mínimo de percepção política para não seguir os rumos do PSDB paulista. Que a oposição não tem um programa, está ficando drasticamente. Como Lula pôs em prática muitas políticas econômicas e sociais diferentes, não sobrou muita coisa para entrar no programa da oposição. O único que vi comentar alguma opção nova foi o governador Roberto Requião. Quanto a Serra, ele está sangrando mentalmente. Porque tem já uma percepção dos problemas colocados pelo Sader. Isso gerou um peso gigantesco para os ombros do Serra. É por isso que, conforme descreve o Nassif, ele perdeu as poucas virtudes que tinha, entre elas de ser bom gestor.

Daniel (12/03/2010 - 23:34)
Concordo em gênero, número e grau! E acrescento: a coisa fica mais feia quando há comparações! Na porrada acho que a Dilma leva vantagem. O que há contra Lula/Dilma (na opnião do DEM/PSDB):
Criticar Bolsa "esmola": Já começa queimando o filme com os pobres... Se não elogiar vai se ferrar com o povo!
Apagão aéreo -Quantas pessoas do Brasil voam? Chutando, uns 20%-30% Desse número quantos lembram disso e dão a mínima? Brasileiro pobre vive na fila! Tá tudo acostumado já (não que seja algo bom é claro).
Blackout do ano passado? Já era de noite, eu tava na cama, como muita gente no Brasil. Só fui saber que era geral no dia seguinte. E foi um dia só, por algumas horas. Só lembrar do apagão do FHC...
Mensalão? O mensalão do DEM tá fresquinho, do PT foi há anos atrás. E ninguém foi preso, já o vice do Serra tá em cana!
Obras do Tietê? São Paulo debaixo d'água.
Obras do metrô? Cratera gigante.
Obras no rodoanel? Desabou!
Tem a estória do pré-sal, se Lula não vetar, vai perder muito apoio no RJ, SP e ES, e vão queimá-lo. (Aliás Azenha, você está devendo este assunto aqui! No Rio não se fala em outra coisa!)

O único jeito é apelar pro "deu certo por que fomos nós que bolamos milhões de anos lá atrás!". Ops, quem tava nessa época era o FHC, melhor não lembrar!

Agora não adianta mais vir com: nós vamos manter o que o Lula fez e vamos melhorar... Passaram 8 anos malhando o Lula de tudo quanto é jeito! E nada de contraproposta! Antes tivessem pensado no futuro..

bertrand (12/03/2010 - 23:22)
Moacir Simples Assim:
"É como eu sempre digo: prefiro ser um otimista e estar errado a ser um pessimista e estar certo."
Até a Contabilidade contra-indica sua tática.
Diz o Princípio do conservadorismo(me corrijam os contadores):
Se você tiver dúvidas sobre uma despesa a ser reconhecida, opte sempre pelo maior valor. Se a dúvida recair sobre uma receita, opte pelo menor valor.

Desta forma você estará se livrando de surpresas desagradáveis no seu balanço. Será que não está na hora de rever seus conceitos?


daniel (12/03/2010 - 23:18)
"Quero ver a choradeira dos petistas, meu povo!!!!"
Vou cobrar hein José!

Messias Franca de Macedo (12/03/2010 - 22:38)

O que a oposição quer
11/03/2010
Por Emir Sader

VAMOS TENTAR ADVINHAR, MESTRE EMIR SADER!:

Agora, falando a sério, a meu ver, A DIREITONA, digamos, por inércia (sic), quer preservar o seu papel histórico: OPOSIÇÃO AO BRASIL, exercer o fascismo eterno, personagem-enredo golpista!
Senão vejamos: qual o pensamento original formulado pelos representantes da UDN?! Absolutamente - e radicalmente - nenhum!
Figuras caricatas, fisiológicas, que desprezam as próprias ignorâncias, diria o iluminado pensador uruguaio Eduardo Galeano!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Reinaldo (12/03/2010 - 22:36)
José Fernandes (12/03/2010 - 21:46)

Diferença não muito expressiva de Lula para Alckmin:


Quase 7 milhões de votos. É realmente inexpressivo!

Jorge (12/03/2010 - 22:22)
Franco Atirador (12/03/2010 - 20:28)
A ESTRATÉGIA DO MILLENIUM
..
Só voltarei para minha casa após os golpistas contra a ordem institucional estiverem perfeitamente justiçados!

Franco Atirador (12/03/2010 - 22:00)
É MUITA CARA-DE-PAU! SÓ PODE SER ARMAÇÃO!
A deputada federal Fátima Bezerra,do PT reagiu contra um "aliado" repentino.Não deixou de tachar de oportunista o adversário da política potiguar,José Agripino Maia,líder do Democratas no Senado.Em conversa com Terra Magazine,ela comentou a entrevista do rival ao Jornal 96,da rádio 96 FM,de Natal,nesta sexta,12."O senador está sendo obrigado a reconhecer o bom governo que o presidente Lula vem fazendo.Agora,a atitude a estas alturas-eu sou muito sincera-está impregnada de oportunismo político-eleitoral".Ao escutar as loas de Agripino, a parlamentar estranhou:"A notoriedade que o senador ganhou na mídia,nestes oito anos,foi em função exatamente da oposição raivosa que fez ao governo do presidente Lula,de forma até caluniosa e tudo".Para ela,o democrata evita manter os ataques ao governo federal para não se desgastar com o eleitorado potiguar,que registraria alta aprovação ao presidente da República."Ele disse claramente que o governo Lula tinha mais acertos do que erros.Citou o 'Bolsa Família',o 'Minha Casa,Minha Vida',o aumento do salário mínimo,reconheceu que o governo Lula tem sido bom para o Brasil"."É a coisa mais rara do mundo,eu não tenho lembrança de ter visto o o senador na tribuna do Senado fazendo algum elogio ao governo Lula"."O que não faz o medo de perder uma eleição!"
Íntegra em: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4316247-EI6578,00-Deputada%20Agripino%20elogia%20com%20oportunismo%20politicoeleitoral.html

José Fernandes (12/03/2010 - 21:46)
Essa análise está totalmente equivocada.
Na última eleição para presidente Lula ganhou no segundo turno de Alkmin com uma diferença não muito expressiva.
Lula contra FHC perdeu as duas vezes que disputou.
Serra é bem melhor de voto que Alkmin.
Dilma é bem pior que Lula.
Como agora Dilma já é conhecida por quase 90% do eleitorado, ela não tem como subir muito mais.
Se fosse Lula contra Serra o páreo seria duro.
Dilma não existe. Ela é uma candidata virtual, inventada pelo Lula.
Quero ver a choradeira dos petistas, meu povo!!!!

Moacir Simples Assim (12/03/2010 - 21:41)
Olá, Azenha e amigos leitores,

Se a oposição está sem discurso e sem candidato, não podemos ignorar também a dificuldade que a pré-postulante situacionista está encontrando para definir seu vice, especialmente agora que o sr. Meirelles encontra-se às voltas com a Justiça dos homens.

Fosse este um país verdadeiramente democrático e a candidatura do governador paranaense Roberto Requião já estaria nas ruas passando como um trator por cima das nulidades do porte de uma Dilma não sei do quê, de um Serra de tal, de um Aécio netinho ilustre, de um Ciro arenista arrependido e tantas outras personalidades medíocres que a imprensa insiste em nos empurrar goela abaixo.

É como eu sempre digo: prefiro ser um otimista e estar errado a ser um pessimista e estar certo.

Abraços


Franco Atirador (12/03/2010 - 21:34)
MARKETING ELEITORAL DO PSDB

O marqueteiro do PSDB está recomendando aos candidatos do partido QUE DEIXEM CRESCER A BARBA.

Se o marketing não surtir efeito diante dos eleitores, O PRÓXIMO PASSO do especialista em propaganda eleitoral será o de FAZER COM QUE TODOS OS CANDIDATOS do PSDB AMPUTEM UM DOS DEDOS DA MÃO.

O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA (DEM, ex-PFL) pegou carona no marketing e já começou a ELOGIAR GOVERNO LULA.

Dá uma olhada:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4316247-EI6578,00-Deputada Agripino elogia com oportunismo politicoeleitoral.html

ademar s teixeira (12/03/2010 - 20:51)
Esses senhores nao conseguem aceitar que até mesmo um torneiro mecanico (com um dedo a menos), consegue fazer um governo melhor que o deles.

mila (12/03/2010 - 20:43)
O PIG já esta arregimentando os milicos velhinhos de frauda.Em ultimo caso, apelam para o golpe repetindo 1964.

Franco Atirador (12/03/2010 - 20:28)
A ESTRATÉGIA DO MILLENIUM

COOPTAR OS MILITARES

A grande mídia está dando ampla publicidade ao encontro dos generais e dos jornalistas com o Ives Gandra e um ex-desembargador de extrema-direita, e outros "renomados" advogados.

E estes encontros, palestras e seminários estão se espalhando por todo o país, para se fazerem repercutir na mídia e, depois, serem arrematados por comentários de "especialistas" em política.

O tema-pretexto é o PNDH3.
Cuba e Venezuela também são temas acessórios.

Se eles tentarem dar o golpe, ao estilo RCTV, não será surpresa!

Aliás, a RCTV, da Venezuela, também estava no Instituto Millenium, como uma das representantes da mídia estrangeira, para ajudar na estratégia.

Está na hora dos combatentes acordarem!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design