Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Denúncias Utilidades

Lemes: Roche pagou viagem a seminário que promoveu Tamiflu

Atualizado em 11 de maro de 2010 s 23:00 | Publicado em 10 de maro de 2010 s 17:29

por Conceição Lemes*

O Ministério da Saúde informa: até 21 de maio, o Brasil deverá vacinar pelo menos 80% das 91 milhões de pessoas que devem ser imunizadas contra influenza A, ou gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína.

São grupos prioritários: trabalhadores da área de saúde, indígenas, grávidas em qualquer período de gestação, crianças, adolescentes e adultos com obesidade grau 3 (antigamente chamada obesidade mórbida), pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a menos de dois anos, idosos (com mais de 60 anos) portadores de doenças crônicas e adultos saudáveis de 20 a 39 anos. 

Grupos prioritários são aqueles que têm maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. A prioridade dos trabalhadores de saúde é porque deles dependem todas as estratégias de combate da segunda onda de pandemia da gripe suína.

Adicionalmente, o Viomundo recomenda mais uma “vacina”: é contra eventuais “surtos” de má fé e/ou de desinformação de parte da mídia, a exemplo do ocorreu em 2009. Indicamos aos 197 milhões de brasileiros, pois “os surtos midiáticos” também podem causar danos à saúde, eventualmente até matar.

CRIME CONTRA A SAÚDE PUBLICA BRASILEIRA

Em 24 de abril de 2009, foi manchete no mundo inteiro: a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta sobre a ocorrência de um novo tipo de gripe, causada por uma variante do vírus da influenza suína A H1N1. Testes laboratoriais haviam confirmado casos da infecção em seres humanos nos Estados Unidos e no México.

Em 11 de junho, a OMS declarou pandemia de gripe suína. O vírus A H1N1 já circulava na Europa, Austrália, América do Norte, Central e do Sul. No Brasil, dos 52 casos confirmados até então, 75% tinham sido adquiridos fora do país.

Em vez de informar a população, parte da mídia brasileira passou a disseminar o pânico. Em 19 de julho, reportagem da Folha de S. Paulo dizia que a gripe suína poderia atingir entre 35 milhões e 67 milhões de brasileiros ao longo das cinco a oito semanas seguintes.

Matéria totalmente furada e irresponsável. Um crime contra a saúde pública brasileira com o objetivo político de atingir o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva em benefício do governador José Serra, de São Paulo, candidato da Folha para presidente em 2010.

Em agosto, alguns “especialistas” e outros desinformados e/ou mal-intencionados reforçaram o terrorismo midiático, disseminando-o nos jornais, nas revistas Época e IstoÉ, nos noticiários de rádios e TV. Exigiram, inclusive via Justiça, que o Ministério da Saúde fornecesse o antiviral Tamiflu (oseltamivir é o nome da droga) a todas as pessoas com sintomas gripais. Um absurdo.

Curiosamente, no início de setembro de 2009, a Roche, fabricante do Tamiflu, único medicamento disponível no Brasil contra a gripe suína até então, patrocinou a ida de quatro jornalistas brasileiros a uma conferência na Basiléia, Suíça, onde fica a sua sede.

A David Reddy, líder da força-tarefa da multinacional farmacêutica contra a pandemia da gripe A, coube a atualização científica sobre o antiviral. Entre os dados apresentados, estes sobre a eficácia do Tamiflu na gripe sazonal, comum.

 SC_83.jpg

Ao contrário do que induzia a apresentação, não há indicação de uso do Tamiflu para prevenir a ocorrência de gripe na população.

Quanto à sua eficácia no tratamento da doença, o laboratório recorreu apenas a publicações antigas, cujos resultados lhe eram mais favoráveis. Deixou de alertar os jornalistas que estudos publicados em agosto de 2009 pelas conceituadas revistas Lancet e British Medical demonstraram, por exemplo, que o oseltamivir reduz a duração dos sintomas da gripe comum em algo próximo a 0,5 dia e não em até dois dias, como alguns especialistas diziam. A Roche também omitiu que o Tamiflu não é eficaz quando usado em pacientes com síndrome gripal sem fatores de risco. E que o seu uso generalizado aumenta o risco de o vírus desenvolver resistência ao medicamento.

Tatiana Pronin, do UOL, esteve lá. Em reportagem veiculada no dia 7 de setembro, informou:

 Em situações de pandemia como a da gripe suína, ou influenza A (H1N1), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um país tenha medicamento suficiente para tratar pelo menos 25% da população. No Brasil, porém, os estoques disponíveis até agora dariam para suprir apenas 5% dos brasileiros. A informação foi divulgada pela fabricante do antigripal Tamiflu (oseltamivir), a Roche, em uma conferência internacional organizada pela empresa nesta segunda-feira (7) na Basileia, na Suíça, onde fica a sede do laboratório.

O texto do UOL reforça:

"A OMS diz que o estoque deve ser de aproximadamente 25%...", comentou David Reddy.

A OMS desmentiu a história dos 25%. “A quantidade do antiviral dependerá da proporção da população em risco de desenvolver as formas graves da doença e da disseminação do vírus A (H1N1) ao longo do tempo”, disse ao Viomundo Aphaluck Bhatiasevi, do escritório de comunicação da OMS, em Genebra, Suíça. “A OMS recomenda que cada país avalie as suas necessidades com base nos respectivos planos para enfrentar a pandemia.”

Também na Suíça, contatamos David Reddy, para saber se ele confirmava a declaração ao UOL. “Não”, respondeu por e-mail. “O que foi dito era que algumas estimativas iniciais indicavam que ao redor de 25% das pessoas poderiam ser infectadas durante a pandemia. Essa foi a base dos 25%. Porém,  aí, entra outro fator: o quão virulento é o vírus e quantas pessoas precisam ser tratadas. São decisões que o próprio governo tem de tomar.”

Notem que o representante da Roche cita “algumas estimativas” de que aproximadamente 25% das pessoas “poderiam ser infectadas” e que isso ocorreria “durante a pandemia”, que dura até hoje. Observem ainda que, implicitamente, nas entrelinhas, ele diz que nem todas precisam de tratamento.

“Então o UOL errou?”, questionamos a Roche no Brasil. “Por que vocês não distribuíram um comunicado dizendo que a informação era equivocada?” 

Foram várias tentativas na ocasião e tempos depois. A assessoria de imprensa nunca respondeu essas questões, dando margem a esta incerteza: o UOL se equivocara ou  David Reddy dissera mesmo à repórter que para a OMS seria necessário ter em estoque tratamento para, pelo menos, de 25% da população e depois voltou atrás?

A essa dúvida somaram-se outras duas perguntas também não respondidas pela assessoria de imprensa do laboratório. Qual o objetivo da Roche em levar jornalistas brasileiros para um evento que não apresentou nenhuma novidade científica? Afinal, o único fato novo foi o ranking dos países que tinham em estoque tratamentos de antivirais para mais de 5% da população. O Brasil, na tabela apresentada, aparecia na rabeira. Entre os 45 países listados, o Brasil era o 45º. A intenção da Roche ao divulgar o ranking seria forçar os países a fazer novas encomendas, garantindo vendas futuras?

Fazer política partidária ou lobby econômico com notícias de saúde tem “efeitos colaterais”. Lembrem-se da epidemia midiática de febre amarela de 2008. Milhares e milhares de pessoas vacinaram-se desnecessariamente. A vacina tinha contraindicações.  Várias acabaram hospitalizadas. Duas morreram.

Portanto, se alguma notícia na mídia sobre gripe suína, vacinação e tratamento, te deixou preocupado, ligue gratuitamente para o Disque Saúde, do Ministério da Saúde (0800 61 1997) ou acesse os sites www.saude.gov.br e www.vacinacaoinfluenza.com.br 

Vacine-se já contra os “surtos” midiáticos de gripe suína. Afinal, quanto mais prevenção mais proteção. 

*É a jornalista mais premiada em temas de Saúde no Brasil


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Antonio (14/03/2010 - 11:29)
Conceição Lemes, não é a mesma comparação da ditabranda, onde a Folha dizia que morreram menos pessoas por ação dos militares. Me refiro a morte pelo vírus da gripe, e este comparativo médicos se cansam de fazer.

Por favor, veja o vídeo da monja para entender melhor, ela esta sendo bastante clara demostrando cientificamente o caso:

http://vimeo.com/7965935

Nascimento (14/03/2010 - 06:46)
Parece aquelas teorias de conspiração mundial que circulam pela internet.... O pior, é que "alguéns" fatura com isso.

Rodrigo Ferrari (13/03/2010 - 18:25)
Pergunto a Conceição, já que ela citou o nome de um dos jornalistas jabazeiros, quem seriam os outros três que conheceram os Alpes em troca de disseminar o medo entre a população.

Seria interessante saber também os veículos para os quais esses sujeitos trabalham.


Obrigado.

diogojfaraujo (12/03/2010 - 23:32)
Aqui é um blog imparcial ou anti-PiG??? Anti-PiG somos todos, mas somos imparciais.... Ou não?

Conceição Lemes (12/03/2010 - 18:36)

Antonio, as informações referentes ao Brasil estão erradas. Aposto que os parentes das pessoas que morreram não acham que morreram "poucas" pessoas. Certamente, se isso tivesse acontecido a alguém próximo a vc, a tua insensibilidade não seria tão descarada.

Aliás, ontem vc disse que tinha tomado a vacina e estava com um monte de efeitos colaterais -- colocou uma listona e estava passando mal -- e que a sua mulher não iria tomar. Hoje, vc diz que não vai deixar injetar isso em vc? E agora? Pensou que eu não fosse lembrar?

Por isso, te garanto: ser caninamente fiel à verdadde dos fatos é a melhor forma de eu ser honesta comigo e com a sociedade.

Antonio (12/03/2010 - 17:47)
Perdão. A informação correta está aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/2009_flu_pandemic

Mas mesmo assim, 14 mil mortes? Morre mais gente de fome na África.

Antonio (12/03/2010 - 17:44)
Aliás, 170 mortes no Brasil, sendo 69 em São Paulo (nos sowetos provavelmente)? Pra que vacinar com um número tão minúsculo de mortes? Até de fome se morre mais. Quem está fazendo terrorismo psicológico? Será que não é quem quer injetar a mata-fuinhas em mim?

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/08/08/chegam-170-os-mortos-por-gripe-suina-no-brasil-757224618.asp

andre i souza (12/03/2010 - 14:24)
Sra.Conceição Lemes, devo deixar-te, aqui, os meus parabéns. Todas as suas abordagens são surpreendentemente interessantes e elucidativas, desde o o 'post' em si até às suas respostas a certos comentários. Tenha certeza, sem dúvida, estás a fazer a sua parte para um Brasil muito melhor e mais justo. Parabéns, novamente.

Conceição Lemes (12/03/2010 - 13:17)
Miriam, que bom vc que percebeu que esse assunto tem de ser visto como saúde pública. O que eu não concordo é com o radicalismo de certos grupos. Eu não tenho preconceito contra o naturalismo. Tanto que caí da escada, machuquei o ombro e estou fazendo acupuntura.Um abração e boa sorte.

Miriam (12/03/2010 - 12:57)
Conceição, concordo que por se tratar de saúde pública tomem-se medidas baseadas no consenso geral de que as vacinas são eficazes, mas a ciência também serve a interesses espúrios, cabe a nós discernir o que é pro nosso bem e o que não é. Mesmo levando em conta a sua responsabilidade e sua indiscutível competência, sinto um certo preconceito de sua parte, existem outros caminhos para a saúde, passa pela prevenção e ninguém melhor do que os naturistas para falar disso.

Conceição Lemes (12/03/2010 - 12:32)

Antonio, lamentavelmente o seu objetivo é fazer terrorismo psicológico. Nem que seja faltando com a verdade como fez ontem e acabou de fazer agora. Que pena, cara! Vc teve algum amigo, parente, colega, que morreu no passado por causa da gripe suína? Tomara que não. Tomara que também que um filho seu, a sua mãe, enfim, nenhuma pessoa querida sua morra por causa da sua irresponsabilidade neste momento. O terrorismo que está disseminando é um crime contra a saúde pública.

É muito fácil se esconder atrás do anonimato, né? Assim como o PIG, o You Tube aceita todo tipo de mentira. Aqui, no Viomundo, não.

Antonio (12/03/2010 - 11:58)
Conceição Lemes, você está invertendo a situação. É só buscar no Youtube que você encontra toneladas de vídeos com os efeitos colaterais da vacina, a maioria deles nos EUA.

O Brasileiro (12/03/2010 - 00:50)
Conceição Lemes, parabéns por mais um texto excelente. Esclarecedor.
E é bom ver que a população tem senso crítico em relação às vacinas e aos medicamentos que toma. Seria bom se todos pensassem assim, pois grande parte dos problemas de saúde são decorrentes do uso incorreto ou exagerado de medicamentos.
Todos os medicamentos, inclusive os "populares" paracetamol (acetaminofen) e dipirona, tem efeitos colaterais severos, mas que são raros, o que acaba disseminando seu uso, por conta de sua eficácia.
O mesmo ocorre com as vacinas. As complicações neurológicas que causam são graves, mas são raras. E o "custo-benefício" de vacinar é muito grande. Imagine uma criança com seqüela de meningite ou morta por esta doença. Ou outra que se tornou deficiente porque não tomou vacina contra pólio.
E o que é mais grave! Quando as pessoas não se vacinam, permitem que o vírus continue se disseminando pelo ambiente, aumentado as chances de infecção em pessoas susceptíveis (com imunidade comprometida). Portanto, vacinar é uma ação de saúde pública, e não somente individual. Oswaldo Cruz que o diga!

Conceição Lemes (11/03/2010 - 20:29)
Miriam, infelizmente, o que eu relatei é verdade. Não é de hoje. Há 27 anos faço jornalismo na área de saúde e isso acontece. Tem gente dessa corrente de pensamento que não vacina seus filhos contra poliomielite. Vc faria isso com os seus? Vc deixaria deixaria de se vacinar contra a febre amarela se fosse para a região que tem a doença? Vc deixaria de tomar a vacina contra a rubeola, se estivesse pensando em engravidar? E contra a hepatite B, doença que que pode dar cirrose e câncer no fígado?

Pois alguns grupos que se manifestam contra a vacinação da gripe suína são os mesmos grupos naturistas que são contra as vacinas da pólio, da febre amarela, hepatite, rubéola... Deixam de se vacinar e não vacinam seus filhos.

Assim como tem pessoas que estão se manifestando contra a vacina apenas, porque é uma forma de manifestar contra o governo Lula.

Enquanto jornalista na área de saúde, não posso olhar para o umbigo. Tenho de olhar para a saúde publica.

E essa questão tem de ser avaliada á luz das evidências científicas do momento, considerando a saúde pública como um todo. Aqui, não cabe achismos pessoais nem lobismos de quem quer seja. Para isso tenho de ser caninamente fiel à verdade dos fatos, mesmo que alguns não gostem. Abração e boa sorte


carlos quintela (11/03/2010 - 19:54)
O Luis Nassif vai adorar esta notícia...

Conceição Lemes (11/03/2010 - 19:52)
Fernando DN, eu sei que a sua intenção é a melhor possível. Por isso, respondi. Fazer questionamentos é fundamental. Só que não podemos perder de vista que por trás das críticas muitas vezes há questões políticas e guerra comercial. Tem remédios, por exemplo, que são proibidos na Europa e permitidos nos EUA e vice-versa. A razão real frequentemente não está ligada a questões de saúde -- efeitos colaterais, eficácia. Mas a uma guerra comercial. Europeus vetam uma determinada droga pq ela é produzida por laboratório dos Estados Unidos. Só isso. E o contrário tb existe. Estados Unidos vetam medicamentos apenas porque são de laboratórios europeus. Só que isso fica mascarado, às vezes com a ajuda da própria mídia.
POr isso, quem lida com informação na área de saúde, tem de ser extremamente cuidadoso, tem de estar atento a quem está ou o quê está por trás de determinadas segundas intenções. Espero responder todos os seus questionamentos na entrevista com o ministro Temporão. Abs

Miriam (11/03/2010 - 19:47)
Conceição, sua afirmação "Há grupos naturalistas que são contra todo tipo de vacina e estão se aproveitando desse momento para contra-indicar a vacina. Só que não contam que culturalmente são contra todas vacinas e ponto. Só estão focando a vacina contra a gripe suína. O que é desonesto. Fazer política com notícias de saúde tem sérios efeitos colaterais, pode até matar." é um pouco além da conta, porque você mistura tudo, generaliza e tira uma conclusão estapafúrdia. Está cheio de gente que faz "terrorismo" pela internet, não se pode dizer que são os naturalistas. A única parte com que concordo é com os sérios problemas colaterais, de tudo quanto é lado, das vacinas, inclusive. Faz diferença se o caso é de vacina de gripe comum ou suína? Vamos esperar ter um caso em consequência da gripe suína para começar a estudar? Eu não sou da área médica, mas sei que existe um monte de casos de doenças suspeitas terem sido desenvolvidas em função de vacinas. Entendo que a saúde pública recomende a vacinação, uma vez que não dá para saber sobre a imunidade das pessoas (a vocação que elas têm de desenvolver determinadas doenças). Dá para saber que os índios morrem de gripe, então vacina-se os índios. Por favor, não coloque tudo no mesmo saco: terrorista de internet é terrorista de internet, sociedades não adeptas de vacina são outra coisa. E séria.

FernandoDN (11/03/2010 - 18:56)
Conceição, logo que percebi minha falha eu vim aqui me retratar. Minha intenção é trazer informações para o debate. Não quero fazer a cabeça de ninguém com "terror psicológico", mas fornecer dados que eu julgo confiáveis, como os da Dra. Forcades.

Eu considero acertadas as ações do nosso Ministério da Saúde em identificar e priorizar os grupos de maior risco, mas desconfio das vacinas e tenho alguns questionamentos.

Parece-me que não tiveram tempo para testá-las suficientemente; o MS já testou as vacinas em cobaias animais ou realizou testes para ter certeza da sua composição? Pergunto isso pois tomei conhecimento do caso do Laboratório Baxter, noticiado parcamente, que ano passado enviou 72kgs para 4 países europeus de vacinas que deveriam ser da gripe sazonal comum mas que estavam contaminadas pelo vírus da gripe aviária não atenuado.

Outra coisa, parece que as vacinas foram feitas em tempo recorde e os laboratórios não tiveram tempo hábil para produzir todos os antígenos suficientes e tiveram que auemntar a dose dos aditivos coadjuvantes como polisorbato e esqualeno. Alguma informação quanto a esses aditivos?

Mais uma coisa, até agora a grie A é mais letal ou mais benigna que a gripe comum? E se foi mais benigna mas espera-se que a segunda onda seja mais letal pois haveria algum tipo de mutação, de que serveria essa vacina feita com o vírus não mutado?

Espero que compreenda que meus questionamentos são sinceros.

Obrigado pelo seu serviço, é vital! Um abraço ;)

Conceição Lemes para Fernando (11/03/2010 - 17:41)
Caro, vc teria esse e-mail que está circulando na internet contra a vacinação? Se conseguir, por favor, daria para enviá-lo para mim? Endereço: viomundosaude@gmail.com

Abs

Conceição Lemes (11/03/2010 - 16:08)
Fernando DN, vê como a questão de informação na área de saúde é séria. Como ficam as pessoas que leram a informação que vc passou de boa fé mas estava equivocada e não vão ler a sua retificação? Já pensou se entre essas pessoas está uma que deveria tomar a vacina, não vai fazê-lo mais induzida pela sua dica e, de repente, tiver a forma grave de gripe suina?
Há grupos naturalistas que são contra todo tipo de vacina e estão se aproveitando desse mommento para contra-indicar a vacina. Só que não contam que culturalmente são contra todas vacinas e ponto. Só estão focando a vacina contra a gripe suína. O que é desonesto. Fazer política com notícias de saúde tem sérios efeitos colaterais, pode até matar. Abs

JADER RESENDE (11/03/2010 - 15:23)
No dia 16 de janeiro de 200-10 publiquei no blogue http://jaderresende.blogspot.com/ o seguinte poste

Tragedias-Drª Rauni Kilde
Como funciona o complexo mundo dos remédios e vacinas diante de tragédias como a acontecida no Haiti e doenças altamente contagiosas ?
Não sei.
Pelo menos vemos nesse vídeo, terríveis afirmações sobre o destino do mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=v18AfN3k6P8&feature=player_embedded

Esperamos que tudo saia bem, infelizmente existe uma grande duvida quanto a MANIPULAÇÃO DO REMEDIO.

cássio (11/03/2010 - 15:04)
Originally published June 25 2009

Journalist Files Charges against WHO and UN for Bioterrorism and Intent to Commit Mass Murder
by Barbara Minton, Natural Health Editor

(NaturalNews) As the anticipated July release date for Baxter"s A/H1N1 flu pandemic vaccine approaches, an Austrian investigative journalist is warning the world that the greatest crime in the history of humanity is underway. Jane Burgermeister has recently filed criminal charges with the FBI against the World Health Organization (WHO), the United Nations (UN), and several of the highest ranking government and corporate officials concerning bioterrorism and attempts to commit mass murder. She has also prepared an injunction against forced vaccination which is being filed in America. These actions follow her charges filed in April against Baxter AG and Avir Green Hills Biotechnology of Austria for producing contaminated bird flu vaccine, alleging this was a deliberate act to cause and profit from a pandemic.

Jane Burgermeister is a dual Irish/Austrian who has written for Nature, the British Medical Journal, and American Prospect
http://www.naturalnews.com/z026503_pandemic_swine_flu_bioterrorism.html

cássio (11/03/2010 - 14:25)
Swine flu: "They Organized the Panic"
Inquiry into the Role of Big Pharma and WHO by Council of Europe
Bruno Odent interviews Dr. Wolfgang Wodarg
Global Research, January 11, 2010
L'Humanité - 2010-01-08
New Development: The German President of the Health Committee of the Council of Europe, Wolfgang Wodarg, is issuing accusations against the pharmaceutical lobbies and the governments. He has intitiated the start of an investigation by that body concerning the role played by the pharmaceutical in the campaign of panic about the virus.
Ex-member of the SPD, Wolfgang Wodarg is a doctor and epidemiologist. His request for a commission of inquiry into the role of pharmaceutical companies in the management of swine flu outbreak by WHO and the nation states was granted unanimously by the members of the Health Committee of the Council of Europe%u2026
http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=16902

Bill Gates talks about "vaccines to reduce population"
by F. William Engdahl
March 4, 2010

Microsoft founder and one of the world"s wealthiest men, Bill Gates, projects an image of a benign philanthropist using his billions via his (tax exempt) Bill & Melinda Gates Foundation, to tackle diseases, solve food shortages in Africa and alleviate poverty. In a recent conference in California, Gates reveals a less public agenda of his philanthropy%u2014population reduction, otherwise known as eugenics.
http://financialsense.com/editorials/engdahl/2010/0304.html

(11/03/2010 - 14:25)
... e aí eu perguntei:
- Vacinar-se ou não, afinal?...

... e a resposta veio na bucha:
- Mais contra a mídia do que contra a doença.
.

Conceição Lemes (11/03/2010 - 13:58)
Caras e caros, todas essas questões vão ser respondidas na entrevista com o ministro Temporão que será publicada amanhã no Viomundo. Gostaria de lembrá-los que, em 2009, o ministro Temporão não cedeu às pressões da mídia e de outros desinformados e/ou com má fé que queriam que o Tamiflu fosse distribuido indiscriminadamente. O Ministério da Saúde recomendou em situações bem espécíficas. A estratégia estava certíssima. Foi totalmente baseada em evidências científicas e dados epidemiológicos.
Agora,a vacinação é apenas para que têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Ela não é compulsória. Aqui, diferentemente da França,a Associação Brasileira de Enfermagem defende a vacinação. A propósito. Acabo de saber por uma amiga que mora em Washington a vacina foi oferecida gratuitamente em todas as escolas públicas a todas as crianças. No Canadá, que tem um serviço publico de saúde modelar,talvez um dos melhores do mundo, a vacinação está sendo feita também. Portanto, temos de tratar a questão com base nas evidências científicas e na situação epidemiológica. Uma coisa é vc decidir se toma ou não. A responsabilidade é sua. Outra é desenvolver uma estratégia para milhões de brasileiros. Nós vamos conversar sobre tudo isso amanha. Abs

Fernando (11/03/2010 - 12:24)
Azenha,
Sugiro uma investigação sobre um e-mail que circula na net contra-indicando a vacinação.
Lamentável que usem a Net para desinformar.
Parabens por seu trabalho.

FernandoDN (11/03/2010 - 11:44)
Correção: o vídeo que postei abaixo da moça que sofreu a síndrome depois de tomar a vacina, tomou a vacina da gripe comum, não da H1N1, desculpem-me pelo vacilo!

Go Oliveria (11/03/2010 - 11:31)
Quais jornalistas, ou melhor que mídia eles representavam?

É importante que saibamos, porque assim, poderemos avaliar quem tem mais ou menos credibilidade.

Sim, porque o prêmio a estes jornalista representa um rconhecimento ao aumento de faturamento do laboratório, manipulado pelo terrorismo feito à população.

Tania Gomes (11/03/2010 - 11:23)
O secretário estava *ATERRORIZANDO...

FernandoDN (11/03/2010 - 10:22)
Olás, bons dias!

Fico feliz com o interesse dos leitores deste valoroso blog pela entrevista com a Doutora Teresa Forcades, ela realmente traça um panorama muito sóbrio e científico sobre a Gripe A e seus desdobramentos. Quem não viu, veja: http://vimeo.com/7965935

Depois de ter visto a entrevista, mais do que nunca tenho argumentos para dizer alto: eu não me vacinarei!

Nesta vacina do laboratório GlaxonSmithKline (não sei direito como se escreve) existem alguns aditivos que o governo brasileiro não está anunciando, que amplificam em 10 vezes a resposta do sistema imune do organismo, o que pode ser perigoso, segundo me consta. Já existem casos de pessoas que tiveram a síndrome de Guillen-Barré (também não sei como se escreve) depois de tomar a vacina, que é uma degeneração absurda do sistema nervoso. Vejam o caso desta moça, noticiado num jornal televisivo americano: http://www.youtube.com/watch?v=f6mAkZZIn7g

Todas essas informações estão na entrevista com a Dra. Teresa Forcades, que é toda baseada em documentos oficiais e reportagens mainstream, tudo com fontes citadas.

Sabem que o Sindicado das Enfermeiras da França protesta contra a vacinação obrigatória naquele país? Depois de estudar a periculosidade da vacina e da gripe, acharam que é mais sensato não tomar a vacina.

Grato pela atenção!

Tania Gomes (11/03/2010 - 09:23)
Estou repassando os textos da Conceição na comunidade de minha cidade natal no Orkut,Presidente Epitácio, onde um ex secretário muninicipal, anti Lula e desinformado, estava aterrizando as pessoas por conta das mentiras da midia, ano passado!

Grauninha (11/03/2010 - 09:18)
Meus agradecimentos a Conceição, pelo artigo, e ao Fernando, pelo link com a Dr. Forcades que é um verdadeiro alerta para esta vacinação em massa. A Dr. Forcades, corroborando seus argumentos com artigos, pesquisas e fatos, nos apresenta o histórico desta gripe do inferno.

Nando Netto (11/03/2010 - 08:50)
Bye, bye, PIG!:
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2010/03/10/pela primeira vez publicidade na internet vai superar a da midia impressa nos eua 9423644.html

Beto São Pedro (11/03/2010 - 08:06)
Sou petista e sempre tive esta impressão do Ministro TEmporão, homem sério e dígno. Obrigado pelo texto, excelente.

Leider Lincoln (11/03/2010 - 06:37)
Sintto falta dos defensores da "liberdade da imprensa" aqui... Sagarana! Dvorak! Pessoalzinho da casa do Tio Rei!! Aonde vocês estão?!?

Ana. (11/03/2010 - 02:49)
A manipulação por trás dessa 'notícia' é muito mais profunda do que um jogo político superficial. Faço parte do grupo de gestantes e não pretendo tomar a vacina. Sugiro a se informarem sobre a composição da vacina e sobre os possíveis efeitos a curto e longo prazo. E mais que isso, verifiquem em fonte segura as estatísticas quanto a 'pandemia'. Ñ se infecionem com a mídia podre.

Mariele (11/03/2010 - 01:47)
Se vc está falando, Conceição, merece meu crédito. Mas então explique-nos, por favor, porque ele quer vacinar meia população brasileira com uma vacina experimental contra uma "pandemia" inventada pela mídia.

Grata,

Marcio Gaspar (11/03/2010 - 01:12)
Queria saber da Conceicao Lemes, se esta vacina ja nao chegou "velha", pois os virus sao mutantes, podendo ter uma outra variante da anteriormente detectada? Esta vacina teria realmente eficacia?

Henrique (11/03/2010 - 01:04)
Se a OMS decretou a gripe suína como pandemia mundial, então teria de quebrar a patente do Tamiflú. Porque não quebrou a tal patente?

Antonio (11/03/2010 - 00:35)
Me desculpe pela letra maiúscula, mas EU NÃO VOU ME VACINAR!!! Primeiro que para a gripe não tem cura, e depois que, enquanto não me provarem que é a mesma vacina aplicada por anos a fio, é aquela que deixa o braço dolorido, EU NÃO VOU! Dou minha vida para que aquele borra-botas do Rumsfeld não compre munição com meu dinheiro.

Stella (10/03/2010 - 23:25)
Conceição Lemes, jornalista mais premiada em temas de Saúde no Brasil: merecidíssimo! Ah se tivéssemos mais Conceições Lemes em outras áreas do jornalismo! Como estaríamos melhor informados e servidos!

Fabio Passos (10/03/2010 - 22:58)
putz. É assustador.

Na real hoje nós estamos reféns dos interesses e da ganância destas mega corporações.

E aqueles que deveriam fiscalizar o poder (a velha mídia) é apenas um instrumento de propaganda para os lobistas destas corporações.

Conquistar um Estado democrático capaz de impedir que tiranetes corporativos manipulem nossas vidas para realizar lucro é a questão capital de nossa época.

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (10/03/2010 - 22:50)
Eu já me vacinei. Definitivamente deletei a Globo do meu televisor. Vacina melhor que essa impossível!

Conceição Lemes (10/03/2010 - 22:33)
Mariele,conheço bem o ministro Temporão e posso te garantir: ele não levou nenhum "afago" da indústria farmacêutica. Além de competente, é uma pessoa seriíssima. O grande objetivo da vida dele é ajudar a construir um sistema público de saúde digno. Aliás, um sonho pelo qual ele batalha 30 anos, inclusive como professor da Fiocruz/Escola Nacional de Saúde Publica. Abs

Junia (10/03/2010 - 22:29)
Muito bom esse linK que o Fernando postou.....muito esclarecedor.

José Fernandes (10/03/2010 - 21:42)
misericórdia!!!!!!!só isso que tenho a dizer!

Miriam (10/03/2010 - 20:45)
Fernando, assisti a uma boa parte da entrevista que você recomendou, acho que todo mundo devia ver. Obrigada.

Adir Tavares (10/03/2010 - 19:54)
Europeus querem investigar "alerta falso" de pandemia da gripe suína

Deputados das maiores bancadas do Parlamento Europeu exigem a instauração de uma comissão de inquérito para investigar tratamento dado à gripe suína. Governo alemão admite subsídio milionário à indústria farmacêutica. »
http://www.dw-world.com/dw/0,,607,00.html?id=607

André (10/03/2010 - 19:48)
Hoje eu precisava ler isso.

Nada como a gente se sentir "escrevendo" um texto. Gosto disso.


Mariele (10/03/2010 - 18:57)
E o Ministro da Saúde? Temporão, o Vacinador.
É crédulo e manipulável pelas notícias da mídia?
Ou será que tem recebido algum "afago" dos laboratórios?


Carla (10/03/2010 - 18:55)
Na Europa a maioria da população recusou a vacina e agora as sobras foram mandadas para cá? Houve denuncias de scientistas sobre a pericolosidade da vacina, então é melhor não tomar. Ademais, apesar do longo inverno, parece que a gripe A desapareceu da Europa e dos EU bem no começo do inverno. Vacina, então, para que?

Vacinar ou náo vacinar? (10/03/2010 - 18:54)
Azenha, acho que você deveria procurar mais informações sobre os possíveis efeitos da vacinação da gripe suína, há muitas pessoas sérias que afirmar que a vacinação pode gerar muitos problemas colaterais.
Buscar uma contra-informação sobre este assunto, pode ser o melhor a ser feito neste período, quando sabemos que as empresas de telecomunicações obedecem as ordens vindas das industrias farmaceúticas.
abraços...

FernandoDN (10/03/2010 - 18:38)
Olá a todos!

Quero recomendar uma entrevista com uma Doutora em Saúde Pública (e Monja Beneditina) sobre a Gripe A. Ela traz muitos dados científicos que não encontramos na mídia brasileira. O nome dela é Teresa Forcades. Recomendo muitíssimo, muita informação preciosa. Obrigado!

Link para a entrevista:
http://vimeo.com/7965935

Franco Atirador (10/03/2010 - 18:30)
O domínio do Portal da Globo na internet
mudou de G1.COM para H1N1.COM

CUIDADO!
ESSE VÍRUS É LETAL!
VOCÊ PODE SE CONTAMINAR!

C. Paoliello (10/03/2010 - 18:28)
ACOMPANHEI, NO INÍCIO DO ANO, PELA IMPRENSA EUROPÉIA, O ENCALHE DE MILHÕES DE DOSES DE VACINAS CONTRA O VÍRUS H1N1, VACINA CONSIDERADA DESNECESSÁRIA E ATÉ MESMO PERIGOSA POR AUTORIDADES SANITÁRIAS E CIDADÃOS EM GERAL. A COMPRA DE QUANTIDADE EXCESSIVA DE VACINAS E O POSTERIOR ENCALHE DE MILHÕES DE DOSES NA FRANÇA, GEROU ATÉ UM SÉRIO QUESTIONAMENTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE FRANCÊS PELO PARLAMENTO. ASSIM COMO A PARTICIPAÇÃO DA OMS NO LOBBY ALARMISTA SOBRE A VIROSE CAUSADA PELO H1N1 FOI CONSIDERADA UM ESCÂNDALO POR AUTORIDADES DA UNIÃO EUROPÉIA E POR MEMBROS DO PARLAMENTO EUROPEU.
UMA DAS SOLUÇÕES PROPOSTAS PARA DIMINUIR O PREJUÍZO DOS PAÍSES QUE COMPRARAM QUANTIDADES EXCESSIVAS DE VACINA FOI A DE REPASSÁ-LAS PARA PAÍSES DO 3º MUNDO. COINCIDENTEMENTE, QUANDO O SURTO DO H1N1, PELA SUA BAIXA LETALIDADE, JÁ HAVIA CAÍDO NO ESQUECIMENTO APARECE A CAMPANHA DO MS EM PROL DA VACINAÇÃO.
MEUS QUESTIONAMENTOS SÃO OS SEGUINTES:
1º POR QUÊ UMA VACINA REJEITADA PELOS EUROPEUS É BOA PARA OS BRASILEIROS;
2º PELA RAPIDEZ COM QUE A VACINA SURGIU APÓS O SURTO, SERÁ QUE ELA CUMPRIU TODAS AS ETAPAS EXIGIDAS NA PRODUÇÃO DE UMA VACINA? ELA É SEGURA? SE É, PORQUE OS EUROPEUS A REJEITARAM?

Moacir Simples Assim (10/03/2010 - 18:28)
Hoje ouvi na rádio bandeirantes uma entrevista do ministro Temporão dizendo que as vacinas já estão devidamente compradas, pagas e só falta utilizá-las na bugrada.




Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design