Vi o Mundo, por Luiz Carlos Azenha

Palanque

Deixe aqui sugestões de pauta, de leitura e desabafos

Escreva!

   
 
Home Receba as últimas notícias via RSS
Denúncias Utilidades

Conceição Lemes: Governo ficou três anos sem limpar o Tietê

Atualizado em 04 de fevereiro de 2010 s 15:35 | Publicado em 27 de dezembro de 2009 s 22:40

por Conceição Lemes

Experimente pesquisar as matérias sobre as enchentes de 8 de dezembro em São Paulo. Invariavelmente aparece este trecho do comunicado da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia (SSE) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee):

O Daee executa periodicamente o desassoreamento e a limpeza dos rios Tietê, Cabuçu de Cima, Tamanduateí e dos piscinões do ABC e Pirajuçara e que só neste ano já foram retirados 380 mil metros cúbicos de sedimentos.

Reportagem de O Estado de S. Paulo afirma:

Anualmente, o Estado gasta cerca de R$ 27,2 milhões para retirar 400 mil m³ de sedimentos somente do Tietê, num trecho de 40 km. São quatro contratos que determinam retirada de 32 mil m³ por mês, para evitar enchentes.

A secretária de Energia e Saneamento de São Paulo, Dilma Pena, é uma das entrevistadas. Assim como na reportagem do Agora, de 11 de dezembro :

Em 2009, segundo Dilma [Pena] foram retirados 380 mil m³ de detritos. Segundo especialistas em drenagem urbana, o ideal seria retirar 1 milhão de m³ .


Na reportagem Enchentes em São Paulo refletem falta de governo, publicada pelo Viomundo, o engenheiro Júlio Cerqueira César Neto aponta a falta do desassoreamento como uma das principais causas das inundações de 8 de setembro e 8 de dezembro na capital:

Na cidade de São Paulo, entre a barragem da Penha [Zona Leste] e o Cebolão [interligação entre as marginais Tietê e Pinheiros, Zona Oeste], o Tietê recebe aproximadamente 1,2 milhão de metros cúbicos de resíduos por ano. Se você deixar isso no fundo do rio, a capacidade dele diminui. E o que o Departamento de Águas e Energia Elétrica, o Daee do governo do Estado de São Paulo, tem feito? O Daee faz a limpeza, mas tira apenas 400 mil metros cúbicos por ano.


TEM CERTEZA DE QUE O DAEE LIMPA O TIETÊ ANUALMENTE?


O desassoreamento anual de 380 mil ou 400 mil metros cúbicos de resíduos (lixo, dejetos, erosão, material de terraplenagem) da barragem da Penha ao Cebolão tornou-se versão oficial. A informação não foi desmentida pela SSE nem pelo Daee. Os próprios especialistas acabaram acreditando nela. Entre eles, o professor Júlio Cerqueira César Neto, que foi professor de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da USP.

Mas será que realmente pelo menos os 380 mil ou 400 mil metros cúbicos de resíduos foram removidos em 2006, 2007 e 2008?

Uma primeira busca nos portais do Daee e da secretaria de Saneamento e Energia, nada a respeito.

Em dezembro de 2005, o alargamento e aprofundamento da calha do Tietê, iniciados em 2002, foram concluídos. A obra custou RS 1,7 bilhão (valor atualizado pelo IGD-DI).

Da barragem da Penha ao Cebolão (trecho principal do Tietê na capital, é o que transborda),  o rio foi rebaixado em cerca de 2,5 metros; 9 milhões de metros cúbicos de lixo e terra foram removidos. Segundo o governo estadual, a probabilidade de inundação caíra de 50% para 1%. A obra foi inaugurada em 19 de março de 2006 pelo governador Geraldo Alckmin.

A partir daí, as referências encontradas em portais vinculados aos órgãos do governo do estado sobre desassoreamento do Tietê se relacionam ao edital de licitação, realizada em 18 de setembro de 2008, e a notícias sobre o andamento da obra.


SC_80_1.jpg
SC_81-1_1.jpg

Entre dezembro de 2005, término da obra da calha, e outubro de 2008, início da vigência do contrato de desassoreamento, há um “buraco”. Um período sem explicações sobre limpeza do Tietê.

O Viomundo questionou a assessoria de imprensa da secretaria de Energia e Saneamento (SSE) sobre a limpeza em 2006, 2007, 2008 e 2009. O motivo:  a falta de dados oficiais mostrando que os 380 mil ou 400 mil metros cúbicos foram removidos nos três primeiros anos.

 “A limpeza é feita sistematicamente todo ano”, diz por telefone a esta repórter o assessor de imprensa da SSE, Hugo Almeida. “Tem máquinas limpando o Tietê o ano inteiro.”

A repórter insistiu. Enviou e-mail a Hugo Almeida e, por orientação dele, também a Gregory Melo (da assessoria de imprensa do Daee, órgão vinculado à SSE). Reenviou a mensagem mais três vezes. Nenhum dos dois retornou.

A repórter reforçou por telefone a solicitação à assessoria de imprensa da SSE, já que, segundo ela, as informações seriam fornecidas pela SSE e não pelo Daee.

A primeira ligação, na segunda-feira cedo, 21 de dezembro, Hugo Almeida atendeu:

– Estou indo atrás das informações para você, mas esses documentos são difíceis, faz muito tempo...

– É impossível instituições como as de vocês [Daee e SSE] não terem esses documentos à mão, arquivados ou no Diário Oficial do Estado... São comprovações atestando que esses serviços foram feitos... Preciso deles, sim... São indispensáveis para a minha matéria...

Seguiram-se outros telefonemas para o assessor de imprensa: “Ele não está”. “Está numa reunião”. “Volta mais tarde”. “Deu uma saidinha, mas volta”. “Acabou de sair”...

Invariavelmente essas respostas eram precedidas pelo “Quem gostaria de falar? Vou verificar...”. Fazia-se breve silêncio. E aí vinha a negativa manjadíssima, aliás.

Na terça-feira, 22, como a mudez do outro lado era absoluta, esta repórter tentou logo cedo contato. Júnior, assistente da assessoria de imprensa, informou: “O Hugo não está, só volta no final da tarde”.

 A  repórter ligou de novo, mas, propositalmente, deu um nome qualquer sem sobrenome.

Adivinhem o que aconteceu? Hugo atendeu.

– Hugo, tive de utilizar este subterfúgio para você me atender? Por que não responde aos meus e-mails nem atende as minhas ligações. Não é mais fácil... Apenas quero saber se foi feito o desassoreamento em 2006, 2007 e 2008 e os documentos comprovando...

Inicialmente, o assessor de imprensa da SSE/Daee tentou ser dono da verdade. Não deu certo. Acabou entregando os pontos:

– Não vou dispor das informações que você quer – disse e desligou.

O RIO TIETÊ FICOU QUASE TRÊS ANOS SEM SER DESASSOREADO?

A atitude da assessoria de imprensa, o fato de que enchentes que não deveriam ter acontecido aconteceram e as chuvas moderadas (nas duas inundações deste ano São Pedro está completamente isento) são fortes indícios de que o governo do Estado do São Paulo pode não ter removido os 380 mil ou  400 mil metros cúbicos de resíduos do Tietê em  2006, 2007 e 2008 (de janeiro a outubro).

Outro indício foi dado pelo engenheiro João Sérgio, responsável pela barragem da Penha, em entrevista à repórter Fabiana Uchinaka, do UOL, quando questionado sobre o fato de que o nível das águas no Jardim Pantanal, à montante da barragem, permanecia alto dias depois das chuvas terem cessado.

Disse o engenheiro:

"Também acho estranho o nível da água não baixar aqui e não sei por que está indo para os bairros, mas não precisa ser especialista para ver que está assoreado [o rio]".

Em português claro: o rio Tietê pode ter ficado quase três anos sem ser desassoreado.

“Como, nem os 400 mil anuais foram retirados em 2006, 2007 e 2008?!”, espantou-se o professor Júlio Cerqueira César. “Eu estive na inauguração da calha do Tietê, e o Geraldo Alckmin anunciou na frente de autoridades, engenheiros, técnicos um contrato para a manutenção da limpeza. Achei ótimo. Agora, faltar com verdade, não cumprir nem isso, já é demais!"

Na época, Geraldo Alckmin afirmou que, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), um consórcio seria o responsável pela manutenção da calha do rio. O Viomundo apurou que a PPP não vingou. O setor privado não demonstrou interesse. Foi somente no segundo semestre de 2008 que o governo do Estado de São Paulo resolveu licitar o desassoreamento de 400 mil metros cúbicos de sedimentos do Tietê.

“Isso significa que a limpeza do Tietê não foi feita no último ano do Alckmin e nos primeiros dois anos do Serra”, sente-se ludibriado o professor Júlio. “Uma desgraça para a cidade . A situação do Tietê está muito pior do que eu imaginava. Tudo o que se ganhou com o rebaixamento da calha foi perdido!”

Da barragem da Penha ao Cebolão, relembramos, são lançados anualmente no rio Tietê cerca de 1,2 milhão de metros cúbicos (1,2 milhão m³ ) de sedimentos. A partir daí o professor Julio fez as contas:

* 1,2 milhão m³  (em 2006) + 1,2 milhão m³ (2007) + 1 milhão m³  (em 2008, janeiro a final de outubro) = 3,4 milhões de metros cúbicos.

* Portanto, até outubro de 2008, já havia depositado na calha do leito do Tietê um passivo de 3,4 milhões de metros cúbicos.

* Do final de 2008 a dezembro de 2009, segundo a secretária Dilma Pena, removeram-se 380 mil metros cúbicos.  Ou seja, permaneceram no Tietê  820 mil metros cúbicos.

* Pois bem, somando os 3,4 milhões de metros cúbicos (não tirados de 2006 a final de 2008) com os 820 mil metros cúbicos (não removidos de 2008 /2009), o rio Tietê está com, pelo menos, 4,2 milhões de metros cúbicos de terra e lixo.

Conclusão 1: Atualmente, estima-se, o Tietê tem ao redor 4,2 milhões de metros de sedimentos depositados no seu leito na capital. É como se quase metade dos 9 milhões de metros cúbicos retirados durante a obra da calha tivesse sido jogada, de novo, dentro do rio.

Conclusão 2: Os 4,2 milhões de metros cúbicos dão uma altura de sedimentos de 4,2 metros. Supera de longe, portanto, os 2,5 metros de aprofundamento da calha.

Conclusão 3: O nível do Tietê voltou ao que era antes das obras da calha; R$ 1,7 bilhão praticamente jogado no lixo.

“Mantido o ritmo de entrar mais sedimentos do que sai, o Tietê vai ‘acabar’ na capital e a cidade submergir”, alerta o professor Júlio Cerqueira César. “É um descalabro.”

“O governo estadual não ter feito nada em quase três anos é muito sério. Toda a capacidade de vazão ganha com a ampliação da calha é perdida”, adverte o geólogo e consultor de geotecnia e meio ambiente Álvaro Rodrigues dos Santos, que já foi responsável pela Divisão de Geologia e diretor de Gestão e Planejamento do IPT (Instituto de Pesquisas  Tecnológicas, de São Paulo). “O Tietê transbordou em setembro e dezembro por estar totalmente assoreado. A vazão máxima dele nessas ocasiões foi de cerca de 700 metros cúbicos/segundo. Se estivesse limpo, seria próxima de 1,100 metros cúbicos /segundo e não teria transbordado.”

“Na verdade, eles [governo estadual] valem-se do desconhecimento técnico da população e da imprensa”, põe o dedo na ferida o geólogo Álvaro dos Santos, e vai fundo. “Com o não desassoreamento, eles sabiam perfeitamente que São Paulo corria o iminente risco de enfrentar tragédias como as de 8 de setembro e 8 de dezembro. Infelizmente em janeiro, fevereiro e março, meses naturalmente mais chuvosos, estaremos, de novo, na alça de mira das inundações. Ameaçou chover? Fuja das marginais. E se você mora em áreas sujeitas a inundações, chame imediatamente os bombeiros!”

O professor Júlio Cerqueira César Neto assina embaixo.


Indique esta Matéria
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
Paulo Santos (05/02/2010 - 12:27)
O problema, como disse um amigo, é que São Pedro é petista.

O Brasileiro (04/02/2010 - 15:28)
Uaauuu... que previsão!
Acho que logo, logo o governo de SP vai precisar mudar suas equipes na SABESP, no DAEE e na SEE.
Ou eles não entendem nada sobre o que deveriam, ou então estão fazendo campanha contra o Serra-Kassab!
Vai ver são petistas infiltrados no governo Serra-Kassab... hahahahaha!!!

Fernando Franke (04/02/2010 - 14:50)
LIMPAR O TIETÊ ?? IV
Para o Brasil crescer a um rítimo Sustentável de 5% a.a. é necessário construir uma Usina de grande porte por ano, para se construir uma usina os ambientalistas fazem com que um projeto demore 10 anos para, será que eles estavam todos acampados em Belo Monte qdo a dupla serrassab no apagar da luzes nos enfiou de "guela abaixo" ? . Esta grana jogada na latrina só terá um único aspecto positivo, seu resultados prático será mais um tiro no pé. Bye Bye serra2010.

Fernando Franke (04/02/2010 - 14:49)
LIMPAR O TIETÊ ?? III

E sr. Cristiano a coleta de lixo só sera regularizada, qdo Nunkassab licitar empresas com veículos Anfíbios. Discordo também do seu termo Favorecimento de Automóveis. As obras da Marginal de forma alguma favorecerão Automóveis, e sim quem os vende, a bem da verdade que arrecada 33% de ICMS sobre suas vendas, idem nos combustíveis (em apenas 1 dos impostos), afinal ao invés de 6 pistas congestionadas, agora teremos 9 em cada sentido. É simples de entender para se ter uma pseudo melhoria haveria necessidade de se expandir a capacidade do sistema como um todo, e não em uma única via. Expansão viária em toda região metropolitana, INSANO. Assim como foi esta Obra estúpida. O Nunkassab foi até a Koréia, conheceu o Projeto que Suprimiu as Marginais (1999-2009)no centro da capital, transformando um Rio Cheonggye antes poluído, em uma área Humana e de Lazer. Ele foi la com o MEU $$$, viu como se deveria fazer, e vem Fazer exatamente o contrario ? É muita incompetência concentrada. Além de nada resolver, vai impermeabilizar uma área adicional de 200km2. Mais um valor jogado ao ralo que poderia ser INVESTIDO em 6,5km de metro (ha transporte eficiente sobre trilho, que renderia 130km). Para se ter uma ideia ( uma) da sandice, 6,5km de metro, atende em média 240.000 passageiros/mês. Me pergunto, Aonde se enfiaram (afogaram) os ambientalistas de plantão que não se manifestaram ?

Fernando Franke (04/02/2010 - 14:47)
LIMPAR O TIETÊ ?? II
Este valor (limpesa do Tietê) e tempo é mais do que suficiente para se investir em escolas, ensinando a não poluir, e as demais obras acessórias para que o saneamento fosse contemplado de forma efetiva. A culpa pelas chuvas não é dessa patética dupla de acharcadores criminosos e incompetentes Serrasab. mas o despreparo, da irresponsabilidade pelo gerenciamento do abastecimento e ainda pela ganância. Afinal haviam informações não só das consequências de manter todo sistema de abastecimento na sua capacidade máxima (antes do período de chuvas) como também sobre a demanda de escoamento da bacia metropolitana comprometida. Incrível, sobrando água na capital e a Usina de Henry Bordem parada por falta de água, outro registo cabal de incompetência. A Usina produz 10% da capacidade de Itaipu, a um custo operacional ridículo (não ha custo de transmissão, esta localizada na região) e padece de .......sabem o que senhores? água, da pra acreditar ? Claro que precisa ser água adequada ( o que sobra na metrópole). Ela funcionava até a chegada ao PUDER destes gênios DEMOniados e PSDBestas. Mas estou sendo Utópico, afinal se houvesse 10% deste investimento, Investimento não, Investimento é algo que se colhe resultado, deste gasto (literalmente no esgoto) em escolas, educação, a população NUNCA teria eleito essa Tralha. Outro exemplo de Sandice e Crime, é a desocupação da zona leste por livre e espontânea Pressão. 1. O (des)governo permitiu a ocupação da área, oficia

Fernando Franke (04/02/2010 - 14:44)
LIMPAR O TIETÊ ?? 1
Azenha e amigos, tem algo de errado. Estamos mais uma vez incorrendo no erro de combater o Resultado e não as CAUSAS.
Não seria muito mais inteligente e Econômico ao Invés de Limpar o Rio, parar de SUJAR ele? Eu cruzava o Tiete em pontes de madeira antes da construção da Rod Castelo Branco e já naquela época la estavam as mesmas máquinas de hoje, limpando o Rio. Vejamos são 27,2 milhões por ano, quase 1,1 Bilhão nestes últimos 40 anos, o Rio continua sujo, só nossos Bolsos estão mais leves, limpos. Limpar o Rio é o mesmo que chover no molhado, Rio não foi feito para ser limpo ou lavado (muito menos pra ser sujo, poluído ou dar vazão a Incompetência e Incapacidade de governantes e Sabesps's). Em falar em Sabesp, o seu atual presidente só sabe se vangloriar, enche os pulmões pra mencionar que a empresa esta "investindo" 3 milhões no saneamento do estado, como se isso representasse alguma coisa, 1. É um dado técnico e não ha q.q. interesse nele (excepto aos seus investidores - que alias já é um paradoxo, uma empresa com objetivos sociais, ser alvo de investimentos financeiros, além do fato de atuar em outros estados e países no mundo ) 2. Para o (pseudo) beneficiado, o importante é se o investimento ou gasto esta de acordo com as necessidades e propósitos para o qual ele(usuário, cliente, cidadão) esta pagando. Para o usuário ser for devidamente aplicado já esta de "bom tamanho", mas se não esta, R$1,00 é um desperdício, o que se configura pois, a Sabesp cobra 50% pelo SERVIÇO DE TRANSPORTE da água e 50% pelo despejo, esgoto, o qual deveria ser transportado e tratado (o desgoverno estadual cobra 33% de ICMS - ou seja a cada R$100,00 recebemos menos de R$33,00 em água) . Não é o que acontece, ela simplesmente transfere o esgoto da porta do CONSUMIDOR para a porta de um outro, o Tiete. Pagamos um valor exorbitante (já que inócuo) para a NOSSA empresa pública sujar, poluir o nosso Patrimônio, Tietê.

Milton Hayek (04/02/2010 - 14:37)
Enquanto o PSDB leva,LITERALMENTE,água e esgoto à porta dos paulistanos o metalúrgico trabalha:

Em três anos, o PAC já investiu 63% dos R$ 638 bi previstos em 2.500 ações; mais de 40% delas foram concluídas segundo o balanço divulgado hoje pelo governo, e 44% estão com ritmo adequado de execução, de acordo com o mesmo relatório. No total já realizado, R$ 138,2 bilhões foram aplicados em obras de saneamento e habitação. O líder do PSDB Sérgio Guerra, em entrevista à VEJA, em 13 de janeiro, afirmou que, se eleito, Serra vai acabar com o PAC. Abre aspas para o tucano: "O PAC não se realizou- e nós vamos acabar com ele" (Carta Maior e o risco de o Brasil virar um enorme Jardim Romano, bairro da Zona Leste de São Paulo, imerso em esgoto desde 8 de dezembro; 04-02)

lucas k. (04/02/2010 - 14:17)
com todo respeito à Conceição, ao Azenha, também ACHO que não foi feito o desassoreamento, mas "...fortes indícios de que o governo do Estado do São Paulo PODE não ter removido..." é a prática da grande mídia, não deveria ser deste site. A prova final é o assessor de imprensa ter enrolado? O que precisamos é de uma instituição isenta. Talvez a Agência Nacional de Águas, mas aí a parte política (federal concorrente à eleição investigando estadual concorrente a eleição) poderá deixar o povo sem saber os verdadeiros culpados desse absurdo, desse CRIME. Os órgãos oficiais (Sabesp, Daee, etc) ficam enrolando a investigação da Polícia, do MP, da Defensoria Pública. Mas até aparecer a prova concreta de que não foi realizado o desassoreamento, parabéns pela reportagem, mas a afirmação no título é precipitada e, portanto, no sentido jornalístico, incorreta.

Masc Selvagem (04/02/2010 - 12:29)
Está passando da hora da Câmara Municipal e Assembléia Legislativa investigarem essas denúncias. Não dá mais pra segurar.

Cecéu (04/02/2010 - 12:25)
Precisamos urgentemente que o consulado do Japão se mobilize e patrocine a vinda de uma comissão de empresários e governantes japoneses para dar algumas aulas ao Zé sobre como fazer a manutenção dos equipamentos públicos. Te mexe, Japão!

Antonio Carlos Silva (04/02/2010 - 11:39)
Cadê o pessoal do Ministério Público Federal para abrir sindicância e apurar possível reponsabilidade dos administradores públicos pela calamidade que se abate sobre São Paulo, haja vista que esta criminosa inoperância dos gestores deste Estado da Federação (O mais industrializado, sendo também importante entroncamento com a Região Sul do Brasil) tem causado estratosféricos prejuízos financeiros à Nação .


Sds.

sergio (04/02/2010 - 11:16)
O KIT-PSDB de gestão:
1- Incompetência
2- Negligência
3- Irresponsabilidade
4- Falta de planejamento
5- Apagão
6- Alagão
7- Paradão
8- Corrupção
9- Pedágios estorsivos e excessivos
10-Máfias na administração pública
11-Insegurança
12-Educação de péssima qualidade
13-Excesso de propaganda
14-Engavetamento de investigações
15-Passar a culpa sempre para terceiros
16-Se apropriar das obras e criações alheias (quando boas)

Milton Hayek (04/02/2010 - 11:12)
http://maureliomello.blogspot.com/2010/02/o-lamento-do-governador-na-tv-cultura.html

O Lamento do Governador na TV Cultura

http://www.youtube.com/watch?v=no5Y5J7VQk8

Chove, mas como chove
Chuva, chuvisco, chuvarada
Por que é que chove tanto assim?

A terra gosta da chuva
E eu gosto da chuva também
Ela lá e eu aqui
Cocoricó
Quiquiriqui

Chove, mas como chove
Chuva, chuvisco, chuvarada
Por que é que chove tanto assim?
Lararáaa

Quando chove
A terra fica molinha
A planta fica verdinha
E eu ali atolado
Com o pé na lama e nariz tapado
Minha vó me chama:
"menino vem cá vem tomar chá
Vem comer bolo de cenoura
Com cobertura de chocolate quente"
Bom muito bom muito mais do que bom
É excelente

Oh que tarde tão bela
Banana quente no forno com açúcar e canela

Chove, chove ,chove deixa chover
Enquanto tiver bolo de cenoura
A gente nem vai perceber

Chove, chove, chove deixa chover
Comendo banana quente
A gente nem vai perceber

Edson (27/01/2010 - 19:58)
Hoje se fala em altos gastos públicos para solucionar as questões das enchentes, entre outros problemas, nas grandes capitais...

Na minha opinião a solução passaria pela mudança das capitais-problemas, ou seja, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador deixariam de ser a capital do Estado e o governo estadual elegeria outro município para sua instalação buscando um desenvolvimento sustentável para a nova capital que deveria ser distante da atual, e assim evitava a "contaminação".

Com certeza o orçamento destinado a resolver todos os problemas das grandes capitais dá e sobra para esta mudança.

Rafael Vilela (27/01/2010 - 19:14)
Azenha,

Da' uma olhada:

Kassab congela verba destinada a obras em áreas de risco
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1464756-5605,00.html

Obrigado,
Rafael

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (27/01/2010 - 19:05)
Um dia a população de São Paulo ainda perde a paciência, e afoga a dupla Serra/Kassab no Rio Tietê

Carlos. (27/01/2010 - 18:56)
Acho que o Viomundo precisa mandar esta matéria para a Globo porque o Jornal Hoje parece que não sabe que a limpeza do fundo do Tietê anda empacada. Na edição de hoje eles simplesmente disseram que desde 1998 o Tietê está sendo cavocado. Eu não vou me pegar muito em papéis, declarações e documentos porque para verificar se o Tietê está ou não sendo cavocado basta passar pela Marginal ou puxar pela memória. Onde estão as "montanhas" de detritos que as dragas tiram do fundo do rio e despejam nas margens para que os caminhões levem embora? Sei lá, mas acho que basta dar um passeio pela Marginal que é possivel verificar se existem ou não máquinas trabalhando. Confesso que faz tempo que não presto atenção, mas desde que Alckmin anunciou "o fim das enchentes do Tietê", eu não vejo mais as tais montanhas de detritos nas margens. Ultimamente só vejo as obras da hidrovia paulistana, digo da Nova Marginal. Aquelas montanhas eram horríveis, davam na vista. Será que é esse o problema, as montanhas de lixo enfeiavam a paisagem e tucanos são muito sensíveis a isso?

Quem passa pela Marginal se lembra quando foi a última vez que viu alguma máquina cavocando o Tietê? Eu não tenho prestado atenção.

Marco Vitis (27/01/2010 - 18:46)
Cadê o Ministério Público para defender a sociedade ?

Fábio Lúcio (27/01/2010 - 18:45)
São Paulo não tem um gestor. Tem um candidato. Saudade de Franco Montoro.

Augusto da Fonseca (27/01/2010 - 18:10)
Programa "Alaga Zona Leste" mobiliza moradores da região

Sucesso total o Programa "Alaga Zona Leste" do Serrassab (Serra Kassab).

Um dos maiores indicadores de sucesso do programa foi a intensa mobilização dos moradores da Zona Leste de São Paulo, ocorrida nesta quarta-feira (27/1/10), pela manhã.

Vejam a cobertura do G1:

Moradores de área alagada em SP ocupam a Subprefeitura da Zona Leste

Pressionado, subprefeito promete atender reinvidicações.
Guarda Civil Metropolitana acompanha ato.

Depois de ocuparem a Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, desde as 10h desta quarta-feira (27), um grupo de 60 moradores conseguiu arrancar do subprefeito Milton Roberto Persoli a promessa de que ruas, córregos e bueiros da região do Jardim Pantanal serão imediatamente limpos.

Além disso, os moradores reivindicaram a distribuição de cestas básicas e a instalação de tendas para atendimento médico dos moradores.

Como se pode constatar, o povo sabe mais sobre como cuidar da rede de drenagem do que o Subprefeito, Prefeito e Governador juntos.

Amanhã a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado deverão promover mais ações educativas do Programa "Alaga São Paulo".

O sucesso desse programa está sendo tão grande que o Governador José Serra já prometeu criar o Programa "Alaga Brasil", caso concorra e vença as eleições presidenciais deste ano.

(http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/)

**

João (27/01/2010 - 17:58)
É isto que o Zé Pedágio Alagão chama de "xoque de jestão"??
Até o PIG não consegue mais encobrir as mazelas: não dá mais, a população de São Paulo, por mais serrista que seja, nota que algo está errado.

Gb (27/01/2010 - 17:54)
Azenha,

Sugestão de leitura:

http://hariprado.wordpress.com/2010/01/27/nacao-acorda-para-o-perigo-comunista-do-pt/

Abs.

V (27/01/2010 - 17:49)
Concordo com Marco Antonio Ferreira (27/12/2009 - 23:09)
Simples assim.
Cadê o MINISTÉRIO PÚBLICO? Precisa ser instigado, ainda?
A coisa não pode ser para amanhã, tem que ser HOJE!
Seria muito bom para o Brasil, que os culpados vão para a cadeia. Chega de IMPUNIDADE!

mineiro (27/01/2010 - 17:41)
se essas entrem outras coisas que os paulista estao sentindo na pele , e agora eu pergunto , quem esta na frente nas pesquisas pra governador em sp, se nao for os demoniostucanos eu dou a cara pra bater , entao paulistadas , voces gostam mesmo é de sofrer , so espero que essa burrece nao se alastre para o resto do brasil. as eleiçoes estao ai e voces vai ter a chance de mudar , so espero que voces tirem esse lixo de governo tucano de uma vez por todas.

sergio (27/01/2010 - 17:17)
A coisa em SP está tão ruim, mas tão ruim, que basta alguém cuspir no chão e pronto a cidade está alagada.
O governador de SP já deve estar editando algum projeto de lei que prevê pesadas multas para o cidadão que for ao banheiro ou tomar banho em dias de chuva.

Marcus Vinicius (27/01/2010 - 17:06)
"Dvorak (21/01/2010 - 10:46)
Estou na área..."

.. e sem argumentos!!

C. Brayton (22/01/2010 - 15:51)
Semanas depois, a pergunta fica sem resposta: Fizeram o desassoreamento entre 2006-2009 ou não. Você fez uma denuncia contundente aqui! Hoje, leio na Falho-Folha que um ONG tentou navegar esse trecho do Rio Tietê e não conseguiram. Naufragaram nos sedimentos. Cara Conceição, eu gostaria saber mais desse PPP (porcaria pública-privadas?) à qual se refere. Qual a história daquilo tudo?

Urbano (22/01/2010 - 00:33)
O Tietê transborda por falta de limpeza moral, isso sim.

Roberto Sa (21/01/2010 - 22:04)
O Kassab é um grande Espertalhão. Não se pode dizer a mesma coisa de quem vota nele.

Almir (21/01/2010 - 21:14)
Não aguento mais ouvir a mídia repetir que "hoje choveu em meia hora o volume esperado pra todo o mês". Se fosse anunciado isso UMA vez, até que dava pra acreditar, pois podem ocorrer "zenas de convergência", "frentes frias" e sei lá mais quais fenômenos meteorológicos. Mas todo dia a mesma desculpa? Quer dizer que nesses últimos dois meses choveu o equivalente a todo ao esperado pra todo o século XXI? Daqui pra junho eles incluem também o século XXII. Eles ainda acham que só eles têm capacidade de pensar.

Unabomber (21/01/2010 - 20:36)
Se for falar com Kassab ele vai falar que não tem dinheiro e sobra dinheiro pra corrupção. Ele é um otário.

Marco (21/01/2010 - 20:33)
Direto da fonte:
http://www.tucano-sp.org.br/acoes/calha_tiete.htm

Vlado (21/01/2010 - 20:31)
Veja o que descobriu NaMaria fçando no Diario Oficia de São Paulo de setembro de 2002, Azenha:

http://namarianews.blogspot.com/2010/01/planos-obras-e-promessas-eternas-para.html

Elias (21/01/2010 - 20:08)
Já imaginaram como seria as "reporcagens" dos grandes jornais fascistas de São Paulo se a prefeitura fosse ocupadada por um petista? Meu Deus, haveria um golpe contra o prefeito,mas como é demotucano, ah... nem escrevem o nome dele, está blindado!!!

Edmar (21/01/2010 - 20:00)
Se em toda enchente havida em Sumpaulo dizem que choveu, naquele dia 50% do que deveria chover no mes (não sei quem determinou quanto deveria chover), e essa droga de cidade alaga toda semana duas tres vezes, de dezembro pra cá já deve ter chovido mais que todo o ano anterior. E março tá lonnnnnnge! Pobres paulistas/paulistanos, tão burriiiiiiiinhos. Votem novamente no "exterminador do futuro". Aliás, é só coincidência? Na califórnia do "extermiador" original diz que tá um aguaceiro só, também. Seraa que eles combinaram naquele passeio à Cop15?

Augusto da Fonseca (21/01/2010 - 18:55)
Kassab reconhece que, em relação aos alagamentos, é um zero à esquerda

Quem me alertou para isso foi a minha neta de três anos, no momento em que eu lia para ela a matéria do G1 "Chega a oito número de mortos em razão do temporal na Grande SP".

O texto que chamou a atenção dela diz o seguinte: "Kassab culpa "crescimento desordenado" "

Minha neta perguntou:

"Vô, o Kassab quando resolveu se candidatar a vice-Prefeito na chapa do Serra, em 2004, não sabia do crescimento desordenado de São Paulo, nos últimos cem anos? Ou ele acha que esse crescimento aconteceu com ele vice-governando e depois governando a cidade?

E o que ele fez nesses cinco anos de des-governo para corrigir os efeitos do crescimento desordenado? Não faz parte das responsabilidades de todos os Prefeitos atacarem as consequências desse problema secular?"

Disse eu para ela:

"Você tem razão, no fundo ele reconhece que, em relação aos alagamentos, é um zero à esquerda.

Sendo assim, deveria renunciar, imediatamente, ao cargo."

No que ela respondeu: "também acho!"

***

Pelo menos, agora, as Organizações Serra não poderão mais dizer que a responsabilidade dos alagamentos é de Deus.

O próprio Prefeito nega isso. A culpa, como sempre, é do Povo!

Principalmente da parcela do povo que elegeu os dois para des-governar São Paulo.

(Continua em http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com)

**

Sergio Vesco (21/01/2010 - 18:11)

Soneto para São Paulo

Acorda São Paulo, para um novo dia
Desperta cidade, não tema a verdade
Vamos paulistas, agora com alegria
Acorda São Paulo, para um novo dia

Não tema cidade, a fúria do algoz
Nem a indiferença, deste covarde
Incompetente, vil, voraz e atroz
E por nosso povo, sem caridade

Acorda São Paulo, para um novo dia
Quem os oprime, terá o esquecimento
Pois ao trabalhador, impõe o sofrimento

Vamos São Paulo, terra de gigantes
Ser para a pátria, o que fomos antes
Quando não nos comandava, "homem excremento "


(Sérgio Vesco)

Artur (21/01/2010 - 17:33)
O que esta pá-carregadeira está tirando do rio não é a massa encefálica do Senhor dos Rodoanéis ?

Urbano (21/01/2010 - 17:19)
Tudo isso ou por incompetência ou por vileza ou por ambas.

Joao Paulo (21/01/2010 - 17:06)
Olha o Serra no Twitter: @joseserra_:A média histórica de chuvas na bacia do Alto Tietê em janeiro é 240 mm. Até hoje choveu 340 mm. É um "ano anômalo", dizem os especialistas.

Ele só pode estar brincando!!!

Cristiano (21/01/2010 - 17:05)
Costumo frequentar e divulgar seu blog. E diante do diluvio de aguas, incompetência e ma' fe', resolvo dividir convosco esse desabafo:
SP é o Maranhão do Serra! SP é o Maranhão do PSDB!

e esse Sr Burns quer ser Presidente do Brasil...
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25893
Ja' dizia Goebbels: uma mentira repetida varias vezes vira verdade.
é por ai' o caminho para se entender a mistica midia'tica que arrota a competência tucana.
A competência tucana se discute sobre fatos. Depois de 16 anos de mandarinato tucano em SP eles expandiram o Metro em... 4 Km!!!!!!!!!
Nao é lindo? A propaganda do Serra vangloria-se das estações que serão inauguradas em 2018! Caso unico de propaganda sobre coisas que NAO FORAM FEITAS!!!
O préTitânico Caos em SP fala por si do nosso desgoverno em SP: por mais que a Ditadura de midia bote a culpa nos pobres(nordestinos?) que jogam lixo.
O fato é que é a desPrefeitura do nunKassabe, que simplesmente NAO RECOLHE LIXO, a pricipal responsavel.
Como os crimes ambientais que são essas obras do Serra nas Marginais( PARA FAVORECER O AUTOMOVELl!!!!).
Com tb o crime diario de (des)fazer uma cidade totalmente voltada para o carro(individual) e a especulação imobiliaria que so falta asfaltar o Ibirapuera e a Serra do Mar!
TUCANO NADA FAZ E QUANDO FAZ CAI!!! Como o rouboanel que esta "sendo feito" à 16 anos: NAO ESTA PRONTO E JA ESTA CAINDO!!!!
Como caiu, e matou7, a cratera de Pinheiros. Mas cobrar isso do Serra? Cobrar que ele respond

Milton Hayek (21/01/2010 - 16:45)
Eis o tão aclamado choque de gestão:cocô para o povo e para as "zelites" de São Paulo.Eis a tão sonhada igualdade proporcionada pelo Mercado que obra maná dos céus:todo mundo nadando em merda pelas ruas de São Paulo.
Esse Zé Chirico é um gênio!!!!Viva o PSDB!!!!!!!!!

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (21/01/2010 - 16:42)
Record chuta o balde, e resolve apresentar os tucanos de São Paulo para o Brasil. Está colocando a dupla Serra/Kassab a nu para todo o País. A melhor e mais completa cobertura das enchentes. Finalmente a dupla Serra/Kassab manda a conta para o Eleitorado Paulistano.

Milton Hayek (21/01/2010 - 16:41)
Pelo amor de Deus,paulistas e paulistanos!!!Continuem votando com força no PSDB/DEM!!!!!!!!!!

Milton Hayek (21/01/2010 - 16:40)
O processo de "haitização' de São Paulo(mais conhecido como choque de gestão) continua.Vejam as fotos:

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=25860

A editora do Conversa Afiada, Flávia D"Angelo, conversou, às 19h20, com Rodrigo Andrade, que é morador da região e membro do coletivo Passa-palavra, que deu o seguinte depoimento:
"A comunidade protesta por acordos que foram prometidos pela Prefeitura de São Paulo e não foram cumpridos. Por conta das chuvas de ontem o córrego do Jardim Lucélia alagou. Não apareceu nenhum bombeiro ou civil para ajudar os moradores. A situação agora é de conflito e por aqui tem aproximadamente 500 pessoas. Temos aqui Polícia Militar e Tático, mas já esteve aqui a Tropa de Choque. A manifestação ocorre na Av. Belmira Marin na altura do número 4400. A prefeitura havia prometido também limpar o córrego, mas nem isso foi feito."
O Conversa Afiada reproduz o email do amigo navegante Danilo C.:

> De: Danilo C.
> Data: 20 de janeiro de 2010 18:47:40 BRST
> Para: undisclosed-recipients:;
> Assunto: FW: URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia
>
> FW:
>
> URGENTÍSSIMO: Moradores da região do Grajaú seguem mobilizados e em Choque com a Polícia

Dirck (21/01/2010 - 16:38)
Que enchente, que nada. Nem todo paulistano pode ir à praia, então Serra/Kassab trazem a praia até São Paulo.

vitu (21/01/2010 - 16:31)
Gente, isso não pode ficar assim. Nenhuma autoridade responsabilizada judicialmente, nenhuma materia em jornais que permitam a população saber disto, é demais. Por que não juntamos os blogueros do Nassif, Pha e vio mundo e não compramos um espaço publicitário no Estado, foha ou o Dia e não publicamos estas informações? Creio que seria o unico jeito de fazermos a população sabedora destes fatos e aí em Novembro poderão melhorar seus votos. Fica a ugestão

Leão (21/01/2010 - 16:29)
Sugiro post conclamando um mutirão de interessados, ongs e partidos pela transferência de títulos de eleitor dos migrantes radicados na periferia da cidade de São Paulo, para que tenham voto e cidadania, já que voz a mídia lhes nega.

Jordam (21/01/2010 - 16:17)
Depois de tanto dinheiro afundado no Tiete e no Pinheiros, voltamos a ficar pior que antes, SP é uma ilha de agua suja e o Poder Público esta fazendo o que?
Se preparando para campanha e que se dane SP.

Alexandre Tambelli (21/01/2010 - 16:09)
Muito esclarecedor Azenha! Mandei para todos os meus contatos! A verdade virá nas urnas em 2010! Um abraço, Alexandre!

Esclarecimento do João (21/01/2010 - 15:33)
Pessoal, como tem alguém com o mesmo nome, comunico que o João que postou sobre o "pode" da matéria não sou eu.

Doravante, como meu nome é muito comum mesmo (João), usarei o nick "Olho na mídia".

Sei que apelidos não caem bem em blogs, mas, como já disse, meu nome (e sobrenome) é muito comum.


rn (21/01/2010 - 15:23)
calamidade! a mídia finge que não vê. A crise de são paulo.
Isto sim é crise, mas para eles, só quando os aviões rumo europa/eua atrasam é crise. Qnd os banqueiros deixam de comprar iates e mansões, é crise.
Cade a crise das enchentes? Da falta d'agua? Gostam de falar do apagão, mas e a falta de agua que estamos passando? culpa da Dilma denovo?
Crise dos transportes públicos! Terminais que funcionam como pedágio!



renato M. (21/01/2010 - 15:20)
Não é possivel! isso já é um absurdo! quanto alagamento, quantas enchentes, onde esta o estado?! A população da cidade de são paulo está sem agua! desde quarta até sexta! onde está o estado? vejo pessoas nos condominios sem conseguir tomar banho, lavar as mãos, dar a descarga. O Estado de são paulo não existe para o povo, eu duvido que os bairros nobres estejam sem agua. Sério, basta.

jura (21/01/2010 - 14:56)
As dragas limparam o Tietê por mais de 50 anos. O lixo também cobre a cidade por mais de 50 anos. Os donos das dragas são os mesmos dos caminhões de lixo. O que eles não recolhem no chão, recolhem no rio.

Um negócio da China há 500 anos.

Professor (21/01/2010 - 14:39)
Dvorak?? Ubaldo???
Cadê vocês??? O Serra precisa de suas manifestações de apoio, de suas críticas ao comunismolulopetista que só vocês sabem fazer!!! Venham! Justifiquem os alagamentos como obras de Deus ou culpa dos pobres.........

João (21/01/2010 - 14:28)
Caracas!!!!!!!!!
Como alguém já comentou aqui: isto é caso de polícia!!!!! Quem vai denunciar isto no Ministério Público???


Carlos. (21/01/2010 - 14:18)
Antes de limpar o Tietê, é preciso limpar o Palácio dos Bandeirantes e a Prefeitura Paulistana, senão não vai adiantar nada.

Klaus (21/01/2010 - 14:14)
Atentem para o rodízio municipal em São Paulo: hoje não circulam lanchas, botes e jet-skis com placas final 7 e 8. Caiaques e botes sem motor estão liberados,mas tem que ir pelas caiaque-vias. Kassab prometeu 30 eclusas para este ano, afinal é dificil subir corredeiras.

Eduardo (21/01/2010 - 14:03)
A piada do dia:

Kassab diz que população deve "ficar tranquila", porque ações para evitar alagamentos "estão surtindo efeito"

...é rir pra chorar, porque esse Kassab e o Serra são lamentaveis.

Angélica Matos (21/01/2010 - 13:22)
PROGRAMA ALAGA SÃO PAULO -
É por isso que São Paulo está LITERALMENTE, coberto d'água; é que os paulistas, segundo o Jornal Nacional, no lugar de protestar contra o PREFEITO e o GOVERNADOR (há 15 anos no poder), eles PROTESTAM CONTRA A CHUVA!!!!!

Mac (21/01/2010 - 13:20)
1º obstáculo: engarrafamento, 2º obstáculo: passar pelo alagamento, 3º obstáculo: não pegar leptospirose, 4º obstáculo: entender que se não for o nordestino, que limpa essa sujeira toda, o paulista ficaria alagado pelo resto da vida .

Políticas desumanas (21/01/2010 - 12:59)
O povo está sózinho. Muita gente recebendo altos salários que nós pagamos - impostos, taxas, tributos, mas para o povo simplesmente autoridades e insituições viraram as costas. Não se apura, nada.
Esta enchentes deveriam estar sendo investigadas, ultrapassou os limites da razoabilidade e da suportabilidade.Nós que não estamos envolvidos diretamente, não queremos morar numa cidade tão dividida, separatista e desumana, isto alimenta ódio.
A população está sózinha os que estão na lama, na água e os que se condóem desta situação do povo pobre da periferia e também sofremos com o caos instalado na cidade.

Sergio (21/01/2010 - 12:35)
Em se tratando de governo demotucano nada é surpresa. Dos R$ 1,7 bi jogados na lata do lixo, literalmente, qual o percentual que engordou a conta dos demotucanos? Ai eles contam com a ignorância e burrice dos paulistas e se elegem por mais 4 anos e ai eles fazem mais uma destas maracutaias e aumentam a conta bancária deles novamente. É ESTE O JEITO DOS TUNGANOS DO PSDB DE GOVERNAR. É O GOVERNO DE SÃO PAULO TRABALHANDO POR VOCÊ, SEU IDIOTA PAULISTA. O PSDB MAL CUIDANDO DAS PESSOAS

Fabio Nogueira (21/01/2010 - 12:21)
O problema não é falta de limpeza do Tietê. O SPTV já deu a explicação. Com a chuva muito forte que tem caído no últimos dias uma quantidade maior do que a normal de terra e lama corre para o Tietê. Oras, tem lógica, se a chuva forte é culpa da natureza, a lama que ela traz também é. O PIG está atento, não está brincando.

Conceição Oliveira (21/01/2010 - 12:08)
Moro há 12 anos no Rio Pequeno e durante este período aqui nunca encheu, ontem a água tomou toda a minha garagem e faltou uns 5 centrímetros p/entrar dentro de casa e minha casa fica bem acima do nível da rua. As casas mais baixas foram inundadas, os vizinhos perderam tudo, tá a maior tristeza. Há mais de um mês venho ligando p/a Regional alertando o estado de calamidade que se tornou este bairro em termos de limpeza pública, não tomaram providência deu no que deu é um bairro cheio de córregos e as vias públicas estão tomadas pelo lixo. São irresponsáveis, como já denunciei no blog com fotos do lixo e mato que tomam as calçadas. Vivemos um desgoverno, um descaso da pior administração que esta cidade já teve, conseguiu superar a do Maluf.
Infelizmente minha câmera está quebrada e não foca mais, mesmo assim tentei registrar ao menos o estado de minha garagem: http://twitpic.com/z0rmm; http://twitpic.com/z0r9j, http://twitpic.com/z0qu9
o piso é em formato de tabuleiro, quase não dá pra enxergar, os vasos são médios e estão parcialmente cobertos. Enfim, mais um noite sem conseguir dormir, com o pai na UTI, a gente perde o direito até mesmo de descansar, pois estamos nas mãos de um desgoverno.

Helio Jacinto Pereira (21/01/2010 - 11:45)
O Ministério Publico, vai continuar calado??????????????
Será que a evidente omissão tem alguma relação com o fato de um enorme numero de Procuradores ser filiado ao PSDB??????????????
Por onde andam os bravos procuradores , que procuravam pelo em ovo no tempo do Governo Maluf?????????????
Sera que corrupção de Tucano e diferente da corrupção de outros politicos???????????
Sera que na vizão dos procuradores o PSDB está isento de investigação, devido a presensa de procuradores manjadissimos em seus quadros??????????
Sera que nossos procuradores estão hipnótizados pela Careca do Serra ou pela bela plumagem dos Tucanos????????
Ou sera que é conivência mesmo????????????????

Leo (21/01/2010 - 11:45)
Matéria de morador da Zona Sul de São Paulo sobre os protestos e acontecimentos desses dias, referente às enchentes:

http://passapalavra.info/?p=17908

Daniel Campos (21/01/2010 - 11:38)
Pergunta interessante:

Pelo visto a obra não foi feita durante três anos.

A secretaria de obras diz o oposto, mas não entrega nenhum documento que comprove a execução do trabalho.

Se a secretaria diz que o trabalho foi realizado... Então ele foi pago?


Pedágio em tudo, obras pagas mas não realizadas, viadutos feitos de forma inadequada para economizar, IPTU aumentando, ônibus aumentando sem contrapartida de serviços. Incrível, o serra deve estar levantando dinheiro de todas as fontes possíveis e imagináveis para a eleição, deve estar pretendendo "comprar" o voto de todos os brasileiros.


Ana (21/01/2010 - 11:29)
Serra e Kassab a pior dupla que São Paulo enfrenta, só propaganda o serviço público está emperrado. A periferia abandonada.

beatrice (21/01/2010 - 11:20)
Azenha
Grande parte destes desmandos do des-governador
envolvem verbas federais,
que por sinal ele recebe e finge que cairam do céu!!!!
Sendo assim, e considerando que o MPE parece estar ocupadíssimo com não sei quais afazeres
ou em recesso permanente,
o MPF não pode fazer alguma coisa??? qualquer coisa???

Roberto Locatelli - São Paulo (21/01/2010 - 11:17)
Olá, Teo.

Meu, o Ministério Público de São Paulo come na mão do Serra.

Roberto Locatelli - São Paulo (21/01/2010 - 11:16)
Os demo-tucanos são uns irresponsáveis.

Dvorak (21/01/2010 - 10:46)
Estou na área...

Agrimaldo (21/01/2010 - 10:44)
Se brincar Zé Alagão não se reelege nem a governador.

Adir Tavares (21/01/2010 - 10:13)
Voces notaram que não existe mais máquinas nas margens do rio Tiete tirando areia e entulho? voces notaram que o Serra mandou tirar as margens do rio para fazer mais pistas para 'fluir' o transito? pois é, se não fazer o desassoreamento da calha do rio vai piorar os alagamentos na capital; seria bom o Zé Alagão trazer de volta aqueles bombeiros de São Paulo que foram enviados para o Haiti e socorrer osalagados do Jardim Romano e tambem os que estão com diarréia no litoral paulista por causa da água suja da Sabesp, isso sem falar das cidades do interior atingidas pelas chuvas; desta semana para frente o paulistano vai ter mais um transtorno com a chegada de mais um tornado chamado carne do IPTU enviado pelo Taxab, o Pitta do Zé Alagão. O paulistano, esse povo de comportamento bovino com cara de muar tem mais é que sofrer mesmo. Dá-lhes choques de gestões demostucanos... D'us me livre dessas espécies mais uma vez em Brasília!!!
Abracetas

Armando do Prado (21/01/2010 - 10:06)
É preciso guardar todo material fotográfico e filmes, pois durante a campanha dirão que nada disso aconteceu.

Angélica Matos (21/01/2010 - 10:06)
Tempestade deixa São Paulo debaixo d"água e provoca caos - Nenhuma referência à INCAPACIDADE GERENCIAL do KASSAB e do SERRA. Até o título da reportagem, tenta retirar a responsabilidade do Prefeito e do Governador do caos vivido por São Paulo. É bom não esquecermos que São Paulo está sendo governado pelo PSDB desde 01.01.1995, ou seja, os PMDBistas estão governando São Paulo há 15 anos!!!!!!!
http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1456776-16020,00-TEMPESTADE DEIXA SAO PAULO DEBAIXO DAGUA E PROVOCA CAOS.html

Bia (19/01/2010 - 16:01)
Não pode comprometer o caixa dois e nem a impunidade dos protegidos.Polícia para quem precisa de polícia.

Guilherme Milani, SP (10/01/2010 - 13:16)
Cadê o Dvorak?

C. Brayton (07/01/2010 - 11:34)
Ótimo trabalho de apuração! Paranbens.

jose aparicio correa (04/01/2010 - 18:54)
Olha isto é de uma falta de responsabilidade que se torna vergonhoso os culpados ainda terem a cara de pau de querer ser candidato a alguma coisa isto precisa ser divulgado para a população saber que pode votar em alguem que foi responsavel pelas ultimas enchentes ocorridas em sp é só ver o desespero de quem foi atingido pelas enchentes

Ubaldo (30/12/2009 - 11:10)
Com a entrada em operação de alguns piscinões era de se esperar, pelo menos aos governantes, que fossem sufucientes para conter as chuvas e assim o serviço caro e difícil de limpeza da calha do Rio Tietê ficou em segundo plano. Foi um erro grave que custou muito às populações ribeirinhas e também tem e vai propiciar um alto custo político ao Kassab e ao Serra.
Como os brasileiros mais afetados são conformados por natureza e os outros que não sofreram diretamente com as enchentes têm memória curta,como todos nós brasileiros, a divulgação do problema pela mídia tende a ser concentrada agora e no máximo até o carnaval. Ai, as verbas para as escolas de samba e a alegria do Momo resolvem.
Restará aos petistas arrumarem outro mote. Afinal, as próximas enchentes só serão após as eleições.

Urbano (29/12/2009 - 23:11)
Pior do que a falta de limpeza no Tietê é a espessa camada de imundície na moral desses mandatários deletérios.

Augusto da Fonseca (29/12/2009 - 19:41)
Programa "Alaga Zona Leste", do Serrassab, vai de vento em pôpa

Mostrando o jeito "xoque de jestão demo-tucana" de governar, o ajudante-de-ordem de Serra, Gilberto Kassab, rapidamente, está conseguindo remover os pobres da Zona Leste, conforme metas estabelecidas no Programa "Alaga Zona Leste" (clique aqui para saber mais a respeito do programa).

Matéria do G1, com o título "Famílias deixam região alagada na Zona Leste de SP", informa que mais cem famílias já saíram das suas casas, após as enchentes provocadas pela Prefeitura de São Paulo (clique aqui para saber mais), mas que as Organizações Serra (Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros) insistem em afirmar que trata-se de ação divina.

(continua em http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.com/2009/12/29/programa-alaga-zona-leste-do-serrassab-vai-de-vento-em-popa/)

Almir (29/12/2009 - 15:26)
O pig - Partido da Imprensa Golpista - repete a cada instante: "choveu em meia hora tudo aquilo que era esperado pra seis meses". Negócio é o seguinte: está havendo um novo dilúvio. Aquele de Noé, ts ts, foi fichinha perto desse. E o atual dilúvio castiga quase exclusivamente aquela gentalha de migrantes, negros, nordestinos, "vândalos", gente sem educação que joga embalagens de panetone nos bueiros etc. Acontece que na arca de Zé Alagão só tem vaga pra elite branca. Bye bye, pobraiada.

(29/12/2009 - 10:45)
Me ocorreu uma reflexão: Em outros tempos se dizia que todo contrato teria os 10% reservados para ´amigos facilitadores´ - eufemismo - e o nível de incompetência das obras ficaria, aproximadamente, nestes mesmos padrões.
Hoje, pelo observado, essa taxa estaria em torno de 40/60%, considerando ambos os aspectos anteriomente citados.

Joaquim (29/12/2009 - 10:34)
Teo Ponciano (28/12/2009 - 07:45)
Cadê o Ministério Público de São Paulo?
Existe alguem que ainda trabalha neste orgão?

Boa pergunta.
Mas para conhecimento geral, o atual Procurador-Geral de Justiça (Chefe do MPSP), muito embora, salvo engano, não tenha sido o mais votado por seus pares, foi o escolhido do José Serra.

Eduardo Oliveira (29/12/2009 - 10:15)
Caro Milton Hayek (29/12/2009 - 00:17),

Estou reparando que eles não querem mais a continuidade da democracia, devido não confiar mais nas bases eleitorais que defragmentou-se de seus feudos regionais. E nesta batuta até os aliados do PT estão aderindo ao futuro golpe contra a nossa democracia.

Essas atitudes reforçam as ações americanas na região, onde a Colômbia já foi corrompida e Honduras perdeu sua legitimidade política com aquele golpe articulado na base militar dos EUA naquele país. A crise que abalou o mundo nestes últimos dois anos mostrou o impacto que a economia brasileira na salvaguarda de Wall Street, o nosso sofrimento e o garantia do caviar e champanhe francês deles.

O retorno ao subdesenvolvimento de nossa nação e a garantia dos prazeres dos EUA, e a política de Washington será muito protetor em poder difamar as forças trabalhistas brasileiras em prol do grão tucanos nas eleições de 2010 ao governo federal.

E a tentativa de absorver as riquezas nacionais, como já foi dos minérios e agora nosso petróleo (o tal propalado Pré-Sal), veja a rentabilidade da empresa de Eike Batista com a exploração da sua empresa OGX Petróleo e Gás Participações S.A.; E qual será o retorno ao nosso país? Acredito que muito pouco, para ser mais exato; apenas esmola aos poucos trabalhadores e a relatividade na questão social, acredito que nenhum!

E desse jeito anda este maldito neoliberalismo disfarçando a força do império americano, e algumas correntes políticas nacionais ainda desejam a subjugação de nossa pátria aos interesses nacionais.

A guerra nos bastidores é muito grande, correndo arapongagem para todos os lados, e os prol's aliados da elite brasileira terá toda força da Imprensa orquestrada em conjunto com a CIA na tentativa de boicotar as correntes trabalhistas, em busca do enfraquecimento da independência "economia" nacional!

Feliz 2010...

Guillermo (29/12/2009 - 09:28)
Conceição,
Estavamos aqui debatendo este problema. O das informações técnicas que devem ser transparentes por empresas que participaram de licitação.
Estes serviçõs não deveriam ter um responsável técnico, com ART pelo CREA-SP. Talvez lá existam as informações. O

V (29/12/2009 - 09:22)
O Serra em determinada época deu a entender que era engenheiro e muita gente acreditou.
Então, elen nem sabe fazer um BALANÇO DE MASSA.
O que entra mais o que sai mais o que é gerado é igual a taxa de variação no tempo. Que no caso é positiva, São Paulo é um detrito só, por incompetência da gestão e da administração (são coisas diferentes) públicas.
Mais uma vez, excelente reportagem da Conceição Lemes. Vai para o mural da escola (em fevereiro quando todos voltarem).

Leider Lincoln (29/12/2009 - 09:21)
João, o mero uso da palavra "pode" não significa que uma assertiva é um "teste de hipóteses" à la "Folha de São Paulo". PODE também significa respeito às possibilidades. Uma possibilidade de 999.999.999 em 1 bilhão é só uma possibilidade, mas com uma altíssima probabilidade. Entendeu a nuança?
É a semântica da frase, o contexto, que faz com que uma assertiva seja uma afirmação cientificamente referendada ou jornalisticamente um teste de hipóteses. Quando a FSP disse "não há provas de que o documento seja verdadeiro, mas também não há que não seja" ela incorreu em evidente má fé. No entanto, o mesmo se aplica à expressão "o Tietê pode ter ficado"? Você queria o que? Uma certeza absoluta? Sinto te informar, meu caro. Na ciência de um modo geral isso não é possível, apenas na religião.
O contexto do texto, a precisão dos dados, as informações adequadas ao mesmo, o relato da esquiva pessedebista em esclarecer a verdade, tudo isso cria um contexto muito bom de credibilidade.
Além disso, a matéria é assinada. A Conceição não é um trol, nem um "bode". Veja o comentário do "Oldsmobile", por exemplo. Termina com o indefectível "hehehe" de um conhecido trol deste sítio. O comentário, além disso, abusa de um sarcasmo oco que revela evidente déficit intelectual. Muito provavelmente é o Dvorak. Mas quem é o Dvorak? Ninguém sabe. Um filisteu da classe média funcionária pública, quase ao certo, um "João", quem sabe? Até os bois têm nome. Quem, portanto, esconde o seu, nem cascos merece.

Milton Hayek (29/12/2009 - 00:17)
Agora vejam só.Apenas para completar o conjunto da obra desse judiciário(me perdoem a palavra) pior do que o mais imundo do cús:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/12/28/a-blindagem-do-colarinho-branco/

28/12/2009 - 13:37
A blindagem do colarinho branco

Pelo Twitter

De @carlozhenrique

@luisnassif Projeto de Lei nº 156, patrocinado por Sarney, cria o juiz de garantias e torna remota a punição do crime de colarinho branco.

Do Valor

A Legislação Satiagraha

Cristine Prestes

28/12/2009
Colunista

Nas últimas semanas, duas decisões da Justiça garantiram uma importante vitória a empresários que respondem a processos judiciais por lavagem de dinheiro no Brasil. As defesas do empresário Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, e dos responsáveis pelo fundo MSI, acusado de usar o Corinthians para lavar dinheiro, conseguiram afastar temporariamente o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, dos processos gerados pelas operações Satiagraha e Perestroika, respectivamente.

Milton Hayek (29/12/2009 - 00:13)
Ainda tem a ver com esse tema.Vejam como o judiciário do Brasil é um câncer,uma puta velha que trabalha para os bandidos que infestam a república:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24796

Dantas cerca De Sanctis para escolher juiz

Por medida de higiene, o Conversa Afiada não lê a publicação "Conjur".
Seu proprietário faz farte do "Sistema Dantas de Comunicação" , e acumula a propriedade de um "órgão de imprensa" com a de uma empresa de relações públicas.
Além disso, ele é amigo pessoal do Supremo Presidente do Supremo, a ponto de lançar uma publicação comercial de sua empresa no salão nobre do Supremo.
Viva o Brasil !
Mas, um amigo navegante se dedicou nos últimos tempos a acompanhar a perseguição ao corajoso Juiz Fausto De Sanctis
através das páginas poluídas do "Conjur".
A Justiça brasileira desfechou um ataque frontal ao corajoso Juiz De Sanctis que só pode ter um objetivo: desmoralizá-lo.
Desmoralizar De Sanctis vai significar retirá-lo do julgamento da Operação Satiagraha.
E, com isso, permitir que, em última análise, Daniel Dantas, o passador de bola apanhado (por De Sanctis) no ato de passar bola, realize o sonho de todo criminosos: escolher quem vai julgá-lo.
Por extensão, a desmoralização de De Sanctis significará a desmoralização da primeira instância em crimes de colarinho branco.
E o Brasil terá uma estrutura jurídica muito parecida com aquela com que sempre sonhou o Supremo Presidente do Supremo: só quem julga crime de rico é o Supremo.
Rico é assunto muito sério para ficar na mão de juizeco de primeira instância.
Vamos ao cerco a De Sanctis, segundo a minuciosa leitura do meu amigo navegante.
Dantas, o passador de bola apanhado no ato de passar bola, não recorreu imediatamente da condenação que De Sanctis lhe impôs por passar bola a um agente federal.
Um ano e meio depois, no dia 3 de setembro de 2009, Dantas entrou com um HC para afastar De Sanctis: trata-se de um juiz "parcial".
Ou seja, para Daniel Dantas, o passador de bola, juiz que o condena é "parcial".
O Ministério Público Federal pediu vistas no dia 14 de setembro.
Rapidamente, no dia 25 de setembro, o MPF considera que o pedido de Dantas que arguia a parcialidade de De Sanctis não tinha nenhum cabimento.
Às 20H52 do dia 18 de dezembro, um dia antes do recesso do Judiciário, o STJ dá a liminar a Dantas.
Ou seja, neste momento, toda a investigação a partir da Satiagraha está parada.
A Polícia Federal parou.
A Justiça parou.
Só quem se mexe é Dantas, o passador de bola.
Até que se julgue, em definitivo, se De Sanctis é "parcial" ou não.
Se, em última instância, De Sanctis for considerado "parcial", a Satiagraha será extinta.
Porque toda ela será fruto de uma "parcialidade".
Ou seja, o fruto podre contaminou toda a árvore.
Sumirá no espaço, como se fosse uma bolha de sabão.
E Daniel Dantas voltará aos salões da República, como um herói da Pátria - e de todos os partidos.
E De Sanctis será tratado como um excêntrico, uma aberração: um Juiz que manda prender rico, branco e de olhos azuis.
Onde já se viu isso ?
Onde nós estamos ?
Quem ousa importunar o "brilhante" Dantas, na opinião de Fernando Henrique Cardoso ?
Condenar quem mereceu dois HCs de Gilmar Dantas (*) em 48 horas ?
Será possível uma vergonha dessas, amigo navegante ?
Será que o Brasil vai engolir essa patranha em seco ?
Bem, já engoliu coisa parecida e nada aconteceu.
O Ministro do Supremo Eros Grau tomou de De Sanctis todas as provas da Satiagraha que tenham sido extraídas de HDS, CDs, medias e pen-drives.
Não só as medias encontradas na casa e no banco de Dantas, mas também o farto material de propriedade do notório empresário Roberto Amaral, também indiciado por De Sanctis.
Amaral, esse, que sabe coisas do arco da velha %u2026
Ou seja, o Supremo, agora, tem o câncer da República nas mãos.
Só o Supremo sabe quem Dantas seduziu - seja para investir ilegalmente em seus fundos, seja para participar de "mensalões".
Foi uma violência sem precedentes.
Retirar as provas de dentro de um inquérito criminal.
Viva o Brasil !
Mas, como afastar um juiz por "parcialidade" ?
Isso é muito difícil, pensará o amigo navegante.
Não, amigo navegante, no Brasil isso é mamão com açúcar.
Os advogados de Boris Berezovsky, o mafioso russo que comprou o Corinthians, já afastaram o juiz De Sanctis.
Com a ajuda do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Regional Federal de São Paulo eles mandaram De Sanctis apitar na segundona.
Que argumento usaram ?
Ora, amigo navegante, que pergunta ingênua.
Porque o corajoso Juiz Fausto de Sanctis foi "parcial".
Ele é assim mesmo, muito "parcial": tem a mania de prender rico.
Bastou uma simples liminar e uma Juíza, a Dra. Cecilia Mello que, por acaso, costuma tomar decisões que coincidem com os interesses de Daniel Dantas, expulsou De Sanctis do julgamento de Berezovsky.
Quem manda querer prender o Berezovsky, logo ele, que contratou José Dirceu para representá-lo no Brasil ?
(É bom não esquecer que na Satiagraha e no Corinthians se encontraram De Sanctis e o ínclito delegado Protógenes Queiroz. Queiroz acompanha Dirceu de lá à Satiagraha %u2026)
No caso do Corinthians, a desmoralização de De Sanctis foi completa.
Ele foi destituído NA MESMA HORA em que ouvia testemunhas sobre o Corinthians.
Quer dizer, os juízes do TRF-São Paulo não tiveram a gentileza de esperar ele acabar de ouvir a testemunha.
Ele saiu do processo no meio da audiência %u2026
Para a felicidade dos advogados de Berezovsky.
(Um deles, o notório Dr Toron, aquele que não aceita algema nem em pobre, preto ou p%u2026, também defende Dantas.)
Se a Justiça decidir que De Sanctis não pode julgar a Satiagraha porque é "parcial", ficarão suspensas as investigações que De Sanctis pediu à Polícia Federal, depois de condenar Dantas a 10 anos de cadeia.
Neste momento, uma dessas investigações - a sobre os cotistas do Banco Opportunity - avança a passos rápidos e muita gente graúda já caiu na rede.
GRAÚDA !
Outra investigação que começaria a marchar no início de 2010 seria sobre as fazendas de gado de Dantas, que, segundo o ínclito delegado Protógenes Queiroz, são uma fachada para explorar riquezas minerais no Pará.
A investigação que não andou um centímetro foi a sobre a "BrOi".
Mas, aí, há de se convir que o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, se notabiliza por uma aguçada sensibilidade política.
E, se depender dele, a investigação sobre a "BrOi" andará com a rapidez com que o Pão de Açúcar se desloca na Baia de Guanabara.
O Brasil se aproxima do Estado ideal da impunidade.
(Nos Estados Unidos, o Madoff está na cadeia para cumprir 190 anos %u2026)
De Sanctis não julga o Berezovsky.
Extingue-se a Satiagraha.
Por extensão - ou por conta da mesma "parcialidade" -, extingue-se também a "Operação Castelo de Areia", em que De Sanctis meteu o dedo no câncer da empreitagem nacional.
E, cedo ou tarde, se extingue também a punição ao banqueiro Edemar Cid Ferreira, que De Sanctis teve a infeliz idéia de prender e mandar buscar as obras de arte que colecionava.
Esse De Sanctis, francamente.
Banqueiros, mafioso russos, Daniel Dantas - isso é coisa para o Supremo.
A primeira instância não tem nada a ver com isso.
O Supremo já decidiu que os brancos e ricos tem acesso irrestrito asa investigações.
O Brasil é o único país do mundo em que bandido sabe o que a Justiça e a Polícia vão fazer e quem vão ouvir.
O amigo navegante não acredita ?
É isso mesmo.
É o que se chama de Golpe de Estado da Direita.
É isso mesmo.
Bandido sabe quem o Juiz vai ouvir.
Chega lá, aperta o parafuso, e a testemunha chega mansinha diante do Juiz %u2026
Viva o Brasil !
Quer dizer: se Daniel Dantas agora começar a escolher juiz, não se espante.
Dantas é o dono do Brasil, como disse a Carta Capital.
E o De Sanctis ?
O De Sanctis é um brasileiro que nos dá orgulho !
Paulo Henrique Amorim

Alexandre (28/12/2009 - 23:32)
Azenha, um professor meu da graduação(fiz geografia) alertou para este problema quando do ínicio dos projetos de conteção de enchentes no Tiête. Uma vez que o nível de base do afluentes permanece o mesmo enquanto o do rio principal é rebaixado, exige-se um processo constante de retirada de sedimentos, sob pena da redução da capacidade de vazão, e o consequente aumento na frequência das enchentes.

O Brasileiro (28/12/2009 - 22:07)
É claro que o Jornal Nacional não vai falar mal daquele que deve ser o maior anunciante e maior fonte de renda das organizações (parece mesmo coisa de máfia!) Globo em SP.

João (28/12/2009 - 21:44)
Calma aí, né gente? A Conceição Lemes está "testando hipóteses" vcs podem ver na frase "o rio Tietê PODE ter ficado...".

A grande mídia não pode ficar "testando hipóteses" não é? Ela é séria, só coloca acontecimentos em que há a certeza da verdade.

Alberto (28/12/2009 - 20:36)
É o governo de São Paulo afundando por(com) você.

helio silva (28/12/2009 - 20:21)
Interessante: o Jornal Nacional ficou mudo na nessa questão. Será por que a mídia não gosta de informar a população sobre possíveis verdade sobre as inundações na cidade de São Paulo, atualmente?

Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP (28/12/2009 - 20:06)
Cada governante tem o povo que merece. Meia dúzia de jornais, tvs, rádios e revistas são suficientes para produzir o eleitorado mais medíocre do País.

francisco.latorre (28/12/2009 - 20:00)

extrapolou a incompetência...

ninguém pode ser tão estúpido.

cupins. destruindo tudo.

nunca roubaram tanto.

governo tungano... desconstruiu a locomotiva. virou sucata.

__

ministério público... aja.


Milton Hayek (28/12/2009 - 16:57)
Nesse rio Tietê tem muita merda do PSDB....

Milton Hayek (28/12/2009 - 16:47)
http://www.terra.com.br/cartacapital/142/destaque.htm

ESPIONAGEM. Informações explosivas, pois indicariam uma das trilhas montadas pelo grupo em sua escalada rumo ao poder.
Ainda segundo a história do dossiê, este teria sido montado no Ministério da Saúde, mais precisamente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde funcionaria um sistema de inteligência (leia-se espionagem).
Enredo à parte, vamos aos fatos quanto a arapongas. O sistema de Inteligência existia. Eram sete os agentes, incluídos um ex-SNI e SAE e um ex-chefe da Inteligência da Polícia Federal no governo Fernando Henrique. Detalhes, linhas adiante.
No núcleo da história do dossiê surge a empresa Hidrobrasileira - então de Serjão. A Hidro, capitaneando a gerência de obras financiadas pelo Bid.
A Hidrobrasileira, então de Serjão, é parte majoritária no consórcio que ganhou e gerenciou a primeira etapa da obra de US$ 915 milhões para a despoluição do Rio Tietê, em São Paulo.
Obra esta contratada e executada quando São Paulo era governado por Luiz Antonio Fleury, um figadal adversário do PSDB de Serjão, Fernando Henrique e Serra.
Obra esta que, pelo volume de dinheiro envolvido, era um maná dos céus. Aquele era um tempo, início dos anos 90, em que o Brasil ainda estava excluído do roteiro dos megadesembolsos dos bancos multilaterais de financiamento.
Antes que se deixe de lado a história do dossiê para tratar dos fatos que brotam do rastro desta história, adiante-se que o ministro José Serra, procurado por CartaCapital (leia à pagina 28), disse:
- Isso é absolutamente delirante, completamente doido. Posso assegurar que não há nada parecido com isso.

Milton Hayek (28/12/2009 - 16:43)
Milton Hayek (18/11/2009 - 14:57)
http://www.terra.com.br/cartacapital/142/destaque.htm
PROJETO TIETÊ
UM RIO DE HISTÓRIAS
Espiões, dossiê, dinheiro do BID...
Enredo envolve velhos amigos e liga a sucessão de 1994 à de 2002

POR BOB FERNANDES (Colaborou Rodrigo Haidar)

"......OS AMIGOS. Outro, é que alguns dos personagens deste enredo se conheciam, e eram amigos de velhos tempos. Enrique Iglesias, de 1972 a 1985, foi secretário-executivo da Cepal. Sediado em Santiago do Chile, onde viviam os amigos José Serra e Paulo Renato.
Na Faculdade de Economia da Universidade do Chile, Paulo Renato foi aluno de Serra e depois seu assistente no mestrado. Fernando Henrique, que já havia retornado do Chile, mantinha relações com Iglesias e a Cepal por intermédio do seu Centro Brasileiro de Pesquisa, Análise e Planejamento, o Cebrap.
Como os amigos, o presidente do BID também tem os seus sonhos. Dizem próximos que Iglesias já pensou na Presidência do Uruguai. Que ele pensa grande, é fato.
Num seminário em Canela (RS), no início dos anos 90, demonstrou entusiasmo com a idéia da Rodovia do Mercosul; a São Paulo-Buenos Aires, sobre o delta do Rio da Prata teria um elevado-ponte de 50 quilômetros.
Nos mesmos primeiros anos da década de 90, no circuito Washington-São Paulo-Brasília, negociava-se o projeto Tietê. CartaCapital conversou com alguns dos que acompanharam os eventos de perto.

COMO? POR QUÊ? Dois deles, ante perguntas sobre o enredo, embutem a resposta numa outra pergunta:
- Como, e por que, a Hidrobrasileira de Serjão Motta, até ali tesoureiro-mor das campanhas de Fernando Henrique, tornou-se sócia principal do consórcio que gerenciou um projeto de US$ 900 milhões no governo Fleury, até então aliado de Quércia, inimigo mortal dos tucanos do PSDB?
Outro fato. Só de honorários, o consórcio gerenciador - constituído pela Hidrobrasileira, Logos, Engea, Equipe Umah e Enger - receberia algo em torno de US$ 40 milhões.
Ainda os fatos. Em 2 de setembro de 1991, Enrique Iglesias reuniu-se com o governador Fleury e assessores no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e avisou:
- Vocês vão ter de apresentar o pedido de financiamento até novembro.
O tempo era curto. Grandes empresas, do porte de CBPO e Andrade Gutierrez, disputavam o mesmo espaço. Licitação houve, feita pela Sabesp, seguindo as normas do BID, com a pré-qualificação das empresas, notas técnicas, pontuação, tudo que quem é do ramo sabe como funciona. E como funcionava no Brasil do início dos anos 90.

A SIMPATIA. Produziu-se, primeiro, uma short list. O consórcio da Hidrobrasileira estava lá. É um fato. Como é fato que se conhecia, entre os tomadores do empréstimo, a "simpatia" pelo consórcio da Hidrobrasileira, que venceu.
Houve quem estranhasse. Houve quem apenas recordasse as ligações e os fatos por demais evidentes. Um deles, a função dos bancos multilaterais no projeto de hegemonia dos Estados Unidos.
Só ingênuos crêem que um banco, sediado em Washington - às vésperas de uma sucessão presidencial num país líder na região, ainda que periférico -, entrega quase US$ 1 bilhão sem que se saiba a quem os frutos de tamanha benfeitoria irão beneficiar.
Dentre os que então não apreenderam toda a complexidade daquela operação, encontrava-se este que vos escreve. Em 1992, correspondente da revista IstoÉ em Washington, passei parte da manhã e da tarde do dia 17 de dezembro acompanhando uma visita ao Bid de brasileiros envolvidos no Projeto Tietê.
Na sede do BID estavam o governardor Fleury e alguns dos seus secretários: Fernando Boucinhas, de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, e Luiz Gonzaga Belluzzo, de Relações Exteriores. Presentes, também, Iglesias e Paulo Renato...
o empréstimo. Naquela véspera de Natal de 1992, sorridente e lépido ao lado do governador Fleury, o tesoureiro do inimigo, um dos maiores adversários do PMDB paulista: Serjão Motta, da Hidrobrasileira. Perplexo, sem captar todo o significado da cena, este que vos escreve.
Como é de praxe, no Senado se teve que aprovar o pedido de empréstimo externo. Colegas do Congresso daqueles dias lembram-se das articulações do senador Fernando Henrique para que o projeto fosse aprovado.

jucelino cecel peixoto (28/12/2009 - 16:42)
Continha rápida: 400.000 m3, transportados em caminhões que levam, em média, 12 m3 de entulho molhado por viagem, nos dariam aproximadamente 33.000 caminhoes (ou viagens) saindo ali das margens do Tietê diariamente? Alguém viu isso? Seriam, ao longo de 250 dias úteis do ano, 132 caminhoes todos dos dias, ou quase 17 caminhoes/hora, ou 1 a cada 3 minutos....Seria quase uma carreata de entulhos pelas marginais...alguém aí se habilita a fazer as contas de quantas dragas teria os que ter visto trabalhando no rio pra encher todos esses caminhões?

CARLOS AUGUSTO (28/12/2009 - 16:39)
TIPICO DE UMA OBRA QUALQUER DE QUALQUER ESTADO DO NORDESTE:SE NÃO FAZ A OBRA,PAGA-SE MUITO BEM,SE FAZ PAGA 2X,3X ,4X . É O CHOQUE DE JESTÃO .COISAS DO PSDB.

jucelino cecel peixoto (28/12/2009 - 16:23)
Caramba...lendo as mensagens abaixo, puxei pela memória e percebi uma coisa: como usuário diário da marginal Tietê, por onde passo ao menos 6 vezes por dia, entre 06:30 e 21:30 hrs, nao me lembro mesmo de ter visto aquelas famosas filas de caminhões que antes retiravam entulhos do rio. Nem filas, nem caminhão nenhum. Bem lembrado...ou esquecido...

jucelino cecel peixoto (28/12/2009 - 16:18)
Azenha, o Ministério Público, se provocado, nao pode solicitar ao DAEE essas mesmas informações a voce negadas? E este nao é obrigado a fornece-las?

Fabiano (28/12/2009 - 14:03)
E a imprensa vai falar disso??
E os paulistas?? Vão continuar amando os tucanos!

Roberto Locatelli - São Paulo (28/12/2009 - 13:39)
O dinheiro saiu do cofre, mas o serviço não foi feito. Portanto, forte indício de corrupção.

Paulo Akira (28/12/2009 - 13:25)
Quem era responsável pela fiscalização do desassoreamento?

O Ministério Publico Estadual foi consultado a respeito? E o Tribunal de Contas? R$ 1,7 bilhões de rombo não se pode varrer para debaixo do tapete.

A denúncia é talvez a mais grave que pese sobre o Governo do Estado nos últimos anos.

Paulo Akira (28/12/2009 - 13:00)
Isso vai ser ótimo na campanha eleitoral!!!

Se os marqueteiros do PT souberem aproveitar, é claro!

João (28/12/2009 - 12:51)
Na verdade o Ubaldo, Klaus, John Bastos não moram em SP, por isso torcem para o Serra e os psdbistas.

Giovanni Oliveira (28/12/2009 - 12:50)
Se a dragagem não foi realizada, para onde foi a verba destinada para tal?

Nesses 3 anos de inoperância, seriam R$ 81,6 milhões sem contrapartida!!

Marat (28/12/2009 - 12:36)
A impren$$$a de SP converteu-se agora, em porta-voz do (des)governo de SP. Não são jornalistas, são assessores de imprensa. Que horror!

Joaquim (28/12/2009 - 12:18)
Paulista adora o PSDB/DEM.
Deveriam dar loas ao Zé Serra por esta nova notícia é boa para os paulistas e paulsitanos:

Que governador precisa de um helicóptero de US$ 10 milhões e de um avião de US$ 20 milhões ?
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24775

Vai ajudar muito o povo paulista e paulistano. hahahahaha


Ataíde (28/12/2009 - 12:09)
a caminho do trabalho sempre passo na confluencia do tiete com o tamanduatei e é bastante facil notar a quantidade de areia que fica nessa conjunção, sempre me perguntei ,ué não rebaixaram a calha como essas aves podem estar pousadas em cima dessa areia,todo o trabalho então foi completamente perdido,lamentavel!

L. Oldsmobile (28/12/2009 - 12:08)
É...parece que em 2010 só vai chover em SumPaulo, vai ser f..... a imparcialidade do brogui....hehehehe

Jonathan (28/12/2009 - 11:28)
Isso sim é jornalismo, parabéns por pensar fora da caixa.

James (28/12/2009 - 11:21)
Desgoverno TUCANALHA total, descaradamente apoiado pela mída porcorativa de plantão que, como o rio Tietê, esconde todos os podres de seus apaniguados. Uma mer...............

Mas este truque já não funciona mais. O povo está ligado e sua fuga do PiG é o primeiro e definitivo sinal de que o povo tampouco é besta e está de olho nos acontecimentos.

Não encontro jornal para forrar a casa do cachorro em lugar algum, gente!!! Alguém aí tem para me ceder ou poderia me indicar um lugar onde ainda encontro essa porcaria, digo, raridade???

FORA PSDBestas DEMentes e PiG's!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Junior (28/12/2009 - 11:11)
Isso mesmo Serra ferra com os paulistas que tem elege, a propria populacao diz que SP manda no Brasil. Agora aguenta os politicos que tem! Castigo!

João Bastos (28/12/2009 - 10:46)
O Caos de São Paulo!!!

Paulo Cavalcanti (28/12/2009 - 10:30)
Prezada Conceição,

Parabés, excelente matéria, foi no nervo exposto. Ví aqui, vários comentários sobre os "tucanos", horário eleitoral, etc.

O povo de SP, é como galinha, leva no rabo, e ainda sai cantando. Semana passada, sairam pesquisas para governador, e tanto Alckmin, quanto Serra, ganhariam as eleições para governador, já no PRIMEIRO TURNO!!!

Agora eu pergunto: O que esse pulhas fizeram durante dezoito anos no comando do Estado mais rico, e mais "esclarecido" da República?

Conceição, moro na Zona Leste de SP - e desde o rebaixamento da calha do Tietê - NUNCA MAIS, ví uma máquina limpando o rio, são uns tremendos cara de pau, e a população de SP - "GALINHAS" - com todo respeito que tenho pelas galinhas.

Almerindo (28/12/2009 - 09:33)
Desculpa... Não é Azenha, é Conceição Lemes...

Almerindo (28/12/2009 - 09:32)
Ué, Azenha... Mas o quê vc queria? Se tivessem feito tudo o que deveriam, não sobraria muita grana pra campanha do ano que vem, ora!!!

O importante para eles é o PODER! NADA MAIS! O povo??? Que se exploda!

Gilmar Bueno (28/12/2009 - 09:31)
Camarada Lincoln perguntinha que não quer calar:O Tramontina (SP-TV),não vai fazer matéria desse pano manchado de merd...???

Leider Lincoln (28/12/2009 - 09:08)
Caiu o pano, mais uma vez. Eu fico pensando tudo isso no horário eleitoral gratuito, por que nem o Ubaldo teve coragem de aparecer aqui, inventar uns dados quaisquer e defender "as realizações do governo de São Paulo".

Cecéu (28/12/2009 - 08:41)
"Se aproveitam da falta de conhecimento técnico da população." É isso que fazem as máfias que se apoiam na imprensa vendida.

Luis Armidoro (28/12/2009 - 08:23)
Cadê a eficiência da "jestão" tucana? Você pode muito bem projetar esta situação para outras secretaria e órgãos do governo do estado. Tenho certeza que se tivessem enfiado uma maldita taxa (um "pedágio" para as águas do rio circularem pela cidade), isto estaria privatizado há tempos. Como´o serviço é publico, deixam de investir, na velha tática (ou golpe) de matar o serviço público por fome e falta de grana, dizer que o que é público é uma merda; e privatizar depoi$. Quem estes caras pensam que enganam? Nós, paulistas, que vamos re-eleger este bando de novo.

Moacir Simples Assim (28/12/2009 - 08:01)
O ideal dificilmente atende aos interesses das empreiteiras e da indústria automobilística.

O ideal seria investir no transporte público, inclusive fluvial e ferroviário, um outro modelo de desenvolvimento que respeita e se integra à natureza, com o mínimo uso possível de concreto e asfalto.

Soluções simples e óbvias, porém praticamente impossíveis de implementar.

Teo Ponciano (28/12/2009 - 07:45)
Cadê o Ministério Público de São Paulo?
Existe alguem que ainda trabalha neste orgão?

francisco.latorre (28/12/2009 - 03:33)

conceição...

belo trabalho.

agora é com o ministério público.

mais a pressão da rede.


crime. mais um.


O Brasileiro (28/12/2009 - 03:02)
Máfia dos pedágios!
Máfia do desasoreamento!
Máfia da merenda escolar!
PCC!
Máfia do Butantã!
Máfia do rodoanel!

beatrice (28/12/2009 - 01:39)
Excelente observação do Gerson,
para onde estão levando???
PS: Dilma Pena, o nome de acordo com o partido.

Nunca votei no PSDBosta (28/12/2009 - 01:22)
Paulistano que vota em tucano, têm mais è que se F@D&R$!

Aloísio da costa Val (28/12/2009 - 00:01)
O eleitor paulistano merece. Não tem do que reclamar.

André Rezende (27/12/2009 - 23:58)
a mídia faz milagres, pois apesar disse os paulistas aprovam o governo Serra, imagina só se este descalabro fosse de um governo petista

Gerson (27/12/2009 - 23:50)
Se eles dizem que estão retirando resíduos do Tietê, então que mostrem para onde estão levando uai !!

Já ouvi dizer que não tem para onde levar os resíduos. Não sei se é verdade.

Marco Antonio Ferreira (27/12/2009 - 23:09)
Isso é caso de polícia!!!



Comente este Texto
Email: viomundoteve@msn.com Receba o conteúdo do site via RSS developed by: webmasters online design by: kallore design